Quase metade dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual no Extremo Oeste já está matriculada em cursos técnicos. Dos 2,1 mil alunos atualmente matriculados, cerca de 910 escolheram também uma formação profissional o que representa 40% do total.
Os dados foram divulgados pela Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste e mostram o avanço da Política de Educação Profissional e Tecnológica, lançada recentemente pelo Governo do Estado.
Com a criação do Programa Catarinense Técnico, o número de matrículas no ensino técnico cresceu 150% em todo o estado. E a tendência é aumentar ainda em 2026, estão previstas 50 mil novas vagas em cursos técnicos nas escolas públicas estaduais e em instituições parceiras.
Segundo a integradora de educação da Coordenadoria Regional, Diane Ferro, a política foi pensada em sintonia com o Plano Estadual de Educação. A ideia é simples e preparar os jovens para o mercado de trabalho, alinhando os cursos às demandas do setor produtivo e fortalecendo a economia regional.
No Extremo-Oeste, os alunos têm duas modalidades de formação técnica. Na modalidade de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, nove escolas estaduais oferecem quatro cursos:
- Técnico em Administração; Informática para Internet; Marketing e Desenvolvimento de Sistemas.
Além disso, o Cedup Getúlio Vargas oferece o curso técnico em Agropecuária, e a Casa Familiar Rural disponibiliza o técnico em Agricultura.
Já na modalidade de contraturno, os cursos são realizados em entidades parceiras, com todos os custos pagos pelo governo estadual.
O Senai oferece: eletroeletrônica, eletromecânica e multimídia.
A partir deste ano, a Unoesc também passou a integrar o programa, com três novos cursos: Técnico em Enfermagem, Estética e Nutrição e Redes de Computadores.
Diane destaca que o objetivo é ampliar cada vez mais o acesso ao ensino técnico, sem deixar de lado a formação geral do Ensino Médio. “A proposta é formar jovens preparados tanto para o mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos”, reforça.
Fonte: Portal Peperi
Polícia Civil apreende drogas e prende jovem por tráfico de drogas em Itapiranga
Instituto Parceiro Anjo promove capacitação profissional sobre boas práticas na fabricação de alimentos
IFSC de São Miguel do Oeste sedia primeiro Seminário Regional de Agroecologia
Vereador defende deportação de estrangeiros que cometerem crimes em Itapiranga
Temporal de 30 de agosto coloca São José do Cedro entre os municípios mais atingidos de SC
São Miguel do Oeste lança programa de qualificação profissional em parceria com o Senai
Semana do Cinema terá ingressos a partir de R$ 10 no Cine Peperi
Diretor-executivo deve substituir Andrei Rodrigues no comando da Polícia Federal
Epagri traz tecnologia para produtores em Painel da Pecuária Inovadora em São João do Oeste
Polícia Civil apreende adolescente suspeito de roubo em Campo Erê
Descanso encerra multivacinação com mais de 385 imunizados
Plano diretor de SMO deve ter audiências e votação em 2027