ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 31/12/2021

GLOBO EM FOCO – 31/12/21

-GOVERNO CONFIRMA SALÁRIO MÍNIMO DE MIL 212 REAIS EM 2022

-SC CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DA VARIANTE ÔMICRON

-EDUCAÇÃO TERÁ NOVIDADES EM 2022

-FESTAS DE FIM DE ANO AUMENTAM PROCURA POR ÔNIBUS

-ITAPIRANGA VAI REALIZAR CONCURSO PÚBLICO

-PRODUTORES RELATAM PREJUÍZOS COM ESTIAGEM

-CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO CARBONIZADO EM INCÊNDIO

- COLISÃO ENTRE CARROS DEIXA FERIDOS NA SC 163, EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 38 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O estado americano do Alasca, conhecido por suas geleiras e frio intenso, registrou a mais alta temperatura da história para o mês de dezembro no último domingo de 19 graus e quatro décimos. O recorde foi registrado na ilha de Kodiak, informou o Centro de Avaliação e Política Climática do Alasca. Ao anunciar o recorde de quase 20 graus, o cientista RICK THOMAN classificou a marca de absurda. Além disso, o mês foi atipicamente marcado por chuvas torrenciais. No interior do Alasca, a região de Fairbanks foi atingida pela pior tempestade no período desde 1937.

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos participaram nesta quinta-feira de uma teleconferência para fazer prevalecer a via diplomática frente à crise gerada pela ameaça de uma invasão russa da Ucrânia. O diálogo entre os dois dirigentes durou cerca de 50 minutos, segundo a Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, alertaram um ao outro nesta quinta-feira que uma escalada nas tensões sobre a Ucrânia pode levar ao rompimento nas relações entre os dois países, disseram autoridades russas e norte-americanas. Apesar disso, os dois líderes pareciam dispostos a encontrar uma solução diplomática.

Os casos de Covid-19 aumentaram 50 por cento nas Américas durante a última semana, enquanto as mortes associadas ao coronavírus aumentaram 11 por cento, informou a Organização Pan-Americana da Saúde na quarta-feira. Entre 19 e 25 de dezembro, mais da metade dos países registraram aumento de casos de mais de 20 por cento na região, onde há o maior aumento no mundo. O maior número de infecções ocorreu nos Estados Unidos, seguido por Canadá e Argentina. Na América Central não há evidências de aumento, exceto no Panamá e em Belize. Na região andina, a Bolívia lidera a lista.

O número de mortos por conta da chuva na Bahia subiu para 25 nesta quinta-feira. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil que contabiliza 91 mil 806 pessoas desabrigadas ou desalojadas. O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 37 mil e 35. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 54 mil 771. Ao todo, 643 mil e 68 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 434 pessoas para 517. Nesta quinta, 151 cidades seguem sob decreto de situação de emergência.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, sem vetos, a lei que cria o Novo Marco Legal do Câmbio. O texto foi publicado no Diário Oficial da União, na edição desta quinta-feira, após ter sido aprovada pelo Senado Federal no último dia oito de dezembro. A norma facilita o uso de moeda brasileira em transações internacionais e abre espaço para bancos e instituições financeiras brasileiros investirem no exterior recursos captados no Brasil ou fora do país. Pela nova lei, instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central poderão usar esse dinheiro para alocar, investir, financiar ou emprestar no território nacional ou no estrangeiro. Segundo o governo, isso ajudará a financiar importadores de produtos brasileiros.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira, em transmissão ao vivo em uma rede social, que o salário mínimo será mil 212 reais em 2022. A Medida Provisória confirmando o novo valor foi publicada na edição desta sexta do "Diário Oficial da União" O novo valor corresponde a uma correção da inflação pelo INPC e a recomposição de um valor residual referente a 2021, sem espaço para ganho real. No fim de 2020, BOLSONARO fixou o salário mínimo no valor de mil e cem reais e agora o valor sobe em 112 reais. De acordo com o Dieese, o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina concedeu liminar que suspende até abril a entrada em vigor do reajuste de 40 por cento nas tarifas de gás natural no Estado, que estava previsto para este sábado. O novo prazo considera a ativação do Terminal de Gás Sul, que passará a receber gás natural liquefeito, aumentando a oferta do insumo no Estado. A decisão foi assinada pelo juiz de plantão RUDSON MARCOS em ação movida pela Procuradoria Geral do Estado. No processo, a PGE pediu a suspensão do reajuste, considerado alto para os clientes. A ação foi contra a Petrobras, única fornecedora no Sul, que reajustou o preço do insumo em cerca de 50 por cento.

Santa Catarina confirmou a primeira morte por H3N2 nesta quinta-feira. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A vítima era uma paciente de 12 anos, moradora de Brusque, que não resistiu à doença e morreu em dezembro. Além da morte por H3N2, a Secretaria de Saúde divulgou o óbito por Influenza de uma paciente de 96 anos, moradora de Joinville, também registrada em dezembro. No entanto, o subtipo do vírus não foi identificado pela Dive. Segundo o órgão, são 47 casos de Influenza H3N2 confirmados em Santa Catarina até dezembro, além de uma pessoa com H1N1, duas com Influenza B e outras cinco sem identificação da subtipagem do vírus.

Santa Catarina confirmou a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus. Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Superintendência de Vigilância em Saúde. Dos 58 casos identificados pelo LACEN, 35 foram confirmados e 23 ainda aguardam sequenciamento pela FIOCRUZ. Considerando que o Estado já tinha confirmado três casos até 27 de dezembro, Santa Catarina confirma o total de 41 casos da variante Ômicron, sendo um residente em Maringá no Paraná e 40 em Santa Catarina.

Rádio Itapiranga reúne mais de 30 lideranças na Retrospectiva 2021/Perspectiva 2022. As emissoras afiliadas à Rede Peperi realizaram na manhã desta sextta-feira, o tradicional programa de Final de Ano. O Retrospectiva 2021 - Perspectivas 2022 da Rádio Itapiranga reuniu prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, representantes de clubes de serviço, entidades, sindicatos e associações para avaliar o ano que está terminando e projetar o ano novo. O programa entrevistou mais de 30 lideranças de Itapiranga, São João do Oeste e Itapiranga.

Escolas da Regional da Educação de Itapiranga estão preparadas para enfrentarem os novos desafios do processo ensino aprendizagem. Segundo o Coordenador Regional de Educação VILSON VON BORSTEL, a partir de 2022, 100 por cento das escolas do Ensino Fundamental e Médio da Regional de Itapiranga terão Projeto de Ampliação do Tempo na Escola e de Currículo. Ele cita como referência a Escola Porto Novo com o tempo integral, além do ensino dos educandários padre João Rick, de linha Ervalzinho, São João do Oeste, da escola de Pitangueira, Tunápolis e Ludgero Wiggers, de linha Conceição, Itapiranga que implantaram a Pedagogia de Alternância comprioridade voltada para a agricultura. VON BORSTEL também valoriza o Novo Ensino Médio, obrigatório a partir de 2022.

Coordenador Regional de Educação destaca o desafio de tornar a escola mais significativa e dar sentido a escolarização. VILSON VON BORSTEL faz avaliação positiva para os dois programas que serão implantados com a totalidade em Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, santa Helena e Iporã do Oeste. Em 2019 iniciou a Pedagogia da Alternância com três dias na escola e dois dias em casa, com pesquisas, projeto de vida e ensino específico voltado ao trabalho no campo. VON BORSTEL lembra a implantação do Ensino Médio Inovador que passou por ajustes e agora passa para o Ensino Médio Inovador comtempo ampliado com tempo integral para completar a carga horária. Já o ensino noturno terá quatro anos para atender as exigências de currículo.

Áreas de aprofundamento no Ensino Médio serão flexíveis com temas específicos conforme escolha do aluno. O Coordenador Regional de Educação destaca que as escolas vão promover debate com os estudantes que seguirão trilhas específicas de conteúdos de profissionalização conforme a área escolhida. VILSON VON BORSTEL é otimista com as novas propostas para a educação e chama atenção para o pioneirismo dos municípios da microrregião com projetos inovadores na educação. Ele confia na eficiência dos profissionais da educação para mais um desafio de levar o melhor para os alunos do ensino fundamental e médio.

No índice de levantamento rápido do mosquito Aedes Aegypti, conhecido como LIA, realizado em novembro, Tunápolis foi considerado município com alto índice de contaminação. Conforme a agente de endemias, ELAINE MELZ, a situação é muito preocupante, pois agora que o mosquito já está no município e com as festividades nas famílias, quando as pessoas visitam parentes no país inteiro, o risco de alguém vir ao município com a doença e contaminar os outros é muito grande. A agente de endemias de Tunápolis salienta que no LIA foram vistoriados 327 imóveis no município, todos em perímetros urbanos da cidade e das comunidades de Pitangueira e São Pedro. De todas as coletas, 35 registraram larvas positivas para Aedes Aegypti. Os principais pontos onde foram encontradas larvas são reservatórios de água da chuva, que em algum momento a pessoa deixou aberto, ou que estavam sem tampa ou tela milimétrica no cano da calha.

A agente de endemias de Tunápolis, ELAINE MELZ, orienta as pessoas a usar repelente, fechar reservatórios de água da chuva com tampa e colocar tela milimétrica no cano da calha ou saída do ladrão. Baldes ou bebedouros de animais no entorno de residências também acumulam água, e segundo a agente de endemias, devem ser limpos a cada dois ou três dias. Essa limpeza deve ser feita com esponja, para esfregar bem a parede do bebedouro, pois os ovos são colocados sempre fora da água, e somente vão eclodir nesse período de calor. Já os pneus, mesmo colocados em local coberto, com a chuva ou vento pode entrar água, que é propício para o mosquito. ELAINE lembra ainda que garrafas, latas ou mesmo máquinas de lavar roupas estragadas precisam ter destinação eficiente para evitar acúmulo de água.

O secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, destaca que o município fez credenciamento com máquinas terceirizadas para transporte de água para consumo animal. Salienta que uma empresa está conseguindo atender a demanda, além de vários serviços particulares que são realizados, com transporte de trator ou caminhão. Na perspectiva do secretário, na próxima semana o município terá que transportar água para unidades de tratamento nas comunidades de Pitangueira e Fátima. Já na cidade a demanda de consumo está sendo suprida tranquilamente com o aumento da vazão. GASSEN enfatiza que o município está à disposição para atender tudo que for necessário na questão da falta de água, principalmente na recuperação de fontes que possam resolver o problema a longo prazo.

Agora o município de Tunápolis também auxilia na cobertura de silagem. Conforme o secretário de Obras, ADRIANO GASSEN, os primeiros cortes de milho aconteceram no início do mês e a princípio os trabalhos nas propriedades seguiriam até metade ou final de janeiro. Devido a pouca perspectiva de chuva ao longo do mês, muitos produtores anteciparam o corte, com o milho seco. GASSEN observa que a qualidade da silagem é baixa, mas entre perder toda produção e salvar aquilo que ainda resta, os produtores têm optado por colher do jeito que está para tratar os animais.

As festas de fim de ano proporcionam uma redenção de roteiros de ônibus para diferentes regiões. Com saída de Itapiranga o principal destino é a capital do estado. Florianópolis registra grande procura por parte dos passageiros, porém outras regiões também ganham destaque nesta época do ano. O Agente de Viagens, GENÉSIO SOARES, afirma que o terminal rodoviário de Itapiranga registra grande procura, sendo que em algumas situações é necessário reservar passagens com antecedência. Ele avalia que a precariedade das rodovias, motiva muitas pessoas a viajarem de coletivos. Considera ainda que a passagem de ônibus é mais acessível devido a alta dos combustíveis. SOARES ainda aponta a vantagem de ter maior segurança com o deslocamento de ônibus. Ele cita como exemplo uma viagem de Itapiranga a Florianópolis, onde três motoristas se alternam na direção.

Além do litoral catarinense, a procura por viagem inclui regiões de Porto Alegre, Curitiba e Mato Grosso. GENÉSIO SOARES afirma que o aumento da procura por passagens ocorre principalmente de pessoas que estão visitando familiares aqui na região ou que viajam até para outros estados onde possuem parentes. O Agente de Viagens considera que a procura até superou a expectativa em clima de euforia após o período de pandemia que restringiu viagens. SOARES diz que as empresas de ônibus enfrentaram dificuldades, porém seguiram com o foco em adotar todas as medidas de segurança.

Secretário de Administração anuncia que Itapiranga vai ampliar o número de funcionários em 2022. A prefeitura enfrentou dificuldades em vários setores por limitação de funcionários durante o ano de 2021. Investimentos deixaram de ser feitos devido à falta de servidores para atender a demanda. O prefeito ALEXANDRE RIBAS optou por não realizar contração de comissionados e a lei impediu a realização de concurso público. Conforme o Secretário de Administração, ARTÊMIO SCALON, isso vai mudar em 2022. Entre as prioridades está a contratação de servidores públicos em vários setores. A política de não ter cargo de confiança será mantido e o reforço na equipe será feito por meio de contratação por concurso público visando a efetivação de profissionais.

ARTÊMIO SCALON evita mencionar o número de contratações e setores, porém admite carência no urbanismo, engenharia e transportes e obras. O Secretário de Administração afirma que outro debate que vai exigir uma grande mobilização para o próximo ano é referente a alterações no Plano Diretor. São 10 anos dos últimos ajustes e muitos e o município já registra atraso em algumas legislações. ARTÊMIO SCALON considera que é preciso uma ampla discussão com participação popular e de equipe técnica. Uma das polêmicas está na construção civil que atualmente limita edificações de sete andares na cidade de Itapiranga. Outras alterações estão previstas para facilitar investimentos e manter o interesse da coletividade.

Fruticultor de Itapiranga registra até 70 por cento de queda na produção de uva em virtude da falta de chuva. Prejuízo ainda pode ser maior, além de elevar o custo de produção com o transporte de água. O produtor rural de linha Dourado, interior de Itapiranga ADILSON GIEHL, sofre para manter o pomar de pêssego e parreiral em situação de intenso calor e estiagem prolongada. A Falta de chuva, especialmente em dezembro tem causado um impacto muito grande com queda de produção que chega a 40 por cento na produção de pêssego e ainda pior com a uva que atinge 70 por cento de perdas nos parreirais. GIEHL relata que são três hectares de plantio de pêssegos e parreirais, com alto investimento em sistema irrigação e nem isso tem sido suficiente para manter a safra em alta. Segundo ADILSON GIEHL, o aumento no custo de produção ocorre em qualquer atividade. Ele aguardar a volta da chuva para iniciar 2022 com maior motivação.

Já o produtor de leite, também da comunidade de Dourado, interior de Itapiranga, ÊNIO EIDT, afirma que o problema é maior ainda para quem produz leite a base de pasto. Ele lamenta sequência de pelo menos três anos de estiagem que causa grande preocupação. EIDT salienta que já é natural a queda expressiva devido ao forte calor que causa estresse ao animal. ENIO EIDT afirma que a crise hídrica não afeta o consumo humano devido a água do sistema público. Porém a família já realiza o transporte de água para 60 animais que são mantidos no pasto. Ele diz que tem expectativa de auxilio por parte dos governos para reduzir as perdas. Ressalta ainda que o melhor é jamais desistir, enquanto tiver solução é preciso continuar na lida.

Acidente deixa mulher ferida na SC 163 em Iporã do Oeste. Foi por volta das 07h30 desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para o acidente de trânsito na SC-163, em Linha Aparecida, interior do município de Iporã do Oeste, envolvendo dois veículos. A colisão traseira foi entre um Sandero, conduzindo por um homem de 55 anos, tendo como caroneiras uma mulherde 47 anos e uma idosa de 76 anos e um veículo Citroen C3, conduzida por uma mulher de 35 anos, que sofreu ferimentos e foi posteriormente conduzida ao Hospital de Iporã do Oeste para avaliação médica. As caroneiras do veículo, duas menores de idade que não se feriram.

Corpo de homem é encontrado carbonizado em incêndio de residência em Romelândia. O incêndio destruiu uma residência por volta das 12 horas de ontem, na Linha Sede Ouro, no Município de Romelândia. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Anchieta. O fogo atingiu uma casa de 63 metros quadrados. Na chegada dos bombeiros ao local, a edificação já havia sido completamente queimada, restando somente fazer o rescaldo. Foram usados cerca de 500 litros de água para o rescaldo. No local foi encontrado um corpo carbonizado e suspeita-se que seja do caseiro que ali residia.

Colisão entre carros deixa feridos na SC 163, em Itapiranga. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 18 horas de ontem, nas proximidades da Linha Chácara, em Itapiranga. A colisão envolveu um veículo Duster e uma Hilux, ambos placas Mercosul. Conforme as informações, a Hilux fazia o sentido Itapiranga a Iporã do Oeste, e o veículo Duster vinha no sentido contrário quando ocorreu a colisão. Após a colisão, a Duster ficou ancorado a uma árvore na via de rolamento. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu a caroneira da Duster, de 54 anos, com ferimentos pelo corpo e suspeita de fratura no ombro. O motorista, de 54 anos, sofreu ferimentos leves. Ambos foram encaminhados ao Hospital de Itapiranga. Na Hilux havia dois ocupantes. O caroneiro, de 49 anos, teve que ser desencarcerado pela guarnição dos bombeiros. Ele sofreu ferimentos no rosto e foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga. O motorista da Hilux não se feriu. A Polícia Militar de Itapiranga esteve auxiliando na ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.