-GOVERNO PUBLICA MP E DEFINE SALÁRIO MÍNIMO DE MIL E CEM REAIS EM 2021
-VENDAS DE NATAL POR CREDIÁRIO CAEM 13 VÍRGULA SEIS POR CENTO EM SC
-AUTORIDADES E LIDERANÇAS RESUMEM AÇÕES DO ANO E PROJETAM ATIVIDADES PARA 2021
-ANO DA IGREJA CATÓLICA FOI DE ADAPTAÇÕES E RESGATE NA FORMA DE REZAR
-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE DESCANSO CITA DEMANDAS E ENALTECE PARCERIA COM HOSPITAL
-EMPRESAS DE IPORÃ DO OESTE SÃO INTERDITADAS POR DIVERSAS IRREGULARIDADES
-FURTOS EM RESIDÊNCIAS ESTÃO ENTRE OS CRIMES MAIS COMUNS NO PERÍODO DE FÉRIAS
-MULHER MORRE E DUAS CRIANÇAS FICAM GRAVEMENTE FERIDAS EM ACIDENTE NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
ANGELA MERKEL deixará a liderança da Alemanha em 2021, depois de quatro mandatos consecutivos. Ela está no poder desde 2005. A chanceler tinha uma estratégia para emplacar uma sucessora, mas o plano não deu certo: a escolhida desistiu em fevereiro de 2020. O partido delas, a União Democrata Cristã havia decidido eleger um líder ainda em 2020 para concorrer em 2021. Também não deu certo: por causa da pandemia, as eleições internas precisaram ser adiadas sucessivas vezes. Agora, as prévias vão acontecer no dia 16 de janeiro.
O réveillon na França será celebrado sob forte dispositivo policial para dissuadir festas que poderiam aumentar as contaminações por Covid-19. A polícia também poderia intervir em reuniões privadas em casas e apartamentos, caso receba denúncias de vizinhos. O governo francês também anunciou a ampliação do toque de recolher noturno nas regiões francesas mais atingidas pela pandemia. O ministro do interior anunciou que 100 mil policiais serão excepcionalmente mobilizados, a partir desta quarta-feira, para impedir reuniões e festas de celebração do Ano Novo não autorizadas e para lutar contra a violência urbana.
A eficácia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Astra Zeneca e pela Universidade de Oxford, segundo dados divulgados por especialistas britânicos, é de 70 por cento. Isso significa que sete a cada 10 pessoas vacinadas apenas com a primeira dose da vacina de Oxford ficam protegidas 21 dias depois. Quando a segunda dose é aplicada 12 semanas após a primeira, esse número sobe para 80 por cento. O Reino Unido aprovou, nesta quarta-feira, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela Astra Zeneca para uso na população.
A União repassará três bilhões 119 milhões de reais a três mil 851 municípios e a 19 estados, além do Distrito Federal, nesta quinta-feira. O valor é referente ao acordo sobre a Lei Kandir. A lei complementar que finalizou o acordo foi publicada nesta quarta-feira. O valor equivale a 78 por cento do valor previsto para 2020 e, segundo o Ministério da Economia, receberão os estados e os municípios que assinaram a Declaração de Renúncia até esta quarta-feira. Com a declaração, estados e municípios abrem mão das ações relacionadas à Lei Kandir protocoladas na Justiça contra a União.
O chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, que entrou em vigor em abril, termina nesta quinta-feira. Assim, as empresas devem encerrar os acordos feitos com os funcionários, seja de redução de jornada e salário ou suspensão dos contratos. De acordo com advogados trabalhistas, as empresas terão que voltar à jornada normal a partir do dia primeiro de janeiro, a não ser que o programa seja prorrogado pelo governo federal.Os empregados que tiveram o contrato suspenso ou o salário reduzido têm direito à estabilidade no emprego pelo mesmo período em que tiveram o contrato suspenso ou a redução de salário, a não ser que sejam demitidos por justa causa.
O governo federal publicou nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União" a medida provisória que define o salário mínimo de mil e cem reais em 2021. O anúncio do valor foi feito nesta quarta pelo presidente JAIR BOLSONARO. O valor atual do salário mínimo é de mil e 45 reais e o novo valor vale a partir de primeiro janeiro de 2021.O valor está acima dos mil e 88 previstos pelo governo na proposta de alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, enviada em 15 de dezembro ao Congresso Nacional. Na proposta, o governo revisou a proposta em razão do crescimento da inflação nos últimos meses.
A pandemia causou impacto negativo maior do que o esperado no desempenho do comércio no período que antecedeu o Natal em Santa Catarina. Uma sondagem da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas apurou recuo de 13 vírgula seis por cento nas vendas a crediário nas semanas que antecederam a data frente ao mesmo período de 2019. O recuo foi maior que a média nacional, que teve retração de dois por cento no varejo de rua e de 12 por cento nos shopping centers, segundo pesquisa feita pela Cielo e divulgada em parceriacom a Associação Brasileira de Shopping Centers. Apesar disso, no período de janeiro a outubro, o comércio teve crescimento acumulado de cinco e meio por cento, um dos melhores do Brasil, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.
Santa Catarina tem ao menos duas mil 663 vagas de empregos para quem deseja começar 2021 de trabalho novo. Os postos em aberto estão em 55 municípios catarinenses e incluem 48 cargos destinados a pessoas com deficiência. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pelo Sistema Nacional do Emprego. Um dos destaques é a cidade de São Miguel do Oeste que lidera a lista com 524 vagas em diferentes áreas. Tubarão, no Sul do Estado, também se destaca com 366 postos de trabalho. A terceira colocada no Estado é Concórdia, no Oeste, que dispõe de 239 oportunidades.
Após a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que autorizou as flexibilizações feitas pelo estado em relação a hotéis, casas noturnas e eventos sociais durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta quarta-feira portarias com regras para essas atividades. O Ministério Público de Santa Catarina, por sua vez, afirmou que vai recorrer da determinação do Tribunal de Justiça. As atividades são limitadas de acordo com o mapa de risco, divulgado semanalmente pelo governo do estado. Atualmente, 12 regiões catarinenses estão em risco gravíssimo para a Covid-19 e quatro em risco grave.
-AUTORIDADES E LIDERANÇAS RESUMEM AÇÕES DO ANO E PROJETAM ATIVIDADES PARA 2021
-ANO DA IGREJA CATÓLICA FOI DE ADAPTAÇÕES E RESGATE NA FORMA DE REZAR
-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE DESCANSO CITA DEMANDAS E ENALTECE PARCERIA COM HOSPITAL
-EMPRESAS DE IPORÃ DO OESTE SÃO INTERDITADAS POR DIVERSAS IRREGULARIDADES
Tunápolis cancela show de fogos para a virada de ano. A Administração municipal, que ao longo do mandato realizou um evento anual para comemorar a chegada do ano novo, decidiu cancelar o evento deste ano. Em nota, a administração informou que em função do agravamento da pandemia e em consideração e respeito às famílias que perderam entes queridos, resolveu não mais realizar o evento. Na nota, a prefeitura pede ainda a toda população que continue a se cuidar em relação à prevenção da pandemia e externa os sinceros sentimentos as famílias enlutadas.
Bovinocultores de leite comemoram reajuste no preço, mas alto custo dos insumos dificulta produção. Conforme o presidente do Conselho Paritário dos Produtores de Leite e Indústrias, o Conseleite, JOSÉ ARAÚJO, o ano foi de reajustes significativos no preço do leite, e outro fator positivo que a categoria percebeu é que o consumidor está valorizando mais o preço justo que paga pelo produto nos mercados. A principal dificuldade, segundo o presidente, foi o alto custo de produção e a falta de alguns insumos que são necessários nas propriedades. ARAÚJO afirma que estiagem e pandemia causaram diversos transtornos a alimentação, com a falta de produtos, a limitação na disponibilidade de alimentos e água, e a consequente queda na produção. Ele lamenta que muitos produtores acabaram mandando para o abate animais como forma de reduzir o plantel, devido a escassez de alimentos.
Tunápolis fecha o ano com preocupações na saúde. 2020 foi um ano desafiador e de muita preocupação com a pandemia. O coronavírus mudou a forma de atendimento e sistema de trabalho. Conforme o secretário da Saúde de Tunápolis, CARLOS BAUMGRATZ, foi necessário investimento extra e atenção especial para conter a Covid-19. Ele considera que o agravamento da situação nas últimas semanas ocorreu por falta de atenção das pessoas. Com o passar dos meses e sem casos graves ou óbitos no município, a população descuidou na prevenção e atualmente paga um preço alto. O secretário relata que a equipe da saúde chega ao fim do ano cansada, com o trabalho de prevenção e sobrecarga por conta de pacientes e suspeitos de Covid-19 que geram movimento extra nas unidades do município.
CARLOS BAUMGRATZ relata que as unidades de saúde recebem grande procura e por isso está sendo priorizado atendimento a pessoas com sintomas do coronavírus ou outras complicações mais graves. O secretário revela que mais de um quarto da população já fez testes e cresce o número de ativos com a doença, alguns com sintomas fortes, além de óbitos que causam grande preocupação. CARLOS BAUMGRATZ reconhece a necessidade de investimentos específicos no controle da pandemia, porém aponta recursos aplicados em outras finalidades como a compra de equipamentos, veículos e recursos para insumos que são utilizados no atendimento de rotina. O secretário avalia que o mandato termina com boa gestão na saúde.
Ambientalistas comemoram possibilidade de recursos para o sistema Agrofloresta. Projeto aprovado na Assembleia Legislativa, inclui as agroflorestas na política estadual de desenvolvimento rural. Nessa forma de cultivo não há utilização de agrotóxicos. Conforme o agricultor da comunidade de Beato Roque, São João do Oeste, NEY ALBRING, o projeto de autoria do deputado PEDRO BALDISSERA, visa garantir para as famílias que trabalham com agroflorestas, políticas estaduais e federais de crédito, assistência técnica e desenvolvimento rural. Ele lembra que o projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador. Cita que é um marco para a agricultura do Estado, já que estabelece diretrizes para o apoio e o desenvolvimento do setor. Um projeto de lei também tramita na Câmara dos Deputados em Brasília que busca instituir uma política de incentivo a partir da criação do Programa de Fomento e Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais de Base Agroecológica. A autoria é do deputado PEDRO UCZAI.
O agricultor NEY ALBRING possui um projeto sustentável em sua propriedade. Ele defende retomada de alguns sistemas antigos de agricultura para garantir alimentos mais saudáveis e maior equilíbrio com a natureza. O agricultor considera que está ocorrendo um grande avanço no incentivo ao sistema agroflorestal. NEY ALBRING cita ainda a busca de percentual de multas por danos ambientais com aplicação nos sistemas agroflorestais. Ele aponta esta medida como grande apoio à agricultura familiar e nova alternativa de renda sem agredir o meio ambiente. ALBRING destaca que atualmente a região tem foco apenas na suinocultura, avicultura e criação de gado em larga escala. Avalia que é necessário ter outras opções de renda voltadas aos pequenos agricultores.
O sistema agroflorestal utiliza diferentes plantas com até 50 espécies diferentes na mesma área. A prioridade está na alimentação humana e de maneira saudável. De acordo com NEY ALBRING, o manejo ocorre com podas para gerar matéria orgânica que serve para adubação das plantas e com isso cada vez menos dependente das grandes indústrias. Segundo o agricultor a agrofloresta precisa ser mais produtiva e por isso a importância de recursos oficiais dos governos estadual e federal viabilizando a aquisição de maquinário que também contribuí no processo de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos. ALBRING observa que cada vez a carga de agrotóxicos é maior e as pragas mais resistentes. A proposta do agrofloresta visa uma vida mais saudável com sistema de produção de alimento natural e fonte de renda aos agricultores.
Termina hoje o prazo para inscrição no CAR. Santa Catarina já registra 95 por cento dos imóveis rurais com registro no CAR. Principal motivo está nos benefícios que o proprietário pode ter. A inscrição de áreas de terras no Cadastro Ambiental Rural permite adesão ao Programa de Recuperação Ambiental. Conforme o agrimensor e professor, VALDEMIR LAND, quem derrubou vegetação nativa sem autorização, precisa fazer a recuperação para atender exigências da legislação vigente. Neste caso o registro no CAR permite um prazo maior para recuperar as áreas degradáveis. Itapiranga possui 98 por cento dos imóveis já cadastrados. São poucas áreas que precisam aderir ao programa de regularização com investimento na recuperação. O agrimensor destaca que o proprietário que já fez o Cadastro Ambiental Rural com tudo legal em áreas preservadas próximo a recursos hídricos, só precisa fazer a manutenção.
Nascentes de água em locais de pastagens perenes necessitam de isolamento e até plantio de árvores. Em casos de dúvida a recomendação é buscar orientação de profissionais da área. VALDEMIR LAND salienta ainda que a maior parte das propriedades é de apenas um modulo, abaixo de 20 hectares e área de preservação de apenas cinco metros da margem dos cursos de água. Propriedades maiores possuem outras exigências. Lembra ainda que prorrogações anteriores de prazos foram publicadas sempre no último dia. Até o momento não teve qualquer manifestação dos órgãos oficiais para nova prorrogação. O trabalho ocorre há mais de seis anos e é possível que não ocorra nova prorrogação do prazo. Segundo LAND, mais de 90 por cento das propriedades rurais de Santa Catarina estão regularizadas.
São João do Oeste e Tunápolis possuem situação tranquila em percentual de propriedades com registro no CAR. O agrimensor VALDEMIR LAND atua em propriedades de vários municípios da região e faz uma avaliação positiva da regularização feita pelos proprietários rurais. Ele alerta que a recuperação de APP é fundamental para manter as atividades. Destaca ainda que é possível alterar o foco da exploração das áreas, porém sem prejuízo ambiental, como exemplo passar de pastagem para lavoura sem degradar o meio ambiente. LAND diz que a dificuldade maior é para novas edificações em Área de Preservação Permanente. Destaca ainda que não tem punição para quem não realizar o registro no CAR, porém deixa de ter benefícios de licenciamento ambiental e recuperação de passivos. O agrimensor cita que é um registro eletrônico de âmbito nacional com a finalidade de reconhecer e integrar as informações ambientais das propriedades.
Autoridades e lideranças da região relatam ações do ano e expectativas para 2021 na Retrospectiva 2020 e Perspectiva 2021 da Rádio Oeste FM. Durante a tradicional rodada de entrevistas com autoridades e lideranças da região, no último dia do ano, estiveram nos estúdios da Rádio Oeste os prefeitos que encerram o mandato e os novos eleitos, bem como vereadores, representantes de entidades, associações e escolas dos municípios de Iporã do Oeste, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte e Descanso. O objetivo do programa é disponibilizar espaço para uma breve avaliação do ano, e também, a projeção das ações para 2021. Os principais assuntos em pauta foram às dificuldades geradas este ano com estiagem, tornado e pandemia, e que exigiram adaptações, bem como, as projeções para o próximo ano, com expectativa de melhora no cenário.
2020 foi um ano de desafios para a educação. Conforme a diretora do CAESP Caminho de Luz, ELIANE BRUGNEROTTO, o ano foi de muito trabalho e também de aprendizado, e houve a possibilidade de se aproximar mais das famílias, mesmo no contato feito a distância. Entre as ações, ELIANE cita a rifa de Páscoa, o primeiro festival da pizza, o show de prêmios e o segundo bazar de roupas usadas. A escola especial também foi contemplada com o projeto Fundo Apoiar Social do Sicredi, o bazar da Receita Federal e o projeto do fórum de Mondaí, além dos convênios com prefeitura, SUS, fundo social, a cedencia de professores pela Fundação Catarinense de Educação Especial e diversas doações pela comunidade. Para 2021, a diretora do CAESP tem expectativa de dias melhores para executar ações que devido à pandemia não foram possíveis, e manter a parceria com a administração municipal para continuar prestando um bom atendimento aos alunos.
Até o dia de hoje, 31 de dezembro, o quartel dos bombeiros de Iporã do Oeste atendeu 800 ocorrências de emergência. O comandante do quartel, sargento OLDAIR SCHMITZ, cita que o destaque são os atendimentos de primeiros socorros, com um total de 550 ocorrências de acidentes e mal-súbitos. Foram também 103 incêndios, a maioria em vegetação. Na parte técnica, o sargento destaca a análise de 81 projetos, 187 habite-se e dois mil 952 atestados de funcionamento deferidos nos cinco municípios de abrangência. Para 2021, sargento OLDAIR SCHMITZ projeta ampliação do quartel de Iporã do Oeste, com a construção de uma sala para armazenar os novos locais de combate a incêndio, e além disso, a ativação do posto avançado dos bombeiros de Mondaí, que já está 80% concluído e tem vários materiais adquiridos, restando ainda definições na composição do efetivo.
O Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste realizou neste ano mais de 67 mil atendimentos. Segundo o tesoureiro do hospital, MÁRIO KLAMT, isso representa uma média de 185 atendimentos diários, um número considerado significativo. O tesoureiro ressalta que foi um ano desafiador para a direção e todos os funcionários, nos cuidados e atendimentos relacionados à Covid. O hospital de Iporã do Oeste disponibiliza de dez leitos na ala destinada aos pacientes com o vírus, o que também exigiu adequações na estrutura física e equipe de profissionais. MÁRIO KLAMT enfatiza que a direção do hospital já foi procurada pela nova administração municipal para tratar da continuidade dos convênios e parcerias para 2021.
Ano da igreja católica foi de adaptações e resgate na forma de rezar. O padre da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, OSNI DE SOUZA, considera que assim como ocorreu com outras entidades e organizações, a igreja também teve que se reinventar. Ele afirma que as igrejas, que sempre estavam de portas abertas, tiveram que restringir a participação de público neste ano. O padre cita que a opção foi realizar as celebrações com transmissão online, em que a dificuldade enfrentada foi não ter disponível a estrutura tecnológica necessária. OSNI DE SOUZA comenta que também foi mais resgatada neste ano o conceito da igreja doméstica, em que os fieis fizeram suas orações de casa. Conforme o padre, diversos eventos tiveram que ser cancelados, além das próprias celebrações em si, como formações e a festa dos 40 anos da paróquia, para a qual estava prevista uma ampla programação.
Em datas como Corpus Christi e Dia do Colono e do Motorista foi realizada a benção de veículos, mas sem a presença de público nas celebrações. O padre OSNI DE SOUZA destaca que a partir de setembro foram retomadas as preparações para o batismo, com pais e padrinhos. Inicialmente as preparações ocorriam apenas na matriz, e em outubro passaram a ocorrer também nas comunidades. As celebrações de apresentação do batismo foram restritas na igreja matriz, somente com a presença dos pais e padrinhos. Padre OSNI comenta que em novembro foi iniciado o envio dos novos conselhos, que passaram a ter um mandato de três, e não mais de dois anos. Ele cita que a comunhão para os fiéis começou a ser entregue somente a partir da celebração de Natal. A paróquia também se envolveu na campanha para arrecadar recursos destinados a família que perdeu a casa em um incêndio.
Neste ano a paróquia obteve a aprovação do projeto, pela Diocese e prefeitura, da nova casa paroquial. O padre OSNI DE SOUZA lembra que está em andamento à campanha dos envelopes para contribuições espontâneas das fieis, recursos que serão destinados a construção da casa paroquial. Padre OSNI comenta que o ano também foi de reorganização interna das igrejas, com melhorias nas estruturas, nos pátios e cemitérios. Hoje a celebração de ano novo será às 19 horas, em frente à igreja. Os fieis devem trazer cadeiras e uma vela, que será acessa ao final. Haverá ainda a benção dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate a pandemia. Já nesta sexta-feira, dia primeiro, a celebração será às oito horas e 30 minutos.
Secretário de Saúde de Descanso cita demandas e enaltece parceria com hospital no atendimento aos pacientes. De acordo com CLEBER RECH, o município encerra o ano com a preocupação no crescente número de confirmações do coronavírus. No último boletim divulgado eram 204 casos confirmados e 40 pacientes ativos. O secretário afirma que mesmo em momentos de festas, a contribuição das pessoas continua sendo fundamental com a adoção das medidas preventivas. RECH enfatiza que a pandemia alterou a rotina de trabalhos na secretaria, e houve inclusive redução no encaminhamento de exames e cirurgias. Ele lembra que foi necessário adotar maiores cuidados no transporte de pacientes, reduzindo a capacidade de pessoas para evitar a transmissão do vírus. O secretário enfatiza que foi possível atender a demanda, com a oferta de credenciamentos como a ressonância magnética, que na verdade seria de responsabilidade do estado.
Em 2020, secretário de Saúde de Descanso cita que foram mais de 200 ressonâncias realizadas e mais de 800 ultrassons, destes, mais de 650 foram realizados no hospital por meio da parceria que a secretaria possui com a entidade. CLEBER RECH comenta que também por meio desta parceria a secretaria repassa mensalmente recursos ao hospital, para manter o atendimento de plantão em finais de semana, feriados e fora do horário de expediente. O secretário lembra que somente a unidade central mantém o atendimento nos feriados de final do ano, sendo que as unidades do bairro Jaroseski e do distrito de Itajubá estão fechadas. O atendimento normal nas três unidades será retomado dia quatro de janeiro. Hoje o município possui ponto facultativo, portanto o hospital atende no plantão. O prefeito reeleito SADI BONAMIGO anunciou a permanência de CLEBER RECH na secretaria de saúde para o próximo mandato.
Prefeitura de Iporã do Oeste interdita empresas Ramos Brindes e Rei dos Fogões por diversas irregularidades. A interdição das duas empresas ocorreu durante operação na tarde desta quarta-feira. Participaram da ação agentes da prefeitura, Ministério Público, Polícia Militar Ambiental, tático da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto do Meio Ambiente, IMA. Funcionários das empresas que estavam trabalhando foram orientados a deixarem o local, e os portões foram lacrados. / A prefeitura de Iporã do Oeste concedeu entrevista a Rádio Oeste, por meio do prefeito em exercício, ALEXANDRE RUSCHEINSKY, e em sua página do Facebook emitiu uma nota de esclarecimento. Conforme o prefeito, durante vários anos foram constatadas irregularidades nas empresas, como a falta de alvará de localização e funcionamento, licenças de operação, o não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público.
As empresas também estavam com pendências no que diz respeito aos laudos dos Bombeiros e de operação ambiental. O prefeito em exercício explica que em reunião com o Ministério Público e entidades envolvidas na operação desta quarta-feira, foi definida pela interdição até que as irregularidades sejam resolvidas. ALEXANDRE RUSCHEINSKY comenta que a diretoria das empresas estava ciente dos critérios que estavam sendo desobedecidos, mas mesmo assim não providenciou a resolução dos problemas, e agora, depende dos proprietários a resolução das pendências para que as empresas possam voltar a produzir o quanto antes. O prefeito lembra que as empresas possuem pendências com todos os órgãos envolvidos na operação. Com a prefeitura em particular, cita que não estava ativo o alvará de localização. Apesar dos órgãos de segurança envolvidos, não houve resistência dos responsáveis ou funcionários durante a operação.
-FURTOS EM RESIDÊNCIAS ESTÃO ENTRE OS CRIMES MAIS COMUNS NO PERÍODO DE FÉRIAS
-MULHER MORRE E DUAS CRIANÇAS FICAM GRAVEMENTE FERIDAS EM ACIDENTE NO INTERIOR
Serviço Aeropolicial de Fronteira apresenta relatório das atividades o ano. Conforme o coordenador, delegado ALBERT DA SILVEIRA, de janeiro a dezembro, as missões com o helicóptero da Polícia Civil na Fronteira somaram 836 voos. Foram 260 ocorrências relacionadas a ações policiais que resultaram em prisões e apreensões de drogas e outros ilícitos na região. As ações de resgate somaram 428 missões em 396 horas de voo, nas quais a equipe atuou com os profissionais de Saúde do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico. As mais difíceis foram resgates em cachoeiras. O delegado destaca que, apesar da pandemia, as atividades não cessaram, tendo as missões do SAER atingido 82 municípios, inclusive nos Estados que fazem divisa com Santa Catarina. A parceria ocorreu em roubos a banco. O serviço conta com dois pilotos, dois tripulantes operacionais, mais um médico e enfermeira. São seis profissionais por dia.
Policia militar divulga balanço dos atendimentos de 2020. O comandante da nona região, MARCELO DE WALLAU, revela que como estratégia foram intensificadas as rondas e o patrulhamento em locais identificados como de maior risco de quebra da ordem, além de operações para enfrentamento ao tráfico de drogas. Nos 35 municípios foram realizados 22 mil 405 atendimentos, onde 11 mil 709 configuraram a área criminal. Do total se destacam ocorrências de averiguação de pessoa em atitude suspeita, com três mil 491 abordagens. Os atendimento de perturbação do trabalho e sossego somam dois mil 519 casos. No mesmo período, houve uma redução de 11% nos furtos.Ainda nos últimos doze meses 83 armas de fogo foram retiradas de circulação e 558 quilos de maconha foram apreendidos. Foram cumpridos 209 mandados de prisão e mil e 52 termos circunstanciados foram encaminhados ao Judiciário. Nos programas preventivos, a Rede Catarina de Proteção a Mulher realizou mil 338 visitas. A Rede de Vizinhos passou a contar com 195 células na região.
Furtos em residências estão entre os crimes mais comuns no período de férias. Durante viagens as casas ficam desguarnecidas. O delegado regional alerta para os moradores sempre solicitarem ajuda para algum familiar, amigo ou vizinho na proteção da residência. WESLEY ANDRADE também chama atenção para cuidados necessários nesta época do ano com o crescimento de casos de estelionatos e golpes de locações de imóveis. Salienta que estamos chegando ao fim de um ano que teve crescimento de crimes cometidos pela internet. ANDRADE comemora anuncio da coordenação geral da Polícia Civil que em janeiro inicia academia de formação de agentes de polícia e escrivão. Ele já solicitou reforço no efetivo da região. Ainda não existe projeção para concurso de delegado de polícia aumentando a dificuldade em novos profissionais. A delegacia da comarca de Itapiranga está há mais de um ano sem delegado titular, mantendo o revezamento mensal.
Mulher morre e duas crianças ficam gravemente feridas em acidente no interior de Riqueza. O fato ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, entre linha Alta Riqueza e a estrada de calçamento no acesso a comunidade de Cambucica. No local, um acidente com uma carretinha agrícola, carregada de lenha, resultou na morte de uma mulher. A vítima foi identificada como ROSELI TEREZINHA SEVERO, 50 anos. O IML de SMOeste foi acionado para a remoção do corpo. Segundo relato do condutor a Polícia Militar, faltou freio e ele acabou perdendo o controle da carretinha, que capotou. Além da mulher e do condutor, no veículo havia ainda duas crianças, que receberam atendimento inicial do SAMU.
Devido à gravidade dos ferimentos, um adolescente de 13 anos foi transportado pelo helicóptero do Saer ao hospital regional de Chapecó. Ele apresentava sinais de trauma cranioencefálico grave com necessidade de intubação e ventilação mecânica. A outra criança, uma menina de nove anos, também foi encaminhada em estado grave para o hospital de Chapecó, onde os dois menores permanecem internados. Conforme informações de conhecidos, o homem teve apenas escoriações e ainda ontem retornou para casa. O velório e sepultamento da mulher irá ocorrer hoje em Frederico Westphalen, de onde ela é natural. A família morava na linha Consoladora, interior de Riqueza, e segundo informações também de conhecidos, há poucos meses perdeu a casa em um incêndio.