ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 31 10 2024

-COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PROJETO QUE PROÍBE O USO DE CELULAR EM ESCOLAS

-ESTADO E MP CRIAM GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE À SONEGAÇÃO FISCAL

-SETOR DE ENDEMIAS FAZ ALERTA SOBRE MATERIAIS DEIXADOS NOS CEMITÉRIOS

-PROJETO DE VEREADORA CRIA PROTOCOLO VIOLETA PARA BARES E RESTAURANTES

-MUNICÍPIO CRIA 61 EMPREGOS FORMAIS EM SETEMBRO E ACUMULA 793 VAGAS NO ANO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE PRATICAR DIVERSOS FURTOS NA CIDADE

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE FURTAR BICICLETA EM ESTACIONAMENTO DE EMPRESA

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental, de acordo com as autoridades dos Estados Unidos. O lançamento foi registrado na manhã de quinta-feira, pelo horário local. Esse foi o primeiro teste norte-coreano após militares do país serem enviados para a Rússia. O governo do Japão afirmou que o míssil viajou a uma altura de mais de sete mil quilômetros. As autoridades japonesas afirmaram que esse foi o míssil norte-coreano que atingiu a maior altitude já registrada. O tempo de voo também foi o maior para artefatos produzidos pelo regime de KIM JONG-UN. Os Estados Unidos condenaram o lançamento do míssil.

Oito dos 11 juízes da Suprema Corte do México renunciaram e se recusaram a participar de uma eleição para o tribunal marcada para junho. De acordo com uma declaração, a presidente do tribunal, NORMA PINA, apresentou sua renúncia junto com outros sete juízes. Sete das renúncias dos juristas entram em vigor em 31 de agosto de 2025, enquanto um deles deixará o cargo em 30 de novembro. As renúncias são o resultado de uma reforma constitucional promulgada no mês passado que exige que todos os juízes sejam eleitos por voto popular. A reforma exige que os juízes renunciem antes da eleição de junho se não quiserem participar do processo eleitoral e desejarem manter sua pensão.

O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, demitiu a ministra das Relações Exteriores, DIANA MONDINO, após o país se posicionar a favor de Cuba em uma votação na ONU. As informações foram confirmadas por um porta-voz do governo na tarde desta quarta-feira. MILEI demitiu DIANA após a Argentina votar a favor de uma resolução que defende o fim do embargo comercial dos Estados Unidos a Cuba. O assunto foi discutido na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta quarta. O governo também anunciou que fará uma auditoria na Chancelaria para identificar impulsionadores de "agendas inimigas da liberdade".

O MDB, PL e PT anunciaram na noite desta quarta-feira apoio formal à candidatura do deputado HUGO MOTTA do Republicanos da Paraíba à Presidência da Câmara. O PL e o PT têm as maiores bancadas da Câmara e pertencem a espectros políticos opostos, o que mostra a força da aliança de MOTTA. Ele foi escolhido pelo atual presidente, ARTHUR LIRA do PP de Alagoas para sucedê-lo na cadeira de presidente. Na terça, o PP foi o primeiro partido a formalizar o apoio a MOTTA. Depois o próprio Republicanos — partido do candidato — declarou o apoio, e também o Podemos. ANTONIO BRITO do PSD da Bahia e ELMAR NASCIMENTO do União da Bahia também já anunciaram que irão concorrer. Contudo, nenhum partido chegou a anunciar apoio a eles.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. O texto agora segue para a comissão de Constituição e Justiça da Casa. O projeto prevê a proibição do uso de celular dentro de sala, no recreio e também nos intervalos entre as aulas para todas as etapas da educação básica. O uso será permitido apenas para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor e por questões de acessibilidade, inclusão e saúde. O texto, de autoria do deputado ALCEU MOREIRA do MDB gaúcho, tramita na Câmara desde 2015. O assunto ganhou mais força quando o Ministério da Educação informou que estava preparando uma medida para proibir o uso de celulares em escolas públicas.

O presidente LULA discute na tarde desta quinta-feira com governadores, no Palácio do Planalto, mudanças nas políticas de segurança pública no país. A ideia do presidente e de auxiliares é que o governo federal participe mais da formulação e implementação das políticas públicas sobre o tema, em especial no combate ao crime organizado. LULA também convidou representantes do Congresso Nacional e do Judiciário para o encontro, além de secretários estaduais de segurança. O presidente diz que quer debater com governadores mudanças na segurança pública. O governo deve enviar ao Congresso uma proposta da emenda à Constituição para ampliar a atuação da União na área.

Uma portaria da Secretaria de Estado da Educação estabelece um novo critério para aprovação dos estudantes da Educação Básica e Profissional na rede pública, com “média global”. O cálculo será feito somando as notas de cada disciplina, e dividindo pelo total de matérias que o estudante cursou no ano. Segundo a normativa, publicada em Diário Oficial, para ser aprovado o estudante precisa alcançar no mínimo a média seis. Na prática, notas ruins em uma disciplina podem ser compensadas por avaliações melhores em outras. A mudança, que ocorre a um mês do final do período de aulas, valerá a partir deste ano letivo – o que significa que os estudantes já serão avaliados pelo novo critério.

Com o objetivo de fortalecer o combate aos crimes tributários e ampliar as possibilidades de recuperação dos valores sonegados, o Governo do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina criaram o GAESF – Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Recuperação de Ativos. O acordo que estabelece a cooperação entre o MP, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Procuradoria-Geral do Estado foi assinado nesta quarta-feira em ato que contou com a presença do governador JORGINHO MELLO. O grupo contará com a participação de promotores de Justiça, auditores fiscais da Receita Estadual e procuradores. Com essa nova frente integrada de combate à sonegação fiscal, as autoridades estaduais terão ainda mais eficiência na missão de prevenir, identificar e reprimir as práticas administrativas e criminais contra a ordem tributária.

Santa Catarina gerou 13 mil e 74 empregos em setembro de 2024, totalizando um estoque de mais de dois milhões e 500 mil vagas de emprego. O número representa um aumento de 45 por cento, se comparado ao mês anterior, agosto, que teve um saldo de oito mil 210 empregos. No acumulado do ano até agora, foram gerados quase 130 mil empregos no Estado, o segundo melhor resultado desde o início da série histórica, em 2004. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira. O setor de serviços teve mais vagas criadas, com seis mil 317 cargos. Na indústria, foram três mil 110.

A Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste vai realizar, na semana que vem, um encontro onde serão discutidos os direitos das pessoas autistas e o protocolo de atendimento da Polícia Militar em ocorrências que envolvem pessoas autistas. O tema será abordado pelo com o Tenente Coronel ADAIR ALEXANDRE PIMENTEL. O evento está marcado para quarta-feira da semana que vem, as seis e meia da tarde, na câmara de veredores. A iniciativa é da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso promoveu, ao longo do mês de outubro, uma série de atividades alusivas à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, a doença oncológica mais comum entre o público feminino. A programação especial contorno com ações dedicadas aos pacientes e colaboradores. O Outubro Rosa do incluiu campanhas de conscientização, vídeos institucionais, rodas de conversa e momentos de descontração, com maquiagens, perfumes e música, além da “árvore dos desejos”, onde os pacientes escreveram bilhetes com seus desejos futuros e os colaram nos galhos da árvore. A gerente de enfermagem do setor de Oncologia, JÉSSICA SEGSTTATER disse que as ações reforçaram a rede de apoio entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Para os pacientes da oncologia, as ações do outubro Rosa tiveram como foco aliviar o medo e a ansiedade. A afirmação é da gerente de enfermagem do setor de Oncologia, JÉSSICA SEGSTTATER. Ela explicou que o objetivo das ações foi conversar abertamente sobre o câncer, a fim de diminuir o estigma, criando um espaço seguro para as pacientes. Em seis anos de atuação, o serviço de Oncologia realizou mais de 19 mil e 700 sessões de quimioterapia e concedeu 560 altas a pacientes que superaram essa etapa na luta contra o câncer. O Hospital Regional é referência 100 por cento SUS para os municípios do Extremo Oeste catarinense.

O Setor de Combate às Endemias reforçou alguns cuidados que a população deve tomar nesta semana que antecede o feriado de Dia dos Finados que acontece no próximo sábado. A orientação do setor é em relação aos materiais que serão deixados nas sepulturas. O Coordenador de Combate às Endemias de São Miguel do Oeste, RENÉRIO DILL, explicou que a população deve observar o tipo de material que será deixado na sepultura. Ele disse que as pessoas devem evitar os objetos e recipientes que podem acumular água parada. DILL ressaltou que o objetivo do setor é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As equipes do setor de endemias da secretaria de saúde realizam visitas periodicas a cada 14 dias em todos os cemitérios do município. A informação é do Coordenador de Combate às Endemias de São Miguel do Oeste, RENÉRIO DILL. Ele disse que o objetivo dessa ação é fiscalizar se há indícios de água parada e possível proliferação do mosquito da Dengue. RENÉRIO afirmou que a situação está “tranquila”, mas que não é motivo para deixar de ter os cuidados. Neste ano, foram confirmados 523 focos do mosquito da dengue e mil 826 casos da doença na cidade. O último caso da doença foi registrado há cerca de 60 dias.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste aprovaram nesta quarta-feira uma série de pedidos à Administração Municipal. Entre as proposições, estão melhorias na infraestrutura urbana e rural, além da implantação de um centro de idosos e de um jardim sensorial. Os pedidos foram realizados durante sessão mensal da Câmara Mirim do mês de outubro. Um dos pedidos dos vereadores mirins é a instalação de iluminação na academia ao ar livre localizada na Rua Leonardo Finn, no Loteamento Colinas, no Bairro Estrela. O vereador mirim ARTHUR RAMOS afirmou que a medida visa proporcionar mais segurança e acessibilidade aos usuários, permitindo o uso do espaço em horários variados, incluindo o início da manhã e o período noturno. O pedido foi encaminhado ao secretário de Urbanismo.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste aprovaram, na sessão de ontem a noite, um pedido para que o município implante um jardim sensorial para crianças com transtorno do espectro autista nas praças e nas escolas do município. O vereador mirim RENAN PASA BRITES, ressaltou a importância desses espaços para estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo, além do equilíbrio. Ele explicou que o contato com elementos naturais pode propiciar o progresso mental e sensorial da criança autista. A indicação aprovada pelos vereadores mirins é destinada ao prefeito e aos secretários de Urbanismo e de Educação.

O prefeito WILSON TREVISAN assinou, agora a pouco, a Ordem de Serviço para construção do Centro do Autista e do Centro Especializado de Reabilitação - CER Regional. O ato de assinatura começou por volta das 10 horas da manhã no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença de secretários, representantes dos autistas e das empresas que venceram as licitações. O centro do autista será construído pela empresa Construlacer Comercio e Construções Lacerdopolis que venceu a licitação. Já Centro Especializado de Reabilitação será edificado pela Alex Construtora. As duas obras ficam no bairro Agostini, em terrenos vizinhos. Os trabalhos devem começar nos próximos dias.

A Centro Especializado em Reabilitação está orçado em cerca de seis milhões 579 mil reais. O espaço terá uma área construída de dois mil 128 metros quadrados e vai oferecer um serviços se reabilitação em fisioterapia e outras áreas da saúde. Já a Associação de pais e amigos dos autistas terá uma área construída de 372 metros quadrados. O valor da proposta vencedora para execução da obra foi de 978 mil 998 reais. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, são duas obras importantes atendem necessidades na área de saúde e que vão auxiliar uma importante entidade que a Associação dos Autistas de São Miguel.

Está em tramitação na câmara de vereadores o projeto de lei que institui o "Protocolo Violeta". De acordo com a autora do projeto, vereadora MARIA TEREZA CAPRA, o objetivo é prevenir e combater a violência e a importunação sexual, bem como promover o acolhimento da pessoa em situação de violência no município. A lei prevê que os seguintes estabelecimentos devem se adequar ao protocolo: bares, restaurantes, hotéis, motéis, casas noturnas, academias de ginástica e shows e demais eventos com público igual ou superior a 200 pessoas. O projeto está em análise na comissão de justiça e redação da câmara, ainda sem previsão de data para votação em plenário.

O projeto que institui o Protocolo Violeta prevê que os estabelecimentos devem adotar ações de acordo com dois eixos. A informação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela explicou que entre as ações de prevenção e capacitação estão afixar cartazes em locais visíveis informando que o estabelecimento adere ao "Protocolo Violeta" e divulgando formas de pedir ajuda e denunciar a violência. Outra ação é a formação dos funcionários do estabelecimento para saber como proceder em casos de violência e importunação sexual. No eixo de acolhimento à pessoa em situação de violência os estabelecimentos devem direcionar a pessoa em situação de violência para local reservado e seguro; garantir distanciamento entre a vítima e o agressor e acionar a autoridade policial.

O descumprimento do Protocolo Violeta pode gerar multas de dois mil e a cinco reias para os estabelecimentos que não observarem as regras. MARIA TEREZA CAPRA esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que é preciso tomar medidas para enfrentar esse problema, cada vez mais comum, que é o assédio de mulheres em espaços como bares e academias de ginástica. A vereadora disse que o objetivo não é punir os estabelecimentos. Ela ressaltou que a comunidade deve se envolver com essa causa e garantir a proteção de meninas e mulheres no município.

O projeto de lei que institui o protocolo Violeta em sete tipos de estabelecimentos e eventos com mais de 200 participantes vem preocupando as entidades empresariais. Neta semana, entidades como Acismo e CDL participaram de uma reunião da Comissão de Justiça e Redação da câmara para discutir o projeto. De acordo com o presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, o tema é relevante, mas disse que existe uma preocupação com o impacto que as novas exigências podem ter para os empreendedores desses setores. GOBBI reforçou que a proposta do projeto é muito válida e importante para a segurança e proteção de todos, no entanto, a forma como está redigido pode criar obrigações complexas e de difícil implementação, colocando em risco a viabilidade de diversos empreendimentos.

O presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI disse que a entidade quer participar desse debate para buscar alternativas que garantam a efetividade do Protocolo Violeta. Ele ressaltou que é preciso respeitar as necessidades de segurança, mas sem comprometer o funcionamento das empresas locais. O objetivo, segundo GOBBI, é contribuir para que São Miguel do Oeste continue sendo um ambiente seguro e próspero para todos os cidadãos e empreendedores. A vereadora MARIA TEREZA CAPRA disse que o projeto deve ser debatido e algumas questões, como as multas previstas no texto, por exemplo, podem ser reavaliadas.

O município de São Miguel do Oeste criou 61 postos de trabalho no mês de setembro. O dado é a diferença entre os 805 admitidos e os 744 desligados das empresas da cidade no mês. O número é muito superior do mesmo mês de 2023 quando o saldo foi negativo com o fechamento de 25 vagas. Em setembro deste ano, apenas dois dos cinco setores pesquisados tiveram mais contratações do que demissões. A indústria abriu 57 postos de trabalho e setor de serviços teve saldo de 22 vagas. O comércio teve oito demissões a mais do que as contratações, o agropecuário fechou sete empregos com carteira assinada e a construção civil teve saldo negativo de três vagas.

No acumulado do ano, o município gerou 793 empregos com carteira assinada. O destaque é o setor de serviço com saldo de 324 vagas. A indústria teve 259 contratações a mais do que o total de desligados. O comércio criou 173 empregos formais e a construção civil teve saldo positivo de 55 vagas. O agropecuário foi o único setor com mais demissões do que contratações. O saldo de empregos formais gerados na cidade neste ano 15 por cento mais do que os nove primeiros meses de 2023. Nesse período, no ano passado, foram criados 681 empregos com carteira assinada.

A Polícia Militar prendeu na manhã dessa quarta-feira um homem suspeito de cometer diversos furtos em São Miguel do Oeste. A ocorrência que resultou na prisão iniciou com o furto de um celular em uma residência da Rua Caçanjurê, no Bairro Agostini. As guarnições da Polícia Militar foram acionadas e iniciaram as buscas pelo suspeito. Os policiais foram informados que um homem com as roupas parecidas com a do suspeito foi visto na estrada de acesso a Linha Santa Catarina, na comunidade Vila Nova Dois. As guarnições fizeram o cerco e localizaram o homem em uma área de mata. Ele foi abordado e preso. De acordo com a PM, além do furto do celular, ele é suspeito de cometer diversos outros crimes parecidos nas últimas semanas.

Um homem suspeito de furto de bicicleta foi preso nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu em um estacionamento de uma empresa localizada na Rua Arno Eric Schwanbach, no Bairro São Progresso. As imagens das câmeras de videomonitoramento da empresa mostram o suspeito pegando a bicicleta e fugindo em direção ao bairro São Jorge. Por volta das três da tarde, a PM abordou o suspeito na Rua Guanabara esquina com a Rua Alberico Azevedo, no Bairro Sagrado Coração de Jesus. Ele confessou aos policiais que teria furtado a bicicleta e que teria vendido para um morador da comunidade “morro da fumaça”. A PM foi até a casa indicada pelo suspeito e encontrou a bicicleta. O homem de 20 anos foi preso pelo crime de furto e entregue na Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.