-MOURÃO DIZ QUE GOVERNO FEDERAL VAI COMPRAR VACINA CHINESA
-DESEMBARGADORA É ESCOLHIDA RELATORA DO SEGUNDO IMPEACHMENT DE MOISES
-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS E SENAR OFERECEM CURSOS SUPERIORES NAR REGIÃO
-FIESC APONTA MIGRAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA A INFORMALIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL
-DEBATE ELEITORAL NA PEPERI REÚNE CANDIDATOS A PREFEITO DE PARAÍSO
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR FURTO E ROUBO É DETIDO NA BR 282
-POLÍCIA CIVIL APREENDE ADOLESCENTE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMÍCIDIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancada de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 76 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Milhares de manifestantes desafiaram as restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19 e tomaram as ruas de Varsóvia nesta sexta-feira em protesto contra o endurecimento da lei sobre o aborto na Polônia. É a maior manifestação no país desde que o Tribunal Constitucional proibiu o procedimento em casos de má-formação fetal. Diante da megamanifestação, a promotoria polonesa afirmou que iria processar os organizadores por causarem "ameaças epidemiológicas", crime que pode levar a oito anos de prisão.
Subiu para 20 o número de mortos e chegaram a 786 os feridos na cidade de Izmir, na Turquia, devido ao forte terremoto que atingiu a costa do país no Mar Egeu e ilhas da Grécia nesta sexta-feira. Os números foram atualizados pelo serviço de emergências turco AFAD. Dez prédios desabaram na cidade. As buscas por sobreviventes estão em andamento. Dos mais de 700 feridos, 23 estão em estado grave, segundo dados divulgados por hospitais locais.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e seu adversário democrata, JOE BIDEN, vão fazer campanha nesta sexta-feira em estados da região do Meio-Oeste do país, onde a pandemia de coronavírus voltou a explodir às vésperas do final de semana que antecede o dia da eleição presidencial norte-americana. TRUMP aparece atrás de Biden em pesquisas de opinião nacionais, mas pesquisas mostram que nos estados mais competitivos a disputa está mais acirrada. A eleição está marcada para a próxima terça-feira, dia três de novembro.
O presidente JAIR BOLSONARO pediu desculpas em uma rede social por ter dito que virou "boiola" após ter tomado um refrigerante cor-de-rosa, uma bebida tradicional do Maranhão. Ele disse que foi uma brincadeira. O comentário foi feito na quinta-feira durante viagem ao estado. Ontem, um grupo de deputados do PSOL e de ativistas de direitos humanos e da causa LGBTI ingressou com uma representação contra o presidente na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O grupo alega que a declaração tem caráter homofóbico.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta sexta-feira que a equipe econômica está à disposição para discutir com o Congresso Nacional a fixação de uma meta de déficit primário para 2021. O déficit primário ocorre quando o gasto supera a arrecadação. Nesta quinta-feira, o secretário do Tesouro Nacional, BRUNO FUNCHAL, já havia se manifestado no mesmo sentido. No projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, enviado ao Legislativo em abril deste ano, no auge da pandemia do novo coronavírus, o governo propôs uma meta flexível e variável de déficit primário de 2021.
O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou, em entrevista à revista Veja publicada nesta sexta-feira, que a polêmica em torno da vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é "briga política" com o governador de São Paulo, JOÃO DORIA. Segundo MOURÃO, "é lógico que o governo federal vai comprar doses do imunizante". Ele disse que a União colocou os recursos no Butantan para produzir essa vacina e ogoverno não vai fugir disso. A fala de MOURÃO difere do posicionamento de JAIR BOLSONARO sobre o assunto. Em diversas ocasiões, o presidente já disse que não irá comprar a vacina.
A Federação Catarinense de Municípios compartilhou preocupação com os órgãos de governo e justiça, sobre o crescimento dos casos de Covid-19 e do relaxamento das medidas de prevenção por parte da população, principalmente após o feriado de 12 de outubro. Em pedido de atenção e urgência, considerando o feriado prolongado de finados, a FECAM reforçaram a necessidade de apoio em fiscalização nas cidades e campanha estadual massiva feita pelo Governo com orientação das medidas em vigor e da necessidade da população seguir as regras para evitar que a contaminação acelere de forma desordenada. Segundo a Fecam, há uma falsa sensação por parte da população de que as medidas de saúde não são mais importantes.
O Tribunal Regional Federal da quartar reigão suspendeu liminar da Justiça Federal de Florianópolis que proibia reajuste da tarifa de energia elétrica em Santa Catarina. O desembargadorRICARDO TEIXEIRA DO VALLE PEREIRA,acolheu recurso da Celesc a respeito da medida que valeria até o fim do estado de calamidade pública decretado em razão da pandemia. No recurso aceito pelo TRF, a Celesc defendeu, entre outros pontos, que a ação civil pública não é inadequada para o caso, “por não estar caracterizada a defesa de interesses difusos e coletivos na ação civil pública, e sim de interesses individuais disponíveis. Com isso, a Celesc pode reajustar os valores cobrados dos consumidores catarinenses.
O Tribunal de Julgamento que analisa o segundo processo de impeachment contra o governador afastado CARLOS MOISÉS se reuniu pela primeira vez nesta sexta-feira e definiu a desembargadora ROSANE PORTELLA WOLFF como relatora da denúncia. A sessão foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa. Foi definido também o roteiro das sessões, que deve seguir o mesmo rito do primeiro pedido de impeachment contra o governador. A desembargadora ROSANE terá até o dia 12 de novembro para entregar o parecer, no qual recomendará o acatamento ou o arquivamento da denúncia contra MOISÉS no caso da compra de 200 respiradores a 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega, e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí.
As obras de recuperação da BR 282 nas proximidades do trevo de São Miguel do Oeste deixaram o transito lento na tarde de ontem. Com as máquinas trabalhando no trecho que liga o município à Maravilha, o transito de veículo fluiu em meia pista, o que provocou a forma de filas. A situação também afetou o transito na SC 163. Motoristas relataram nas redes sociais da Peperi que chegaram a levar entre 30 e 40 minutos para se deslocaram de Descanso a São Miguel do Oeste. Apesar das reclamações, não houve nenhum incidente mais grave em razão do congestionamento verificado na tarde de ontem.
O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste divulgou nesta semana que estão abertas as inscrições para ao menos quatro cursos superiores. A informação é do presidente do Sindicato, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, essa novidade é graças a uma parceria com a Confederação Nacional da Agricultura. Segundo ele, a CNA já tinha iniciado suas atividades no município em 2018 com o curso tecnológico de agronegócio. Conforme TEIXEIRA, esses quatro cursos superiores são uma grande conquista para São Miguel do Oeste e também para a região.
O Sindicato percebeu a necessidade da retomada da faculdade no município e por isso elaborou um projeto neste ano pedindo o retorno dos cursos. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele destacou que a entidade recebeu em agosto a informação que o pedido havia sido aprovado. Ele salientou que a expectativa era iniciar todo o procedimento apenas no ano que vem, porém o Sindicato foi surpreendido com a determinação que as inscrições já deveriam ser abertas ainda em 2020.
Os interessados em cursar os quatro cursos superiores disponíveis para a região Extremo Oeste devem acessar o site da CNA. O comentário é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que o endereço eletrônico é o faculdade.cnabrasil.org.br. Sobre os cursos, ele citou o de Gestão do Agronegócio com três anos de duração, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais com duração de dois anos cada. TEIXEIRA explicou que toda a faculdade será no formato on-line e todas as informações podem ser conferidas no site da CNA. Ele lembrou que as aulas devem iniciar em fevereiro e o valor da mensalidade deve variar entre 179 reais à 358 reais.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou mais um óbito relacionado ao coronavírus nesta sexta-feira. A paciente tinha 59 anos e morava em Iporã do Oeste. Essa foi a trigésima oitava morte relacionada a doença no hospital desde o início da pandemia. A ocupação atual é de cino pacientes confirmados e um suspeito na UTI, o que dá uma taxa de ocupação de 33 por cento. Na enfermaria estão internados cinco pacientes positivos para Covid-10.
Em São Miguel do Oeste, doze pessoas, seis homens e seis mulheres, foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Por outro lado, outros oito pacientes, sendo quatro homens e quatro mulheres, entraram para a lista de recuperados. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem pela secretaria municipal de saúde. No total, 785 pessoas foram confirmadas com a doença no município desde o início da pandemia. O primeiro caso foi registrado no mês de maio. Desse total, 726 já se recuperaram. 54 ainda estão com o vírus ativo e permanecem em isolamento domiciliar.
A indústria manteve, em setembro, a condição de setor que mais contribui para a geração de emprego formal em São Miguel do Oeste. No mês passado, o saldo de vagas de trabalho com carteira assinada nas indústrias foi de 44. No geral, o município finalizou o mês com a geração de 89 vagas. O comércio abriu 29 postos e o setor de serviços teve saldo de 26. A construção civil foi o único segmento com resultado negativo: foram 12 demissões a mais do que o total de contratações. No acumulado do ano, o município tem saldo de 335 vagas de trabalho. A indústria teve um resultado ainda melhor com 382 empregos gerados.
O vice-presidente regional da fiesc, ASTOR KIST disse nesta sexta-feira na Peperi que os dados do Caged para setembro confirmaram o que já era esperado: que a região sentiu menos os impactos da pandemia na geração de empregos. Ele citou que a realidade local é diferente do quadro estadual e nacional. O empresário também comentou que o dado negativo da construção civil em setembro foi isolado. No mês passado, o setor fechou 12 vagas de trabalho. Na visão do vice-presidente da Fiesc, o que pode estar ocorrendo é uma migração da mão de obra na construção civil, mas não o aumento do desemprego.
Com o resultado de setembro, o município ampliou o saldo de empregos formais em 335 vagas neste ano. Nos primeiros nove meses de 2020, a cidade teve mais contratações do que demissões, apesar das dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus. A indústria teve o melhor desempenho com saldo de 382 empregos formais. Em seguida, aparece a construção civil com 64 vagas geradas entre janeiro e setembro. O único setor que teve mais demissões do que admissões foi o comércio com saldo negativo de 142 postos de trabalho.
A indústria deve continuar contratando mais do que demitindo no último trimestre do ano. A projeção é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, a tendência é de que o saldo de emprego formal cresça na reta final de 2020, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor para aumentar a produção. KIST confirmou que muitas empresas não estão produzindo mais por falta de matéria prima. A construção civil, por exemplo, não encontra alguns materiais para as obras e esse problema atrasa o ritmo das construções. Ele afirmou que essa situação não deve ter impactos no emprego a ponto de ocasionar demissões no setor. KIST acredita que o ano vai fechar com um número expressivo de vagas abertas pela indústria no município.
A Peperi realizou na manhã de hoje o quarto debate eleitoral do projeto Eleições 2020 da Peperi. O programa reuniu o candidato da coligação “Por um Paraíso Cada Vez Melhor”, formada por PT-PDT-PSDB, VALDECIR CASAGRANDE e a candidata a prefeita da coligação “Democracia, Participação e Renovação”, composta por MDB-PSL-PSD-PP-PL, MARLENE GIACOMINI. O debate durou cerca de duas horas e 10 minutos. Foram quatro blocos com perguntas da produção, sorteio de temas para apresentação e propostas e troca direta de perguntas entre os dois candidatos. O áudio e as fotos do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O candidato à reeleição de Paraíso, VALDECIR CASAGRANDE quer continuar sendo prefeito, pois se sente mais preparado para continuar administrando o município. Ele disse no debate da manhã de hoje que quer continuar no cargo para contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Paraíso. Ele destacou que muito foi feito nesses quatro anos e muito ainda vai fazer em todos os setores. CASAGRANDE comentou que quer continuar zelando pela administração pública valorizando os servidores e promovendo uma gestão democrática, participativa e eficiente. Ele destacou que quer continuar cuidando das pessoas e continuar buscando recursos para finalizar o asfaltamento até o distrito da Grápia.
A candidata do MDB, MARLENE GIACOMINI quer ser prefeita de Paraíso, pois quer ter a oportunidade de trabalhar para o desenvolvimento do município. Ela disse hoje pela manhã que é uma mulher de fé e acredita em Deus, nas pessoas e na força do trabalho. Ela comentou que quer trabalhar para o melhor na vida das pessoas. MARLENE afirmou que tem competência para administrar e pode contribuir com o desenvolvimento e crescimento de Paraíso. Ela ressaltou que caso eleita vai trabalhar pensando no bem de todos. A candidata lembrou no debate desta manhã que conhece bem o município e sabe das suas responsabilidades. MARLENE frisou que quer o município sendo referência em todos os setores.
O primeiro tema sorteado pelo candidato a reeleição VALDECIR CASAGRANDE foi a Agricultura. Ele revelou que o setor é o mais forte em Paraíso em relação ao movimento econômico do município. Ele lembrou que já foi secretário de Agricultura e tem experiência nessa área. O candidato do PT disse que caso reeleito vai continuar o serviço de limpeza de lavouras, inseminação artificial e melhoramento das estradas do interior. CASAGRANDE comentou que vai continuar prestando assistência ao agricultor, como vem fazendo neste período de estiagem. Ele revelou que pretende desenvolver um trabalho maior em relação à terceirização de tratores e demais máquinas, além de contratar um veterinário para auxiliar os agricultores de Paraíso.
MARLENE GIACOMINI do MDB sorteou o tema Saúde e aproveitou o espaço de três minutos para divulgar as propostas do seu plano de governo nesse setor. Ela comentou que caso eleita vai retomar o atendimento na Unidade Básica de Saúde 24 horas todos os dias. Ela disse que pretende também implantar atendimentos odontológicos, com nutricionista, fisioterapeuta, psicologia, entre outros. MARLENE ressaltou que pretende expandir os atendimentos psicológicos nas escolas em parceria com a secretaria de Educação. Ela revelou que pretende aumentar a quantidade de exames ofertados, além de agilizar os atendimentos nas mais diversas especialidades. Ela também quer implantar atendimento em diversas especialidades em Paraíso.
O último debate eleitoral do projeto Eleições 2020 da Peperi será no próximo sábado, dia sete de novembro. O programa vai reunir os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. ADILSON PANDOLFO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD voltam a se encontrar 28 dias depois do primeiro debate na Peperi realizado no dia 10 de outubro. O programa do próximo sábado ocorre uma semana antes da eleição do dia 15 de novembro. O formato do debate é o mesmo do primeiro encontro, com algumas alterações no primeiro bloco. A principal mudança é que os candidatos vão responder a perguntas elaboradas e enviadas por entidades do município. O debate está marcada para sábado, oito horas da manhã.
Um acidente com danos materiais foi registrado na noite de ontem no bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das oito e 15 da noite na rua Marcilio Dias e envolveu uma camionete Ranger e um Astra. Os veículos trafegavam em sentidos opostos, quando o condutor do Astra tentou virar à esquerda e colidiu de frente com a camionete. Apesar dos danos de grande monta em ambos os veículos não houve feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a limpeza da pista, pois houve derramamento de óleo e combustível.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão nesta sexta-feira no município de Paraíso. O homem, que estava com uma ordem judicial em aberta, foi localizado por volta das quatro e meia da tarde às margens da BR 282. Ele foi abordado por uma guarnição de serviço e o homem informou um nome falso. Em seguida, um policial que passou pelo local reconheceu o homem e foi feita a consulta pelo nome verdadeiro. Ele possuía mandado de prisão em aberto por diversos crimes, entre eles furto e roubo. O homem foi preso e conduzido a Unidade Prisional Avançada.
Um adolescente suspeito de tentativa de homicídio foi apreendido na tarde de ontem em Dionísio Cerqueira. O ato infracional ocorreu no dia 24 de Outubro em uma festa entre amigos em uma propriedade rural. Segundo a Polícia Civil, depois dos convidados irem embora, três pessoas permaneceram no local: uma mulher e os dois moradores da residência. Por volta das oito e meia houve um desentendimento entre o homem e o adolescente. O menor, de posse de uma faca, desferiu um golpe no abdômen da vítima, que foi socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Regional. A Polícia Civil abriu um procedimento para apurar o ato e ontem o adolescente foi apreendido em Santo Antônio do Sudoeste no Paraná.