ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 31/10/2020

GLOBO EM FOCO – 31/10/20

-MOURÃO DIZ QUE GOVERNO FEDERAL VAI COMPRAR VACINA CHINESA

-DESEMBARGADORA É ESCOLHIDA RELATORA DO SEGUNDO IMPEACHMENT DE MOISES

-OBRAS NA BR-282 DEIXAM TRÂNSITO LENTO E FORMAÇÃO DE FILAS

-LONGA ESTIAGEM COMPROMETE RIOS DA REGIÃO

-CANDIDATOS A PREFEITO POSSUEM ESPAÇO PARA DEBATER IDEIAS

-DELEGADO ALERTA PARA CRIMES COMETIDOS EM PERÍODO DE CAMPANHA

-COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS CAUSA DERRAMAMENTO DE ÓLEO

-POLÍCIA APREENDE ADOLESCENTE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancada de chuva à tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 76 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Milhares de manifestantes desafiaram as restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19 e tomaram as ruas de Varsóvia nesta sexta-feira em protesto contra o endurecimento da lei sobre o aborto na Polônia. É a maior manifestação no país desde que o Tribunal Constitucional proibiu o procedimento em casos de má-formação fetal. Diante da megamanifestação, a promotoria polonesa afirmou que iria processar os organizadores por causarem "ameaças epidemiológicas", crime que pode levar a oito anos de prisão.

Subiu para 20 o número de mortos e chegaram a 786 os feridos na cidade de Izmir, na Turquia, devido ao forte terremoto que atingiu a costa do país no Mar Egeu e ilhas da Grécia nesta sexta-feira. Os números foram atualizados pelo serviço de emergências turco AFAD. Dez prédios desabaram na cidade. As buscas por sobreviventes estão em andamento. Dos mais de 700 feridos, 23 estão em estado grave, segundo dados divulgados por hospitais locais.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e seu adversário democrata, JOE BIDEN, vão fazer campanha nesta sexta-feira em estados da região do Meio-Oeste do país, onde a pandemia de coronavírus voltou a explodir às vésperas do final de semana que antecede o dia da eleição presidencial norte-americana. TRUMP aparece atrás de Biden em pesquisas de opinião nacionais, mas pesquisas mostram que nos estados mais competitivos a disputa está mais acirrada. A eleição está marcada para a próxima terça-feira, dia três de novembro.

O presidente JAIR BOLSONARO pediu desculpas em uma rede social por ter dito que virou "boiola" após ter tomado um refrigerante cor-de-rosa, uma bebida tradicional do Maranhão. Ele disse que foi uma brincadeira. O comentário foi feito na quinta-feira durante viagem ao estado. Ontem, um grupo de deputados do PSOL e de ativistas de direitos humanos e da causa LGBTI ingressou com uma representação contra o presidente na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O grupo alega que a declaração tem caráter homofóbico.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta sexta-feira que a equipe econômica está à disposição para discutir com o Congresso Nacional a fixação de uma meta de déficit primário para 2021. O déficit primário ocorre quando o gasto supera a arrecadação. Nesta quinta-feira, o secretário do Tesouro Nacional, BRUNO FUNCHAL, já havia se manifestado no mesmo sentido. No projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, enviado ao Legislativo em abril deste ano, no auge da pandemia do novo coronavírus, o governo propôs uma meta flexível e variável de déficit primário de 2021.

O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou, em entrevista à revista Veja publicada nesta sexta-feira, que a polêmica em torno da vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é "briga política" com o governador de São Paulo, JOÃO DORIA. Segundo MOURÃO, "é lógico que o governo federal vai comprar doses do imunizante". Ele disse que a União colocou os recursos no Butantan para produzir essa vacina e ogoverno não vai fugir disso. A fala de MOURÃO difere do posicionamento de JAIR BOLSONARO sobre o assunto. Em diversas ocasiões, o presidente já disse que não irá comprar a vacina.

A Federação Catarinense de Municípios compartilhou preocupação com os órgãos de governo e justiça, sobre o crescimento dos casos de Covid-19 e do relaxamento das medidas de prevenção por parte da população, principalmente após o feriado de 12 de outubro. Em pedido de atenção e urgência, considerando o feriado prolongado de finados, a FECAM reforçaram a necessidade de apoio em fiscalização nas cidades e campanha estadual massiva feita pelo Governo com orientação das medidas em vigor e da necessidade da população seguir as regras para evitar que a contaminação acelere de forma desordenada. Segundo a Fecam, há uma falsa sensação por parte da população de que as medidas de saúde não são mais importantes.

O Tribunal Regional Federal da quartar reigão suspendeu liminar da Justiça Federal de Florianópolis que proibia reajuste da tarifa de energia elétrica em Santa Catarina. O desembargadorRICARDO TEIXEIRA DO VALLE PEREIRA,acolheu recurso da Celesc a respeito da medida que valeria até o fim do estado de calamidade pública decretado em razão da pandemia. No recurso aceito pelo TRF, a Celesc defendeu, entre outros pontos, que a ação civil pública não é inadequada para o caso, “por não estar caracterizada a defesa de interesses difusos e coletivos na ação civil pública, e sim de interesses individuais disponíveis. Com isso, a Celesc pode reajustar os valores cobrados dos consumidores catarinenses.

O Tribunal de Julgamento que analisa o segundo processo de impeachment contra o governador afastado CARLOS MOISÉS se reuniu pela primeira vez nesta sexta-feira e definiu a desembargadora ROSANE PORTELLA WOLFF como relatora da denúncia. A sessão foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa. Foi definido também o roteiro das sessões, que deve seguir o mesmo rito do primeiro pedido de impeachment contra o governador. A desembargadora ROSANE terá até o dia 12 de novembro para entregar o parecer, no qual recomendará o acatamento ou o arquivamento da denúncia contra MOISÉS no caso da compra de 200 respiradores a 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega, e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí.

O projeto da Rede Peperi, Eleições 2020 segue com debates entre candidatos a prefeito. Programação especial prossegue até na véspera da eleição, com programa informativo sobre o pleito. A rádio Itapiranga reservou a data deste sábado, dia 31 de outubro, para o debate com os dois candidatos a prefeito de Tunápolis. A rádio é uma concessão pública e, por isso, temos alguns compromissos inadiáveis. Um deles é com o acesso a informação correta. Outro é com a democracia, ainda mais agora, ano em que os municípios definem os prefeitos e vereadores para os próximos quatros anos. No próximo sábado terá o segundo debate entre os candidatos a prefeito de Itapiranga.

Longa estiagem compromete rios da região. Situação compromete abastecimento e gera grande preocupação com o uso racional de água. Conforme o presidente do Comitê da Bacia do Rio das Antas, JUNIOR KUNZ, diariamente os integrantes fazem avaliações do agravamento da escassez de chuva. O problema iniciou no ano passado, com índices pluviométricos bem abaixo da média. Observa ainda que rios menores estão secando ou já secaram. Os três principais rios da região: Das Antas, Peperi-Guaçú e Das Flores que abastece várias cidades ao longo de seu curso, estão com vazão bastante reduzida. Em Itapiranga o Rio Macaco Branco registra baixo volume de água e outros rios menos, como o Dourado estão secando em vários pontos do curso.

Para piorar a situação, com a chegada do verão aumenta o consumo de água. O presidente do Comitê da Bacia do Rio das Antas alerta que é preciso a colaboração de todos para evitar desperdícios. JUNIOR KUNZ comenta que o monitoramento do nível dos rios é importante porque eles abastecem não só humanos mas também os animais. Destaca que é preciso manter um equilíbrio para não faltar água para nenhum dos lados. Além disso tudo, tem gente que utiliza água de rio para fazer irrigação. JUNIOR frisa que é preciso que a população se conscientize para a necessidade de reaproveitamento da água da chuva. Neste sentido o planejamento deve ser feitos pensando em futuras estiagens.

Construção de cisternas para armazenar água da chuva é cada vez mais importante. Outra dica fundamental é proteção dos mananciais, melhorando as áreas permanentes que facilitam o armazenamento de água no solo. Presidente do Comitê da Bacia do Rio das Antas diz que todos precisam fazer sua parte, porque a previsão da meteorologia é de que até o fim do ano não haverá boas chuvas como precisa. Segundo JUNIOR KUNZ, além de escassa, a qualidade da água está ficando comprometida. Ele revela que o Rio das Flores deve ter uma redução de até 50 por cento no seu volume gerando problemas para a captação de água.

Paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis terá roteiro de celebrações para o Finados. Segundo a secretária da paróquia MARIA BERWANGER, nesta segunda-feira, feriado de Finados, será realizada missa na igreja matriz às sete horas e 30 minutos. Já na igreja matriz de Santa Helena a celebração será ás oito horas e 45 minutos. No interior haverá celebrações com ministros às nove horas nas comunidades de São Pedro, Raigão Baixo e Pitangueira em Tunápolis. MARIA lembra que as celebrações com a presença de público foram retomadas em setembro. Ela orienta que os fieis venham à igreja com máscara. A paróquia Santíssima Trindade atende também o município de Santa Helena, exceto a comunidade de Liberdade que é atendida por Descanso. O Bispo DOM ODELIR pede que no dia de Finados seja plantada uma árvore pelas comunidades como gesto de solidariedade as vítimas da Covid-19.

Iporã do Oeste registra terceira morte em decorrência da Covid-19. A informação foi confirmada pelo Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste e pelo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste nesta sexta-feira. A vítima é uma mulher de 59 anos, moradora de Iporã do Oeste. Desde o início da pandemia, o hospital regional já registrou 38 óbitos ocasionados pela doença. Na sexta-feira, também foi registrada uma alta da UTI para a enfermaria e uma transferência de paciente da enfermaria para o hospital de Anchieta. A ocupação de sexta-feira na UTI Covid era de cinco pacientes confirmados com a doença e um suspeito. Já na enfermaria estavam internadas cinco pessoas com casos positivos de Covid-19. Iporã do Oeste está com 88 casos confirmados, 84 recuperados, um caso ativo, 14 sendo monitorados e três óbitos.

Itapiranga registra estabilização de registros de casos de Covid-19. O município já teve 519 pacientes confirmados com o novo Coronavírus. Ontem foram dois exames confirmados como positivos. A secretaria municipal, de saúde já possui 506 pacientes recuperados da doença. Itapiranga já tem quatro óbitos causados em decorrência da Covid-19. As medidas preventivas permanecem com diversas restrições. Eventos com cobrança de ingresso não são permitidos. Bares e restaurantes estão autorizados a promoverem programação com música ao vivo, porém respeitando os protocolos de prevenção.

Em audiência, entidades pedem revogação do decreto que muda política nacional de inclusão. A audiência pública online foi realizada na quinta-feira. A deputada estadual, autora da proposta da audiência, LUCIANE CARMINATTI, destaca que o encontro teve a participação do Ministério da Educação, que apresentou a sua justificativa com relação à alteração da lei, da Secretaria de Estado da Educação, da Fundação Catarinense de Educação Especial, e mais de 18 entidades representativas da pessoa com deficiência e dos direitos da educação. LUCIANE explica que após cerca de três horas de audiência foi praticamente unânime a revogação do decreto pelo entendimento de que é um retrocesso para a inclusão das pessoas com deficiência. Com o decreto, o governo propôs que os pais ou responsáveis escolham entre encaminhar o filho para uma escola especial ou para a escola regular, considerando que hoje o aluno pode frequentar as duas.

Para a deputada, o Ministério da Educação não teve argumentos suficientes para convencer as entidades sobre a vigência do decreto, e foi muito questionado sobre a não participação destas entidades representativas na alteração sugerida na lei. LUCIANE CARMINATTI diz que as entidades também questionaram a constitucionalidade da matéria, e reforçaram a importância da inclusão para todos os estudantes. Dessa forma, a deputada esclarece que foi concluída pela revogação do decreto, e serão encaminhados documentos ao MEC, a câmara e ao senado pedindo apoio dos parlamentares para que a alteração na Lei da Inclusão não ocorra. LUCIANE ressalta que essa mobilização que ocorre em Santa Catarina também está sendo realizada em outros estados, considerando que já tramitam mais de dez projetos de lei no senado e na câmara que pedem a revogação do decreto. /

Obras na BR-282 deixam trânsito lento com formação de longas filas. Em decorrência das obras de revitalização e adequação da BR-282 que estão acontecendo entre São Miguel do Oeste e Chapecó, o acesso ao município apresenta lentidão. O tráfego está sujeito a filas, congestionamentos e paradas em todos os sentidos, incluindo BR-163, SC-163, e Rua Waldemar Rangrab, acesso a São Miguel do Oeste. A orientação do DNIT é que os motoristas tenham cautela e aguardem a liberação de cada via da pista. O DNIT pede para que os condutores também procurem outras rotas para facilitar e agilizar para quem precisa se deslocar pela região. De acordo com o órgão a ação realizada nas proximidades do trevo de acesso ao município é a instalação de dispositivos de drenagem, além das obras de melhorias na conservação e ampliação de terceiras faixas. Até o momento 50 por cento do total da obra já foi realizado pela empresa.

Prejuízo com a seca leva município da região a adotarem medidas preventivas. Itapiranga e São João do Oeste já estão em situação de emergência. Defesa Civil de Tunápolis realiza nova reunião na próxima semana. Iporã do Oeste vai elaborar decreto de situação de emergência. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, HENRIQUE KIKCOW, o levantamento feito pela Epagri aponta uma perda de 35% no milho para silagem e 30% no milho para grãos. Na produção de leite, KIKCOW cita que a perda já é de 15% em função da falta de pasto. A cultura do fumo registra perdas, em torno de 40%. O coordenador da Defesa Civil destaca que quase 100 famílias estão sendo atendidas com o transporte de água, número que cresce a cada dia. A Casan emitiu um alerta proibindo a lavagem de calçadas, fachadas ou carros ou uso de água tratada para irrigação. Em comparação ao ano passado, já são 600 milímetros a menos de chuva.

Pela segunda vez no ano Santa Helena decreta situação de emergência devido à seca. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, ILDO CARDOSO, a decisão foi tomada em reunião na quinta-feira levando em conta os prejuízos, os relatos dos produtores e o transporte de água que está sendo feito para atender as propriedades. Ele cita que levantamento feito pela Epagri aponta um prejuízo de mais de dez milhões de reais na agricultura. CARDOSO comenta que por enquanto o transporte de água é para consumo humano, mas os agricultores já estão utilizando os distribuidores para transporte de água que atende o consumo animal. O coordenador comenta que entre setembro e outubro a precipitação de chuva foi de apenas 70 milímetros, um índice muito abaixo da média para manter os reservatórios e os rios. Ele diz que há preocupação também com os próximos meses, quando as temperaturas serão ainda mais altas. Neste segundo decreto a estiagem é ainda mais grave do que a registrada nos primeiros meses do ano.

O principal reservatório para repor a água na estação de tratamento é o Rio Macaco. O coordenador da Defesa Civil de Santa Helena cita que o transporte está sendo feito diariamente com dois caminhões, inclusive nos finais de semana. A água é destinada para atender o consumo na cidade e outras fontes também são usadas para abastecer as propriedades. ILDO CARDOSO comenta que além dos prejuízos, o decreto de emergência se deve também pelo fato do município não estar dando conta dos pedidos para transporte de água, que aumentam a cada dia. Conforme o coordenador da Defesa Civil, o decreto é um alerta a população para que contribua com o uso consciente da água, e também, um pedido de ajuda ao estado com recursos e outras formas de auxílio. No primeiro decreto em março Santa Helena conseguiu quatro reservatórios de água do governo do estado. Neste novo decreto é solicitado um caminhão pipa para auxiliar no transporte de água.

Delegado alerta para crimes cometidos em período de campanha eleitoral. Com a proximidade do pleito de 15 de novembro, aumenta a preocupação com os crimes relacionados as eleições. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, que atuou na Comarca de Itapiranga em outubro, os candidatos são conhecidos e acabam despertando maior empolgação nos simpatizantes na defesas das propostas. O clima também pode ser de hostilidade por adversários políticos. Ele chama atenção para a necessidade de todos respeitarem as regras, cumprirem a legislação e terem cuidado para não cometer crime específico em período de eleição. O delegado observa que é direito do cidadão criticar funcionário público, inclusive vereadores de prefeito. Destaca que não pode ocorrer ofensas, pois isso gera responsabilização criminal, prevista no código eleitoral com consequências aos autores.

SANDRO ZANCANARO chama atenção que as fake News. Ele observa que as falsas notícias sempre existiram e existe legislação para responsabilizar quem comete este tipo de crime. O autor pode responder procedimento administrativo ou criminal. O delegado lembra que a polícia consegue identificar a origem das mensagens, pois a internet não é um ambiente sem lei. Conforme ZANCANARO, a Polícia Civil está atenta para evitar este tipo de ação e garantir disputa justa. Cita que a população precisa ter informações corretas para decidir seus representantes no legislativo e executivo. Responsáveis por fake News podem responder civilmente e ter que pagar indenização para a vítima. O delegado alerta que o crime por difamação pode ter pena maior devido a utilização de perfil falso na internet . O delegado também demonstra preocupação com os frequentes furtos que ocorrem em Itapiranga.

Homens são indiciados por disparo, porte ilegal de arma de fogo e maus-tratos contra cachorro. A Polícia Civil de Polícia de Pinhalzinho concluiu inquérito que apurou a morte da cachorrinha Sofya. O crime ocorreu no início da noite de primeiro de agosto na linha Anta Gorda, interior de Pinhalzinho. Na ocasião, dois homens, um de 31 anos, e o outro de 34 anos, moradores de Saudades, passaram de moto pela residência da família da cachorra Sofya, quando um deles efetuou um disparo com um rifle calibre 22, contra o animal. Inicialmente eles alegaram que o disparo foi acidental e que foi realizado com espingarda de pressão, mas depois um dos ocupantes da moto confessou o crime. Ele foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma e maus tratos. Já o condutor da moto foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo.

Polícia Rodoviária Federal em SC inicia Operação Finados 2020. A Polícia Rodoviária Federal inicia em todo o Brasil nesta sexta-feira, a Operação Finados 2020, que se estende até segunda-feira. Apesar da pandemia, espera-se um aumento significativo no fluxo de veículos em todas as rodovias federais de SC. Muitos motoristas devem usar a BR 101 e as BRs 282, 470 e 280 nos trechos que dão acesso às praias. O objetivo principal da PRF é prevenir condutas que aumentam o risco de ocorrências graves ou que agravem as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança. Para isso, o órgão vai aumentar a presença em trechos considerados mais críticos de acidentes graves, convocando policiais para atuar no período de folga, a fim de reforçar o efetivo.

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de tentativa de homicídio. Na tarde desta sexta-feira a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira apreendeu o adolescente que é suspeito do ato infracional de tentativa de homicídio ocorrido na manhã do dia 24 de outubro. Na data, ocorreu uma festa entre amigos em uma propriedade no interior do município. Por volta das 18 horas os convidados da festa foram embora, com a exceção de uma mulher e os dois moradores da residência, sendo um adolescente, que é o investigado, e um homem de 31 anos. Por volta da 20 horas e 30 minutos ocorreu um desentendimento entre o homem e o adolescente. O menor, de posse de uma faca, desferiu um golpe no abdômen da vítima, a qual foi socorrida por vizinhos que acionaram a Polícia Militar e a levaram ao hospital local. O homem foi transferido para o hospital regional de SMOeste devido a gravidade do ferimento.

Na manhã seguinte policiais militares apresentaram o adolescente na delegacia de Dionísio Cerqueira, e após ser ouvido foi liberado. Devido a gravidade dos fatos, ainda no dia 25 de outubro, o delegado representou ao Poder Judiciário pela apreensão provisória do adolescente, o que foi deferido pelo Ministério Público. Desde o deferimento da apreensão provisória pelo Poder Judiciário, os policiais passaram a fazer buscas para encontrar o adolescente, que na tarde de ontem foi localizado na cidade paranaense de Santo Antônio do Sudoeste. Após a apreensão, policiais penais do DEASE de São Miguel do Oeste vieram a delegacia e encaminharam o adolescente infrator para o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, CASEP de SMOeste.

Colisão entre dois veículos causa derramamento de óleo em SMOeste. A Polícia Militar atendeu por volta das 20 horas e 15 minutos desta sexta-feira um acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete Ranger e um Astra, na Rua Marcilio Dias, Bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pela reportagem, os veículos trafegavam em sentidos opostos, quando o condutor do Astra tentou virar à esquerda e colidiu de frente com a caminhonete. Apesar dos danos de grande monta nos dois veículos, ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a limpeza da pista, pois houve derramamento de óleo e combustível.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.