-IBGE APONTA QUE DESEMPREGO CAI A 7,9% NO TRIMESTRE TERMINADO EM JULHO
-GOVERNO DIZ QUE TRANSFERIU 55,9 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA
-MAIOR RECLAMAÇAO DE USUÁRIOS DA UPA É QUANTO A DEMORA NO ATENDIMENTO
-SEMANA DA PÁTRIA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA COM ACENDIMENTO DO FOGO SIMBÓLICO
-PELA PRIMEIRA VEZ NO ANO, MUNICÍPIO TEM MAIS DEMISSÕES DO QUE CONTRATAÇÕES
-OPERAÇÃO HÓRUS AUMENTA POLICIAMENTO NA REGIÃO DE FRONTEIRA
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA HOMEM COM DROGAS NA RUA E EM CASA NA REGIÃO
O tempo está ensolarado A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Um incêndio em um prédio de Joanesburgo, na África do Sul, causou a morte de 73 pessoas, na madrugada desta quinta-feira. Outras 43 pessoas ficaram feridas, segundo o governo da cidade. As causas estão sendo investigadas. O prédio de cinco andares ficava no centro da cidade e era utilizado como uma residência informal. De acordo com autoridades, o prédio era majoritariamente ocupado por imigrantes. Sete crianças estão entre os mortos. A vítima mais jovem tinha um ano de idade, de acordo com o porta-voz dos Serviços de Gestão de Emergências de Joanesburgo.
Os países-membros da Organização das Nações Unidas têm como meta zerar a fome até 2030, mas um relatório divulgado nesta semana aponta que o objetivo, estabelecido em 2015, ainda está longe de ser alcançado. Produzido por um dos braços da ONU, o Mapa da Fome estima que 111 países no mundo enfrentam situação crônica de falta de alimento, ou seja, fome. O indicador leva em conta a chamada prevalência de subalimentação — condição em que os alimentos consumidos são insuficientes para manter uma vida ativa e saudável. Entram para o Mapa da Fome os países nos quais a situação atinge mais de dois e meio por cento da população.
A onda de violência que marcou o primeiro turno das eleições no Equador no início do mês continua no país. Nesta quinta-feira, dois carros-bomba explodiram em Quito em menos de 12 horas. Segundo a polícia local, não houve vítimas, mas o caso reacendeu o alerta por novos ataques no país. Em 9 de agosto, o candidato à presidência FERNANDO VILLAVICENCIO foi assassinado ao sair de um ato de campanha, também na capital equatoriana. De acordo com a imprensa local, a principal suspeita da polícia é que os carros-bomba tenham sido detonados por membros do Los Lobos, grupo criminoso que também reivindicou autoria do assassinato de VILLAVICENCIO.
A quinta-feira será marcada pelos depoimentos do ex-presidente JAIR BOLSONARO e de mais sete pessoas à Polícia Federal sobre as joias recebidas da Arábia Saudita. A Polícia Federal quer saber de BOLSONARO de onde partiu a ideia para vender as joias e relógios recebidos de presente da Arábia Saudita, para quem foram vendidos, e como foi o processo de recompra e retorno de alguns itens para o Brasil. As declarações à PF são simultâneas e começaram as 11 horas para evitar que os seguintes depoentes combinem versões. Entre os depoentes estão a ex-primeira dama MICHELLE BOLSONARO, o Tenente-coronel MAURO CID, ex-ajudante de ordens de JAIR BOLSONARO, o General MAURO LOURENA CID, pai de MAURO CID e FREDERICK WASSEF, advogado do ex-presidente.
A taxa de desemprego no Brasil foi de sete vírgula nove por cento no trimestre móvel terminado em julho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre fevereiro e abril, o período traz redução de zero vírgula seis ponto percentual na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de nove vírgula um por cento. Para um trimestre encerrado em julho, essa é a menor taxa desde 2014, quando foi de sete por cento. Com os resultados deste trimestre, o número absoluto de desocupados teve baixa de seis por cento contra o trimestre anterior, chegando a oito milhões e 500 mil pessoas.
A discussão da validade da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas volta à pauta do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira. O ministro ANDRÉ MENDONÇA vai concluir seu voto no começo da sessão. O ministro já afirmou que é a favor da aplicação da tese na definição das áreas dos povos originários. Também disse que deve apresentar uma sugestão de entendimento que, se aceita, sintetizaria a posição da Corte. Essa proposta - assim como as que foram apresentadas pelo relator, EDSON FACHIN, e pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES - deverá ser avaliada pelos demais ministros. Após Mendonça, será a vez de CRISTIANO ZANIN apresentar o voto.
A Comissão de Proteção Civil, em reunião nesta quarta-feira, aprovou requerimento para a realização de seminários regionais sobre defesas civis municipais com o objetivo de desenvolver o plano estadual de proteção e defesa civil. O autor da iniciativa e presidente do colegiado, deputado SÉRGIO GUIMARÃES do União, explicou a importância dessa discussão. Ele disse que o objetivo é percorrer Santa Catarina por intermédio dos seminários regionais, conhecendo as características dos eventos climáticos de cada região e as estruturas das defesas civis dos municípios. Ao final desse roteiro, a intenção é construir um grande plano de defesa civil que possa socorrer com urgências as famílias atingidas por intempéries.
O Procon de Florianópolis notificou a 123 Milhas para que devolva valores e emita passagens de clientes da cidade em 48 horas. Segundo o órgão, 47 consumidores abriram reclamações contra a empresa, após ela suspender, em 18 de agosto, os pacotes e a emissão de passagens da linha Promo. A empresa pediu recuperação judicial. O Procon disse que, em caso de descumprimento, ela por pagar multa diária de dois mil reais para cada um dos 47 processos abertos em Florianópolis.O documento, uma decisão cautelar incidente, foi enviado à 123 Milhas nesta quarta-feira, conforme o órgão. A medida foi tomada porque a empresa não respondeu a notificação anterior do Procon Florianópolis, que pedia informações sobre a suspensão dos pacotes e emissão de passagens.
O Governo do Estado repassou 55 milhões e 900 mil reais para 38 municípios catarinenses por meio do recém-lançado modelo de Transferência Especial Voluntária, concretizando os acordos do governador JORGINHO MELLO com os prefeitos durante o Programa SC Levada a Sério Mais Perto de Você. Os primeiros números mostram ainda que o Poder Executivo realizou 63 TEVs entre os dias 18 e 30 de agosto. Os números foram apresentados pelo secretário da Casa Civil, ESTÊNER SORATTO durante a assembleia-geral da Federação Catarinense de Municípios realizada nesta quarta-feira em Florianópolis. Ele detalhou o cronograma de transferências de recursos para as administrações municipais e também tirou dúvidas sobre as normas impostas pela legislação aprovada no início de agosto regulamentando a TEV.
As equipes da Secretaria de Obras de Belmonte continuam as ações de recuperação e melhoria das estradas do interior. Nesta semana, os trabalhos foram concentrados na linha Bela União, no trecho que liga à divisa com o município de Descanso. Na quarta-feira, o prefeito JAIR GIUMBELLI esteve no local para verificar o trabalho. No trecho foi realizada a recuperação completa da via, com drenagem, cascalhamento, nivelamento e compactação. No mesmo local, em março, a prefeitura entregou uma nova ponte, edificada em parceria com o município de Descanso.
A programação farroupilha do mês de setembro vai começar na próximas segunda-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACHI, as atividades terão início na segunda-feira com a guarda do fogo simbólico na Praça Central Walnir Bottaro Daniel entre seis da tarde e dez da noite. Nos dias oito e nove de setembro haverá o concurso de peões barriga verde e das prendas da décima terceira região. No dia 13, São Miguel do Oeste vai receber a cavalgada da integração no Parque de Exposições Rineu Gransotto. No dia 20, dia do Gaúcho, haverá um café de chaleira aberto ao público e a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade. Entre os dias 12 e 22 de setembro haverá curso de dança e oficinas culturais de aprendizado, ações estas, organizadas pelas invernadas artísticas. No final do semana dos dias 22, 23 e 24 de setembro ocorre o Acampamento Farrapo na Linha Gramadinho.
Termina hoje o prazo de inscrições para para exposição de animais de forma gratuita na Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Guaraciaba. A Facig vai acontecer entre os dias 29 de setembro e primeiro de outubro. Poderão se inscrever produtores rurais, que possuem propriedade no município de Guaraciaba, com inscrição estadual de produtor rural ativa e que cumpram os requisitos do edital. Os interessados deverão entregar os documentos para habilitação junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente até o final da tarde desta quinta-feira. Não haverá nenhum custo de estrutura para o expositor, porém o expositor que se inscrever e desistir do processo ou não expuser, será aplicada multa de mil reais.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste vai realizar um leilão que contempla 12 itens, entre eles, veículos, máquina pesada, caminhão e pneus. De acordo com a secretária adjunta de Administração, THAÍS COSTA, os lances já podem ser efetuados pela internet. Os links estão disponíveis pelo site do Município www.saomiguel.sc.gov.br. Ela informa ainda, que a sessão online de disputa de preços e encerramento dos lances será no dia 14 de setembro, a partir das 10 horas da manhã. Os interessados em vistoriar os bens a serem apregoados podem agendar visita com o Departamento de Patrimônio.
Termina hoje o seminário com orientações sobre o atendimento à população imigrante em Santa Catarina. O intuito é capacitar os municípios do Extremo Oeste já que essa é uma região que concentra um grande número pessoas vindas de outros países. O seminário acontece na Câmara de Vereadores e reúne técnicos e gestores da Política de reúne até cinco representantes de cada cidade e foi organizada pela Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes e pela Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria de Assistência Social. O evento termina por volta da quatro horas da tarde e aborda os temas relacionados a presença cada vez maior de imigrantes na região.
A programação do seminário começou na manhã de ontem com a contextualização da situação do imigrante no país e em Santa Catarina abordando desde tráfico de pessoas, trabalho escravo, até questões raciais. Na parte da tarde, foram debatidos os atendimentos da população imigrante nos serviços públicos e o repasse de recursos. Hoje pela manhã, o tema tratado foi a regularização documental dos imigrantes junto a Polícia Federal e à tarde haverá espaço para apresentação de boas práticas, discussões e proposições. De acordo com a secretária de Descanso e coordenadora do colegiado de secretários de assistência social da Ameosc, ANDRESSA BRUGNEROTTO, esse tipo de evento é fundamental para os municípios da região que enfrentam dificuldades em razão do aumento da população imigrante. Os municípios da região estão cobrando o repasse de recursos do governo federal para fazer frente ao aumentos dos gastos com os serviços públicos demandados pelos imigrantes.
A assembleia legislativa de Santa Catarina vai promover nesta sexta-feira uma audiência pública para discutir a situação dos produtores de leite do estado. O evento vai reunir deputados, autoridades locais e produtores da região para discutir pontos como a queda dos preços e alta nos custos de produção. A proposição para realizar a audiência é do deputado ALTAIR SILVA. De acordo com ele, os produtores afirmam que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo. O debate acontece às 14 horas na Câmara de Vereadores do Município. A comissão já realizou uma audiência desse tipo em Seara no começo do mês e vai promover outros encontros em Presidente Getúlio e Braço do Norte.
O Sesi Extremo-Oeste conta com uma nova coordenadora de Saúde. A nova gestora é FABIANE SOUTHIER, graduada em Educação física e colaboradora do Sistema FIESC – SESI há 14 anos. Ela assume o cargo no lugar LEANDRO JACSON SCHACHT, que acumulava os atendimentos do Oeste e Extremo-Oeste. Agora, os setores têm coordenações distintas, melhorando o atendimento nas localidades. FABIANE explicou que ter o cargo de Coordenação de Saúde preenchido novamente, tanto para o SESI, quanto para a região, representa a continuidade e o fortalecimento dos esforços para melhorar a saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores e da comunidade em geral. Ela comentou que isso contribui para um ambiente mais saudável e produtivo, além de proporcionar acesso a serviços e programas que podem fazer diferença na vida das pessoas.
Está em andamento, no ginásio da Escola Básica São Miguel, a Feira Regional de Ciências e Tecnologia em São Miguel do Oeste. O tema deste ano é "Possibilidades de bem viver!". A abertura do evento foi realizada na noite de quarta-feira e contou com a presença de alunos e autoridades. A feira está reunindo os trabalhos classificados nas etapas municipais das escolas da Coordenadoria Regional de Educação. Segundo a Coordenadora da feira, MAYARA NORONHA, a feira regional de Ciências vai até as quatro horas da tarde desta quinta-feira com a participação de 16 escolas da região e 25 trabalhos em exposição. A expectativa é que mil pessoas passem pelo local, que também contará com trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Apae.
Inicia nesta sexta-feira, às sete e 20 da manhã, a programação alusiva à Semana da Pátria 2023 em São Miguel do Oeste. O evento inaugural está programado para o décimo quarto RCMEC. No local, haverá uma breve solenidade militar e condução do fogo simbólico até a Praça Walnir Bottaro Daniel, onde a chegada está prevista para às oito horas. De imediato, será realizado o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional e hora cívica. A secretária adjunta de Cultura, MARLOVA CASEMIRO, ressalta que, diariamente, haverá o hasteamento das bandeiras às oito horas e o arriamento às seis da tarde. Diversas entidades, instituições, órgãos públicos, clubes de serviço, escolas e a comunidade em geral estarão envolvidos na programação, que contará com horas cívicas e guarda do fogo simbólico.
O ponto alto da programação da Semana da Pátria, mais uma vez, será o desfile militar no dia 07 de Setembro. Nesse dia, a programação prevê o hasteamento das Bandeiras eToque do Clarim as oito horas, execução do hino nacional e Hora Cívica com as oficinas da Cultura e Banda Municipal. O Desfile Militar começas as nove horas com previsão de durante entre uma hora e meia e duas horas. Ao meio dia tem a Feijoada da Independência promovida pelo Lions Clube São Miguel do Oeste. As seis da tarde ocorre o arriamento das Bandeiras, extinção do Fogo Simbólico e encerramento oficial da Semana da Pátria 2023.
A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de São Miguel do Oeste assim como os postos de Saúde do município seguem recebendo reclamações e elogios em relação ao atendimento prestado aos pacientes. A informação é da gestora da UPA 24 Horas, CLAÚDIA MALDANER. Ela foi entrevistada no Rede Peperi Notícias Segunda Edição e destacou que as reclamações são frequentes e são baseadas praticamente em relação ao tempo e ao atendimento. Segundo ela, algumas pessoas esperam um tratamento ou medicamento diferente daquele que gostariam e isso acaba gerando insatisfação. Conforme ela, todos os ambientes de Saúde de São Miguel do Oeste possuem uma caixa que serve de ouvidoria, sendo que neste local pode ser depositado reclamações sobre qualquer situação.
Todas as sugestões e reclamações da comunidade são repassadas para cada unidade de Saúde que analisa os pontos que precisam ser melhorados e trabalhados visando um melhor atendimento. De acordo com a gestora da UPA 24 Horas, CLAÚDIA MALDANER, os profissionais são chamados para uma conversa e além disso, a cada três meses é feito uma reunião com a equipe médica para verificar o andamento dos trabalhos e melhorias que precisam ser feitas. A profissional salientou que além de reclamações, a UPA também registra um bom número de elogios do trabalho prestado. Questionada sobre as reclamações mais comuns recebidas pela Unidade de Pronto Atendimento de São Miguel do Oeste, ela citou que são três os pontos mais cobrados por parte dos pacientes.
A gestora da Unidade de Pronto Atendimento de São Miguel do Oeste, CLÁUDIA MALDANER frisou que o índice de elogios é maior que o de reclamações. Ela ressaltou que qualquer usuário também encaminhar as sugestões pessoalmente para a gestão da UPA ou dos postos de saúde. Em relação a equipe de trabalho, ela detalhou que a mesma está completa, possuindo quatro equipes de técnicos de enfermagem, médicos, motoristas, equipe administrativa e de recepção. A cada plantão, seis profissionais atuam, com exceção da madrugada que são cinco pessoas atuando no atendimento. De acordo com CLÁUDIA MALDANER, ao todo, 50 pessoas compõem o quadro de servidores da UPA 24 Horas.
Pela primeira vez em 2023, o município de são Miguel do oeste teve um desempenho negativo na geração de empregos formais. De acordo com dados do cadastro geral de empregados e desempregados, as empresas da cidade demitiram 673 pessoas e contrataram 663. Em julho, foram fechados 10 postos de trabalho. Os demais seis meses do ano, tiveram saldo positivo com geração de empregos com carteira assinada. O comercio foi o setor que mais fechou vagas de emprego em Julho: 33 no total. A Construção civil teve 25 demissões a mais do que o total de admissões. A agropecuária teve saldo negativo de 4 vagas. Apenas dois segmentos contrataram mais do que demitiram: o setor de serviços teve 27 vagas de saldo e a indústria contratou 25 trabalhadores a mais do que o total de demitidos e se recuperou de junho quando fechou 13 postos de trabalho.
No acumulado do ano, o saldo de São Miguel do Oeste ainda é positivo com 577 admissões a mais do que o total de demissões. A indústria teve o melhor desempenho nos sete primeiros meses do ano com saldo de 379 vagas de saldo. Os serviços geraram 181 postos de trabalho e o comércio, 25. A agropecuária teve saldo negativo de sete. A construção civil teve uma demissão a mais do que o total de demissões. Na comparação com os primeiro sete meses do ano passado, o desempenho do mercado formal de trabalho em 2023 é melhor. No ano passado, entre janeiro e julho, o saldo foi de 316 vagas abertas na cidade.
O vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST disse que o desempenho negativo na geração de empregos em julho não é um número isolado. O empresário disse que mesmo sendo o único mês do ano com mais demissões do que admissões, o dado é motivo de preocupação pra o segundo semestre. Ele explicou as razões para o quadro e citou que as empresas devem ficar atentas a conjuntura econômica que pode ter impactos na geração de empregos.
O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira reforçou o policiamento na Operação Hórus que atua na fronteira com a Argentina. A iniciativa é uma força-tarefa permanente do Programa Guardiões da Fronteira, do Ministério de Justiça e Segurança Pública, que conta com a atuação conjunta de todas as instituições, estaduais e federais, responsáveis pela segurança pública nos estados. As ações visam o enfrentamento ao crime organizado na faixa da fronteira com a Argentina, bem como nas divisas do Paraná e Rio Grande do Sul, proporcionando assim a melhoria da qualidade de vida e da segurança nas cidades. A intensificação das ações no âmbito da Operação Hórus obteve como resultado até o momento a apreensão de 836 munições de fuzil 762, além de 75 quilos de maconha, apreendidos pela Polícia Militar na cidade de São Lourenço do Oeste. Já na cidade de Dionísio Cerqueira, além de ocorrências de descaminho e comprimento de mandados de prisão, destaca-se uma ocorrência de descaminho, envolvendo a apreensão de um veículo avaliado em 508 mil reais.
A Polícia Militar de Maravilha flagrou um homem portando drogas na manhã desta quinta-feira. De acordo com a PM, as guarnições de rádio patrulha visualizou um homem que estava na rua e dispensou um cigarro que estava fumando. A guarnição ao se aproximar sentiu forte cheiro de maconha, sendo então localizado um cigarro de maconha parcialmente consumido. O homem assumiu a posse do entorpecente e informou a guarnição, que teria mais certa quantia em casa. O homem foi acompanhado até sua residência e o restante do entorpecente foi apreendido. Ele foi enquadrado pelo crime de posse de droga para uso pessoal.