-DEPUTADOS APROVAM CRIAÇÃO DE LOTERIAS DA SAÚDE E DO TURISMO
-MAIS DE UM MILHÃO E MEIO DE PESSOAS FORAM RECENSEADAS PELO IBGE EM SC
-PROJETO VISA CRIAR NOVAS VAGAS PARA PSICÓLOGA E ASSISTENTE SOCIAL
-VEREADOR PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE O BOA AGRICULTURA CEDRENSE
-VEREADORA SUGERE CRIAÇÃO DO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
-MUNICÍPIO PARTICIPA DO PROGRAMA GENTE CATARINA PARA MELHORAR IDH
-GOVERNO ESTADUAL DEVE LANÇAR “OBSERVATÓRIO AGRO CATARINENSE”
-LIONS CLUBE REALIZA VENDA DE PASTEL COM CHOPP ESTE SÁBADO
-RODADO DE CAMINHÃO ATINGE CARRO DE SÃO JOSÉ DO CEDRO
-BATIDA ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO
O tempo está ensolarado. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Dezenas de milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas mais intensas em três décadas no Paquistão. Desde junho, mais de mil e cem pessoas morreram, um terço do país foi inundado e há prejuízos bilionários. Os trabalhos de emergência para resgatar se intensificaram nesta terça-feira no Paquistão para tentar ajudar os afetados pelas enchentes. As autoridades e organizações humanitárias tentam acelerar a entrega de ajuda às mais de 33 milhões de pessoas afetadas, um em cada sete paquistaneses, mas a tarefa é complexa devido aos danos nas rodovias e pontes.
Subiu para 22 o número de mortos em enfrentamentos entre grupos xiitas em Bagdá, no Iraque, nesta terça-feira. O conflito acontece após o clérigo xiita MOQTADA AL-SADR - o político mais influente do país - anunciar na segunda-feira que deixaria a vida política após não conseguir formar governo para comandar o país. SADR, que já foi buscado pelos Estados Unidos por se opor à ocupação norte-americana no país, venceu as eleições realizadas no Iraque em outubro de 2021, mas não conseguiu apoio de outros partidos para formar governo, como exige a legislação do Iraque. Desde então o país é governado por um primeiro-ministro interino.
Cinco pessoas morreram e sete ficaram feridas nesta terça-feira em bombardeios russos contra o centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, afirmaram o governador regional e o prefeito. Segundo o governo da Ucrania, os ocupantes russos bombardearam os bairros do centro de Kharkiv. O prefeito Kharkiv, Igor Terekhov, anunciou o balanço de cinco mortos e sete feridos. Desde o início da guerra, centenas de civis morreram na região de Kharkiv, próxima da fronteira com a Rússia, de acordo com as autoridades locais.
A Receita Federal libera nesta quarta-feira o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Serão beneficiados quatro milhões 462 mil 564 contribuintes, no valor total de seis bilhões de reais. O pagamento será depositado ou transferido via Pix, conforme solicitado na declaração. Os contribuintes presentes nesse lote receberão a restituição com acréscimo, referente à variação mensal da taxa Selic em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento. A correção será de três por cento. Quem não constar ainda neste quarto lote poderá ser beneficiado no último lote, em 30 de setembro.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que autoriza o governo federal a criar as loterias da Saúde e do Turismo. O texto seguirá para sanção presidencial. Segundo a proposta, uma parte do lucro do que será arrecadado nas modalidades dos jogos será destinado ao Fundo Nacional de Saúde, no caso da Loteria da Saúde; e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo no caso da Loteria do Turismo. O projeto que autoriza a criação das novas loterias surgiu no segundo mês da pandemia. A proposta aprovada pelos deputados nesta segunda prevê que o Ministério da Economia será responsável pelas regras de concessão para exploração das novas loterias, que devem ser publicadas em até 30 dias após a publicação da lei.
O Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, votou na noite desta terça-feira para proibir o porte de armas em seções eleitorais. A exceção para a regra são os membros das forças de segurança que estejam a trabalho e sejam requisitados pela autoridade eleitoral a entrar em uma determinada seção. O tribunal analisou uma consulta pública enviada por nove partidos. Eles argumentavam que deveria haver uma restrição do porte de armas. O relator, ministro RICARDO LEWANDOWSKI, determinou que, dois dias antes da votação, no dia do pleito e nas 24 horas seguintes, ninguém se aproxime armado a menos de 100 metros do local de votação, a não ser no caso da exceção dos policiais.
Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira o edital do concurso público para o cargo de procurador do Estado em Santa Catarina. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 5 de setembro. O salário inicial para os aprovados é de 31 mil 915 reais. Ao todo, são 42 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência. A carga horária da função é de 40 horas semanais. As inscrições preliminares vçao até o dia quatro de outubro de 2022 e podem ser feitas via site do concurso da PGE-SC. O certame prevê prova objetiva, duas provas práticas, uma prova oral e prova de títulos.
O número de mesários voluntários que irá trabalhar nas Eleições em Santa Catarina no próximo mês de outubro aumentou 37 vírgula três por cento entre o pleito de 2020 e 2022. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 64 mil 442 mesários foram convocados até esta terça-feira, no Estado, e dentro desse total, 42 mil e 62 são voluntários, ou seja, 65 vírgula 27 por cento. Em 2020, o percentual de voluntário correspondeu a 51 por cento do total. As pessoas convocadas para serem mesárias vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos.
Mais de um milhão e meio de pessoas foram recenseadas em Santa Catarina pelo IBGE até domingo. Segundo o primeiro balanço do Censo Demográfico 2022, divulgado nesta terça-feira, a população catarinense está mais velha. O levantamento parcial do instituto aponta que a faixa etária mais numerosa na população do Estado mudou em relação aos censos anteriores. Em 2022, as pessoas de 35 a 39 anos são a maioria das pessoas que vivem em Santa Catarina, segundo os dados coletados até agora. Em 2000, essa faixa era a das pessoas de 15 a 19 anos e, em 2010, a de 25 a 29 anos. Além disso, as informações iniciais indicam que o Estado possui um crescimento da população feminina. Do total de moradores recenseados até domingo, 51 vírgula três por cento eram mulheres.
A Ameosc segue promovendo capacitações aos profissionais de diversas áreas dos municípios abrangentes da Associação. A mais recente foi com os integrantes das secretarias de Educação. A informação é do secretário Executivo AIRTON FONTANA. A ideia foi debater sobre o planejamento educacional de cada um dos 19 municípios visando planejar e desenvolver novas metas para os próximos meses. Ao todo foram 60 profissionais da educação que participaram da educação.
O Lions Clube de Guarujá do Sul está se preparando para realizar a primeira pastelada com chopp. A venda será realizada este sábado a partir das 16 horas. De acordo com o gestor ARI HARTH, serão disponibilizados sete sabores de pastéis para a população, desde doces como de chocolate, banana com canela, e romeu e julieta.Além dos salgados como de carne, queijo e pizza. A ideia é vender entre 500 a 600 pastéis e em torno de 300 litros de chopp. Parte dos valores arrecadados com a comercialização serão revertidos na compra de aparelhos ortopédicos. Por isso, ele acredita que a população vai participar desta ação do Lions. Atualmente a entidade conta com 400 aparelhos ortopédicos e todos eles estão sendo usados pelos moradores.
A secretaria de Educação de São José do Cedro promoveu algumas mudanças na diretoria da creche do Loteamento São Domingos. Assim a diretora DAIANE PASSARIN deixa o cargo no final do expediente. A partir de amanhã a nova gestora IVANETE DA SILVA BÍCEGO assume o cargo. DAIANE permaneceu como gestora por oito meses, mas antes já estava desempenhando serviços no Cemeg. Ela também deixa a equipe da secretaria de Educação para trabalhar no setor privado. Para ela, trabalhar no setor público foi de fundamental importância onde soube se expressar para o público. Durante seu período como diretora foi dada a continuidade aos serviços e também implantado novos métodos no educandário infantil. A diretora deixou alguns investimentos programados para serem efetuados nos próximos meses.
A secretaria de Educação de Guarujá do Sul está trabalhando com um cronograma de alimentação escolar diferenciado para este segundo. Os detalhes são da nutricionista MÁRCIA FERNANDES. A partir de agora a alimentação passou a contar com inclusão dos produtos provenientes da agricultura familiar e compra institucionais. Além de realizar a compra de alimentos orgânicos de propriedades devidamente certificadas. O intuito é promover alimentação mais saudável visando garantir a saúde dos estudantes. A nutricionista também relatou que está elaborando o calendário alimentar para o ano letivo de 2023. Assim começa o próximo ano com tudo encaminhado para desenvolver as atividades, já que são muitas regras a serem seguidas pelas nutricionistas. Contudo, alguns impasses atrapalham a realização de muitas ações. Ela lembrou que ao mesmo tempo em que as escolas são cobradas para fornecer produtos de qualidade, o governo Federal não tem reajustado os valores pagos às unidades escolares.
Os agricultores que estão interessados em participar do edital de alimentos orgânicos podem entrar no site oficial da prefeitura. A nutricionista MÁRCIA FERNANDES, relatou que as propriedades certificadas em Guarujá do Sul produzem uma boa quantidade de orgânicos. A exemplo, de melado, de feijão, batata-doce, entre outros tipos de alimentos. Desta maneira valorizando os produtores rurais de Guarujá. O município conta com oito propriedades rurais certificadas para fornecimento destes alimentos. Conforme ela, a intenção é incluir este tipo de alimentos até a segunda quinzena de setembro.
A secretaria de Estado da Agricultura em parceria com outras entidades e órgãos vai lançar em dezembro deste ano o projeto “Observatório Agro Catarinense”. A informação é de uma das coordenadoras GLAUCIA PADRÃO. Fazem parte do projeto a Epagri, Cidasc, Seasa e também o CEPA, Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina. Ela disse que o ambiente é inovador e visa permitir uma visão ampla do agro e da dinâmica das transformações dos espaços rurais. Conforme ela, o sistema será formado por um site onde haverá as informações que serão compostas por pesquisas e estudos para posterior divulgação dos indicadores de informações. As parcerias firmadas com as principais fontes interessadas nos últimos anos permitiram que as informações pertinentes ao agro fossem armazenadas. Entre as áreas de atuação voltadas ao agronegócio, ela citou o comércio exterior, desenvolvimento rural, produção e mercado, informações de infraestrutura da produção, entre outras.
O “Observatório Agro Catarinense” terá a sua gestão baseada em dados e o seu principal objetivo será divulgar os índices e informações permitindo a tomada de decisões. A declaração é de uma das coordenadoras GLAUCIA PADRÃO. Ela salientou que serão beneficiados desde os agricultores, até secretários de Agricultura e os próprios governantes, possibilitando uma previsibilidade e um acerto maior nas tomadas de decisões. O sistema está em fase de alimentação visando a geração de indicadores e a própria construção do site que será lançado no final deste ano. O “Observatório Agro Catarinense” vem para suprir uma carência no setor catarinense. GLAUCIA disse que atualmente as informações estão espalhadas em vários lugares e a ferramenta vem para mudar essa realidade e agilizar os procedimentos nesse quesito.
A secretaria de Agricultura de Anchieta realizou a terceira etapa do curso de gado de corte na Linha Salete. Conforme o secretário RAFAEL FERREIRA, aconteceu a terceira etapa do curso de gado de corte, que está sendo ofertado pela Secretaria de Agricultura e a Epagri. Nesta terceira etapa, os participantes receberam informações sobre manejo sanitário e farmácia básica. Sendo que na parte da manhã os participantes realizaram a parte objetiva e a tarde pratica. Também aconteceu a participação do Cidasc que fez uma explicação a respeito da transferência de animais entre Estados. O curso foi dividido em cinco etapas, sendo que as demais acontecem conforme cronograma estipulado.
A secretaria da Saúde de Princesa participa de formação permanente em parceria com São José do Cedro, Anchieta e Palma Sola. De acordo com o secretário MARCOS VIVAN, o objetivo é fortalecer a atenção à saúde da família. Ele disse que os temas foram pré-definidos, voltados para as necessidades e as realidades que fazem parte do dia a dia das equipes de saúde. Está em pauta a valorização dos profissionais, o atendimento humanizado, o trabalho em equipe, o relacionamento interpessoal, as responsabilidades, a ética e o sigilo, a limpeza dos ambientes, entre outros. A capacitação foi dividida em sete grupos. A ação já teve início, e o próximo encontro acontecerá amanhã entre às oito e 17 horas. O público alvo do segundo encontro compõem o grupo de gestores e assessores em saúde. Os temas a serem abordados tratarão das estratégias de como trabalhar com equipes heterogêneas e liderança. O investimento na capacitação é de 23 mil e 146 reais dividido entre os quatro municípios participantes. A formação vai encerrar no mês de novembro.
Anchieta vai integrar o grupo de municípios participantes do programa Gente Catarina. Em Santa Catarina, 61 municípios que ficaram abaixo de zero vírgula sete por cento no Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, em 2010 participam do programa que visa melhorar estes dados. Conforme o prefeito IVAN CANCI, naquele ano o município de Anchieta ficou abaixo do índice necessitando agora integrar este grupo. Com isso, algumas intervenções na área de educação, saúde, social e desenvolvimento econômico. O programa não visa destinação de mais verbas públicas aos municípios, mas políticas de análise profunda para saber formas e métodos de conseguir atingir as metas mínimas. Além de prestar auxílio na definição de prioridades para desenvolvimento do município. Assim as administrações terão um diagnóstico para melhor aplicar os recursos em áreas que mais precisam de atenção no momento. CANCI informou que na segunda-feira que vem será realizada uma reunião com consultores que irão assessorar Anchieta.
A criação de um Conselho da Pessoa com Deficiência, composto por familiares e representantes da sociedade cedrense, foi apresentada na última sessão ordinária de agosto realizada na segunda-feira. A vereadora MÁRCIA DEMOSSI, autora da indicação, explicou que a ideia surgiu das mães sobre a necessidade de acompanhar o cenário local para desenvolver políticas públicas. O debate sobre isso nasceu durante o encontro entre as mães de autistas promovidas pela secretaria de Educação. Na oportunidade ainda foi apresentada a demanda de disponibilizar vagas de estacionamento para pessoas com espectro autista em frente aos colégios. A vereadora explicou que muitas destas pessoas não conseguem aguardar para o desembarque. Também foi apresentada a possibilidade de disponibilizar um servidor para acompanhar estes estudantes durante o transporte escolar.
Um projeto de lei que deu entrada na sessão de segunda-feira à noite na Câmara de Vereadores de São José do Cedro cria vagas para contratar uma psicóloga e uma assistente Social. A informação é da vereadora TÂNIA DOS SANTOS. Ela relatou que este era um dos pedidos feitos enquanto estava respondendo pela secretaria de Educação. Depois de aprovado pela Câmara, o projeto vai à sanção do prefeito. Segundo a vereadora, estes dois profissionais vão trabalhar diretamente com as escolas visando solucionar os problemas encontrados na rede municipal. O concurso será realizado no ano que vem onde será aberto espaço para contratação de dois profissionais para 40 horas de trabalho. TÂNIA aproveitou para relatar sobre o projeto que prevê investimentos em móveis para algumas escolas e secretaria de Educação. O colégio Cebem São Cristóvão e o Núcleo Santo Isidoro serão os primeiros beneficiados.
O suplente de vereador, VOLNEI DALLO, que está substituindo temporariamente o vereador FERNANDO WILL durante sua licença, abordou quanto ao programa Boa Agricultura Cedrense. O segundo ciclo contará apenas com bônus agrícola. Conforme o suplente, aquilo que foi elaborado e apresentado à Câmara não foi efetivamente implantado em prol aos agricultores. O primeiro ciclo do programa contava com dois tipos de incentivos, horas-máquinas e o bônus agrícola que funcionaram distintamente beneficiando o agricultor com apenas um destes incentivos. Contudo, o vereador afirmou que o projeto elaborado pela administração tratava sobre os dois incentivos aos trabalhadores rurais, ou seja, dispensaria a escolha de um deles e seria possível usar os dois incentivos. Mas não foi o que ocorreu. O suplente ainda lembrou que a administração esteve presente em algumas sessões da Câmara para explicar como funcionaria o programa, e ao ser questionado sobre a disponibilidade de recursos para atender os programas, foi garantida a municipalidade possui condições financeiras para o programa.
Em virtude disso, foi solicitadas informações da administração quanto a pontos relativos à lei municipal sobre o programa Boa Agricultura Cedrense. O suplente VOLNEI DALLO solicitou envio de relatório das horas terceirizadas de silagem, horas-máquinas de todos os agricultores atendidos com máquinas da municipalidade. Como também o nome do agricultor e horas realizadas, além dos gastos com terraplanagem realizados. Ele ainda relatou que alguns agricultores relataram que as horas-máquinas são mais vantajosas para a atividade. Conforme o suplente, todo o agricultor beneficiado com o bônus agrícola precisou desembolsar de 25 a 30 por cento a mais do que se tivesse ficado com as horas. Por isso, para ele este programa na forma que foi executado retirou incentivos dos agricultores. VOLNEI acredita que mesmo com o reajuste no valor do bônus que deve ficar em sete por cento ficará abaixo da expectativa e do que foi praticado. O executivo e a secretaria de Agricultura foram convocados para estarem na próxima sessão.
O fornecimento de água do Semae voltou ao normal após manutenção de uma bomba que foi danificada por causa da inundação que atingiu a estação de captação de água na Santa Terezinha, em São José do Cedro. A informação é do engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO. Em entrevista para a Rádio Cedro, ele relatou que o Semae, assim que soube do problema, contatou a empresa responsável para fazer a manutenção da peça. Enquanto isso ocorria, a cidade foi abastecida com uma bomba de menor potência podendo até causar falta de água em pontos mais altos da cidade. Com a reinstalação da bomba mais forte, o que ocorreu ainda no final da tarde de ontem, com isso o abastecimento voltou à normalidade em São José do Cedro. SMANHOTTO também informou que os materiais para efetuar a troca dos filtros chegaram ao Semae, porém devido ao frio dos últimos dias a troca ainda não foi realizada. O problema com a bomba também atrasou o serviço. Por isso, dentro dos próximos dias isso deve ocorrer durante à noite.
Um motociclista ficou ferido ao ser atingido por um carro no cruzamento das Ruas Marcilio Dias com Firmino Dalbosco, no bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste, na tarde de ontem. De acordo com a Polícia Militar, a motorista do veículo Gol relatou que seguia pela Marcilio Dias quando o motociclista cortou sua frente causando a colisão. Com a batida o motociclista e a moto foram arremessados. Ele sofreu escoriações e suspeita de fratura da clavícula. Os bombeiros foram acionados e encaminharam o homem ao Hospital Regional. Populares contaram para a reportagem que no local acontecem muitos acidentes e, por isso pediram para que a administração coloque uma rotatória no cruzamento.
Em rondas pela Rua Antônio Ciechanow, no Bairro Vila Real, em Descanso, a Polícia Militar avistou uma motocicleta que transitava pela via, sendo que, ao avistar a viatura o condutor tentou fugir, mas, acabou colidindo na parte frontal da viatura policial. Durante a abordagem foi constatado que o condutor tinha 12 anos de idade. Ele relatou aos policiais que seus pais estariam trabalhando momento em que pegou a motoneta para sair. O adolescente não sofreu lesões e os responsáveis por ele não compareceram ao local. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou os procedimentos. O menor foi entregue na delegacia de Policia juntamente com a motoneta para os demais procedimentos cabíveis.
O rodado de um caminhão de leite acabou se soltando e acabou atingindo um veículo emplacado em São José do Cedro na noite de ontem às 19 horas e 45 minutos na BR-163, próximo a Cooperoeste, em São Miguel do Oeste. Além do veículo Gol de Cedro, o rodado de um caminhão leiteiro, com placas de Pinhalzinho, acabou se soltando e atingindo outro veículo. O primeiro deles foi uma S10, de Barra Bonita. Com o primeiro impacto, o veículo teve a roda dianteira esquerda arrancada. Em seguida, o rodado do caminhão atingiu um veículo Gol, com placas de São José do Cedro. Com o impacto, a parte frontal do veículo ficou destruída, além de ter apresentado um princípio de incêndio, que foi controlado com o uso de extintores. No Gol, estavam três pessoas que não se feriram. A PRF de Guaraciaba foi acionada para atender a ocorrência.