-RECEITA FEDERAL PRORROGA PRAZO PARA MEI REGULARIZAR DÍVIDAS
-96% DOS MUNICÍPIOS DE SC TIVERAM SALDO POSITIVO DE EMPREGO NOS ÚLTIMOS 12 MESES
-COLETA DE MATERIAIS TERMINA COM 20 CARGAS DE LIXO RETIRADAS DO MEIO RURAL
-AEROSUL CONFIRMA INTENÇÃO DE COMEÇAR VOOS NO MUNICÍPIO NO MÊS DE SETEMBRO
-VEREADORA MARLI DA ROSA ASSUME SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
-RAPAZ SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM HOMICIDIO É PRESO NA REGIÃO
-COLISÃO ENTRE CAMINHONETE E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO BAIRRO SÃO LUIZ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um major-general foi o último soldado americano a deixar o Afeganistão nesta segunda-feira, segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unido. CHRISTOPHER DONAHUE ocupa o posto conhecido no Brasil como general de brigada. Com a partida do último voo do exército americano do aeroporto internacional de Cabul nesta segunda, teve fim a mais longa ocupação militar da história dos Estados Unidos. Foram duas décadas de presença militares no Afeganistão. Antes de deixar o aeroporto de Cabul, o Exército americano destruiu aviões, blindados e o sistema de defesa antimísseis do local.
A Coreia do Norte aparentemente retomou as operações de um reator de plutônio num movimento que poderia permitir que o país expandisse seu arsenal de armas nucleares. As informações são da Agência de Internacional de Energia Atômica, braço da Organização das Nações Unidas. O desdobramento, informado no relatório anual da agência sobre as atividades nucleares norte-coreanas, adiciona um novo desafio à agenda internacional do presidente americano, JOE BIDEN, junto à retirada das tropas americanas do Afeganistão e às discussões estagnadas sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 com o Irã.
A Covid-19 deixou mais de quatro milhões e 500 mil mortos desde o início da pandemia, de acordo com balanço feito pela Agencia France Press, com base em fontes oficiais. Hoje, acontecem 10 mil óbitos todos os dias no mundo, um número muito inferior ao recorde global alcançado em janeiro de 2021, mas 30 por cento superior aos números do início do verão no hemisfério norte. Ontem, a Organização Mundial da Saúde também fez um alerta para o aumento de novos casos do coronavírus na Europa.
A Receita Federal prorrogou até 30 de setembro o prazo para que microempreendedores individuais com impostos em aberto regularizem suas dívidas fiscais. O prazo estava previsto para acabar nesta terça-feira. Os débitos podem ser pagos utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional ou por meio de parcelamento, opções que estão disponíveis no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS. O pagamento dos tributos evita que o contribuinte perca benefícios previdenciários e que as dívidas sejam cobradas na Justiça. Até o fim da última semana, a Receita contabilizava quatro milhões de microempreendedores endividados.
O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal pediu o afastamento imediato de SÉRGIO CAMARGO da presidência da Fundação Palmares por assédio moral. Segundo a investigação, CAMARGO é responsável por perseguição político-ideológica, discriminação e tratamento desrespeitoso. A Ação Civil Pública, ajuizada na última sexta-feira e divulgada nesta segunda, será julgada pela Vara do Trabalho de Brasília. Em uma rede social, CAMARGO escreveu: "Baseado em que, manés? Ele postou ainda que o pedido do MP foi baseado em depoimentos mentirosos de “traíras e de militantes” que ele fez muito bem em exonerardemitir.
Sete entidades ligadas à agroindústria divulgaram nesta segunda-feira um manifesto em defesa do Estado Democrático de Direito e apontam preocupações com “os atuais desafios à harmonia político-institucional e, como consequência, à estabilidade econômica e social” do país. Parte dessas organizações também era signatária de um texto articulado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, cuja publicação acabou suspensa. O texto aponta as graves consequências que o país enfrenta ao se apresentar ao mundo “como uma sociedade permanentemente tensionada em crises intermináveis ou em risco de retrocessos e rupturas institucionais”.
Em reunião da tarde desta segunda-feira, a Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade um projeto que trata de financiamentos para idosos. A proposta segue agora para votação em plenário. O projeto, apresentado pelo deputado licenciado LUIZ FERNANDO VAMPIRO veda a oferta e contratação de empréstimo ou financiamento de qualquer natureza por meio de ligação telefônica para aposentados e pensionistas. Os membros do colegiado também aprovaram requerimento de autoria do deputado SÉRGIO MOTTA que prevê a realização de um ciclo de três seminários, mesa-redonda e exposição fotográfica, virtuais e presenciais, em outubro, relativo ao mês do idoso.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina enviou alerta com medidas a serem adotadas e intensificadas nas instituições de ensino para evitar o contágio da variante Delta da Covid. As condutas vão desde regras para o uso de ventiladores até mesmo a reserva de salas para isolamento e o treinamento de profissionais para conduzir as ações ao identificar alunos com sintomas gripais. Adolescentes de 12 a 17 começam a ser vacinados no dia primeiro de setembro, mas ainda não há previsão para imunizar as crianças. A nota da Dive destaca a confirmação da transmissão comunitária da Delta em Santa Catarina e da preocupação com a proteção das crianças. Dos 63 casos confirmados, 26 transmissões ocorreram dentro do Estado e sete foram importadas. Há ainda 30 casos em investigação.
No acumulado dos últimos 12 meses, 96 vírgula três por cento das cidades de Santa Catarina tiveram saldo positivo de postos de trabalho. Trata-se do melhor resultado do país, segundo os dados divulgados na última semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia. Em números gerais, 284 cidades catarinenses registraram mais contratações do que demissões entre agosto do ano passado e julho deste ano, ao passo que apenas onze municípios tiveram saldo negativo. No período, foram gerados 232 mil 973 empregos formais em Santa Catarina, resultado absoluto inferior apenas a São Paulo e Minas Gerais. 11 cidades catarinenses aparecem entre as 100 que mais geraram vagas nos últimos 12 meses.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia iniciou nesta segunda-feira uma operação para fiscalizar atividades de engenharia na zona rural de 19 municípios do Extremo Oeste. A ação tem mais de 600 obras para serem inspecionadas. De acordo com o gerente estadual de fiscalização do Crea, INGO WERNCKE, um dos principais objetivos da inspeção é verificar se está havendo o exercício e a atividade legal dos profissionais da área de engenharia já que as obra precisam da chamada ART. Serão vistoriadas qualquer atividade exige assistência técnica como a utilização de máquinas e equipamentos, construções rurais, sistemas de tratamento que envolvem licenciamento ambiental, terraplanagens, topografia e outras atividades relacionadas a engenharia.
A fiscalização do Crea nas áreas rurais de 19 municípios da região vai contar com a participação de 11 fiscais. De acordo com o gerente estadual de fiscalização do Crea, INGO WERNCKE, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia decidiu intensificar esse tipo de atuação após perceber a crescente demanda econômica dda região que não corresponde a diminuição de registros de atividades técnicas. Ele explicou que o objetivo não é punir os agricultores, mas orientar os proprietários rurais para que ocorra o melhor desenvolvimento das atividades com segurança. O Crea é uma autarquia federal, e tem como objetivo a fiscalização do exercício profissional de engenharia e agronomia.
A segunda coleta de materiais recicláveis terminou com cerca de 20 cargas de lixo retiradas do meio rural. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que a quantidade de materiais foi menor do que a primeira ação porque o volume de sacarias é menor nessa época do ano. ORSO citou que a terceira coleta do ano que deve ser realizada no último trimestre deve ser maior do que a atual. O secretário comentou que a iniciativa é importante porque mantem o meio ambiente limpo e coloca uma boa quantidade de materiais recicláveis nos galpões da Acomar, aumentando a renda das famílias que sobrevivem da reciclagem. A orientação é para que os agricultores sigam armazenado os materiais para a próxima etapa da campanha.
Está em tramitação na câmara de vereadores o projeto de lei da ficha limpa em Bandeirante. A proposta é de autoria da vereadora JANE RIES. A proposta estabelece critérios para o preenchimentos dos cargos de secretário, outros comissionados e função de confiança. De acordo com ela,projeto foi construído com base nos princípios da probidade e moralidade no serviço público. Entre outros pontos, o projeto de lei proíbe a nomeação para esses cargos na prefeitura e no poder legislativo de pessoas que tenham sido condenadas por crimes contra o patrimônio público, corrupção, meio ambiente, tráfico, racismo, crimes sexuais e eleitorais, além dos crimes previstos na lei Maria da Penha e feminicídios. A previsão é de que o projeto seja votado nas próximas sessões.
A Assembleia vai promover uma audiência pública para debater ações efetivas contra a evasão escolar nas redes públicas de ensino provocada pela pandemia. A decisão foi tomada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Autora do requerimento para a realização do evento, a deputada MARLENE FENGLER comentou que tem recebido muitas demandas sobre o problema. A audiência pública deverá contar também com a presença dos integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Deporto da Alesc. Serão convidados ainda representantes do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Educação, da Federação Catarinense de Municípios e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime.
Dados preliminares do Ministério Público e da Undime apontam quem quase 20 mil crianças e adolescentes estão fora da escola em Santa Catarina. As entidades apontam que são oito mil estudantes evadidos na rede estadual e 11 mil nas unidades de ensino das redes municipais. Na visão da deputada MARLENE SPENGLER essa é uma das consequências mais sérias e graves da pandemia do coronavírus. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que existe uma preocupação profunda com esse tema. A parlamentar citou que a sociedade catarinense não pode ficar parada. Ela comentou que é preciso adotar ações práticas para garantir o retorno desses alunos para as escolas e evitar as consequências danosas para o futuro dessas crianças e adolescentes.
A audiência pública sobre a evasão escolar em tempos de pandemia deve ocorrer no dia 14 ou 15 de setembro.A projeção é da deputada MARLENE FENGLER. Ela explicou que a audiência vai analisar os números da evasão escolar, identificar as causas e apontar ações para enfrentar o problema. A parlamentar comentou que defende uma campanha de conscientização da sociedade e uma espécie de pagamento para as famílias que tem mais dificuldades e que acabam retirando os filhos da escola para que eles ajudem em casa ou trabalhem para aumentar a renda familiar.
O município de São Miguel do Oeste realizou a entrega, no final da tarde de sexta-feira, de 14 novas moradias no Conjunto Habitacional Vila Nova. As famílias beneficiadas residiam em áreas de risco e as novas residências foram viabilizadas por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público. O projeto contempla a construção de 25 casas no total e terá um investimento de um milhão 250 mil reais milhão: 200 mil reais são do Fundo de Bens Lesados, 148 mil do Poder Judiciário e 900 mil de recursos próprios do Município. As casas possuem 47 vírgula oito metros quadrados de área construída, dividida em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Além das casas entregues na semana passada no Conjunto habitacional Vila Nova, o município tem outros projetos para reduzir o déficit habitacional. A informação é do diretor de Habitação, PAULO HENRIQUE COUTO. De acordo com ele, os projetos em desenvolvimento são para a construção de outras casas no Loteamento Vila Nova e também para a implantação de um novo conjunto habitacional. Esse último será construído em um próximo momento, em parceria com as famílias interessadas. O objetivo é contemplar um número maior de pessoas, mas o projeto ainda não tem data para ser executado. Outro projeto é para construção de uma sede recreativa para os moradores do Vila Nova, com área coberta, campo de futebol suíço e quadra de vôlei de areia.
A vereadora MARLI DA ROSA assumiu nesta segunda-feira, o cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável. A função era acumulada, até então, pelo vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, desde o último mês de abril. MARLI já exerceu o cargo de secretária municipal de Planejamento e de Urbanismo no decorrer das últimas duas gestões. Ela assume a pasta para continuar as principais ações do setor que são o projeto Juro Zero, incentivos econômicos, implantação de áreas industriais e promoção de cursos para formação de mão de obra. A nova secretária afirmou que vai permanecer um período na pasta, mas não especificou quanto tempo. O suplente de vereador do PSD, NELVIO PALUDO vai assumir a vaga de MARLI na câmara de vereadores.
A nova secretária de Desenvolvimento Sustentável esteve no Peperi Entrevista de hoje e explicou porque aceitou o convite do prefeito WILSON TREVISAN para retornar ao governo municipal. Ela disse que ao assumir um cargo na prefeitura pode colocar em prática as demandas da comunidade e as indicações e tema que apresentou em oito meses de trabalho no poder legislativo, entre eles o Balcão Municipal de Empregos.
O balcão de empregos é a prioridade número um da nova secretária de Desenvolvimento Econômico. MARLI DA ROSA destacou que implantar a estrutura será a primeira ação que ela vai desenvolver na pasta. Ela disse que outra preocupação será intensificar as ações para atrair novos empreendimentos para o município. MARLI deve fazer contato hoje a tarde com os municípios de Campos Novos e Luzerna. Ela explicou que essas duas cidades são referência em políticas de atração de empresas de tecnologia e ela pretende aproveitar algumas ações desses dois municípios para São Miguel do Oeste.
Quatro pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Outras cinco pessoas entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos permanece estável com 32 moradores com a doença em isolamento domiciliar ou hospitalar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi registrado um óbito em decorrência de complicações da Covid. O caso é de um homem de 59 anos de Itapiranga. A ocupação é de 12 pacientes confirmados na UTI com 48 por cento dos leitos ocupados. Na enfermaria são três pacientes confirmados e taxa de ocupação em 18 por cento.
A Polícia Militar efetuou a prisão de um rapaz de 21 anos nesta segunda em São José do Cedro. Ele estava com mandado de prisão em aberto. Os PMs abordaram e identificaram o suspeito após informações serem repassadas por um Policial Militar de folga. O rapaz estava no bairro São Cristóvão quando foi efetuada a prisão. O homem detido nesta segunda-feira é suspeito de envolvimento no homicídio que ocorreu em Guarujá do Sul no mês passado.
Os Policiais Civis da região e do Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço e Xanxerê promoveram uma operação na comunidade da pedreira em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira. Segundo o Delegado da Comarca, ROBERTO CARPEGGIANI MOREIRA, a ação teve o objetivo de localizar armas, drogas e apreender celulares de suspeitos de envolvimento com crimes na cidade. Ele explicou que a operação de ontem faz parte de uma investigação em razão de disparos de arma de fogo que foram registrados na comunidade. Durante a ação de ontem, um homem foi conduzido para a delegacia de polícia. Participaram da operação as delegacias de Maravilha, Descanso, Dionísio Cerqueira e a Divisão de Investigação Criminal.
A Delegacia de Proteção à criança, adolescente, mulher e idoso cumpriu, nesta segunda-feira, um mandado de busca e apreensão na residência de um homem investigado por descumprir medidas protetivas de urgência vigentes em favor de sua ex-companheira. Uma equipe da Dpcami esteve na casa do homem para identificar e apreender elementos de prova para a investigação do caso. Na mesma tarde, como resultado da investigação, o investigado foi encaminhado para colocação de “tornozeleira eletrônica” na Unidade Prisional Avançada. O objetivo é rastrear a movimentação do homem evitando que ele volte a se aproximar da ex-mulher. A pena para quem descumpre medidas protetivas de urgência pode variar de três meses a dois anos de detenção.
Uma mulher ficou ferida em um acidente no final da manhã de ontem no bairro São Luiz. A colisão aconteceu por volta das 11 e 40 no cruzamento das ruas Castelo Branco e Waldemar Rangrab e envolveu uma moto Bis e uma caminhonete Strada. A condutora da moto sofreu escoriações generalizadas. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar foi acionada para a lavratura do Boletim de Ocorrência.