-SAÚDE É UMA DAS PASTAS MAIS AFETADAS PELO CONTINGENCIAMENTO DE 15 BILHÕES
-GOVERNO COMEÇA A FAZER OS PAGAMENTOS DOS PROJETOS DO FINANCIA LEITE SC
-JUARES FURTADO E VAIDA VAO DISPUTAR COMANDO DA PREFEITURA EM ROMELÂNDIA
-UNIÃO BRASIL, PSDB E PP OFICIALIZAM HOJE CANDIDATURA A PREFEITO
-MUNICÍPIO GERA 579 EMPREGOS FORMAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA BR 163
-PRF ENCONTRA QUASE 500 QUILOS DE MACONHA AS MARGENS DA BR 282
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de predominância do sol. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.
O chefe do Hamas, ISMAIL HANIYEH (HANIÉ), foi morto em Teerã, no Irã. A Guarda Revolucionária do Irã confirmou, em um comunicado, que o principal líder do Hamas e um de seus guarda-costas foram assassinados na manhã desta terça em Teerã e que está investigando o caso. Segundo a TV estatal iraniana, ele foi morto às duas horas de quarta, horário de Teerã, enquanto estava numa residência de veteranos de guerra no norte da capital iraniana. Os comunicados não dão detalhes sobre como o líder do Hamas foi morto e ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo HAINÉ e outros líderes do Hamas após o ataque do grupo em 7 de outubro.
O assassinato do líder político do Hamas, ISMAIL HANIÉ, nesta quarta-feira “não será em vão”. A afirmação é do presidente palestino MUSA ABU MARZOUK, membro do gabinete político do grupo radical islâmico. Um ex-comandante da Guarda Revolucionária do Irã, MOHSEN REZAIE, alertou que Israel “pagaria um alto preço” pelo assassinato de HAINÉ em Teerã. O Hamas emitiu uma declaração logo após dizer que HANIÉ foi morto em um “ataque sionista” em sua residência em Teerã. Facções nacionais palestinas e islâmicas convocaram uma greve geral e manifestações em massa após o assassinato de HANIÉ.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou o posicionamento das Forças Armadas e policiais nas ruas e comunidades do país a partir desta quarta-feira, em meio a protestos nacionais contra seu governo desde sua vitória nas eleições do último domingo. MADURO anunciou a medida em uma reunião conjunta do Conselho de Estado e de Defesa com autoridades de seu governo na tarde desta terça e a informou ao público venezuelano em pronunciamento horas mais tarde. O presidente disse que “quer ver os policiais nas ruas até que haja a consolidação do plano de paz”. Os protestos em todas as regiões do país, que se estenderam até a noite desta terça, deixaram ao menos 11 mortos e dezenas de feridos.
O Congresso Nacional retoma os trabalhos no dia nesta quinta-feira com 15 vetos presidenciais pendentes de votação. Desde maio, o presidente LULA barrou parcialmente quatro projetos de lei aprovados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Segundo o regimento, após o presidente da República discordar de algum projeto de lei aprovado pelo Legislativo, o veto dele precisa ser deliberado pelos senadores e deputados em sessão conjunta, no prazo de trinta dias corridos. Se não houver deliberação nesse período, a pauta é incluída na ordem do dia e passa a frente das demais, até a votação final do veto. Ainda não há sessão convocada para a deliberação dessas matérias.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decide nesta quarta-feira o novo patamar da taxa básica de juros do Brasil. As expectativas do mercado financeiro apontam para a manutenção da Selic em 10 e meio por cento ao ano. A quinta rodada de discussões do ano teve início nessa terça e o resultado com a nova taxa deve ser divulgado por volta das seis horas. Caso seja confirmada, esta será a segunda manutenção consecutiva da Selic. Na última reunião, em junho, o Copom interrompeu o ciclo de cortes da taxa de juros iniciado em agosto do ano passado.
O governo federal detalhou nesta terça-feira o aperto de 15 bilhões nos gastos, anunciado há quase duas semanas. A medida foi necessária para que as regras fiscais das contas públicas sejam cumpridas em 2024. O Ministério da Saúde teve uma redução de quatro bilhões e 400 milhões de reais. O das Cidades perdeu dois bilhões e cem milhões. Transportes, com queda de um bilhão e meio, e Educação, como bloqueio de um bilhão e 200 milhões também foram atingidos. O PAC, principal programa de obras do governo, teve quatro bilhões e 500 milhões de reais congelados. Foram congelados ainda nove bilhões em despesas discricionárias da União. Os gastos discricionários são aqueles não obrigatórios.
Uma consulta pública sobre o Plano Aeroviário de Santa Catarina foi aberta e estará disponível por 30 dias. Esta é a última etapa para conclusão do trabalho iniciado em 2023 pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina. O Paesc é um estudo encomendado pelo governo do Estado e tem o objetivo de atualizar o quadro estadual e orientar o desenvolvimento e investimentos no setor aeroviário de Santa Catarina. Com o plano, será possível identificar demandas e vocações de cada um dos aeroportos. Ao longo do trabalho, três novos aeroportos foram incluídos no Plano, elevando o número de terminais em Santa Catarina para 24.
Os pagamentos dos projetos do Financia Leite SC começaram a ser feitos pelo Governo do Estado nesta semana. A ação faz parte do Programa Leite Bom SC, que entrou em vigor em abril deste ano. O Financia Leite SC possibilita um empréstimo de até 40 mil reais por produtor, sem juros e com subvenção de 30 por cento, o que representa um abatimento de até 12 mil reais no empréstimo. O prazo de pagamento é de cinco anos. Até agora, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária recebeu 262 projetos do Financia Leite SC, o que resulta num montante de aproximadamente oito milhões e 900 mil no investimento do Estado. Para ter acesso ao programa, os agricultores devem procurar a Epagri.
Santa Catarina já criou 95 mil 398 mil empregos com carteira assinada, no acumulado do primeiro semestre de 2024. O número é 35 por cento maior do que o registrado em 2023 e o maior já alcançado, desde o início da série histórica iniciada em 2004. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O setor de serviços liderou o levantamento mensal, com a criação de quatro mil 813 mil vagas de emprego em junho de 2024. Em segundo lugar, aparece a indústria com três mil e sete novas vagas com carteira, mais do que o dobro das vagas abertas em maio. Com isso, nos primeiros seis meses de 2024, indústria e serviços apresentaram um ritmo elevado na geração de empregos.
O Corpo de Bombeiros realizou ontem à noite a primeira edição do curso de capacitação sobre procedimentos em caso de engasgamento em bebês. O curso foi direcionamento para gestantes do município. A iniciativa é uma parceria dos bombeiros com a secretaria de saúde e o curso de Enfermagem da Unoesc. 16 gestantes participaram do primeiro encontro. O objetivo é promover o curso uma vez por mês. As gestantes interessadas em participar da capacitação devem procurar a secretaria de saúde de São Miguel do Oeste.
Na sessão ordinária desta terça-feira, a Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou diversos projetos de lei e proposições. Entre outros assuntos, os vereadores discutiram e aprovaram uma moção de apelo para que a Administração Municipal revise todas as ruas existentes no município e coloque placas de informação onde faltam. As placas devem conter o nome da rua, especialmente nos novos loteamentos. De acordo com a justificativa da moção, a ausência dessas sinalizações tem gerado uma série de dificuldades para os moradores e serviços essenciais, como bombeiros, Samu, Correios, entregadores de aplicativos e motoristas de Uber. A moção é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Os vereadores também aprovaram, nesta terça-feira, o projeto de lei que altera as leis orçamentárias do município com a abertura de crédito adicional suplementar na importância de 420 mil reais. O objetivo é incrementar dotação orçamentária em execução para a continuação dos serviços públicos de saúde, especialmente para aconstrução da nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Rita. Para a abertura do crédito suplementar, são reduzidas dotações orçamentárias da Divisão de Cemitérios, pertencente à Secretaria de Urbanismo, e Fundo Municipal de Desenvolvimento Agrícola, pertencente à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura. O projeto tramitou em regime de urgência e foi aprovado em votação única por unanimidade.
A Acismo vai realizar, no mês de agosto, quatro cursos de qualificação para os empresários associados. Um deles éEmpretec, um curso intensivo e imersivo que trabalha as características do comportamento empreendedor e busca desenvolver habilidades essenciais para o sucesso nos negócios. Outro é o Programa de Gestão e Vivência Empresarial em parceria com a Fundação Empreender e a Facisc. Além disso, serão realizados os cursos de Excelência em Vendas em parceria com o Senac e o Workshop Negócios Inteligentes - Decisões estratégicas e autenticidade. De acordo com o Diretor de Prestação de Serviços da Acismo, FABRÍCIO PALOSCHI, esses cursos são fundamentais para capacitar os empreendedores.
A CDL vai realizar, daqui a pouco, uma coletiva de imprensa para o lançamento do Liquida São Miguel 2024. O evento está confirmado para as duas horas da tarde na sede da entidade. O Liquida São Miguel vai ocorrer no parque de exposições Rineu Gransotto e, pelo segundo ano consecutivo, será em formato de feirão. O evento será nos dias seis, sete e oito de setembro. De acordo com o coordenador do Liquida, ROGERIO MASSAIA DOS SANTOS, todos os espaços foram comercializados. Neste ano, serão cerca de 100 estandes e não há mais espaço para novos expositores. ROGERIO esteve no Peperi Entrevista de hoje e o Globo em Foco vai detalhar as informações da entrevista na edição de amanhã.
A Acismo lançou na tarde desta quinta-feira o Voz Única Municipal. O evento foi realizado no espaço Cowrking da Associação Empresarial. De acordo com o presidente da entidade, GIOVANNI GOBBI, o Voz Única é um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do município. Na prática, a Acismo fará um levantamento das principais necessidades, vai publicar uma cartilha com cada um desses pleitos, fará encontros de entrega das cartilhas aos candidatos a prefeito e um debate sobre os temas abordados. GOBBI destacou que, além disso, a associação reforçará ainda mais seu papel de acompanhamento dessas demandas e traçará um raio-x do que o município precisa.
O Cartilha Voz Única está alinhado com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A explicação é do presidente da Acismo, GIOVANNI GOBBI. Ele comentou que a Acismo está ouvindo as sugestões do empresários para a definição de cinco prioridades do setor produtivo-empresarial para os candidatos a prefeito. Na ultima eleição para governador, a Acismo participou do Cartilha Voz única que levantou mais de 700 demandas para os candidatos a governador. Desse total, 60 foram priorizadas e acompanhadas de perto pela Federação e as associações nas regiões. As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura liderou os pedidos, abrangendo 60 por cento dos pleitos listados.
Romelândia terá dois candidatos a prefeito na eleição deste ano. Os partidos fizeram as convenções no sábado, dia 27, e confirmaram os nomes que vão disputar o comando do município na eleição. PSDB, União Brasil e PT realizaram a convenção municipal no sábado pela manhã e escolheram o nome do atual prefeito JUAREZ FURTADO do PSDB como candidato a reeleição. VANIR PERONDI do PT foi o nome escolhido como candidato a vice-prefeito. Além disso, os três partidos definiram 25 nomes para disputar as nove vagas da câmara de vereadores de Romelândia. Na mesma ocasião foi aprovado o nome da coligação como "Romelândia não pode parar".
A coligação PL-MDB de Romelândia também realizou as convenções no sábado, pela parte da tarde, e definiu os nomes para disputar a eleição deste ano. Durante a convenção, os partidos oficializaram o nome de VALDECIR DE OLIVEIRA, o VAIDA do PL como candidato a prefeito e o nome de MILTON AIMI do MDB como candidato a vice-prefeito. Os dois partidos terão 20 candidatos à vereador no pleito deste ano. O nome da coligação do PL e do MDB para a disputa da eleição é “Trabalho, Transparência e respeito pelo povo”.
Em São Miguel do Oeste, três partidos tem convenção programada para a noite desta quarta-feira. As reuniões começam as sete horas na câmara de vereadores e envolvem o União Brasil, PSDB e Partido Progressistas. O grupo deve confirmar os nomes de PAULO DRUMM do União Brasil como candidato a prefeito e GILMAR BALDISSERA do Progressistas como candidato a vice. Além da coligação para a eleição majoritária, as siglas também devem confirmar nesta quinta-feira os nomes dos candidatos a vereador pelos três partidos.
São Miguel do Oeste fechou o mês de junho com a geração de 79 empregos com carteira assinada. O dado é do cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho. De acordo com o levantamento, o número é o melhor para o mês de junho desde 2021. O setor que mais contribuiu para esse resultado foi a indústria com 36 vagas. O comércio teve 34 contratações a mais do que o total de demissões. A construção civil teve oito vagas de saldo e o serviços gerou sete empregos com carteira assinada. O segmento agropecuário foi o único com saldo negativo com seis postos de trabalho fechados.
No primeiro semestre do ano, São Miguel do Oeste teve saldo positivo de 579 vagas de emprego, praticamente o mesmo número dos primeiros seis meses do ano passado. O setor da indústria teve o melhor resultado com 206 postos de trabalho. O segundo segmento com melhor desempenho foi o de serviços com 201 vagas criadas. O comércio teve saldo de 103 postos de trabalho. A construção civil abriu 76 vagas e o setor agropecuário fechou sete empregos nos primeiros seis meses de 2024.
Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira suspeito de armazenar imagens de abuso sexual infantojuvenil. A operação foi realizada pela Polícia Federal em Maravilha. A Justiça Estadual de Santa Catarina expediu um mandado de busca e apreensão, cumprido pela Polícia Federal com o objetivo de combater a divulgação de material de abuso sexual de crianças e adolescentes pela internet. A investigação teve início após a identificação de contas utilizadas para acessar e armazenar conteúdo de abuso sexual infantil. Na casa do suspeito, foram apreendidos um computador e dispositivos de armazenamento eletrônico, que passarão por análise e perícia. O homem deverá responder pelo crime de armazenamento de imagens contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.
Um médico investigado por gravar pacientes e armazenar mais de 13 mil imagens contendo cenas de pornografia infantil foi preso preventivamente na Comarca de Itapiranga. A decisão judicial também determina a suspensão cautelar de todo e qualquer contrato administrativo de prestação de serviços médicos pelo investigado com o Estado ou municípios de Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira, o GAECO, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas cumpriu, em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Itapiranga, três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em investigação instaurada para apurar o armazenamento ilícito de imagens e vídeos contendo cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes. Durante a ação, o médico suspeito dos crimes foi preso.
A operação que resultou na prisão do médico é um desdobramento de ações realizadas em 24 de novembro de 2023. Na oportunidade, após investigação do GAECO baseada em dados cibernéticos, mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Itapiranga, atendendo a requerimento da Promotoria de Justiça da comarca, resultaram na apreensão de diversos equipamentos eletrônicos que estavam em posse do investigado. Após extração dos dados e elaboração de laudos periciais pela Polícia Científica, a equipe investigativa elaborou novo relatório de análise, desta vez indicando que, além do armazenamento de vasto conteúdo contendo cenas de pornografia infantil, o investigado também teria, na condição de médico, efetuado gravações clandestinas de pacientes do sexo feminino, nuas, durante atendimentos realizados no interior de hospital para o qual prestava serviço. A investigação prossegue em segredo de justiça.
Uma mulher de 46 anos ficou ferida em um acidente de trânsito na noite desta terça-feira na Avenida Willy Barth. A colisão, que ocorreu por volta das sete e meia, envolveu uma moto Yahama Neo e um Palio no Bairro São Gotardo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros à vítima, que sofreu escoriações. A condutora da moto foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Regional. O condutor do Palio não sofreu ferimentos.
Um motociclista sofreu graves ferimentos após cair de moto na BR-163 na noite de ontem. O acidente aconteceu por volta das dez e meia da noite nas proximidades da Cooperoeste. O condutor de uma moto perdeu o controle da direção e sofre uma queda. A vítima foi encontrada inconsciente e com sangramento. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O trecho da rodovia onde ocorreu o acidente está em más condições, com asfalto danificado e muitos buracos. O motociclista conduzia uma YamahaLander quando sofreu a queda.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 495 quilos de maconha às margens da BR-282 nesta terça-feira. A droga estava jogada no meio da vegetação, ao lado da rodovia, em Iraceminha. A maconha estava acondicionada em pacotes, alguns deles com manchas de sangue. Conforme a PRF, um motorista informou os agentes sobre pacotes suspeitos abandonados no mato. A equipe se deslocou até o local e encontrou os fardos de maconha. O material foi recolhido e encaminhado à Polícia Civil de Maravilha que ficará responsável pela investigação das circunstâncias e identificação dos envolvidos.