-GOVERNO LIBERA 4,5 BILHÕES DO ORÇAMENTO QUE ESTAVAM BLOQUEADOS
-SC CHEGA A MARCA DE CINCO MILHÕES DE DOSES DE VACINA APLICADAS
-AMEOSC VAI REFORÇAR PEDIDOS SOBRE AEROPORTO E HOSPITAL REGIONAL AO GOVERNO
-REGIÃO TEM TRÊS CIDADES ENTRE AS DEZ QUE MAIS VACINARAM CONTRA A COVID EM SC
-VACINAÇÃO DE PESSOAS DE 34 E 35 ANOS É MARCADA POR LONGAS FILAS NA PRAÇA
-LEILÃO DE MÁQUINAS TERMINA EM PANCADARIA EM MUNICÍPIO DA REGIÃO
-POLÍCIA PROCURA DUPLA QUE PRATICOU ASSALTO EM PANIFICADORA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
As pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19 representam cerca de 85 por cento dos hospitalizados na França, incluindo nas unidades de terapia intensiva e 78 por cento das mortes por causa do vírus, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira. Entre 31 de maio e 11 de julho, as pessoas não vacinadas representavam 84 por cento das internações hospitalares convencionais e 85 por cento nos serviços de cuidados críticos. Os pacientes completamente vacinados representavam apenas sete por cento das internações, uma proporção cinco vezes menor que a porcentagem de vacinação da população francesa nesse período.
O ex-chanceler nicaraguense FRANCISCO AGUIRRE e a ativista de direitos humanos MARÍA OVIEDO foram detidos por suspeita de ações contra a soberania da Nicarágua, em mais uma medida do governo contra críticos do presidente DANIEL ORTEGA. Com as prisões de AGUIRRE e OVIEDO, subiu para 31 o número de opositores detidos pelo governo ORTEGA desde junho. A repressão é vista como uma forma de se reeleger para um quarto mandato consecutivo nas eleições de sete de novembro. O Parlamento nicaraguense aprovou em fevereiro de 2020 uma reforma criminal que permite às autoridades prender, por até 90 dias, pessoas investigadas por um crime. Antes, o prazo era de três dias.
Um terremoto de magnitude seis vírgula um atingiu a costa norte do Peru nesta sexta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Ao menos 41 pessoas ficaram feridas na região de Piura, três delas com gravidade. O presidente peruano PEDRO CASTILLO, que participava de um desfile em celebração à independência peruana, na capital Lima, deixou o evento e partiu em direção ao local do terremoto. Em Piura, prédios no Centro Histórico foram afetados e centros comerciais suspenderam o funcionamento e na cidade de Sullana o muro de uma escola desabou.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que a conta de luz continuará em agosto com a taxa extra mais elevada. Portanto, com a decisão, seguirá em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar dois, na qual são cobrados nove reais e 49 centavos a mais na conta de luz a cada 100 quilowattshora consumidos. O valor é 52 por cento superior ao registrado em junho, quando a bandeira vermelha dois também estava em vigor e custava seis reais e 24 centavos a mais a cada 100 quilowatts hora. O valo foi reajustado a partir de julho. Segundo projeções da área técnica da Aneel, a tendência é que a bandeira vermelha patamar dois vigore até novembro nas contas de luz.
A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta sexta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO editou um decreto para liberar os quatro bilhões e 500 milhões de reais do orçamento federal deste ano que ainda estavam bloqueados. Na semana passada, BOLSONARO já havia anunciado que a medida seria adotada. Segundo a equipe econômica, a liberação foi possível em razão da revisão, para baixo, dos gastos obrigatórios do governo. Ao todo, a revisão de estimativas no terceiro bimestre reduziu os gastos obrigatórios em 16 bilhões e 800 milhões. Com o desbloqueio de ontem, a folga liberada no teto de gastos chegou a 12 bilhões e 300 milhões de reais.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira que a Polícia Federal retome as investigações do inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir na instituição. O inquérito está suspenso e, segundo MORAES, a PF não precisa mais aguardar a definição sobre o formato do depoimento de BOLSONARO, se por escrito ou presencial. O julgamento do STF sobre o tema está marcado para setembro. Na decisão desta sexta, o ministro do Supremo afirmou que há diligências pendentes para a PF cumprir que podem ser executadas independentemente do depoimento.
Santa Catarina atingiu a marca de mais de cinco milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. São cinco milhões, 50 mil e 79 imunizados, sendo três milhões 601 mil da primeira dose e um milhão 448 mil da segunda. Ao menos 10 cidades têm mais de 75 por cento da população com a primeira dose. Além disso, o Estado chegou próximo de atingir outra marca nesta sexta-feira: 20 por cento da população totalmente imunizada, com a segunda dose ou a vacina de dose única. Entre os grupos prioritários, a cobertura da primeira dose já está em 87 vírgula 24 por cento, enquanto a segunda está em 47 vírgula 45 por cento.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse que “vislumbra” o fim da pandemia da Covid-19 no Brasil até o final deste ano. A declaração foi dada nesta sexta-feira durante visita a Blumenau, no Vale do Itajaí. Ao falar sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus, o ministro garantiu que toda população adulta será contemplada com a primeira dose da vacina até setembro e com as duas doses até o fim de dezembro. QUEIROSA esteve em Blumenau nesta sexta-feira para conhecer o trabalho da cidade no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Durante a visita, o ministro, que é médico, aplicou uma vacina em um cidadão que estava no local para recebe o imunizante.
Santa Catarina tem seis cidades entre os 50 municípios brasileiros que mais geraram postos de trabalho no primeiro semestre do ano. O melhor desempenho entre as catarinenses foi de Joinville, que teve um saldo de 10 mil 838 empregos, ficando na décima segunda colocação nacional. Em seguida, aparece Blumenau com o décima sexto posto em nível federal. Completam a lista catarinense São José na posição 26, Itajaí na colocação 28, Chapecó que ficou em quadragésimo primeiro e Jaraguá do Sul ficou na posição 42. No primeiro semestre de 2021, o estado teve um saldo positivo de 126 mil 111 vagas com carteira assinada. Foi o terceiro melhor resultado do país.
As aulas no município de Romelândia serão retomadas na semana que vem. De acordo com o secretário de Educação, ELISANDRO SCHILINDWEIN, o segundo semestre começa na próxima segunda-feira. Durante o recesso escolar, nos dias 22 a 29 de julho, os profissionais da Educação do município participaram de mais uma etapa anual da formação continuada. Participaram da formação neste primeiro semestre professores de creche, pré-escola, ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, serviços gerais e os Gestores das escolas. SCHILINDWEIN disse que a capacitação contou com uma palestra e quatro oficinas, sendo que uma delas ocorreu de forma remota onde os profissionais desenvolveram um projeto para ser aplicado em sala e posteriormente apresentado para os demais relatando a experiência que tiveram.
O Peperi Debates deste sábado olhou para um crime bastante comum e que desafia toda a sociedade: o tráfico de drogas. O programa de hoje debateu por que é tão difícil enfrentar e reduzir a comercialização de entorpecentes, já que, apesar das inúmeras apreensões e prisões feitas pelas polícias, o crime continua ocorrendo. O debate contou com a participação do delegado da Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL, doSub Comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, ALCIONES PULGA e do advogado e presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB de São Miguel do Oeste, JEAN CARLOS CARLESSO. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O tráfico de drogas é um crime que movimenta grandes valores e que envolve uma grande estrutura em todo o país. A afirmaçao é do sub comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, major ALCIONES PULGA. Além disso, a droga entra com muita facilidade no Brasil, principalmente da Bolívia, Peru e Cocaína. Esses dois fatores explicam porque o tráfico de drogas é um crime tão difícil de ser combatido. Outro ponto citado por PULGA é que a legislação praticamente descriminalizou o consumo, o que alimenta e fortalece o tráfico. A Polícia Militar vem atuando para combater o crime, com prisões e apreensões, mas existe uma grande dificuldade em desmantelar essa grande estrutura que existe para manter o tráfico de drogas. PULGA citou que neste ano já foram feitas 14 prisões por trafico no município, mesmo número de todo o ano passado.
Existe uma gama de empecilhos que dificultam o combate ao tráfico de drogas. A análise é do delegado da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil, JOÃO WESTPHAL. De acordo com ele, o tráfico, além dos aspectos criminais, é uma questão de saúde pública. Na visão do delegado, as apreensões e prisões são importantes, mas o grande objetivo dos órgãos de segurança pública deve ser chegar no centro de distribuição. O central para enfrentar o crime é atacar o traficante principal e enfraquecer o patrimônio que ele tem e que usa para sustentar a rede criminosa. WESTPHAL também citou que a demanda por drogas é assustadoramente alta em São Miguel do Oeste. O delegado comentou ainda que a venda e o consumo de drogas estão presentes em todas as camadas sociais da cidade, inclusive nas classes média e alta.
O advogado e presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB de São Miguel do Oeste, JEAN CARLOS CARLESSO, defendeu, no Peperi Debates, a legalização da maconha. Para ele, essa é uma forma de enfraquecer o crime organizado que se sustenta no tráfico. Na visão do advogado, a humanidade sempre usou drogas, sejam lícitas ou ilícitas, e essa dependência nunca vai desaparecer. CARLESSO comentou que a legalização vai ter impactos na renda dos traficantes e vai gerar recursos de impostos para o poder público investir em setores importantes e nas próprias ações e combate ao tráfico. Ele citou que não há como discutir o tráfico sem fazer o debate sobre a droga em si. CARLESSO também citou que o tráfico gera uma série de outros crimes como furtos, roubos, corrupção e homicídios.
O Hemosc de Chapecó está com a grande maioria das tipagens sanguíneas com estoque adequado. A informação é da coordenadora de captação de sangue do hemocentro, ELIANA RIBICKI. De acordo com ela, o órgão tem conseguido manter uma estabilidade nas últimas semanas o que é extremamente positivo para essa época do ano. Conforme ela, uma das maiores dificuldades é com relação as tipagens negativas, como por exemplo o O negativo e A negativo. ELIANA ressaltou que os dois tipos são os mais difíceis de encontrar na comunidade regional.
Das oito tipagens de sangue, sete estão com estoques adequados. A afirmação é da coordenadora de captação de sangue do Hemosc, ELIANA RIBICKI. Ela destacou que o único tipo com estoque reduzido no momento é o O negativo. Ela salientou que é de extrema importância que os interessados em realizar doações procurem as secretarias municipais de Saúde para conseguir o transporte até o Hemosc de Chapecó. ELIANA ressaltou que outra opção é pelo site, no endereço eletrônico www.hemosc.org.br ou ainda pelo telefone 3700-6410, repetindo, 3700-6410.
Os doadores não precisam ficar preocupados na hora da doação de sangue, pois todos os cuidados estão sendo tomados e respeitados quanto para evitar um possível contágio da Covid-19. O comentário é da da coordenadora de captação de sangue do Hemosc, ELIANA RIBICKI. Ela disse que as pessoas que contraíram o coronavírus e quem teve contato com algum familiar que teve a doença pode fazer a doação de sangue sem nenhum problema. Ela explicou que quem contraiu a doença deve respeitar o período de 30 dias sem sintomas. Já quem teve contato com algum infectado deve doar após 15 dias. ELIANA RIBICKI alertou ainda sobre os cuidados na alimentação que cada doador deve ter ao menos 24 horas antes da doação de sangue. Ela reforçou que mais informações devem ser obtidas no site do Hemosc ou pelo telefone 3700-6410.
Quatorze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Outras 12 pessoas entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos, que se manteve praticamente estável nesta semana, é de 73. Nas últimas 24 horas, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou dois óbitos provocados pela Covid. São dois homens de 55 e 57 anos de Itapiranga e São Lourenço do Oeste. A ocupação é de 84 por cento nos leitos de UTI Covid com 21 pacientes confirmados. Na ala de enfermaria específica para pacientes com Covid são 12 confirmados e taxa de ocupação de 75 por cento dos leitos.
A vacinação contra a Covid foi marcada por longas filas na manhã de hoje na praça Walnir Botaro Daniel. Neste sábado, o município estendeu a imunização para pessoas com idades de 34 e 35 anos. Muitas pessoas foram logo cedo para a praça, o que resultou na formação de filas no local. A equipe da saúde orientou as pessoas a ficarem distantes uma das outras em pelo menos um metro e meio. Para este sábado, a secretaria de saúde tinha 900 doses para aplicar nos moradores de 34 e 35 anos. A campanha de vacinação deve ser retomada na semana que vem, mas o município ainda não divulgou o cronograma oficial.
A região extremo-oeste tem três cidades na lista de 10 municípios que superaram a marca de 75 por cento da população vacinada contra o coronavírus. Guaraciaba lidera o ranking catarinense da imunização com 86 vírgula sete por cento dos moradores. A cidade integra a lista de municípios que fazem fronteira com a Argentina onde está ocorrendo a vacinação em massa. A ação teve início na semana passada, após uma recomendação do Ministério da Saúde, e tem como objetivo evitar a disseminação da variante Delta. Santa Helena já vacinou 79 vírgula 68 por cento da população é o quinto do estado nesse quesito. O nono é Tunápolis com 76 vírgula 40 por cento de cobertura vacinal e Bandeirante é o décimo do estado com 76 virgula 32 por cento da população vacinada.
A Ameosc realizou nesta sexta-feira uma assembleia geral dos prefeitos na câmara de vereadores. Além de comemorar os 50 anos da associação, os prefeitos também discutiram temas de interesse coletivo das prefeituras. Durante o encontro, os representantes dos 19 municípios da Ameosc aprovaram duas proposições apresentadas pelo prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Uma delas solicita a desapropriação de um imóvel de sete mil 680 metros quadrados localizado em frente ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a fim de garantir futuras ampliações da instituição de saúde. Outra proposição solicita recursos para o recapeamento e alargamento da pista do Aeroporto Hélio Wasum, de 18 para 30 metros, a fim de viabilizar o recebimento de voos regulares.
As duas propostas aprovadas na Assembleia da Ameosc nesta sexta-feira já foram protocoladas pelo município de São Miguel do Oeste no governo do estado. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, as demandas já foram levadas ao governador CARLOS MOISÉS, mas o apoio forma dos 19 municípios do Extremo Oeste reforça a importância dos pedidos. Na visão do prefeito, a estruturação do aeroporto e a ampliação do Hospital Regional são questões centrais para a população do extremo-oeste. Os ofícios em nome da região serão entregues pela Ameosc na próxima semana ao governo catarinense.
Um homem de 21 anos foi preso durante a realização de barreira policial em continuidade a Operação Hórus na SC 305. A guarnição da PM realizou a abordagem em uma Parati em Campo Ere e durante a revista foram localizadas quatro munições de calibre 36. O responsável pela munição não tinha autorização para o porte e foi preso em flagrante delito. Ele vai responder pelo crime de porte ilegal de munição de uso permitido.
A Polícia Militar apreendeu 400 quilos de camarão de origem argentina trazido para o Brasil de forma ilegal. O produto estava em uma veículo Azera abordado por uma guarnição da PM em Dionísio Cerqueira. Durante a revista do carro, os policiais encontraram o camarão no porta-malas. A carga e o veículo foram apreendidos e entregues na Receita Federal. O condutor do Azera, um homem de 45 anos, irá responder pelo crime de contrabando. Segundo a PM, a importação de camarão de qualquer espécie somente é autorizada após fiscalização, inspeção, controle de qualidade e sistemas de análise de risco, fixados pelo Ministério da Agricultura, o que não aconteceu neste caso.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das cinco horas da tarde na rua
Jonh Kennedy, centro da cidade. A guarnição realizava rondas quando abordou um adolescente no interior de uma praça. O menor carregava dois cigarros de maconha.
A droga foi apreendida e o adolescente foi apreendido. Neste ano, a Policia Militar emitiu cerca de 50 termos circunstanciados por posse ou consumo de drogas no município. No ano passado, foram 85 TCs desse tipo.
Um leilão terminou em pancadaria em São João do Oeste nesta sexta-feira. A briga marcou o encerramento do processo de venda de veículos e máquinas da prefeitura na manhã de ontem. A confusão ocorreu por volta das dez e meia no auditório da prefeitura. O problema ocorreu durante os lances que eram anunciados no último lote. A leiloeira oficial anunciou uma retroescavadeira avaliada em 35 mil reais. Rapidamente os envolvidos no evento passaram a dar lances bem maiores. Quando um homem anunciou que pagaria 100 mil reais, começou a troca de socos. O fato gerou uma confusão no auditório e o leilão foi suspenso até a chegada da polícia. Os dois homens envolvidos são do Rio Grande do Sul. O homem de 41 anos que aguardou a chegada da PM é de Marau, Rio Grande do Sul. Ele preferiu não representar contra o outro envolvido que saiu do local. O vídeo da confusão pode ser visto no portal da Peperi na internet.
Dois homens assaltaram uma padaria no começo da noite de ontem no centro da cidade. A esposa do proprietário do estabelecimento estava fechando o caixa quando dois jovens entraram na empresa e anunciaram o assalto. Um deles portava um revólver. A mulher foi amarrada e os assaltantes levaram o dinheiro que estava no caixa e o celular da vítima. Após praticar o crime, eles fugiram a pé. Uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento em que a dupla entrou na panificadora. O vídeo está disponível no portal da Peperi na internet. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e fez buscas junto com a Polícia Civil. Os suspeitos ainda não foram localizados.