De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
As pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19 representam cerca de 85 por cento dos hospitalizados na França, incluindo nas unidades de terapia intensiva e 78 por cento das mortes por causa do vírus, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira. Entre 31 de maio e 11 de julho, as pessoas não vacinadas representavam 84 por cento das internações hospitalares convencionais e 85 por cento nos serviços de cuidados críticos. Os pacientes completamente vacinados representavam apenas sete por cento das internações, uma proporção cinco vezes menor que a porcentagem de vacinação da população francesa nesse período.
O ex-chanceler nicaraguense FRANCISCO AGUIRRE e a ativista de direitos humanos MARÍA OVIEDO foram detidos por suspeita de ações contra a soberania da Nicarágua, em mais uma medida do governo contra críticos do presidente DANIEL ORTEGA. Com as prisões de AGUIRRE e OVIEDO, subiu para 31 o número de opositores detidos pelo governo ORTEGA desde junho. A repressão é vista como uma forma de se reeleger para um quarto mandato consecutivo nas eleições de sete de novembro. O Parlamento nicaraguense aprovou em fevereiro de 2020 uma reforma criminal que permite às autoridades prender, por até 90 dias, pessoas investigadas por um crime. Antes, o prazo era de três dias.
Um terremoto de magnitude seis vírgula um atingiu a costa norte do Peru nesta sexta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Ao menos 41 pessoas ficaram feridas na região de Piura, três delas com gravidade. O presidente peruano PEDRO CASTILLO, que participava de um desfile em celebração à independência peruana, na capital Lima, deixou o evento e partiu em direção ao local do terremoto. Em Piura, prédios no Centro Histórico foram afetados e centros comerciais suspenderam o funcionamento e na cidade de Sullana o muro de uma escola desabou.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que a conta de luz continuará em agosto com a taxa extra mais elevada. Portanto, com a decisão, seguirá em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar dois, na qual são cobrados nove reais e 49 centavos a mais na conta de luz a cada 100 quilowattshora consumidos. O valor é 52 por cento superior ao registrado em junho, quando a bandeira vermelha dois também estava em vigor e custava seis reais e 24 centavos a mais a cada 100 quilowatts hora. O valo foi reajustado a partir de julho. Segundo projeções da área técnica da Aneel, a tendência é que a bandeira vermelha patamar dois vigore até novembro nas contas de luz.
A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta sexta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO editou um decreto para liberar os quatro bilhões e 500 milhões de reais do orçamento federal deste ano que ainda estavam bloqueados. Na semana passada, BOLSONARO já havia anunciado que a medida seria adotada. Segundo a equipe econômica, a liberação foi possível em razão da revisão, para baixo, dos gastos obrigatórios do governo. Ao todo, a revisão de estimativas no terceiro bimestre reduziu os gastos obrigatórios em 16 bilhões e 800 milhões. Com o desbloqueio de ontem, a folga liberada no teto de gastos chegou a 12 bilhões e 300 milhões de reais.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira que a Polícia Federal retome as investigações do inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir na instituição. O inquérito está suspenso e, segundo MORAES, a PF não precisa mais aguardar a definição sobre o formato do depoimento de BOLSONARO, se por escrito ou presencial. O julgamento do STF sobre o tema está marcado para setembro. Na decisão desta sexta, o ministro do Supremo afirmou que há diligências pendentes para a PF cumprir que podem ser executadas independentemente do depoimento.
Santa Catarina atingiu a marca de mais de cinco milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. São cinco milhões, 50 mil e 79 imunizados, sendo três milhões 601 mil da primeira dose e um milhão 448 mil da segunda. Ao menos 10 cidades têm mais de 75 por cento da população com a primeira dose. Além disso, o Estado chegou próximo de atingir outra marca nesta sexta-feira: 20 por cento da população totalmente imunizada, com a segunda dose ou a vacina de dose única. Entre os grupos prioritários, a cobertura da primeira dose já está em 87 vírgula 24 por cento, enquanto a segunda está em 47 vírgula 45 por cento.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse que “vislumbra” o fim da pandemia da Covid-19 no Brasil até o final deste ano. A declaração foi dada nesta sexta-feira durante visita a Blumenau, no Vale do Itajaí. Ao falar sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus, o ministro garantiu que toda população adulta será contemplada com a primeira dose da vacina até setembro e com as duas doses até o fim de dezembro. QUEIROSA esteve em Blumenau nesta sexta-feira para conhecer o trabalho da cidade no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Durante a visita, o ministro, que é médico, aplicou uma vacina em um cidadão que estava no local para recebe o imunizante.
Santa Catarina tem seis cidades entre os 50 municípios brasileiros que mais geraram postos de trabalho no primeiro semestre do ano. O melhor desempenho entre as catarinenses foi de Joinville, que teve um saldo de 10 mil 838 empregos, ficando na décima segunda colocação nacional. Em seguida, aparece Blumenau com o décima sexto posto em nível federal. Completam a lista catarinense São José na posição 26, Itajaí na colocação 28, Chapecó que ficou em quadragésimo primeiro e Jaraguá do Sul ficou na posição 42. No primeiro semestre de 2021, o estado teve um saldo positivo de 126 mil 111 vagas com carteira assinada. Foi o terceiro melhor resultado do país.
Saltinho promove oitava Conferência Municipal da Assistência Social. O encontro contou com a participação de várias lideranças e autoridades como prefeito, vereadores, secretários e representantes de entidades do município. O secretário de assistência social - EDIMAR RIBEIRO considerou a reunião muito positiva para Saltinho, e principalmente para quem precisa de ajuda. Foram debatidas políticas públicas de apoio à população, e também colocadas em pauta novas propostas para que o setor possa ser ainda mais eficiente em ajudar a quem precisa.
Conferência Municipal da Assistência Social de Saltinho tem palestra com especialista no assunto. JACINTA IMIG, que tem mestrado em políticas públicas, foi quem conduziu os trabalhos. Conforme o secretário EDIMAR RIBEIRO, os participantes foram divididos em cinco grupos, que elegeram delegados para colocar as propostas sociais. Na reunião também foram definidos mais 12 delegados, seis do setor governamental e a outra metade de fora do governo, para representar Saltinho na conferência estadual, que vai ocorrer em outubro.
Palma Sola também realiza Conferência Municipal de Assistência Social. A Secretaria de Assistência Social está trabalhando na organização para realizar esta programação. O secretário responsável pelo setor, IVANOR DE MOURA, disse que essa será a décima primeira Conferência Municipal de Assistência Social. Serão abordados pontos que são de dever do estado catarinense. Ele explicou ainda que os profissionais desenvolveram alguns trabalhos em grupo. O encontro está programado para iniciar às 7 e 45 da manhã do dia 13 de agosto.
Décima Conferência de Assistência Social terá duração de quatro horas. Conforme o secretário, o encerramento está programado para às 11 horas e 45 minutos. A empresa que estará ministrando a conferência é de Xaxim. DE MOURA estendeu o convite para as entidades do município de Palma Sola. O secretário citou ainda que a secretaria de Educação e Saúde, além do grupo de Idosos e também do grupo de mulheres que trabalham com hortaliças, podem fazer parte da Conferência.
Os chamados eixos são direcionados para setores específicos que visam a busca por desempenho em cada área. O secretário de Assistência Social, IVANOR DE MOURA comentou que é necessário separar as responsabilidades das esferas. Por isso, essa conferência trará uma explicação sobre isso para todos os envolvidos. IVANOR informou ainda que a população em geral pode participar desta capacitação. Mas solicitou que os interessados informem a Secretaria de Assistência Social para que possam estar organizando os grupos.
Encerrado o recesso das escolas municipais de Campo Erê. A secretária de educação ROSANGELA MOCELINI, informa que na segunda-feira, os estudantes devem voltar a frequentar as salas de aula. Garante que está tudo preparado para esse retorno, inclusive com melhorias no espaço físico dos educandários, que haviam sido planejadas antes do início do recesso. A responsável pela educação de Campo Erê adianta que estão sendo preparadas mudanças para essa volta, e conta que, para professores e funcionários, o período foi também de preparação para um retorno melhor.
Professores municipais recebem formação durante o recesso. A secretária de educação de Campo Erê - ROSANGELA MOCELINI, considera a preparação muito importante para a melhoria do ensino. Uma terapeuta e uma fonoaudióloga trabalharam a inclusão escolar de pessoas com deficiências como autismo, síndrome de down e déficit de atenção. Os professores contaram que maneiras fazem para que esses estudantes se sintam mais incluídos, e as profissionais sugeriram outras formas para complementar o que já é feito. Na opinião da secretária, a ação foi muito positiva e deve motivar um avanço na inclusão.
Formação é ampla e segue sendo trabalhada. ROSANGELA MOCELINI informa que nos próximos dias acontecerá uma videoconferência entre o Comitê Estratégico de Retomada das Aulas e a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Na reunião serão repassadas as mudanças que vão ocorrer no plano de contingência. A secretária adianta que o distanciamento entre estudantes vai baixar de um metro e meio para um metro, aumentando a quantidade de alunos por sala no regime presencial. Acrescenta que só vão fazer o modelo online aqueles com comorbidades. No caso de professores, devem voltar à sala de aula 28 dias após a aplicação da segunda dose da vacina.
Francisco Beltrão poderá liberar bailes e festas para quem estiver vacinado. A Prefeitura divulgou ontem um Decreto Municipal de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. Segundo o documento, o governo municipal poderá flexibilizar restrições e liberar bailes, festas e shows a partir do dia 14 de agosto, sempre com limitação da capacidade em 30 por cento e somente para quem estiver imunizado com as duas doses da vacina ou a dose única. Outra alteração é quanto aos restaurantes, bares e lanchonetes que poderão atender até a meia noite, com limitação da capacidade em 50 por cento. Reuniões, eventos, comemorações, confraternizações e encontros familiares, encontros nas residências terão o limite de 40 pessoas.
Suplente de deputado federal foi recebido pelo vice-prefeito de Campo Erê. ROQUE MELLO mostrou a JORGE GOETTEN as potencialidades e os setores mais carentes. Fora da política GOETTEN é um importante empresário, com mais de 2 mil e 500 funcionários. Ele também é vice-presidente estadual do PL e até 2 de agosto percorre a região. Com isso, pretende conhecer a realidade dos municípios. JORGE aproveita para ressaltar o trabalho do senador JORGINHO MELO para Santa Catarina e ao mesmo tempo sua atuação no Congresso Nacional.
Suplente JORGE GOETTEN diz que em breve deve assumir mais uma vez uma cadeira na Câmara dos Deputados. Quando isso acontecer, o vice-prefeito ROQUE MELLO quer que o parlamentar olhe por Campo Erê e estenda sua contribuição para melhorar os setores mais carentes, que na opinião de ROQUINHO estão no campo do trabalho e renda e das moradias.
Liminar bloqueia bens de prefeito e funcionário nomeado em Irati. O prefeito de Irati NEURI MEURER, e o chefe de setor de Saneamento Básico da Secretaria Municipal de Obras, AMADEUS GODOIS, estão com os bens indisponíveis no valor suficiente para garantir o ressarcimento dos cofres públicos e a multa em caso de condenação por atos de improbidade administrativa. Além disso, GODOIS deve ser afastado do cargo. A decisão judicial liminar atendeu ao requerido pela Promotoria de Justiça de Quilombo em uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa.
Segundo a ação, o prefeito nomeou GODOIS de forma ilegal para ocupar o cargo comissionado de Chefe de Setor II na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de junho de 2017 a janeiro de 2020. Nesse período, o servidor comissionado jamais teria desempenhado qualquer atribuição de direção, chefia ou assessoramento. Ele trabalhava na limpeza e organização de materiais no ginásio de esportes de Irati. Em janeiro de 2020, GODOIS foi nomeado pelo prefeito para ocupar o cargo comissionado de chefe de setor de Saneamento Básico na Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos.
A nomeação e a ocupação desse cargo também seriam ilegais, porque o servidor não tem os conhecimentos técnicos exigidos e porque não há indícios de que ele tenha de fato trabalhado na função. O promotor BRUNO POERSCHKE VIEIRA relata na ação que, em pesquisa no site da prefeitura de Irati "verificou-se a absoluta ausência de publicização de qualquer ato praticado por AMADEUS GODOIS no exercício do cargo de Chefe de Saneamento Básico". Além disso, segundo o Promotor, quando o réu foi ouvido no Ministério Público, ele teria deixado claro que não sabe ler e que foi nomeado porque sempre ajudou o prefeito, o qual, por isso, tinha prometido ajudá-lo.
Segundo a apuração, o prejuízo ao município com as nomeações ilegais foi de seis mil 715 reais. Para chegar ao valor do bloqueio de bens, o Juízo da Comarca de Quilombo levou em consideração a capacidade real de ressarcimento dos prejuízos e do pagamento das multas civis. Com isso, no caso do prefeito, a indisponibilidade dos bens ficou limitada a 20 mil 146 reais. Já para GODOIS, a valor ficou em 13 mil 430 reais, além da perda do cargo. Cabe recurso da decisão.
Colisão entre veículos tem tombamento de caminhonete no bairro São Francisco. Um acidente foi registrado entre uma caminhonete S10 e um Palio, em São Lourenço do Oeste, ontem. Com a batida a caminhonete acabou tombando. O acidente aconteceu na rua Tiradentes, bairro São Francisco, em frente a empresa Kellogg's. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender possíveis vítimas.