-MAIA CHAMA NOVO IMPOSTO DE 'JEITINHO' E DIZ QUE VOTARÁ CONTRA
-ALESC OFICIALIZA ABERTURA DE PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA O GOVERNADOR
-REGIÃO VAI CONTAR COM MAIS QUATRO POLICIAIS CIVIS PARA REFORÇA EFETIVO
-PREFEITOS DA AMEOSC VÃO AMPLIAR RESTRIÇÕES PARA ENFRENTAR PANDEMIA
-COMITÊ DECIDE LACRAR PARQUES INFANTIS E QUADRAS ESPORTIVAS PÚBLICAS
-CAMINHÃO CAIU EM RIBANCEIRA DE 30 METROS E DEIXA UMA PESSOA FERIDA
-MOTORISTA FICA PRESO AS FERRAGENS EM CAPOTAMENTO NA BR 282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O corpo de bombeiros da Bolívia conseguiu controlar um incêndio que consumiu nos últimos dias 40 mil hectares da reserva natural de Otuquis, na tríplice fronteira com o Brasil e o Paraguai. Foram mobilizados 120 bombeiros e voluntários para conter o fogo, que começou na semana passada. O ministério do Meio Ambiente afirmou que, embora os incêndios tenham sido controlados, ainda persistem alguns focos de calor na região protegida que faz parte do pantanal boliviana, área alagada de importância internacional. No ano passado, foram registrados em toda a Amazônia boliviana incêndios florestais que devastaram seis milhões e 400 mil hectares.
A sul-coreana Celltrion informou nesta quinta-feira que reguladores britânicos aprovaram a realização de um ensaio clínico de fase 1 do seu medicamento experimental para a Covid-19. A empresa inscreverá os participantes para um estudo clínico no Reino Unido após a aprovação da agência reguladora de fármacos britânica. Em 17 de julho, reguladores sul-coreanos aprovaram um ensaio clínico em estágio inicial para o medicamento, tornando-o o primeiro remédio de anticorpos do país a ser testado em seres humanos.
O presidente norte-americano, DONALD TRUMP levantou nesta quinta-feira a possibilidade de adiar as eleições presidenciais, marcadas para o dia três de novembro, apesar de a data estar expressa na Constituição dos Estados Unidos. O presidente americano, sozinho, não pode mudar a data do pleito. Para isso, seria preciso autorização do Congresso. Sem apresentar evidências, ele repetiu o argumento de que pode haver fraude na votação por correio, e então defendeu adiar as eleições até que as pessoas possam votar com segurança.
Os governos estaduais estão pedindo ao governo federal, no âmbito da reforma tributária, 480 bilhões ao longo de dez anos para abastecer os fundos de desenvolvimento regional e de compensações das exportações. A informação é do presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, RAFAEL FONTELES. A proposta foi apresentada nesta semana à equipe do Ministério da Economia. Segundo FONTELES, esse é o principal ponto de discussão entre a União e os estados para a criação de tributo nos moldes de um Imposto Sobre Valor Agregado nacional. O governo federal enviou ao Congresso, na semana passada, uma proposta para unificar apenas os tributos federais sobre o consumo, mas prosseguem as negociações com os estados para a criação de um imposto abrangendo os impostos federais, estaduais e municipais.
O Senado aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que autorizou o saque extraordinário de até mil e 45 reais de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A MP foi editada pelo governo em abril em razão da pandemia de novo coronavírus. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas, como os senadores modificaram a redação, os deputados terão de votar a proposta novamente. O Senado incluiu na MP mais duas possibilidades de saque, que só valerão durante a pandemia: saque de todo o saldo do FGTS pelo trabalhador que for demitido e saque dos valores pelo trabalhador que pediu demissão.
O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, chamou de “jeitinho” a criação de um novo imposto para bancar a desoneração das folhas de pagamento das empresas. A equipe econômica do presidente JAIR BOLSONARO estuda enviar ao Congresso uma proposta de criação de um novo imposto sobre pagamentos eletrônicos, com alíquota de zero vírgula dois por cento. Parte das sugestões do governo para a reforma tributária foi enviada na semana passada. Para MAIA, a desoneração da folha de pagamento deve ser bancada pela redução dos gastos públicos, e não pela criação de novos impostos. O presidente da Câmara declarou voto contra a proposta e disse que vai trabalhar para influenciar os pares contra a ideia.
A Secretaria de Estado da Saúde publicou uma portaria que prorroga até 30 de agosto a suspensão das cirurgias eletivas que precisem de anestesia geral. O objetivo da medida é garantir anestésicos para pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. A portaria não se aplica a hospitais privados. As cirurgias eletivas são aquelas planejadas com antecedência, ao contrário dos procedimento de emergência. Com a pandemia do coronavírus, aumentou o número de pacientes na UTI e as pessoas com casos graves de Covid-19 também precisam de anestésicos. No início do mês, houve até uma intervenção judicial, em que a Justiça pediu ao estado para prestar esclarecimentos sobre a falta de anestésicos, fundamentais para os procedimentos e entubação de pacientes com Covid-19 nas UTIs.
O Ministério Público de Santa Catarina entrou com uma ação civil pública nesta quinta-feira com pedido de liminar para que o governo de Santa Catarina adote medidas regionalizadas de prevenção e combate à Covid-19. A segunda Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis deu prazo de 48 horas para o estado se manifestar sobre o caso. O estado informou que não havia sido intimado até a noite desta quinta e que fará a análise do pedido quando isso ocorrer. Segundo o MP, o objetivo da ação é evitar o colapso do sistema de saúde. O pedido não exige a adoção de medidas específicas, mas que o estado siga as recomendação do corpo técnico do governo e não delegue a responsabilidade da prevenção e combate à doença apenas aos municípios.
A Alesc abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira o processo de impeachment por crime de responsabilidade contra o governador CARLOS MOISÉS, a vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário de Administração, JORGE TASCA. A leitura da representação foi feita durante sessão em plenário e durou aproximadamente uma hora e meia. O pedido de impeachment foi inicialmente feito pelo defensor público RALF ZIMMER JUNIOR, que aponta crime de responsabilidade no ato administrativo de 2019 que deu aumento salarial aos procuradores do Estado. Com a abertura do processo, e a notificação dos três envolvidos, que ocorreu na tarde desta quinta, passa a contar o prazo de dez sessões ordinárias para que MOISÉS, DANIELA e TASCA apresentem as defesas aos deputados.
O Peperi Debates de amanhã vai olhar para o contexto que envolve a violência contra a mulher em tempos de coronavírus. Nesta semana, a secretaria de Segurança Pública divulgou a informação que o número de crimes contra a mulher em Santa Catarina caiu em quase nove por cento no primeiro semestre de 2020 se comparado ao mesmo período do ano anterior. O programa deste sábado vai discutir se estamos de fato diante de uma redução da violência doméstica ou se o que está acontecendo é uma dificuldade maior em denunciar, já que o agressor pode estar mais tempo com a vítima. O debate vai reunir a psicóloga do Creas, PATRÍCIA FALAVIGNA, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, BERENICE CABRAL e a responsável pela Rede Catarina de Proteção a Mulher na Polícia Militar, cabo JULIANA MACHADO. O programa, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente do Lions Clube São Miguel Universidade, AGEU VIEIRA e a presidente do Lioneses LIANI SEHNEM. Eles vão falar sobre a campanha “Corações que Alimentam - Desafio Prato Cheio”. A ação, que conta com apoio da Acismo e da CDL, pretende arrecadar pelo menos 200 cestas básicas para distribuição a famílias moradoras da cidade e do interior. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com AGEU VIEIRA e LIANE SEHNEM inicia por volta das 11 e meia.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, vai promover em agosto 27 cursos rápidos em 11 municípios do extremo oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 197 capacitações no mês para mais de quatro mil pessoas. Todas seguirão as medidas de prevenção estabelecidas pelos órgãos de saúde para combate ao novo coronavírus. Outros detalhes podem ser obtidos no sindicato dos produtores rurais.
Todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Oeste terão direito a um Kit de Alimentação Escolar em decorrência da suspensão das aulas presenciais. As famílias que desejarem receber os kits deverão se inscrever de três a sete de agosto, pelo site www.saomiguel.sc.gov.br, ou presencialmente na unidade escolar do estudante. A distribuição dos kits será feito em cada instituição, com data a ser definida e divulgada. Os pais devem uma inscrição por estudante, sendo entregue um Kit para cada aluno. O trabalho será supervisionado e acompanhado pela Comissão Emergencial de Alimentação Escolar, do Conselho de Alimentação Escolar e da Secretaria de Educação.
No momento da distribuição dos kits de alimentação serão adotadas todas as medidas necessárias para se evitar aglomerações. A informação é da secretária de Educação, JAQUELINE GABOARDI. Além disso, serão respeitados os protocolos de higiene e prevenção de contágio da covid-19 preconizados pelas autoridades competentes. Ela destacou que apenas um membro do núcleo familiar deverá efetuar a retirada do Kit, munido de Carteira de Identidade, CPF e documento oficial comprobatório do vínculo como estudante, que pode ser Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade da criança ou adolescente. O município preparou dois tipos de kits de alimentos, um para alunos de zero a três anos e outro para estudantes de quatro a cinco e do ensino fundamental até o nono ano.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina vai debater com a Secretaria da Fazenda e com exportadores e importadores uma solução para as limitações da Aduana Integrada de Dionísio Cerqueira. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação, MARIO CEZAR DE AGUIAR, que esteve em visita ao local nesta quinta-feira. Ele defendeu a concessão da aduana para a iniciativa privada. De acordo com AGUIAR este é um antigo pleito regional e que daria vazão à crescente demanda pelos serviços aduaneiros na tríplice fronteira entre Santa Catarina, Paraná e a Argentina. A capacidade atual de atendimento é de mil e 300 caminhões mensais, mas já chegou a ser de dois mil e 200. Para AGUIAR, a concessão permitiria a ampliação da estrutura e dos serviços na aduana.
A Polícia Civil da região Extremo Oeste de Santa Catarina vai receber ao menos quatro novos profissionais. A informação é do delegado regional, WESLEI DE ANDRADE. Ele participou do RPN Segunda Edição desta semana e comentou sobre a novidade. Durante a entrevista o delegado também falou sobre os 208 anos da Polícia Civil comemorado na última quarta-feira, dia 29. Na oportunidade foram arrecadados mais de cinco toneladas de alimentos para marcar essa data em todo o estado Catarinense. Segundo WESLEI DE ANDRADE, os donativos recebidos já foram doados para diversas famílias carentes.
A comemoração do aniversário da Polícia Civil em Santa Catarina foi instituído no ano passado pelo delegado geral PAULO KOERICH. A afirmação é do delegado regional WESLEI DE ANDRADE. Conforme ele, desde então a data é comemorada sempre no dia 29 de julho de cada ano. O delegado ressaltou que está na corporação há 12 anos. De acordo com ele, a região Extremo Oeste catarinense tem índices criminais satisfatório. Ele destacou que diariamente são recebidos relatórios de todos os tipos de crimes. WESLEI DE ANDRADE enfatizou que os índices obtidos nos municípios do Extremo Oeste são os menores de todo o país. Ele atribuiu o fato pelo bom trabalho dos profissionais da Polícia Civil na região.
Os quatro novos profissionais vão chegar à Polícia Civil da região na próxima semana. O comentário é do delegado regional, WESLEI DE ANDRADE. Ele disse que serão três novos escrivães e um agente de polícia. Ele revelou que os escrivães serão destinados para os municípios de Descanso, Maravilha e Anchieta. Já o agente de polícia vai atuar na delegacia de Dionísio Cerqueira. Questionado sobre o efetivo geral da Polícia Civil, WESLEI DE ANDRADE declarou que esse é um fator que sempre precisa ser melhorado, porém, entende a limitação do estado na contratação de servidores. Ao todo, a regional de São Miguel do Oeste atende 27 municípios entre Maravilha e Dionísio Cerqueira.
Os prefeitos da Ameosc estiveram reunidos nesta quinta-feira e decidiram adotar novas medidas de enfrentamento do coronavírus. O encontro virtual contou com a participação dos 19 prefeitos da associação. Eles avaliaram os indicadores da pandemia no extremo-oeste e decidiram pela prorrogação da suspensão de algumas atividades. Além disso, serão adotadas medidas mais restritivas a partir da semana que vem. A partir das avaliações dos prefeitos, a assessoria jurídica da Ameosc vai elaborar a minuta de um decreto que será encaminhada aos municípios. Cada prefeito vai editar um decreto a partir das questões definidas conjuntamente. Os decretos municipais devem ser publicados a partir da semana que vem.
Os novos decretos dos municípios manterão suspensas até o dia sete de setembro, as aulas, atividades esportivas e culturais no extremo-oeste. A partir desta data, os números serão avaliados novamente para a manutenção, revogação ou ampliação das medidas. Os prefeitos também definiram ontem que outras restrições que já constam nos decretos assinados no mês de julho serão prorrogadas, como por exemplo, a obrigação do uso de máscaras e a liberação de atividades em academias e Igrejas, desde que as regras de segurança e distanciamento sejam observadas. O prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO disse que a posição dos prefeito segue a avaliação feita pelo Comitê Regional de Crise.
Além da prorrogação das restrições que estão em vigor, os prefeitos da Ameosc vão ampliar algumas medidas. Os bares e restaurantes, por exemplo, terão o funcionamento limitado até as dez horas da noite. Os novos decretos vão estabelecer multas para quem não cumprir as restrições do isolamento social, principalmente no que diz respeito à festa e demais aglomerações. Os jogos em bares, como 48, bocha e baralho, serão proibidos. O prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO disse que os prefeitos estão muitos preocupados com o avanço do coronavírus e o crescimento no número de casos na Ameosc. Ele explicou que as decisões foram tomadas com base em critérios que apontam para a necessidade de ações mais restritivas.
O extremo-oeste é a única região do estado de Santa Catarina que está na bandeira amarela, ou seja, com alto risco de contágio do coronavírus e o objetivo dos prefeitos da Ameosc é manter essa condição. O comentário é do prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO. Ele lembrou que as demais regiões estão em risco grave ou gravíssimo. PLINIO disse que pela condição atual do extremo-oeste, as pessoas podem pensar que seria possível adotar medidas mais flexíveis, mas isso não vai acontecer porque é melhor ter cautela em razão do aumento dos casos em todo o estado.
O comitê de crise do coronavírus de São Miguel do Oeste também se reuniu nesta quinta-feira e decidiu tomar mais algumas medidas para enfrentar a pandemia do coronavírus. O grupo decidiu que os parques infantis e as quadras esportivas públicas serão lacrados a partir deste final de semana. O objetivo é impedir a aglomeração de pessoas nesses espaços. Nas praças e loteamentos, onde também têm sido flagradas diversas aglomerações, a Polícia Militar deve intensificar ainda mais os trabalhos de fiscalização, que já vêm ocorrendo de maneira bastante ostensiva. Outro ponto destacado pelos integrantes do Comitê é a necessidade da utilização de máscaras durante a prática de atividades físicas, inclusive, nas caminhadas ao ar livre.
O fechamento de parques infantis e quadras esportivas públicas é necessário para evitar o risco de proliferação acentuada de novos casos de covid-19 e o surgimento de casos mais graves. A afirmação é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. De acordo com ele, a medida tem caráter preventivo, já que se houver o agravamento dos casos, o comitê teria que adotar medidas restritivas mais drásticas para manter a vida e saúde da população protegidas. A secretária de saúde, GENI GIRELLI disse que as ações foram tomadas em razão do aumento no número de casos de Covid na cidade.
Durante a reunião do comitê de crise do coronavírus também foram analisados ofícios de entidades e empresas sobre algumas questões específicas ligadas às ações de enfrentamento à covid-19 em São Miguel do Oeste. Entre os ofícios analisados esteve o do grupo São Miguel em Ação que envolve entidades empresariais. O grupo pediu informações sobre os protocolos adotados nos casos de isolamento domiciliar e sobre o uso de ivermectina. O comitê informou que os questionamentos serão todos respondidos diretamente aos remetentes.A partir das próximas reuniões, o Comitê somente deliberará acerca de ofícios encaminhados por entidades ou organizações representativas e não de forma individualizada por empresa.
Um acidente deixou uma pessoa ferida na noite de ontem na linha Bonito, interior de Mondaí. O condutor de um caminhão, placas de Passo Fundo, perdeu o controle da direção e acabou caindo em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros. Devido ao difícil acesso ao local, os bombeiros de Iporã do Oeste tiveram que abrir uma via secundária para retirada da vítima. O motorista, um homem de 26 anos, teve uma hematoma com escoriação na cabeça, relatava dores no abdômen e na coluna. A vítima contou que foi ejetada do veículo e não usava cinto de segurança. Após atendimento dos bombeiros o homem foi conduzido ao hospital de Mondaí.
A Polícia Civil de São João do Oeste indiciou nesta semana uma mulher por denunciação caluniosa. Em maio, uma mulher de 47 anos registrou boletim de ocorrência contra o ex-companheiro por ameaça e injuria. Ela disse à polícia que o homem fez as ameaças por telefone. A Polícia Civil abriu inquérito e não comprovou as denúncias. Para o delgado responsável pela investigação, a mulher denunciou o ex-companheiro, mesmo sabendo que ele era inocente. Por isso, ela foi indiciada pelo crime de denunciação caluniosa, infração que pena de dois a oito anos de prisão. O inquérito foi remetido ao Ministério Público que vai decidir se processa ou não a mulher.
Um homem sofreu ferimentos em um tombamento de um caminhão, na tarde desta quinta-feira, na BR-282. O acidente aconteceu por volta do meio-dia e trinta nas proximidades da Ponte do Rio das Antas entre São Miguel do Oeste e Maravilha. De acordo com a Policia Rodoviária Federal, o caminhão com placas de Ilhota estava carregado com leite e ficou sem freios. O motorista conseguiu jogar o caminhão às margens da rodovia, em uma área de recuo. O veículo capotou e o condutor ficou preso às ferragens. Os bombeiros levaram cerca de uma hora para retirar o motorista do local. O helicóptero do Serviço Aeropolicial de Fronteira encaminhou o homem ao Hospital São José de Maravilha. Ele teve apenas escoriações.