-OAB VAI ACIONAR STF CONTRA LEI QUE PROIBIU SAIDINHAS DE PRESOS
-MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS POR FERROVIAS SUBIU 10,4% NESTE ANO EM SC
-PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI REUNE CERCA DE MIL PESSOAS NO MUNICÍPIO
-NOVO PRESIDENTE DA OCESC RESSALTA IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO PARA SC
-FETAESC VAI ENTREGAR REIVINDICAÇOES PARA O GOVERNADOR NA SEMANA QUE VEM
-SAÍDA DE PISTA E QUEDA EM RIBANCEIRA DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS
-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA BR 282
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de predominância do sol. A temperatura mínima nas últimas horas foi de sete graus e a máxima pode chegar a 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo cinco reais e 68 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Os casos de dengue tiveram forte alta nas Américas este ano. A informação foi divulgada ontem pela Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira. Isso indica que a doença viral transmitida por mosquitos continua sendo uma ameaça de alto risco à saúde pública. A agência da ONU disse que o número de casos nas Américas ultrapassou sete milhões até o final de abril, já superando os quatro milhões e 600 mil em 2023. O Paraguai, a Argentina e o Brasil foram os países mais afetados pela dengue entre 46 países das Américas do Norte e do Sul. Em março, o chefe da Organização Pan-Americana da Saúde, JARBAS BARBOSA DA SILVA, disse que essa provavelmente será a pior temporada de dengue já registrada.
Em decisão histórica anunciada nesta quinta-feira, o republicano DONALD TRUMP , ex-presidente dos Estados Unidos, foi condenado por fraude contábil ao ocultar um pagamento de 130 mil dólares para comprar o silêncio da atriz pornô STORMY DANIELS na eleição de 2016, quando derrotou HILLARY CLINTON, do Partido Democrata. O juiz do caso ainda vai determinar a pena. A decisão deve sair em 11 de julho. Mesmo condenado, TRUMP pode disputar a eleição presidencial deste ano e governar, se vencer, inclusive se for preso.
Considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno a atriz pornô STORMY DANIELS, DONALD TRUMP classificou a decisão como "uma desgraça" e atacou o juiz do caso. Ele afirmou que o julgamento foi manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto. TRUMP foi declarado culpado em todas as 34 acusações pelos 12 integrantes do júri, moradores de Nova York. Ele disse que o real veredito virá em 5 de novembro pelo povo, em referência ao dia das eleições presidenciais no país. TRUMPO disse que não fez nada de errado e que é um homem inocente que está lutando pelo país e pela Constituição dos Estados Unidos.
O Congresso Nacional aprovou, em sessão conjunta, nesta quarta-feira um projeto que remaneja recursos indicados por comissões permanentes do Congresso para abrir um crédito suplementar de dois bilhões e 800 milhões de reais no Orçamento de 2024. O dinheiro, antes alocado em diversas pastas, será realocado para programas dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Regional, em especial a Fundação Nacional de Saúde e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Segundo parlamentares, o projeto tem o objetivo de liberar recursos carimbados como emendas de comissão. O texto foi aprovado pela Câmara por 330 votos a 69. Em votação no Senado, o placar foi de 53 a 5. Agora, o texto seguirá para sanção do presidente LULA.
A Ordem dos Advogados do Brasil confirmou que irá acionar o Supremo Tribunal Federal para questionar a norma que proibiu as “saidinhas” e que ficou ainda mais restrita após o Congresso Nacional derrubar um veto do presidente LULA ao projeto de lei. Ao vetar, o governo permitiu a saída temporária de presos do regime semiaberto para visitar familiares. Ao derrubar o veto, na prática, o Congresso permite as saidinhas apenas em casos de atividades educacionais. Para a OAB, a lei é um retrocesso em termos de direitos humanos e uma violação da dignidade humana. A entidade também argumenta que, ao proibir as saídas, se impede a ressocialização dos presos e é criado um obstáculo à reintegração efetiva na sociedade.
De acordo com boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul sobre as enchentes, mais de 626 mil e 700 pessoas ainda não conseguiram voltar para as suas residências, sendo que deste total, 45 mil estão morando temporariamente em um dos 645 abrigos emergenciais disponíveis no estado. Neste período, mais de dois milhões 340 mil gaúchos foram afetados, de alguma forma pelas enchentes. Os impactos das inundações causaram danos em 473 dos 497 municípios gaúchos, ou seja, 95 por cento do total. O estado registra 169 mortes, 806 feridos e 44 pessoas desaparecidas até o momento. 60 mil residências e pontos comerciais ainda estão sem energia elétrica.
A movimentação de cargas ferroviárias em Santa Catarina registrou aumento de 10 vírgula quatro por cento nos quatro primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2023. Segundo os dados apurados pela Secretaria Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Agência Nacional de Transportes Ferroviários, foram dois milhões e 300 mil de toneladas movimentadas de janeiro a abril. O resultado superou o crescimento médio nacional, que foi de oito e meio por cento. Considerando apenas o mês de abril, o transporte de cargas ferroviárias teve até agora o melhor desempenho do ano, movimentando 628 mil toneladas. Entre os principais produtos transportados, destaque para a soja, com 975 mil toneladas.
A Assembleia Legislativa realiza na terça e quarta da semana que vem, a segunda edição do Programa Alesc Itinerante, que consiste na transferência temporária da sede do Parlamento catarinense para municípios do interior, com prioridade às pautas regionais. Desta vez, Joinville receberá as sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes do Legislativo. A iniciativa também marca a comemoração dos 190 anos da instalação do Poder Legislativo Estadual. O programa iniciou no mês passado em Blumenau. Segundo o presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a iniciativa representa uma oportunidade para o contato direto entre o Parlamento e a população, que dificilmente consegue se deslocar para Florianópolis acompanhar as ações legislativas.
O prazo limite para a declaração do Imposto de Renda termina hoje e cerca de 200 mil catarinenses ainda não enviaram os documentos. O número esperado para Santa Catarina é de dois milhões 157 mil 111 reais declarantes neste ano. Conforme painel da Receita Federal, um milhão 967 mil 307 declarações foram feitas em Santa Catarina até quinta-feira, o equivalente a 91 por cento da meta do Estado. Quem recebe menos de dois salários mínimos por mês, ou um rendimento anual menor do que o citado acima, está isento e não precisa declarar. Hoje também está ocorrendo o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de renda.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir os problemas que envolvem a infraestrutura de transporte nos diferentes modais como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Na semana passada, o governo assinou a ordem de serviço para elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte, um “raio-x” da mobilidade no Estado. O plano terá as ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transporte atendam as demandas da economia catarinense. O debate deste sábado vai reunir o gerente regional de infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST e o presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. O Peperi Debates ao vivo começa as oito horas da manhã.
A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo realizou, na tarde dessa quinta-feira, a tradicional celebração de Corpus Christi. A missa iniciou por volta das duas e meia da tarde e prosseguiu com a procissão pelas ruas no entorno da Igreja Matriz. De acordo com o padre, EDIVANDRO LUIZ FRARE, a procissão iniciou em frente a igreja, seguindo até a Rua XV de Novembro. Depois, seguiu até a Rua Barão do Rio Branco até a Rua Duque de Caxias, retornando para a Igreja Matriz. Durante a caminhada, foram realizadas três paradas com reflexões sobre o Corpo de Cristo. Na igreja Católica, o feriado de Corpus Christi celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica.
O Programa Mais Asfalto do Conder iniciou a quarta obra nesta semana. O anúncio é do coordenador, VOLMIR GIUMBELLI. Segundo ele, a estruturação da usina de asfalto foi demorada devido a burocracia e ajustes necessários para que as prefeituras do consórcio pudessem ser atendidas com as obras. Ele informa que até o momento foram realizadas pavimentações asfálticas em São Miguel do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Nesta semana iniciou a pavimentação em Anchieta. O presidente esclareceu que está sendo seguida a ordem de inscrição. Foram mais de 30 projetos apresentados. GIUMBELLI também comentou que devido aos prazos e vedações da lei eleitoral, muitos pedidos não serão atendidos.
As Associações Comerciais da região extremo-oeste estão trabalhando na produção da Cartilha do Voz Única Municipal. A informação é da Vice-presidente Regional da FACISC, VANESSA BACK BERTOL. Ela explicou que cada entidade está elaborando o documento com as principais reivindicações da classe produtiva para os candidatos a prefeito nas eleições municipais de Outubro. O projeto da Cartilha do Voz Única Municipal foi lançada no começo do mês em Florianópolis e entregue às associações comerciais de todos os municípios catarinenses. A edição municipal da Cartilha Voz Única segue o mesmo formato e padrão da edição estadual desenvolvida em 2022 na eleição para governador de Santa Catarina.
A Cartilha Voz Única municipal terá entre três e cinco pleitos mais importantes para o setor produtivo. O comentário é da Vice-presidente Regional da FACISC, VANESSA BACK BERTOL. Ela explicou que cada associação empresarial tem liberdade para definir a forma de definição dessas prioridades, mas a orientação de que ocorra uma discussão com os empresários para a escolha dos pedidos. VANESSA disse que a Cartilha será acessível e discutida com a sociedade e servirá de ferramenta para mostrar as principais demandas do ponto de vista comercial de todas as cidades do Estado. Além de serem entregues aos candidatos, as cartilhas serão monitoradas e terão as suas práticas exigidas ao longo dos quatro anos dos novos governantes.
A Assembleia Legislativa sediou, nesta semana, o terceiro Encontro Estadual de Fiscais Sanitaristas, Agentes de Fiscalização e demais profissionais de Vigilância Sanitária. Mais de 300 profissionais de todo o estado participam do evento. A informação é do Fiscal Sanitário de São José do Cedro,e integrante da organização estadual, MARCOS BAGNARA. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e explicou que o evento discutiu uma série de assuntos relacionados ao trabalho de fiscalização sanitária. O avanço da dengue e a atuação dos fiscais nos municípios foi um dos temas mais discutidos. Outro ponto, de acordo com BAGNARA, foi a necessidade de valorizações dos profissionais do setor.
O terceiro Encontro Estadual de profissionais de Vigilância Sanitária desta semana em Florianópolis foi mais um passo importante para o avanço da categoria. A afirmação é do fiscal sanitário de São José do Cedro, MARCOS BAGNARA. Atualmente, são mil fiscais da Vigilância Sanitária para atuar nas 293 cidades catarinenses, categoria que apresenta uma defasagem de profissionais. Um levantamento feito pelo Ministério Público de Santa Catarina junto à Diretoria da Vigilância Sanitária Estadual revelou que o número de fiscais nos municípios está abaixo do que é considerado necessário. Das 293 cidades catarinenses, 205 não cumprem a exigência mínima da Vigilância de dois fiscais por município. O levantamento mostra que em 75 municípios catarinenses não existe nenhum fiscal e que há 130 cidades com apenas um profissional.
Termina hoje a campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com a chefe da Divisão de Atenção Básica da secretaria de saúde, MARIANA DEGERONI, as pessoas podem se vacinar até as sete horas da noite. Até agora, foram aplicadas 10 mil e 78 doses do imunizante. MARIANA disse que apenas 39 por cento do público alvo fez a vacina, índice considerado muito baixo pelo município. A meta do Ministério da Saúde é de 95 por cento de cobertura vacinal. Desde o começo do mês, a vacinação foi ampliada para toda a população, além dos grupos prioritários.
Fortalecer o protagonismo das cooperativas na economia catarinense e ampliar a presença internacional são metas do novo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, VANIR ZANATTA. Ele foi eleito recentemente para presidir a Ocesc pelos próximos quatro anos. ZANATTA esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e ressaltou a importância do setor cooperativista para a economia do estado. Somente em termos de recolhimento de impostos, as cooperativas recolheram três bilhões e 400 milhões de reais aos cofres públicos, um crescimento de cinco por cento em relação ao exercício anterior. Em 2023, o número de associados das 249 cooperativas cresceu quase 10 por cento com o ingresso de mais de 370 mil pessoas. No conjunto, as cooperativas reúnem, agora, quatro milhões e 200 mil catarinenses.
Os números do cooperativismo devem crescer ainda mais em 2024. A expectativa é do presidente da OCESC, VANIR ZANATTA. Ele disse, no Peperi Entrevista desta quinta-feira, que o faturamento do setor deve crescer entre 10 e 15 por centro neste ano. ZANATTA também destacou que há uma cultura associativista muito forte em Santa Catarina e fatores de estímulo e incentivo para esse modelo de negócio. De acordo com ele, existe uma política estadual de apoio ao cooperativismo definida em lei, uma Frente Parlamentar do Cooperativismo e muitas ações que integram todos os setores da economia. Ele reforçou que as cooperativas são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado.
A pauta da edição estadual do Grito da Terra Brasil será entregue na próxima terça-feira para o governador do estado JORGINHO MELLO. A informação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. De acordo com ele, o documento com as reivindicações da categoria será entregue em audiência marcada para as duas horas da tarde na sede do governo. DRESCH citou que a pauta foi discutida com os agricultores e contém as principais necessidades da agricultura familiar de Santa Catarina.
A Fetaesc vai entregar a pauta do Grito da Terra Estadual com antecedência para que o governador possa reunir os secretários e atender os pedidos dos agricultores. A afirmação é do presidente da Federação, VALTER DRESCH. Ele explicou que JORGINHO MELLO terá cerca de um mês para responder a federação. No dia dois de julho, agricultores de todo o estado farão uma mobilização na capital do estado para cobrar a posição do governo em relação aos pedidos. A expectativa da Fetaesc é reunir cerca de dois mil agricultores em Florianópolis nesse dias. DRESCH disse agora a pouco no Peperi Entrevista que o estado tem dinheiro em caixa e pode valorizar a agricultura familiar investindo nas questões que são mais importantes para o setor.
As entidades sindicais ficaram satisfeitas com os resultados parciais do Grito da Terra Brasil que aconteceu neste mês em Brasília. A avaliação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. Ele disse que os 10 mil agricultores que reuniram em Brasilia na semana passada conseguiram respostas positivas para mais da metade dos pedidos da pauta de reivindicações. De acordo com DRESCH, as demandas por mais crédito para custeio, investimento e habitação e juros menores para a agricultura devem ser atendidos no Plano Safra 20242025. Ele citou que se o Plano não contemplar as pautas dos agricultores, haverá uma nova mobilização, dessa vez mais forte por parte dos sindicatos e federações.
A Polícia Civil de Riqueza, com o apoio da Delegacia de Polícia de Cunha Porá, cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Riqueza na quarta-feira. Um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo e munições irregulares. A operação foi desencadeada após a polícia receber informações de que pessoas estavam sendo ameaçadas pelo suspeito, que possuía uma arma de fogo irregular. A Polícia Civil solicitou e obteve um mandado de busca e apreensão do Poder Judiciário. Após os procedimentos policiais, o homem preso foi encaminhado ao presídio de São Miguel do Oeste.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito nesta quinta-feira no interior do município de Princesa. A colisão aconteceu por volta das 11 e meia da noite na Linha Vista Alta e envolveu um Gol e um caminhão. O condutor do carro foi retirado do veículo por populares e levado para o hospital de São José do Cedro. A caroneira do Gol, uma mulher de 30 anos, foi socorrida pelos bombeiros. Ela relatou dores no peito e também foi levada para o Hospital do Cedro. O condutor do caminhão não necessitou de atendimento pré-hospitalar. A dinâmica do acidente não foi divulgada.
Uma mulher ficou ferida em uma queda de motocicleta na SC-496. O acidente aconteceu na comunidade de Linha Bela União, interior de Belmonte. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o acidente envolveu uma moto Factor. A caroneira da moto se desequilibrou durante uma curva, provocando a queda da moto. O condutor da motocicleta, que não possuía habilitação, recusou-se a fazer o teste do bafômetro oferecido pela polícia. A moto foi apreendida pela polícia. A mulher ferida foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o hospital.
Uma saída de pista seguida de queda em ribanceira deixou três pessoas feridas na tarde de ontem na Linha Cascalho, interior do município de Mondaí. O condutor de um Fiat Uno perdeu controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 50 metros. Os bombeiros atenderam três vítimas do acidente: uma mulher de 56 anos que relatava dores nas pernas; um idoso, 65 anos, com dores na cabeça e uma mulher de 44 anos com suspeita de traumatismo crânio encefálico. Ela ficou presa nas ferragens. Populares informaram que a vítima estava com o corpo todo sob o veículo tombado. As três vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Mondaí. Já o condutor do veículo de 43 anos, recusou atendimento das guarnições.
Um motociclista foi socorrido em estado grave depois de se envolver em um acidente de trânsito por volta das duas e meia da tarde desta quinta-feira na BR 282, em São Miguel do Oeste. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, encontrou a vítima caída às margens da rodovia. A motocicleta que ele conduzia colidiu contra um caminhão. Os bombeiros iniciaram os primeiros socorros e receberam auxílio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A vítima foi resgatada em estado grave e levada para o Hospital Regional. O motorista do caminhão não se feriu e relatou à reportagem da Peperi que seguia em direção a Maravilha quando a moto teria entrado de forma repentina na via, ocasionando a colizão.
O motociclista envolvido em um grave acidente na tarde de ontem na BR 282 morreu logo depois de ser levado para o Hospital Regional. IBANES JOCELI DE OLIVEIRA, de 54 anos, não resistiu aos ferimentos. Ele estava conduzindo uma moto CG 150 que colidiu contra um caminhão nas proximidades da Dicave Caminhões. O velório está sendo realizado na capela católica do bairro Progresso. O sepultamento está programado para as três horas da tarde Memorial Parque Jardim dos Ipês na saída para Bandeirante.