-SENADO VOTARÁ PROJETO DO ICMS DE COMBUSTÍVEIS NO PLENÁRIO EM JUNHO
-SC CHEGA A CEM POR CENTO DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI PEDIÁTRICA
-BALSA ENTRE ITAPIRANGA E BARRA DO GUARITA VOLTA A OPERAR
-PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE VARIOLA DOS MACACOS É NOTIFICADO NA REGIÃO
-MÉDICO QUE RECEBEU POR PLANTÕES NÃO CUMPRIDO DEVE INDENIZAR PREFEITURA
-HOMEM ROUBA CARRO NO MUNICÍPIO E É PRESO NA BR 282 EM PINHALZINHO
-MULHER É PRESA DEPOIS DE ESFAQUEAR MARIDO COM FACA DE COZINHA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 14 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 73. O euro está valendo cinco reais e seis centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Forças de resgate no Nepal encontraram nesta segunda-feira 20 corpos de pessoas que estavam a bordo de um avião que caiu no domingo no norte do país. A aeronave transportava, no total, 22 pessoas, contando com os tripulantes. O voo teve origem em Pokhara, cidade cerca de 200 quilômetros a noroeste da capital, Katmandu, e tinha como destino a cidade de Jomsom. Segundo a agência de notícias Associated Press, o trajeto estava programado para durar 15 minutos. Ainda não se sabe a causa da queda.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, visitou tropas na linha de frente na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, neste domingo, sua primeira aparição oficial fora da região de Kiev desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro. O chefe de gabinete de ZELENSKY, ANDRIY YERMAK, escreveu no aplicativo Telegram que o presidente visitou prédios residenciais destruídos, observando que seus substitutos tiveram que ser construídos com abrigos antibombas. YERMAK acrescentou que 31 por cento do território da região de Kharkiv está atualmente ocupado pela Rússia, e outros cinco por cento foram retomados pela Ucrânia.
A Associação Internacional de Rádio e TV fez uma manifestação em solidariedade à imprensa da Nicarágua nesta segunda-feira. O regime de DANIEL ORTEGA fechou quase todos os jornais independentes e, atualmente, restam duas emissoras de TV no país, ambas são alinhadas ao governo. Num documento, a associação afirma estar preocupada pela “passividade, tolerância e indiferença da comunidade internacional frente aos regimes autoritários e ditatoriais que, de maneira incomum, ainda existem no século 21”. A entidade ainda chama a atenção para o fato de que neste ano a perseguição aos jornalistas e aos meios de comunicação independente se intensificou no país da América Central.
A partir de amanhã, a Carteira Nacional de Habilitação passará a ser emitida em um novo formato. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar. Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países. A substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.
A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação afirmou no relatório final apresentado nesta segunda-feira ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUIZ EDSON FACHIN, que os resultados obtidos nos procedimentos demonstram "maturidade dos sistemas eleitorais". O TPS é um conjunto de ações controladas realizadas por especialistas com o objetivo de identificar eventuais vulnerabilidades e falhas que violem a integridade e o sigilo dos votos de uma eleição. No último dia 13, na última rodada de testes públicos de segurança nas urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições de outubro, o TSE já tinha concluído que os investigadores não conseguiram alterar nenhum voto, mudar o resultado da urna ou fraudar o processo eleitoral.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO afirmou nesta segunda-feira que o projeto que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis será votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa. Na prática, a medida acelera a tramitação do texto. PACHECO garantiu que a proposta "será apreciada" e previu que a votação aconteça até o fim de junho. Se os senadores fizerem alterações, o texto terá de passar por nova votação na Câmara. O presidente do Senado anunciou que o senador FERNANDO BEZERRA COELHO do MDB de Pernambuco será o relator da proposta. BEZERRA deve se reunir nesta terça com secretários estaduais de Fazenda. Já PACHECO pretende debater o tema com governadores, ainda nesta semana.
Nos quatro primeiros meses de 2021, Santa Catarina registrou um homicídio de criança com idade entre zero e 11 anos completos. No mesmo período deste ano, o número aumentou para quatro crianças desta faixa etária assassinadas no Estado, o que representa um aumento de 400 por cento. Duas mortes ocorreram em março e as outras duas em abril. De janeiro de 2019 até abril deste ano, Santa Catarina registrou 29 homicídios de crianças, sendo três vítimas de infanticídio, que é quando a mãe mata o próprio filho recém-nascido. No primeiro semestre de 2021, Santa Catarina alcançou o segundo lugar entre os estados do País com maior taxa de estupro de crianças e adolescentes entre zero e 17 anos.
Cinco bombeiros militares e três cães de busca de Santa Catarina embarcam nesta terça-feira para Pernambuco. O grupo irá ajudar a resgatar vítimas das fortes chuvas que atingem o Estado na última semana. Mais de 90 pessoas morreram e há pelo menos 26 desaparecidos. Os três cães enviados para a ação já participaram de outras buscas fora do Estado, como em Brumadinho e Petrópolis. Já os profissionais possuem o Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico, necessário para atuação na atividade. O envio da equipe foi confirmado pelo governador CARLOS MOISÉS na segunda-feira. De acordo com ele, a autorização ocorreu após um pedido por auxilio.
Santa Catarina chegou a cem por cento de ocupação nos leitos de UTI pediátrica em todas as regiões do Estado. Segundo dados do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde , todas as 90 vagas de terapia intensiva disponíveis para crianças estavam ocupadas nesta segunda-feira. No caso das UTIs neonatais, a ocupação atual é de 85 por cento com 43 disponíveis entre os 294 ativos. Diante da situação, o governo do Estado anunciou nesta segunda-feira a abertura de 68 novos leitos de UTI pediátricas e neonatais. A ativação dos novos leitos deve ocorrer em até 90 dias. O Estado, no entanto, anunciou uma articulação com superintendências para compra de equipamentos e contratação de profissionais, o que pode fazer com que os leitos estejam em funcionamento a partir de 10 dias.
Os municípios da região ainda estão contabilizando os estragos causados pela chuvarada da semana passada, especialmente em estradas, pontes e pontilhões. Santa Helena foi uma das mais afetadas pela chuva. O volume acumulado em quatro dias causou vários transtornos, principalmente para as pessoas que precisam atravessar as pontes sobre o Rio Belmonte. A situação de maior prejuízo é na comunidade de Linha Cantina. No local, a cabeceira da ponte sobre o Rio Belmonte foi levada pela água e o rio abriu um novo leito ao lado da ponte. Além disso, a ponte no riacho das Hortênsias, na Linha Bela Vista, permanece interditada para a travessia de veículos por causa do volume das águas.
A balsa que faz a travessia no rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul retomou os serviços na manhã de hoje. A passagem de veículos foi retomada porque o nível do rio se estabilizou com tendência de redução nesta terça-feira. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, o monitoramento feito de hora em hora registrou o mesmo nível de água no final da tarde de ontem. O volume máximo registrado foi de nove metros e 45 centímetros acima do nível normal, mantendo diversas pontes interditadas na SC 283 na Estrada Beira Rio, no acesso a Mondaí.
A cheia do rio Uruguai que afeta o município de Itapiranga desde o final de semana é a segunda em um menos de um mês. A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER. De acordo com ele, em cinco de maio o nível do rio Uruguai chegou a oito metros e 70 centímetros acima do normal. Na noite de domingo, foi registrada uma elevação acelerada do nível de água do rio com picos de 40 centímetros por hora. Ontem, apenas pequenas embarcações transportaram passageiros entre Itapiranga e Barra do Guarita. A barca suspendeu a travessia e retomou o serviço na manhã de hoje.
A administração de Guaraciaba promoveu, nesta segunda-feira, a audiência Pública do primeiro quadrimestre do ano. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores. De acordo com a secretária de Saúde, DAIANE DORIGON, entre janeiro e abril, foram aplicados cerca de dois milhões de reais na Saúde do município. No período, foram realizados 11 mil 513 atendimentos médicos, mil 850 atendimentos odontológicos e 11 mil 338 atendimentos na farmácia básica. Além disso, foram aplicados 219 mil reais em exames e mais de 300 mil em cirurgias. O município também repassou 365 mil para custear despesas com plantões médicos no Hospital São Lucas.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina recebeu a doação de sete computadores doados por um frigorífico de Concórdia. Os equipamentos foram viabilizados por uma parceira da Ameosc com a Amauc, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, os equipamentos são uma doação através da Grupo “Mulheres do Brasil”. No extremo-oeste, sete municípios vão receber os equipamentos. As prefeituras contempladas com os notebooks são Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Palma Sola, Barra Bonita, Descanso e Santa Helena.
O projeto “Plantando Água” da Ameosc vai ser lançado oficialmente na próxima segunda-feira, dia seis de junho. A ação, que vai envolver os 19 municípios de abrangência da Ameosc, prevê o plantio um milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de mananciais hídricos. O projeto é resultado de uma parceria entre a Ameosc, o Colegiado Regional de Agricultura e Meio Ambiente e o Colegiado Regional de Educação da Associação, Epagri e o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste. O lançamento oficial será realizado no Centro de Treinamento da Epagri a partir das duas da tarde. Na oportunidade, os municípios irão assinar o termo de adesão ao projeto.
O objetivo principal do projeto “Plantando Água” é mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região da Ameosc, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência. De acordo com a entidade, serão realizadas ações municipais e intermunicipais para a sensibilização e mobilização da sociedade, além da criação de condições para que nos municípios da Ameosc sejam plantadas ou regeneradas pelo menos um milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de rios. Também estão previstas práticas conservacionistas de uso e manejo dos solos e da água na agropecuária regional, além da construção, ao longo de 400 quilômetros de estradas rurais, de tanques de decantação e infiltração, para que a água da chuva se acumule nestes locais, infiltrem e evitem o transporte de solo para o leito dos rios.
A definição das áreas e estradas que serão reflorestadas ou recuperadas pelo projeto “Plantando Água” ficará a critério de cada município. Além disso, as prefeituras terão a responsabilidade de fazer a sensibilização dos proprietários rurais ou moradores a cederem suas áreas para o plantio das árvores, bem como o auxílio na manutenção e limpeza das áreas reflorestadas e das demais atividades do projeto. Depois que as áreas para o plantio das mudas nativas forem definidas, elas serão isoladas por meio de cerca e a recomposição florestal adotada será definida conforme a legislação ambiental. A ideia é proporcionar ao produtor rural interessado em participar do projeto de 50 a 100 por cento dos materiais necessários para fazer o cercamento das áreas de APPs e 100 por cento das mudas de forma gratuita. Esse percentual será definido pelos agentes municipais.
A Feira Livre de São Miguel do Oeste está preocupada em aumentar e diversificar a linha de produtos ofertados aos consumidores. A declaração é do presidente, MÁRCIO SANTIN. Em entrevista para a Peperi, ele destacou que a intenção é oferecer produtos diferenciados e focar em quantidade e qualidade cada vez maior. Segundo ele, os agricultores já estão trabalhando com os cultivares de inverno, como por exemplo, couve-flor, brócolis e morangos, além de estufas para tomates e pepinos. Conforme SANTIN, as famílias também estão participando de cursos sobre as novas normas e também sobre a rotulagem dos produtos vendidos.
O Sistema de Inspeção Animal Municipal está preocupando todos os agricultores familiares de São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da Feira Livre, MÁRCIO SANTIN. Recentemente houve uma audiência pública na Câmara de Vereadores para tratar sobre o assunto. De acordo com ele, a questão envolve toda a agricultura familiar e as feiras em geral. MÁRCIO SANTIN salientou que a lei é bastante complexa e difícil de aplicar na questão de rastreabilidade se tratando de animais como por exemplo, galinha, patos, ovos, entre outros.
As leis existentes no momento e as próximas que vão surgir precisam ser debatidas de forma ampla para evitar um prejuízo no setor produtivo. O comentário é do presidente da Feira Livre de São Miguel do Oeste, MÁRCIO SANTIN. Ele disse que se a questão continuar dessa forma, a mão de obra familiar acabará se tornando inviável, comprometendo dessa forma, a sucessão familiar nas propriedades do interior.
Os feirantes de São Miguel do Oeste defendem um debate regional sobre a Lei de Inspeção Animal e por isso acreditam que a Ameosc deveria se envolver na questão. MÁRCIO SANTIN frisou que já entrou em contato com municípios maiores e nesses locais os consórcios de municípios foram fundamentais nas conversas sobre o tema. Ele lembrou que na audiência pública ficou decidido que haverão novas discussões e os agricultores estarão mobilizados para debater sobre cada ponto. Para o presidente dos feirantes, é preciso urgente achar um meio termo para não excluir de vez os pequenos agricultores da cadeia produtiva local, regional, estadual e nacional.
O primeiro caso suspeito de varíola do macaco em Santa Catarina foi notificado no extremo-oeste. Nesta segunda-feira, a secretaria de Estado da Saúde divulgou uma nota à imprensa informando que o caso suspeito fica em Dionísio Cerqueira. O caso é de uma mulher, 27 anos, que apresentou sintomas similares à “varíola dos macacos” na terça-feira da semana passada. Ela apresentou os sintomas clássicos da doença, especialmente o aparecimento de feridas parecidas com dermatite em diferentes regiões do corpo. A mulher também apresentou dificuldade de ingerir alimentos, dor muscular, perda de força física, febre e inchaço das glândulas do sistema imunológico. Ela aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e segue em monitoramento pela vigilância municipal.
O advogado da prefeitura, JULIO BAGETTI, trouxe mais detalhes sobre a decisão da Justiça que condenou um médico a devolver cerca de 286 mil reais ao município de São Miguel do Oeste. Segunda a sentença, o profissional recebeu por plantões na Unidade de Pronto-Atendimento sem ter cumprido os horários. Cabe recurso da decisão judicial em primeira instância que determinou a devolução dos valores. O servidor recebeu por plantões médicos que não condiziam com as horas de serviço a serem de fato prestadas ou que não deveriam ser enquadrados nesta categoria. Os fatos aconteceram entre os anos de 2014 e 2019. Havia legislação municipal que previa a remuneração por plantões de segunda a sexta apenas por períodos de trabalho superiores a 12 horas, o que era ignorado na UPA 24h onde o réu trabalhava e era diretor técnico médico.
Os problemas envolvendo o pagamento de plantões que não teriam sido cumpridos por um médico na UPA 24 horas foram apontados em auditoria do Controladoria Geral da União. O comentário é do advogado da prefeitura, JULIO BAGATTI. Ele disse que assim que a irregularidade foi apontada, o município abriu um processo administrativo e o médico acabou sendo exonerado. Além disso, a prefeitura ingressou com a ação judicial para recuperar os valores pagos indevidamente ao profissional. BAGETTI explicou que o município vai aguardar o transito em julgado da matéria para cobrar os valores.
O problema de pagamento de plantões médicos não cumpridos na UPA 24 horas foi um fato isolado no município. A afirmação é do advogado JULIO BAGETTI. Ele disse que os modelos e sistemas de regulação foram alterados, assim como o processo de fiscalização das jornadas de trabalho foi intensificado. BAGETTI também informou que além da ação judicial movida pela prefeitura contra o médico, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública por ato de improbidade contra o profissional e o secretário de saúde da época. Segundo o advogados, ele foram absolvidos em razão da mudança recente da lei de improbidade.
A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu na tarde desta segunda-feira, um alerta para a população sobre os recorrentes registros de pessoas que recebem mensagens via celular e redes sociais com oferta de trabalho em casa com ganhos de 500 a cinco mil reais. Segundo a Polícia, o golpista diz para a vítima que o trabalho é simples, bastando apenas fazer algumas transferências via Pix para que o valor seja restituído de forma integral e com 100 por cento de lucro. A Polícia Civil informou que inicialmente são solicitados vários depósitos de valores menores que “seriam devolvidos” com juros. Logo após, os pedidos aumentam e os golpistas param de responder sem restituir os valores. A Polícia Civil orienta as pessoas a não aceitarem as propostas de trabalho em casa e não façam qualquer pagamento para os golpistas.
Um homem foi preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira depois de roubar um Corolla em São Miguel do Oeste. O suspeito que tem outras ocorrências policiais praticou o crime por volta das seis e meia da tarde no centro da cidade. A vítima saiu de uma padaria e quando estava dentro carro para deixar o local foi abordada pelo suspeito. O assaltante armado anunciou o assalto e pediu para a vítima sair do carro. O ladrão fugiu pela BR-282, com destino a Chapecó. A PM local acionou as guarnições de outras cidades e o suspeito foi abordado em Pinhalzinho. Ao tentar escapar do cerco policial, ele perdeu o controle da direção e colidiu contra uma cerca. O homem foi preso em flagrante pelos policiais militares. Segundo a PM, o autor do furto estava em São Miguel do Oeste há alguns dias e já havia sido preso por furto de celular, mas foi solto logo depois. Ontem, ele furtou um Corolla e acabou detido em Pinhalzinho.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de tentativa de homicídio nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o crime aconteceu por volta das 11 horas da noite na rua Nazareno Luiz Mocelin no bairro Salete. Uma mulher contou para os policiais que teve uma discussão com o companheiro e, em determinado momento, desferiu três golpes com uma faca de cozinha no homem. Ele saiu do local e a mulher ligou para a PM. O homem foi localizado logo depois pela guarnição. Ele sofreu cortes no peito e nos braços, mas dispensou atendimento médico. O homem foi levado para a delegacia e a mulher foi presa em flagrante.