-PREÇO MÁXIMO DE MEDICAMENTOS SOBE ATÉ CINCO POR CENTO NESTA SEGUNDA
-SC TEM 16 CIDADES VIVENDO EM SITUAÇÃO DE SECA, 10 DELAS NO EXTREMO-OESTE
-SECRETARIA DE CULTURA CONFIRMA FEIRA DO LIVRO ENTRE 15 E 17 DE ABRIL
-NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NA CIDADE SOBE PARA 212
-FEVEREIRO TEM SALDO POSITIVO COM 135 VAGAS DE EMPREGOS CRIADAS EM SÃO MIGUEL
-CAMINHONETE COM QUATRO OCUPANTES CAI EM RIO E UMA PESSOA FICA FERIDA
-IDOSO FICA FERIDO EM COLISÃO COM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NO BAIRRO SALETE
O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é de aumento da nebulosidade com chance de pancadas de chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0053 centavos.
O número de mortos pelo terremoto em Mianmar subiu para mil e 700, segundo informações divulgadas neste domingo pelo governo militar do país. Os feridos passam de três mil e 400 há mais de 300 desaparecidos. Na vizinha Tailândia, as autoridades confirmaram 18 mortos no desabamento de um arranha-céu em construção na capital Bangkok. Pelo menos 76 pessoas estão presas sob os escombros do edifício. As operações de resgate entraram no terceiro dia, usando drones e cães farejadores para procurar sobreviventes. O terremoto de magnitude sete virgula sete foi um dos mais fortes do século.
A Rússia bombardeou a cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, pela segunda noite consecutiva. Duas pessoas foram feridas, além de ter provocando incêndios e danificando um jardim de infância e casas particulares, disseram autoridades ucranianas nesta segunda-feira. Os ataques em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, duraram a maior parte da noite e atingiram o maior e mais antigo distrito da cidade. Não ficou claro o que foi alvo dos ataques, que ocorreram uma semana após um cessar-fogo parcial mediado pelos Estados Unidos em ataques à energia e infraestrutura do Mar Negro. Ambos os lados se acusaram mutuamente de quebrar a moratória.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, sugeriu novamente neste domingo que poderia tentar um terceiro mandato, desafiando a regra constitucional do país. Ele disse que não está brincando e que existem métodos pelos quais isso pode ser feito. A vigésima segunda Emenda, incluída na Constituição em 1951 após o presidente FRANKLIN ROOSEVELT ser eleito quatro vezes consecutivas, diz que "nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes". TRUMP afirmou que é "muito cedo para pensar nisso", mas assegurou que lhe foram apresentados planos que lhe permitiriam buscar a reeleição.
Os preços dos medicamentos terão reajuste a partir desta segunda-feira. A mudança foi oficializada após publicação no Diário Oficial da União. O valor, estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, funcionará como um teto de aumento para todo o setor farmacêutico. Agora, os fornecedores de medicamentos, como fabricantes, distribuidores e lojistas, podem ajustar os preços de seus medicamentos com índices que variam de dois virgula 60 até cinco virgula zero seis. Para o aumento ter validade, as empresas farmacêuticas devem apresentar o Relatório de Comercialização para a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
Dados do Supremo Tribunal Federal apontam que 542 condenados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro tiveram penas substituídas por medidas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, multa e restrições de direitos. Os beneficiados pelas punições alternativas representam mais da metade do total de pessoas que foi condenado por participação nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Até o momento, segundo o Supremo, mil e 39 pessoas foram condenadas — 48 por cento delas não firmaram acordos ou não tiveram direito às medidas alternativas. A Procuradoria-Geral da República denunciou, ao todo, mil 682 pessoas por envolvimento no 8 de janeiro.
A economia brasileira gerou 431 mil 990 empregos formais em fevereiro deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve geração de 307 mil e 500 empregos formais, houve um aumento de 40 por cento, conforme dados oficiais. O resultado em fevereiro deste ano é o melhor entre todos os meses desde o início da nova série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em 2020. O setor de serviços liderou a geração de empregos em fevereiro com a criação de 254 mil postos de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho, 576 mil empregos formais foram criados no país nos dois primeiros meses deste ano.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou a estratégia para vacinar os catarinenses contra a gripe em 2025. O governo informou que três milhões e 300 mil pessoas estão nos chamados grupos prioritários em Santa Catarina e a meta é imunizar, ao menos, 90 por cento delas. A previsão é começar a oferecer a vacina nos postos de saúde no dia 7 de abril, com foco inicialmente no público-alvo. O Dia D, sábado de mobilização estadual para vacinação, está programado para 10 de maio. Após essa data, a ideia é liberar o imunizante para todos os cidadãos acima dos seis meses de vida. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada em Blumenau.
A produção industrial catarinense cresceu oito virgula seis por cento em janeiro de 2025, frente ao mesmo período do ano passado. Foi o maior percentual entre todos os estados pesquisados e bem à frente da média nacional, que ficou positiva em um vírgula quatro por cento. Com isso, Santa Catarina mantém a liderança como o estado com o maior crescimento industrial do país. Os dados compõem a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, divulgada em março. Santa Catarina encerrou 2024 com o maior crescimento do país, com alta de sete virgula sete por cento, no setor industrial e manteve a liderança em janeiro.
Santa Catarina tem 16 cidades vivendo em situação de seca e seis rios em estiagem devido às chuvas mal distribuídas e o calor intenso registrados entre janeiro e março de 2025. A situação afeta as lavouras de soja, milho e a segunda safra do feijão, que estão em andamento no Estado. A informação foi divulgada pela EpagriCiram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, na última sexta-feira. A maioria das cidades em situação de seca no Estado estão localizadas na região Oeste e Meio-Oeste. Ainda conforme o órgão, caso a estiagem persista, há chance de redução na produtividade dos alimentos.
O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar recebeu um reforço de quatro policiais para o Policiamento com Motocicletas de São Miguel do Oeste. Na semana passada, o grupo passou por um treinamento para as atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública no Município. Na oportunidade, os militares fortaleceram os conhecimentos sobre a doutrina de policiamento, ações táticas, abordagem, pilotagem defensiva e pilotagem de alto risco. O décimo primeiro batalhão informou que nas próximas semanas serão realizadas diversas operações no Município.
A secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita anunciou o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe para o dia 7 de abril, segunda-feira da semana que vem. A imunização será realizada nas Unidades de Saúde do município, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O Dia D da vacinação está marcado para o sábado, 10 de maio, quando a Unidade de Saúde funcionará em horário especial, das oito da manhã as cinco da tarde, sem fechar ao meio-dia. Entre outros grupos, podem se vacinar, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos; trabalhadores da saúde e professores, além de profissionais das forças de segurança e salvamento. A secretaria de saúde de Barra Bonita reforçou que a vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a gripe.
Mais de 150 mulheres participaram da Campanha do Preventivo no último sábado em Guaraciaba. A campanha foi realizada em alusão ao Mês da Mulher. De acordo com a Assessora de Saúde, MAIANE GASPERIN, os atendimentos foram junto ao Posto de Saúde Central, durante o dia todo. Conforme MAIANE, a realização periódica do exame do preventivo permite que o diagnóstico seja feito de modo precoce, evitando consequências graves do câncer do colo do útero. As mulheres que não conseguiram participar da campanha podem fazer contato com a secretaria de saúde.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste vai promover, neste mês, a Feira do Livro 2025. O evento vai acontecer entre os dias 15 e 17 de abril no Ginásio da escola São Miguel e contará com uma programação especial voltada à literatura, cultura e conhecimento, reunindo escritores, artistas, livreiros e leitores de todas as idades. Serão três dias com exposições artísticas, palestras, lançamentos de livros, apresentações culturais e atividades interativas. Além disso, a biblioteca pública estará presente com um espaço de leitura e realizando cadastros gratuitos de novos leitores. A abertura oficial será as nove horas da manhã de terça-feira, dia 15 de abril.
A sexta edição do Boteco Empresarial foi realizada na noite deste sábado em São Miguel do Oeste e contou com a participação de cerca de 350 pessoas. O evento, promovido pelo Núcleo Jovem Empreendedor da ACISMO, se consolidou como o principal encontro da entidade voltado à troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo local. Segundo a presidente do núcleo, LETÍCIA VILLANI, o público superou expectativas. O evento tem como foco principal criar um ambiente informal de networking, inspiração e troca de ideias entre empreendedores de diferentes gerações e setores. LETICIA disse que é um espaço para conversar, se conectar, buscar ideias novas e se inspirar em outras trajetórias.
Além do Boteco Empresarial, o Núcleo Jovem da ACISMO desenvolve outros projetos ao longo do ano, como o Feirão do Imposto, a Semana do Jovem Empreendedor e o Geração Empreendedora, este voltado para estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A informação é da presidente do Núcleo, LETICIA VILANI. Para 2026, a organização já estuda ampliar o evento e trazer novidades. Já a Acismo anunciou, durante o Boteco de sábado, os próximos eventos realizados pela associação. O calendário inclui eventos maiores e outros mais segmentados. No dia 15 de maio, um encontro vai reunir nomes importantes da indústria, como o presidente da FIESC e o diretor da WEG. Em junho, a Acismo vai promover o Happy Hour de Negócios.
São Miguel do Oeste teve 885 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família em fevereiro de 2025. O valor médio recebido por família foi de 683 reais e 37 centavos, conforme dados atualizados pelo site Comunica BR, do Governo Federal. Desse total, 627 crianças de zero a 6 anos receberam o benefício extra de 150 reais e 748 crianças e adolescentes entre sete e 18 anos incompletos, além de 55 gestantes, contaram com um adicional de 50 reais. 86 por cento dessas famílias são chefiadas por mulheres. Outro programa federal, o Auxílio Gás, também chegou a 113 famílias da cidade em fevereiro, com um perfil parecido, ou seja, 88 por cento delas têm mulheres como responsáveis.
O município tem 665 pessoas atendidas pelo BPC, Benefício de Prestação Continuada. Os dados são de dezembro de 2024. Entre os beneficiados, 465 são pessoas com deficiência e 200 são idosos. No Cadastro Único, São Miguel do Oeste conta com sete mil 490 pessoas de baixa renda registradas pertencentes a duas mil 860 famílias. Esses dados garantem o acesso a diversos programas sociais e servem de base para políticas públicas na cidade. Em termos de repasse direto do Fundo Nacional de Assistência Social, o município recebeu três mil 590 reais em janeiro de 2025. Em Santa Catarina, o Bolsa Família atendeu 231 mil famílias neste mês, com um investimento federal de 151 bilhões de reais.
Das 16 cidades de Santa Catarina que estão em situação de seca, mais da metade são do extremo-oeste do estado. De acordo com a EpagriCiram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, 11 municípios da região estão vivendo em situação de seca com estiagem dos corpos de rios. As cidades que tem o volume de chuvas abaixo da meta a ponto de afetar culturas agrícolas são Barra Bonita, Bandeirante, Belmonte, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste e Tunapolis. De acordo com EpagriCiram, a distribuição da precipitação foi desigual, com a escassez mais acentuada especialmente do Extremo Oeste do estado.
Além da situação de seca em 10 municípios do extremo-oeste, duas cidades tem rios com estiagem nos corpos d’água. A informação é da EpagriCiram que monitora o nível dos rios. O acompanhamento aponta estiagem nos corpos d’água de Guaraciaba, Mondaí, sendo que a situação do rio de Guaraciaba é de gravidade. De acordo com o órgão, esse fenômeno hidrológico se agrava devido às altas temperaturas na regiões. Segundo a EpagriCiram, as altas temperaturas aumentam a evaporação da água no solo e a transpiração das plantas. Lavouras como a segunda safra da soja, o milho e a segunda safra do feijão são afetadas, com uma possível redução na produtividade caso a estiagem persista.
A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste atualizou, na sexta-feira, a situação epidemiológica da cidade em razão do aumento dos casos de dengue. De acordo com o boletim, o município teve, neste ano, 467 casos notificados. Desse total, 217 foram descartados e 212 foram confirmados. 38 moradores que apresentaram os sintomas da doença ainda aguardam o resultado dos exames de laboratório. Dos confirmados, 206 foram contraídos na cidade, quatro são importados e dois tem local de contaminação indeterminado. Em nota, a secretaria informou que a situação continua sendo monitorada pelas autoridades de saúde, com foco no combate à dengue e em outras medidas preventivas.
O mutirão de limpeza para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no bairro Jardim Peperi vai começar nesta terça-feira. Entre amanhã e domingo os moradores devem deixar os materiais na rua. Entre os itens aceitos estão na campanha estão pneus, eletrônicos, com TVs e eletrodomésticos, móveis, colchões e estofados. Na segunda-feira da outra semana, dia sete de abril, ocorre o recolhimento e destinação adequada dos resíduos. Para garantir o sucesso da iniciativa, será realizada uma reunião com a diretoria do bairro, incentivando a participação da comunidade. A Prefeitura reforçou que a colaboração de todos é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e prevenir a dengue e outras doenças.
O mês de fevereiro apresentou um saldo positivo com a criação de 135 empregos com carteira assinada em São Miguel do Oeste. O número é menor do que o mesmo mês do ano passado quando foram abertas 167 vagas de trabalho na cidade. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Em fevereiro deste ano, o destaque ficou por conta da indústria que teve 42 contratações a mais do que o total de demissões. O comércio abriu 39 postos de trabalho e o setor de serviços teve saldo de 33 vagas. A construção civil gerou 15 empregos diretos e o agropecuário teve seis vagas de saldo no mês passado.
No primeiro bimestre do ano, São Miguel do Oeste teve um saldo de 223 empregos formais. O número é 18 por cento maior do que o resultado dos primeiros dois meses de 2024 quando foram gerados 183 postos de trabalho na cidade. Em 2025, a indústria lidera a geração de emprego formal com 115 vagas criadas. O setor de serviços tem saldo de 66 vagas e o comércio teve 14 contratações a mais do que o total de demissões. Já o agropecuário teve saldo de 18 e a construção civil abriu 10 postos de trabalho com carteira assinada nos dois primeiros meses do ano.
A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na tarde deste domingo, na SC-163, uma carga de mercadorias contrabandeadas avaliada em quase 100 mil reais. O fato aconteceu em Iporã do Oeste. O motorista de 49 anos, que dirigia um caminhão Volvo com placas de Resende no Rio de Janeiro, disse inicialmente que o veículo estava vazio, mas logo depois admitiu que havia trazido algumas compras de Foz do Iguaçu. Na vistoria, os policiais encontraram 48 pneus novos, oito caixas de vinho e 40 litros de azeite sem nota fiscal. O caso foi para a Receita Federal e será investigado como contrabando e descaminho.
Uma caminhonete caiu em rio no interior de Itapiranga e uma pessoa ficou ferida. A ocorrência foi registrada por volta das cinco e meia da tarde deste domingo na comunidade de Cotovelo. Quatro pessoas estavam no veículo, uma caminhonete S-10: dois homens, com 52 anos e 46 anos e duas mulheres, de 50 anos e 75 anos. Duas vítimas ficaram presas no veículo e foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros com o uso de macas, cordas e escadas. Uma mulher foi encaminhada para o Hospital Sagrada Família com ferimentos leves no braço direito. Os outros ocupantes não precisaram de atendimento.
Um homem foi preso na manhã deste domingo após descumprir medidas protetivas de urgência em São Miguel do Oeste. A prisão preventiva foi cumprida por policiais civis da DPCAMI com apoio da Polícia Rodoviária Federal, na BR-282, próximo ao município de Maravilha. Segundo a Polícia Civil, os agentes receberam a informação de que o suspeito, que já tinha mandado de prisão em aberto, estava dirigindo um caminhão pela rodovia. A abordagem foi feita no posto da Polícia Rodoviária Federal e, após confirmação da identidade, ele foi detido no local. De acordo com a Polícia Civil, o mandado de prisão foi expedido após o delegado responsável pela investigação reunir indícios de que o homem descumpriu medidas protetivas impostas pela Justiça. Ele foi encaminhado sem resistência ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste.
Um idoso de 75 anos ficou ferido em um acidente de trânsito na noite de ontem no bairro Salete. A colisão entre dois veículos aconteceu por volta das sete horas da noite na Rua Almirante Tamandaré. Um dos carros capotou e ficou lateralizado. No interior do carro estava um homem de 75 anos, consciente, porém desorientado. Ele ficou encarcerado e foi retirado pelos bombeiros. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, que apresentava dor no tórax e um corte com sangramento no antebraço, foi levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.