-GODOY DIZ QUE ATUARÁ 'COM RIGOR' NA TRANSPARENCIA DO USO DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO
-GOVERNO DE SC ANUNCIA 580 MILHÕES PARA HOSPITAIS DE 19 MUNICÍPIOS
-REGIÃO EXTREMO-OESTE CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE ÓBITO POR DENGUE
-ALFREDO SPIER ASSUME AMANHÃ COMO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE
-RAVIER DIZ QUE CÂMARA NÃO É MACHISTA E QUE DECLARAÇÃO DE VEREADORA FOI INFELIZ
-POLÍCIA CIVIL APREENDE ARMAS E DROGAS NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA
-HOMEM INVADE CASA, AGRIDE MULHER E É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer da tarde. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 74 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Depois de um cessar-fogo anunciado pela Rússia em Mariupol, a Cruz Vermelha está a caminho da cidade sitiada, a mais bombardeada na Ucrânia. Além de levar ajuda humanitária ao local, a Cruz Vermelha também fará, ainda nesta sexta-feira, a retirada de moradores que até hoje não haviam conseguido deixar a cidade, cercada por tropas russas há mais de duas semanas. O vice-prefeito da ciddade, SERGEI ORLOV, estima que duas mil pessoas devem ser retiradas. Quase todas elas, disse ORLOV, estão até hoje em abrigos subterrâneos. 45 ônibus devem ser usados para retirar os civis da cidade.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse em seu pronunciamento diário que as conversas por um cessar-fogo com a Rússia continuam, mas que neste momento, "elas são só palavras" e que não há "nada concreto". Ele voltou a afirmar que vai lutar por cada metro do país. Já o chefe militar da região de Kharkiv, disse que a cidade está sendo frequentemente bombardeada, o que impede a saída de civis com segurança. Ontem, de acordo com ele, as tropas russas atacaram 47 vezes com artilharia, morteiros, tanques e ataques. Rússia e Ucrânia devem retormar as negociações no sábado.
A recente onda de violência em El Salvador com 87 pessoas assassinadas no fim de semana foi atribuída pelo governo do país a grupos criminosos organizados, como Mara Salvatrucha e Barrio 18. As autoridades informaram que prenderam, nos últimos dias, duas mil 163 pessoas. A nova onda de violência começou no último sábado e, aparentemente, há alvos que não seriam implicados nas guerras entre gangues, como vendedores de rua, motoristas de taxi e pessoas que estavam na rua. Depois dos homicídios do último sábado, o governo decretou um regime de exceção, com duração de um mês.
O deputado DANIEL SILVEIRA confirmou no fim da noite desta quarta-feira que cumprirá a decisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal. Após o magistrado fixar multa de 15 mil por dia, ele aceitou utilizar a tornozeleira eletrônica. SILVEIRA afirmou ainda que MORAES é um inimigo em comum do Brasil. Ao falar sobre a decisão de colocar a tornozeleira eletrônica, o deputado chamou o ministro de "abestado" e disse que MORAES "não conhece bem da legislação". Os comentários foram feitos em uma entrevista à Jovem Pan, ainda no gabinete do deputado. SILVEIRA é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições.
A reforma ministerial do presidente JAIR BOLSONARO está quase toda definida. Os nomes de todos os 10 substitutos dos ministros que disputarão as eleições devem estar no Diário Oficial da União até esta sexta-feira. Algumas indicações serão oficializadas nesta sexta, como a do secretário-executivo do ministério da Agricultura, MARCOS MONTES, que substituirá TEREZA CRISTINA. A única indicação do próprio presidente foi para a vaga de FLÁVIA ARRUDA, ministra da Secretaria de Governo. O presidente decidiu substituí-la pelo atual chefe de gabinete dele, CÉLIO FARIA JUNIOR. O novo ministro da secretaria de governo é funcionário púbico de carreira.
O ministro da Educação interino, VICTOR GODOY VEIGA, afirmou que vai atuar "com rigor" para melhorar mecanismos de transparência na aplicação dos recursos educacionais durante a sua gestão, assim como colaborar com "órgãos de investigação". Ele também destacou que a educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento do Brasil. O ministro disse ainda que o direito à educação para todos será uma prioridade dessa nova gestão. GODOY assume o MEC na esteira de polêmicas envolvendo o seu antecessor, MILTON RIBEIRO, suspeito de facilitar supostos repasses irregulares das verbas do Ministério da Educação.
O governo de Santa Catarina anunciou nesta quarta-feira que irá investir pouco mais de 580 milhões em hospitais de 19 municípios em diversas regiões do Estado. O maior valor será destinado ao novo Instituto de Cardiologia, no município de São José, na Grande Florianópolis, que receberá 240 milhões de reais. No total, 25 hospitais ou unidades de saúde catarinenses receberão investimento em saúde pública. Os valores serão destinados para manutenção e construção de novas unidades, além da compra de equipamentos. Não há data específica para que o montante seja encaminhado às entidades. Os recursos são do caixa do governo do Estado e serão liberados à medida em que os convênios para os repasses forem firmados entre o governo e as instituições que administram os hospitais.
Santa Catarina chegou a marca de quatro mortes por dengue em 2022. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina em nota de alerta enviada aos municípios nesta quarta-feira. Outros seis casos suspeitos são investigados. De acordo com a diretoria, das vítimas, três foram casos autóctones - com transmissão dentro do Estado - e um caso importado. As mortes foram registradas nas cidades de Criciúma, Seara, Itá e Romelândia. As idades das vítimas variam de 40 a 89 anos, com mediana de 69 anos. De acordo com a investigação, todos tinham comorbidades. Em um dos casos, foi diagnosticada infecção prévia por dengue. Em relação aos casos que ainda aguardam investigação, as vítimas residiam em Chapecó, Ascurra, Brusque, Seara e Palmitos.
Uma ferramenta da nova Delegacia Virtual da Polícia Civil, que deve estar no ar em duas semanas, permitirá às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina registrarem boletim de ocorrência e até requisitar medidas protetivas online, sem precisar ir à delegacia. A ideia é facilitar o acesso à Segurança Pública. No ano passado, mais de 80 por cento das mulheres que foram vítimas de feminicídio no Estado não tinham registrado ocorrência contra os agressores. O site poderá ser acessado por computador ou smartphone, para registro de B.O. Se for o caso, o delegado responsável reportará ao juiz imediatamente a fim de obter a medida protetiva. No momento, a nova ferramenta está em fase de ajustes.
A Polícia Militar realizou, nesta semana, a passagem de comando da terceira Companhia de Maravilha. A solenidade contou com a presença do comandante do nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, coronel ALFREDO VON KNOBLAUCH, do comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel JAILSON FRANZEN. O major ALTAIR LISOT passou o comando da companhia ao tenente JUNIOR TATSCH que já exercia a função de sub-comandante. O tenente JUNIOR ingressou na Polícia Militar em 1997 em São Miguel do Oeste, sendo logo após o curso de Formação de Soldados, transferido para Maravilha.
Apesar da inflação em alta que provocou o aumento dos preços dos chocolates, o comércio de São Miguel do Oeste espera aumentar a venda de produtos para a Páscoa. De acordo com a presidente da CDL, GLEICE KOOP, a páscoa envolve não só o mercado de chocolate, mas todos os segmentos comerciais. Ela disse que os lojistas continuam otimistas e apostam no crescimento dos negócios. No ano passado, o volume de vendas da Páscoa foi três por cento superior ao ano anterior. GLEICE reforçou que neste ano a CDL vai trabalhar em uma campanha de mídia fazendo um resgate do sentimento de união e da tradição da Páscoa, com a confraternização dos almoços de domingo e outras tradições da data.
As fortes chuvas que caíram no Extremo Oeste de Santa Catarina na última semana trouxeram prejuízos expressivos em todos os municípios da região. Em São Miguel do Oeste foram mais de 170 milímetros em questão horas, danificando a grande maioria das estradas do interior. Estimasse que em alguns locais o volume de chuva tenha ultrapassado os 200 milímetros. Conforme o secretário de Obras, JOSÉ XAVIER, a situação fez com que as equipes do setor trabalhassem de forma intensa novamente para minimizar os impactos aos moradores do interior.
Ao menos quatro comunidades de São Miguel do Oeste foram fortemente atingidas pelo excesso de chuva da última semana. A informação é do secretário de Obras, JOSÉ XAVIER. Ele citou as Linhas Barra do Guamerim, Alto Guamerim, Pinheirinho e Fátima. Já as que registraram menos estragos foram as Linhas Lajeado Direito, Juvêncio e Filomena. De acordo com ele, na Linha Fátima uma ponte feita de tubos acabou sendo danificada pela metade, sendo que o acesso já foi totalmente refeito. Segundo XAVIER, outra localidade que sofreu com o alto volume de água foi a Linha São Pedro, onde uma ponte de 14 metros que dá acesso a uma granja foi totalmente arrastada pelas águas, ficando distante 30 metros do local de instalação.
Quase 100 por cento das estradas do interior de São Miguel do Oeste foram danificadas com as chuvas da última semana. A afirmação é do secretário de Obras, JOSÉ XAVIER. Ele destacou que pelo menos 95 por cento da malha viária sofreu com o alto volume de água. Ele frisou que as equipes estão atuando na Linha Bela Vista das Flores, Fátima e São Pedro. Já no Lajeado Direito as ações foram executadas em parceria com a secretaria de Obras de Guaraciaba, visto o local ser divisa entre os dois municípios. JOSÉ XAVIER pontuou ainda que ações também devem ser executadas na Linha Tupancy e demais localidades.
A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste deve demorar entre seis e oito meses para recuperar toda a malha viária do interior. A projeção é do secretário de Obras, JOSÉ XAVIER. Ele explicou que esse cronograma leva em conta o período de inverno que acaba limitando a plena execução dos serviços visto as chuvas e demais situações. Ele comentou que os estragos foram os maiores das últimas décadas já registrados no município. XAVIER disse ainda que as próximas ações devem ocorrer no Alto Guamerim e São Domingos. Ele pediu colaboração da população e paciência no momento, porém, garantiu que o serviço será feito o mais rápido possível para que todas as localidades tenham seus acessos restaurados.
O Colegiado de Saúde Guaraciaba se reuniu nesta quarta-feira para discutir alguns problemas registrados no atendimento da população no Hospital São Lucas. Os principais são a lotação da unidade e a dificuldade de adquirir soro para os pacientes. A diretora do Hospital, PAULA CORRÊA, orienta a utilizar o soro caseiro para a hidratação. Ela também apresentou para apreciação e deliberação do conselho, o Termo de Compromisso da Politica Hospitalar Catarinense. Outra preocupação levantada no encontro foi a destinação de vidros como garrafas que hoje é misturado no lixo comum. A pauta também teve a inclusão de novos medicamentos na lista da Farmácia Básica do município diante da necessidade apresentada nas demandas prescritas pelos médicos e inclusão dos fitoterápicos.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está aplicando a quarta dose da vacina contra a Covid para idosos acima de 80 anos nesta quinta-feira. O município acatou a orientação do Ministério de Saúde para oferecer a segunda dose de reforço para esse público. O atendimento começou as oito horas da manhã e vai até as quatro da tarde na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Podem se vacinar hoje os idosos acima de 80 anos que receberam a terceira dose até o dia 31 de novembro de 2021. Amanhã, o município vai oferecer a segunda dose PFIZER para crianças vacinadas em quatro de fevereiro e retardatários da segunda dose deste laboratório, além da primeira dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias.
O primeiro caso de óbito por dengue no extremo-oeste foi confirmado nesta semana pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual de saúde. Em nota de alerta, a Dive informou que o caso é de um morador de Romelândia. Além desse, foram confirmados outras três mortes provocadas pela doença em Santa Catarina. De acordo com a Dive, o número de notificações de casos suspeitos de dengue aumentou 144 por cento no estado em comparação ao mesmo período do ano de 2021. O número de casos confirmados dobrou. A transmissão de dengue foi registrada em 38 municípios e 14, entre eles Romelândia, se encontram com transmissão em nível de
Epidemia.
O morador de Romelândia que morreu em decorrência da dengue tinha 61 anos e um quadro de comorbidades. A informação é da secretaria municipal de saúde. O homem apresentou os sintomas graves da doença e foi internado na UTI do Hospital Regional no dia 13 de março. Ele permaneceu 10 dias internados e faleceu no dia 23, quarta-feira da semana passada. De acordo com a secretaria, ele morou durante muitos anos na região norte do pais e contraiu a doença em outras duas oportunidades. Essa foi, portanto, a terceira vez que ele teve dengue. O exame do laboratório central confirmou que a morte foi causada pela doença.
O município de Romelândia tem 292 casos de dengue confirmados desde o começo do ano. A cidade está em epidemia da doença, ou seja, tem mais de 300 casos por grupos de cem mil habitantes. Além disso, a secretaria de saúde monitora a situação de outros 20 casos suspeitos que aguardam o resultado do exame de laboratório. O município segue com os trabalhos de eliminação dos focos do mosquito e de atendimento da população. As pessoas devem ficar atentas ao problema, eliminar locais que possam acumular água e procurar atendimento médico caso sintam os sintomas da doença, como, febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
O ex-vice-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, é o novo secretário de saúde do município. A nomeação foi confirmada nesta quarta-feira pelo prefeito WILSON TREVISAN. SPIER vai assumir nesta sexta-feira para substituir a atual secretária, DAIANA SIRTOLI que pediu exoneração. Ela estava no comanda da pasta desde junho de 2021 e, segundo o prefeito, promoveu importantes avanços nesta área durante a sua gestão. DAIANA retornará ao cargo efetivo no Controle Interno do Município. SPIER estava ocupando cargo de diretor da secretária de Agricultura e é suplente de vereador.
O novo secretário de saúde de São Miguel do Oeste afirmou que vai dar andamento aos trabalhos que já vinham sendo realizados pela pasta. ALFREDO SPIER também disse que vai implementar as ações planejadas e identificar formas de aprimorar ainda mais os serviços prestados à população. Ele já foi secretário de Saúde e também de Administração, além de exercer o cargo de vice-prefeito durante o primeiro mandato de WILSON TREVISAN. Além do nome de SPIER, a administração também anunciou que a enfermeira CINARA SAGGIORATTO, que é especialista em Saúde Pública e Auditoria em Serviços de Saúde, vai assumir a partir de amanhã o cargo de secretária adjunta de Saúde.
A vereadora MARIA TEREZA foi infeliz ao afirmar que a câmara de vereadores é machista. A declaração é do vice-presidente do legislativo, RAVIER CENTENARO. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que os comentários da vereadora geraram bastante preocupação na mesa diretora da casa. RAVIER negou que os existam casos de violência política contra as duas mulheres da atual legislatura, como afirmou a vereadora nesta semana na Peperi. MARIA TEREZA participou do Peperi Entrevista de terça-feira e também disse que as vereadoras precisam lutar mais que os homens para exercer suas atividades na política e que a violência contra a mulher é estrutural na sociedade, ocorrendo inclusive, na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste.
Em nenhum momento, durante os trabalhos legislativos, percebe-se uma tratamento desigual ou diferenciado em razão das condições de gênero. A afirmação é do vice-presidente da câmara, RAVIER CENTENARO. Ele disse que existem confrontos e embates entre os vereadores, mas tudo dentro da democracia e das regras do jogo político. RAVIER reforçou que não há nenhum excesso ou posições motivadas contra as mulheres vereadoras.
O vice-presidente do legislativo RAVIER CENTENARO também disse que os vereadores homens que fazem parte da câmara se sentiram ofendidos com as declarações da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ele, os vereadores não veem a questão da forma como a vereadora vê. RAVIER reforçou que não há perseguição de gênero no legislativo e que os vereadores não merecem as acusações. Ele também destacou que houve uma evolução da consciência sobre os direitos da mulher e aumento do respeito nas relações de gênero. RAVIER disse que percebe uma evolução nas famílias, mas que existem casos pontuais de violência contra a mulher.
O prefeito WILSON TREVISAN não vai disputar a eleição como candidato a deputado estadual neste ano. Ele foi convidado pelo PSD para disputar uma das vagas na Assembleia Legislativa e decidiu que não vai concorrer. Em uma live realizada agora à pouco na página que ele tem Facebook, TREVISAN alegou motivos pessoais para tomar essa decisão. Ele também citou que sentiu que a população quer que ele termine o mandato e, por isso, vai manter o compromisso de administrar a prefeitura até o final de 2024. TREVISAN está atendendo a imprensa neste momento e os detalhes da decisão de não concorrer a deputado estarão no Globo em Foco de amanhã.
A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira, com o apoio do Núcleo de Operações com Cães de São Miguel do Oeste, apreendeu drogas e armas no interior de Dionísio Cerqueira. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na tarde de ontem. Na casa de um suspeito investigado pela polícia, foram encontrados 800 gramas de substancia entorpecente in natura, uma espingarda calibre 36, munições e demais material utilizados para a recarga de cartuchos. O homem foi preso em flagrante.
Um homem foi preso depois de invadir uma casa e agredir uma mulher no bairro São Luiz. O caso aconteceu por volta das seis horas da tarde na rua José Klein. A mulher sofreu uma lesão na cabeça e foi conduzida pelos bombeiros para o Hospital Regional. Ela contou aos policiais que estava em casa com as filhas quando um homem que não conhece bateu na porta e, em seguida, invadiu a residência e começou a lhe agredir sem nenhum motivo aparente. A vítima gritou por socorros e os vizinhos foram até o local. O home fugiu, mas foi abordado por uma guarnição da PM. Ele não acatou as ordens policiais, foi dominado e levado para a delegacia de polícia.