ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 31 03 2021

-SENADO APROVA PROJETO QUE AJUDA EMPRESAS DE EVENTOS AFETADAS PELA PANDEMIA

-DANIELA ASSUME GOVERNO E ANUNCIA TROCA DE CINCO SECRETÁRIOS

-DEPUTADO DIZ QUE AFASTAMENTO DE MOISÉS TRAZ PREJUÍZOS PARA O ESTADO

-MUNICÍPIO AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID PARA IDOSOS DE 67 ANOS

-COMÉRCIO SE RECUPERA E TEM MIAS CONTRATAÇÕES DO QUE DEMISSÕES EM FEVEREIRO

-PM PRENDE CINCO PESSOAS QUE PODEM TER RELAÇAO COM O TRAFICO NO BAIRRO ESTRELA

-POLÍCIA CIVIL CONFIRMA PRISÃO DE SUSPEITO DE INCENDIO QUE MATOU MULHER

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 74 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Os governantes de quase 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS discutem os termos de um tratado sobre pandemias para enfrentar crises futuras e evitar o ''cada um por si'' evidenciado pela Covid-19. O diretor geral da OMS, TEDROS ADHANOM disse que o mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar. Na visão da entidade, sem uma abordagem internacional e coordenada, os países ainda vão continuar vulneráveis. A pandemia do cornavírus matou quase dois milhões e 800 mil pessoas em todo o mundo.

O laboratório alemão BioNTech anunciou, nesta terça-feira, que pretende fabricar em 2021 até dois bilhões e 500 milhões de doses da vacina desenvolvida com a americana Pfizer, o que representa 25 por cento a mais do que inicialmente anunciado. Em comunicado a empresa disse que o volume deve aumentar devido à otimização dos processos e da rede de produção, além da autorização para retirar seis doses de um frasco. Até 23 de março, a companhia forneceu mais de 200 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no mundo.

A Alemanha e a Itália anunciaram nesta terça-feira que vão adotar políticas mais restritivas para viajantes nos próximos dias. A Alemanha vai pedir às pessoas que atravessam as fronteiras terrestres que apresentem testes de Covid-19. Haverá uma atenção especial para os viajantes procedentes da França, Dinamarca e Polônia. Já a Itália vai impor uma quarentena de cinco dias para todas as pessoas procedentes da União Europeia. Quem chegar ao país terá que fazer exames de Covid. Ao final da quarentena, deverão passar por outro teste. A medida já estava em vigor para pessoas de países que não pertencem ao bloco europeu.

A pandemia de coronavírus afetou principalmente os trabalhadores informais e de baixa escolaridade de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa apontou que a redução do emprego foi muito maior entre brasileiros que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio. Além disso, este grupo também deverá ser o mais afetado no pós-pandemia. Do total de sete milhões e 300 mil empregos perdidos em 2020, 76 por cento eram ocupados por brasileiros com até 10 anos de estudo. A redução do emprego formal no primeiro ano de pandemia foi de quatro virgula dois por cento e três vezes maior no mercado informal com queda de 12 vírgula seis.

O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a saída dos comandantes das três Forças Armadas: EDSON PUJOL do Exército, ILQUES BARBOSA da Marinha e ANTÔNIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ da Aeronáutica. Em nota, o ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os novos comandantes. Segundo o governo, as mudanças ocorrem em razão de um realinhamento no comando das forças armadas. O anúncio acontece um dia após FERNANDO AZEVEDO E SILVA deixar o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva WALTER SOUZA BRAGA NETTO, que até então comandava a Casa Civil.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece ações emergenciais para o setor de eventos, com o objetivo de reduzir as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. O texto já foi apreciado pelos deputados, mas, como sofreu modificações no senado, retornará à Câmara. A proposta prevê, entre outros pontos, a renegociação de dívidas, tributárias ou não, com descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação. O benefício vale para empresas que realizam eventos em geral, casas noturnas, firmas da área de hotelaria em geral e prestadores de serviços turísticos.

Para negócios que tiveram redução superior a 50 por cento no faturamento entre 2019 e 2020, o projeto garante uma indenização. O valor será compatível com as despesas para pagamento de 15 empregados durante o período da pandemia.

A geração de emprego em Santa Catarina teve saldo positivo de 33 mil 994 vagas em fevereiro. No primeiro semestre, foram abertas 66 mil 688 postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, Santa Catarina teve o terceiro maior saldo de vagas do país, atrás de São Paulo e do Paraná. Os setores de serviços e indústria tiveram o melhor desempenho com mais de 14 mil vagas abertas cada um. Em terceiro, vem a construção civil, com duas mil 389 vagas de saldo e o comércio abriu dois mil 268 postos.

A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, falou oficialmente pela primeira vez após assumir o cargo, nesta terça-feira. Ela assinou o termo de posse de manhã, em um ato sem solenidades na residência oficial da vice-governadora, em Florianópolis, e concedeu uma entrevista no final da tarde no Centro Administrativo do governo. DANIELA disse que vai lutar pela vida e contra a pandemia e anunciou cinco novos secretários: a deputada federal CARMEM ZANOTTO foi confirmada na Saúde, DAGOBERTO BRIÃO na Procuradoria-geral do Estado, GERSON SCHWERDT na Casa Civil, MIGUEL BERTOLINI na Comunicação e LEODEGAR TISCOSKI na Infraestrutura e Mobilidade.

A deputada federal CARMEN ZANOTTO, nova secretária de Saúde do estado, afirmou nesta terça-feira que o controle da pandemia do coronavírus em Santa Catarina depende de distanciamento social. Apesar disso, ela antecipou que não pretende ampliar as proibições no Estado. Ela comentou que não adianta adotar restrições mais severas se não houver uma mudança de comportamento individual para evitar os pequenas atos que podem resultar na transmissão do vírus. CARMEM ZANOTTO citou que pretende saber exatamente a situação de cada hospital e município para traçar as ações para ampliar a vacinação.

O Fundo Especial para Infância e Adolescência de São Miguel do Oeste tem um novo presidente. Desde a última semana quem responde pelo FIA é MÁRCIO PICOLO. De acordo com ele, o fundo é vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. PICOLO explicou que a nova diretoria já está discutindo novas ações para fomentar os recursos que estão disponíveis na conta. Segundo MÁRCIO, também está em fase final, um plano de ação que visa nortear a aplicação dos recursos disponíveis no FIA ao longo deste ano em São Miguel do Oeste.

O Fundo Especial para Infância e Adolescência possui mais de 350 mil reais em caixa para aplicar em projetos voltados às crianças e adolescentes do município. O novo presidente do FIA, MÁRCIO PICOLO, destacou que ao todo, são 353 mil reais à disposição da comunidade. Ele lembrou que as pessoas podem fazer doações para o FIA através do Imposto de Renda. PICOLO disse cada contribuinte pode doar até seis por cento do Imposto de Renda para o fundo de cada município. MÁRCIO salientou que esse é o principal meio de arrecadação em São Miguel do Oeste.

O Fundo Especial para Infância e Adolescência de São Miguel do Oeste vai lançar nos próximos dias um edital para os interessados em credenciar projetos visando beneficiar o público alvo do município. Segundo MÁRCIO PICOLO, a ideia é que as entidades que atuam no setor participem desses projetos. Ele comentou ainda que a diretoria do FIA pretende realizar um evento para prestação de contas do exercício 2020 e apresentar um plano de ações para este ano. MÁRCIO frisou que o objetivo principal é dar mais transparência para as ações realizadas por meio do FIA em São Miguel do Oeste.

O Município de São Miguel do Oeste abriu, nesta quarta-feira, um leilão de veículos da prefeitura. Em razão da pandemia, o certame acontece de maneira totalmente virtual. Os lances já podem feitos no portal superbid.net ou acessando link específico disponível no site da prefeitura: saomiguel.sc.gov.br. O ato de encerramento será no dia nove de abril, a partir das 10 horas. Os interessados poderão vistoriar os bens nos dias sete e oito de abril por agendamento nos 3631 2023 ou 9 8413 2811. Os veículos estão no parque de Exposições Rineu Gransotto e na Garagem Municipal. A expectativa do município é arrecadar cerca de 400 mil que deverão ser investidos na aquisição de novos veículos.

O município está coletando sugestões da população para compor o orçamento de 2022 e o plano plurianual 2022-2025 de São Miguel do Oeste. Em razão da pandemia do coronavírus, a administração buscou uma forma alternativa de garantir a participação da população na definição das principais demandas do município para os próximos anos. As pessoas podem participar de uma consulta pública via link disponível no portal oficial da prefeitura, o saomiguel.sc.gov.br. O formulário ficará disponível de hoje até o dia 09 de abril. De acordo com o prefeito, WILSON TREVISAN, a intenção é ouvir as pessoas para qualificar ainda mais o serviço prestado aos moradores.

Começou hoje a feira do peixe no espaço da feira livre no centro da cidade. A venda de peixe para a sexta-feira santa começou as oito horas da manhã e vai até as seis da tarde. A feira do peixe também ocorre amanhã, no mesmo horário. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTÔNIO ORSO, o município organizou um roteiro para a venda de peixes nas propriedades rurais desde o mês passado. A atividade termina amanhã com a feira no galpão que fica nas proximidades da prefeitura. ORSO disse que a venda do produto ocorreu com as regras de prevenção da pandemia do Coronavírus como o uso de máscara, álcool em gel, fluxo de veículos em drive thru nas propriedades rurais, contenção para isolamento e distanciamento.

O deputado estadual do PSDB, MARCOS VIEIRA, afirmou nesta terça-feira na Peperi que o afastamento do governador traz prejuízos para Santa Catarina. Ele afirmou que a troca no comando do estado cria incerteza e insegurança para todos. Na visão do parlamentar, CARLOS MOISES mudou a forma de conduzir o estado depois que primeiro afastamento, saiu do gabinete e passou a ouvir os outros poderes, as entidades e a sociedade. Com isso, o governo passou a atender as demandas do estado, como por exemplo, os investimentos em rodovias, a garantia de 70 milhões de reais para cisternas e mais 15 milhões para o laboratório do leite que são pedidos da bancada do oeste. VIEIRA, que já criticou duramente o governo de MOISES, disse que o governador mudou e ele reconhece que isso foi positivo.

O deputado MARCOS VIEIRA é um dos cinco deputados que integra o tribunal especial de julgamento que vai analisar a denúncia por crime de responsabilidade de CARLOS MOISES na compra de respiradores com dispensa de licitação. O parlamentar votou pelo arquivamento da acusação na sexta-feira passada e disse que tomou a decisão por entender que o fato não é motivo suficiente para afastamento. Ele citou que das acusações feitas contra MOISÉS apenas uma foi admitida pelo tribunal especial: a de uma suposta omissão do governador, o que é pouco, segundo VIEIRA, para afastar o governador. VIEIRA citou ainda que o Ministério Público e a Polícia Federal concluíram que não houve participação direta do governador no caso, o que reforça a tese de que MOISÉS não deveria ser afastado.

O tribunal especial, formado por desembargadores e deputados, deve agir com rapidez para tomar uma decisão definitiva sobre o impeachment do governador. De acordo com o deputado MARCOS VIEIRA, Santa Catarina não aguenta mais enfrentar essa indefinição e trocas no comando do estado. Para o deputado, o tribunal especial deve agilizar a análise e decidir o quanto antes se MOISÉS é culpado ou não para que a gestão do Estado possa seguir sem incertezas.

O Hospital Regional Terezinha teve duas altas hospitalares de pacientes com Covid de Belmonte e mais duas altas de pacientes que estavam na UTI e foram para a enfermaria. Nas últimas 24 horas, não houve nenhum óbito por complicações da doença na unidade. A taxa de ocupação ainda está em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 12 confirmados. Oito pacientes ainda aguardam transferência para leitos de UTI. Em São Miguel do Oeste, 16 pessoas foram confirmadas com covid nesta terça-feira. Outras 13 pessoas entraram para a lista de recuperados. 116 moradores ainda estão com o vírus ativo.

A secretaria de saúde retomou, nesta quarta-feira, a vacinação dos idosos contra o coronavírus. Na manhã de hoje, o imunizante foi aplicado em pessoas com 68 anos ou mais. A vacinação começou as oito e terminou por volta das 11 horas. Daqui à pouco, a estrutura montada na praça será reaberta para a imunização de idosos com 67 anos. Para se vacinar, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF.Quem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.

O calendário da campanha de vacinação contra a Covid prevê a aplicação da segunda dose do imunizante para mais um público nesta quinta-feira. Amanhã, idosos com idade acima de 77 anos que receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 no dia 12 de março, devem comparecer na Praça Walnir Bottaro Daniel para tomarem a segunda dose do imunizante. A Secretaria de Saúde estima atender cerca de 200 pessoas nesta etapa. A aplicação da segunda dose, amanhã, para idosos acima de 77 anos que receberam a primeira dose no dia 12 de março, será das oito as 12 horas da manhã.

A secretaria de saúde atualizou os números da campanha de vacinação contra o coronavírus. De acordo com a secretária GENI GIRELLI, seis mil e 30 pessoas foram imunizadas até ontem à tarde no município. Isso representa cerca de 15 por cento da população total do município. Em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, GENI pediu que as pessoas mantenham o distanciamento e evitem aglomerações durante o feriadão da Páscoa. Ela citou que as pessoas não devem viajar e nem receber visitas de fora da cidade. GENI citou que o momento ainda exige cuidados e atenção para evitar a transmissão do vírus. Para a secretaria, os indicadores, como a lotação do hospital, ainda são preocupantes.

São Miguel do Oeste fechou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 172 vagas de emprego com carteira assinada. No mês passado, as empresas da cidade contrataram 699 trabalhadores e desligaram 527. De acordo com o cadastro geral de empregados e desempregados do ministério da Economia, houve uma alteração importante nos setores que mais contribuíram para esse resultado no mês passado. A indústria, segmento que normalmente tem o melhor saldo de emprego, ficou na quarta posição com 27 vagas abertas. O setor de serviço foi o que obteve o melhor desempenho com saldo de 64 vagas. O comércio, que fechou vagas em janeiro, teve 49 contratações a mais do que o total de demissões. Na construção civil, o número é positivo em 33 vagas.

A geração de emprego formal em fevereiro foi melhor do que janeiro que teve 148 contratações a mais do que demissões. No acumulado do ano, o saldo no município é 320 vagas criadas. No primeiro bimestre deste ano, a indústria lidera com 122 vagas de saldo. A construção civil teve 93 admissões a mais do que demissões e o setor de serviços fechou janeiro e fevereiro com 69 vagas de saldo. A agropecuária abriu 20 vagas. O comércio, que se recuperou no mês passado, está com saldo positivo de 16 postos de trabalho neste começo de ano.

Um acidente no final da tarde desta terça-feira envolveu quatro veículos na SC 163. A colisão aconteceu por volta das seis horas nas proximidades do acesso para Linha Chácara, no interior de Itapiranga. O acidente envolveu um caminhão de José Boiteux, uma carreta de Cerro Largo no Rio Grande do Sul, um ônibus e uma Strada de Itapiranga. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ferido. O transito ficou parcialmente interditado até a remoção dos veículos da pista.

A Polícia Militar conduziu para a delegacia de polícia cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas nesta terça-feira. Por volta das nove e meia da noite, uma guarnição da PM foi verificar uma denúncia de tráfico e perturbação na rua Afonso Hoffmann, bairro Estrela. Cinco homens estavam sentados em dois sofás em frente a uma residência. Durante a revista, foram encontradas três porções de maconha embaladas separadamente e mais uma porção solta. A Polícia Militar suspeita que o local era usado como ponto de venda de drogas. Os cinco homens foram detidos e levados para a delegacia.

A Polícia Civil de Descanso confirmou a prisão de um homem suspeito do incêndio que matou uma mulher no final de semana. Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, o delegado CLEVERSON MULLER, informou que o cunhado da vítima foi detido ainda no domingo depois de prestar um depoimento bastante contraditório. O delegado também confirmou que o incêndio foi criminoso e que as investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelo crime. A polícia não divulgou detalhes sobre a motivação do incêndio. O incêndio ocorreu por volta das seis da manhã de domingo na rua do Viveiro em Descanso. Uma casa foi completamente destruída e MAURICEIA ESTRAICH de 22 anos morreu carbonizada.

A Polícia Civil não descarta a participação de mais de uma pessoa no incêndio de domingo em Descanso. Segundo o advogado CLEVERSON MULLER, o corpo de MAURICEIA ESTRAICH ainda no IML. O delgado citou que o caso é bastante complexo e os exames feitos no local e no corpo da vítima são importantes para elucidar o caso. MAURICEIA morava em Descanso e trabalhava em uma empresa do ramo de confecções em São Miguel do Oeste. Os familiares da jovem cobram a identificação e a punição dos responsáveis pelo crime. O cunhado de MAURICEIA, preso no final de semana, permanece detido. Ele foi detido em flagrante por falso testemunho e na segunda-feira o delegado pediu a prisão temporária por homicídio praticado por meio de incêndio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.