-SENADO APROVA PROJETO QUE AJUDA EMPRESAS DE EVENTOS AFETADAS PELA PANDEMIA
-DANIELA ASSUME GOVERNO E ANUNCIA TROCA DE CINCO SECRETÁRIOS
-ESPORTES COLETIVOS SEGUEM PROIBIDOS COM NÍVEL GRAVÍSSIMO DE CONTÁGIOS
-ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DEFINE NOVA DIRETORIA E APRESENTA AÇÕES
-CAESP FARÁ RODA DE CONVERSA VIRTUAL PARA ORIENTAR SOBRE AUTISMO
-SECRETÁRIO ATRIBUI QUEDA NO NÚMERO DE INFECÇÕES POR COVID À COLABORAÇÃO DOS MUNÍCIPES
-ACIDENTE ENVOLVE QUATRO VEÍCULOS NA SC 163
-CUNHADO É SUSPEITO DE ATEAR FOGO EM CASA E MATAR JOVEM DE 22 ANOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 74centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Os governantes de quase 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS discutem os termos de um tratado sobre pandemias para enfrentar crises futuras e evitar o ''cada um por si'' evidenciado pela Covid-19. O diretor geral da OMS, TEDROS ADHANOM disse que o mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar. Na visão da entidade, sem uma abordagem internacional e coordenada, os países ainda vão continuar vulneráveis. A pandemia do cornavírus matou quase dois milhões e 800 mil pessoas em todo o mundo.
O laboratório alemão BioNTech anunciou, nesta terça-feira, que pretende fabricar em 2021 até dois bilhões e 500 milhões de doses da vacina desenvolvida com a americana Pfizer, o que representa 25 por cento a mais do que inicialmente anunciado. Em comunicado a empresa disse que o volume deve aumentar devido à otimização dos processos e da rede de produção, além da autorização para retirar seis doses de um frasco. Até 23 de março, a companhia forneceu mais de 200 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no mundo.
A Alemanha e a Itália anunciaram nesta terça-feira que vão adotar políticas mais restritivas para viajantes nos próximos dias. A Alemanha vai pedir às pessoas que atravessam as fronteiras terrestres que apresentem testes de Covid-19. Haverá uma atenção especial para os viajantes procedentes da França, Dinamarca e Polônia. Já a Itália vai impor uma quarentena de cinco dias para todas as pessoas procedentes da União Europeia. Quem chegar ao país terá que fazer exames de Covid. Ao final da quarentena, deverão passar por outro teste. A medida já estava em vigor para pessoas de países que não pertencem ao bloco europeu.
A pandemia de coronavírus afetou principalmente os trabalhadores informais e baixa escolaridade de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa apontou que a redução do emprego foi muito maior entre brasileiros que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio. Além disso, este grupo também deverá ser o mais afetado no pós-pandemia.Do total de sete milhões e 300 empregos perdidos em 2020, 76 por cento eram ocupados por brasileiros com até 10 anos de estudo. A redução do emprego formal no primeiro ano de pandemia foi de quatro virgula dois por cento e três vezes maior no mercado informal com queda de 12 vírgula seis.
O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a saída dos comandantes das três Forças Armadas: EDSON PUJOL do Exército, ILQUES BARBOSA da Marinha e ANTÔNIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ da Aeronáutica. Em nota, o ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os novos comandantes. Segundo o governo, as mudanças ocorrem em razão de uma realinhamento no comando das forças armadas. O anúncio acontece um dia após FERNANDO AZEVEDO E SILVA deixar o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva WALTER SOUZA BRAGA NETTO, que até então comandava a Casa Civil.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece ações emergenciais para o setor de eventos, com o objetivo de reduzir as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. O texto já foi apreciado pelos deputados, mas, como sofreu modificações no senado, retornará à Câmara. A proposta prevê, entre outros pontos, a renegociação de dívidas, tributárias ou não, com descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação. O benefício vale para empresas que realizam eventos em geral, casas noturnas, firmas da área de hotelaria em geral e prestadores de serviços turísticos. Para negócios que tiveram redução superior a 50 por cento no faturamento entre 2019 e 2020, o projeto garante uma indenização. O valor será compatível com as despesas para pagamento de 15 empregados durante o período da pandemia.
A geração de emprego em Santa Catarina teve saldo positivo de 33 mil 994 vagas em fevereiro. No primeiro semestre, foram abertas 66 mil 688 postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, Santa Catarina teve o terceiro maior saldo de vagas do país, atrás de São Paulo e do Paraná. Os setores de serviços e indústria tiveram o melhor desempenho com mais de 14 mil vagas abertas cada um.Em terceiro, vem a construção civil, com duas mil 389 vagas de saldo e o comércio abriu dois mil 268 postos.
A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, falou oficialmente pela primeira vez após assumir o cargo, nesta terça-feira. Ela assinou o termo de posse de manhã, em um ato sem solenidades na residência oficial da vice-governadora, em Florianópolis, e concedeu uma entrevista no final da tarde no Centro Administrativo do governo. DANIELA disse que vai lutar pela vida e contra a pandemia e anunciou cinco novos secretários: a deputada federal CARMEM ZANOTTO foi confirmada na Saúde, DAGOBERTO BRIÃO na Procuradoria-geral do Estado, GERSON SCHWERDT na Casa Civil, MIGUEL BERTOLINI na Comunicação e LEODEGAR TISCOSKI na Infraestrutura e Mobilidade.
A deputada federal CARMEN ZANOTTO, nova secretária de Saúde do estado, afirmou nesta terça-feira que o controle da pandemia do coronavírus em Santa Catarina depende de distanciamento social. Apesar disso, ela antecipouque não pretende ampliar as proibições no Estado. Ela comentou que não adianta adotar restrições mais severas se não houver uma mudança de comportamento individual para evitar os pequenas atos que podem resultar na transmissão do vírus. CARMEM ZANOTTO. Ela citou que pretende saber exatamente a situação de cada hospital e município para traçar as ações para ampliar a vacinação.
-CRAS ENTREGA DONATIVOS PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS POR INCÊNDIO
-ESPORTES COLETIVOS SEGUEM PROIBIDOS COM NÍVEL GRAVÍSSIMO DE CONTÁGIOS
-ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DEFINE NOVA DIRETORIA E APRESENTA AÇÕES
-CAESP FARÁ RODA DE CONVERSA VIRTUAL PARA ORIENTAR SOBRE AUTISMO
-SECRETÁRIO ATRIBUI QUEDA NO NÚMERO DE INFECÇÕES POR COVID À COLABORAÇÃO DOS MUNÍCIPES
Secretária de Educação avalia retomada de aulas presenciais. O ensino nas escolas do município de Belmonte retornou na última segunda-feira, 22. Conforme a secretária de Educação, DAIANA BASSO, na primeira semana o Grupo A teve aulas presenciais e agora é a vez do outro grupo, o B. Estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental voltaram na última semana e nesta semana os alunos do pré-escolar retornaram ao ensino presencial. Já a creche retoma atendimento no local a partir do dia 20 de abril/ O ensino ocorre de maneira híbrida, com intercalação entre os grupos que se deslocam aos educandários. DAIANA ressalta que a equipe de professores e funcionários dos educandários estava bem preparada, com todos os equipamentos necessários e as normas estabelecidas pelo Plano de Contingência (PLANCON). Relata que os alunos estavam um pouco assustados num primeiro momento, mas foram bem recebidos e colaboram nas medidas de contenção do coronavírus.
A secretária de Educação reitera que a equipe de profissionais da escola, desde os professores ACTs e efetivos, assim como os funcionários, as merendeiras e os motoristas, estão fazendo o possível para providenciar ensino com segurança aos alunos. A equipe das escolas não teve mudança de profissionais e todos estão aptos a trabalhar. DAIANA BASSO admite que este é um ano difícil, onde será necessário unir cada vez mais a escola e as famílias. Tanto no transporte escolar como nas escolas, desde a chegada até a saída, acontece a aferição de temperatura, uso de álcool em gel e distanciamento social. Em todos os espaços, apenas 50% da capacidade é ocupada.
Prática de esportes coletivos segue proibida com nível gravíssimo de contágios. O Governo do Estado publicou ontem um novo decreto, mil 232, em relação à prática de esportes coletivos, como o caso do futebol. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, MILTON WOLF, o novo decreto revoga o anterior, que proibia todos os esportes coletivos recreativos, em todos os níveis de risco. A Saúde, no entanto, estabelece que atividades coletivas, como futebol, estão proibidas no nível gravíssimo, representado pela bandeira vermelha. Segundo WOLF, os esportes individuais, como ciclismo, automobilismo, motociclismo, tiro esportivo, surfe, escalada e outras atividades que não têm contato entre os indivíduos continuam liberados.
A maior preocupação da Polícia Militar é em relação a possíveis aglomerações em outros espaços, que não envolvem esportes. O comandante da PM de Iporã do Oeste lembra que a guarnição recebeu auxílio da polícia de SMO em duas oportunidades até agora, no período da pandemia, para a fiscalização do comércio e também de pessoas que precisavam cumprir isolamento em residências. MILTON WOLF salienta que haverá uma redistribuição dos policiais pelo estado inteiro, e Iporã do Oeste voltará a ter apenas policiais com origem no próprio município. Desta forma, a fiscalização vai continuar de acordo com a demanda, ou seja, quando houver denúncia. Há algumas semanas, a Polícia Militar flagrou aglomerações no município e registrou boletim de ocorrência, cuja cópia foi enviada para a vigilância sanitária abrir procedimento administrativo contra essas pessoas. Os envolvidos ainda foram obrigados a comparecer ao Fórum da Comarca de Mondaí.
No último fim de semana já não estava mais em vigor o lockdown decretado pelo estado. Mesmo assim, a polícia atendeu muitas denúncias de aglomeração, embora não tenha sido constatada irregularidade. Nos locais onde a guarnição se deslocou, encontrou pessoas da própria família reunidas ou eram atividades que estavam desempenhando de acordo com o decreto estadual. MILTON WOLF enfatiza que agora a fiscalização em nível de estado ficou mais simplificada, pois não há qualquer contradição entre a legislação municipal e estadual.
CRAS entrega donativos para famílias atingidas por incêndio. Desde o dia de ontem, na terça-feira, o Centro de Referência em Assistência Social de Belmonte distribui arrecadações excedentes que foram recebidas por meio de campanha realizada para ajudar as famílias que perderam casas, roupas e bens pessoais, no incêndio do dia 13 de março. SANDRA FIORI, coordenadora do CRAS, destaca que a entidade recebeu muitos donativos, atendeu as famílias e colocou em alguma residência até reconstruírem as casas delas. Cada um dos atingidos pelo incêndio recebeu donativos e agora o excedente foi colocado à disposição de outros públicos que necessitarem. O local onde os donativos são distribuídos é a Associação dos Servidores Públicos de Belmonte. Quem tem interesse e precisa de móvel, colchão, cama, roupa ou calçado, pode pegar lá.
SANDRA agradece de coração a todas as pessoas que doaram donativos às famílias e verifica que nesta hora se observa a solidariedade das pessoas. As atividades do serviço de convivência com as crianças seguem de forma remota. Há planejamento de atividades, trabalhos, atividades em família e encaminhamentos à residência das famílias. Quanto aos atendimentos do CRAS, estes podem ser agendados pelo telefone 3625 0080, com as técnicas do CRAS.
Associação Hospitalar define nova diretoria e apresenta ações. A assembleia da Associação Hospitalar de Tunápolis ocorreu na noite desta segunda-feira e foi a primeira da história do hospital realizada de forma online, devido ao decreto estadual que proíbe a reunião de pessoas. VANDUIR DETERS segue presidente. MÁRCIO TURCATTO é o secretário e CLAIR POHLMANN a tesoureira. Apesar de ser online, segundo DETERS, não houve problemas de transparência para apresentar as contas do hospital, e as pessoas puderam participar e se manifestar. A instituição registrou superávit em 2020 e um pequeno déficit no ano de 2019. Os recursos recebidos foram investidos no hospital.
Conforme DETERS, nos últimos dois anos houve habilitação de sete novos leitos SUS na unidade de saúde mental, contratualização da nova política hospitalar de Santa Catarina com a Secretaria de Estado da Saúde, aquisição de poltronas, computadores, sistema de vigilância eletrônica, cadeiras, sofá, carro de transporte de alimentos, maca hidráulica, fogão industrial e academia ao ar livre, com recursos de emenda parlamentar. Ainda foram compradas camas, caixas de água novas e parte dos recursos de emenda foram utilizados na folha de pagamento dos funcionários. VANDUIR DETERS salienta que no final do ano passado o hospital aplicou recursos recebidos do governo federal, para se prevenir contra a Covid-19. A partir de um plano apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, que foi aprovado, a Associação recebeu recursos para adequações na sala de triagem, especificamente para atender pacientes com sintomas respiratórios, além de vestiário e roupeiro novos, banheiros com acessibilidade, quarto para médico, leito novo, EPIs e uniformes para os funcionários.
O presidente do hospital enfatiza que a Associação firmou contrato com escritório de engenharia civil de Tunápolis. O objetivo é regularizar uma ala do hospital onde será instalado aparelho Raio-X, adquirido pela prefeitura de Tunápolis no final do ano passado. A instalação ainda não tem previsão e depende da vigilância sanitária do estado, com sede em Florianópolis. Outro projeto do hospital é em relação à energia solar. VANDUIR DETERS frisa que a Associação chega a pagar conta de luz de 25 mil e 200 reais. As contas de energia aumentaram bastante nos últimos anos e a expectativa com a instalação de energia solar é diminuir radicalmente esta conta. O hospital já obteve recurso com o deputado estadual FABIANO DA LUZ e ainda mantém tratativa com a prefeitura para captar recursos das sobras da Câmara de Vereadores, do ano passado.
De acordo com o presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, o grande desafio para o biênio 2021-22 são as consequências da pandemia. Os recursos que o hospital recebe do poder público são baixos e houve aumento significativo de produtos hospitalares, desde medicamentos a insumos diversos. VANDUIR DETERS admite que será difícil administrar as contas nos próximos anos, porém salienta que o hospital vai manter o contato com a comunidade e trabalhar com transparência.
CAESP fará roda de conversa virtual para orientar sobre autismo. O Centro de Atendimento Especial (CAESP), APAE de Iporã do Oeste, vai reunir as mães de alunos autistas nesta quarta-feira, para uma roda de conversa sobre autismo. O encontro virtual inicia às duas da tarde de hoje, por meio da plataforma Google Meet. A roda de conversa será ministrada pela psicopedagoga com ênfase em neurociência, ANDREA VENDRÚSCULO. Ela é pós-graduada em análise comportamental e representante das mães azuis da região. Esta denominação, “mães azuis”, refere-se ao autismo, que tem como cor temática justamente o azul. De acordo com a psicóloga do CAESP de Iporã do Oeste, TÂNIA FERRO, a escola especial atende oito pessoas autistas e o objetivo da roda de conversa é oferecer para as mães dos alunos esse momento de troca de experiências com a psicóloga.
TÂNIA explica que os autistas apresentam uma forma diferente de agir e encarar o mundo. A roda de conversa também lembra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia dois de abril. Conforme TÂNIA FERRO, o preconceito contra autistas dilui a partir do momento que a pessoa conhece a realidade dessas pessoas. Ela espera que a sociedade busque conhecimento para conviver com pessoas de transtorno espectro autista e que estas possam ter uma vida digna. A psicóloga acrescenta que a escola retomou os atendimentos presenciais, agora com maior cautela e cuidados, como uso de máscara, higienização, esterilização e todo cuidado necessário conforme delimitam os protocolos. TÂNIA relata que apenas os alunos que não têm comorbidades estão indo ao local. Destaca que eles voltaram à escola felizes e com muita saudade.
Secretário atribui queda no número de infecções por Covid à colaboração dos munícipes. Iporã do Oeste registrou 64 novos casos de coronavírus na última semana de fevereiro. Agora, depois de um mês, o número de confirmações para o vírus caiu em 80%. Na última semana, 12 novos casos foram registrados e desde sexta-feira, o município não registra mais de dois casos positivos por dia. Para o secretário de Saúde de Iporã do Oeste, VALTUIR DAL BOSCO, a redução dos números reflete a colaboração dos munícipes em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19. Ele espera que seja possível reduzir ainda mais e pede para a população continuar as precauções necessárias, uma vez que a UTI do Hospital Regional de SMO segue com fila.
Com as 200 vacinas aplicadas em idosos de 68 e 69 anos, e profissionais da Saúde na manhã de ontem, o município já imunizou em torno de mil e 200 pessoas com a primeira dose. Destas, cerca de 150 já receberam a segunda. DAL BOSCO relata que muitas pessoas ligam na Secretaria de Saúde achando que tem direito à vacina por comorbidades. Também existem profissionais de diferentes ramos que entram em contato com o argumento de que merecem prioridade. A resposta da equipe, no entanto, é que estas pessoas somente serão vacinadas quando o grupo delas chegar na vez, e queo município segue as recomendações do Ministério da Saúde. O secretário ressalta que normalmente o município é comunicado sobre novas vacinas dois a três dias antes de chegarem.
A aplicação ocorre no Centro Público de Convivência e a pessoa pode esperar dentro do veículo. Quem não tiver condições de vir de carro, pode se deslocar a pé. O próximo grupo a ser contemplado é o de 67 anos, que será comunicado por agentes de saúde. VALTUIR DAL BOSCO enfatiza que desde segunda-feira o Centro de Saúde voltou a dar maior atenção para outros atendimentos, como problemas crônicos, gestantes e situações que precisam ser resolvidas logo. O município tem feito vários encaminhamentos para consultas e exames, de acordo com as necessidades e os profissionais que atendem. Uma demanda que aumentou bastante é o de atendimentos psicológicos, motivo pelo qual o município está contratando mais um profissional. Muitos idosos e pessoas que tem medo de sair estão com a parte mental afetada por conta do isolamento e das consequências da pandemia.
DAL BOSCO comenta que as campanhas de conscientização e as restrições do município surtiram efeito, mas manifesta preocupação quanto ao feriado de Páscoa, neste fim de semana. Para evitar novo pico de contágios, solicita para as pessoas não aceitarem visita de familiares ou passear. Apesar do decreto do estado que autoriza prática de esportes coletivos, o secretário lembra que isto não é permitido agora, com risco gravíssimo de contágio. Devido à pandemia, autoridades do município não viajaram a Florianópolis ou Brasília para buscar emendas parlamentares. Ainda assim, DAL BOSCO lembra que, junto com o prefeito, desde o início do mandato está em contato com deputados e senadores, com os quais falam a cada semana. Ressalta que existem várias emendas encaminhadas para o hospital e a Saúde, e a expectativa é muito boa. O horário de atendimento no posto de saúde de Iporã do Oeste é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. VALTUIR DAL BOSCO pede para os munícipes optarem por vir no final da manhã ou da tarde, de preferência, pois são horários com circulação menor no local.
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É PRESO NA REGIÃO
-ACIDENTE ENVOLVE QUATRO VEÍCULOS NA SC 163
-CUNHADO É SUSPEITO DE ATEAR FOGO EM CASA E MATAR JOVEM DE 22 ANOS
Crimes de abigeato crescem na região em 2021. Crimes deste tipo têm tido uma expressiva crescente na região do Extremo Oeste do estado. O sargento CLEITON TRECCO, comandante da Polícia Militar de São José do Cedro, salienta que os proprietários das áreas de campo devem observar se existe alguma movimentação estranha e comunicar a guarnição para viabilizar a prisão em flagrante dos autores. Estes fatos decorrem do aumento no preço da carne no estado, em mais de 50 por cento. O comandante relata que os trabalhos de rondas no interior tiveram redução devido às ações de prevenção ao coronavírus. Nos próximos dias, no entanto, a polícia vai intensificar os trabalhos de fiscalização nas propriedades. Segundo CLEITON TRECCO, é preciso aumentar a presença da Polícia Militar no interior para garantir a segurança dos moradores.
Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela Polícia Militar. A guarnição da PM de Itapiranga cumpriu mandado de prisão na tarde de ontem, na localidade de Aparecida, interior do município. Os policiais estavam em rondas e abordaram um homem que foi identificado com um mandado de prisão ativo, expedido pela comarca de Itapiranga por não pagamento de pensão alimentícia. O homem de 66 anos foi conduzido à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Acidente envolve quatro veículos na SC 163. O acidente ocorreu por volta das seis da tarde desta terça-feira, numa curva nas proximidades da entrada da Linha Chácara, em Itapiranga. Se envolveram no acidente um caminhão da cidade de JOSÉ BOITEUX/SC, um caminhão de Cerro Largo/RS, um ônibus e uma Fiat Strada, ambos de Itapiranga. Nos dois caminhões e no ônibus, havia apenas o motorista em cada veículo. Já na Fiat Strada, haviam dois ocupantes. Ninguém ficou ferido no acidente.
Cunhado é suspeito de atear fogo em casa e matar jovem de 22 anos em Descanso. A Polícia Civil de Descanso realizou na manhã desta quarta-feira uma coletiva de imprensa na sede da 13ª Delegacia Regional de São Miguel do Oeste, esclarecendo sobre o incêndio ocorrido no último domingo, 28, em Descanso, no qual vitimou a jovem MAURICÉIA ESTRAICH, de 22 anos./ De acordo com o delegado responsável pelo caso, CLEVERSON MULLER, a Polícia Civil, desde o início das investigações, encontrou divergências em depoimentos dados pelo irmão do companheiro de MAURICÉIA, que foi preso por falso testemunho ainda na noite de domingo, 28. O delegado salienta que os exames preliminares mostraram que o incêndio foi criminoso, mas não descarta nenhuma hipótese, nem a participação de mais pessoas neste crime. O homem foi preso e está na Unidade Prisional Avançada de SMO.
O Incêndio ocorreu por volta das seis horas de domingo, na rua do Viveiro, em Descanso. Quando o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste chegou no local, a casa já estava totalmente destruída e o corpo da jovem de 22 anos foi encontrado carbonizado. O Corpo de Bombeiros utilizou cerca de oito mil litros de água para combater as chamas que consumiram a residência de aproximadamente 60 metros quadrados. O IGP, a Criminalística e a Polícia Civil instauram inquérito policial ainda no domingo para ouvir as testemunhas e entender o que aconteceu. MAURICÉIA morava em Descanso e trabalhava em uma empresa do ramo de confecções em São Miguel do Oeste. Familiares da jovem cobram justiça e tentam entender o que aconteceu. O Corpo de MAURICÉIA ainda está no Instituto Geral de Perícias aguardando a liberação para a família e a chegada dos resultados dos exames.