ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 31/03/2021

GLOBO EM FOCO – 31/03/21

-SENADO APROVA PROJETO QUE AJUDA EMPRESAS DE EVENTOS AFETADAS PELA PANDEMIA

-DANIELA ASSUME GOVERNO E ANUNCIA TROCA DE CINCO SECRETÁRIOS

-ORQUESTRA DE ITAPIRANGA TEM NOVA DIRETORIA

-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS DEFINE NOVA DIRETORIA E APRESENTA AÇÕES

-ITAPIRANGUENSE TEM ESTUDO PUBLICADO EM REVISTA DOS ESTADOS UNIDOS

-CÂMARA DE ITAPIRANGA PROJETA ECONOMIA DE 300 MIL REAIS EM DIÁRIAS

-ACIDENTE ENVOLVE QUATRO VEÍCULOS NA SC 163 EM ITAPIRANGA

-CUNHADO É SUSPEITO DE MATAR JOVEM EM DESCANSO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 74 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Os governantes de quase 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS discutem os termos de um tratado sobre pandemias para enfrentar crises futuras e evitar o ''cada um por si'' evidenciado pela Covid-19. O diretor geral da OMS, TEDROS ADHANOM disse que o mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar. Na visão da entidade, sem uma abordagem internacional e coordenada, os países ainda vão continuar vulneráveis. A pandemia do cornavírus matou quase dois milhões e 800 mil pessoas em todo o mundo.


O laboratório alemão BioNTech anunciou, nesta terça-feira, que pretende fabricar em 2021 até dois bilhões e 500 milhões de doses da vacina desenvolvida com a americana Pfizer, o que representa 25 por cento a mais do que inicialmente anunciado. Em comunicado a empresa disse que o volume deve aumentar devido à otimização dos processos e da rede de produção, além da autorização para retirar seis doses de um frasco. Até 23 de março, a companhia forneceu mais de 200 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no mundo.


A Alemanha e a Itália anunciaram nesta terça-feira que vão adotar políticas mais restritivas para viajantes nos próximos dias. A Alemanha vai pedir às pessoas que atravessam as fronteiras terrestres que apresentem testes de Covid-19. Haverá uma atenção especial para os viajantes procedentes da França, Dinamarca e Polônia. Já a Itália vai impor uma quarentena de cinco dias para todas as pessoas procedentes da União Europeia. Quem chegar ao país terá que fazer exames de Covid. Ao final da quarentena, deverão passar por outro teste. A medida já estava em vigor para pessoas de países que não pertencem ao bloco europeu.

A pandemia de coronavírus afetou principalmente os trabalhadores informais e baixa escolaridade de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa apontou que a redução do emprego foi muito maior entre brasileiros que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio. Além disso, este grupo também deverá ser o mais afetado no pós-pandemia. Do total de sete milhões e 300 empregos perdidos em 2020, 76 por cento eram ocupados por brasileiros com até 10 anos de estudo. A redução do emprego formal no primeiro ano de pandemia foi de quatro virgula dois por cento e três vezes maior no mercado informal com queda de 12 vírgula seis.


O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a saída dos comandantes das três Forças Armadas: EDSON PUJOL do Exército, ILQUES BARBOSA da Marinha e ANTÔNIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ da Aeronáutica. Em nota, o ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os novos comandantes. Segundo o governo, as mudanças ocorrem em razão de uma realinhamento no comando das forças armadas. O anúncio acontece um dia após FERNANDO AZEVEDO E SILVA deixar o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva WALTER SOUZA BRAGA NETTO, que até então comandava a Casa Civil.


O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece ações emergenciais para o setor de eventos, com o objetivo de reduzir as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. O texto já foi apreciado pelos deputados, mas, como sofreu modificações no senado, retornará à Câmara. A proposta prevê, entre outros pontos, a renegociação de dívidas, tributárias ou não, com descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação. O benefício vale para empresas que realizam eventos em geral, casas noturnas, firmas da área de hotelaria em geral e prestadores de serviços turísticos./

Para negócios que tiveram redução superior a 50 por cento no faturamento entre 2019 e 2020, o projeto garante uma indenização. O valor será compatível com as despesas para pagamento de 15 empregados durante o período da pandemia.

A geração de emprego em Santa Catarina teve saldo positivo de 33 mil 994 vagas em fevereiro. No primeiro semestre, foram abertas 66 mil 688 postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, Santa Catarina teve o terceiro maior saldo de vagas do país, atrás de São Paulo e do Paraná. Os setores de serviços e indústria tiveram o melhor desempenho com mais de 14 mil vagas abertas cada um. Em terceiro, vem a construção civil, com duas mil 389 vagas de saldo e o comércio abriu dois mil 268 postos.


A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, falou oficialmente pela primeira vez após assumir o cargo, nesta terça-feira. Ela assinou o termo de posse de manhã, em um ato sem solenidades na residência oficial da vice-governadora, em Florianópolis, e concedeu uma entrevista no final da tarde no Centro Administrativo do governo. DANIELA disse que vai lutar pela vida e contra a pandemia e anunciou cinco novos secretários: a deputada federal CARMEM ZANOTTO foi confirmada na Saúde, DAGOBERTO BRIÃO na Procuradoria-geral do Estado, GERSON SCHWERDT na Casa Civil, MIGUEL BERTOLINI na Comunicação e LEODEGAR TISCOSKI na Infraestrutura e Mobilidade.


A deputada federal CARMEN ZANOTTO, nova secretária de Saúde do estado, afirmou nesta terça-feira que o controle da pandemia do coronavírus em Santa Catarina depende de distanciamento social. Apesar disso, ela antecipou que não pretende ampliar as proibições no Estado. Ela comentou que não adianta adotar restrições mais severas se não houver uma mudança de comportamento individual para evitar os pequenas atos que podem resultar na transmissão do vírus. CARMEM ZANOTTO. Ela citou que pretende saber exatamente a situação de cada hospital e município para traçar as ações para ampliar a vacinação.

20 pessoas fazem parte da nova diretoria da Associação da Orquestra de Itapiranga. A eleição, realizada na segunda-feira, tem validade para dois anos. O empresário CLEMENTE SCHNORRENBERGER foi eleito o novo presidente da instituição. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria juntamente com o maestro HENRIQUE DREBEL. O desafio imposto pela pandemia, exigiu criatividade do grupo para manter o trabalho e a qualidade técnica dos integrantes. O presidente diz que a Orquestra tem importante papel na divulgação do município de Itapiranga. SCHNORREMBERGER avalia que é importante manter o convênio com o município de Itapiranga para as atividades da Orquestra, bem como na parceria para viabilização do Conservatório de Música.

A Associação também tem colaboração das empresas patrocinadoras para possibilitar aquisição de instrumentos, trajes e demais materiais necessários ao bom andamento das atividades. De acordo com CLEMENTE SCHNORRENBERGER, a Orquestra de Itapiranga tem importante papel no empenho de crianças e adolescentes que frequentam as aulas de musica visando fazer parte do grupo de apresentações. O Conservatório de Musica é a base para a formação da Orquestra.

O Município de Itapiranga foi contemplado com emenda impositiva do gabinete do deputado licenciado e atual secretário da Agricultura, ALTAIR SILVA. Foi repassado o valor de 200 mil reais, destinado à pavimentação rural. De acordo com o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, o aporte financeiro demonstra o compromisso do parlamentar e secretário com Itapiranga, contribuindo para a realização de investimentos que façam frente às demandas da população para melhoria da infraestrutura no interior. O prefeito destaca que a Administração Municipal aproveitou o encontro para apresentar novos pleitos, solicitando mais recursos para a promoção das ações almejadas.

Associação Hospitalar define nova diretoria e apresenta ações. A assembleia da Associação Hospitalar de Tunápolis ocorreu na noite de e ocorreu de forma online. VANDUIR DETERS segue presidente. MÁRCIO TURCATTO é o secretário e CLAIR POHLMANN a tesoureira. Apesar de ser online, segundo DETERS, não houve problemas de transparência para apresentar as contas do hospital, e as pessoas puderam participar e se manifestar. A instituição registrou superávit em 2020 e um pequeno déficit no ano de 2019. Os recursos recebidos foram investidos no hospital.

Conforme DETERS, nos últimos dois anos houve habilitação de sete novos leitos SUS na unidade de saúde mental, contratualização da nova política hospitalar de Santa Catarina com a Secretaria de Estado da Saúde, aquisição de poltronas, computadores, sistema de vigilância eletrônica, cadeiras, sofá, carro de transporte de alimentos, maca hidráulica, fogão industrial e academia ao ar livre, com recursos de emenda parlamentar. Ainda foram compradas camas, caixas de água novas e parte dos recursos de emenda foram utilizados na folha de pagamento dos funcionários. VANDUIR DETERS salienta que no final do ano passado o hospital aplicou recursos recebidos do governo federal, para se prevenir contra a Covid-19. A partir de um plano apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, que foi aprovado, a Associação recebeu recursos para adequações na sala de triagem, especificamente para atender pacientes com sintomas respiratórios, além de vestiário e roupeiro novos, banheiros com acessibilidade, quarto para médico, leito novo, EPIs e uniformes para os funcionários.

O presidente do hospital enfatiza que a Associação firmou contrato com escritório de engenharia civil de Tunápolis. O objetivo é regularizar uma ala do hospital onde será instalado aparelho Raio-X, adquirido pela prefeitura de Tunápolis no final do ano passado. A instalação ainda não tem previsão e depende da vigilância sanitária do estado, com sede em Florianópolis. Outro projeto do hospital é em relação à energia solar. VANDUIR DETERS frisa que a Associação chega a pagar conta de luz de 25 mil reais. De acordo com o presidente, o grande desafio para o biênio 2021-22 são as consequências da pandemia. Os recursos que o hospital recebe do poder público são baixos e houve aumento significativo de produtos hospitalares, desde medicamentos a insumos diversos. VANDUIR DETERS admite que será difícil administrar as contas nos próximos anos, porém salienta que o hospital vai manter o contato com a comunidade e trabalhar com transparência.

Professora natural de Itapiranga ganha destaque com estudo envolvendo idosos e conquista espaço em publicação de revista especializada dos Estados Unidos. MARCIANE KESSLER, atua atualmente como professora do Curso de Enfermagem da URI, em Erechim, no Rio Grande do Sul. Com formação de doutorado na Universidade Federal de Pelotas, ela também realizou estágio de pesquisa em Londres, na Inglaterra. Durante nove anos ela realizou estudos com idosos de Bagé, para constatar a condição e situação de saúde. Avaliar os determinantes sociais da saúde e a função dos ESF na redução das desigualdades na mortalidade entre idosos. Estes foram os objetivos da tese da professora MARCIANE KESSLER. Os resultados inéditos encontrados em sua pesquisa foram publicados na edição deste mês de março na Revista Americana de Saúde Pública, reconhecida internacionalmente. Segundo ela, os estudos mostram que população mais vulnerável adoece mais e mais cedo em comparação a pessoas de melhores condições sociais.

MARCIANE KESSLER avalia que a Estratégia Saúde da Família tem pouca influência sobre as desigualdades na mortalidade, que são causadas pelos determinantes sociais de saúde como por exemplo, renda, riqueza, escolaridade, emprego, moradia entre a população idosa. O estudo mostrou que a vulnerabilidade social é maior entre os idosos residentes em áreas abrangidas pela ESF com maior proporção de pobres, negros e pardos e baixa escolaridade. MARCIANE KESSLER deixou o interior de Itapiranga em 2009 pararealizar o sonho de estudar e continua sua formação agora com pós-doutorado. Seus pais ainda residem na localidade de Popi, em Itapiranga.

O legislativo de Itapiranga sofreu uma drástica renovação com nove integrantes eleitos na última eleição e apenas dois reeleitos. Segundo o presidente da câmara, isso fez com que todos repensasse sua forma de trabalhar, focando no coletivo. DANIEL BRANDÃO lembra que são sete vereadores da situação e quatro de oposição que visam o bem maior do município, mantendo suas linhas de pensamento. Até o momento a votação de projetos tem ocorrido de forma bem harmoniosa. O presidente é firme na necessidade de ajustes para gerar economia nas atividades e defende participação dos vereadores somente em eventos que ofereçam situações que agregam efetivamente no trabalho do legislativo.

Presidente está restringindo viagens de vereadores. A economia em diárias não foi constatada no início de janeiro quando teve participação de vereadores em cursos. Após este período não foram mais liberadas viagem, em virtude da pandemia e também com objetivo de evitar despesas. A projeção é de uma economia de 300 mil reais em diárias dos vereadores durante o ano, recurso que poderá ser aplicado em programas do executivo. DANIEL BRANDÃO aponta como alternativa para os vereadores buscarem capacitação, a participação em cursos online, sem despesas para os cofres públicos. O presidente chama atenção para a importância das responsabilidade com recursos públicos.

DANIEL BRANDÃO salienta ainda que a Reforma Administrativa visa oficializar em concurso público vários cargos como jurídico, agente administrativo e controlador interno, além da função de secretário do legislativo. O presidente aguarda autorização para promover apenas um concurso, em virtude da despesa fixa de cinco mil e 500 reais para cada solicitação de concurso público . No momento está em pauta apenas o projeto de aprovação de contas da prefeitura referente ao ano de 2019. A votação deve ocorrer na sessão da próxima segunda-feira.

Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela Polícia Militar. A guarnição da PM de Itapiranga cumpriu mandado de prisão na tarde de ontem, na localidade de Aparecida, interior do município. Os policiais estavam em rondas e abordaram um homem que foi identificado com um mandado de prisão ativo, expedido pela comarca de Itapiranga por não pagamento de pensão alimentícia. O homem de 66 anos foi conduzido a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Acidente envolve quatro veículos na SC 163 em Itapiranga. A colisão ocorreu por volta das 18 horas desta terça-feira, em uma curva próximo ao acesso a Linha Chácara, em Itapiranga. Se envolveram no acidente um caminhão do município de José Boiteux, Santa Catarina, uma carreta de Cerro Largo, Rio Grande do Sul, um ônibus e uma Fiat Strada, ambos de Itapiranga. Nos dois caminhões e no ônibus, havia apenas o motorista em cada veículo. Já na Strada tinha dois ocupantes. Ninguém ficou ferido no acidente.

Motociclista foge da polícia em abordagem no interior de Itapiranga. A ocorrência foi registrada na manhã de hoje. Guarnição da PM conseguiu fazer a abordagem. Os policiais estavam em rondas na ITG 070 na região de linha Becker quando tentaram abordar uma motocicleta, porém o condutor, com caroneiro, empreendeu fuga seguindo em direção a comunidade de linha Beleza. A polícia realizou o acompanhamento e conseguiu abordar a motocicleta YBR, na SC 163, em Santa Fé Alta. O condutor de 20 anos e o caroneiro, de 25 anos, já possuem várias passagens pela polícia. O condutor não é habilitado e vai responder Termo Circunstanciado por dirigir sem CNH e condução perigosa no trânsito.

Cunhado é suspeito de atear fogo em casa e matar jovem de 22 anos em Descanso. A Polícia Civil de Descanso realizou na manhã desta quarta-feira, uma coletiva de imprensa na sede da Delegacia Regional de São Miguel do Oeste. Objetivo era informar sobre o incêndio ocorrido no último domingo, em Descanso no qual vitimou a jovem de 22 anos, MAURICEIA ESTRAICH. De acordo com o Delegado responsável pelo caso, CLEVERSON MULLER, a Polícia Civil desde o início das investigações foram encontradas divergências em depoimentos dados pelo irmão do companheiro de MAURICÉIA, sendo preso por falso testemunho ainda na noite de domingo. O Delegado salientou que os exames preliminares mostraram que o incêndio foi criminoso mas não descartam nenhuma hipótese nem a participação de mais pessoas neste crime.

Devido esse fato o homem foi preso e está na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. O Incêndio ocorreu por volta das seis horas de domingo, na rua do Viveiro em Descanso. Quando o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste chegou no local a casa já estava totalmente destruída e o corpo da jovem de 22 anos foi encontrado carbonizado. O Corpo de Bombeiros utilizou cerca de oito mil litros de água para combater as chamas que consumiram a residência de aproximadamente 60 metros quadrados. O IGP, a Criminalística e a Polícia Civil instauram o inquérito policial ainda no domingo para ouvir as testemunhas e entender o que aconteceu. MAURICÉIA morava em Descanso e trabalhava em uma empresa do ramo de confecções em São Miguel do Oeste. Familiares da jovem cobram justiça e tentam entender o que aconteceu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.