Os governantes de quase 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS discutem os termos de um tratado sobre pandemias para enfrentar crises futuras e evitar o ''cada um por si'' evidenciado pela Covid-19. O diretor geral da OMS, TEDROS ADHANOM disse que o mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar. Na visão da entidade, sem uma abordagem internacional e coordenada, os países ainda vão continuar vulneráveis. A pandemia do coronavírus matou quase dois milhões e 800 mil pessoas em todo o mundo.
O laboratório alemão BioNTech anunciou, nesta terça-feira, que pretende fabricar em 2021 até dois bilhões e 500 milhões de doses da vacina desenvolvida com a americana Pfizer, o que representa 25 por cento a mais do que inicialmente anunciado. Em comunicado a empresa disse que o volume deve aumentar devido à otimização dos processos e da rede de produção, além da autorização para retirar seis doses de um frasco. Até 23 de março, a companhia forneceu mais de 200 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no mundo.
A Alemanha e a Itália anunciaram nesta terça-feira que vão adotar políticas mais restritivas para viajantes nos próximos dias. A Alemanha vai pedir às pessoas que atravessam as fronteiras terrestres que apresentem testes de Covid-19. Haverá uma atenção especial para os viajantes procedentes da França, Dinamarca e Polônia. Já a Itália vai impor uma quarentena de cinco dias para todas as pessoas procedentes da União Europeia. Quem chegar ao país terá que fazer exames de Covid. Ao final da quarentena, deverão passar por outro teste. A medida já estava em vigor para pessoas de países que não pertencem ao bloco europeu.
A pandemia de coronavírus afetou principalmente os trabalhadores informais e baixa escolaridade de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa apontou que a redução do emprego foi muito maior entre brasileiros que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio. Além disso, este grupo também deverá ser o mais afetado no pós-pandemia. Do total de sete milhões e 300 empregos perdidos em 2020, 76 por cento eram ocupados por brasileiros com até 10 anos de estudo. A redução do emprego formal no primeiro ano de pandemia foi de quatro virgula dois por cento e três vezes maior no mercado informal com queda de 12 vírgula seis.
O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a saída dos comandantes das três Forças Armadas: EDSON PUJOL do Exército, ILQUES BARBOSA da Marinha e ANTÔNIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ da Aeronáutica. Em nota, o ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os novos comandantes. Segundo o governo, as mudanças ocorrem em razão de uma realinhamento no comando das forças armadas. O anúncio acontece um dia após FERNANDO AZEVEDO E SILVA deixar o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva WALTER SOUZA BRAGA NETTO, que até então comandava a Casa Civil.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece ações emergenciais para o setor de eventos, com o objetivo de reduzir as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. O texto já foi apreciado pelos deputados, mas, como sofreu modificações no senado, retornará à Câmara. A proposta prevê, entre outros pontos, a renegociação de dívidas, tributárias ou não, com descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação. O benefício vale para empresas que realizam eventos em geral, casas noturnas, firmas da área de hotelaria em geral e prestadores de serviços turísticos. Para negócios que tiveram redução superior a 50 por cento no faturamento entre 2019 e 2020, o projeto garante uma indenização. O valor será compatível com as despesas para pagamento de 15 empregados durante o período da pandemia.
A geração de emprego em Santa Catarina teve saldo positivo de 33 mil 994 vagas em fevereiro. No primeiro semestre, foram abertas 66 mil 688 postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, Santa Catarina teve o terceiro maior saldo de vagas do país, atrás de São Paulo e do Paraná. Os setores de serviços e indústria tiveram o melhor desempenho com mais de 14 mil vagas abertas cada um. Em terceiro, vem a construção civil, com duas mil 389 vagas de saldo e o comércio abriu dois mil 268 postos.
A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, falou oficialmente pela primeira vez após assumir o cargo, nesta terça-feira. Ela assinou o termo de posse de manhã, em um ato sem solenidades na residência oficial da vice-governadora, em Florianópolis, e concedeu uma entrevista no final da tarde no Centro Administrativo do governo. DANIELA disse que vai lutar pela vida e contra a pandemia e anunciou cinco novos secretários: a deputada federal CARMEM ZANOTTO foi confirmada na Saúde, DAGOBERTO BRIÃO na Procuradoria-geral do Estado, GERSON SCHWERDT na Casa Civil, MIGUEL BERTOLINI na Comunicação e LEODEGAR TISCOSKI na Infraestrutura e Mobilidade.
A deputada federal CARMEN ZANOTTO, nova secretária de Saúde do estado, afirmou nesta terça-feira que o controle da pandemia do coronavírus em Santa Catarina depende de distanciamento social. Apesar disso, ela antecipou que não pretende ampliar as proibições no Estado. Ela comentou que não adianta adotar restrições mais severas se não houver uma mudança de comportamento individual para evitar os pequenas atos que podem resultar na transmissão do vírus. CARMEM ZANOTTO. Ela citou que pretende saber exatamente a situação de cada hospital e município para traçar as ações para ampliar a vacinação.
Bispo confirma restrições nas comemorações da Semana Santa. DOM EDGAR ERTL, de Francisco Beltrão, começa lembrando Santo Agostinho quando disse: o Tríduo, o Crucificado e o Ressuscitado é o núcleo da fé Cristã. A grande cruz de CRISTO hoje está nas UTI’s, hospitais e prontos-socorros. Acrescenta que o calvário não é mais em Jerusalém, mas em cada cidade durante a pandemia. O religioso salienta que a morte não tem a última palavra, mas a nova vida sim. Páscoa é a passagem da morte para a vida. DOM EDGAR diz que aos que morreram com Covid, devemos crer que já estão na ressurreição de JESUS.
No Paraná os fiéis podem ocupar até 15 por cento dos espaços nas igrejas. Contudo, a recomendação do bispo é que todas as celebrações sejam domésticas. Esse ano não haverá procissão, a missa do lava-pés e o beijo na cruz. Somente será realizado o essencial nas liturgias. Amanhã, DOM EDGAR ERTL vai reunir um pequeno grupo de padres na paróquia de Salgado Filho, sem a presença de fiéis, como aconteceu no ano passado. A grande mensagem do bispo de Francisco Beltrão é de esperança e fé.
Celebrações da Igreja Católica para a Semana Santa começam hoje. A pandemia faz com que o período seja um pouco diferente, porém, seguindo as orientações, as comemorações vão acontecer. Como conta o chefe da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê CILDO ROCHEMBACK – hoje à noite, na catedral e transmitido pelo Facebook, o bispo e um pequeno grupo de sacerdotes vão realizar a missa dos Santos Olhos e renovação das promessas sacerdotais. Amanhã será o Dia da Ceia do Senhor, conhecido como lava-pés, e na sexta acontece a missa da Paixão e Morte de Cristo. Domingo, o auge da Semana Santa, é celebrada a ressurreição.
Novo decreto direciona Igreja Católica durante a pandemia. O padre de Campo Erê, CILDO ROCHEMBACK informa que o decreto da Diocese de Chapecó, que era seguido até então, encerra hoje. A partir de amanhã, para toda a paróquia Sagrado Coração de Jesus, valem as orientações da CNBB – Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O pároco conta que agora todas as Dioceses do Brasil vão, em unidade, seguir as mesmas regras. Em Campo Erê, segundo o religioso, na nova orientação as missas passam a ser celebradas com 25 por cento da capacidade de público.
Comércio de Campo Erê tem expectativa de boas vendas nesse período de páscoa. Envolvendo também a Semana Santa, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, a época é considerada uma das melhores para os comerciantes. De acordo com JOÃO DOTTO – presidente da AciceCDL, o aumento nas vendas varia muito conforme o produto de cada lojista, embora, no geral observe que a expectativa está boa. Sendo a segunda Páscoa em meio à pandemia, orienta que os comerciantes do município fiquem atentos a todas as medidas de segurança, evitando a disseminação do vírus.
A divulgação do produto é um diferencial para comerciantes. Segundo o presidente da AcicelCDL, JOÃO DOTTO, para que as vendas cumpram as expectativas, os lojistas precisam buscar algum diferencial para o período. Na opinião dele, oferecer variedade, bons preços, divulgar o produto e atender bem o cliente, são alguns dos pontos mais importantes para qualquer ramo de venda. Em relação a preços, comenta que teve um aumento geral no início de 2021, mas agora os produtos estão com pouca diferença comparando com ano passado.
Mais de 900 pessoas já receberam a vacina do coronavírus em Campo Erê. O público que recebeu as doses, são idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde. Hoje o município não tem amis nenhuma dose disponível, mas nessa semana novas vacinas chegam ao município. A vacinação amanhã, para idosos de 68 a 69 anos. O local é em frente à Rodoviária Municipal no Bairro São Francisco das oito às 13 horas. O idosos precisam levar o CPF ou Cartão do SUS. A enfermeira SAMARA RONCHI - coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, conta que ainda existe receio de uma pequena parte da população para receber a vacina. A maioria dos idosos ficam contentes e dizem que estavam ansiosos para serem vacinados.
O atendimento das demais vacinas de rotina, ocorre normalmente. A afirmação é da responsável pela sala de vacinas, técnica em enfermagem JUCELANE MOSSMANN. Ela destacou que necessita de alguma vacina ou tem alguma dúvida pode estar procurando a Unidade de Saúde do Bairro São Francisco das sete e meia às 11 e 30 3 á tarde das 13 horas 15 minutos às 17 horas e 15 minutos. O atendimento da sala de vacinas no município de Campo Erê, para essa semana de feriado, será até amanhã, na Sexta-feira Santa, não haverá atendimento.
Cortejo fúnebre presta última homenagem ao ex- vice prefeito. Um cortejo fúnebre prestou a última homenagem o ex-vereador e ex vice prefeito de Marmeleiro, JOSÉ PILATTI, 61 anos que faleceu às 21 horas de ontem, por complicações da Covid-19. Às 10 horas de hoje, familiares e amigos realizaram um cortejo fúnebre com roteiro que saiu da Funerária do PASC, na Rua Nelson Rosalino Sandini, passando pela Rua Telmo Octávio Muller, seguindo pela Avenida Dambros e Piva, Avenida Macali em frente à Prefeitura até a rotatória do alto da Macali, retornando pela mesma avenida em sentido ao Cemitério Municipal.
Muitos comerciantes também aguardaram em frente seus estabelecimentos durante a rota de passagem do veículo funerário. A entrada no cemitério municipal foi restrita à família. Pilatti foi vice-Prefeito do município de Marmeleiro nas gestões 2009-2012 e 2013-2016, e vereador nas Legislaturas de 19891992, 19972000, 20052008. José Ivanir é irmão do Prefeito Paulo Pilatti e esposo da servidora municipal Maria de Lourdes e empresário no município no ramo de móveis.
Vereador ou servidor da câmara pode consultar Acanor diretamente sem precisar se dirigir ao presidente. A orientação é de EDERSON HERMANN – Secretário Executivo da Associação das Câmaras do Noroeste Catarinense. Conforme ele, a principal dificuldade de um vereador novo é o conhecimento da legislação. Acrescenta que para fazer um bom mandato, o vereador tem que dominar pelo menos o mínimo necessário. Para saber como desenvolver seu trabalho, o vereador precisa, acima de tudo, conhecer o regimento interno da sua câmara.
Alternância no poder é importante para haver novas ideias na política. Quem entende assim é EDERSON HERMANN – Secretário Executivo da Acanor, com sede em São Lourenço. Entretanto, ele explica que a renovação não basta ser simplesmente na pessoa, mas na mudança de conceitos, quando o vereador se convencer de que precisa seguir um novo rumo na sua maneira de trabalhar em determinado assunto. Mudanças necessárias podem muito bem ocorrer com vereador reeleito, finaliza HERMANN.
Segunda Companhia de Polícia Militar em Dionísio Cerqueira completa 37 anos. No dia 30 de março de 84 o então Governador do Estado de Santa Catarina, ESPERIDIÃO AMIM, foi até o município de Dionísio Cerqueira, juntamente com o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel SIDNEY PACHECO, para inaugurar a Segunda Companhia do Décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. Relatos antigos apontam que 1916 foi o ano em que a Polícia Militar se fez presente na fronteira pela primeira vez.
Atuante nas mais diversas áreas, entre elas, a Rádio Patrulha, Guarnição Reforçada de Fronteira, Operação Hórus, Canil, Proerd, Rede Catarina de Proteção à Mulher, Rede de Vizinhos, Patrulha Rural, Guarnição de Trânsito e o Programa Sou Estudante, Sou Cidadão. Atualmente a Companhia conta com 115 Policiais Militares atuantes nas ruas, que abrange nove municípios da região; Campo Erê, Palma Sola, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, Saltinho, São José do Cedro, Guarujá do Sul e Princesa.
231 quilos de maconha foram incinerados em São Lourenço do Oeste. A ação que aconteceu no início da tarde de ontem, foi feita pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço. A droga foi apreendida pela Polícia Militar Rodoviária no dia 24 de março, durante uma abordagem de rotina na SC-157.
Polícia Civil prende homem acusado de estuprar três irmãs. Através da Delegacia da Mulher de Pato Branco, com auxílio da Polícia Civil de Santa Catarina, prendeu o homem ontem, pelo estupro de três irmãs, duas de dez anos e uma de oito. O crime aconteceu entre os anos de 2014 e 2015, no bairro Planalto, em Pato Branco. Conforme a Polícia Civil, a ação criminosa só foi descoberta, quando uma das vítimas assistiu uma palestra sobre abuso sexual na escola, e contou que o acusado passava a mão em seus órgãos genitais e a ameaçava de morte caso contasse para alguém.
O caso foi repassado a Polícia Civil que iniciou um inquérito policial. As três vítimas foram ouvidas e confirmaram os abusos, que aconteciam quando a mãe as levava para passear na casa do autor. Enquanto a mãe das menores permanecia conversando com a esposa do criminoso, ele levava as crianças para um quarto, dizendo que iam brincar no computador. Na época, a Polícia Civil pediu prisão preventiva do acusado e busca e apreensão em sua casa. Os policiais apreenderam o computador e a perícia confirmou que tinha no histórico pesquisas sobre pornografia infanto-juvenil, assim como o armazenamento de imagens com tal conteúdo.
O inquérito policial foi encaminhado para a Delegacia da Mulher, sendo reaberto em maio de 2018, sendo concluído e encaminhado ao Ministério Público dois meses depois. O criminoso foi condenado há 32 anos de prisão, mas a decisão foi reformada pelo Tribunal de Justiça, que diminuiu para 28. Porém, ao tentar cumprir o mandado de prisão, o autor não foi mais encontrado. Através de buscas feitas pela Delegacia da Mulher, foi apurado que ele estaria em Florianópolis, onde acabou sendo preso aproximadamente uma hora da tarde de ontem.