-MORO AUTORIZA USO DA FORÇA NACIONAL APOIAR MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS
-EMPRESÁRIO DE JOINVILLE É O SEGUNDO MORTO POR COVID-19 EM SC
-ENTIDADES, EMPRESAS E PROFISSINAIS LANÇAM FUNDO DE EMERGÊNCIA DO CORONAVÍRUS
-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE AUMENTA E CHEGA A 56 EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-BAIRRO ESTRELA É O EPICENTRO DA DOENÇA COM 45 MORADORES CONTAMINADOS
-INCENDIO DESTROÍ RESIDENCIA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE DESCANSO
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE DEPOIS DE TENTAR MATAR ESPOSA COM UM TIRO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até agora ao menos 54 pesquisas de vacinas contra o coronavírus estão em andamento em todo o mundo. São 52 estudos em fase pré-clínica e dois em fase clínica. Na China, pesquisadores tiveram o aval de desenvolver testes em humanos para uma vacina experimental contra a Covid-19. Nos Estados Unidos, voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela doença, também começaram a receber doses da vacina experimental. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o teste faz parte de um estudo que vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, e deve durar ao menos seis semanas.
O Ministério da Saúde da Espanha informou nesta terça-feira que, nas últimas 24 horas, o país teve 849 mortes por Covid-19. O número é o mais alto para um dia desde o início da pandemia de coronavírus. A cifra voltou a subir após uma leve queda na segunda-feira, quando foram registradas 812 vítimas por complicações da Covid-19. Com ao menos oito mil 189 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que mais teve vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou as 11 mil e 500 mortes. As autoridades espanholas informaram também que, em 24 horas, detectaram mais de nove mil e 200 contágios da doença. Com isso, o número de casos diagnosticados supera 94 mil e 400. Foi o maior aumento diário em confirmações.
Os Estados Unidos têm 164 mil casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, número que representa o dobro do número da China, onde eclodiu a pandemia no fim de 2019. Mais de três mil e cem mortes por complicações de Covid-19 foram registradas em território americano até esta terça. Quanto ao número de infecções, os Estados Unidos estão à frente de Itália que tem 101 mil, Espanha com 94 mil e China que teve 82 mil. O que vem impressionando especialistas nos Estados Unidos é a velocidade da propagação do coronavírus Sars-Cov-2. A marca de cem mil infecções havia sido atingida na última sexta.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10h desta terça-feira, quatro mil 661 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Nesta manhã, o governo do Amazonas confirmou a segunda morte no estado. Com isso, chega a 166 o número de mortos pela Covid-19 no país. São Paulo registra 113 mortes e o Rio de Janeiro tem 18 casos fatais da doença. A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul a quarta morte no estado. O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros mil casos. No entanto, os outros dois mil casos foram confirmados em apenas seis dias, de 21 a 27 de março.
Uma portaria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta segunda-feira o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para dar apoio ao Ministério da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus. A decisão sobre o emprego da Força Nacional foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, vale até o dia 28 de maio, pode ser prorrogada e ficará a cargo do Ministério da Justiça em acordo com os estados ou municípios. A medida desta segunda-feira tem como objetivo, por exemplo, dar auxílio a profissionais de saúde nos atendimentos relacionados ao novo coronavírus,
dar segurança no funcionamento de centros de saúde e garantir segurança na distribuição e armazenamento de itens médicos, farmacêuticos, alimentícios e de higiene. A força nacional também vai atuar no auxílio no controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos.
O Senado aprovou nesta segunda-feira, em sessão virtual, por 79 votos votos a zero, o projeto que prevê o repasse de 600 reais mensais a trabalhadores informais. A aprovação foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, e o texto prevê o pagamento por três meses. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada segue para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo o projeto, o pagamento do auxílio será limitado a duas pessoas da mesma família. De acordo com o texto, será concedido auxílio emergencial ao trabalhador que cumpra, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos de idade; não ter emprego formal;
não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, à exceção do Bolsa Família; ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos e que, no ano de 2018, não tiver recebido rendimentos tributáveis acima de 28.559. O auxílio será cortado caso seja constatado o descumprimento desses requisitos.
Em menos de 20 dias Santa Catarina ultrapassou a marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus no estado. No final da tarde desta segunda-feira, o número de pacientes contaminados por Covid-19 foi atualizado, em coletiva de imprensa. São 219 em todo o território catarinense, 22 a mais em relação ao balanço divulgado no último domingo. Desses, 50 estão em Florianópolis. Do total de casos confirmados, 20 pacientes estão internados em leitos de Unidade Intensiva de Tratamento. Em estado grave têm pacientes com idade entre 32 e 83 anos. Outros 160 adultos e 14 crianças ocupam leitos de hospital enquanto aguardam os resultados de exames. Santa Catarina é o sétimo estado do país com mais casos de coronavírus.
A segunda morte por coronavírus em Santa Catarina foi registrada em Joinville, na noite desta segunda-feira. A vítima é MARIO BORBA, 68 anos, empresário e integrante do conselho de administração da Krona Tubos e Conexões. Segundo a Secretaria da Saúde de Joinville, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e estava internado em estado grave no Hospital Dona Helena desde o dia 24 de março. O paciente teria contraído a Covid-19 durante uma viagem internacional realizada recentemente aos Estados Unidos. A primeira morte em Santa Catarina pelo novo coronavírus foi registrada na última quinta-feira. A vítima foi um homem de 86 anos, em São José.
O governador CARLOS MOISÉS voltou a falar na criação de mais de 700 leitos de UTI com investimentos de quase 80 milhões de reais até o final de maio. O governador também informou a relação com cinco hospitais referência que já estão em funcionamento, um em cada região do estado, para atendimento de pessoas positivadas e com agravamento do quadro de saúde. Outras instituições de saúde estão em tratativas para aumentar a rede de referência no Estado. Além desses, o Estado conta com outros 96 hospitais filantrópicos e que têm vínculo com o governo para operacionalização. Estão disponíveis, atualmente, 800 leitos - neonatal, pediátrico e adulto -, em 56 hospitais de todas as regiões. 118 novos leitos já foram abertos. O Governo de Santa Catarina já fez a encomenda de 230 monitores e 200 ventiladores mecânicos, fundamentais para o atendimento dos pacientes graves. A previsão de entrega é entre abril e maio. Os investimentos do Estado na compra destes equipamentos, insumos e EPIs somam 76 milhões.
A Casan iniciou nas primeiras horas da manhã de hoje um trabalho de limpeza da barragem do Rio Cambuim em São Miguel do Oeste. A informação é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. De acordo com ele, a ação já estava agendada para ser realizada, porém precisou ser adiada em virtude da pandemia do Coronavírus. Conforme ele, mesmo o Estado e o país ainda vivendo esse momento delicado o trabalho vai precisar ser executado visto a quantidade de barro existente no local.
A ação que está sendo executada pela Casan iniciou por volta das seis horas da manhã de hoje e deve seguir até o final da tarde de amanhã. A afirmação é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. Segundo ele, existe uma previsão de chuva para a próxima quinta-feira e por isso a intenção é finalizar a ação ao longo desta quarta-feira. O profissional destacou que esse serviço é essencial e por isso a Casan não pode mais adiar. Questionado sobre uma possível falta de água durante esse trabalho, EDNILSON MELLO não descartou essa possibilidade, porém garantiu que a empresa vai realizar o abastecimento de toda a cidade através do poço profundo, lago 20 e também com a água do Rio das Flores.
É fundamental que a população continue economizando água nesse período de estiagem vivido pela região Extremo Oeste de Santa Catarina. O comentário é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele aproveitou o espaço para elogiar a conduta dos consumidores nessas últimas semanas e reforçou que os cuidados devem ser mantidos. MELLO disse que ações como lavar veículos, calçadas e residências ainda devem ser suspensas. O profissional revelou ainda que em breve a Casan também deve realizar um trabalho de limpeza nos reservatórios de água da empresa em São Miguel do Oeste.
O Instituto Nacional do Seguro Social, agência de São Miguel do Oeste assim como todas as demais agências do INSS espalhadas pelo Brasil só devem retomar os atendimentos presenciais no inicio do mês de maio. A informação é do gerente da agência local, FERNANDO GUSMÃO. Ele participou do RPN primeira edição e destacou que até o dia 30 de abril não haverá atendimento em nenhuma das unidades do país. Conforme ele, a medida visa atender as determinações do governo Estadual e também Federal. GUSMÃO destacou que a medida deve terminar no final do mês do abril, porém não descartou a prorrogação da suspensão do atendimento presencial diante de novas situações ou determinações por parte dos governos.
As pessoas que estão precisando de algum serviço do INSS devem fazer os procedimentos via internet. A afirmação é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Conforme ele, a pericia médica que antes era presencial agora é online. Segundo ele, o endereço é o www.meu.inss.gov.br . De acordo com ele, através desse link o beneficiário poderá fazer o requerimento de pedidos para benefícios e também para auxilio doença. GUSMÃO lembrou que outra forma para contatar o INSS é através do telefone 135 onde as pessoas terão contato com um atendente.
A agência do INSS de São Miguel do Oeste conta um regime de plantão para auxiliar a população. O comentário é do gerente da agência local, FERNANDO GUSMÃO. Ele revelou que o plantão é das oito horas da manhã às duas horas da tarde. Ele explicou que esse modo de trabalho é exclusivo para informações e orientações, não sendo possível resolver problemas dos beneficiários. GUSMÃO disse que o número para contato é o (49) 3311-1378. Repetindo, (49) 3311-1378.
As perícias que estavam agendadas e não foram realizadas devem ser encaminhadas pela internet no endereço www.meu.inss.gov.br . A declaração é do gerente da agência do INSS de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Ele admitiu porém que existe um grande impasse nesse procedimento e por isso as pessoas devem ter uma atenção maior.
FERNANDO GUSMÃO lembrou ainda que sempre que o serviço for realizar via internet é fundamental que o cidadão coloque seu endereço de e-mail. Ele salientou que por esse meio é que a instituição entrará em contato com seus beneficiários. GUSMÃO alertou que a população deve ficar em casa e não procurar o atendimento presencial, pois o mesmo deve retornar apenas no mês de maio.
O prefeito WILSON TREVISAN prorrogou, por mais 15 dias, o decreto de suspensão das aulas na rede municipal de ensino. Inicialmente, as aulas seriam retomadas na próxima quinta-feira, dia dois de abril. Com o documento assinado ontem, as aulas ficam suspensas, pelo menos, até o dia 17 de abril. O mesmo decreto também prorroga por mais 15 dias a suspensão as aulas das oficinas da secretaria de Cultura e as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. No casos das oficinas, a suspensão vai até o dia 22 de abril e as ação da Assistência Social ficam canceladas até o dia 17.
Em Santa Catarina, o decreto do governador cancelou as aulas por 30 dias e os primeiros 15 correspondem à antecipação do recesso escolar de julho. No caso das escolas da Rede Pública Estadual, as aulas estão suspensas até o dia 17 de abril, pelo menos. Uma das preocupações das escolas é com o impacto e prejuízo pedagógico para os alunos que, mesmo com atividades a distância, não tem o mesmo ritmo de aprendizagem. A gerente regional de educação ELIANE GALIAZZI falou ontem, no programa Boa Tarde Peperi, sobre o impacto da parada nas aulas do estado. Para ela, o grande desafio é adotar medidas e ações para minimizar os efeitos negativos da suspensão das aulas o processo de ensino aprendizagem.
A secretaria estadual de Educação está organizando a estrutura e preparando os professores para retomar atividades não presenciais com os alunos das escolas da rede estadual de ensino. A informação é da gerente regional de Educação, ELIANE GALIAZZI. Ela disse que as medidas devem ser anunciadas nos próximos dias, mas a expectativa é de que cada escola e professor tenha uma certa liberdade para trabalhar remotamente com os alunos. A tendência é de que os professores encaminhem materiais de apoio e usem os canais de comunicação digital para conversar com os alunos de acordo com a realidade de cada escola ou região. O Conselho Estadual de Educação já se manifestou no sentido de reconhecer as atividades pedagógicas à distância desenvolvidas nesse
período.Apesar da suspensão e da possibilidade da ampliação do período sem aulas nas escolas do estado, a secretaria de Educação ainda não admite o risco de que o ano letivo esteja ameaçado. O comentário é da gerente regional de Educação, ELIANE GALIAZZI. De acordo com ela, não dá para falar que o ano letivo pode ser perdido por conta do coronavírus. Isso vai depender do tempo de duração da quarentena e do cronograma de atividades à distância.
Entidades, empresas, médicos e bancos criaram, nesta segunda-feira, o Fundo de Emergência do Coronavírus. 11 entidades estão envolvidas com o projeto. O fundo vai receber doações de qualquer valor e o objetivo é destinar esse recurso para as ações de combate ao coronavirus. O Peperi Entrevista de hoje recebeu o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA e o empresário que vai coordenar o Fundo, JOACIR DALVITT. Eles explicaram o que é exatamente e como vai funcionar o fundo. Os detalhes da entrevista estarão no Globo em Foco desta quarta-feira. A entrevista completa também pode ser ouvida no portal da Peperi na internet.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste e a Câmara dos Dirigentes Lojistas lançam, nesta semana, a campanha Compre Local – Quando a gente cresce, todo mundo cresce junto!. O objetivo da ação é enfrentar os reflexos provocados pela pandemia do Covod-19. A ação visa sensibilizar as empresassobre a importância de manter o dinheiro circulando na cidade, garantindo o crescimento e estabilização da economia, geração de renda, empregos e a retomada do desenvolvimento. Segundo as diretorias das duas entidades, o material será destinado às redes sociais das Acismo e CDL, bem como a imprensa local. Outra estratégia é a distribuição de cartazes, ações de engajamento de empresas, funcionários e consumidores e criação de promoções que atraiam os consumidores de produtos e serviços locais. A campanha deve rodar a partir desta semana entre os associados da Acismo e CDL.
A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste divulgou nesta segunda-feira, os dados atualizados da dengue no município. O número total de casos confirmados este ano já chega a 54. O coordenador do departamento, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, informou que 83 por cento destes casos estão concentrados no bairro Estrela. São 45 casos no bairro. Quatro pacientes que contraíram a doença são moradores do São Jorge, três do São Luiz, um do Salete e um do São Sebastião. Além dos 54 casos confirmados, 47 ainda estão sendo investigados. Entre os já confirmados, 50 são autóctones, ou seja, foram contraídos no próprio município, três são importados e um tem origem indeterminada.
Cerca de 10 por cento dos pacientes diagnosticados com dengue, necessitam de internação hospitalar. A afirmação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. De acordo com ele, esse dado é ainda mais preocupante nesta época em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Ele reforçou que a população precisa ficar atenta para a necessidade dos cuidados especiais para prevenir a dengue, principalmente, eliminando depósitos de água parada. O coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, salientou que os agentes não interromperam as atividades em nenhum momento e já foram realizados cronogramas de recolha de pneus, eletrônicos e móveis em desuso, campanhas de conscientização, dedetização de bocas de lobo, aplicação de fumacê nas áreas mais afetadas e notificação de proprietários de terrenos sem manutenção. CELIO lamentou que, apesar disso, a proliferação da doença continua.
O prefeito, WILSON TREVISAN, convocou a Sala de Situação da Dengue para reunião nesta terça-feira a fim de definir as próximas ações a serem tomadas diante do aumento de casos da doença. O encontro foi realizado na manhã de hoje. Logo depois da primeira reunião, o Conselho Municipal de Defesa Civil também esteve reunido para avaliar os impactos causados pela estiagem, especialmente nas atividades agrícolas e no abastecimento das propriedades rurais. O principal tema das duas reuniões foi analisar a possibilidade da emissão de um decreto de estado de emergência por causa do avanço da dengue e dos transtornos e prejuízos provocados pela falta de chuvas no município.
A Epagri Regional divulgou, na manhã de hoje, um relatório com as perdas provocadas pela falta de chuvas na região. Em relação à São Miguel, a cultura do milho foi uma das mais afetadas com perdas de 35 a 40 por cento em média. O leite teve perdas em torno de 18 por cento e aumento de custo em torno de 20 por cento com crescimento do consumo de rações e silagem. A Epagri também informou que segundo a secretaria de obras, o município está levando água para seis famílias. Os dados foram coletados entre os dias 25 e 26 de março e traz informações sobre os efeitos da estiagem em todos os municípios do extremo-oeste.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de incêndio em residência na madrugada de hoje no interior do município de Descanso. O fato aconteceu por volta das quatro e 30 da madrugada na linha Famoso. O incêndio atingiu uma edificação mista de madeira e alvenaria. A parte de madeira foi totalmente consumida pelas chamas. Ao terminar o combate direto ao incêndio, os bombeiros realizaram os procedimentos de rescaldo do local e controle de pequenos focos de incêndio remanescentes. As causas do fogo não foram divulgadas Terminados os trabalhos foi repassado todas a informações aos proprietário e orientado o mesmo sobre os cuidados a serem tomados na edificação.
Um homem foi preso em flagrante por tentativa feminicídio na Linha Sede Marina em Dionísio Cerqueira. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de disparo de arma de fogo. Ao chegar no local, a guarnição encontrou uma mulher ferida com um disparo na cabeça. De acordo com a PM, um homem disparou em direção a esposa e o filho, que tentou ajudar a mãe que estava sendo agredida. A mulher foi atingida na cabeça. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou a vítima para atendimento médico. O suspeito foi preso em flagrante e levado paradelegacia de Dionísio Cerqueira. Os policiais também apreenderam um revólver, uma espingarda, munições e duas facas.