-MORO AUTORIZA USO DA FORÇA NACIONAL APOIAR MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS
-EMPRESÁRIO DE JOINVILLE É O SEGUNDO MORTO POR COVID-19 EM SC
-INSS DEVE RETOMAR ATENDIMENTO SOMENTE EM MAIO
-FARMÁCIAS DE ITAPIRANGA NÃO ESTÃO PRATICANDO PREÇOS ABUSIVOS
-SÃO MIGUEL TEM 54 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS
-POLÍCIA FEDERAL ASSUME INVESTIGAÇÃO SOBRE VENEZUELANOS EM ITAPIRANGA
-RAPAZ FICA FERIDO EM ACIDENTE NA SC 163 EM SÃO JOÃO DO OESTE
-POLÍCIA REGISTRA GRANDE REDUÇÃO DE OCORRÊNCIAS DURANTE A QUARENTENA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus. Neste momento graus.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até agora ao menos 54 pesquisas de vacinas contra o coronavírus estão em andamento em todo o mundo. São 52 estudos em fase pré-clínica e dois em fase clínica. Na China, pesquisadores tiveram o aval de desenvolver testes em humanos para uma vacina experimental contra a Covid-19. Nos Estados Unidos, voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela doença, também começaram a receber doses da vacina experimental. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o teste faz parte de um estudo que vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, e deve durar ao menos seis semanas.
O Ministério da Saúde da Espanha informou nesta terça-feira que, nas últimas 24 horas, o país teve 849 mortes por Covid-19. O número é o mais alto para um dia desde o início da pandemia de coronavírus. A cifra voltou a subir após uma leve queda na segunda-feira, quando foram registradas 812 vítimas por complicações da Covid-19. Com ao menos oito mil 189 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que mais teve vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou as 11 mil e 500 mortes. As autoridades espanholas informaram também que, em 24 horas, detectaram mais de nove mil e 200 contágios da doença. Com isso, o número de casos diagnosticados supera 94 mil e 400. Foi o maior aumento diário em confirmações.
Os Estados Unidos têm 164 mil casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, número que representa o dobro do número da China, onde eclodiu a pandemia no fim de 2019. Mais de três mil e cem mortes por complicações de Covid-19 foram registradas em território americano até esta terça. Quanto ao número de infecções, os Estados Unidos estão à frente de Itália que tem 101 mil, Espanha com 94 mil e China que teve 82 mil. O que vem impressionando especialistas nos Estados Unidos é a velocidade da propagação do coronavírus Sars-Cov-2. A marca de cem mil infecções havia sido atingida na última sexta.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10h desta terça-feira, quatro mil 661 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Nesta manhã, o governo do Amazonas confirmou a segunda morte no estado. Com isso, chega a 166 o número de mortos pela Covid-19 no país. São Paulo registra 113 mortes e o Rio de Janeiro tem 18 casos fatais da doença. A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul a quarta morte no estado. O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros mil casos. No entanto, os outros dois mil casos foram confirmados em apenas seis dias, de 21 a 27 de março.
Uma portaria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta segunda-feira o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para dar apoio ao Ministério da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus. A decisão sobre o emprego da Força Nacional foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, vale até o dia 28 de maio, pode ser prorrogada e ficará a cargo do Ministério da Justiça em acordo com os estados ou municípios. A medida desta segunda-feira tem como objetivo, por exemplo, dar auxílio a profissionais de saúde nos atendimentos relacionados ao novo coronavírus, dar segurança no funcionamento de centros de saúde e garantir segurança na distribuição e armazenamento de itens médicos, farmacêuticos, alimentícios e de higiene. A força nacional também vai atuar no auxílio no controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos.
O Senado aprovou nesta segunda-feira, em sessão virtual, por 79 votos votos a zero, o projeto que prevê o repasse de 600 reais mensais a trabalhadores informais. A aprovação foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, e o texto prevê o pagamento por três meses. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada segue para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo o projeto, o pagamento do auxílio será limitado a duas pessoas da mesma família. De acordo com o texto, será concedido auxílio emergencial ao trabalhador que cumpra, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos de idade; não ter emprego formal; não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, à exceção do Bolsa Família; ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos e que, no ano de 2018, não tiver recebido rendimentos tributáveis acima de 28.559. O auxílio será cortado caso seja constatado o descumprimento desses requisitos.
Em menos de 20 dias Santa Catarina ultrapassou a marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus no estado. No final da tarde desta segunda-feira, o número de pacientes contaminados por Covid-19 foi atualizado, em coletiva de imprensa. São 219 em todo o território catarinense, 22 a mais em relação ao balanço divulgado no último domingo. Desses, 50 estão em Florianópolis. Do total de casos confirmados, 20 pacientes estão internados em leitos de Unidade Intensiva de Tratamento. Em estado grave têm pacientes com idade entre 32 e 83 anos. Outros 160 adultos e 14 crianças ocupam leitos de hospital enquanto aguardam os resultados de exames. Santa Catarina é o sétimo estado do país com mais casos de coronavírus.
A segunda morte por coronavírus em Santa Catarina foi registrada em Joinville, na noite desta segunda-feira. A vítima é MARIO BORBA, 68 anos, empresário e integrante do conselho de administração da Krona Tubos e Conexões. Segundo a Secretaria da Saúde de Joinville, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e estava internado em estado grave no Hospital Dona Helena desde o dia 24 de março. O paciente teria contraído a Covid-19 durante uma viagem internacional realizada recentemente aos Estados Unidos. A primeira morte em Santa Catarina pelo novo coronavírus foi registrada na última quinta-feira. A vítima foi um homem de 86 anos, em São José.
O governador CARLOS MOISÉS voltou a falar na criação de mais de 700 leitos de UTI com investimentos de quase 80 milhões de reais até o final de maio. O governador também informou a relação com cinco hospitais referência que já estão em funcionamento, um em cada região do estado, para atendimento de pessoas positivadas e com agravamento do quadro de saúde. Outras instituições de saúde estão em tratativas para aumentar a rede de referência no Estado. Além desses, o Estado conta com outros 96 hospitais filantrópicos e que têm vínculo com o governo para operacionalização. Estão disponíveis, atualmente, 800 leitos - neonatal, pediátrico e adulto -, em 56 hospitais de todas as regiões. 118 novos leitos já foram abertos. O Governo de Santa Catarina já fez a encomenda de 230 monitores e 200 ventiladores mecânicos, fundamentais para o atendimento dos pacientes graves. A previsão de entrega é entre abril e maio. Os investimentos do Estado na compra destes equipamentos, insumos e EPIs somam 76 milhões.
Farmácias de Itapiranga não estão praticando preços abusivos. Esta foi a constatação do Ministério Público e Policia Civil em vistoria realizada ontem. Conforme a promotora, ANA CAROLINA CERIOTTI, Ministério Público e Polícia Civil realizaram diligências nas farmácias do município para checar os preços dos produtos, principalmente álcool em gel. A promotora informa que nas farmácias tudo ok, porém foi constatado que o preço dos fornecedores está maior e os estabelecimentos acabam repassando isso aos clientes. Foram conferidas as notas fiscais e os fornecedores estão realmente passando o álcool em gel num valor mais alto. A promotora reforça que não foi constatado abuso das farmácias na rotulação dos preços repassados ao consumidor, mas o Ministério Público segue vigilante.
Fiscalização ocorreu após uma denúncia que chegou à promotoria no fim de semana. Conforme a promotora ANA CAROLINA CERIOTTI, a justificativa para o aumento é bem uniforme entre todos os fornecedores, a escassez de matéria prima das embalagens que vem da China e o preço do dólar. A promotora diz que cabe investigação para esclarecer este aumento no valor do álcool em gel, porém nesse caso é feita por outro órgão do Ministério Público a nível estadual. ANA CAROLINA ressalta que os municípios da comarca não possuem Procon e qualquer notícia de abuso de preço deve ser informado ao Ministério Público que será verificado.
São Miguel tem 54 casos de dengue confirmados. A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste divulgou nesta segunda-feira, os dados atualizados da dengue no município. O número total de casos confirmados este ano já chega a 54. O coordenador do departamento, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, informa que 83% destes casos estão concentrados no bairro Estrela. Os outros estão no São Jorge, São Luiz, Salete e São Sebastião. Além dos 54 casos confirmados, 47 estão sendo investigados. Entre os já confirmados, 50 são autóctones, contraídos no próprio município, três importados e um tem origem indeterminada. O secretário de saúde, LEONIR CARON, chama atenção para a necessidade dos cuidados especiais para prevenir a doença, principalmente, eliminando depósitos de água parada. Cerca de 10% dos pacientes diagnosticados com dengue, necessitam de internação hospitalar.
O coordenador do setor da dengue de São Miguel do Oeste, Célio Silva, salienta que os agentes não interromperam suas atividades em nenhum momento. Já foram realizados cronogramas de recolha de pneus, eletrônicos e móveis em desuso, campanhas de conscientização, dedetização de bocas de lobo, aplicação de fumacê nas áreas mais afetadas, e notificação de proprietários de terrenos sem manutenção, mas, apesar disso tudo, a proliferação da doença continua. O prefeito, Wilson Trevisan, convocou a Sala de Situação da Dengue para reunião nesta terça-feira (31), a fim de definir as próximas ações a serem tomadas, entre elas, a decretação de Estado de Emergência. Outra reunião, também amanhã, com o Conselho Municipal de Defesa Civil, avaliará a necessidade do Decreto de Emergência em razão da estiagem.
Em época de pandemia causada pelo coronavírus, a Dengue também preocupa. O alerta é do coordenador da Vigilância Sanitária de Itapiranga, ALCENIR BENACHIO. De acordo com ele, Itapiranga já apresenta 68 focos do mosquito Aedes aegypti só em 2020. A equipe está realizando atividade direcionada ao bloqueio de transmissão da dengue, em virtude de paciente diagnosticada com a doença, residente em outro município, que esteve em Itapiranga no período que transmite a Dengue. BENÁCHO informa que basta um mosquito picar um paciente com dengue que poderá transmitir para várias outras pessoas. É o que está acontecendo já em municípios próximos. BENACHIO faz menção a São Miguel do Oeste que divulgou, os dados atualizados de casos, sendo que já contabiliza 54 casos confirmados de Dengue. Além dos 54 casos confirmados, outros 47 estão sendo investigados. Entre os já confirmados, 50 são /contraídos no próprio município.
População precisa ter cuidado com locais que podem servir de reprodução do mosquito. Uma situação fora de controle é o que pode acontecer em Itapiranga se a população não colaborar. O coordenador da Vigilância Sanitária chama atenção que cada um deve cuidar do seu imóvel, eliminando depósitos de água parada. ALCENIR BENÁCHIO afirma que as atividades dos agente de endemias continuam, levando a conscientização para a população, mas é a atitude de cada cidadão que faz a diferença não deixando condições pro mosquito se criar. Dengue, Zica, e Chikungunya também são doenças graves, mas se cada um fizer a sua parte, é possível evitar.
São João do Oeste reforça medidas para evitar aglomeração de pessoas em busca de atendimento médico. Além da triagem na chegada dos pacientes, a equipe tem outra forma de atendimento. Dos três médicos do sistema público, um atende de sua residência por telefone. O secretário da Saúde VITUS RITTER explica que foi destinado para este atendimento o número 9 99 98 09 27, que pode ser por ligação ou mensagem de WhatsApp. O médico faz esclarecimento de dúvidas e presta orientações sobre sintomas e medidas de prevenção. O secretário considera que esta é uma estratégia positiva que evita contato com os pacientes e presta atendimento aos munícipes. RITTER avalia que o município deve enfrentar problemas com o Coronavírus nas próximas semanas. Ele considera que é uma situação inevitável e por isso as ações preventivas são necessárias visando evitar contaminação de outros pacientes e até profissionais da saúde.
Tunápolis mantém somente licitações de maior necessidade neste período. Conforme o secretário de Administração e Finanças, DONATO LAUSCHNER, os decretos do estado em relação às restrições no período de quarentena trazem muitas alterações na rotina dos municípios. Ele explica que várias licitações, que não tinham tanta urgência, já foram canceladas pelo município. O secretário cita que está mantida por enquanto somente a licitação do projeto para investimento em energia fotovoltaica, para o dia seis de abril, com demonstração de interesse por várias empresas. LAUSCHNER comenta que devido a dificuldade na participação de empresas de outros estados o município estuda a possibilidade de cancelar também esta licitação. Para o dia nove de abril o secretário cita que está prevista a licitação da nova adutora para recalque do rio Peperi, o que deverá ser mantido pela necessidade que o município apresenta.
São João do Oeste mantém atendimentos emergenciais no setor da agricultura. Segundo o vice-prefeito e secretário, GENÉSIO ANTON, os trabalhos estão sendo feitos com equipe reduzida, nas secretarias de Agricultura e de Transportes e Obras, com atendimento somente dos serviços básicos e essenciais. ANTON ressalta que a secretaria de Agricultura está realizando a abertura de fontes, atendimento veterinário e transporte de água, além do atendimento interno nos trabalhos do movimento econômico. A secretaria de Transportes de Obras continua realizando o enterro de animais e a abertura de fontes. ANTON lembra que a prestação de contas do bloco de produtor rural não está sendo feita, e caso o agricultor necessite de um bloco novo ou um extrato do movimento econômico deve entrar em contato pelo número 3195 2017, para fazer a retirada. O secretário de Agricultura reforça que no momento, além da pandemia, os maiores transtornos estão sendo registrados no município em função da estiagem.
Cidasc alerta sobre serviços que tiveram alteração no período de quarentena. De acordo com a presidente da Cidasc, LUCIANA DE CASSIA SURDI, neste momento os atendimentos ao agricultor estão sendo prestados a distância, de forma online, pelos canais do órgão ou por telefone. A presidente explica que a solicitação do GTA pode ser feita de forma online, mas para a retirada de brincos o produtor deve se dirigir ao escritório. LUCIANA enfatiza quepara este caso em que o agricultor precisa ir ao escritório da Cidasc ou do ICASA é necessário fazer contato anterior para o agendamento. Ela lembra que o produtor tem prazo de 180 dias para colocar o brinco dos animais, mas caso seja necessária a transição para abate ou venda o gado deve estar com o brinco. Os exames de brucelose e tuberculose também continuam sendo exigidos.
A presidente ressalta que as barreiras da Cidasc nas divisas com Paraná e Rio Grande do Sul, além da fronteira com a Argentina, também funcionam normalmente e são fundamentais neste período. Em alguns casos houve o afastamento de funcionários pela questão da idade e por integrarem o grupo de risco para contaminação do vírus. LUCIANA DE CASSIA SURDI ressalta que notificações de doenças ou mortalidade, ou qualquer suspeita que o agricultor tenha devem ser informadas a Cidasc. A mesma medida vale para o serviço de defesa sanitária vegetal, na fiscalização de pragas e doenças. A presidente cita que também está mantido o serviço de inspeção.
Polícia Federal assume investigação da presença irregular de venezuelanos em Itapiranga. Chegada de estrangeiros em pleno período de restrições gera polêmica no município. A presença de venezuelanos em Itapiranga fugiu do controle. Virou caso de polícia e já se tornou questões de imigração tratada por instituições federais. Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Federal também estão envolvidos. Conforme o delegado Regional, WESLEY ANDRADE, foi aberta uma investigação a pedido a Diretoria de Fronteira da Polícia Civil devido a chegada de venezuelano em pleno período de pandemia do Coronavírus. O trabalho foi de identificar o motivo e responsáveis pelo transporte destas pessoas para Itapiranga. O delegado diz que é preocupante em momento de calamidade e restrições devido a Covid 19 ter denúncia de transporte coletivo de pessoas.
O delegado WESLEY ANDRADE lembra que não é proibido a circulação de pessoas e por isso a investigação já foi repassada para a esfera de imigração tratada por instituições federais. Segundo o delegado regional, após o trabalho inicial feito pela polícia civil, o esclarecimento das irregularidades cabe as autoridades competentes pela entrada de estrangeiros no Brasil. WESLEY ANDRADE informa que o trabalho ficará a cargo da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Federal. O delegado revela ainda que uma pessoa que estaria no grupo de migrantes foi identificada pela polícia e está sob quarentena, conforme determinação do setor de saúde. A Polícia está investigando para esclarecer quantas pessoas de fato teriam chegado ao município.
O prefeito JORGE WELTER demonstra insatisfação com a dimensão que a imigração tomou no município. O prefeito relatou a situação ao Secretário de Estado da Segurança Pública, PAULO KOERICH que determinou pedidas para esclarecer os fatos. O prefeito cobra medidas para esclarecer as irregularidades e quem está envolvido com esta situação. WELTER considera inadmissível o deslocamento de Venezuelanos de Florianópolis a Itapiranga em período de proibição de transporte coletivo. Conforme a secretária de Assistência Social, KARINE BERWANGER, levantamento das agentes comunitárias da saúde aponta que oficialmente são 371 venezuelanos, porém ela reconhece que a quantidade de imigrantes é maior. A secretária informa que reduziu a demanda por assistencialismo por parte dos venezuelanos. A procura era diária roupas e calçados e nos últimos meses são poucos que procuram ajuda.
O Instituto Nacional do Seguro Social, agência de São Miguel do Oeste assim como todas as demais agências do INSS espalhadas pelo Brasil só devem retomar os atendimentos presenciais no início do mês de maio. A informação é do gerente da agência local, FERNANDO GUSMÃO. Ele participou do RPN primeira edição e destacou que até o dia 30 de abril não haverá atendimento em nenhuma das unidades do país. Conforme ele, a medida visa atender as determinações do governo Estadual e também Federal. GUSMÃO destacou que a medida deve terminar no final do mês do abril, porém não descartou a prorrogação da suspensão do atendimento presencial diante de novas situações ou determinações por parte dos governos.
As pessoas que estão precisando de algum serviço do INSS devem fazer os procedimentos via internet. A afirmação é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Conforme ele, a pericia médica que antes era presencial agora é online. Segundo ele, o endereço é o www.meu.inss.gov.br . De acordo com ele, através desse link o beneficiário poderá fazer o requerimento de pedidos para benefícios e também para auxilio doença. GUSMÃO lembrou que outra forma para contatar o INSS é através do telefone 135 onde as pessoas terão contato com um atendente.
A agência do INSS de São Miguel do Oeste conta um regime de plantão para auxiliar a população. O comentário é do gerente da agência local, FERNANDO GUSMÃO. Ele revelou que o plantão é das oito horas da manhã às duas horas da tarde. Ele explicou que esse modo de trabalho é exclusivo para informações e orientações, não sendo possível resolver problemas dos beneficiários. GUSMÃO disse que o número para contato é o (49) 3311-1378. Repetindo, (49) 3311-1378.
As perícias que estavam agendadas e não foram realizadas devem ser encaminhadas pela internet no endereço www.meu.inss.gov.br . A declaração é do gerente da agência do INSS de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Ele admitiu porém que existe um grande impasse nesse procedimento e por isso as pessoas devem ter uma atenção maior. FERNANDO GUSMÃO lembrou ainda que sempre que o serviço for realizado via internet é fundamental que o cidadão coloque seu endereço de e-mail. Ele salientou que por esse meio é que a instituição entrará em contato com seus beneficiários. GUSMÃO alertou que a população deve ficar em casa e não procurar o atendimento presencial, pois o mesmo deve retornar apenas no mês de maio.
Rapaz fica ferido em acidente na SC 163 em São João do Oeste. Foi por volta das 19 horas e 45 minutos de ontem na SC 163, próximo ao centro comunitário de Beato Roque, interior de São João do Oeste. Conforme a Policia Rodoviária Estadual, de Iporã do Oeste, foi uma colisão traseira envolvendo carro e moto. A motorista de um veículo Gol de São João do Oeste, uma mulher de 60 anos, saiu ilesa. O condutor da motocicleta Honda CG de Itapiranga, um jovem de 18 anos, sofreu escoriações nos braços e nas mãos. Ele foi socorrido pela guarnição dos bombeiros de Itapiranga e conduzido ao hospital Sagrada Família de Itapiranga.
PRF registra grande redução no número de ocorrências durante a quarentena. De acordo com o comandante do posto de Guaraciaba, DELMAR SARTORI, assim como outras polícias, a PRF registrou queda no movimento de veículos nas BR’s e consequentemente de acidentes e das ocorrências criminais. O movimento maior tem sido de caminhões, veículos de carga e oficiais. O fluxo caiu 47 por cento no Extremo Oeste. Ele lembra que os carros NÃO estão proibidos de trafegar, mas, como existem as restrições devido à “quarentena”, o tráfego caiu bastante e fica concentrado em pessoas que necessitam ir de um município ao outro para trabalho. O comandante recorda que foram várias apreensões de drogas e de contrabando desde o final do ano passado até o começo de março que agora decaíram. Ele atribui isso também ao movimento menor que possibilita a abordagens daqueles que chamarem atenção. O agente ressalta que as fiscalizações continuam ser feitas. Para melhorar as ações houve investimento em novas luzes de Led no posto da Linha Caravaggio.
Medidas de isolamento social também interferem na renovação da CNH. Conforme o comandante da PRF, DELMAR SARTORI, existe uma deliberação do Contran que suspende notificações e multas para os documentos que venceram no dia 18 de fevereiro e que poderiam circular até 18 deste mês. Ele esclarece que haverá uma prorrogação do prazo para que os motoristas consigam em tempo hábil a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Neste caso, como houve suspensão de vários serviços, os condutores também ficaram prejudicados para fazer o procedimento. DELMAR sugere que as pessoas verifiquem a validade da carteira, pois, muitas vezes os próprios policiais fazem o alerta sobre o vencimento em ações de fiscalização. Ele lembra que existe uma infração de trânsito para casos de transitar com o documento vencido por mais de um mês.
Mulher é atingida com tiro na cabeça em tentativa de feminicídio. A Polícia Militar foi acionada por volta das 23 horas de ontem para se deslocar até a Linha Sede Marina, interior de Dionísio Cerqueira para verificar um disparo de arma de fogo próximo ao campo de futebol da comunidade. Chegando ao local foram feitas rondas nas proximidades do campo e em uma residência a guarnição constatou uma movimentação estranha. Os policiais fizeram contato com os moradores e perceberam que houve uma discussão familiar, quando o esposo de 63 anos agrediu sua companheira. O filho do casal foi ajudar sua mãe das agressões sofridas, momento em que seu pai pegou um revólver que possuía e atirou na direção dos dois, vindo a atingir a cabeça da mulher. Diante do crime foi dada voz de prisão ao autor dos fatos, e apreendidos um revólver calibre .38, um rifle calibre 22 de fabricação artesanal e duas facas com marcas de sangue, possivelmente utilizadas nas agressões. A PM acionou o Corpo de Bombeiros para conduzir a mulher ferida ao Hospital.