O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até agora ao menos 54 pesquisas de vacinas contra o coronavírus estão em andamento em todo o mundo. São 52 estudos em fase pré-clínica e dois em fase clínica. Na China, pesquisadores tiveram o aval de desenvolver testes em humanos para uma vacina experimental contra a Covid-19. Nos Estados Unidos, voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela doença, também começaram a receber doses da vacina experimental. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o teste faz parte de um estudo que vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, e deve durar ao menos seis semanas.
O Ministério da Saúde da Espanha informou nesta terça-feira que, nas últimas 24 horas, o país teve 849 mortes por Covid-19. O número é o mais alto para um dia desde o início da pandemia de coronavírus. A cifra voltou a subir após uma leve queda na segunda-feira, quando foram registradas 812 vítimas por complicações da Covid-19. Com ao menos oito mil 189 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que mais teve vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou as 11 mil e 500 mortes. As autoridades espanholas informaram também que, em 24 horas, detectaram mais de nove mil e 200 contágios da doença. Com isso, o número de casos diagnosticados supera 94 mil e 400. Foi o maior aumento diário em confirmações.
Os Estados Unidos têm 164 mil casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, número que representa o dobro do número da China, onde eclodiu a pandemia no fim de 2019. Mais de três mil e cem mortes por complicações de Covid-19 foram registradas em território americano até esta terça. Quanto ao número de infecções, os Estados Unidos estão à frente de Itália que tem 101 mil, Espanha com 94 mil e China que teve 82 mil. O que vem impressionando especialistas nos Estados Unidos é a velocidade da propagação do coronavírus Sars-Cov-2. A marca de cem mil infecções havia sido atingida na última sexta.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10h desta terça-feira, quatro mil 661 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Nesta manhã, o governo do Amazonas confirmou a segunda morte no estado. Com isso, chega a 166 o número de mortos pela Covid-19 no país. São Paulo registra 113 mortes e o Rio de Janeiro tem 18 casos fatais da doença. A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul a quarta morte no estado. O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros mil casos. No entanto, os outros dois mil casos foram confirmados em apenas seis dias, de 21 a 27 de março.
Uma portaria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta segunda-feira o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para dar apoio ao Ministério da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus. A decisão sobre o emprego da Força Nacional foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, vale até o dia 28 de maio, pode ser prorrogada e ficará a cargo do Ministério da Justiça em acordo com os estados ou municípios. A medida desta segunda-feira tem como objetivo, por exemplo, dar auxílio a profissionais de saúde nos atendimentos relacionados ao novo coronavírus, dar segurança no funcionamento de centros de saúde e garantir segurança na distribuição e armazenamento de itens médicos, farmacêuticos, alimentícios e de higiene. A força nacional também vai atuar no auxílio no controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos.
O Senado aprovou nesta segunda-feira, em sessão virtual, por 79 votos votos a zero, o projeto que prevê o repasse de 600 reais mensais a trabalhadores informais. A aprovação foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, e o texto prevê o pagamento por três meses. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada segue para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo o projeto, o pagamento do auxílio será limitado a duas pessoas da mesma família. De acordo com o texto, será concedido auxílio emergencial ao trabalhador que cumpra, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos de idade; não ter emprego formal.
Outro requisito é não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, à exceção do Bolsa Família; ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos e que, no ano de 2018, não tiver recebido rendimentos tributáveis acima de 28.559. O auxílio será cortado caso seja constatado o descumprimento desses requisitos.
Em menos de 20 dias Santa Catarina ultrapassou a marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus no estado. No final da tarde desta segunda-feira, o número de pacientes contaminados por Covid-19 foi atualizado, em coletiva de imprensa. São 219 em todo o território catarinense, 22 a mais em relação ao balanço divulgado no último domingo. Desses, 50 estão em Florianópolis. Do total de casos confirmados, 20 pacientes estão internados em leitos de Unidade Intensiva de Tratamento. Em estado grave têm pacientes com idade entre 32 e 83 anos. Outros 160 adultos e 14 crianças ocupam leitos de hospital enquanto aguardam os resultados de exames. Santa Catarina é o sétimo estado do país com mais casos de coronavírus.
A segunda morte por coronavírus em Santa Catarina foi registrada em Joinville, na noite desta segunda-feira. A vítima é MARIO BORBA, 68 anos, empresário e integrante do conselho de administração da Krona Tubos e Conexões. Segundo a Secretaria da Saúde de Joinville, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e estava internado em estado grave no Hospital Dona Helena desde o dia 24 de março. O paciente teria contraído a Covid-19 durante uma viagem internacional realizada recentemente aos Estados Unidos. A primeira morte em Santa Catarina pelo novo coronavírus foi registrada na última quinta-feira. A vítima foi um homem de 86 anos, em São José.
O governador CARLOS MOISÉS voltou a falar na criação de mais de 700 leitos de UTI com investimentos de quase 80 milhões de reais até o final de maio. O governador também informou a relação com cinco hospitais referência que já estão em funcionamento, um em cada região do estado, para atendimento de pessoas positivadas e com agravamento do quadro de saúde. Outras instituições de saúde estão em tratativas para aumentar a rede de referência no Estado. Além desses, o Estado conta com outros 96 hospitais filantrópicos e que têm vínculo com o governo para operacionalização. Estão disponíveis, atualmente, 800 leitos - neonatal, pediátrico e adulto -, em 56 hospitais de todas as regiões. 118 novos leitos já foram abertos. O Governo de Santa Catarina já fez a encomenda de 230 monitores e 200 ventiladores mecânicos, fundamentais para o atendimento dos pacientes graves. A previsão de entrega é entre abril e maio. Os investimentos do Estado na compra destes equipamentos, insumos e EPIs somam 76 milhões.
GLOBO-MANCHETES-TERÇA-31.03.20-MÁRCIA
Primeira fase da campanha de vacinação da gripe recebe terceiro lote. A técnica em enfermagem responsável pelo setor de vacinas de Campo Erê, CASSIANE DE LIMA, informa que amanhã chegam novas doses da vacina contra a influenza. Segundo ela, a aplicação na cidade será dividida entre a unidade de saúde sede e a do bairro São Francisco. Na sede será entre sete e meia até meio dia e meia, sem parar ao meio dia, e no São Francisco iniciam as sete até ás 19 horas, enquanto tiver doses.
Vacinação acontece também nos postos de saúde do interior. A responsável conta, que também devido ao recebimento de uma remessa um pouco maior, agora com cerca de 300 doses, estarão na tarde de amanhã imunizando as pessoas na unidade da Linha Caldato as duas horas, e as três aplicam no assentamento Olívio Albani. CASSIANE confirma que na segunda-feira, vão estar na Linha Doze de Novembro as duas horas, e na unidade da Cohab será nesta quinta-feira das oito ás 10 e á tarde dá uma e meia até ás16 horas.
Vacinas também estão sendo feitas a domicílio. Somente para pacientes que não podem sair de casa, esse trabalho vem sendo feito desde a última sexta-feira. CASSIANE tranquiliza a população e afirma que os que ainda não receberam a visita, e comunicaram a necessidade as agentes de saúde, podem aguardar que os profissionais vão até sua casa. Se alguém não deu o nome e precisa desse atendimento, pede que entrem em contato com a sua agente de saúde, e solicite o atendimento.
Trabalhadores da saúde também precisam cuidar da saúde mental. Com esse pensamento a saúde pública de Saltinho faz ações voltadas também aos profissionais. Com a frase: “Estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós”, amplamente utilizada por todos os trabalhadores da saúde durante a pandemia do coronavírus, mostra que além de cuidar, eles também precisam ser cuidados. Estando na linha de frente das ações de prevenção e combate ao coronavírus, os profissionais da saúde são impactados severamente pelas angústias e estresse, absorvendo grande carga emocional.
Oficina para abordar sentimentos vivenciados neste período de pandemia é feita para profissionais da saúde. A saúde pública de Saltinho está realizando ação junto com toda equipe de trabalhadores da secretaria de saúde. Objetivo é potencializar o cuidado à saúde mental de quem tanto se preocupa em cuidar do outro. Os resultado segundo a Secretaria, tem sido bastante positivos.
Hospital da Fundação atende ao todo seis pacientes com suspeita coronavírus. Uma nota oficial da instituição de São Lourenço do Oeste saiu na manhã de hoje, para esclarecer e informar o quadro clínico dos pacientes internados com quadro respiratório compatível com o Coronavírus. Até o momento, o Hospital atendeu, em critério de internamento, seis pacientes com quadro respiratório compatível e que preenchem critérios para coleta de material devido à suspeita de Covid-19. Destes, um paciente teve resultado confirmado, e os demais aguardam análise do material coletado.
Neste momento, apenas um paciente permanece internado, em isolamento. Segundo a direção do Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste, os pacientes atendidos com suspeita de Covid-19 permaneceram em área destinada ao isolamento criada especialmente para o enfrentamento do Covid-19. Durante o atendimento, equipes e pacientes utilizaram equipamentos e materiais de proteção, conforme normas do Ministério da Saúde. Os pacientes evoluíram bem clínica e laboratorialmente, sem necessidade de suporte ventilatório invasivo. Dos seis pacientes, cinco receberam alta ontem. Ambos dão seguimento ao tratamento em isolamento clínico domiciliar.
Fundação Hospitalar São Lourenço mantém estrutura de isolamento para novos possíveis casos de Covid-19. A direção informa, que na última semana, mesmo sendo um período crítico, a entidade hospitalar e o quadro profissional se prepararam tecnicamente para futuros atendimentos. O hospital agradece todas as pessoas e empresas que estão preocupadas e doaram equipamentos e EPis necessários para segurança da equipe e dos pacientes. Agradece ainda os colaboradores e médicos que agiram de maneira rápida e com destreza frente a nova ameaça do Covid-19.
Campo Erê continua atento na prevenção ao Coronavírus. DANILO GOMES – assessor de comunicação da prefeitura do município, afirma que a saúde pública depende tanto da prevenção quanto dos médicos, o que, seguramente, pode ser observado em Campo Erê, onde ainda não há casos de Coronavírus registrados. Ele destaca que a prática de isolamento adotada no município, desde o dia 17 de março vem recebendo apoio da população em geral, além de entidades como: o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Câmara de Vereadores, entre outros. GOMES, frisa que o trabalho tem a orientação do governo municipal, secretaria de saúde e comitê de gerenciamento de crise.
Critérios adotados seguem orientação do prefeito em consonância com Governo do Estado e Ministério Público. DANILO GOMES – assessor de comunicação da prefeitura de Campo Erê, ressalta também que o chefe do executivo ODILSON LIMA, estava disposto a retornar as atividades econômicas no município, echegou inclusive a editar um decreto, porém, devido a nova manifestação do governo estadual, foi desaconselhado pelo Ministério Público. Além de intenso trabalho preventivo, o município tem adotado outras providências como a sanitização de locais de maior movimento, além de ter determinado nesta semana a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, que agora fica das sete às 19 horas.
Campanha de vacinação da gripe segue em Campo Erê. DANILO, conta que uma equipe da Secretaria de Saúde realiza a campanha de vacinação contra a gripe. Estão sendo vacinados os idosos, inclusive os acamados que recebem a vacinação em casa. Essa vacina é feita nas unidades de saúde dos bairros Mello e São Francisco.
Bombeiros intensificam recomendações a população para evitar coronavírus. VANTUIR SCHNOENINGER, comandante do quartel, informa que a ação se desenvolve em conjunto com Secretaria de Saúde de Campo Erê, com apoio da Polícia Militar. Ela destaca que a prioridade é afastar as pessoas da doença, mas todas as atividades do Corpo de Bombeiros são desenvolvidas normalmente, caso seja necessário.
Parte do efetivo dos bombeiros está de quarentena. SCHOENINGER salienta que todos estão bem de saúde, mas a medida de afastar algumas pessoas é pura precaução. Explica que se algum bombeiro contrair coronavírus e passar para alguns colegas, tem a outra equipe que está permanecendo em casa, de prontidão para atender a população. O comandante frisa que tem pessoas que não estão cumprindo as determinações das autoridades sanitárias e estão facilitando bastante. Reforça a orientação para as pessoas ficarem em casa e só saírem quando for realmente necessário.
Quem tem sintomas de gripe pode ser suspeito de ter contraído coronavírus. No entanto, VANTUIR informa que nos últimos dias não surgiu nenhum novo caso suspeito em Campo Erê. O bombeiro lembra que existe uma recomendação importante para quando o Governo do Estado terminar com a quarentena e declarar situação normal. Mesmo assim a população deve aprender a conviver com a Covid-19 e continuar tomando todos os cuidados possíveis.
PRF registra grande redução no número de ocorrências durante quarentena. De acordo com o comandante do posto de Guaraciaba, DELMAR SARTORI, assim como outras polícias, a PRF registrou queda no movimento de veículos nas BR’s e consequentemente de acidentes e das ocorrências criminais. O movimento maior tem sido de caminhões, veículos de carga e oficiais. O fluxo caiu 47 por cento no Extremo Oeste. Ele lembra que os carros não estão proibidos de trafegar, mas, como existem as restrições devido à “quarentena”, o tráfego caiu bastante e fica concentrado em pessoas que necessitam ir de um município ao outro para trabalho.
Várias apreensões de drogas e de contrabando desde o final do ano passado até o começo de março que agora decaíram. O comandante atribui isso também ao movimento menor que possibilita as abordagens daqueles que chamarem atenção. O agente ressalta que as fiscalizações continuam ser feitas. Para melhorar as ações houve investimento em novas luzes de Led no posto da Linha Caravaggio.
Medidas de isolamento social também interferem na renovação da CNH. Conforme o comandante da PRF, DELMAR SARTORI, existe uma deliberação do Contran que suspende notificações e multas para os documentos que venceram no dia 18 de fevereiro e que poderiam circular até 18 deste mês. Ele esclarece que haverá uma prorrogação do prazo para que os motoristas consigam em tempo hábil a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Neste caso, como houve suspensão de vários serviços, os condutores também ficaram prejudicados para fazer o procedimento.
Motoristas devem ficar atentos ao vencimento da CNH. DELMAR sugere que as pessoas verifiquem a validade da carteira, pois, muitas vezes os próprios policiais fazem o alerta sobre o vencimento em ações de fiscalização. Ele lembra que existe uma infração de trânsito para casos de transitar com o documento vencido por mais de um mês.
Incêndio em contador de luz mobiliza bombeiros. O corpo de bombeiros de São Lourenço do Oeste foi chamado ontem para atender a um incêndio em transformador de energia elétrica na rua Juraci Vilani, bairro São Francisco. Ao chegar no local, percebeu que o fogo era no contador de energia da residência. Os bombeiros isolaram o perímetro e cortaram os cabos para controlar o incêndio. O local foi deixado aos cuidados da equipe da CELESC.
Mulher é atingida com tiro na cabeça em tentativa de feminicídio. A Polícia Militar foi acionada por volta das 23 horas de ontem para se deslocar até a Linha Sede Marina, interior de Dionísio Cerqueira para verificar um disparo de arma de fogo próximo ao campo de futebol da comunidade. Chegando ao local foram feitas rondas nas proximidades do campo e em uma residência a guarnição constatou uma movimentação estranha. Os policiais fizeram contato com os moradores e perceberam que houve uma discussão familiar, quando o esposo de 63 anos agrediu sua companheira.
Filho tenta ajudar mãe, mas não consegue evitar crime. O filho do casal foi ajudar sua mãe das agressões sofridas, momento em que seu pai pegou um revólver que possuía e atirou na direção dos dois, vindo a atingir a cabeça da mulher. Diante do crime foi dada voz de prisão ao autor dos fatos, e apreendidos um revólver calibre .38, um rifle calibre 22 de fabricação artesanal e duas facas com marcas de sangue, possivelmente utilizadas nas agressões. A PM acionou o Corpo de Bombeiros para conduzir a mulher ferida ao Hospital.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.