-TAXA MÉDIA DE DESEMPREGO CAI PARA 7,8% EM 2023, MENOR PATAMAR DESDE 2014
-TURISMO DE SC ESPERA FATURAMENTO DE 2,3 BILHÕES DE REAIS NO CARNAVAL DE 2024
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE ESCOLHA DE VAGAS PARA O ANO LETIVO HOJE À TARDE
-CONCURSO LEITEIRO DA MERCOLEITE DURANTE A FAISMO DEVE TER 14 ANIMAIS
-MUNICÍPIO PROJETA LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇAO DA ÁGUA E ESGOTO EM MAIO
-HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 10 ANOS É PRESO EM DESCANSO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE 5 PESSOAS SUSPEITAS DE ENVOLVIMENTO EM ASSALTO À BOATE
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens.
Israel acusou nesta terça-feira a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos de permitir que militantes do grupo terrorista Hamas usem suas instalações na Faixa de Gaza para realizar "atividades militares". Segundo Israel, 12 funcionários da agência estiveram envolvidos no ataque do Hamas realizado em 7 de outubro. A agencia informou que demitiu a maioria dos 12 funcionários supostamente envolvidos no ataque e que abriu uma investigação sobre o caso. Cerca de 13 mil pessoas trabalham para a agência, segundo a agência de notícias AFP. O secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, prometeu responsabilizar "qualquer funcionário envolvido em atos de terror" e pediu para que os países não deixem de apoiar a agencia.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, procurou a presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, para convencer o bloco a encerrar as negociações de um acordo com o Mercosul. O governo francês está sendo pressionado por agricultores que bloquearam os principais acessos a Paris nesta semana. Os agricultores franceses levaram centenas de tratores para as rodovias que ligam o interior do país à capital. Há quase duas semanas, os agricultores protestam contra o aumento do preço dos combustíveis, os impostos no setor agrícola e o que chamam de crescente competição com o mercado externo. Entre as principais críticas, estão as tratativas do acordo comercial da União Europeia com o Mercosul.
A Câmara Nacional de Apelações do Trabalho da Argentina declarou, nesta terça-feira, inconstitucional a reforma trabalhista do governo do presidente JAVIER MILEI. A reforma já estava suspensa desde o início do mês de janeiro pela Justiça do Trabalho do país em decisões de primeira instância. A Câmara de Apelações do Trabalho declarou inválida toda a parte do "decretaço" de MILEI que dispõe sobre o Trabalho, que estabelece que o Poder Executivo não tem competência para emitir disposições de natureza legislativa. Entre as mudanças que o governo pretende fazer estão o aumento do período de experiência para 8 meses; a participação em manifestações como motivo legal para demissões e mudanças no sistema de indenizações dos profissionais que saem de uma empresa.
O julgamento que pode cassar o cargo do senador SERGIO MORO do União Brasil foi marcado para o dia 19 de fevereiro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O parlamentar é acusado de prática de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. MORO falou em depoimento ao TRE, em dezembro, que não obteve vantagem eleitoral e nega a acusação de desequilíbrio eleitoral causado por irregular pré-campanha ao cargo de presidente da República. Além disso, o senador defendeu, em entrevista após depoimento, que todos os gastos da campanha são legais e foram declarados à Justiça Eleitoral. O senador é alvo de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral que apontam abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante a pré-campanha eleitoral de 2022.
A dívida pública federal fechou 2023 em seis trilhões e 500 bilhões de reais, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Fazenda. Em 2022, a dívida pública estava em cinco trilhões e 900 bilhões de reais. A dívida pública surge e aumenta quando o governo gasta mais do que arrecada. Ou seja, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir todas as despesas, o governo é financiado por seus credores – por exemplo, pessoas físicas, empresas e bancos. Em 2023, o resultado negativo ficou em 230 bilhões, o equivalente a dois vírgula um por cento do Produto Interno Bruto, segundo o Tesouro Nacional.
A taxa de média de desemprego no Brasil foi de sete vírgula oito por cento em 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. No trimestre encerrado em dezembro, a taxa foi de sete vírgula quatro por cento. Esse é o menor patamar desde 2014, quando a taxa foi de sete por cento. O resultado também representa uma desaceleração em relação aos números registrados em 2022, quando a taxa média de desemprego foi de nove vírgula três. A população desocupada média em 2023 foi de oito milhões e meio de pessoas. Trata-se de uma redução de 17 vírgula seis por cento em relação ao ano anterior.
Está em fase final de análise o Programa SC Rural 2, que busca promover sustentabilidade com ações ambientais, competitividade dos sistemas de produção e a ampliação do acesso à inovação tecnológica. Para execução do Programa a meta é acessar recursos externos com Banco Mundial na ordem de 120 milhões de dólares. A proposta já foi avaliada e aprovada pelo governo do Estado, que sinalizou a contrapartida de 30 milhões de dólares. Após os ajustes necessários, a proposta será encaminhada para análise da Comissão de Financiamentos Externos que dará o retorno sobre a possibilidade de acessar os recursos externos. O Programa SC Rural 2 dará sequência aos programas já executados: Microbacias 1 , Microbacias 2 e SC Rural 1.
Segundo maior parceiro comercial do Brasil, a União Europeia quer estreitar ainda mais os laços e fomentar negócios no país. Dentro desse contexto, a embaixadora do bloco, MARIAN SCHUEGRAF fez uma visita à Federação das Indústrias de Santa Catarina, onde foi recebida pelo presidente MARIO CEZAR DE AGUIAR. Para o presidente da entidade, a indústria catarinense tem potencial de incrementar suas exportações para a União Europeia e contribuir ainda mais para o saldo da balança comercial entre o Brasil e o bloco. Dados da União Europeia apontam que 15 por cento do comércio exterior brasileiro acontece com países europeus. Segundo dados do Observatório da FIESC, Santa Catarina exportou um bilhão e cem milhões em 2023 para países do bloco.
Com estimativa de crescimento percentual de 11 vírgula seis por cento das atividades turísticas, Santa Catarina espera um faturamento de dois bilhões e 300 milhões de reais no carnaval de 2024, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A CNC aponta que, em âmbito nacional, o carnaval deste ano promete movimentar nove bilhões no setor turístico, um aumento de 10 por cento em relação a 2023. De acordo com a pesquisa, o faturamento deve superar, pela primeira vez, o período pré-pandemia. A expectativa é de que sejam criados postos de trabalho em diversas regiões do estado por conta das festas e de que três por cento desses trabalhadores sejam efetivados.
Os dois novos padres que vão compor a equipe paroquial da paróquia São Miguel Arcanjo já estão em São Miguel do Oeste. A afirmação é do pároco, CLETO STÜLP. Conforme ele, os padres EDIVANDRO FRARE e ALCEU PIMENTELA vão assumir as funções de vigários paroquiais nos lugares dos padres SILVESTRE SELUNK e FRANCISCO LINHARES. Ele lembrou que EDIVANDRO estava atuando em Dionísio Cerqueira e ALCEU em Descanso. Já SILVESTRE foi transferido para Dionísio Cerqueira e FRANCISCO para Guarujá do Sul. De acordo com CLETO, a chegada dos novos padres é fundamental para manter três sacerdotes à frente da paróquia São Miguel Arcanjo, haja visto, o tamanho e a abrangência atual, sendo de 77 comunidades de quatro municípios, além de parte de Descanso.
Os novos padres já estão residindo em São Miguel do Oeste e também já estão acompanhando alguns trabalhos paroquiais. A primeira atividade está sendo a rodada de estudos referente à Campanha da Fraternidade e preparação para à Quaresma. De acordo com o padre CLETO STULP, a apresentação formal para a comunidade católica será apenas no final do mês que vem. Ele pontuou que o momento será na noite de 25 de fevereiro, onde haverá uma celebração às sete horas da noite. Ele comentou que o Bispo DOM ODELIR MAGRI vai presidir a missa de envio dos novos vigários. Ainda sobre a Campanha da Fraternidade, a Paróquia São Miguel Arcanjo divulgou que os encontros seguem sendo realizados nas comunidades com o objetivo de proporcionar um estudo com todas as lideranças diversas.
Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. A informação é do padre CLETO STULP. Ele destacou que uma reunião já foi realizada com as comunidades do centro de São Miguel do Oeste e outra na Linha Aparecida. Já os próximos momentos estão previstos para esta quinta-feira às sete e meia da noite em Bandeirante e no mesmo horário no salão paroquial para as comunidades do centro e bairros de São Miguel do Oeste. Na sexta é a vez de Barra Bonita e Paraíso, sendo cada um em seus municípios e ambos às sete e meia da noite. Todas as demais informações sobre essas a outras ações paróquias podem ser conferidas aos sábados à tarde aqui na Peperi e por meio das redes sociais da paróquia São Miguel Arcanjo.
A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste vai realizar, daqui à pouco, a escolha de vagas para aulas na rede municipal no ano letivo de 2024. Os interessados devem comparecer no auditório da Secretaria de Educação hoje a tarde para a escolha das vagas. O edital com a convocação dos candidatos classificados no Processo Seletivo foi divulgado na semana passada. A escolha começa a uma e meia da tarde com professor de Educação Infantil. Na sequência, serão escolhidas as vagas de auxiliar de creche, Professor de Língua Inglês, Professor de Arte, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Coordenador Pedagógico e Professor de Ciências.
Uma proposta apresentada por estudantes de Guaraciaba foi incluída em um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O projeto que altera a legislação que trata da Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo para incluir o fomento à sucessão familiar no campo recebeu parecer favorável da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público no final do ano passado. O projeto é de autoria do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele explicou que a proposta foi sugerida pelos alunos da Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, no âmbito do programa Parlamento Jovem. O objetivo é integrar e articular políticas, programas e ações para a promoção da sucessão rural e a garantia dos direitos e incentivo agrícola para as juventudes do campo.
O projeto de lei apresentado pelo deputado MAURICIO ESKUDLARK tem por intenção incluir uma diretriz específica para operar uma Política Estadual de Juventude e Sucessão Rural, visando enfrentar os problemas econômicos, sociais e culturais que perpassam a vida da juventude rural catarinense. A explicação é do parlamentar que se baseou na reivindicação dos estudantes de Guaraciaba. Ele disse que esse tema é relevante e pretende buscar meios de garantir a continuidade da agricultura familiar no estado de Santa Catarina, por meio de políticas de sucessão geracional e fortalecimento deste segmento fundamental para a vida social e econômica do estado. Antes de ir a plenário a matéria ainda será analisada pela Comissão de Agricultura e Política Rural. A tendência é de votação nas próximas sessões.
O presidente da Federação dos trabalhadores na agricultura de Santa Catarina, VALTER DRESCH, tomou posse na manhã desta quarta-feira mais um mandato à frente da entidade. Ele foi reeleito em dezembro do ano passado com mais de 94 por cento dos votos dos sindicatos ligados a Fetaesc. Na eleição da Fetaesc, tem direito a voto os representes dos sindicatos. Na eleição de dezembro, apenas uma chapa foi inscrito. DRESCH está na federação há 28 anos e vai para o quarto mandato consecutivo na presidência da entidade. A cerimônia de posse foi realizada na manhã de hoje na sede da Fetaesc em São José, na Grande Florianópolis com a presença dos sindicatos dos trabalhadores rurais, inclusive do extremo-oeste.
A nova diretoria da Fetaesc reúne agricultores com experiencia na federação e novas lideranças do movimento sindical. A informação é do presidente da entidade, VALTER DRESCH. De acordo com ele, a composição da nova diretoria tem representantes de diversas regiões e respeita a norma de conter 50 por cento homens e 50 por cento mulheres, além de 20 por cento de jovens. Ele destacou que as metas e objetivos da nova diretoria serão alinhados na primeira reunião de trabalho que deve ocorrer logo depois da posse na próxima semana. DRESCH destacou que um dos objetivo é retomar as mobilizações e aproximar a Federação dos sindicatos e dos agricultores catarinenses.
A estrutura para a Mercoleite no parque de exposições Rineu Gransotto está concluída. A afirmação é do secretário de agricultura e coordenador da exposição, NILO BEDIN. Ele explicou que o espaço para receber os animais e os expositores do setor está pronto. BEDIN ressaltou que o pavilhão é o mesmo do ano passado e fica ao lado da pista de rodeios. A diferença é que o local recebeu melhorias, principalmente nos cochos e baias para os animais. BEDIN destacou que o galpão da Mercoleite está mais adequado para a exposição deste ano.
A Mercoleite deve receber cerca de 120 animais para a feira deste ano, entre caprinos, ovinos e bovinos. Desse total, 14 vão participar do concurso leiteiro. A disputa que vai apontar os animais com maior produção de leite será realizada em duas grandes categorias de acordo com a raça, holandesa e Jersey. Serão cinco ordenhas para definir os vencedores a partir de quinta-feira, dia 15 de fevereiro. De acordo com o secretário de agricultura e coordenador da exposição, NILO BEDIN, o número de animais poderia ser amior, no entanto, muitos produtores alegaram dificuldades com mão de obra para acompanhar os animais na exposição.
Além da exposição dos rebanhos, a Mercoleite deste ano vai contar com a participação de um número maior de empresas ligadas ao setor. O comentário é do secretário de Agricultura e coordenador da exposição, NILO BEDIN. Ele disse que além das cooperativas, empresas de máquinas, implementos e genética animal vão participar do evento. BEDIN disse que a Mercoleite vai mostrar o potencial leiteiro da região com foco nos negócios do segmento.
O município está ouvindo a população a respeito da Concessão dos Serviços de Saneamento Básico, Água e Esgoto. Desde segunda-feira, os moradores podem participar protocolando sugestões no site da prefeitura. O prazo para apresentação das ideias vai até o dia 29 de fevereiro. A consulta pública é uma das etapas do processo que vai definir a empresa que vai assumir os serviços de água e esgoto na cidade. Além disso, na sexta da semana que vem, dia nove, ocorre uma Audiência Pública para apresentação dos Cadernos de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Jurídica, bem como as minutas do Edital e do Contrato de Concessão dos Serviços de Saneamento. De acordo com a secretária de Administração THAIS COSTA, a licitação para definição da empresa atende uma exigência da legislação sobre o setor.
Após a Audiência Pública e o término do prazo da Consulta Pública, a Administração Municipal fará a análise e os ajustes necessários nos documentos que compõem este processo e enviará para conhecimento e manifestação do Tribunal de Contas. A informação é da secretária de Administração, THAIS COSTA. Somente depois disso é que será lançado o Edital de Licitação para a concessão dos serviços de água e esgoto. Atualmente, a Casan é responsável pelo abastecimento de água na cidade. A empresa também tem a obrigação de fazer a coleta e tratamento de esgoto. O contrato entre a Casan e a prefeitura de São Miguel do Oeste está vencido e foi mantido temporariamente por meio de aditivos. Com a licitação que a prefeitura está prestes a lançar, os serviços de água e esgoto na cidade podem continuar com a Casan ou com uma empresa privada.
O município está cumprindo o que prevê a legislação e criando espaços para a participação da comunidade na definição dos detalhes da licitação que vai apontar a empresa responsável pelos serviços de água e esgoto. A afirmação é da secretária de Administração, THAIS COSTA. Ela comentou que a administração está trabalhando neste processo desde 2022 com o objetivo de resolver os problemas que envolvem, principalmente, a falta de tratamento de esgoto na cidade. A projeção é de que o edital de licitação seja lançado em quatro meses.
O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste registrou uma ocorrência de incêndio em residência na madrugada desta quarta-feira. O fogo atingiu uma casa na Linha Planalto, interior do município. O local fica cerca de 26 quilômetros do quartel dos bombeiros. A residência de madeira, com cerca de 80 metros quadrados, tinha dois pavimentos e estava sem moradores. A casa foi totalmente destruída. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente. O local foi isolado para a perícia que deve apontar a origem do fogo.
Foi sepultada na manhã desta quarta-feira a mulher que morreu em um acidente de transito na manhã de ontem na SC 163. YASMI REMPEL, de 25 anos, foi sepultada em São João do Oeste, onde residem familiares. YASMI estava conduzindo o Fox que colidiu frontalmente contra um caminhão nas proximidades do trevo de Descanso. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o carro invadiu a contramão de direção causando o acidente. A jovem morreu no local. YASMI deixa três filhos pequenos, sendo um menino de quatro anos e gêmeas que completam três anos em fevereiro. Ela morava com esposo e filhos em Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga.
A Polícia Civil de Descanso prendeu preventivamente, nesta terça-feira, um homem suspeito de estuprar a enteada. De acordo com a equipe da Delegacia de Polícia de Descanso, a vítima teria vindo passar as férias escolares na casa da mãe. O padrasto se aproveitou dos momentos em que estava sozinho com a criança para praticar a violência sexual. A criança retornou para a casa dos avós no Paraná e passou a apresentar problemas de saúde, chegando a ser hospitalizada com lesões e doenças sexualmente transmissíveis. O mandado de prisão preventiva foi cumprido ontem. Agora, a Delegacia finalizará o Inquérito Policial que apura o caso e o remeterá a investigação para o Ministério Público que deve ajuizar um processo penal contra o suspeito.
Uma operação coordenada pela Polícia Civil de São Miguel do Oeste resultou na prisão de 5 pessoas suspeitas de envolvimento com o roubo registrado no final do ano passado em São Miguel do Oeste. Três homens foram detidos em São Miguel do Oeste, um em Pinhalzinho e outro em São Lourenço do Oeste durante a madrugada de hoje. A operação “Magna Nox” contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal e da Polícia Militar. Cerca de 60 policiais participaram da ação. De acordo com a delega JOELMA ALBERTON, os cinco homens presos na madrugada desta quarta-feira participaram do assalto cometido em 28 de dezembro em uma casa de shows na avenida Willy Barth.
No final do ano passado, dois homens armados entraram no estabelecimento, algemaram a proprietária e roubaram objetos pessoas dos clientes e funcionárias. Eles fugiram com o Corolla da dona da casa. O carro foi recuperado no dia seguinte no estado do Paraná. Na operação desta quarta-feira, a polícia prendeu os dois homens que entraram na boate. Eles foram localizados e detidos em Pinhalzinho e São Lourenço. Os outros três homens presos em São Miguel do Oeste tiveram participação no crime. Na casa de dois deles, a polícia encontrou munições e cocaína. Eles também vão responder por tráfico de drogas. Na operação de hoje também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.