-PRAZO PARA ADESÃO DAS EMPRESAS AO SIMPLES NACIONAL TERMINA HOJE
-SC AMPLIA VALORES DO PROGRAMA PARA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS
-MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE SERÃO TEMAS DE PALESTRA EM IPORÃ DO OESTE
-PREFEITURA REPUDIA ATO DE VANDALISMO NO GINÁSIO DE ESPORTES DO CIEF
-COM BONS PREÇOS, PRODUTORES DA REGIÃO APOSTAM NO MERCADO DA SOJA
-DEFINIDA EMPRESA QUE FARÁ OBRA PARA RESOLVER FALTA DE ÁGUA EM SJO
-HOMEM QUE TENTOU MATAR O PRIMO EM BAR É PRESO PELA POLÍCIA
-MÃE E NAMORADO SÃO CONDENADOS POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
O tempo é de sol com muitas nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva isoladas na região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
O número de mortos no atentado suicida em uma mesquita lotada em Peshawar, no Paquistão, subiu para 87. Este foi o mais recente ataque contra a polícia nesta cidade do noroeste do país, onde militantes islâmicos continuam ativos. O primeiro-ministro paquistanês chamou a explosão de um ataque suicida. Havia pelo menos 260 pessoas na mesquita. Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo atentado, que destruiu a mesquita durante as orações do meio-dia, causando o desabamento de uma parede em cima dos fiéis. O edifício está localizado dentro de um complexo altamente fortificado que inclui o quartel-general da polícia provincial e um departamento antiterrorista.
O papa FRANCISCO viajou nesta terça-feira para a República Democrática do Congo para uma visita de quatro dias, a primeira etapa de sua quinta viagem ao continente africano, que também o levará ao Sudão do Sul. Inicialmente prevista para julho de 2022, a visita foi adiada devido às dores no joelho que afetam FRANCISCO, 86 anos, que utiliza uma cadeira de rodas em seus deslocamentos, assim como pelos problemas de segurança em Goma, nordeste do país, etapa da viagem que foi cancelada. Em sua quadragésima viagem internacional, o pontífice argentino pretende levar uma mensagem de paz e reconciliação ao país abalado pela violência e miséria.
Os chefes de defesa dos Estados Unidos e da Coreia do Sul prometeram, nesta terça-feira, expandir os exercícios militares e aumentar o planejamento de dissuasão nuclear para conter o desenvolvimento de armas da Coreia do Norte e evitar uma guerra. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, LLOYD AUSTIN, estava em Seul para negociações enquanto Washington D.C. busca tranquilizar um importante aliado asiático sobre seu compromisso nuclear em meio às crescentes ameaças da Coreia do Norte. Em uma declaração conjunta, os chefes de defesa disseram que concordaram em aumentar o compartilhamento de informações e o planejamento conjunto.
O Brasil registrou 38 pontos e ficou na posição de número 94 entre 180 países no ranking mundial da corrupção divulgado pela Transparência Internacional na madrugada desta terça-feira. É o terceiro ano consecutivo que o Brasil mantém um desempenho ruim no índice, de acordo com a organização. O Índice de Percepção da Corrupção mede como especialistas e empresários enxergam a integridade do setor público nos 180 países pesquisados. A nota vai de zero a 100, onde zero significa “altamente corrupto” e 100 significa “muito íntegro”. Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto.
A Procuradoria-Geral da República denunciou nesta segunda-feira mais 225 envolvidos nas invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. Segundo a PGR, os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, e estão presos em unidades do sistema prisional do Distrito Federal, após a audiência de custódia e a decretação das prisões preventivas. Eles são acusados pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais. Até agora já são 479 denunciados pela PGR em razão dos atos do domingo, oito de janeiro. Agora, caberá ao plenário do STF decidir se aceita a denúncia e transforma os acusados em réus. Ainda não há data marcada para a análise.
Empresários de todo o país tem até hoje para optar pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional, ano-calendário 2023. O resultado final dos pedidos será divulgado em 15 de fevereiro. A adesão, caso aceita, valerá com efeito retroativo a primeiro de janeiro deste ano. Quem perder o prazo, só poderá aderir ao Simples Nacional em janeiro de 2024. O atual teto de faturamento para empresas do regime tributário é de quatro milhões e 800 mil reais por ano. O Simples unifica até 8 impostos cobrados sobre o faturamento, que é repassado para os governos municipal estadual e federal.
Mesmo após três anos da pandemia de Covid-19, ainda há 403 mil catarinenses que não tomaram nenhuma dose de vacina contra a doença. Os dados são do painel do Governo do Estado e levam em conta a população vacinável. De acordo com o mesmo portal, 22 mil catarinenses morreram de Covid-19 desde o começo da pandemia. Ao todo, seis milhões 358 mil 611 se vacinaram com ao menos uma dose. O número representa 94 por cento da população. O grupo mais crítico é o das pessoas com mais de 30 anos para a segunda dose de reforço. Nessa, apenas 22 por cento da população está vacinada. As crianças também representam um baixo número. De zero a quatro anos, apenas 23 mil das mais de 486 mil foram vacinadas com pelo menos uma dose de vacina contra a doença.
O gasto previdenciário do governo do Estado cresceu cerca de três bilhões de reais nos últimos dez anos. Essa é uma das preocupações financeiras do governo JORGINHO MELLO para início de sua gestão. Em entrevista para um programa de televisão, o secretário da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, falou sobre essa realidade e a situação dos cofres públicos catarinense. Dados da secretaria da Fazenda apontam que o governo aportava do seu caixa dois bilhões e 300 milhões de reais em 2013 e no ano passado o gasto passou para cinco bilhões e 300 milhões. Essa taxa de crescimento é equivalente a um por cento ao ano e a tendência é de crescimento. Segundo SIEWERT, ainda não há claramente uma definição sobre alterações nos benefícios fiscais concedidos às empresas do Estado. Para ele, o incentivo deve ser visto como atração de investimentos, traz competividade aos setores, para o governo desenvolver determinados setores estratégicos e, por último, também ter uma diferenciação de preço para determinado produto.
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural ampliou os limites do Programa Fundo de Terras para facilitar a aquisição de imóveis rurais. A partir de agora, os trabalhadores rurais poderão acessar financiamento de até 175 mil reais para compra de terras e até 30 mil reais para aplicação em infraestrutura. A medida foi aprovada em reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural. Segundo o secretário da Agricultura VALDIR COLATTO, a intenção é alinhar as regras com o Fundo Nacional de Terras para buscar mais recursos e atender ainda mais produtores de Santa Catarina. Com o Fundo de Terras, os beneficiários contratam os financiamentos, com 20 anos de prazo para pagar, sendo dois anos de carência, com correção de dois e meio por cento ao ano.
Complexo do Itaipu Rural Show terá 18 hectares de exposição. Diversas árvores foram plantadas e com a arborização do espaço, os visitantes e expositores terão mais conforto durante os quatro dias do evento, que acontece de 15 a 18 de fevereiro, em Pinhalzinho. VALDIR GALIAZZI, responsável pelo setor de manutenção do parque, comenta que além das árvores, cerca de duzentos e cinquenta metros de lona serão estendidos pelas ruas para proteger as pessoas do sol e da chuva. Ressalta que a prioridade da equipe é garantir que todos tenham uma boa experiência durante o Itaipu Rural Show.
Equipe de “amarelinhos” está otimista com a organização do Itaipu Rural Show. Os responsáveis pela infraestrutura, parte elétrica, canalização e tudo que é necessário para uma boa feira, estão com os serviços bem adiantados. A afirmação é do responsável pela manutenção do parque, VALDIR GALIAZZI. De acordo com ele, ainda restam alguns ajustes a serem feitos, mas isso diante da grandeza do evento, ainda há tempo para a finalização. GALIAZZI garante que tudo está ficando muito bonito e bem organizado para visitantes e expositores. Acrescenta que haverá estacionamento gratuito e que uma equipe estará disponível para auxiliar os motoristas no local.
Ataques de cigarrinhas causam grandes danos em lavouras de milho. A Safrinha está sofrendo com as pragas na atual temporada. Problema já ocorre há alguns anos e causa preocupação. Conforme o Agrônomo da COOPAFA de São João do Oeste, DIRCEU BABICK após a colheita da Safra já ocorre a implantação da Safrinha da mesma cultura. Sem rotação de cultura a praga se reproduz em larga escala. O Agrônomo observa que no final da colheita da safra de milho, a população da Cigarrinha migra para as novas lavouras e inicia uma nova etapa de reprodução. O inseto transmite doenças com alto potencial de danos à lavoura. BABICK lembra ainda que a Cigarrinha não gosta de frio e de chuva. Com atual tempo seco e com alta temperatura é um cenário ideal para a proliferação desta praga.
Técnicos da Cooperativa da Agricultura Familiar de São João do Oeste realizam acompanhamento diário em lavouras. Conforme o Agrônomo da COOPAFA, nível de enfezamento causa grande preocupação e gera prejuízos aos produtores rurais. DIRCEU BABICK relata que é preciso fazer o controle químico e biológico para evitar danos significativos nas plantações de milho. Ele lamenta que o controle não é uma tarefa fácil devido vários fatores que contribuem para a proliferação da Cigarrinha. O Agrônomo informa que o controle efetivo exige muito cuidado, dedicação e alto investimento. DIRCEU BABICK relata que chegam ocorrer até oito aplicações de produtos químicos e biológico. Ele observa que nesta situação praticamente inviabiliza a cultura devido ao alto custo de produção com os produtos, além de causar danos nas plantas com a presença de máquinas.
Futuro não é animador para o controle da cigarrinha-do-milho. O Agrônomo da COOPAFA, cita que ainda não existe sementes transgênicas capazes de produzirem plantas imunes ao ataque desta praga. Segundo DIRCEU BABICK, uma alterativa seria a rotação de cultura para quebrar o ciclo de reprodução do inseto. Neste caso o problema está na necessidade dos produtores rurais em terem grande volume de silagem para o trato dos animais. O Agrônomo lembra que a região costuma ter lavouras de milho em praticamente todos os meses do ano e com isso sempre vai ter população do inseto se reproduzindo.
Uma das prioridades do Presidente da Câmara de São João do Oeste, GERVASIO JUNGBLUT, é dar continuidade aos trabalhos que foram realizados. Foram dois anos com o vereador EVERTON WENHER na presidência do Legislativo. As sessões ordinárias iniciam no dia sete de fevereiro, uma terça-feira. Conforme o presidente, na semana passada foram definidas as comissões para 2023 e com isso, o Legislativo está pronto para as sessões. JUNGBLUT avalia que o diálogo é fundamental entre os nove vereadores da Câmara de São João do Oeste e isso será abordado com os colegas. Ele cita que tem ocorrido debates em virtude de ideias diferentes, porém, sempre com foco no melhor para a população, com resultado positivo na aprovação de projetos.
Segundo GERVASIO JUNGBLUT, um dos desafios será de melhorar a relação entre Legislativo e Executivo. Nos dois anos anteriores foram registradas divergências em relação alguns projetos, que acabaram gerando polêmicas. A maioria dos projetos foram aprovados por unanimidade. JUNGBLUT diz que é preciso manter alto nível nas discussões e espera maior empenho do Executivo para tornar o convívio mais harmonioso. Para a primeira sessão do ano já está prevista a votação de um Projeto de Lei do Executivo que deu entrada no ano passado e ficou para ser votado neste ano. O texto altera a nomenclatura de um cargo, por recomendação do Ministério Publico. A função de analista de controle interno passará a ser ocupada por um servidor efetivo.
O Lions Clube, em parceria com o CONDEMA, ASANIO, Associação Empresarial e Grupo de Escoteiros Tupã, está organizando uma palestra com o doutor em Biologia, professor e pesquisador da UNOESC JACKSON PREUSS. O tema será “Meio Ambiente e Sociedade: um necessário equilíbrio entre a vida natural e humana”. O evento acontecerá na próxima quinta-feira no Centro de Convivência, a partir das 19h. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O objetivo da palestra é tratar sobre as alterações dos recursos naturais, que muitas vezes são responsáveis pelo surgimento de doenças na população.
JACKSON PREUSS explica que as ações positivas ou negativas realizadas pelos seres humanos contra a natureza, acabam refletindo em consequências futuras. Na oportunidade será apresentada aos participantes, uma serpente domesticada de aproximadamente quatro metros. A ideia é que a população entenda a importância dos animais para o ecossistema. Ainda durante a ocasião serão entregues mudas de árvores nativas aos interessados do Projeto dez mil árvores, desenvolvido pelo Lions Clube, em parceria com o Grupo Creluz.
O grupo de Escoteiros Tupã de Iporã do Oeste está programando o retorno das atividades para a metade do mês de fevereiro. De acordo com a presidente, LUCIANE KIST, o grupo é considerado uma referência no Estado de SC, pela grande quantidade de membros inscritos. Ao todo são mais de 90 participantes, divididos por idade nos grupos Lobinho, Escoteiros, Sênior e Pioneiros. LUCIANE ressalta a satisfação em trabalhar com esses jovens e destaca a grande procura das crianças para integrar o grupo lobinhos. A presidente lembra que nesse ano o grupo completa 30 anos de atividades em Iporã do Oeste e para comemorar a data, está sendo programado um jantar para o mês de abril.
Os trabalhos do Grupo de Escoteiros Tupã devem ser intensos em 2023. A afirmação é da presidente, LUCIANE KIST. De acordo com ela, serão desenvolvidas atividades a nível regional e estadual, todos de forma voluntária. Em 2023 o movimento dos escoteiros em SC completa 110 anos. LUCIANE explica que ele engrandece a personalidade e a ética da pessoa, bem como os valores prezados pelo movimento, que contribuem na formação do caráter dos participantes. LUCIANE KIST convida os munícipes para conhecerem as atividades desenvolvidas. Em caso de dúvidas ou interesse em integrar algum grupo, a pessoa pode procurar a chefia dos escoteiros para realizar a inscrição.
O ginásio de esportes do Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste foi alvo de vandalismo na tarde do último domingo. A Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura divulgou uma nota de indignação e repúdio pelo ato de vandalismo contra o patrimônio público. Segundo a nota, na manhã de ontem, foi percebido pela equipe de trabalho do CIEF, que uma das portas do Ginásio estava danificada. Ao se averiguar, foi constado que o indivíduo forçou duas portas, sendo que uma delas acabou sendo danificada. A nota afirma que “toda vez que ocorre a depredação de um bem público, é algo que acaba prejudicando toda a comunidade. Tudo o que é da prefeitura, seja de escolas ou de qualquer espaço público, é um bem de todos os munícipes, e por isso, repudia-se toda e qualquer forma de vandalismo ou atos de depredação, visto que é necessário e fundamental cuidarmos daquilo que é de todos”. A nota de repúdio reitera a indignação com o fato e visa conscientizar a todos sobre o assunto.
Produtores rurais apostam no mercado da soja para 2023. Com a alta dos preços pagos pelo produto, os agricultores de Descanso estão investindo na safrinha. Conforme o Extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO, a colheita de milho em grãos e para a produção de silagem foi positiva nesse início de ano em algumas comunidades, com boa qualidade e presença de grãos nas espigas. Porém, em muitos pontos onde o volume de chuvas foi menor, houve perdas significativas. Com o preço elevado da soja no mercado, os agricultores estão otimistas em relação aos investimentos com o plantio, visando lucros com a safra.
O Extensionista da EPAGRI de Descanso salienta que um dos fatores que vem desmotivando o plantio de milho são as seguidas estiagens, que geram prejuízos de alto valor tanto na agricultura, como na pecuária. Outro fator que está levando os agricultores a desistirem da safra de milho é a alta incidência de ataque de cigarrinhas nas lavouras. Segundo FRIZZO, muitas propriedades estão com a semeadura da segunda safra na fase inicial e já estão sendo afetadas. O Extensionista explica que a cigarrinha é um inseto que se hospeda nos cartuchos de milho e que completa todo seu ciclo de vida nas lavouras do cereal. Quando contaminada, a praga dissemina doenças chamadas enfezamentos, causadas por bactérias e que acabam gerando sintomas, dificultando o desenvolvimento da planta, com espigas menores e com poucos grãos.
ZOLMIR FRIZZO enfatiza que é preciso avançar nas pesquisas e tecnologias, afim de descobrir métodos para conviver com esse problema. O Extensionista da Epagri de Descanso chama a atenção dos agricultores para que façam o controle das pragas nas lavouras de milho, com relação ao ataque de cigarrinhas. Caso contrário, não terão qualidade na produção de milho para grãos ou produção de silagem.
Definida empresa que fará obra para resolver falta de água em São João do Oeste. A Licitação foi realizada na última sexta-feira e definiu o Consórcio Grapp CFO, formado por duas empresas, que irá colocar em prática o arrojado projeto orçado em mais de 11 milhões de reais. A obra considerada a "obra dos sonhos" pelo vice-prefeito, RUDI RASCH, deverá resolver em definitivo e pelos próximos 50 anos, o problema da falta de água no município. Ela deve iniciar assim que a parte burocrática com apresentação de documentos for concluída e contará com cinco milhões de reais prometidos pelo Estado, ainda no governo de CARLOS MOISÉS. O restante virá de um financiamento na Caixa Econômica Federal.
RUDI RASCH ressalta que o valor do Estado só não foi repassado em 2022, porque o Município não conseguiu cumprir o prazo do Edital para licitação. Contatos com o novo governador, JORGINHO MELLO, já foram feitos e ele garantiu cumprir o repasse. O financiamento com a Caixa também está assegurado. No projeto consta a construção de recalque do Rio Uruguai, captando água desde a comunidade de Chapéu, com tubulação que levará a água até Macuco, onde em área adquirida pelo município, será construída uma ETA totalmente automática, com capacidade de 126 metros cúbicos por hora. A primeira etapa será concluída com tubulação da ETA até a cidade.
Na segunda etapa, o projeto visa o bombeamento de água até a comunidade de Itacuruçu, uma das localidades que mais sofre com a falta de água. A obra de bombeamento de água para Itacuruçu não está incluída no grande projeto dos 11 milhões e será bancada posteriormente com recursos próprios do município. A previsão de conclusão do grande projeto está prevista ainda para esse ano, com prazo máximo até novembro. O vice-prefeito, RUDI RASCH, reforça que esse acordo é firmado em contrato e destaca a estrutura do Consórcio vencedor da licitação, que é um dos maiores do segmento na América Latina. RASCH avalia que o ousado projeto trará imensuráveis benefícios ao município.
A Polícia Militar Rodoviária realizou uma intensa fiscalização na SC 163 no último final de semana. As ações fizeram parte da Operação Respeitando o Hoje, Vivendo o Amanhã, que tem por objetivo conscientizar os condutores para que utilizem as rodovias de forma inteligente e com segurança. Nas três noites foram realizados 291 testes de alcoolemia, 18 autos de infração de trânsito foram expedidos por diversas infrações, sendo que dois condutores se recusaram a realizar o teste de alcoolemia e sofreram as sanções previstas nas Leis de Trânsito.
Uma família do município de Princesa está procurando uma menina, de apenas 11 anos, que acabou “sumindo” na tarde desta segunda-feira, a rumo desconhecido. Os pais da menor, chamada KAUELY DA SILVA, estão à procura dela em toda a região, mas até agora ela não foi encontrada. O pai dela, em conversa com o Portal Peperi, falou que a menor de idade “fugiu” com um homem, de aproximadamente 22 anos, na tarde de ontem e não retornou mais para casa. Ainda conforme ele, o rapaz é conhecido da polícia e a família teme que algo de ruim possa acontecer. Até o fechamento desta edição do Globo em Foco, a menina ainda não havia sido localizada.
A Polícia Civil de Descanso, com auxílio da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, suspeito de tentativa de homicídio, na tarde desta segunda-feira. O caso ocorreu na noite do dia 18 de janeiro, quando o suspeito, após uma discussão em um bar localizado no Terminal Rodoviário do município, teria investido contra a vida do próprio primo. O crime só não foi consumado em virtude da intervenção de terceiros que os separaram. Preso em flagrante, o suspeito foi solto na audiência de custódia no dia seguinte, sob a necessidade de cumprir medidas cautelares, dentre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se aproximar da vítima. No mesmo dia em que foi solto, o suspeito descumpriu a medida cautelar de aproximação. Com isso, o Ministério Público representou pela prisão preventiva que foi deferida e depois cumprida pela Polícia Civil.
Mãe e namorado são condenados por estupro de vulnerável. Denúncia foi feita pelo Ministério Público da Comarca de Itapiranga com sentença da justiça local. A mulher também foi condenada por fazer e transmitir registros pornográficos das filhas, que tinham 10 e 11 anos de idade na época. Já o namorado foi condenado por reproduzir, adquirir, possuir e armazenar as fotos das vítimas. Os crimes foram praticados em março de 2021. Ainda cabe recurso aos condenados e o caso está em segredo de justiça, não sendo divulgados mais detalhes, como em qual município os crimes ocorreram. A Comarca de Itapiranga engloba ainda São João do Oeste e Tunápolis.
O Ministério Público de Santa Catarina divulgou o caso ontem. A Justiça da Comarca de Itapiranga condenou a mãe e o namorado dela por estupro de vulnerável cometido contra as filhas da mulher. Com a condenação, a mulher terá de cumprir 27 anos e dez meses de reclusão, em regime inicial fechado. Já o homem foi sentenciado a 17 anos e quatro meses de reclusão, também em regime fechado. Ambos ainda foram condenados a pagar cinco mil reais a cada vítima pelos danos morais causados.
De acordo com a denúncia, em março de 2021, em um dos municípios da Comarca de Itapiranga, a ré, instigada pelo namorado, praticou atos libidinosos com as filhas. A condenada deu banho em cada uma das vítimas, passando a mão pelo corpo delas, pedindo para que a outra filha tirasse fotos, que foram posteriormente enviadas ao namorado da mãe. Os crimes foram descobertos porque o irmão das vítimas foi utilizar o computador da família e encontrou o WhatsApp e o Instagram da mãe abertos e flagrou as conversas. Ao verificar o conteúdo, ele procurou a irmã mais velha, que buscou ajuda da Polícia Civil. Apesar das fotos terem sido apagadas das conversas entre a mulher e o namorado, o celular da ré foi apreendido e os vídeos e fotos foram recuperados. Cabe recurso da sentença e a Justiça concedeu aos réus o direito de recorrer em liberdade.