ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 30 12 2025

-DESEMPREGO CAI A 5,2% EM NOVEMBRO, MENOR TAXA DA SÉRIE HISTÓRICA DO IBGE

-SANTA CATARINA TEM AUMENTO NAS MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO DESDE 2021

-ESPECIAL DE FIM DE ANO DA PEPERI VAI REUNIR MAIS DE 40 CONVIDADOS NESTA QUARTA

-DESCOMPACTAÇÃO DA CARREIRA SERÁ PRIMEIRA REIVINDICAÇÃO DO SINTE EM 2026

-VICE-PRESIDENTE DA FIESC DIZ QUE INDUSTRIA VAI FECHAR ANO COM SALDO POSITIVO

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO SER ATINGIDO COM TIJOLO NA CABEÇA DURANTE BRIGA

-POLÍCIA MILITAR PRENDE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.

A Guarda Costeira de Taiwan afirmou que militares chineses dispararam sete foguetes contra as zonas de treinamento na manhã desta terça-feira, segundo a agência de notícias Reuters. As forças terrestres do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China realizaram exercícios de tiro real de longo alcance nas águas ao norte da ilha de Taiwan. O presidente de Taiwan, LAI CHING-TE, expressou "vigorosa condenação" aos exercícios militares da China. As autoridades reforçaram o controle de tráfego aéreo em Taiwan e 76 voos domésticos para as ilhas próximas foram cancelados. Cerca de seis mil passageiros foram afetados.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, afirmou nesta segunda-feira que a Ucrânia tentou atacar a casa do presidente VLADIMIR PUTIN na região de Novgorod, 500 quilômetros ao norte de Moscou. VOLODYMYR ZELENSKY, presidente da Ucrânia, disse que as afirmações russas são "mentiras". Ele disse que a Rússia estaria tentando atrapalhar os avanços nas negociações de paz entre Ucrânia e Estados Unidos e que Moscou estaria preparando o terreno para atacar prédios do governo ucraniano. Segundo LAVROV, nos dias 28 e 29 de dezembro, a Ucrânia teria atacado a residência oficial do presidente russo na região de Novgorod , com 91 drones de longo alcance.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, confirmou nesta segunda-feira que forças americanas atacaram uma instalação usada pelo narcotráfico na Venezuela. A operação aconteceu na semana passada, sendo o primeiro ataque norte-americano contra o território venezuelano. Ao ser questionado por jornalistas, TRUMP disse que houve “uma grande explosão na área do cais onde eles carregam os barcos com drogas”. Segundo ele, a área “não existe mais” e não respondeu se os Estados Unidos pretendem realizar novos ataques contra o país. TRUMP afirmou apenas que o ataque ocorreu ao longo da costa venezuelana, sem especificar o local.

O governo do presidente LULA pagou um bilhão e 500 milhões de reais em emendas parlamentares na semana passada, que incluiu o feriado de Natal. O valor coloca o período na sétima posição entre as semanas com maior volume de pagamentos em 2025. Com isso, o total pago pelo governo em emendas parlamentares neste ano chegou a 30 bilhões. O montante é composto por três tipos de emendas: individuais e de bancada, cujo pagamento é obrigatório, e emendas de comissão, que são de execução facultativa. Nos últimos anos, as emendas viraram alvo de confronto do Legislativo com o Executivo porque o Congresso tem buscado englobar fatias cada vez maiores do Orçamento nas emendas. Além disso, o Supremo Tribunal Federal vem suspendendo o pagamento de emendas sob a avaliação de que os gastos são pouco transparentes.

As estatais federais acumularam um déficit de seis bilhões e 300 milhões de reais de janeiro a novembro deste ano, segundo dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira. Esse rombo é um recorde para o período. A comparação começou em 2009, quando o cálculo mudou para desconsiderar grandes empresas federais como Petrobras e Eletrobras. Elas saíram do indicador porque têm regras diferenciadas e se assemelham a empresas privadas de capital aberto. O governo tem afirmado que o aumento desse déficit é explicado, em parte, pelo aumento dos investimentos feitos pelas empresas estatais federais. No entanto, empresas como Correios, que está em crise, fizeram com que esse resultado das estatais no ano piorasse.

A taxa de desemprego no Brasil foi de cinco virgula dois por cento no trimestre móvel encerrado em novembro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Essa é a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em agosto, a taxa caiu zero virgula quatro ponto percentual. Com esses resultados, cinco virgula seis milhões de pessoas estão sem emprego no país. O número de desocupados caiu sete virgula dois por cento em relação ao trimestre anterior, e de 14 virgula nove se comparado ao ano anterior, o que representa 988 mil pessoas a menos nessa condição.

A chuva forte que atingiu regiões de Santa Catarina causou alagamentos, bloqueios em vias e deixou mais de 50 mil unidades consumidoras sem energia nesta segunda-feira. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, uma enxurrada assustou moradores, que filmaram a situação. Em Florianópolis, choveu 121 milimetros em apenas três horas, segundo a Defesa Civil estadual, volume que equivale a quase toda a média esperada para o mês. O Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências na Grande Florianópolis e três em Palhoça. Na capital, os bombeiros atuaram em apoio em uma área com inundação na Armação do Pântano do Sul, e no auxílio a um proprietário de veículo que estava quase submerso, no Centro.

O município de Treze Tílias enfrentou fortes tempestades nesta segunda-feira, com chuvas intensas, granizo, enxurradas, alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. Casas, comércios e vias públicas foram atingidos, deixando a população em situação de alerta. Em razão dos danos, a Prefeitura decretou situação de emergência em todo o município. A Defesa Civil municipal iniciou a avaliação dos prejuízos, que já são considerados de grande monta e ainda estão sendo detalhados. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, coordenados pela Secretaria de Administração e Finanças e pelo Conselho Municipal de Defesa Civil, para atuar na resposta imediata ao desastre, reabilitação das áreas afetadas e reconstrução da cidade.

Santa Catarina registrou aumento no número de mortes no trânsito nos últimos três anos, entre 2021 e 2023. Os números acompanham movimento do país, que também teve alta nos óbitos por acidentes desde 2020. Os dados são do Datasus, do Ministério da Saúde, e consideram mortes de pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de carros, caminhões e ônibus. Em 2023, último ano com dados finais disponíveis no Datasus, Santa Catarina registrou mil 465 mortes por acidentes de trânsito. Foi o maior número registrado desde 2017 no Estado. Os dados mostram uma alta de sete virgula oito por cento no número de mortes no Estado entre 2020 e 2023. A maior parte das mortes no trânsito em 2023 foi de motociclistas, com 517 óbitos contabilizados.

A Peperi vai realizar, nesta quarta-feira, o tradicional programa especial de final de ano. O Retrospctiva 2025-Perspectiva 2026 começa as oito horas da manhã e vai até o meio-dia. Durante toda a manhã serão entrevistadas mais de 40 pessoas, entre prefeitos, vereadores, presidentes de associações, sindicatos, entidades e instituições. Eles vão avaliar o ano que está terminando e projetar o ano de 2026. O Especial de fim de ano da Peperi começa as oito horas da manhã desta quarta-feira.

O prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor individual começa no dia primeiro de janeiro e vai até o dia 31 de maio. O alerta é da secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guaraciaba, CINTHIA BORSATTO. Ela destacou que envio da Declaração Anual de Faturamento, DASN-SIMEI, é obrigatório para todos os MEIs, mesmo para aqueles que não tiveram movimentação financeira ao longo do ano. Ela explicou que a declaração tem a função de informar à Receita Federal o faturamento anual do microempreendedor e garantir que a situação do CNPJ permaneça regular. O não envio dentro do prazo pode gerar multa, além de impedir a emissão do DAS e trazer outras complicações para a empresa. Os Meis podem buscar outras informações na sala do empreendedor de Guaraciaba.

Os microempreendedores individuais devem organizar as informações com antecedência e realizar o envio da declaração anual dentro do período estabelecido. O reforço é da secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guaraciaba, CINTHIA BORSATTO. Ele destacou que mesmo sem faturamento, o empresário deve informar os valores zerados na declaração. Outra informação é de que até o dia 20 de janeiro, a servidora responsável pelos atendimentos estará em férias na sala do empreendedor. Após essa data, os MEIs poderão procurar o espaço para receber orientações, realizar o envio da declaração e também emitir as guias mensais. Para tirar dúvidas, os Microempreendedores podem entrar em contato pelo WhatsApp 49.3645 2006.

O prazo para solicitação de isenção e redução do IPTU para o ano de 2026 inicia no dia 02 de janeiro em Guaraciaba. De acordo com o secretário de Administração, SIDNEI WILLINGHOFER, podem solicitar a isenção do IPTU os aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais, bem como pessoas com deficiência, desde que atendam aos critérios previstos em regulamentação. Entre os requisitos, é necessário possuir apenas um imóvel em nome próprio, não ter débitos com o Município e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Já a redução do IPTU pode ser solicitada por contribuintes que possuam lotes sem edificações, conhecidos como lotes limpos ou baldios conservados. Mediante a comprovação da conservação do terreno, o desconto pode chegar a até 30 por cento no valor do IPTU.

O município de Bandeirante está fechando o ano de 2025 com 18 casos confirmados de dengue. O número está no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pelo município. Além dos 18 casos confirmados, um caso suspeito aguarda o resultado do exame que está no laboratório Central do Estado. Além disso, o município registrou 55 focos do mosquito transmissor da doença. A secretaria de Saúde reforçou as orientações para que as pessoas tomem os devidos cuidados e eliminem os possíveis criadores do mosquito. O Boletim Epidemiológico também traz a informação de que fora registrados 26 casos de Covid-19 neste ano em Bandeirante.

A segunda parcela do reajuste salarial do magistério catarinense foi paga na folha de dezembro. A informação é do secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, ALDOIR KRAEMER. Ele explicou que o estado concedeu um reajuste geral de 11 por cento que foram aplicados em dois momentos. A primeira parcela, de seis e meio por cento foi incluída a partir da folha de julho. A segunda parcela, de quatro e meio por cento, foi incorporada neste mês. KRAEMMER disse que este foi um dos principais pontos positivos de 2025 para o Sinte. Ele citou ainda que o ano foi marcado por muito trabalho, mas também por conquistas importantes para o magistério catarinense.

O projeto de lei de iniciativa popular que prevê a revogação do desconto de 14 por cento da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do estado avançou neste ano na Assembleia Legislativa. A avaliação é do secretário de finanças do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que o sindicato mobilizou a sociedade na coleta de assinaturas em 2023 e agora está acompanhando a tramitação da matéria. KRAMMER explicou que o projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça e seguiu para a Comissão de Finanças. Ele citou que o avanço foi pequeno, mas o projeto está tramitando e a expectativa é de que seja votado em plenário pelos deputados no ano que vem.

A descompactação da carreira foi um dos pontos da pauta de reivindicações do Sinte que não avançou em 2025. De acordo com o secretário de finanças do sindicato, ALDOIR KRAEMMER, o governo chamou a entidade para negociar o tema, mas não apresentou uma proposta concreta. Segundo o sindicalista, os professores começam a carreira recebendo o piso nacional do magistério, mas há pouca progressão e avanços salariais, o que torna a profissão pouco atrativa resultando na falta de professores. Ele disse, inclusive, que já existe um apagão de profissionais em algumas regiões de Santa Catarina e em algumas disciplinas. Para o professor, a falta de uma carreira melhor estruturada é um dos principais problemas do magistério catarinense.

A primeira reunião do Conselho Deliberativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em 2026 está confirmada para os dias 28 e 29 de janeiro em Florianópolis. A informação é do secretário de finanças do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que nesse encontro serão definidas as ações e atividades do sindicato para 2026. O professor antecipou que a categoria vai começar o ano com uma cobrança mais forte em relação a descompactação da tabela salarial do magistério. Ele lembrou que a última assembleia que o sindicato realizou em 2025 apontou para a necessidade do sindicato ampliar a mobilização para a construção de uma nova carreira mais atrativa para os professores.

O tarifaço dos Estados Unidos, a manutenção dos juros altos e a reforma tributária foram as questões que mais afetaram a indústria de Santa Catarina em 2025. A avaliação é do vice-presidente Regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, o tarifaço dos Estados Unidos criou muitas dificuldades para alguns setores da indústria, especialmente o de móveis. O fato teve consequências negativas para algumas empresas e respingou em praticamente toda a economia do estado. KIST comentou que a Fiesc deu o suporte e auxiliou as empresas a enfrentar este problema com ações para a busca de novos mercados para os produtos e na tentativa de reduzir a tarifa extra imposta pelos Estados Unidos.

A alta taxa de juros em 2025 inibiu novos investimentos da indústria no estado e na região. O comentário é do vice-presidente Regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele destacou que os juros encarecem o processo de produção e limitam os projetos para o desenvolvimento e crescimento do setor. Outro ponto que teve consequências para o setor neste ano, de acordo com KIST, foi a reforma tributária, já que muitas questões ainda não estão claras. O empresário comentou que esse quadro gera uma preocupação no segmento que acaba adiando os projetos de expansão e crescimento. A falta de mão de obra também outra dificuldade que marcou o ano.

Apesar das dificuldades, a indústria de Santa Catarina vai fechar o ano de 2025 com números positivos. A projeção é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, o setor continuou trabalhando, produzindo e contratando mão-de-obra no estado. Na visão do empresário, mesmo com alguns problemas, a indústria teve um bom ano em Santa Catarina.

Um homem de 55 anos ficou ferido após ser agredido com um tijolo no rosto na manhã desta segunda-feira, no centro de Mondaí. De acordo com a Polícia Militar, a vítima apresentava cortes na face provocados pelo objeto e foi levada ao hospital da cidade para receber atendimento médico. O autor da agressão, um jovem de 23 anos, foi encontrado a poucas quadras do local do crime. Segundo a PM, o suspeito foi identificado pelas características repassadas por testemunhas. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

Um furto registrado na noite desta segunda-feira, em Guarujá do Sul, acabou revelando uma situação de receptação de objetos, abandono de crianças e apreensão de entorpecentes. Segundo a Polícia Militar, o caso começou em uma propriedade rural, onde dois porcos e uma televisão foram furtados durante o dia, período em que a casa estava vazia. Os policiais fizeram buscas na região e localizaram um veículo suspeito na área urbana do município. De acordo com a Polícia Militar, dentro do carro foi encontrada uma televisão com as mesmas características do item furtado. O motorista alegou ter comprado o aparelho de outra pessoa. Durante a abordagem, a passageira relatou que crianças haviam sido deixadas sozinhas na casa do condutor, o que levou ao acionamento imediato do Conselho Tutelar. No local também foram encontradas drogas e materiais usados para o fracionamento e venda de entorpecentes.

Um adolescente de 17 anos foi flagrado dirigindo sem habilitação durante a madrugada desta terça-feira, por volta da uma hora, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o jovem conduzia um Polo e, ao ser abordado, foi constatado que ele não possuía CNH. Tanto o condutor quanto a proprietária do veículo foram autuados pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com a PM, durante a revista pessoal nos ocupantes do veículo, foi encontrada com um dos passageiros uma porção de maconha, pesando seis gramas. A droga estava fracionada e embalada. O jovem também foi multado com base no decreto estadual que prevê penalidades administrativas para porte de drogas em locais públicos.

Uma mulher procurou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira alegando ter sido vítima de ameaças e extorsão por parte de um ex-funcionário, em São José do Cedro. Segundo a PM, a vítima contou que contratou o homem para trabalhar em sua propriedade rural após indicação de um antigo colaborador. Ela também teria custeado passagem, alimentação e um pagamento inicial antes mesmo do início das atividades. O trabalhador chegou ao local no dia 25 de dezembro, permaneceu por dois dias e saiu sem dar explicações. Ela disse que o homem passou a enviar mensagens exigindo novos pagamentos, ameaçando entrar com uma ação trabalhista e alegando, inclusive, que teria registrado imagens para acusar a patroa de manter condições análogas à escravidão. A PM registrou o boletim de ocorrência e o caso deve ser apurado pela Polícia Civil.

A Polícia Militar de Maravilha prendeu um homem e uma mulher pelo crime de tráfico de drogas no bairro Madalozzo nesta segunda-feira. Em rondas nas proximidades da praça dos motoristas, a guarnição abordou um grupo de pessoas próximo da esquina. Durante a revista, foram encontradas maconha e cocaína com homem de 19 anos e uma mulher de 21. Foram apreendidos nove gramas de cocaína e 93 gramas de maconha, dois celulares e cem reais em dinheiro. Os envolvidos foram presos e encaminhados para a delegacia de polícia da cidade.

O motorista da Parati envolvida em um acidente no último domingo na BR-282, interior de Paraíso, apresentou sua versão sobre o ocorrido. MAIKEL DA SILVA afirmou que não fugiu do local, como chegou a ser comentado, e explicou que deixou a cena do acidente para levar a filha, que estava nervosa, até a casa da mãe e, em seguida, ao posto de saúde do município. Ele disse que um amigo que passava pelo local o ajudou no deslocamento. Ele contou ainda que deixou a Carteira Nacional de Habilitação com o condutor da Amarok, outro veículo envolvido no acidente, e depois retornou ao local para prestar esclarecimentos. O acidente envolveu uma Parati e uma Amarok no trecho entre São Miguel do Oeste e Paraíso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.