ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 30 12 2020

-MINISTÉRIO PREVÊ VACINAÇÃO CONTRA A COVID ENTRE 20 DE JANEIRO E 10 DE FEVEREIRO

-TJ DERRUBA LIMINAR E OCUPAÇÃO TOTAL DE HOTEIS E EVENTOS SOCIAIS SÃO LIBERADOS

-ESPECIAL DE FIM DE ANO NA PEPERI TERÁ 35 ENTREVISTADOS NESTA QUINTA-FEIRA

-DIRETOR DO SENAI DIZ QUE GERAÇÃO DE EMPREGO NA CIDADE FOI UMA SURPRESA EM 2020

-DINHEIRO LIBERADO PELA UNIÃO SERÁ INSUFICIENTE PARA INSTALAR USINA DE ASFALTO

-PESCADOR ENCONTRA CORPO DE RAPAZ QUE SE AFOGOU NO RIO URUGUAI

-COLISÃO ENVOLVE TRÊS VEICULOS E DEIXA UM HOMEM FERIDO NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Reino Unido anunciou, nesta quarta-feira, que aprovou a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca para uso na população. A previsão é de que as doses comecem a ser aplicadas na segunda-feira em grupos de risco, que serão prioritários. O Reino Unido começou a vacinar sua população contra a Covid-19 no início do mês, com a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer.

A Argentina começou, nesta terça-feira, a vacinar a população contra a Covid-19. Os primeiros imunizados serão profissionais de saúde. O país vai usar a Sputnik V, vacina desenvolvida por cientistas russos contra a doença. As primeiras 300 mil doses da vacina foram entregues na semana passada. Ao longo de janeiro e fevereiro, mais 20 milhões de doses chegarão ao país para completar a vacinação das equipes de saúde e das forças de segurança.

O Senado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira, após 12 horas de debate, o projeto de lei de autoria do governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ para legalizar o aborto no país. Foram 38 votos a favor da legalização, 29 contra e uma abstenção. O texto aprovado hoje estabelece que as mulheres têm direito a interromper voluntariamente a gravidez até a décima quarta semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou quando a concepção é fruto de um estupro.

O Conselho Nacional de Seguros Privados, vinculado ao Ministério da Economia, aprovou nesta terça-feira o prêmio zero para o DPVAT em 2021 e, com isso, não haverá cobrança da taxa do seguro em 2021. O DPVAT é um seguro obrigatório, usado para indenização de vítimas de acidente de trânsito. Segundo a Susep, não haverá cobrança em 2021 porque o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação no próximo ano. Esses recursos são de valores pagos em anos anteriores e que não foram utilizados.

O Ministério da Saúde fracassou na primeira tentativa de comprar seringas e agulhas para a vacinação no Brasil. Das 331 milhões de unidades que a pasta tem a intenção de comprar, o governo só conseguiu oferta para adquirir sete milhões e 900 mil no pregão eletrônico realizado nesta terça-feira. O número corresponde a cerca de dois vírgula quatro por cento do total de unidades que a pasta desejava adquirir. Agora, o Ministério da Saúde terá que realizar novo certame, ainda sem data definida. A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por Estados e municípios. Durante a pandemia, porém, o ministério decidiu centralizar estes insumos.

O Ministério da Saúde disse nesta terça-feira que deverá começar a vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro de 2021, mas que precisa que "os fabricantes obtenham o registro das vacinas da Covid-19 junto à Anvisa". As declarações do secretário-executivo ÉLCIO FRANCO ocorrem após posicionamento da Pfizer feito nesta segunda-feira, que disse que o Brasil exige "análises específicas" que deixam o processo mais lento. FRANCO afirmou que o Ministério fez o plano nacional de imunização, está com a operacionalização pronta e aguarda que os laboratórios solicitem o registro da vacina.

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e as alíquotas do tributo para o ano de 2021. Os valores do IPVA estarão em vigor a partir de sexta-feira. O pagamento é obrigatório. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo, conforme a Fipe. As alíquotas são as mesmas de 2020: dois por cento para veículos de passeio, utilitários e motor-casa; um por centopara veículos de duas ou três rodas e um por cento para veículos destinados à locação.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis registra um movimento 40 por cento menor de passageiros neste mês, em comparação com dezembro do ano passado, antes do início da pandemia do novo coronavírus. O terminal tem em média 58 voos diários, e de 23 de dezembro a 3 de janeiro, auge do período de festas e verão, deve contabilizar 682 pousos ou decolagens. Nesse mesmo período de fim de ano em 2019, ainda sem o contexto da crise de saúde, o aeroporto operou em média 91 voos por dia, em um total de mil e 95 voos. A diferença representa uma redução de 36 por cento na quantidade de voos diários e de 38 por cento no número total de voos neste período em relação ao último ano.

Um dia após o governo de Santa Catarina anunciar a adoção de regras mais rígidas contra a Covid-19, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina suspendeu uma decisão de primeira instância e autorizou as flexibilizações feitas pelo estado relacionadas a hotéis, casas noturnas e eventos sociais. A decisão do desembargador RAULINO BRUNING mantém os efeitos dos dois decretos publicados pelo governo do estado recentemente que flexibilizam as medidas de prevenção contra a Covid-19. Com isso, ficou autorizado o funcionamento de hotéis, pousadas, resorts e albergues com cem por cento de ocupação em qualquer classificação de risco. As casas noturnas podem abrir a partir do nível grave.Eventos também pode ser promovidos com público de acordo com a classificação de risco, inclusive na bandeira vermelha.

A Peperi vai realizar nesta quinta-feira o tradicional programa de final de ano com entrevistas ao vivo no estúdio. O “Retrospectiva 2020-Perspectivas 2021” começa as oito horas e vai até o meio-dia. O programa terá 35 entrevistados durante toda a manhã. Eles vão analisar o ano que está terminando e projetar o próximo ano. O especial vai receber prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, presidentes de entidades, sindicatos, associações e clubes de serviço. Além da transmissão pela rádio Peperi FM 99 vírgula nove, o programa pode ser acompanhado em live pelo Facebook do portal da Peperi. A Peperi vai adotar todos os protocolos de saúde para evitar o contágio pelo coronavírus.

Os proprietários de imóveis rurais que tiverem irregularidades ambientais nas propriedades têm até o dia 31 de dezembro para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural e acessarem os benefícios do Programa de Regularização Ambiental. A informação é do assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Faesc, CLEMERSON PEDROZO. De acordo com ele, o acesso ao programa prevê benefícios jurídicos e financeiros aos produtores. PEDROZO comentou que o PRA possibilita a suspensão de sanções em função de infrações jurídicas por supressão irregular de vegetação em áreas de Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e uso restrito, além da regularização das áreas sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental.

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste segue com as inscrições abertas para os cursos superiores ofertados pela Faculdade CNA. A informação é do presidente, ADAIR TEIXEIRA. Conforme ele, o período iniciou no final de outubro e deve seguir pelas próximas semanas. Segundo ele, até o momento um bom número de pessoas já realizaram a inscrição. De acordo com TEIXEIRA, os interessados podem escolher entre quatro cursos. Ele destacou que todos são direcionados para a agricultura e por isso os filhos dos agricultores da região terão preferência na inscrição.

Dos quatro cursos ofertados pela Confederação Nacional da Agricultura, três deles são de gestão na área da agricultura. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele citou os cursos de Gestão do Agronegócio com duração de três anos, Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos com dois anos de duração e Processos Gerenciais com duração também de dois anos. O sindicalista esclareceu que os interessados devem acessar o site da CNA. O endereço eletrônico é o faculdade.cnabrasil.org.br.

Todos os cursos superiores ofertados pelo Sindicato dos Produtores Rurais serão no formato online. O comentário é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que todas as informações podem ser conferidas no site da CNA. Ele ressaltou que as aulas devem iniciar em fevereiro e o valor da mensalidade deve variar entre 179 à 358 reais. TEIXEIRA lembrou que além dos cursos superiores o Sindicato também está com inscrições abertas para a terceira turma de agronegócio. Ele explicou que o curso é de nível técnico médio com duração de dois anos. O presidente pontuou ainda que mais informações podem ser obtidas no Sindicatos dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste na parte da manhã.

O Serviço Aeropolicial de Fronteira apresentou relatório das atividades desempenhadas em 2020 na região. Conforme o coordenador, delegado ALBERT DA SILVEIRA, as missões com o helicóptero da Polícia Civil na Fronteira entre janeiro e dezembro somaram 834 voos em diversas operações e atendimentos. Foram 259 relacionadas a ações policiais que resultaram em prisões e apreensões de drogas. As ações de resgate somaram 427 missões em 395 horas de voo, nas quais a equipe atuou com os profissionais de Saúde do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico. As mais difíceis foram resgates em cachoeiras a exemplo de ontem em Riqueza quando um adolescente foi socorrido e levado ao Hospital de Chapecó.

Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, as atividades do helicóptero da Polícia Civil não foram interrompidas neste ano. A afirmação é do coordenador do serviço aeropolicial de fronteira, delegado ALBERT DA SILVEIRA. De acordo com ele, os serviços atingiram 82 municípios. Algumas ações foram desenvolvidas em outros estados que fazem divisa com Santa Catarina. O delegado disse que o helicóptero da Polícia Civil foi usado em operações para tentar localizar assaltantes de bancos no Paraná e no Rio Grande do Sul. O serviço conta com dois pilotos, dois tripulantes operacionais, mais um médico e enfermeira. Ao todo. são seis profissionais atuando por turno de trabalho.

Trinta e nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Outros 45 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, mil 752 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais mil 452 já se recuperaram. Nesta quarta-feira, 289 moradores estão com o vírus ativo. O centro de triagem para o atendimento das pessoas com sintomas respiratório vai atender normalmente hoje e amanhã. No dia primeiro, a estrutura estará fechada. No sábado, dia dois, o centro de triagem vai atender a população até as cinco horas da tarde.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos relacionados a Covid-19. As mortes confirmadas são de uma mulher de 59 anos de Tunápolis e uma idosa de 84 anos de São Miguel do Oeste. Desde maio, o Hopistal registrou 75 óbitos pela Covid. Em São Miguel, foram 12 mortes até agora. 16 leitos dos 18 leitos de UTI destinados para pacientes da Covid estão ocupados. Na enfermaria, são 10 confirmados e dois suspeitos. O Hospital tem apenas dois leitos livres na UTI e quatro desocupados na ala de enfermaria.

O extremo-oeste permanece em alerta gravíssimo para o contágio pelo coronavírus. A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quarta-feira pelo Governo de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Saúde ainda mantém a bandeira vermelha na região. Na nova atualização, quatro regiões apresentaram uma melhoria nos indicadores e passaram para a bandeira laranja, ou seja, grave risco: Xanxerê, Oeste, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na semana passada todas as regiões estavam em nível gravíssimo, ou seja, em alerta máximo para a Covid-19. O extremo-oeste é uma das 12 regionais de saúde em bandeira vermelha.

O setor de alimentos, especialmente a agroindústria, foi fundamental para a geração de empregos formais neste ano em São Miguel do Oeste. A afirmação é do diretor do Senai, entidade ligada a Fiesc, IVANOR FINATTO. Ele analisou os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia e comentou que o setor manteve a economia regional aquecida. O desempenho das agroindústrias também repercutiu em outros segmentos. FINATTO citou que as empresas da construção civil e do setor moveleiro também tiveram números importantes na geração de empregos. Entre janeiro e novembro, a indústria teve saldo de 479 vagas, o que representa 75 por cento do saldo de empregos totais do município.

A geração de emprego formal em São Miguel do Oeste até novembro foi uma surpresa diante do quadro gerado pela pandemia do coronavírus. O comentário é do diretor do Senai, entidade ligada a Fiesc, IVANOR FINATTO. Ele comentou que as projeções feitas no primeiro semestres eram piores para este ano. São Miguel do Oeste teve um saldo positivo de 195 vagas de trabalho em novembro. No acumulado do ano, a cidade teve 642 admissões a mais do que demissões. FINATTO comentou que o municíio seguiu a tendência do estado de Santa Catarina. Ele também fez uma projeção otimista com a manutenção da oferta de vagas e mais contratações de trabalhadores em 2021.

Apesar dos números positivos com a geração de emprego com carteira assinada em alta, o cenário não é o mesmo para todos os trabalhadores. A observação é do diretor do Senai, entidade ligada a Fiesc, IVANOR FINATTO. Ele disse que mesmo com mais contratações do que demissões, muitos trabalhadores ainda enfrentam dificuldades para se colocar no mercado de trabalho. FINATTO afirmou que a geração de empregos não tem o mesmo efeito para todos os trabalhadores.

Depois de uma longa espera, o governo federal fez o repasse de quatro milhões e meio de reais para a implantação da usina de asfalto na região. O recurso foi depositado nesta segunda-feira na conta da prefeitura de São Miguel do Oeste.O valor, que vem do Ministério do Desenvolvimento Regional, será usado para aquisição dos equipamentos e instalação de uma usina de asfalto que irá beneficiar os 19 municípios da Ameosc. No início de dezembro, o prefeito, WILSON TREVISAN, acompanhado de uma comitiva da região, esteve em Brasília cobrando agilidade na liberação do recurso. Nessa viagem, os representantes do extremo-oeste participaram de uma audiência no Ministério da Infraestrutura e solicitaram o repasse do valor o mais rápido possível, o que acabou acontecendo nesta semana.

O trabalho de articulação para obtenção dos recursos para viabilizar a instalação da usina de asfalto iniciou ainda em 2017. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que a prefeitura será a responsável pela instalação da usina. O município já concluiu o processo licitatório para aquisição dos equipamentos. O local também já foi definido: será na localidade conhecida como “Pedreira”, nas proximidades do bairro São Gotardo. Depois que o município concluir todos os trâmites para colocar a usina em funcionamento, a estrutura será repassada ao Conder, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, órgão ligado à Ameosc, que será o responsável pela administração da usina. A previsão é de que ela promova uma redução de cerca de 40 por cento no custo de fabricação da massa asfáltica para as prefeitura da região.

O valor repassado pelo governo federal será insuficiente para implantar a usina de asfalto na região. O prefeito WILSON TREVISAN esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que como o Ministério do Desenvolvimento Regional demorou mais de dois anos para liberar os recursos, os valores ficaram defasados. Ele disse que os municípios terão que investir entre um milhão e meio e dois milhões de reais para garantir a compra dos equipamentos, instalação das máquinas e construção do prédio onde vai funcionar a usina. TREVISAN deve se reunir com o presidente do Conder, prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER no dia cinco de janeiro para discutir os detalhes dessa espécie de “chamada de capital” dos municípios. TREVISAN acredita que não haverá problema para conseguir a contribuição dos prefeitos da região.

A produção na usina da asfalto deve começar entre junho e julho deste ano. A previsão é do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele disse que a estrutura deve ser instalada em 90 dias, mas a operação com a venda de asfalto para as prefeitura deve ocorrer a partir da metade do ano de 2021. TREVISAN ressaltou que outro ponto que precisa ser decidido é a quantidade de asfalto que os municípios poderão adquirir da usina. Ele comentou que a primeira produção da estrutura deve ser usada na pavimentação no acesso a comunidade da Pedreira, local onde será instalada a Usina da Ameosc.

Um pescador encontrou, nesta terça-feira, o corpo de um rapaz que havia desaparecido no último fim de semana no rio Uruguai, em Iraí. O corpo foi localizado na linha São José, interior de Caibi. Ele foi encontrado por um pescador em uma ilha, que fica a aproximadamente seis quilômetros do local onde ocorreu o afogamento. O rapaz se afogou no último domingo em um local usado com acampamento em Iraí. O trabalho de buscas foi realizado pelo Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen com o reforço de uma equipe de mergulhadores de Porto Alegre. Ele residia em Frederico Westphalen e trabalhava em um supermercado da cidade.

Uma colisão envolvendo dois carros e um caminhão deixou uma pessoa ferida nesta terça-feira na BR 282. A colisão aconteceu por volta da uma e meia da tarde nas proximidades da Fazenda Volta Grande entre São Miguel do Oeste e Maravilha e envolveu três veículos: um caminhão Iveco emplacado na cidade de Campo Erê, uma Fiat Strada placa Mercosul e um Celta. O condutor da Strada sofreu fraturas no braço. Ele não esperou pela equipe do Corpo de Bombeiros e foi, por conta próprio, buscar atendimento no hospital regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.