-VOTAÇÃO DA REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA NO SENADO DEVE FICAR PARA 2022
-PROJETOS COM NOVOS SALÁRIOS PARA SERVIDORES CHEGAM HOJE NA ALESC
-PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS INCENTIVA GRUPOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA
-CDL DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA CONCURSO VITRINAS DE NATAL
-NA CAPITAL DA FRUTA, PRODUTORES TRABALHAM SUCESSÃO FAMILIAR NA FRUTICULTURA
-DEPUTADO FEDERAL DEFENDE PROJETOS POLÊMICOS E AVALIA QUE PAÍS ESTÁ SENDO BEM CONDUZIDO
-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM COLISÃO COM CAMINHONETA
-IGREJA NO INTERIOR DE SJO É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a30graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A China vai mandar um bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 a países africanos e vai incentivar empresas chinesas a investirem 10 bilhões de dólares no continente nos próximos três anos. A promessa de doses adicionais da vacina surge no momento em que se intensificam as preocupações com a disseminação da variante ômicron do coronavírus, que foi identificada pela primeira vez na África do Sul. Até o momento, o governo chinês já forneceu cerca de 200 milhões de doses para os países africanos. A África é uma das principais fontes chinesas de petróleo bruto e minerais.
A variante ômicron é "altamente transmissível" e requer "ação urgente". O alerta foi ontem pelos ministros da saúde do G7 após reunião de emergência convocada por Londres. Os países do G7 "reconheceram a importância estratégica de garantir o acesso às vacinas", "preparar" os países para receber as doses, fornecer "assistência operacional, abordar a desinformação sobre vacinas e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento". Eles também se comprometem a "continuar a trabalhar em estreita colaboração com a OMS e parceiros internacionais para compartilhar informações e monitorar a ômicron".
A líder dos social-democratas da Suécia, MAGDALENA ANDERSSON, foi eleita novamente primeira-ministra pelo Parlamento. A decisão ocorre uma semana após ela ter sido escolhida e renunciar poucas horas depois por falta de apoio. ANDERSSON, que será a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Governo na Suécia, era ministra das Finanças. Ela foi eleita com 173 votos contrários dos deputados, 101 a favor e 75 abstenções. Na Suécia, um governo é aprovado se a maioria absoluta - 175 deputados - não vota contra a candidatura.
A Anvisa aprovou nesta segunda-feira um novo tratamento para o HIV que reúne duas substâncias em único comprimido. Em nota, o órgão afirmou que a aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais. Segundo a Anvisa, a dose simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes. O medicamento poderá ser prescrito para o tratamento completo da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 quilos.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO do PSD de Minas Gerais afirmou nesta segunda-feira que a Casa não analisará neste ano o projeto de reforma do Imposto de Renda. Segundo o parlamentar, a decisão sobre a proposta ficará para 2022. De acordo com PACHECO, a Casa tem "senso de urgência" sobre a proposta, que considera "importante", mas o assunto ainda está em análise pela Comissão de Assuntos Econômicos. Ele disse que a votação ficará para o ano que vem. A reforma do Imposto de Renda prevê, entre outros pontos, o retorno da tributação sobre lucros e dividendos pagos por empresas a seus acionistas. O texto foi aprovado pela Câmara em setembro e desde então está em análise no Senado.
O Senado aprovou, na noite desta segunda-feira, o projeto de resolução que altera as regras para a divisão das emendas de relator do chamado orçamento secreto. Votaram a favor da proposta 34 senadores, enquanto 32 foram contra. Mais cedo, os deputados já tinham aprovado o tema. Agora, o texto será promulgado pelo Congresso Nacional. A matéria foi formulada para tentar dar mais transparência à aplicação dos recursos que são controlados pelo relator da Lei Orçamentária Anual, mas as regras não vão retroceder e só valerão a partir de 2022. O projeto de Lei Orçamentária para 2022, encaminhado pelo Poder Executivo, reserva 10 bilhões e meio para emendas individuais e cinco bilhões e 700 milhões para as emendas de bancada estadual.
O número total de casos ativos de Covid em Santa Catarina é o menor desde 25 de junho do ano passado. São quatro mil 380 pacientes em tratamento nesta segunda-feira. Os números mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia e caminha para um processo de estabilização. Outro indicador que aponta melhora no cenário da pandemia, é que no início de dezembro Santa Catarina vai chegar à marca de quatro meses sem pacientes à espera de UTI. Além disso, o mais recente Mapa de Risco, divulgado pelo Governo do Estado, mostra 12 regiões como risco potencial para Covid-19 moderado e cinco regiões como risco potencial alto. Em junho deste ano, todas as áreas estavam em potencial gravíssimo.
O autor do ataque à creche de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, vai realizar tratamento psiquiátrico no Presídio de Chapecó, e não mais em Florianópolis. O acusado seria transferido nesta segunda-feira para o Hospital de Custódia, na Capital. O presídio do Oeste não tinha estruturas necessárias para atender o acusado, conforme afirmou na última quinta-feira. Porém, um novo ofício, divulgado nesta segunda-feira, informa que a unidade colocou profissionais à disposição do autor, em parceria com o estado e a prefeitura da cidade. Os profissionais atendem demandas de unidades prisionais, segundo informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A mudança aconteceria após o IGP constatar que o autor sofre de uma doença mental.
Está marcado para hoje o ato oficial de entrega na Assembleia Legislativa do pacotão de projetos de reajustes dos servidores públicos de Santa Catarina. Serão pelo menos 12 propostas. Categorias que ainda não foram contempladas com reposição para 2022 estão dentro do pacote, como é o caso da área da Saúde. Além disso, também será enviado o novo plano de carreira da Polícia Civil. A categoria reivindicou o texto nos últimos meses com mais intensidade por conta da aprovação da Reforma da Previdência, muito criticada pelos policiais civis. Assim que assumiu a cadeira de delegado-geral, MARCOS GHIZONI JUNIOR, entregou ao governo uma proposta interna com sugestão do plano de carreira que agora vai para a Alesc.
-PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS INCENTIVA GRUPOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA
-CDL DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA CONCURSO VITRINAS DE NATAL
-NA CAPITAL DA FRUTA, PRODUTORES TRABALHAM SUCESSÃO FAMILIAR NA FRUTICULTURA
-DEPUTADO FEDERAL DEFENDE PROJETOS POLÊMICOS E AVALIA QUE PAÍS ESTÁ SENDO BEM CONDUZIDO
Conforme a coordenadora da Infância Missionária da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, ROSINÊS CARMINATTI, a retomada das atividades desses grupos começou em abril, a partir de reunião entre os coordenadores e o padre OSNI DE SOUZA. No início houve levantamento das comunidades onde ainda havia grupos ativos, os quais atuavam antes da pandemia, para saber quantas crianças estariam dispostas a participar e então formar novos grupos. ROSINÊS salienta que também foi feito convite para assessoras nas comunidades, e em julho ocorreu a formação dessas novas representantes. A coordenadora da Infância Missionária enfatiza ainda que a consagração das crianças participantes estava programada para esse mês, oportunidade em que receberiam lenço e voto como incentivo para continuar na missão. Devido à entrada de muitos assessores novos e a recente retomada de trabalhos na pandemia, segundo ROSINÊS CARMINATTI, essa consagração foi transferida para o final do primeiro semestre de 2022.
A coordenadora da Infância Missionária da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, ROSINÊS CARMINATTI, enaltece que atualmente em torno de 12 comunidades participam da Infância Missionária. A cada ano são formulados materiais novos, como forma de incentivo para as crianças. ROSINÊS cita, entre os materiais, itens como camisetas, terço missionário, caderno, copos e garrafinhas de água, com objetivo de também trabalhar a preservação do meio ambiente e a questão do lixo. De acordo com a coordenadora, a Infância Missionária também conta com o porta-moedas, no qual todas as comunidades que têm grupos dispõe do cofre missionário. ROSINÊS CARMINATTI frisa que o cofre estampa o boneco do Mascote Avaré, o qual representa as Américas da Infância Missionária. No dia das celebrações missionárias, as crianças levam moedas para colocar nesse cofre durante as ofertas, de forma espontânea.
ROSINÊS destaca ainda que uma vez por ano, geralmente em maio ou junho, os valores dos cofres são recolhidos e levados para a paróquia, de onde são encaminhadas para as pontifícias obras missionárias. O nome de cada grupo da Infância Missionária aparece no cofre e posteriormente as pontifícias encaminham cartas direcionadas, em forma de agradecimento. A coordenadora da Infância Missionária da Paróquia de Iporã do Oeste, ROSINÊS CARMINATTI, enaltece que o dinheiro é destinado com finalidade de ajudar entidades carentes, por isso uma forma de doação para ensinar as crianças a contribuírem com os mais necessitados. ROSINÊS agradece ao padre OSNI DE SOUZA por ter implantado os grupos da Infância Missionária em Iporã do Oeste, e salienta que eles vão continuar mesmo com a saída do pároco ao final do ano. A coordenadora destaca ainda que o padre OSNI deu muitos incentivos para as crianças se desafiarem a serem lideranças nas comunidades e futuras sementes para continuarem os trabalhos das lideranças.
O fiscal da vigilância sanitária de Mondaí, EVANDRO BACK, foi escolhido para representar a comissão estadual do ramo. A definição ocorreu na última semana, no teatro Ivo Campos, em Florianópolis, durante o segundo encontro estadual de Fiscais Municipais de Vigilância Sanitária. Segundo BACK, o evento teve participação de 200 fiscais e contou com a presença do presidente dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), entre outras lideranças. Ainda houve palestra ministrada pela consultora alimentar JULIANA MORAES, sobre o tema Rotulagem. BACK explica que foram apresentadas propostas sobre vigilância sanitária, debatidos assuntos referentes ao código sanitário que é desenvolvido, melhorias no sistema de informatização, reconhecimento da categoria, piso salarial e plantões. O fiscal sanitário de Mondaí, EVANDRO BACK, salienta a importância de buscar capacitações presenciais, a criação do órgão estadual de apoio e a clareza nas informações e divulgações pertinentes à vigilância sanitária.
Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste está organizando o Concurso Vitrinas de Natal, que terá neste ano premiação de mil reais em prêmios como diferencial. Conforme a integrante da ACIIO/CDL, JAMILE SOETHE, o primeiro colocado vai receber 500 reais, o segundo lugar 300 e o terceiro 200 reais como premiação para as melhores vitrines de Natal. As inscrições encerram hoje e podem ser feitas com as integrantes da Associação Empresarial, pelo WhatsApp ou presencialmente. JAMILE salienta que as empresas poderão montar e confeccionar o ambiente dos estabelecimentos até a próxima segunda-feira. A partir de então, até o dia seis de janeiro, profissionais de fora vão avaliar as vitrines para definir os premiados.
A integrante da CDL de Iporã do Oeste, JAMILE SOETHE, ressalta que essa também é uma oportunidade de deixar os ambientes mais bonitos, proporcionar bem-estar e atrair mais pessoas ao comércio, seja por meio da melhor exposição de produtos ou pelo próprio clima de Natal. JAMILE destaca que dezembro é uma época para sentir energias diferentes, com as festividades natalinas e a chegada do final do ano, principalmente após um ano atípico. O Concurso Vitrinas de Natal, segundo a integrante da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, vai incentivar as empresas e estabelecimentos por meio dessa premiação significativa.
Na comunidade de Antas, localizada em Mondaí, a chamada Capital da Fruta, a jovem EDUARDA BAUMGRATZ, de 16 anos, se dedica ao ramo da fruticultura, atividade implantada pelos pais EUNICE e EDGAR, há cerca de 30 anos. EDUARDA, que é uma das filhas do casal, estuda na Casa Familiar Rural de Linha Cambucica, interior de Riqueza, e se dedica para a sucessão familiar. Os ramos de produção da propriedade são os citros, por meio das laranjas, além de morangos, alface e grãos. EUNICE e EDGAR BAUMGRATZ atuavam como servidores públicos quando se conheceram. O marido já vendia frutas em SMO na época de férias e após o casamento, os dois resolveram deixar o cargo público para juntos se dedicarem à fruticultura e produção de grãos. Atualmente a família tem em produção cerca de dez mil pés de laranja, morangos, alface e grãos. Além da mão de obra familiar, também contam com apoio de diaristas.
A filha EDUARDA BAUMGRATZ, com o objetivo de permanecer na atividade, comenta que iniciou a fazer a gestão da propriedade no último ano. Os estudos ajudar a identificar as sobras de lucros e as despesas. A família trabalha durante todo ano com o morango, enquanto as laranjas têm épocas específicas. EDUARDA também destaca o projeto mais recente, desenvolvido com a alface. Trata-se de um projeto profissionalizante, ou seja, um trabalho obrigatório requerido pela escola agrícola, com fonte de renda extra para a família. Ele foi implantado há três meses e segundo a jovem, já está produzindo. EDUARDA BAUMGRATZ enfatiza que a estrutura da propriedade é boa, mas ela sempre está atenta a mudanças que são necessárias para melhorar o sistema de produção.
Quanto à comercialização dos produtos, as laranjas são entregues em toda região e também em mercados do RS e PR. Já no caso dos morangos e o alface, a produção tem comércio local. Todas as laranjas passam por um processo de lavagem e saem limpas para o consumidor final. A família BAUMGRATZ possui um caminhão câmara fria, que garante o transporte sem perder a qualidade dos alimentos. Com a sucessão familiar garantida, a mãe EUNICE ainda aproveita parte de seu tempo para se dedicar no cuidado das flores, especialmente as orquídeas.
O deputado federal pelo PSD, DARCI DE MATOS, que é do mesmo partido do prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, tem origem na agricultura e se diz defensor do setor produtivo. O parlamentar está em Brasília há três anos e atua como presidente da CCJ, além de ser o vice-líder do partido. Como apoiador do presidente JAIR BOLSONARO, DE MATOS também defende projetos como a possibilidade de jovens a partir de 16 anos fazerem carteira de motorista, trabalhar e serem responsabilizados criminalmente, por isso busca aprovar a menoridade penal. O deputado enfatiza ainda que na última semana foi aprovada a PEC da Bengala, que visa reduzir a idade dos membros do Supremo Tribunal Federal de 75 para 70 anos. Caso ela for a plenário e seja aprovada, vai passar por comissão especial, e dois ministros do Supremo serão derrubados das suas funções.
No entender do deputado federal, o Brasil está sendo bem conduzido e fazendo reformas necessárias, como no caso da previdência, algo que, segundo DE MATOS, se falava há décadas, mas não se mexia. O deputado também apoia concessões e privatizações, como por exemplo as dos portos de São Francisco e Itajaí. Caso isso não fosse resolvido, conforme DARCI DE MATOS, daqui há dez anos essas estruturas se tornariam obsoletas. As estatais, de acordo com o deputado federal, antes davam prejuízo e agora registram lucro, por isso observa que as reformas que acontecem no Brasil eram necessárias. DE MATOS verifica que o gás e a gasolina, por outro lado, estão caros por consequência dos efeitos da pandemia. Segundo o deputado, o governo federal investiu aproximadamente 150 bilhões em ações de combate aos efeitos do Coronavírus, seja nas microempresas, hospitais, ou para aquisição de vacinas, no auxílio-emergencial e recentemente no Auxílio Brasil.
A única restrição que DARCI DE MATOS faz ao presidente BOLSONARO é em relação à vacina. Enquanto o presidente questiona a eficiência da vacinação, o deputado federal acredita na ciência e na imunização, apontando que as mortes caíram bruscamente no Brasil porque a população foi vacinada. DE MATOS avalia que o presidente agiu corretamente ao se posicionar contra o lockdown, compreendendo que isso iria acabar com a economia brasileira. O deputado federal ainda fez um prognóstico sobre as eleições do próximo ano. Para DARCI DE MATOS, a eleição tem tudo para ser uma disputa entre direita contra esquerda, polarizada entre LULA e BOLSONARO. O parlamentar comenta ainda que é muito cedo para apontar uma terceira via no momento, e que ela vai se construir principalmente na reta final das eleições.
No âmbito estadual, DARCI DE MATOS cita o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, como o candidato mais forte do PSD para governador. Já em relação ao Extremo Oeste, o deputado federal comenta que um pleito é a ponte sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita, no RS. Ressalta que o projeto exige soma de recursos relativamente alta e que no momento não é possível dizer quando a construção inicia.
-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM COLISÃO COM CAMINHONETA
-IGREJA NO INTERIOR DE SJO É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO
Uma colisão traseira entre duas carretas emplacadas no Paraguai deixou o trânsito interditado na manhã desta terça-feira, na SC 161, em Romelândia. O local do acidente fica cerca de 100 metros do trecho conhecido como Curva da Morte. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, o trânsito no trecho sentido Anchieta para Romelândia está parado desde as 08h15 devido a este fato e não tem previsão de liberação. O acidente envolveu duas carretas Scania e a polícia informou que não houve vítimas, apenas danos materiais. O Corpo de Bombeiros de Anchieta também prestou apoio no acidente.
A BR 282, entre SMO e Chapecó, já acumula 21 mortes neste ano. Os mais de 130 quilômetros de extensão do trecho da rodovia federal que liga municípios do Oeste é um dos principais corredores logísticos para caminhoneiros e turistas com destino às praias. Conforme o inspetor da PRF de SC, ADRIANO FIAMONCINI, entre janeiro e outubro de 2020, foram registrados nesse trecho 147 acidentes, nos quais 162 pessoas ficaram feridas e 16 morreram no local. Já de janeiro a outubro deste ano, o número de acidentes aumentou para 161, com 182 feridos e 21 mortos. Os dados repassados pela PRF representam óbitos no local dos fatos, ou seja, não são contabilizadas mortes após o atendimento médico ou no deslocamento a hospitais, por exemplo, e isso tornaria o número ainda maior, além de sequelas que podem ser irreversíveis. O chefe do Núcleo de Comunicação da corporação reforça que a imprudência nas estradas reflete em atitudes erradas, ultrapassagens proibidas e manobras perigosas.
A Polícia Militar prendeu um homem por descumprimento de medida protetiva de urgência contra a própria mãe. O fato foi registrado por volta das 11h desta segunda-feira, no bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. No local uma mãe possuía medida protetiva contra seu filho, e este veio até a residência da mulher, que então acionou a PM. A guarnição se deslocou até a residência e localizou o autor, que foi preso pelo descumprimento.
Acidente envolvendo caminhoneta e motocicleta deixou o condutor da moto gravemente ferido. A ocorrência foi registrada por volta do meio dia de ontem, na Rua Waldemar Rangrab, em frente ao Posto de Combustível Delta, no centro de São Miguel do Oeste. Duas guarnições do Corpo de Bombeiros e a equipe do SAMU foram mobilizadas. O condutor da motocicleta encontrava-se deitado sobre a pista, com perda de consciência, suspeita de fratura e luxação de fêmur, contusão cerebral e escoriações. Após atendimento e imobilização da vítima, ela foi conduzida ao Hospital Regional. A caroneira da motocicleta encontrava-se em pé, consciente, orientada, apresentava leves escoriações e também foi conduzida ao hospital. Já o motorista da caminhoneta não se feriu. Os veículos ficaram sob responsabilidade da Polícia Militar.
Incêndio no final da tarde de ontem destruiu totalmente a igreja da comunidade de Itacuruçu, no interior de São João do Oeste. Segundo informações, um morador próximo viu o fogo na igreja, construída em madeira, e comunicou os demais vizinhos, no horário em que a maioria dos produtores estava na ordenha. Uma das suspeitas é de que um curto circuito teria ocasionado o sinistro e o fogo evoluiu muito rapidamente, consumindo a igreja. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender a ocorrência por volta das 19h30, com dois caminhões para fazer o rescaldo e uma ambulância para o caso de alguém inalar fumaça durante o procedimento. A igreja de 300 metros quadrados estava tomada totalmente pelas chamas, com o telhado já desabado. Os bombeiros realizaram combate utilizando cerca de 20 mil litros de água, por cerca de duas horas. Polícia Militar e Celesc também auxiliaram na ação dos bombeiros. Não houve feridos.
Segundo lideranças da comunidade de Itacuruçu, a igreja do Padroeiro São José foi inaugurada no dia 14 de maio de 1979, na época ainda em meio a obras, e a conclusão se deu nos anos seguintes. Moradores da comunidade expressam sentimento de luto pelo ocorrido.