-PROJETO QUE DEFINE NOVAS REGRAS PARA EMENDAS DEVE SER APRESENTADO NESTA SEMANA
-SANTA CATARINA REGISTRA MAIS DE DUAS MIL E 500 MORTES POR AVC NESTE ANO
-CEMITÉRIOS TERÃO HORÁRIOS ESTENDIDOS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA
-CÂMARA DE VEREADORES DERRUBA MAIS UM VETO DO PREFEITO TREVISAN
-MUNICIPIO VAI LICITAR PRIMEIRA PARTE DAS OBRAS DO AEROPORTO NESTE ANO
-MORADOR DE ITAPIRANGA É MORTO A FACADAS NO RIO GRANDE DO SUL
-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE MATAR MULHER A GOLPES DE FACA NA REGIÃO
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas é de sol. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, anunciou que o país realizou um novo treinamento para testar suas forças nucleares, nesta terça-feira - o segundo exercício desse tipo realizado por Moscou em duas semanas. Em vídeo divulgado pelo Kremlin, PUTIN disse que usar armas nucleares seria uma "medida extremamente excepcional", mas elas precisam estar prontas. O presidente aprovou no mês passado mudanças na doutrina nuclear oficial do país, que define as condições sob as quais a Rússia poderia considerar o uso de tais armas. Com as mudanças, qualquer ataque apoiado por uma potência nuclear poderia ser considerado um ataque conjunto.
Mais de 50 pessoas são consideradas desaparecidas após tempestades provocarem enchentes em Valência, no Sudeste da Espanha. As autoridades espanholas não relataram mortos, porém, a Reuters e a Associated Press informaram que as inundações mataram 51 pessoas, citando como fonte os serviços de emergências e a emissora estatal "TVE". Chuvas torrenciais causadas por uma frente fria no sul e leste do país inundaram estradas e cidades na terça-feira. As tempestades levaram as autoridades nas áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa.
Uma greve do setor de transportes da Argentina cancelou quase 300 voos nesta quarta-feira. Dezenas de voos com o Brasil foram cancelados. Além do setor aéreo, a paralisação irá interromper os serviços de trens, metrôs, caminhões, motos, táxis e de transporte marítimo. A paralisação foi convocada pela Mesa Nacional de Transportes, conformada por diversos sindicatos de diferentes modalidades de transporte de pessoas e de carga, contra as políticas de ajuste econômico promovidas pelo governo de JAVIER MILEI, como os que incluem planos de privatização, cortes de subsídios e redução da estrutura estatal.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA decidiu, nesta terça-feira, criar uma comissão especial para debater o projeto de lei que pode anistiar as penas dos condenados pelos atos de vandalismo em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Na prática, a decisão devolve à estaca zero a tramitação do texto, que estava na pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça desta terça. Se fosse aprovado na CCJ, o projeto iria direto para o plenário. Ao criar a comissão especial, LIRA força uma tramitação mais longa para a matéria: os partidos terão que indicar membros, a comissão terá que ser instalada, eleger presidente e relator, criar cronograma de debates e, só então, votar.
A deputada federal CAROL DARTORA do PT de Paraná, relatora do projeto de lei que reserva 30 por cento das vagas oferecidas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, quilombolas e indígenas, diz esperar a aprovação do texto até o dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O texto está em tramitação na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários, também sob relatoria de DARTORA. Se aprovada na comissão, a proposta ainda deve passar por outros três colegiados. No entanto, lideranças da base governista articulam a apresentação de um requerimento de urgência para que o texto seja votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.
Deputados e senadores aguardam um sinal verde da Advocacia-Geral da União para protocolarem um novo projeto de lei sobre as emendas parlamentares. O texto foi construído em conjunto pela Câmara, pelo Senado e com representantes do governo. A expectativa é de uma definição ainda nesta semana. Os parlamentares têm pressa para uma solução para o tema, já que as emendas seguem bloqueadas por decisão do ministro FLÁVIO DINO, do Supremo Tribunal Federal. Para a liberação das emendas, no entanto, é preciso que o STF concorde com o novo texto e ele seja aprovado no Congresso. Essa é a segunda proposta apresentada ao Judiciário pelo Congresso e pelo governo para definir novas regras para os dispositivos.
Duas novas barragens vão reforçar o sistema contra enchentes no Vale do Itajaí. As licitações para as construções em Botuverá, próximo a Brusque, e Mirim Doce, no Alto Vale, foram lançadas nesta terça-feira. O governo de Santa Catarina calcula que irá investir até 248 milhões de reais nas obras. As empresas interessadas devem ser conhecidas em dezembro e as vencedoras terão dois anos para erguer as estruturas. A barragem de Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí, está orçada em 93 milhões de reais. Já a barragem Botuverá, no Médio Vale do Itajaí, tem custo estimado em 155 milhões. Os editais das duas licitações preveem que as empresas vencedoras terão de desenvolver desde os projetos executivos até a execução completa da obra.
Os dados sobre a movimentação de passageiros internacionais em Santa Catarina continuam sendo históricos e quebrando recordes. Os números de setembro de 2024 são os melhores na aviação comercial catarinense para este mês, conforme registros dos últimos 24 anos. Segundo dados da Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, apurados junto à ANAC, foram registrados 66 mil e 400 passageiros internacionais, com um crescimento de 214 por cento em relação ao mesmo mês de 2023. Em relação aos dados acumulados do ano de 2024, o crescimento no movimento internacional até setembro é de 132 por cento em relação ao mesmo período de 2023. Foram 637 mil passageiros contra 645 mil no ano passado.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, entre janeiro e 22 de outubro de 2024, foram registrados dois mil 550 mortes por AVC em Santa Catarina. Dados de janeiro a julho deste ano registraram dois mil 561 casos de AVC em mulheres catarinenses, e três mil e 15 casos em homens, somando cinco mil 612 casos no período. Entre as mulheres, a faixa etária com maior número de casos em 2024 foi de 70 a 79 anos, com 652 casos de AVC ao todo. Já entre os homens a faixa etária com maior incidência foi a de 60 a 69 anos, com 962 casos registrados. Em todo o ano de 2023, foram nove mil 422 ocorrências, um aumento de sete virgula 63 por cento em relação ao ano de 2022.
O Lions Clube São Miguel Universidade recebeu, nesta terça-feira, a presença da governadora do Distrito LD-8, SIRLEI PEREIRA DA SILVA RIGO. Ela chegou na cidade por volta das duas horas da tarde, participou de um ato simbólico de plantio de uma arvore e por volta das três e meia concedeu uma entrevista na rádio Peperi. SIRLEI também visitou a oficina do bem e se reuniu com o prefeito WILSON TREVISAN. Na parte da noite, ela participou da reunião de trabalho do clube. SIRLEI destacou a importância do trabalho voluntário e do serviço desinteressado realizado pelos membros do Lions Clube. Ela encorajou os companheiros a continuar enfrentando os desafios e alcançando as metas estabelecidas.
O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina realizou, nesta terça-feira, a eleição da nova diretoria da entidade. A votação começou as nove da manhã e terminou as três da tarde na sede do SERT em Florianópolis. A chapa única teve como candidato a presidente EVELÁSIO VIEIRA NETO, radiodifusor de Blumenau. O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA é suplente do Conselho Fiscal. A nova diretoria foi eleita por unanimidade com 89 votos, nenhum voto em branco ou nulo. A posse dos novos diretores da SERT será no dia dois de janeiro de 2025 e o mandato vai até o final de 2027.
A trigésima quarta Cavalgada da Integração Sul Brasileira começa neste domingo e segue até 10 de novembro, unindo cavaleiros e amantes do tradicionalismo gaúcho em um trajeto que vai cruzar o Extremo Oeste de Santa Catarina. Organizada pela décima terceira Região Tradicionalista de Santa Catarina, a cavalgada inicia no jazigo da família Rocha, em Vicente Dutra e termina no CTG Sinuelo da Fronteira, em Dionísio Cerqueira onde haverá uma solenidade de encerramento, com almoço e homenagem aos participantes. O coordenador do evento, LENOIR BASEI, afirmou que os preparativos estão concluídos e que o evento vai envolver mais de 100 cavalarianos, reforçando a cultura e a história das cavalgadas no sul do Brasil.
O objetivo da cavalgada da integração sul brasileira é manter viva a tradição, mostrando às novas gerações como o cavalo foi essencial na vida dos antepassados. A explicação é do coordenador do evento, LENOIR BASEI. Ele disse que durante os oito dias, os cavalarianos atravessarão mais de dez municípios, com pernoites em CTGs e paradas para refeições, sempre reforçando os laços com a cultura sulista. A cavalgada deve chegar em São Miguel do Oeste na quarta-feira, por volta das duas e meia da tarde no Grupo Folclórico Tio Amadeus. As três da tarde vai ocorrer uma solenidade no CTG Porteira Aberta e o grupo vai pernoitar no sede campeira da Linha Gramadinho. Na quinta, a cavalgada segue para Guaraciaba.
Os dois cemitérios municipais de São Miguel do Oeste vão ficar abertos em horário especial a partir desta quarta-feira. De hoje até domingo, os cemitérios do bairro Santa Rita e o São Miguel do Oeste oito da manhã e oito da noite sem fechar ao meio dia. Em nota, a coordenação dos cemitérios pediu que a população tenha o cuidado e acenda velas somente na cruz mestra de cada local. Segundo a administradora dos cemitérios municipais, IVANETE POVALA, somente no São Miguel e Almas haverá comercialização de flores na quinta, sexta e sábado. No sábado, feriado de finados, a Missa será na Igreja Matriz às oito e meia da manhã e haverá uma benção, às 10 horas, no Cemitério São Miguel e Almas.
Está em tramitação na câmara de vereadores um projeto que flexibiliza ainda mais a restrição ao fornecimento de sacolas plásticas para os consumidores de supermercados na cidade. A proposta do vereador NINI SCHARNOSKI altera o primeiro artigo da lei que trata do tema. A lei cita que os estabelecimentos comerciais, especialmente os mercados e supermercados podem fornecer gratuitamente aos consumidores sacolas plásticas para o transporte ou acondicionamento de mercadorias, desde que biodegradáveis. O projeto substitui a expressão “desde que” por “preferencialmente”. O projeto esteve na pauta da sessão, mas foi retirado da discussão com o pedido de vistas feito pelo vereador RAVIER CENTENARO.
Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira, quatro projetos de lei em segunda votação. Duas matérias tratam da declara de utilidade pública da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Vila Nova Dois e da Associação da Cultura Rock e Amigos, Acura. Os outros projetos que passaram pelo plenário instituem o “Dia do Vizinho” no Município e autorizam a prefeitura a receber em doação bens móveis da Associação de Pais e Professores do Centro de Educação Infantil Jardim Encantado. Os projetos seguem para sanção do prefeito.
Foi aprovado em primeira votação nesta terça-feira, o projeto de lei que trata sobre a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor. A alteração é no artigo quatro que estabelece a composição Condecon. A nova relação de membros do Conselho retira um representante da Câmara de Vereadores e prevê que a presidência do Conselho será do diretor coordenador do Procon Municipal. O projeto foi aprovado em primeiro turno na sessão realizada ontem à noite. A matéria passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.
Os vereadores de São Miguel do Oeste rejeitaram, por maioria, o veto do prefeito a um projeto de lei que alterou as Normas do Parcelamento do Solo. A matéria esteve em pauta na sessão ordinária da câmara municipal desta terça-feira. Com a rejeição do veto, o texto pode ser promulgado pelo prefeito ou, se este não o fizer em até 48 horas, pode ser publicado pelo presidente da Câmara, passando a vigorar. Nas razões do veto, o prefeito justifica que vetou totalmente a proposta por contrariedade ao interesse público, e que a justificativa é baseada em argumentos técnicos do Setor de Engenharia. O veto foi rejeitado por oito votos a dois com a abstenção do vereador RAVIER CENTENARO.
O Tribunal de Contas do Estado decidiu recomendar a aprovação das contas do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, relativas ao exercício 2023. O relatório será encaminhado para avaliação da Câmara de Vereadores. O TCE entendeu que o Município aplicou corretamente os índices constitucionais e demais recursos vinculados, entre outros quesitos legais. Na Saúde e Educação, por exemplo, a Administração de São Miguel do Oeste investiu acima do percentual mínimo exigido em Lei. TREVISAN ressaltou que também obteve a aprovação das contas em todos os exercícios anteriores e isso é sinal de respeito com a população e com o dinheiro público. Ele disse que a aprovação da contas é resultado de um trabalho sério, transparente e comprometido da Administração e equipe de governo.
O prefeito WILSON TREVISAN vai assinar, nesta quinta-feira, a Ordem de Serviço para construção do Centro do Autista e do Centro Especializado de Reabilitação - CER Regional. O ato de assinatura está programado para as 10 horas da manhã no Salão Nobre da Prefeitura. O centro do autista será construído pela empresa Construlacer Comercio e Construções Lacerdopolis que venceu a licitação. Já Centro Especializado de Reabilitação será edificado pela Alex Construtora. As duas obras ficam no bairro Agostini, em terrenos vizinhos. Os trabalhos devem começar nos próximos dias.
A Centro Especializado em Reabilitação está orçado em cerca de seis milhões 579 mil reais. O espaço terá uma área construída de dois mil 128 metros quadrados e vai oferecer um serviços se reabilitação em fisioterapia e outras áreas da saúde. Já a Associação de pais e amigos dos autistas terá uma área construída de 372 metros quadrados. O valor da proposta vencedora para execução da obra foi de 978 mil 998 reais. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, são duas obras importantes atendem necessidades na área de saúde e que vão auxiliar uma importante entidade que a Associação dos Autistas de São Miguel.
O vice-prefeito EDENILSON ZANARDI anunciou, no Peperi Entrevista desta terça-feira, que a prefeitura deve lançar, ainda neste ano, o edital de licitação para a primeira etapa das obras de melhorias no aeroporto Helio Wassun. Ele confirmou que o estado liberou 7 milhões e meio de reais para as primeiras intervenções no local. ZANARDI citou que o projeto global é de cerca de 25 milhões de reais, mas, o investimento dessa primeira fase vai colocar o aeroporto em um condição melhor do que a atual para buscar a implantação de uma linha aérea regular no extremo-oeste. Ele destacou que as obras aumentar a chance de uma empresa operar na região com aeronaves menores, de até 12 lugares.
O vice-prefeito afirmou que a ideia inicial de alargamento da pista de pouso e decolagem para 23 metros foi descartada pelo governo do estado neste momento. Os sete milhões que o estado anunciou serão direcionados para revitalização da pista, ampliação de estacionamento e área de manobra de aeronaves e adequação de mais 80 metros na pista. O orçamento da obra está em 8 milhões e 300 mil reais. No mesmo edital, a prefeitura vai licitar a ampliação e reforma do terminal de passageiros, orçada em 900 mil reais. O valor total é de 9 milhões e ZANARDI aposta que o valor vai cair na licitação. Caso contrário, a diferença será paga pelo município.
Além dos recursos para a primeira parte das obras de melhorias no aeroporto Helio Wassun, o governo do estado deve garantir os recursos para a compra de uma estação meteorológica para o local. A afirmação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. De acordo com ele, o equipamento custa cerca de três milhões de reais. Ele citou que o município não dispõe desse valor e que o estado vai instalar o aparelho no aeroporto.
Um atropelamento deixou um homem ferido no começo da manhã desta quarta-feira na Avenida Getúlio Vargas, centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu nas proximidades do Hospital São Miguel por volta das sete e 45. A vítima estava atravessando a rua no momento em que foi atingida por uma Amarok. Populares imediatamente prestaram apoio ao homem até a chegada do Corpo de Bombeiros e do SAMU. A vítima foi imobilizada e encaminhada ao Hospital Regional com ferimentos nos braços, cabeça e relatando dores nas costas.
A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta terça-feira, o suspeito de ter matado a companheira em Palmitos. Segundo a Polícia, o homem ficou esperando a mulher na casa dela e matou a golpes de faca. O crime, ocorrido na tarde de segunda-feira, teria sido motivado por uma discussão relacionada ao fim do relacionamento. Com base nas informações e nas provas recolhidas, o delegado da Comarca de Palmitos solicitou a prisão preventiva do suspeito que foi autorizada pela Justiça, após parecer do Ministério Público. O homem foi ouvido na delegacia e depois transferido para o Presídio de Chapecó, onde aguardará os próximos passos judiciais. A operação contou com o apoio da Delegacia de Investigação Criminal de Maravilha.
Um morador de Itapiranga foi morto a facadas na tarde de ontem na comunidade de Salto Guarita, município de Vista Gaúcha, no limite com Barra do Guarita. A vítima é um homem de 34 anos. Ele foi socorrido e conduzido ao Hospital de Itapiranga, porém não resistiu aos ferimentos. Conforme o Delegado responsável pelo caso, ROBERTO AUDINO, dois suspeitos do crime foram presos. Eles são moradores de Barra do Guarita e tem idades de 18 e 30 anos. Os dois já eram investigados pelo tráfico de drogas. O Delegado informou que a Polícia Civil gaúcha trabalha inicialmente com linha de investigação de que o crime ocorreu por motivação relacionada ao tráfico de drogas.