ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 30 10 2023

-COPOM DEVE REDUZIR TAXA BÁSICA DE JUROS EM MEIO PONTO PERCENTUAL

-ECONOMIA DE SC TEVE O SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS EM AGOSTO

-NÚMERO DE FOCOS DA DENGUE SE APROXIMA DE 700 NO MUNICÍPIO

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE PONTOS NO NOVO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

-EVENTO DA ACISMO VAI DISCUTIR AÇÕES PARA A INOVAÇÃO NO MUNICÍPIO HOJE À NOITE

-CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO EXTREMO-OESTE É PRESO EM FLAGRANTE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE FEMICIDIO NA REGIÃO

O tempo é de céu encoberto com chuva. A previsão para as próximas é de manutenção do tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai se reunir nesta segunda-feira, em Nova York, para debater o avanço do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. A reunião foi convocada emergencialmente na última semana, a pedido dos Emirados Árabes Unidos, e será presidida pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, MAURO VIEIRA. O órgão enfrenta um impasse com tentativas frustradas de aprovar uma resolução humanitária a fim de permitir, principalmente, o trânsito de civis e a entrada de ajuda no território da Faixa de Gaza.

O número de pessoas mortas durante os ataques israelenses na Faixa de Gaza desde sete de outubro aumentou para sete mil 950. A informação foi divulgada neste domingo pelo Ministério da Saúde palestino, controlado pelo grupo radical islâmico Hamas em Ramallah. Quase 73 por cento dos mortos pertencem a populações vulneráveis, incluindo crianças, mulheres e idosos, de acordo com o relatório do ministério. Mais de 20 mil pessoas ficaram feridas. O número de mortos relatado inclui 116 profissionais médicos, já que muitos hospitais foram atingidos por ataques militares.

O número de mortos devido ao furacão Otis, ocorrido na costa oeste do México, na terça-feira, aumentou para 43. A informação foi confirmada neste domingo pela governadora de Guerrero, EVELYN SALGADO. Desses, 33 são homens e 10 são mulheres. Na terça, ventos atingiram velocidade de 270 quilômetros em Acapulco, deixando a cidade turística sem comunicação. O furacão provocou inundações e deslizamentos. Acapulco tem quase um milhão de habitantes e ainda sofreu com saques e residentes sem eletricidade e serviços de comunicação.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza nesta terça-feira a primeira audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição que criminaliza o porte e a posse de drogas. O relator da PEC, senador EFRAIM FILHO disse à que o texto deve ser votado pela CCJ após três audiências. A ideia é levar a proposta para análise do plenário ainda novembro. A proposta que criminaliza porte e posse de drogas, independentemente da quantidade e da substância, é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO e foi apresentada em setembro como resposta ao Supremo Tribunal Federal.O STF julga uma ação sobre o tema. O julgamento foisuspenso em agosto, com o placar em 5 a 1 a favor da descriminalização do porte de maconha para uso próprio, após pedido de vista do ministro ANDRÉ MENDONÇA.

Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação em 2023, que passou de quatro virgula 65 para quatro vírgula 63 por cento. A informação consta no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Com a queda, a estimativa dos analistas para a inflação de 2023 continuou abaixo do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional.Para 2024, a estimativa de inflação subiu de três virgula 87 para três virgula 90 por cento na última semana. No próximo ano, a meta de inflação é de três por cento. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2023, o mercado financeiro reduziu a previsão de crescimento de dois e 90 para dois e 89 por cento.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central define, na próxima quarta-feira, a taxa básica de juros, a Selic. Na sétima reunião de 2023, que começa amanhã, a expectativa é que o órgão reduza a taxa dos atuais 12 virgula 75 ao ano para 12 virgula 25 por cento. Este deverá ser o terceiro corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário. Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas. Os membros do Copom já previam cortes de meio ponto percentual nas reuniões do segundo semestre. Na ata do último encontro, em setembro, o órgão manteve a avaliação que esse é o ritmo adequado para manter a política monetária necessária para controlar a inflação.

O Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 10 de novembro a retomada do julgamento da ação que questiona a constitucionalidade das aposentadorias pagas aos ex-governadores de Santa Catarina e outros cinco estados. O processo foi movido pela Procuradoria Geral da República, em 2020. A ação estava paralisada desde junho, por um pedido de vista do ministro DIAS TOFFOLI. Em Santa Catarina, sete ex-governadores recebem aposentadorias de 37 mil reais por mês. Na folha do Governo do Estado, são chamadas de “aposentadorias especiais” e correspondem a períodos de governo que vão de oito anos a apenas nove meses. São mais de três milhões de reais por ano. O benefício foi suspenso no Estado por uma PEC, proposta pelo deputado PADRE PEDRO e aprovada pela Alesc em 2017. Desde então, os governadores que deixam o cargo não têm mais direito à aposentadoria.

Santa Catarina registrou a segunda maior expansão da atividade econômica entre os estados, no oitavo mês do ano, ficando atrás somente do Paraná. A economia catarinense expandiu zero virgula nove por cento em relação a julho, na série livre de efeitos sazonais, enquanto a média nacional teve recuo de zero virgula oito no mesmo período, segundo análise do Observatório FIESC. O crescimento tem a contribuição do setor agropecuário, principalmente pela alta produção de grãos, comparada à safra anterior. O cultivo de milho, por exemplo, teve aumento na produção, a soja registrou expansão da área plantada e a pecuária apresentou bom desempenho. De acordo com os dados da Cidasc, de janeiro a agosto, o estado teve alta de quatro e meio por cento no volume de frangos destinados ao abate, em relação ao mesmo período de 2022.

Diante da quinta onda de chuvas fortes e novas enchentes em Santa Catarina o governador JORGINHO MELLO anunciou a limpeza de rios e dragagens neste domingo. O pronunciamento foi feito após o chefe do executivo voltar de viagem oficial ao Panamá. De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a chuva deste fim de semana foi acima do esperado, principalmente no Extremo-Oeste e Planalto Norte. Os maiores volumes, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira com 215 milímetros e Itaiópolis com 187 milímetros. Diante da centésima enchente em Blumenau e da nova previsão de chuva forte em Santa Catarina, o governador anunciou medidas voltadas para a prevenção de enchentes.

O empresário JOÃO CARLOS GAMBATTO foi sepultado no final da tarde deste domingo em São Miguel do Oeste. GAMBATTO faleceu neste sábado em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Ele estava internado há alguns dias no Hospital Casa Vitta e no sábado da semana passada, dia 21, foi transferido para o hospital de Passo Fundo com insuficiência renal e problemas cardíacos. O empresário tinha 73 anos e faleceu às 11 e mei da noite deste sábado. GAMBATTO era diretor da concessionária de veículos Fiat em São Miguel do Oeste. O velório ocorreu na Cripta da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo e o sepultamento ocorreu no cemitério Memorial Jardim dos Ipês.

O município de Guaraciaba realizou, na última semana, a segunda Audiência Pública para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Guaraciaba. O encontro foi conduzido pelos profissionais da empresa contratada pelo município para produzir o plano. O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana é projetar e organizar a mobilidade da cidade. Na Audiência Pública foi apresentado o diagnóstico da mobilidade urbana do município em relação ao tráfego de caminhões, veículos de passeio, motocicletas, ciclistas e pedestres, pontos relacionados à acessibilidade, estacionamento, sinalização e as ruas com maior fluxo. A próxima etapa é a elaboração do Prognóstico com as propostas e ações a serem executas no período imediato, médio e longo prazo, pelo período de 10 anos.

O Peperi Debates deste sábado aproveitou a semana de discussões da Conferencia de Educação para aprofundar o debate sobre o tema. O programa analisou porque muitos pontos do plano nacional de educação não saíram do papel, quais os aspectos mais importantes que devem ser incluídos no plano para os próximos 10 anos e quais são os principais gargalos da educação. O programa reuniu a secretária de Educação de Santa Helena e coordenadora do colegiado de secretários de educação da Ameosc, LAIS TELEKEN, a coordenadora do Fórum de Educação de São Miguel do Oeste, ARIANE DE OLIVEIRA e a coordenador do sindicato dos trabalhadores em educação, GICELE DOS SANTOS. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.

Nenhuma das metas do Plano de Educação 2013-2023 foi plenamente atingida. A afirmação é da secretária de Educação de Santa Helena e coordenadora do colegiado de secretários de educação da Ameosc, LAIS TELEKEN. Ela disse que a falta de aplicação do que foi previsto no plano não foi por falta de vontade dos educadores. O problema, de acordo com ela, é que o documento não foi olhado como um documento guia e foi deixado de lado pelos governos, ficando a mercê de correntes políticas. LAÍS também citou que as mudanças no formato de financiamento público da educação foi outro aspecto que prejudicou o plano. A secretária disse que a construção do plano 2024-2034 deve observar esses problemas e ser construído com diretrizes e metas menos utópicas do que o atual.

Nos últimos 20 anos, a Educação foi vista como política de governo e não de Estado. A observação é da coordenadora do Fórum de Educação de São Miguel do Oeste, ARIANE DE OLIVEIRA. Ele disse sábado, no Peperi Debates, que os dois primeiros planos decenais de educação ficaram no papel. ARIANE destacou que os governos fizeram cortes na educação e não levaram em conta as aspirações apontadas pelos educadores de norte a sul do país. Ela destacou ainda que a pandemia também atrapalhou e que houve retrocesso no setor nos últimos anos. Na visão de ARIANE, um dos principais aspectos do Plano de Educação para os próximos 10 anos deve ser a definição do sistema nacional de educação com as obrigatoriedades e responsabilidades, inclusive financeiras, de cada órgão e ente da federação.

A valorização dos professores é um dos pontos do plano nacional de educação 20213-2013 que não foi cumprido e que precisa ser contemplado no plano para os próximos 10 anos. A análise é da coordenadora regional da Sinte, GICELE DOS SANTOS. Ela citou que a valorização vai além da remuneração e envolve outras questões relativas a carreira e condição de trabalho dos professores. GICELE também citou a importância da redefinição do Sistema Nacional de Educação e os riscos da municipalização do ensino. Ela pontuou que é preciso ter cuidado para que os municípios não assumam a responsabilidade que é do Estado, por exemplo. A professora também fez uma critica a situação do magistério catarinense, especialmente as questões envolvendo salário e carreira, que acaba impactando na qualidade da educação.

O número de focos de dengue subiu para 659 focos do mosquito da dengue. A informação é do coordenador de endemias, RENÉRIO DILL. Ele disse que neste ano foram confirmados 230 focos a mais do que no mesmo período de 2022. O crescimento é de cerca de 40 por cento. RENÉRIO comentou que neste ano também foram confirmados 12 casos da doença, a maioria autóctone, ou seja, foram contraídos em São Miguel. Ele destacou que a secretaria registra casos suspeitos com frequência e que o risco de transmissão da doença ainda é alto. Nenhum dos casos confirmados até agora teve consequências graves para os pacientes.

A preocupação com o aumento de focos do mosquito da dengue se intensifica com o período de chuvas mais intenso dos últimos dias. A afirmação é do coordenador de endemias, RENÉRIO DILL. Ele disse que a sequencia de dias chuvosos contribui para a formação de locais com água parada, espaços que são propícios para a proliferação do mosquito. RENÉRIO destacou que é nesse momento que as pessoas devem redobrar os cuidados para evitar os novos focos. Ele citou que os moradores devem estar atentos e eliminar locais que podem acumular agua nos quintais das casas.

As chuvas que atingem a região desde a semana passada provocaram uma série de transtornos nos municípios do extremo-oeste. Em Campo Ere, choveu mais de 140 milímetros no final de semana e uma das situações mais graves foi na comunidade de São Brás, onde o rio Três Voltas transbordou deixando a ponte submersa. A comunidade de Santa Lúcia também teve problemas com pontes, pontilhões e bueiros. Barra Bonita também registrou estragos em estradas e pontilhões. Em Paraíso, a ponte sobre o rio Peperi Guaçu ficou submersa entre sexta e sábado. Nesta segunda, o rio continua acima do leito normal.

O município de Itapiranga foi um dos mais afetadas pelas chuvas de sexta e sábado. As comunidade de Linha Coqueiro, Conceição e Santo Antônio foram as mais afetadas. O vendaval da madrugada deste sábado destruiu lavouras de milho, plantação de fumo, derrubou áreas de reflorestamento de eucalipto e também causou destelhamento em propriedades agrícolas. Os bombeiros também foram acionados para o corte de árvores em estrada na comunidade de Aparecida. Em várias localidades houve fortes ventos, queda de granizo e falta de energia elétrica. Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Itapiranga, EUSÉBIO TAVARES FILHO, diversas propriedades agrícolas registram cem por cento de perdas.

O município de São Miguel do Oeste sediou, na semana passada, a conferência intermunicipal de cultura da Ameosc. O evento reunir representantes dos municípios da região no plenário da Câmara de Vereadores. A Conferência abordou temas cruciais para a afirmação de direitos sociais e políticos, essenciais para a consolidação de uma cultura democrática. Os presentes na conferência debateram uma série de questões relevantes para a região. De acordo com os coordenadores, a escolha do modelo de conferência regional visa otimizar a utilização de recursos e melhorar a qualidade das proposições apresentadas. Os eixos temáticos discutiram questões como institucionalização, marcos legais, sistema nacional de cultura, democratização do acesso à cultura, participação social, identidade, patrimônio e memória, diversidade cultural, economia criativa, trabalho e renda.

A conferência intermunicipal de cultura da Ameosc representa uma oportunidade para a região discutir e moldar o futuro da cultura e da democracia. A afirmação é da coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo, SOLANGE RIGHI. Ela disse que a cultura desempenha um papel crucial na identidade e no desenvolvimento social e econômico. SOLANGE comentou que a conferencia é um espaço de diálogo e reflexão sobre questões culturais e democráticas. Ela disse ainda que o evento demonstrou o compromisso da região em promover o enriquecimento da cultura e a participação da comunidade na formulação de políticas que impactam diretamente a vida das pessoas.

A Casan já instalou quase oito quilômetros de tubulação da nova de água bruta do Rio das Flores. A extensão equivale a 62 por cento da obra. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela assessoria de comunicação da empresa do governo. O investimento da Casan na obra ultrapassa os 14 milhões e está inserido no conjunto de obras da Companhia para a região Oeste. A nova rede vai aumentar de 65 para 100 litros de água por segundo captados para tratamento e distribuição. Hoje, o abastecimento de São Miguel do Oeste é dependente de apenas um ponto de captação, no rio Camboim. Segundo a empresa, a nova adutora vai fazer com que a cidade tenha dois pontos de captação em rios distintos, garantindo a segurança necessária para abastecimento dos moradores, especialmente durante o verão e em períodos de estiagem.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai promover hoje a noite o Café com Inovação. O evento está marcado para a sete horas da noite no Gran Nobile Evento, antigo Vila Grill, na avenida Willy Barth. O Café com Inovação conta com uma programação de debates com especialistas no tema, como o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT ALVES, e o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, LUC PINHEIRO. O diálogo será mediado pelo CEO da Iopoint, JUNGLES WEGHER. O café já conta com mais de 120 inscritos. Os interessados podem confirmar a participação pelo site da Acismo. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

A programação do evento desta noite também prevê a entrega do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação. O documento que tem o objetivo de potencializar as áreas tecnológicas essenciais ao desenvolvimento de São Miguel do Oeste foi elaborado em quatro workshops realizados ao longo deste ano. A intenção foi de estimular o empreendedorismo, fortalecer o ecossistema de inovação e unir diferentes atores para fomentar negócios inovadores. Essa iniciativa é do Sebra em parceria com o Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae, TIAGO TENGATEN, o planejamento contempla as quatro áreas prioritárias e as ações para consolidar o ecossistema de inovação no município.

Um estabelecimento comercial foi parcialmente destruído em incêndio na tarde deste sábado em Guaraciaba. O fogo começou por volta das cinco horas e atingiu uma edificação comercial do ramo de refrigeração de aproximadamente 80 metros quadrados. Não havia ninguém no local na hora do sinistro. Segundo os bombeiros, o provável foco inicial do incêndio foi em um local onde havia geladeiras depositadas. O espaço também tinha diversos cilindros de gazes inflamáveis. Quando os bombeiros chegaram no local, já havia fumaça saindo pela cobertura do prédio. A equipe gastou cerca de dois mil e 500 litros de água para combater as chamas e fazer o rescaldo. A fuligem atingiu toda parte interna da edificação. O pavimento inferior, que é utilizado como residência, foi atingido com a água utilizada no combate ao fogo.

Um casal suspeito de tráfico de drogas foi preso pela Polícia Militar na noite de sexta-feira em Itapiranga. Em rondas pela rua Primeiro de Maio, a guarnição da PM flagrou um homem com uma bucha de cocaína e um torrão de maconha. Ele havia saído de um casa nos fundos da rua. Em seguida, os policiais abordaram outro homem que foi identificado como proprietário da casa. Ele possui várias passagens policiais por tráfico de drogas. Na casa, onde também estava uma mulher foram encontradas sete de buchas de cocaína, várias notas fracionadas de valores distintos e mais um torrão grande de maconha. Ao todo, a PM apreendeu sete buchas de cocaína, 588 gramas de maconha, 968 reais em dinheiro e quatro aparelhos de telefone celular que estavam de posse do casal. O homem de 18 anos e a mulher de 35 anos foram presos pelo crime e tráfico de drogas.

Um homem, suspeito de tentar matar uma mulher a golpes de faca, foi preso pela Polícia Militar na noite de sexta-feira em Guaraciaba. O crime aconteceu por volta das nove meia da noite na rua Pedro Simioni, no Bairro Santa Terezinha. O homem desferiu golpes de faca na vítima e fugiu logo em seguida. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Durante rondas para localizar o autor, as guarnições foram informadas que ele havia retornado para casa. A PM foi até o local e prendeu o suspeito de 21 anos pelo crime de tentativa de feminicídio. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.

De acordo com a Polícia Militar, a tentativa de feminicidio de sexta-feira em Guaraciaba foi flagrada por um vizinho da vítima. Por volta das nove da noite, o morador ouviu um pedido de socorro que vinha da residência ao lado e foi verificar o que estava acontecendo. Ao entrar na casa, ele presenciou um homem debruçado sobre a vítima com uma faca. O agressor, ao perceber a presença de testemunhas, fugiu do local com a faca em punho. Os bombeiros foram chamados e levaram a mulher ferida para o Hospital São Lucas. Em razão da gravidade dos ferimentos, ela foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo a PM, a mulher, de 21 anos, recebeu golpes de faca no peito. O agressor foi preso logo depois.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.