-COPOM DEVE REDUZIR TAXA BÁSICA DE JUROS EM MEIO PONTO PERCENTUAL
-ECONOMIA DE SC TEVE O SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS EM AGOSTO
-NONA EXTENOLEITE É ENCERRADA COM GRANDE PÚBLICO EM SANTA HELENA
-DESCANSO FINALIZA PROCESSO LICITATÓRIO DE TERRENOS DA ÁREA INDUSTRIAL
-CREDORES APROVAM PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DA ANTIGA LATICÍNIOS MONDAÍ
-REGIÃO ENFRENTA TERCEIRA ENCHENTE DO RIO URUGUAI SÓ NO MÊS DE OUTUBRO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UM HOMEM FERIDO NA REGIÃO
-POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE AGREDIU A EX-COMPANHEIRA EM MONDAÍ
O tempo é de céu encoberto com chuva. A previsão para as próximas horas é de mais chuva na região. A temperatura mínima registrada hoje foi de 16 graus e a máxima pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 18 graus. Umidade relativa do ar 98 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai se reunir nesta segunda-feira, em Nova York, para debater o avanço do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. A reunião foi convocada emergencialmente na última semana, a pedido dos Emirados Árabes Unidos, e será presidida pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, MAURO VIEIRA. O órgão enfrenta um impasse com tentativas frustradas de aprovar uma resolução humanitária a fim de permitir, principalmente, o trânsito de civis e a entrada de ajuda no território da Faixa de Gaza.
O número de pessoas mortas durante os ataques israelenses na Faixa de Gaza desde sete de outubro aumentou para sete mil 950. A informação foi divulgada neste domingo pelo Ministério da Saúde palestino, controlado pelo grupo radical islâmico Hamas em Ramallah. Quase 73 por cento dos mortos pertencem a populações vulneráveis, incluindo crianças, mulheres e idosos, de acordo com o relatório do ministério. Mais de 20 mil pessoas ficaram feridas. O número de mortos relatado inclui 116 profissionais médicos, já que muitos hospitais foram atingidos por ataques militares.
O número de mortos devido ao furacão Otis, ocorrido na costa oeste do México, na terça-feira, aumentou para 43. A informação foi confirmada neste domingo pela governadora de Guerrero, EVELYN SALGADO. Desses, 33 são homens e 10 são mulheres. Na terça, ventos atingiram velocidade de 270 quilômetros em Acapulco, deixando a cidade turística sem comunicação. O furacão provocou inundações e deslizamentos. Acapulco tem quase um milhão de habitantes e ainda sofreu com saques e residentes sem eletricidade e serviços de comunicação.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza nesta terça-feira a primeira audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição que criminaliza o porte e a posse de drogas. O relator da PEC, senador EFRAIM FILHO disse à que o texto deve ser votado pela CCJ após três audiências. A ideia é levar a proposta para análise do plenário ainda novembro. A proposta que criminaliza porte e posse de drogas, independentemente da quantidade e da substância, é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO e foi apresentada em setembro como resposta ao Supremo Tribunal Federal. O STF julga uma ação sobre o tema. O julgamento foi suspenso em agosto, com o placar em 5 a 1 a favor da descriminalização do porte de maconha para uso próprio, após pedido de vista do ministro ANDRÉ MENDONÇA.
Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação em 2023, que passou de quatro virgula 65 para quatro vírgula 63 por cento. A informação consta no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Com a queda, a estimativa dos analistas para a inflação de 2023 continuou abaixo do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional. Para 2024, a estimativa de inflação subiu de três virgula 87 para três virgula 90 por cento na última semana. No próximo ano, a meta de inflação é de três por cento. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2023, o mercado financeiro reduziu a previsão de crescimento de dois e 90 para dois e 89 por cento.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central define, na próxima quarta-feira, a taxa básica de juros, a Selic. Na sétima reunião de 2023, que começa amanhã, a expectativa é que o órgão reduza a taxa dos atuais 12 virgula 75 ao ano para 12 virgula 25 por cento. Este deverá ser o terceiro corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário. Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas. Os membros do Copom já previam cortes de meio ponto percentual nas reuniões do segundo semestre. Na ata do último encontro, em setembro, o órgão manteve a avaliação que esse é o ritmo adequado para manter a política monetária necessária para controlar a inflação.
O Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 10 de novembro a retomada do julgamento da ação que questiona a constitucionalidade das aposentadorias pagas aos ex-governadores de Santa Catarina e outros cinco estados. O processo foi movido pela Procuradoria Geral da República, em 2020. A ação estava paralisada desde junho, por um pedido de vista do ministro DIAS TOFFOLI. Em Santa Catarina, sete ex-governadores recebem aposentadorias de 37 mil reais por mês. Na folha do Governo do Estado, são chamadas de “aposentadorias especiais” e correspondem a períodos de governo que vão de oito anos a apenas nove meses. São mais de três milhões de reais por ano. O benefício foi suspenso no Estado por uma PEC, proposta pelo deputado PADRE PEDRO e aprovada pela Alesc em 2017. Desde então, os governadores que deixam o cargo não têm mais direito à aposentadoria.
Santa Catarina registrou a segunda maior expansão da atividade econômica entre os estados, no oitavo mês do ano, ficando atrás somente do Paraná. A economia catarinense expandiu zero virgula nove por cento em relação a julho, na série livre de efeitos sazonais, enquanto a média nacional teve recuo de zero virgula oito no mesmo período, segundo análise do Observatório FIESC. O crescimento tem a contribuição do setor agropecuário, principalmente pela alta produção de grãos, comparada à safra anterior. O cultivo de milho, por exemplo, teve aumento na produção, a soja registrou expansão da área plantada e a pecuária apresentou bom desempenho. De acordo com os dados da Cidasc, de janeiro a agosto, o estado teve alta de quatro e meio por cento no volume de frangos destinados ao abate, em relação ao mesmo período de 2022.
Diante da quinta onda de chuvas fortes e novas enchentes em Santa Catarina o governador JORGINHO MELLO anunciou a limpeza de rios e dragagens neste domingo. O pronunciamento foi feito após o chefe do executivo voltar de viagem oficial ao Panamá. De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a chuva deste fim de semana foi acima do esperado, principalmente no Extremo-Oeste e Planalto Norte. Os maiores volumes, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira com 215 milímetros e Itaiópolis com 187 milímetros. Diante da centésima enchente em Blumenau e da nova previsão de chuva forte em Santa Catarina, o governador anunciou medidas voltadas para a prevenção de enchentes.
O último dia da Extenoleite 2023 foi marcado por muitas atrações neste domingo, em Santa Helena. Pela manhã foi realizada a premiação dos vencedores do torneio leiteiro, com o tradicional banho de leite. O torneio foi dividido nas categorias principais Jersey e Holandesa, com as subcategorias jovem e adulta. Na categoria Holandesa adulta, o primeiro lugar foi para VILMAR LUIZ TURCATTO, enquanto o segundo e terceiro lugar ficaram com ARLEI SCHWERTNER. Na categoria Holandesa jovem, ARLEI SCHWERTNER foi quem ficou com o primeiro lugar. SIDINEI LAZAROTTO se destacou com vitórias nas categoria Jersey adulta e jovem e ARLEI SCHWERTNER foi o campeão da categoria Jersey jovem. O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, destacou que os vencedores contribuem notavelmente com a excelência e qualidade na produção de leite.
Já na tarde deste domingo, pessoas de toda a região prestigiaram a feira, que teve como grande atrativo, o desfile de mais de 60 cães no ginásio da Escola de Educação Básica Santa Helena. Na Extenocão 2023, os cães e seus tutores desfilaram à frente dos jurados, que analisaram critérios como a obediência, beleza, melhor performance na passarela, melhor fantasia, cão mais parecido com o dono, cão mais travesso, cão mais engraçado e cão mais tímido. Os vencedores das oito categorias receberam troféus e premiação em dinheiro, do primeiro ao oitavo colocado. A programação da Extenoleite 2023 encerrou na noite de ontem com grande público no show nacional de Hugo e Tiago, que foi transferido da noite de sábado para este domingo, devido às intensas chuvas. Também teve baile com a Banda Legal.
Município incentiva capacitações com disponibilidade de 23 cursos. Programações prosseguem nos últimos meses do ano. A Secretaria da Agricultura de Tunápolis iniciou em 2022, a oferta de grande variedade de cursos no meio rural. As capacitações ocorrem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, Senar, Epagri e escolas, contemplando diferentes atividades. Conforme a Secretária de Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT, o município conseguiu a aprovação de 23 cursos, porém, nem todos tiveram adesões suficientes para a formação de turmas e não foram colocados em prática. Ela destacou que algumas atividades prosseguem e com bons resultados nas metas que foram estabelecidas. O foco está em diferentes áreas, incluindo econômico, social, tecnológico, ambiental, assistência técnica e gerencial para gado de corte e pecuária de leite, horta, jardinagem, culinária, crochê e ervas medicinais.
Agricultura de Tunápolis prossegue com atividades nos programas Mais Serviços, Horas Máquinas e Melhoramento Genético. A Secretária, DIRCELEI ARENHARDT, informou que a pasta pela qual é responsável segue com suas atividades nos programas de incentivos e cursos, em parceria com o Senar. A Secretária de Agricultura de Tunápolis salientou que em 2024 vai entrar em vigor a exigência da nota eletrônica. DIRCELEI ARENHARTD comentou que Tunápolis também possui atenção especial para capacitações com as mulheres produtoras rurais. O objetivo é proporcionar capacitações que incluem cuidados com a saúde preventiva, além de possibilitar que as mulheres tenham maior influência nas ações dentro das propriedades agrícolas.
Itapiranga enfrenta a terceira cheia do Rio Uruguai durante o mês de outubro e ainda tem agravantes. Produtores rurais contabilizam prejuízos gigantescos com o temporal da madrugada do último sábado. Durante esta semana, o município vai aprofundar o debate para a decretação de Situação de Emergência. Conforme o Secretário de Agricultura, EUSÉBIO TAVARES FILHO, o assunto será debatido com a Defesa Civil e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O Secretário explicou que o Conselho e a Defesa Civil contam com representantes da Epagri, Cidasc, Sindicatos e diversas entidades que representam diferentes setores. TAVARES comentou que durante a semana, será possível dimensionar melhor os prejuízos com o temporal que destruiu completamente lavouras de milho e fumo nas comunidades de Coqueiro, Santo Antônio e Conceição, na região de fronteira com a Argentina.
O Secretário de Agricultura de Itapiranga comentou que as lavouras de fumo costumam ter seguro, porém, nas plantações de milho, o prejuízo é total na maioria das propriedades. O temporal com chuva, granizo e vento forte foi devastador. Agricultores relatam prejuízos acima de 100 mil reais e a soma de todas as propriedades deve atingir valores extremamente altos. De acordo com EUSEBIO TAVARES FILHO, o município está atento para auxiliar no que for possível. Ele lamentou que o último decreto de situação de emergência, que foi aprovado nos governos estadual e federal, não gerou nenhum benefício aos atingidos pelas rigorosa estiagem, que castigou a região por três anos. Com as intensas chuvas, o Rio Uruguai apresentou nova elevação de nível e ultrapassou os oito metros neste domingo, interrompendo diversas pontes no interior de Itapiranga. A barca também interrompeu a travessia durante a noite de domingo e retomou na manhã de hoje.
Já a travessia da barca no Rio Uruguai entre Mondaí e Vicente Dutra segue interrompida nesta segunda-feira. O trabalho foi suspenso na manhã de ontem, devido à elevação do nível da água e a forte correnteza. Nesta segunda, o nível do Rio ainda está cerca de seis metros acima do normal e com isso, a travessia de pedestres com a lancha também não está sendo feita, pois a descida de madeiras rio abaixo torna a navegação menos segura. O sócio proprietário da empresa Navegação Porto Feliz, GUILHERME PISETTA, informou que o serviço será retomado com segurança quando o volume de água baixar. Não há registro de outros transtornos por causa da cheia do Rio Uruguai em Mondaí.
O Município de Descanso finalizou o processo licitatório para uso de terrenos e pórticos na área industrial. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, PAULO LAUXEN, a administração municipal resolveu as pendências com ajuda jurídica e técnica. Ele destacou que o município tem muitos terrenos parados que podem ser usados pelas indústrias para gerar renda e empregos. Ressaltou que o primeiro processo licitatório foi concluído recentemente e que a assinatura do contrato com as duas empresas vencedoras vai ocorrer em até 20 dias. LAUXEN frisou que as empresas terão prazo de seis meses para começarem a construir e 18 meses para entrarem em funcionamento na área industrial.
PAULO LAUXEN enfatizou que com as pendências resolvidas, o governo municipal planeja criar mais duas áreas industriais, em Descanso. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município disse que a assinatura do contrato com as empresas que venceram esse primeiro processo licitatório está prevista para ocorrer em até 20 dias, se não houver obstáculos a serem perpassados durante o processo. Conforme LAUXEN, também será feita a regularização das áreas já ocupadas pelas empresas dentro de 30 dias, para que elas possam ser incorporadas junto às novas escrituras.
O plano de reestruturação da antiga Laticínios Mondaí, que se arrastava há cerca de 10 anos, foi votado e aprovado pelos credores na última quinta-feira, 19 de outubro. Conforme o gestor da empresa, agora denominada Laticínios Santa Catarina, RENATO BRAATZ, o plano foi aprovado pela ampla maioria dos credores e já permitiu a liquidação de 55 milhões em dívidas, por meio de acordos com os bancos e venda do seu patrimônio familiar. Ele observou que essa foi uma das maiores recuperações judiciais aprovadas em Santa Catarina e demonstrou felicidade pelo desfecho favorável. BRAATZ destacou que agora o foco é retomar as atividades no parque industrial, mas pontuou que para isso, será necessário fazer altos investimentos na fábrica para viabilizar a retomada da produção no local.
RENATO BRAATZ explicou que inicialmente a ideia é trabalhar com empresas terceirizadas para a colocação de um produto no mercado com a marca da Laticínios Santa Catarina. Enquanto isso, a nova gestão ficará responsável pela captação do leite e pelos insumos. O gestor citou que isso deve ocorrer entre o final deste ano e o início de 2024, enquanto toda a indústria deverá estar reestruturada e produzindo uma ampla gama de produtos lácteos até a metade do ano que vem. BRAATZ citou a existência de dívidas com os trabalhadores, as quais deverão ser pagas ainda neste ano. Já os produtores que forneciam leite para a antiga Laticínios Mondaí deverão receber os valores em atraso no decorrer do próximo ano.
O gestor da Laticínios Santa Catarina disse que entende a preocupação de muitos trabalhadores e produtores em receber os valores pendentes e afirmou que a situação ficou à mercê da Justiça durante vários anos, sendo que agora, por meio da retomada das atividades, será possível honrar os compromissos assumidos com diversas categorias nas assembleias comunitárias. RENATO BRAATZ pontuou que a nova gestão da empresa está trabalhando para tornar a Laticínios Santa Catarina altamente lucrativa, e desta forma, atrair recursos para fazer os investimentos necessários e pagar todas as dívidas pendentes.
Um casal foi preso por tráfico de drogas em Itapiranga na noite da última sexta-feira, por volta das 21h45. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição fazia rondas pela Rua 1° de Maio, quando visualizou um carro estacionado com três ocupantes, sendo um casal e uma criança. Enquanto era feita a abordagem, os policiais viram um homem saindo de uma escadaria, onde há uma casa de fundos, e este, ao perceber a presença da polícia, agiu de forma suspeita, tentando mudar de direção. Os policiais fizeram a abordagem do homem e constataram informações divergentes das repassadas pelo casal que estava no carro. Durante busca pessoal no abordado, foi encontrado em um dos bolsos da calça, uma bucha de cocaína e um torrão de maconha. Enquanto faziam o boletim de ocorrência, os policiais visualizaram outro homem indo e direção a casa dos fundos. Ele também foi abordado pelos policiais e disse ser o proprietário da residência.
O proprietário da casa possui várias passagens policiais por tráfico de drogas. Junto com ele foi encontrado um aparelho de telefone celular e 50 reais em espécie. Na residência, acompanhados do abordado, os policiais viram uma mulher, a qual reside no local junto com o homem, tirando objetos do bolso e escondendo em alguns tijolos. Naquele local foram localizadas sete de buchas de cocaína, sendo a embalagem semelhante a que foi apreendida com o usuário momentos antes. No interior da casa, ainda foi localizado ao lado da cabeceira da cama, dentro de um livro, várias notas fracionadas de valores distintos e em outro cômodo do roupeiro, mais um torrão grande de maconha. Ao todo, foram apreendidas sete buchas de cocaína, 588 gramas de maconha, 968 reais em dinheiro e quatro aparelhos de telefone celular. O homem de 18 anos e a mulher de 35 anos foram presos, conduzidos e entregues na Delegacia de São Miguel do Oeste.
Um homem, suspeito de tentar matar uma mulher a golpes de faca, foi preso pela Polícia Militar na noite da última sexta-feira, em Guaraciaba. O crime aconteceu por volta das 21h30 no Bairro Santa Terezinha. O homem desferiu golpes de faca na vítima e fugiu logo em seguida. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Durante rondas para localizar o autor, as guarnições foram informadas que ele havia retornado para casa. A PM foi até o local e prendeu o suspeito de 21 anos pelo crime de tentativa de feminicídio. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, um vizinho da vítima ouviu um pedido de socorro que vinha da residência ao lado. Ele foi verificar o que estava acontecendo e, ao entrar na casa, presenciou um homem debruçado sobre a vítima com uma faca.
O agressor, ao perceber a presença de testemunhas, fugiu do local com a faca em punho. Os bombeiros foram chamados e levaram a mulher ferida para o Hospital São Lucas. Em razão da gravidade dos ferimentos, ela foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo a PM, a mulher, de 21 anos, recebeu golpes de faca no peito. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias também foram acionados e compareceram no local. O suspeito foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. As circunstâncias e motivações do crime serão investigadas pela Polícia Civil.
Um estabelecimento comercial foi parcialmente destruído por um incêndio na tarde deste sábado, em Guaraciaba. O fogo começou por volta das 17h e atingiu uma edificação comercial do ramo de refrigeração, de aproximadamente 80 metros quadrados. Não havia ninguém no local na hora do sinistro. Segundo os bombeiros, o provável foco inicial foi em um local onde havia geladeiras depositadas. O espaço também tinha diversos cilindros de gazes inflamáveis. Quando os bombeiros chegaram no local, já havia fumaça saindo pela cobertura do prédio. As chamas estavam localizadas na lateral esquerda da edificação. A equipe gastou cerca de dois mil e 500 litros de água para combater as chamas e fazer o rescaldo. A fuligem atingiu toda parte interna da edificação. O pavimento inferior, que é utilizado como residência, foi atingido com a água utilizada no combate ao fogo.
Uma colisão traseira entre carro e moto foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste no início da tarde deste domingo, na SC-496, em Santa Helena. O acidente envolveu um Corsa, dirigido por uma mulher, de 29 anos, que acabou colidindo na traseira de uma moto Honda CB500R, que era conduzida por um homem, de 44 anos. A motorista do carro não teve ferimentos e o condutor da moto sofreu lesões leves, sendo conduzido ao Hospital de Tunápolis para atendimento. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, a motocicleta acabou sendo removida ao pátio conveniado por não estar devidamente licenciada.
Um homem foi preso por agredir a ex-companheira na madrugada deste domingo, em Mondaí. O fato aconteceu por volta das duas horas, no centro da cidade. Ao chegar no local da ocorrência, os policiais militares conversaram com uma testemunha, a qual relatou que ouviu uma discussão e saiu na rua para ver o que estava acontecendo, momento em que viu um casal discutindo. Conforme o relato, em determinado momento, o homem deu um soco e um tapa no rosto da mulher, que caiu no chão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima, de 65 anos, para o Hospital. O autor das agressões, um homem de 52 anos, foi preso pela Polícia Militar, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil pelo crime de lesão corporal, no âmbito da Lei Maria da Penha.