De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, teve um encontro de uma hora e 15 minutos com o Papa FRANCISCO nesta sexta-feira no Vaticano. Depois do encontro, houve outros 15 minutos de socialização e tempo para tirar fotos e trocar presentes junto com outros membros da delegação dos Estados Unidos, como a primeira-dama JILL BIDEN. Nos Estados Unidos, o apoio de BIDEN a políticas que garantem o acesso ao aborto tem sido um ponto de conflito com os católicos. Ele já afirmou que, pessoalmente, ele é contra o aborto, mas que como líder eleito ele não pode impor sua crença ao Estado.
Líderes de diversas nações desembarcaram nesta sexta-feira em Roma para a reunião das 20 maiores economias do mundo, a primeira com a presença física deles desde o início da pandemia. A cúpula acontece neste sábado e neste domingona capital italiana. O grupo representa 80 por cento do Produto Interno Bruto mundial, 75 por cento do comércio global e 60 por cento da população do mundo. O encontro já apresenta duas baixas fundamentais: os presidentes da China e da Rússia, que vão participar somente por videoconferência.
Os principais temas são o clima, os problemas financeiros dos países mais pobres e a democratização das vacinas.
A agência reguladora norte-americana autorizou nesta sexta-feira que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 seja aplicada em crianças de cinco a 11 anos nos Estados Unidos. Após ser confirmada pela FDA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde dos Estados Unidos, ainda precisa dar seu aval e estabelecer os protocolos desta futura etapa de vacinação. No país, a expectativa é que este parecer dos especialistas seja o primeiro passo para, talvez já na próxima semana, começar a vacinação de um público de 28 milhões de pessoas desta faixa etária. A dose prevista para as crianças é de um terço da aplicada nos adultos.
O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, afirmou nesta sexta-feira que o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família, custará em torno de 84 bilhões e 700 milhões em 2022. O governo promete começar a pagar o Auxílio Brasil já em novembro. A previsão é que o Auxílio Brasil contemple 17 milhões de famílias e pague um benefício 20 por cento maior que aquilo que é pago atualmente no Bolsa Família. Além disso, o governo também prevê um "benefício transitório" para que as famílias recebam, até o fim de 2022, pelo menos 400 mensais. Dos 84 bilhões e 700 milhões anunciados, 34,7 bilhões já estão previstos no Orçamento de 2022 e cerca de 50 bilhões virão do espaço que será aberto caso a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios seja aprovada pelo Congresso.
O senador ALESSANDRO VIEIRA do Cidadania do Sergipe apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime pedindo uma investigação sobre a suposta prática de rachadinha no gabinete do ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, DAVI ALCOLUMBRE do DEM do Amapá que envolveria dois milhões de reais. Uma denúncia publicada nesta sexta-feira por uma revista semanal traz entrevista com seis ex-funcionárias do gabinete de ALCOLUMBRE. Elas afirmam que foram contratadas para cargos, mesmo sem capacitação técnica, com salários que variavam de quatro a 14 mil reais. Segundo as mulheres, os valores não eram pagos integralmente e a maior parte deles era devolvida.
O senador DAVI ALCOLUMBRE emitiu uma nota dessa sexta-feira sobre a acusação da prática da rachadinha no gabinete dele no Senado. Ele afirmou que está "sofrendo uma campanha difamatória sem precedentes" e negou o caso. ALCOLUMBRE disse que "nunca, em hipótese alguma, em tempo algum” tratou ou se envolveu nos fatos mencionados e que somente tomou conhecimento por ocasião da reportagem. ALCOLUMBRE afirmou que tomará "as providências necessárias para que as autoridades competentes investiguem os fatos". O senador alegou que tem sido alvo de ataques. O STF ainda não se manifestou sobre a notícia-crima contra o senador.
A Secretaria de Estado da Agricultura tomou conhecimento de um novo golpe que vem sendo aplicado aos prefeitos e secretários municipais de Santa Catarina, pedindo o valor do frete para fazer o transporte de insumos agrícolas. Segundo as informações preliminares, prefeitos e secretários municipais de agricultura têm recebido o contato, via Whatsapp e ligações, de uma pessoa que se apresenta como funcionário da Secretaria da Agricultura. O indivíduo solicita o valor do frete para fazer o transporte de calcário e fertilizante da Secretaria de Estado. Em nota, a Secretaria informou que está tomando todas as medidas cabíveis junto às autoridades policiais a fim de identificar o autor do crime.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, confirmou que irá sancionar o polêmico projeto do ensino domiciliar, também chamado de homeschooling. O tema foi aprovado nesta quarta-feira. Em entrevista para uma emissora de TV, MOISÉS afirmou que isso não significa a possibilidade de se manter e fomentar a educação presencial, mas o projeto contempla exatamente a excepcionalidade. O Ministério Público e diversas entidades de educação são contrários. O ensino domiciliar permite que pais possam ser responsáveis pelo ensino dos estudantes, podendo optar pela educação escolar ou no espaço de casa. Entretanto os tutores precisam ter conhecimento pedagógico, entre outras exigências. O Ministério Público emitiu parecer afirmando que é competência da união legislar sobre as bases da educação.
Santa Catarina acompanhou a decisão conjunta dos estados brasileiros e vai congelar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços no preço de combustíveis pelos próximos 90 dias. A decisão foi tomada nesta sexta-feira em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária que reúne os secretários estaduais de Fazenda. Atualmente, o preço da gasolina passa de seis reais e 50 centavos o litro na maioria das cidades catarinenses. O que foi decidido pelo Confaz é que haverá o congelamento por 90 dias do chamado "preço médio ponderado ao consumidor final". É sobre esse preço médio que incide o ICMS. Segundo o governo, o objetivo do congelamento do preço médio ponderado, sobre o qual incide o ICMS, é tentar manter os preços nos valores vigentes entre primeiro de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão divulgou ontem uma pesquisa inédita mostrando que 74 por cento dos entrevistados ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. A Kantar Ibope Media consultou presencialmente mil e 200 pessoas no estado, no período de primeiro a 12 de junho. A divulgação foi durante evento realizado no Hotel Lang Palace, em Chapecó. O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA participou do encontro. Os dados da pesquisa revelam, ainda, que 66 por cento dos entrevistados afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, com uma divisão equilibrada entre os gêneros: 56 por cento masculino e 44 por cento feminino. BALDISSERA disse que o rádio é muito forte, mas ficou impressionado com os índices de audiências confirmados na pesquisa Ibope.
O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, afirmou que o rádio é um veículo cada vez mais presente na vida das pessoas e que soube se adaptar as novas tecnologias. A pesquisa Kantar Ibope produzida a pedido da Acaert apontou que 43 por cento das pessoas ouvem rádio todos os dias, com destaque para o tempo dedicado ao meio: 44 por cento afirmaram ouvir rádio pelo menos duas horas por dia. A pesquisa indica ainda que entre os ouvintes, 94 por cento ouvem a programação das emissoras no dial e 14 por cento na internet. O detalhe é que o público que consome o rádio pela internet prefere os períodos da tarde, noite e madrugada. 67 por cento ouvem o rádio em aparelhos comuns, 39 por cento no carro e 17 por cento no celular.
Músicas e notícias são os produtos mais consumidos pelos ouvintes de rádio em Santa Catarina. Segundo a pesquisa Kantar Ibope Acaert, sobre o conteúdo consumido, a música aparece em primeiro lugar na preferência com 79 por cento das indicações e as notícias vem logo depois com 58 por cento seguido do esporte futebol com 28 por cento das respostas. A pesquisa da ACAERT ressalta que 87 por cento dos entrevistados consideram o rádio importante no seu dia a dia, seja para fazer companhia, ouvir música ou se inteirar das informações da cidade e região. Outro dado importante da pesquisa é que 89 por cento dos pesquisados lembram de ter ouvido algum comercial nos últimos 30 dias. Para o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, esses dados mostram a força que o rádio tem na comunidade.
Anchieta investe na construção de atrativos turísticos. Investir no turismo e em atrativo turístico representa calcular o potencial de uma atividade econômica que contribui para a movimentação de vários setores do município. Com esse intuito a Administração Pública Municipal de Anchieta, tem dedicado atenção especial ao turismo nos últimos anos. Uma das novidades será concretizada por meio do Programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae. De acordo com a agente de desenvolvimento, GREICI ZANELLA, estão previstas construções de três portais temáticos em locais estratégicos, com objetivo de atrair visitantes e destacar as potencialidades do município.
A intenção com os portais é retratar a sustentabilidade e a história de Anchieta. Eles terão representatividade para o passado, o presente e o futuro. Pela parceria com o Sebrae também serão desenvolvidos projetos de paisagismo da cidade e de revitalização da Praça Municipal. De acordo com a agente de desenvolvimento, a princípio a sugestão é de que os portais sejam esculpidos nas laterais das rodovias estaduais. "Serão espaços nos quais as pessoas poderão conhecer um pouco da história do município, contemplar as paisagens da natureza e realizar registros fotográficos", esclareceu GREICI.
Foco dessa proposta é beneficiar o desenvolvimento do município. Para o prefeito IVAN CANCI o turismo é essencial para desenvolver a economia da região e para integrar as atividades econômicas existentes, seja no setor da agroindústria, da agricultura familiar, da indústria e do comércio ou numa nova atividade que passa pela cultura, pela história e pela natureza. "Investir no turismo é uma oportunidade de desenvolver de maneira equilibrada e sustentável os municípios", afirma o chefe do executivo.
Anchieta tem necessidade de edificar empreendimentos que promovam a qualidade de vida e experiências únicas aos visitantes. CANCI enfatiza que a região extremo oeste catarinense tem grande potencial para receber os turistas e conquistá-los com os atrativos consolidados e as belezas naturais. O Sebrae foi fundamental nesse processo por trazer conhecimentos sobre estratégias de planejamento, de apoio ao município e da integração regional. “A instituição tem sido a mola propulsora do turismo regional, principalmente por sua expertise e pelo compromisso com o desenvolvimento territorial", enfatiza o prefeito.
Outubro Rosa: Hospital realiza bate papo sobre saúde da mulher
Com o tema “Juntas somos mais fortes”. A Fundação Hospitalar São Lourenço realizou, em alusão ao Outubro Rosa, um bate papo com o médico ROGÉRIO SCARIOT. O encontro, que aconteceu no auditório da entidade hospitalar e tratou sobre a saúde da mulher, reuniu as profissionais da entidade hospitalar e as alunas do curso técnico em enfermagem da Escola Geração Mais. Além de dar uma atenção especial e destacar a importância do autoexame na prevenção do câncer de mama, SCARIOT falou sobre mitos, verdades e demais cânceres que acometem as mulheres.
Segundo o médico, há muitos mitos que envolvem a saúde da mulher e que, por isso, é importante buscar informações claras e precisas. Disse também que a medicina evoluiu muito nos últimos anos e que, havendo o diagnóstico precoce, as chances de êxito no tratamento aumentam significativamente. Por isso, a dica dele é manter uma rotina de autoexame. De acordo com a psicóloga do hospital, ALINE NICOLA, a ideia da palestra é trazer informações e mostrar a importância da saúde preventiva. Ela lembra que todos os meses, de acordo com os temas, o hospital realiza atividades informativas.
“Por mais que elas sejam profissionais da área da saúde e tenham conhecimento sobre o assunto, sempre é bom promover esses momentos. É a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender ainda mais”, opina lembrando que no fim da palestra, para incentivar o público presente, o hospital sorteou um combo saúde, com uma série de exames. Além da palestra com as profissionais e trabalhadoras da saúde, a Fundação Hospitalar também se preocupou em chamar a atenção da sociedade. A mensagem foi transmitida na recepção, através de uma frase – Cuidar de si é a maior prova de amor – e um laço rosa.Agora, para o Novembro Azul, quando o foco é a saúde do homem, a entidade hospitalar planeja um evento voltado para esse público.
Saúde pública de Campo Erê vai funcionar normalmente na segunda-feira. A responsável pelo setor - ROSALVA BOLIGON, explica que não será feito ponto facultativo, e as unidades de saúde do município vão atender o dia todo. A exceção são as consultas de urgência e emergência, feitas em Pato Branco através do CONIMS – Consórcio Intermunicipal de Saúde, que não vai funcionar na véspera do feriado. Em Pato Branco, os únicos atendimentos serão de hemodiálise, que seguem normal na segunda e mesmo na terça-feira. Durante o final de semana e no Dia de Finados, casos de emergência em Campo Erê serão atendidos no hospital Santo Antônio, que é conveniado com a prefeitura.
Secretaria de Agricultura de Palma Sola segue trabalhando na perfuração de poços artesianos no interior. A informação é do responsável pelo setor, CLAUDINEI SCHEIN. Conforme ele, durante a semana que passou a pasta esteve fazendo a perfuração de poços. O secretário explicou que foram investidos nestes serviços cerca de 70 mil reais. Lembra que esse trabalho já estava encaminhado pelo seu antecessor, JULIANO ZANDONÁ, que hoje é secretário de Saúde. CLAUDINEI assumiu a pasta de Agricultura há cerca de 20 dias, até então ele era vereador e foi convidado para fazer parte da administração. O secretário também comentou que a prefeitura realizou um investimento para distribuição de água no interior. Está recebendo a instalação de encanamentos para distribuição de água a Linha Santa Lúcia.
Sobre a patrulha agrícola, o secretário de Agricultura de Palma Sola disse que é necessário adquirir novos equipamentos para suprir a demanda. CLAUDINEI citou a colheitadeira e ensiladeiras como as principais máquinas que devem ser compradas. Por enquanto, a secretaria conta com a terceirização de equipamentos para auxiliar nos serviços. SCHEIN destacou que a prefeitura de Palma Sola subsidia uma quantidade determinada de horas para evitar problemas nos serviços de silagem. O secretário explicou que muitos agricultores realizam dois plantios, o que gerou um certo problema no município. Sendo que é necessário criar programas para atender a demanda.
Chuva de granizo causa prejuízos no interior de Palma Sola. O fato foi registrado na Linha Triches, interior do município. Conforme a internauta, foram cerca de 30 minutos de chuva de granizo que destruíram hortas e lavouras de milho. Na tarde de ontem, a Defesa Civil havia emitido um alerta para a possibilidade de temporais para o Extremo-Oeste. Conforme relatos de agricultores, a chuva de granizo iniciou por volta das 14 horas e durou cerca de 30 minutos. Uma agricultora da comunidade disse que durante a chuva de granizo havia rajadas de vento. Ela comentou que durante sua vida não tinha visto algo parecido. Houve danificação na lavoura de milho.
Motorista bate em animal na SC-305. A guarnição do posto17 da Polícia Rodoviária Estadual atendeu a um acidente de trânsito ocorrido por volta das 22 horas e 20 minutos de ontem, na SC-305 no município de Campo Erê. Foi um atropelamento de animal envolvendo um veículo Fiat Strada de Xanxerê, conduzido por um homem de 33 anos que saiu ileso. No veículo foram registrados danos de pequena monta.
Homem é preso acusado de agredir a esposa. Por volta Das 19 horas e30 minutos de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro foi chamada para atender uma ocorrência de violência doméstica na cidade. Conforme a informação, um homem estaria agredindo a esposa e ameaçando os demais familiares. No local, a equipe constatou que já havia atendido outras ocorrências envolvendo o mesmo autor e a mesma vítima. A mulher disse aos policiais que estava com medo de representar contra o marido e sofrer novas agressões.
Uma filha do casal decidiu representar criminalmente contra o pai. Ela disse ter presenciado todas as agressões e violência psicológica sofrida por sua mãe e que ela também se sente molestada por palavras ameaçadoras de morte. De acordo com a PM, ao receber voz de prisão, o homem correu para dentro de casa e tentou pegar uma faca em cima de uma mesa, mas foi contido e dominado pelos policiais. O homem foi preso e entregue na décima nona subdivisão de polícia em Francisco Beltrão.