ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-09-2021 Quinta-feira

-SENADO APROVA PROJETO QUE FLEXIBILIZA LEI DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

-PROJETO RECRIA LOTERIA ESTADUAL PARA CUSTEAR PROGRAMA DE MORADIA EM SC

-CORRIDA SOLIDÁRIA É ORGANIZADA EM PROL DE CRIANÇA COM DOENÇA DEGENERATIVA

-BELMONTE REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DESCARTE DE LIXO

-ESCOLA DO INTERIOR DE DESCANSO LANÇA PROJETOS EDUCATIVOS

-PREFEITO DESTACA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E PROJETOS DE CALÇAMENTO

-SETE AUTORES DE FAZER FAMÍLIA REFÉM DURANTE ASSALTO NA REGIÃO SÃO CONDENADOS

-IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DE ACIDENTE ENTRE CARRO E CARRETA NA SC-163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Vale anunciou na manhã desta quarta-feira que todos os 39 funcionários que ficaram presos na mina subterrânea Totten, no Canadá, foram resgatados e estão em superfície. Em um comunicado, a empresa informou que o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem. Os 39 empregados ficaram presos no domingo, após um acidente que danificou o elevador que transporta os funcionários para dentro e para fora da mina subterrânea, que produz níquel. No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e mil e 200 metros. Eles precisaram saíram da mina por meio de um sistema de escada de saída secundária.


A Justiça da França declarou nesta quinta-feira o ex-presidente NICOLAS SARKOZY culpado por financiamento ilegal de campanha, por ter excedido o limite de gastos autorizados nas eleições presidenciais de 2012. A pena ainda não foi divulgada. A Promotoria pediu um ano de prisão para o ex-presidente, incluindo seis meses em regime fechado, e multa. Foram gastos 42 milhões e 800 mil euros na eleição de 2012, quase o dobro do limite legal. Essa foi a segunda condenação de SARKOZY, que em março foi sentenciado à prisão por corrupção tráfico de influência. Ele não compareceu ao julgamento.


O Equador declarou nesta quarta-feira estado de exceção para o sistema penitenciário, que está em crise devido à superpopulação e à violência entre gangues do narcotráfico. Na última terça-feira, um motim em uma das prisões do porto de Guayaquil deixou mais de 100 presos mortos e 52 feridos. Em fevereiro, ocorreram distúrbios simultâneos em quatro prisões de três cidades equatorianas, nos quais morreram 79 presidiários, vários deles decapitados. O estado de exceção permite ao Poder Executivo suspender direitos e usar a força pública para restabelecer a normalidade.


O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que flexibiliza a Lei de Improbidade Administrativa e dificulta a condenação de agentes públicos. O texto-base foi aprovado por 47 votos a 24. Em seguida, houve a rejeição de quatro e a aprovação de um dos cinco destaques apresentados. A Lei da Improbidade Administrativa trata das condutas de agentes públicos que atentam contra princípios da administração pública, promovam prejuízos aos cofres públicos e enriqueçam ilicitamente, se valendo do cargo que ocupam. Uma das principais alterações estabelece que, para a condenação de agentes públicos, será exigida a comprovação de dolo, ou seja, da intenção de cometer irregularidade. A proposta foi alterada no Senado e, por isso, terá de ser analisada e votada novamente pelos deputados.


O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse que a Casa vai analisar a criação de um fundo para conter a alta nos combustíveis. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o deputado comentou que essa medida pode proporcionar “um conforto” para as oscilações nos valores de venda de gasolina, óleo diesel e etanol hidratado, que variam de acordo com o preço do dólar e do barril de petróleo. De acordo com LIRA, ainda não há uma proposta finalizada de como funcionará esse fundo. O presidente da Câmara informou que vai convidar governadores, secretários estaduais e representantes da Petrobras para discutir qual é a melhor forma de instituir esse instrumento e como ele seria financiado.


A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que vai destinar 300 milhões de reais para a criação de um programa social de apoio a famílias de baixa renda para compra de insumos essenciais, durante 15 meses, com foco no gás de cozinha. A verba foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal. De acordo com a companhia, o formato do programa está em fase final de estudos, assim como a definição do critério de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e a busca de parceiros para captação de investimentos. Ainda não está claro como se dará esse auxílio e os critérios para as pessoas receberem o benefício. Existe a possibilidade de um fundo ser criado para que outras empresas participem do projeto, informou a Petrobras.



O Governo do Estado encaminhou a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022. De acordo com a estimativa, a receita total de Santa Catarina em 2022 deverá alcançar 37 bilhões e cem milhões de reais. Contudo, com as deduções constitucionais e legais, o valor projetado da Receita Líquida Disponível é de R$ 24 bilhões e 600 milhões de reais, um crescimento previsto de 20 vírgula 37 por cento em relação à receita orçada para o exercício de 2021. A previsão de investimentos em Infraestrutura para o próximo ano é de um bilhão e 600 milhões de reais, um crescimento de 78 vírgula 54 por cento em relação a LOA de 2021. Para a educação são sete bilhões e meio e para a saúde o investimento será de quatro bilhões e 500 milhões de reais.


Pelo oitavo mês consecutivo, Santa Catarina registrou saldo positivo na oferta de postos de trabalho. O Estado criou no mês de agosto 20 mil 305 novas vagas e, no ano, acumula 158 mil 946. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. Em agosto, todos os setores tiveram saldo positivo em Santa Catarina. Os destaques ficaram com os serviços com nove mil 621 e a indústria fechou o mês com saldo de seis mil 141.O comércio criou dois mil 982 postos de trabalho, a construção gerou mil 408 e a agropecuária, 153. No ano, entre os destaques da indústria está o setor de têxteis e confecções, que gerou mais de 19 mil empregos.


Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto que institui o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza. O gerador de recursos para o modelo será a exploração de modalidades lotéricas por parte do governo do Estado. A proposta do Fundo Social com a recriação da loteria estadual foi enviado na última semana ao Legislativo pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Segundo a justificativa do Executivo, o resultado líquido obtido a partir da nova criação e da exploração do jogo"deverá ser utilizado no custeio de ações de combate e erradicação da pobreza,prioritariamente em habitação". Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, após a aprovação do projeto na Alesc, o governo fará a contratação de empresas que serão as responsáveis por aplicar as loterias.


-CORRIDA SOLIDÁRIA É ORGANIZADA EM PROL DE CRIANÇA COM DOENÇA DEGENERATIVA

-BELMONTE REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DESCARTE DE LIXO

-ESCOLA DO INTERIOR DE DESCANSO LANÇA PROJETOS EDUCATIVOS

-PREFEITO DESTACA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E PROJETOS DE CALÇAMENTO


Chuvas regulares favorecem para a manutenção das estradas. O diretor da Secretaria de Transportes e Obras de São João do Oeste, JOSÉ SCHNEIDER, comemora o clima favorável para manutenção de estradas do interior do município. Ele destaca que a equipe mantém as três patrolas da prefeitura em ação de forma contínua. Segundo o diretor, a situação das estradas é de boas condições, devido a ações realizadas em todos os perímetros do município. Ele reconhece alguma demanda reprimida em melhorias de acessos a propriedades agrícolas. Para esta solução é preciso investir mais em escavadeiras hidráulicas, patrolas, rolo compactador e retroescavadeira. SCHNEIDER informa que o município terá altos investimentos em máquinas. São duas máquinas que devem ser entregues ainda este ano com recursos provenientes de emendas parlamentares e ainda será comprada máquina com recursos próprios.


O município já realizou leilão de máquinas e veículos usados pensando na renovação da frota em diferentes setores. JOSÉ SCHNEIDER também reconhece a importância dos serviços terceirizados. São João do Oeste tem recorrido com frequência a empresas terceirizadas para atender a demanda de serviços no meio rural. O diretor afirma que será preciso contratação de mais operadores de máquinas para agilizar a prestação de serviços. Processo seletivo será realizado somente em 2022. SCHNEIDER chama atenção que ocorre alto investimento e também grande volume de serviço na comunidade de Vale Pio, com alterações significativas no leito da estrada. Estão sendo feitas escavações para colocar rede de água e de energia elétrica para novo sistema de captação de água de Vale Pio até a Estação de Tratamento de Água em Beato Roque.


Ao contrário do que diz o ditado popular, de que a vacinação contra a raiva deve ser realizada somente em agosto, no chamado “mês do cachorro louco”, a vacinação pode ser realizada em qualquer período do ano. A afirmação é do médico veterinário ALEXANDRE BARROS, de Iporã do Oeste, que explica que o mito do mês do cachorro louco surgiu antigamente, quando as condições climáticas faziam as cadelas entrarem no cio durante o mês de agosto, e por esse motivo, aconteciam as brigas entre os animais. BARROS salienta que o calendário de vacinação antirrábico deve ser cumprido a partir dos quatro meses do animal, com reforço anualmente, independente do mês. Conforme ele, se a vacinação for realizada em janeiro, o animal deve receber o reforço no mês de janeiro do próximo ano. Ele enfatiza que a raiva é uma doença altamente letal e é causada por um vírus.


Segundo o médico veterinário, quando um animal tiver contato com o vírus, o período de encubação é de 15 dias a dois meses, mas geralmente em 10 dias ele já apresenta os primeiros sintomas. ALEXANDRE BARROS acrescenta que em decorrência do problema causado pelo vírus no cérebro dele, o cachorro ficará agressivo e salivará em excesso. Em quase todos os casos, a evolução da doença se torna letal. BARROS lembra que os animais podem transmitir a doença aos humanos, e sintetiza que quando um humano está contaminado, os primeiros sintomas são de febre, dor de cabeça e salivação excessiva. Os custos da vacina variam entre trinta a sessenta reais, e todas as agropecuárias e clínicas veterinárias podem realizar a vacinação.


ALEXANDRE BARROS cita que muitos proprietários ainda não consideram a vacinação importante. Segundo ele, isso acontece porque muitos animais domésticos ficam retidos dentro das casas, e os proprietários esquecem que a transmissão pode ocorrer até mesmo no quintal. BARROS salienta que todos os animais podem contrair a doença, indiferente se tem acesso a outros cães ou não. Ele frisa que os transmissores da doença não são somente cães e gatos, e por mais que a vacinação contra o vírus seja realizada somente nas duas espécies, a doença e a transmissão da raiva podem ocorrer em bois, cavalos e em outros mamíferos. O médico veterinário enaltece que há poucos casos na região e cita que as pessoas estão se conscientizando e realizando a vacinação.


A responsável pelas ações sociais para crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME), DANI FLACH, que também interpreta a personagem “Vizinha da Luci” na região de Mondaí, especifica que no feriado do Dia das Crianças será realizado em Iporã do Oeste uma corrida solidária em prol de MANUELA CARVALHO STANT, natural de Palhoça, no litoral catarinense. Ela explica que MANUELA foi diagnosticada com a doença degenerativa quando completou dois meses e desde lá a família busca apoio para conseguir o medicamento Zolgensma, que a menina precisa. DANI FLACH lembra que ele custa nove milhões e até o momento a família arrecadou 400 mil. Conforme ela, MANUELA já completou oito meses e precisa aplicar o medicamento até os dois anos. DANI FLACH sintetiza que o Dia das Crianças foi escolhido como o dia da campanha por ser considerada uma boa oportunidade para os pais ficarem com os filhos, terem uma programação diferente e ainda ajudar o próximo.


A corrida solidária está sendo desenvolvida em parceria com duas academias de Iporã do Oeste. A responsável explica que o evento está aberto também para quem preferir fazer caminhada. DANI FLACH acrescenta que a corrida solidária será dividida por categorias, e cita que haverá premiações e medalhas de participação. O valor da inscrição para adultos é vinte reais, já para crianças é de dez reais. DANI FLACH esclarece que no momento da inscrição, o interessado fará um pix, direto para a conta bancária de MANUELA CARVALHO, sendo assim, todo o dinheiro arrecadado será destinado à família da criança. Os interessados no evento poderão entrar em contado para fazer a inscrição com a DANI pelas redes sociais. De acordo com DANI FLACH, outros eventos também estão sendo desenvolvidos. Em Mondaí, por exemplo, terá um Pedágio Solidário na sexta-feira da semana que vem, dia oito de outubro. A equipe também está organizando pedágios em Riqueza e Caibi.


Uma campanha de conscientização é realizada no município de Belmonte, com o tema “Terreno do Vizinho não é Aterro”. Conforme o responsável pela Vigilância Sanitária, DANRLEI DREHMER, o município possui vários terrenos baldios. Ele explica que o principal objetivo com a campanha é diminuir a quantidade de lixo nesses locais. O responsável cita que a situação é preocupante, visto que os proprietários dos terrenos respondem pelo lixo deixado no local. Segundo DREHMER, o município também está com uma campanha sobre a dengue, pois o lixo, além de poluir, cria problemas como esse. Cita que o objetivo do projeto também é diminuir os focos do Aedes Aegypti. DANRLEI DREHMER sintetiza que será reativada campanha para coleta de materiais eletrônicos, na qual a população poderá deixar na prefeitura, e assim providenciar descarte correto.


Dois projetos foram lançados para estudantes da Escola de Educação Básica de Itajubá, no interior de Descanso. O Desperdício Zero, segundo a diretora ELISÂNGELA LORENSKI, visa a conscientização dos alunos para diminuir o desperdício de alimentos durante as refeições. A diretora salienta que o projeto será desenvolvido durante todas as refeições e explica que os professores também vão contribuir. Cada turma irá receber um recipiente identificado, no qual vão colocar o alimento que sobrar no prato. Ainda no final de cada intervalo será pesado. Já no final da semana e do mês será somado, e os responsáveis irão ver quanto desperdício teve cada turma.


Segundo a diretora, o projeto iniciará na próxima segunda-feira e acredita que trará resultados efetivamente maiores. Outro projeto desenvolvido pela escola é o de Oratória. ELISÂNGELA LORENSKI detalha que ele será trabalhado nas disciplinas de Português e Inglês. A diretora frisa que a oratória será desenvolvida para uma melhor interpretação dos alunos. Conforme ela, os estudantes já possuem aulas de leitura semanais, que agora serão seguidas de oratórias. ELISÂNGELA LORENSKI explica que os livros ou contos serão escolhidos pelos professores e enaltece que para a oratória, os alunos deverão interpretar os livros. De acordo com a diretora, para maior motivação dos estudantes, no final do ano será realizado um concurso de oratória.


O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, avalia que o município está fazendo bom trabalho nas estradas do interior. O Setor de Obras vem atendendo ultimamente as comunidades de São Jorge e Leste, até a ligação do asfalto, na divisa com a Linha Gaúcha, em Descanso. Nessa semana, se o tempo colaborar, será concluído o cascalhamento das estradas nessa região do município. Já nas comunidades de Bela União, Lajinha e Tabajara, este trabalho já foi finalizado. O prefeito belmontense admite que em um ano não é possível fazer todos os serviços inerentes ao Setor de Obras, mas ressalta o empenho da equipe. Até o final do ano, o objetivo é finalizar o patrolamento ainda em outras estradas e também fazer compactação com rolo, para em dezembro ou janeiro, no período da silagem e colheita da safra, as estradas terem boa trafegabilidade.


Uma situação que dificulta o andamento dos trabalhos, segundo JAIR GIUMBELLI, é a lei complementar 173, de 2020, relativa à Covid-19, que desde março do ano passado limita os gastos com pessoal e contratação de servidores. O prefeito observa que Belmonte está com déficit de operadores de máquinas e caminhões. Além disso, lembra que no próximo mês dois servidores terão que pegar férias, pois o período está vencendo, o que também atrasa a efetividade dos trabalhos. Na parte urbana, GIUMBELLI destaca os projetos de calçamento finalizados em algumas ruas, de três quadras da cidade, e ainda no acesso à SC 496, que já foi solicitado pelo Deinfra. Ainda nesta ou na próxima semana será lançado edital para licitação das obras de calçamento. Segundo o prefeito de Belmonte, já há garantia de recursos do deputado estadual MARCOS VIEIRA para esses trabalhos, no valor de um milhão de reais.


JAIR GIUMBELLI também menciona os recursos encaminhados pelo presidente da ALESC e deputado estadual MAURO DE NADAL, no valor de 470 mil reais. Esse montante é destinado para a Educação e será utilizado na reforma do colégio infantil Pingo de Ouro, que segundo o prefeito, não recebe reformas há muito tempo. Nos demais setores, GIUMBELLI enfatiza que os trabalhos estão sendo bem feitos. Salienta que os casos de Covid-19 seguem em baixa, enquanto na vacinação já são atendidos adolescentes de 15 anos. Com o cenário da pandemia estável no município, os encontros de idosos já estão voltando.


-SETE AUTORES DE FAZER FAMÍLIA REFÉM DURANTE ASSALTO NA REGIÃO SÃO CONDENADOS

-IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DE ACIDENTE ENTRE CARRO E CARRETA NA SC-163


Um homem, que não pode ter o nome revelado, relatou ao Portal Peperi sobre o assalto ocorreu em sua residência na noite de domingo, por volta das 21h, na Linha Vista Alta, interior de Princesa. Segundo a vítima, minutos antes do fato a família, composta por três pessoas, uma criança de quatro anos e o casal, estava se preparando para ir dormir quando alguém bateu na porta. Ele foi atender para saber quem era e foi abordado pelos marginais, quando um deles apontou a arma na cabeça e pediu para a família ficar em silêncio. Ninguém ficou fisicamente ferido. O homem relatou que foram roubados cerca de 400 reais em espécie, celular e o carro que posteriormente ao assalto foi recuperado no interior de Dionísio Cerqueira. O veículo CrossFox passou por perícia durante a tarde de terça-feira e ainda não foi liberado.


Segundo a vítima, os três bandidos aparentavam ter aproximadamente entre 20 e 25 anos de idade, sendo que um deles ficou de vigia do lado de fora da residência, outro amarrou a família e outro vasculhou a casa atrás de entorpecentes, mas não encontrou. A ação demorou em torno de dez minutos. Ele explicou que após o ocorrido, vai implantar alguns equipamentos de segurança, como câmeras de videomonitoramento. Outros detalhes sobre o assalto não podem ser reveladas devido às investigações que estão em andamento. A Polícia Civil de São José do Cedro, através do delegado SANDRO ZANCANARO, está investigando o caso. A suspeita é de que os autores sejam do município.


O Ministério Público denunciou os sete autores de fazer uma família de Anchieta refém no dia 14 de fevereiro. Os criminosos invadiram a casa armados com metralhadora, três revólveres e um facão e renderam os moradores. Na época, os homens armados arrombaram a porta da residência e levaram bens e valores avaliados em cerca de 255 mil reais. O empresário e a família ficaram em poder dos assaltantes por mais de 40 minutos, sofrendo agressões e ameaças. Os autores foram condenados por roubo, extorsão e corrupção de menores e as penas aplicadas aos sete criminosos variam de 18 a 41 anos de prisão. Segundo a promotora de Justiça, ALINE RESTEL TRENNEPOHL, o crime contou com a participação de mais duas pessoas. Um adolescente de 14 anos que ficou vigiando a rua e um homem que auxiliou no planejamento, emprestou o automóvel utilizado no assalto e depois do roubo escondeu os criminosos. Com exceção do adolescente, que está sendo processado por ato infracional e sentenciado ao cumprimento de medida socioeducativa, os sete participantes do crime foram condenados.


Na oportunidade os proprietários da residência foram agredidos com socos, coronhadas e golpes dados com a lâmina da faca, a fim de que informassem a senha de um cofre. Diante da recusa em falar a senha, os criminosos ameaçaram cortar os dedos do filho do casal. Nesse momento, o empresário disse os números, porém o cofre não abriu e o proprietário informou que um alarme soaria no depósito da residência. Os bandidos roubaram 80 mil pesos argentinos, 10 mil reais, jóias e a caminhonete da família, além de outros bens, e em seguida fugiram.


Um carreta de Itapiranga tombou na SC-305. A ocorrência foi registrada pela guarnição da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste. O acidente de trânsito ocorreu por volta das 17 horas e 20 minutos desta quarta-feira, na SC-305, em Campo Erê. Foi uma saída de pista seguida de tombamento, envolvendo caminhão trator emplacado no município de Itapiranga, que tracionava o semirreboque Randon, também emplacado em Itapiranga, conduzido por um homem de 36 anos. O motorista não teve ferimentos.


Identificada vítima fatal de acidente entre carro e carreta na SC-163. O grave acidente ocorreu por volta das 11h30 de ontem, na comunidade de Linha Beato Roque, São João do Oeste. A vítima fatal foi SELVINO STAUB, de 70 anos, morador de Linha Vale Pio, interior de São João do Oeste. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros inconsciente, com diversos ferimentos no rosto, braço e lesão no tórax. SELVINO STAUB faleceu pouco depois de dar entrada no Hospital de Itapiranga. A caroneira do carro, uma idosa de 66 anos, foi atendida com fratura na costela e conduzida ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, e em seguida ela foi transferida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A assessoria do Hospital Regional informou na manhã de hoje que a paciente está em estado estável, sob cuidados e avaliação médica. Conforme informações obtidas no local do acidente, o carro saiu do estacionamento do posto ROHR, quando colidiu no caminhão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.