ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 30/09/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Vale anunciou na manhã desta quarta-feira que todos os 39 funcionários que ficaram presos na mina subterrânea Totten, no Canadá, foram resgatados e estão em superfície. Em um comunicado, a empresa informou que o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem. Os 39 empregados ficaram presos no domingo, após um acidente que danificou o elevador que transporta os funcionários para dentro e para fora da mina subterrânea, que produz níquel. No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e mil e 200 metros. Eles precisaram saíram da mina por meio de um sistema de escada de saída secundária.

A Justiça da França declarou nesta quinta-feira o ex-presidente NICOLAS SARKOZY culpado por financiamento ilegal de campanha, por ter excedido o limite de gastos autorizados nas eleições presidenciais de 2012. A pena ainda não foi divulgada. A Promotoria pediu um ano de prisão para o ex-presidente, incluindo seis meses em regime fechado, e multa. Foram gastos 42 milhões e 800 mil euros na eleição de 2012, quase o dobro do limite legal. Essa foi a segunda condenação de SARKOZY, que em março foi sentenciado à prisão por corrupção tráfico de influência. Ele não compareceu ao julgamento.

O Equador declarou nesta quarta-feira estado de exceção para o sistema penitenciário, que está em crise devido à superpopulação e à violência entre gangues do narcotráfico. Na última terça-feira, um motim em uma das prisões do porto de Guayaquil deixou mais de 100 presos mortos e 52 feridos. Em fevereiro, ocorreram distúrbios simultâneos em quatro prisões de três cidades equatorianas, nos quais morreram 79 presidiários, vários deles decapitados. O estado de exceção permite ao Poder Executivo suspender direitos e usar a força pública para restabelecer a normalidade.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que flexibiliza a Lei de Improbidade Administrativa e dificulta a condenação de agentes públicos. O texto-base foi aprovado por 47 votos a 24. Em seguida, houve a rejeição de quatro e a aprovação de um dos cinco destaques apresentados. A Lei da Improbidade Administrativa trata das condutas de agentes públicos que atentam contra princípios da administração pública, promovam prejuízos aos cofres públicos e enriqueçam ilicitamente, se valendo do cargo que ocupam. Uma das principais alterações estabelece que, para a condenação de agentes públicos, será exigida a comprovação de dolo, ou seja, da intenção de cometer irregularidade. A proposta foi alterada no Senado e, por isso, terá de ser analisada e votada novamente pelos deputados.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse que a Casa vai analisar a criação de um fundo para conter a alta nos combustíveis. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o deputado comentou que essa medida pode proporcionar “um conforto” para as oscilações nos valores de venda de gasolina, óleo diesel e etanol hidratado, que variam de acordo com o preço do dólar e do barril de petróleo. De acordo com LIRA, ainda não há uma proposta finalizada de como funcionará esse fundo. O presidente da Câmara informou que vai convidar governadores, secretários estaduais e representantes da Petrobras para discutir qual é a melhor forma de instituir esse instrumento e como ele seria financiado.

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que vai destinar 300 milhões de reais para a criação de um programa social de apoio a famílias de baixa renda para compra de insumos essenciais, durante 15 meses, com foco no gás de cozinha. A verba foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal. De acordo com a companhia, o formato do programa está em fase final de estudos, assim como a definição do critério de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e a busca de parceiros para captação de investimentos. Ainda não está claro como se dará esse auxílio e os critérios para as pessoas receberem o benefício. Existe a possibilidade de um fundo ser criado para que outras empresas participem do projeto, informou a Petrobras.

O Governo do Estado encaminhou a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022. De acordo com a estimativa, a receita total de Santa Catarina em 2022 deverá alcançar 37 bilhões e cem milhões de reais. Contudo, com as deduções constitucionais e legais, o valor projetado da Receita Líquida Disponível é de R$ 24 bilhões e 600 milhões de reais, um crescimento previsto de 20 vírgula 37 por cento em relação à receita orçada para o exercício de 2021. A previsão de investimentos em Infraestrutura para o próximo ano é de um bilhão e 600 milhões de reais, um crescimento de 78 vírgula 54 por cento em relação a LOA de 2021. Para a educação são sete bilhões e meio e para a saúde o investimento será de quatro bilhões e 500 milhões de reais.

Pelo oitavo mês consecutivo, Santa Catarina registrou saldo positivo na oferta de postos de trabalho. O Estado criou no mês de agosto 20 mil 305 novas vagas e, no ano, acumula 158 mil 946. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. Em agosto, todos os setores tiveram saldo positivo em Santa Catarina. Os destaques ficaram com os serviços com nove mil 621 e a indústria fechou o mês com saldo de seis mil 141. O comércio criou dois mil 982 postos de trabalho, a construção gerou mil 408 e a agropecuária, 153. No ano, entre os destaques da indústria está o setor de têxteis e confecções, que gerou mais de 19 mil empregos.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto que institui o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza. O gerador de recursos para o modelo será a exploração de modalidades lotéricas por parte do governo do Estado. A proposta do Fundo Social com a recriação da loteria estadual foi enviado na última semana ao Legislativo pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Segundo a justificativa do Executivo, o resultado líquido obtido a partir da nova criação e da exploração do jogo"deverá ser utilizado no custeio de ações de combate e erradicação da pobreza,prioritariamente em habitação". Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, após a aprovação do projeto na Alesc, o governo fará a contratação de empresas que serão as responsáveis por aplicar as loterias.

Vence hoje prazo para MEI’s regularizarem seus débitos. Quem lembra é a responsável pela sala do Empreendedor de Palma Sola ALINE BELLÉ. De acordo com ela, os microempreendedores individuais tinham até o fim de agosto para regularizar suas pendências, mas foi prorrogado até hoje. Devem regularizar suas pendencias, os MEI’s que tem obrigações e tributos em atraso referentes a 2016 e anos anteriores. Caso não ocorra essa regularização entram em dívida ativa. Segundo ALINE, como MEI, o profissional passa a ser considerado autônomo e tem seu próprio CNPJ. Dessa forma, tem os direitos e deveres de uma pessoa jurídica.

O MEI dá direito a vários benefícios, porém, é necessário que tudo esteja em dia. Os microempreendedores individuais fazem o pagamento de impostos de maneira unificada Todo MEI participa do regime tributário Simples Nacional, que une guias de impostos e isenta os empreendedores de diversos tributos federais – como Cofins, CSLL, Imposto de Renda, IPI e PIS. Conforme ALINE, o microempreendedor individual em dívida com a Receita Federal não tem seu CNPJ cancelado, mas perde diversos benefícios tributários e previdenciários. Por exemplo, o MEI pode ser excluído do Simples Nacional e ter dificuldade para obter empréstimos e financiamentos. Além disso, a dívida será cobrada judicialmente e pode ter cobranças adicionais sobre o valor devido.

Caem taxas de transmissão de Covid em Campo Erê. Quem confirma é ROSALVA BOLIGON – Secretária de Saúde do município. Apesar disso ela não quer que ninguém facilite com a doença, mas continuem com os cuidados. Hoje a cidade tem 2 casos ativos, e se nas próximas horas não surgir um fato novo, a secretaria vai zerar o número de infectados. No auge da pandemia foram registrados em torno de 150 casos da doença no município, fora as pessoas que aguardavam resultado de exame. 23 pessoas perderam a vida em Campo Erê. No total, até aqui, foram diagnosticados mil 449 pessoas com coronavírus. A diminuição de casos como agora se dá pelo seguimento dos protocolos e pela vacinação.

Tão logo o Posto de Saúde recebe um lote de vacina procura aplicar todas no máximo em 24 horas. A Secretaria de Saúde de Campo Erê está vacinando agora quem está em atraso, juntamente com a primeira aplicação em adolescentes de 16 anos de idade. ROSALVA BOLIGON quer fazer o Dia D Vacinação, sábado. Serão imunizadas pessoas até 12 anos. A secretária lamenta que tem gente que precisa ser procurada pela equipe do posto para receber o reforço. As enfermeiras precisam fazer uma busca e localizar os faltantes com o compromisso. 53 por cento da população de Campo Erê já recebeu as duas doses ou a dose única. 80 por cento do povo recebeu pelo menos a primeira dose.

Tem caso em que a pessoa não se vacina contra Covid porque a religião não permite. Outras alegações é que a primeira dose provocou sintomas e a pessoa ficou com medo de tomar a segunda. Tem até esquecimento nas justificativas. A Secretaria de Saúde de Campo Erê já está recebendo a terceira dose de vacina contra coronavírus. Os primeiros a serem atendidos foram os profissionais da saúde e pessoas com idade avançada. É preciso haver um intervalo de 6 meses entre a segunda e a terceira dose.

Campo Erê cria ponto de captura de imagem para renovação e emissão de habilitações de motoristas. Disponibilizar o serviço no município era uma necessidade da população a mais de 12 anos, como conta SILVANO TOGNON – instrutor de Autoescola de Campo Erê, e um dos responsáveis por viabilizar a criação do ponto no município. Destaca que para renovar ou emitir uma nova CNH, era necessário uma viagem até São Lourenço do Oeste somente para fazer essa captura de imagem. Com a medida, se elimina a necessidade de deslocamento para esse serviço, não só para quem mora em Campo Erê, mas também para a população de Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso.

Teste de visão para CNH também deverá ser disponibilizado em Campo Erê. Conforme o instrutor de Autoescola SILVANO TOGNON, tudo está sendo organizado para economizar tempo e aumentar a segurança dos atuais e futuros motoristas. Por enquanto o exame de visão ainda precisa ser feito em São Lourenço do Oeste, mas isso logo poderá acontecer em Campo Erê, que agora tem um profissional para esse serviço. SILVANO destaca que além do tempo gasto nas viagens até o município vizinho, essas mudanças aumentam também a segurança das pessoas, diminuindo o número de deslocamentos pela SC-305, que não está nada boa.

Ponto de coleta de imagem para CNH vai ficar na delegacia de Polícia Civil. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, com atendimento em horário agendado, SILVANO TOGNON considera uma grande conquista para a região. Acrescenta que foram necessárias várias conversas para que isso fosse possível, e agradece o apoio de todos que o ajudaram. SILVANO cita a Associação de Trânsito do Estado de Santa Catarina, os delegados regional e da comarca de Polícia Civil, Detran, deputados e a administração de Campo Erê, que se empenharam para que a alteração fosse possível.

Com verbas do Estado a cidade de Saltinho vai ganhar mais asfalto. O comentário é do prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS. Ele acrescenta que também haverá recurso para pavimentar alguns trechos do interior, como o acesso a São Donato, calçamento no acesso a Marafon, recuperação do Centro de Múltiplo Uso de São Donato e pintura com troca de forro na creche da cidade. O prefeito quer contar com dinheiro também para investir na estação de tratamento de água na comunidade de Santa Rita.

Caminhão sai da pista e tomba na SC-305. A Guarnição do 17º Posto de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, atendeu a um acidente de trânsito, no final da tarde de ontem, na SC-305 em Campo Erê. Foi uma saída de pista seguida de tombamento, envolvendo um caminhão emplacado no município de Itapiranga, dirigido por um homem de 36 anos. Neste acidente não houve feridos e no caminhão e o semi-reboque foram registrados danos de média monta.

Sete autores de fazer família refém durante assalto em Anchieta são condenados. O Ministério Público denunciou os sete autores por fazer uma família de Anchieta refém na madrugada de domingo do dia 14 de fevereiro. Na ocasião os criminosos invadiram a casa armados com uma metralhadora, três revólveres e um facão e renderam os moradores. Na época, os homens armados arrombaram a porta da residência do empresário e roubaram bens e valores avaliados em cerca de 255 mil reais. O empresário e a família ficaram em poder dos assaltantes por mais de 40 minutos sofrendo agressões e ameaças.

Os criminosos foram condenados por roubo, extorsão e corrupção de menores e as penas aplicadas aos sete criminosos variam de 18 a 41 anos de prisão. As penas deverão ser cumpridas em regime inicial fechado. A família ficou amarrada durante toda a ação criminosa, que durou cerca de 40 minutos. Nesse tempo, os proprietários da residência foram agredidos com socos, coronhadas e golpes dados com a lâmina da faca, a fim de que informassem a senha de um cofre. Diante da recusa em falar a senha, os criminosos ameaçaram cortar os dedos do filho do casal caso não fornecessem a informação. Nesse momento, o empresário disse os números, porém, o cofre não abriu e o proprietário falou aos criminosos que um alarme soaria no depósito da residência.

Os bandidos, então, pegaram o que conseguiram: 80 mil pesos argentinos, 10 mil reais, joias, perfumes, a caminhonete da família e outros bens e em seguida fugiram do local. Segundo a promotora de Justiça, ALINE TRENNEPOHL, o crime contou com a participação de mais duas pessoas, um adolescente de 14 anos que ficou vigiando a rua e DEISON DA ROSA, que auxiliou no planejamento, emprestou o automóvel utilizado no assalto e depois do roubo escondeu os criminosos no sítio de seu padrasto.

Com exceção do adolescente, processado por ato infracional e sentenciado ao cumprimento de medida socioeducativa, os sete participantes do crime foram condenados pelos crimes de roubo, agravado pelo concurso de pessoas, uso de arma branca e uso de arma de fogo, extorsão e corrupção de menores. Presos preventivamente no curso da ação, os réus tiveram negado o direito de recorrer da sentença em liberdade. Veja a pena de cada um dos réus: DEISON DA ROSA foi condenado a 35 anos, 5 meses e 18 dias de reclusão; FERNANDO DIAS: 26 anos, 7 meses e 6 dias; GILMAR MARTINS: 41 anos, 4 meses e 16 dias; MATHEUS MARMET: 26 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão; MOZART RIBEIRO: 18 anos e 24 dias; NEUDI DA ROCHA: 41 anos, 4 meses e 16 dias e THIAGO BACHI: 33 anos, 7 meses e 12 dias de reclusão.

Homem esfaqueado vai até o quartel dos bombeiros em busca de ajuda. De acordo com os socorristas, a vítima de 44 anos chegou ao corpo de bombeiros de Francisco Beltrão por volta das cinco horas da madrugada de hoje. Ele contou que mora próximo ao quartel, e que num desentendimento em sua casa, foi atingido pelos golpes de faca. O homem ferido foi socorrido pela corporação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.