ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 30/09/2021

-SENADO APROVA PROJETO QUE FLEXIBILIZA LEI DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

-PROJETO RECRIA LOTERIA ESTADUAL PARA CUSTEAR PROGRAMA DE MORADIA EM SC

-MAIS DE R$ 55 MIL DO PROGRAMA MEU CRÉDITO AINDA NÃO FOI RETIRADO

-COMÉRCIO PROMOVE DOIS DIAS DE DESCONTOS E PARCELAMENTOS FACILITADOS

-PARA SINDICATO NOVO VALOR DO BOLSA FAMÍLIA É JOGADA POLÍTICA

-COMTUR INICIA PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAR ROTAS TURÍSTICAS

-SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA DEVEM SER RETOMADOS NA PRÓXIMA SEMANA

-SERVIDORA DEIXA SETOR APÓS RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO

-PC SUSPEITA QUE AUTORES DE ASSALTO EM PRINCESA SEJAM DO MUNICÍPIO

-SETE AUTORES DE FAZER FAMÍLIA DE ANCHIETA REFÉM SÃO CONDENADOS

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Vale anunciou na manhã desta quarta-feira que todos os 39 funcionários que ficaram presos na mina subterrânea Totten, no Canadá, foram resgatados e estão em superfície. Em um comunicado, a empresa informou que o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem. Os 39 empregados ficaram presos no domingo, após um acidente que danificou o elevador que transporta os funcionários para dentro e para fora da mina subterrânea, que produz níquel. No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e mil e 200 metros. Eles precisaram saíram da mina por meio de um sistema de escada de saída secundária.

A Justiça da França declarou nesta quinta-feira o ex-presidente NICOLAS SARKOZY culpado por financiamento ilegal de campanha, por ter excedido o limite de gastos autorizados nas eleições presidenciais de 2012. A pena ainda não foi divulgada. A Promotoria pediu um ano de prisão para o ex-presidente, incluindo seis meses em regime fechado, e multa. Foram gastos 42 milhões e 800 mil euros na eleição de 2012, quase o dobro do limite legal. Essa foi a segunda condenação de SARKOZY, que em março foi sentenciado à prisão por corrupção tráfico de influência. Ele não compareceu ao julgamento.

O Equador declarou nesta quarta-feira estado de exceção para o sistema penitenciário, que está em crise devido à superpopulação e à violência entre gangues do narcotráfico. Na última terça-feira, um motim em uma das prisões do porto de Guayaquil deixou mais de 100 presos mortos e 52 feridos. Em fevereiro, ocorreram distúrbios simultâneos em quatro prisões de três cidades equatorianas, nos quais morreram 79 presidiários, vários deles decapitados. O estado de exceção permite ao Poder Executivo suspender direitos e usar a força pública para restabelecer a normalidade.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que flexibiliza a Lei de Improbidade Administrativa e dificulta a condenação de agentes públicos. O texto-base foi aprovado por 47 votos a 24. Em seguida, houve a rejeição de quatro e a aprovação de um dos cinco destaques apresentados. A Lei da Improbidade Administrativa trata das condutas de agentes públicos que atentam contra princípios da administração pública, promovam prejuízos aos cofres públicos e enriqueçam ilicitamente, se valendo do cargo que ocupam. Uma das principais alterações estabelece que, para a condenação de agentes públicos, será exigida a comprovação de dolo, ou seja, da intenção de cometer irregularidade. A proposta foi alterada no Senado e, por isso, terá de ser analisada e votada novamente pelos deputados.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse que a Casa vai analisar a criação de um fundo para conter a alta nos combustíveis. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o deputado comentou que essa medida pode proporcionar “um conforto” para as oscilações nos valores de venda de gasolina, óleo diesel e etanol hidratado, que variam de acordo com o preço do dólar e do barril de petróleo. De acordo com LIRA, ainda não há uma proposta finalizada de como funcionará esse fundo. O presidente da Câmara informou que vai convidar governadores, secretários estaduais e representantes da Petrobras para discutir qual é a melhor forma de instituir esse instrumento e como ele seria financiado.

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que vai destinar 300 milhões de reais para a criação de um programa social de apoio a famílias de baixa renda para compra de insumos essenciais, durante 15 meses, com foco no gás de cozinha. A verba foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal. De acordo com a companhia, o formato do programa está em fase final de estudos, assim como a definição do critério de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e a busca de parceiros para captação de investimentos. Ainda não está claro como se dará esse auxílio e os critérios para as pessoas receberem o benefício. Existe a possibilidade de um fundo ser criado para que outras empresas participem do projeto, informou a Petrobras.

O Governo do Estado encaminhou a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022. De acordo com a estimativa, a receita total de Santa Catarina em 2022 deverá alcançar 37 bilhões e cem milhões de reais. Contudo, com as deduções constitucionais e legais, o valor projetado da Receita Líquida Disponível é de R$ 24 bilhões e 600 milhões de reais, um crescimento previsto de 20 vírgula 37 por cento em relação à receita orçada para o exercício de 2021. A previsão de investimentos em Infraestrutura para o próximo ano é de um bilhão e 600 milhões de reais, um crescimento de 78 vírgula 54 por cento em relação a LOA de 2021. Para a educação são sete bilhões e meio e para a saúde o investimento será de quatro bilhões e 500 milhões de reais.

Pelo oitavo mês consecutivo, Santa Catarina registrou saldo positivo na oferta de postos de trabalho. O Estado criou no mês de agosto 20 mil 305 novas vagas e, no ano, acumula 158 mil 946. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. Em agosto, todos os setores tiveram saldo positivo em Santa Catarina. Os destaques ficaram com os serviços com nove mil 621 e a indústria fechou o mês com saldo de seis mil 141. O comércio criou dois mil 982 postos de trabalho, a construção gerou mil 408 e a agropecuária, 153. No ano, entre os destaques da indústria está o setor de têxteis e confecções, que gerou mais de 19 mil empregos.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto que institui o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza. O gerador de recursos para o modelo será a exploração de modalidades lotéricas por parte do governo do Estado. A proposta do Fundo Social com a recriação da loteria estadual foi enviado na última semana ao Legislativo pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Segundo a justificativa do Executivo, o resultado líquido obtido a partir da nova criação e da exploração do jogo"deverá ser utilizado no custeio de ações de combate e erradicação da pobreza,prioritariamente em habitação". Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, após a aprovação do projeto na Alesc, o governo fará a contratação de empresas que serão as responsáveis por aplicar as loterias.

A Escola São José encerrou as ações alusivas ao setembro amarelo com envolvimento de grande número de alunos. Segundo uma das professoras envolvidas, GRACIELE JUNGES, o encerramento contou com uma apresentação teatral musical. Ele destacou que o assunto sobre o suicídio precisa ser abordado nas unidades escolares visando repassar as informações necessárias e mostrar que suicidar não é a melhor saída. Na avaliação da educadora, as atividades feitas com os alunos foram além das expectativas tendo a participação de todos. GRACIELE explicou que o assunto não poderia ficar apenas nas atividades em classe, mas envolver os estudantes em atividades teatrais ao ar livre. A professora comentou ainda que os cartazes contendo frases foram colocadas próximas a prefeitura do município.

Na manhã de hoje houve a reabertura da biblioteca pública municipal prefeito, JAIME JULIO WILL, e também do Museu municipal em SJCedro. Ambos estão localizados em uma sala da Travessa Anchieta, entre o Cemeg e o Colégio Cedrense. O horário de funcionamento do local será das oito ao meio-dia e à tarde das duas e meia até às seis e meia da tarde. De acordo com a secretária da Educação, TÂNIA DOS SANTOS, o local está aberto para empréstimo de livros e para visitação do museu que possui diversas peças no acervo doadas pela própria comunidade, principalmente pelas famílias dos pioneiros. A mudança era um pedido de várias pessoas tendo em vista que a biblioteca estava anexa ao Cemeg e o Museu em uma sala da Creche Pingo de Gente. A intenção é dar maior visibilidade ao acervo de livros e de peças.

As pessoas interessadas também podem fazer doações. Ao mesmo tempo, a administração está buscando ainda neste ano a renovação dos livros. A diretora de Cultura, FRANCIELI BEAL, responsável pela organização do espaço e pela mudança, lembrou que servidores de vários setores ajudaram neste serviço nos últimos dias. As carteiras antigas dos associados estão no local. Já para quem quiser se associar e poder fazer empréstimo de livros é preciso apresentar duas fotos três por quatro, documento de identificação, comprovante de residência, número de telefone para contato. Também deverá realizar o pagamento da taxa de 13 reais e 60 centavos, estipulada para possibilitar o cadastro da associação. Os livros devem ser cuidados e o empréstimo finalizado ou renovado na data marcada. O atraso acarreta multa.

A prefeitura de Palma Sola deu início às ações de desenvolvimento para a implantação de rotas turísticas. O município possui grande potencial de implantar os primeiros roteiros. A afirmação é da assessora de Gestão, IZABEL VISSOTTO. Palma Sola tem cerca de quatorze por cento de mata ainda não explorada. O objetivo é aproveitar as belezas naturais que existem no município para aquecer a economia local. Palma Sola também possui um grande número de cachoeiras, outro forte ponto para auxiliar nestes novos roteiros. O planejamento da prefeitura inclui ações sustentáveis sem degradar o meio ambiente. IZABEL explicou ainda que esse será um processo de curto, médio e longo prazo visando a implantação em etapas. Ela citou que dentro destas etapas estão três importantes planos que devem ser implantados gradativamente até dezembro de 2022. Sendo eles, desenvolver um plano estratégico dos pontos que poderão ser explorados, investir em divulgação por meio de veiculação de propaganda e a implantação de rotas e trilhas.

A iniciativa de implantar roteiros turísticos no município de Palma Sola já tem chamado a atenção de empresários e também até da própria população. A assessora de Gestão, IZABEL VISSOTTO comentou que a prefeitura tem expectativa de que em breve um hotel seja construído na cidade visando este projeto de turismo. Também está havendo aumento na procura de veículos específicos para realização das rotas. IZABEL destacou que a administração está tendo a participação do conselho municipal da COMTUR. Ela comentou ainda que será este o grupo que irá deliberar o plano estratégico.

Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos serão retomados a partir da próxima semana em SJCedro. Para isso ocorrer foi necessário cerca de dois meses de planejamento devido às exigências feitas pelo governo estadual. De acordo com a psicóloga do CRAS, SILVIA NARDI, esta retomada não envolverá todos os alunos devido aos protocolos impostos pelo governo. Por isso, as atividades serão desenvolvidas três vezes na semana, sendo nas terças, quartas e quintas-feiras. Ela explicou ainda que nesta etapa da retomada serão atendidas as crianças do grupo prioritário, ou seja, os menores que são acompanhados pelo centro e pela equipe de proteção social espacial. Além de crianças que possuem algum encaminhamento do Conselho Tutelar, sendo que ao todo serão quarenta menores envolvidos separados em quatro grupos. Mas para que a retomada ocorra, a psicóloga destacou que está sendo feita a busca ativa destas crianças para realizar a inscrição. Segundo SILVIA, a adesão foi significativa.

O objetivo das atividades desenvolvidas é recuperar a convivência com a sociedade, além de fortalecer o vínculo familiar. Conforme a psicóloga do CRAS, SILVIA NARDI, durante a busca ativa muitas crianças mostraram interesse em retomar as atividades. Com esta expectativa de adesão, foi realizada licitação para a escolha dos professores que devem ministrar as aulas. Portanto, nas terças-feiras serão realizadas atividades de cidadania, capoeira e jiu-jitsu, nas quartas artesanato, capoeira e jiu-jitsu e nas quintas-feiras artes circenses e artes cultura, além de artesanato e cidadania. A psicóloga destacou que todas as atividades visam melhorar a convivência e relações familiares. O pilar destas atividades é a cidadania que abordará temas que são voltadas aos valores da vida, como empatia, amor, respeito e honestidade.

Apenas dois municípios da região não possuem nenhum caso ativo da Covid-19, segundo o informativo da secretaria de cada local. Entre os municípios sem casos estão Princesa e SJCedro. Já outros possuem pessoas em recuperação. No caso de Anchieta, são dois casos ativos. Em Guarujá do Sul três pessoas infectadas. Em Guaraciaba o número de casos voltou a subir e registra 20 pessoas infectadas com a doença e precisam aguardar em isolamento. Já Palma Sola, atualizou seu último boletim da covid na última quinta-feira, portanto são 16 casos ativos, segundo o informativo da Covid-19.

Acontece nas datas oito e nove de outubro o Descontaço Guarujá. Serão dois dias de promoções de parcelamentos e descontos diferenciados realizados pelo comércio local, junto a prefeitura. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, FABRÍCIO WAGNER, a ação tem como objetivo movimentar a economia local. No final do mês passado, o Descontaço Guarujá tinha sido realizado na forma de testar a adesão da população, e conforme o secretário, as vendas foram acima das expectativas da prefeitura. Sendo que se tratava de uma promoção no encerramento do mês. Portanto, devido a isso na sexta-feira e sábado da próxima semana acontece mais uma Descontaço Guarujá. Sobre números oficiais da alta nas vendas, FABRÍCIO disse que não há registros, mas observando a movimentação de pessoas nos comércios, pode-se confirmar uma grande participação do público. O secretário destacou que estão sendo oferecidos descontos em mecânicas, prestadores de serviços, lojas de roupas e calçados e comércio geral.

A secretaria de Indústria e Comércio de Guarujá do Sul também está desenvolvendo o programa Jovem Aprendiz visando evitar a saída de jovens do município. De acordo com o secretário, FABRÍCIO WAGNER, recentemente foi realizada uma reunião com alguns empresários que estão procurando menores aprendizes. Segundo ele, este programa tem por objetivo auxiliar a integração de jovens no mercado de trabalho e também beneficiar os empresários que estão necessitando de mão de obra. Atualmente quatro empresas participam do programa e a secretaria está buscando novos setores para incorporar o aprendiz no mercado de trabalho. FABRÍCIO comentou ainda que a prefeitura está elaborando um projeto de lei para beneficiar as empresas que aderirem o programa Jovem Aprendiz.

Prazo máximo para retirada da certidão do programa Meu Crédito é quinze de outubro e 450 agricultores ainda não buscaram o benefício. A informação é do secretário de Agricultura, SÉRGIO THALHEIMER. Por isso, a partir da próxima semana a secretaria estará trabalhando das sete horas e trinta minutos da manhã às cinco horas da tarde, sem fechar ao meio-dia com objetivo de proporcionar um período maior para retirada dos créditos. Talvez alguns beneficiados encerraram as atividades no campo e foram morar na cidade, segundo o secretário. Ou muitos produtores podem estar com dúvidas se foi beneficiado com o programa Meu Crédito. Ambas situações podem explicar o alto número de certidões ainda não retiradas. Para THALHEIMER alguns trabalhadores do campo também devem deixar para tirar o título próximo a data limite. O secretário destacou que o programa foi criado com objetivo de auxiliar os agricultores. Caso o agricultor não retire a certidão dentro do prazo, o benefício não será mais pago. Ao todo são mais de 55 mil reais para ser retirado.

Com maior adesão do bloco de produtor rural, a expectativa para o próximo ano é de aumento no valor recebido pelo agricultor. Segundo o secretário de Agricultura, SÉRGIO THALHEIMER, este programa veio para incentivar a regularização do trabalho no campo. Tendo em vista que em alguns casos a nota do produtor não é descartada. O secretário disse que, apesar do alto número de benefícios ainda não retirados, houve aumento na movimentação econômica do município. SÉRGIO destacou que a secretaria também registrou um aumento de pedidos de obras nas propriedades, sendo isso resultado do programa. A administração e secretaria de Agricultura devem realizar uma reunião ao final do prazo de retirada da certidão. O objetivo é iniciar as tratativas do programa em 2022.

Para o Sintraf de SJCedro e Princesa a proposta do governo federal em aumentar o valor do Bolsa Família é jogada política tendo em vista o próximo ano eleitoral. Como também sobre a prorrogação do auxílio emergencial. O comentário é do presidente do sindicato, ARNÉLIO NADIN. Para ele, o atual cenário econômico está preocupante com milhões de pessoas desempregadas e outras em extrema pobreza devido à falta de emprego. O presidente destacou que o Brasil está dependendo muito dos outros países trazendo um alerta para os agricultores no país. Ele explicou que essa dependência pode gerar sérios prejuízos para o produtor que tentar obter uma margem de lucro maior com a venda externa. Por isso, o presidente voltou a destacar a alta no preço dos insumos para os agricultores. NADIN disse que para elevar o valor do novo bolsa família o governo tem conseguido recursos públicos para atender essa parte da população. Já por outro lado tem rejeitado a ajuda aos trabalhadores rurais vetando o auxílio emergencial.

O presidente do sindicato, ARNELIO NADIN comentou que o governo necessita atender a população mais vulnerável, mas evitar estender os auxílios. Sendo que o setor agrícola a União tem deixado de amparar os produtores com recursos. O presidente destacou que os brasileiros custearão os recursos usados pelo governo federal para ampliar o bolsa família. NADIN lembrou que é preciso atender todas áreas da economia, sem distinguir alguns setores.

Valores que devem ser pagos aos agricultores através do programa de bonificação ainda levanta dúvidas na Câmara de Vereadores. Conforme o presidente do Conselho de Agricultores, LEONIR SPIRONELLO, na sessão realizada nesta semana também foi levantado sobre o valor máximo que deve ser pago aos trabalhadores rurais. Conforme ele, o município de Princesa paga um bônus de aproximadamente dez mil reais aos agricultores, sendo que o município é menor. A questão levantada na sessão foi saber o porquê de SJCedro possuir um valor de bonificação menor se é um município maior que Princesa. LEONIR disse que este ponto será abordado na próxima reunião do conselho para definir um novo valor ou manter os mesmos dois mil reais. Mas o presidente destacou que o programa é importante para o desenvolvimento do município.

No último programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, a vereadora, SÔNIA ROSENBACH, esteve relatando sobre um caso envolvendo uma servidora da secretaria de Saúde do município. Segundo a vereadora, uma moradora usou a palavra livre na sessão para relatar um suposto mau atendimento no setor de encaminhamentos do posto de saúde. Por isso, o jornalismo da Rádio Cedro buscou respostas sobre o assunto. Conforme o presidente do legislativo, CLEBER WESCHENFELDER, que respondeu pela prefeitura, disse que a substituição da servidora já estava sendo realizada antes da manifestação da munícipe. Contudo, até a realização da última sessão não havia sido feita a troca devido aos processos de treinamento que a nova servidora do setor de encaminhamentos teve que fazer. Portanto, desde segunda-feira o setor conta com uma nova colaboradora.

Motorista de um caminhão Volvo, emplacado em Dionísio Cerqueira, ficou ferido após um acidente na PR 280, em Renascença, PR. O caminhão estava carregado com bobinas de papel, vinha sentido a cidade de Renascença, quando próximo a entrada de acesso a uma comunidade, saiu da pista e bateu em um barranco. O motorista sofreu ferimentos e foi socorrido pelo SAMU. As causas do acidente estão sendo levantadas pela Polícia Rodoviária Estadual.

O MP denunciou os sete autores de fazer uma família de Anchieta refém na madrugada de domingo, por volta das duas horas, do dia 14 de fevereiro. Os criminosos invadiram a casa com uma metralhadora, três revólveres e um facão. O empresário e a família ficaram em poder dos assaltantes por mais de 40 minutos sofrendo agressões e ameaças. Durante o assalto, os proprietários foram agredidos com socos, coronhadas e golpes dados com faca, a fim de que informassem a senha de um cofre. Diante da recusa em falar a senha, os criminosos ameaçaram cortar os dedos do filho caso não fornecessem a informação. Nesse momento, o empresário disse os números, porém, o cofre não abriu e um alarme poderia soar no depósito da casa. Os bandidos, então, pegaram o que puderam, sendo 80 mil pesos argentinos, dez mil reais, jóias, perfumes, a caminhonete da família e outros bens e em seguida fugiram do local. Todos os bens foram avaliados em cerca de 255 mil reais.

Segundo a promotora de Justiça, ALINE TRENNEPOHL, o crime contou com a participação de mais duas pessoas, sendo um adolescente de 14 anos que ficou vigiando a rua, e DEISON DA ROSA, que emprestou o automóvel utilizado no assalto e depois do roubo escondeu os criminosos no sítio de seu padrasto. O adolescente foi processado por ato infracional e sentenciado ao cumprimento de medida socioeducativa. Presos preventivamente, os réus tiveram o direito de recorrer da sentença em liberdade negado. Os criminosos foram condenados por roubo, extorsão e corrupção de menores, e as penas aplicadas variam de 18 a 41 anos de prisão. Portanto, DEISON DA ROSA foi condenado a 35 anos e cinco meses de reclusão; FERNANDO DIAS a 26 anos e sete meses; GILMAR MARTINS a 41 anos e quatro meses e MATHEUS MARMET 26 anos e sete meses. Também foram condenados MOZART MEIRELES a 18 anos de prisão; NEUDI MARTINS 41 anos e quatro meses e THIAGO BACHI a 33 anos e sete meses de reclusão. Todos em regime inicial fechado.

Uma família de Princesa foi vítima de um assalto na noite do último domingo, por volta das nove horas, na Linha Vista Alta, interior de Princesa. A vítima relatou com exclusividade para a Rádio Cedro que minutos antes do acontecido a família de três pessoas estava se preparando para ir dormir quando alguém bateu na porta. Ele foi então atender para saber quem era e foi abordado pelos marginais e um deles apontou a arma na cabeça e pediu para a família ficar em silêncio. Ninguém ficou fisicamente ferido. Foram roubados cerca de 400 reais, em espécie, celular e o veículo CrossFox que foi recuperado no interior de Dionísio Cerqueira. Segundo a vítima, os três bandidos aparentavam ter entre 20 e 25 anos. Dentro da residência, um deles ficou de vigia do lado de fora, um amarrou a família e outro vasculhou a casa atrás de entorpecentes, mas não encontrou. A ação demorou em torno de dez minutos, segundo a vítima. A Polícia Civil de SJCedro, através do delegado SANDRO ZANCANARO, está investigando o caso. A suspeita é que os autores sejam de Princesa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.