-DESEMPREGO SOBE PARA 13 VÍRGULA OITO POR CENTO EM JULHO
-GOVERNADOR É ALVO DE BUSCAS EM INVESTIGAÇÃO SOBRE COMPRA DE RESPIRADORES
-COMARCA REGISTRA 100 MIL REAIS DE PREJUÍZO EM GOLPES
-TRES EVENTOS MARCAM COMEMORAÇÃO ALUSIVA A OKTOBERFEST
-EDIÇÃO DE 2020 DO ENCONTRO ESTADUAL DE JOVENS RURAIS SERÁ ONLINE
-PROJETO VOZ ÚNICA APONTA DEMANDAS PARA CANDIDATOS
-CINTO SE DESPRENDE E GARRAFAS DE CERVEJA CAEM DE CAMINHÃO
-MOTORISTA FOGE APÓS COLIDIR CAMINHÃO EM DOIS VEÍCULOS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Com o fechamento dos parques temáticos da Disney na Califórnia e a abertura limitada das demais unidades, a multinacional anunciou nesta terça-feira a demissão de 28 mil funcionários de diversos países. Em um comunicado enviado aos funcionários nesta terça, o chefe dos parques da Disney, afirmou que a empresa teve de tomar várias “decisões difíceis", incluindo o fim da licença de milhares de profissionais e a demissão de trabalhadores que atuavam nos segmentos de parques, experiências e produtos de consumo. 67 por cento dos profissionais que foram desligados trabalhavam meio período em um dos parques da companhia.
A empresa farmacêutica Novavax iniciou a fase três de sua vacina contra a Covid-19. O estudo ocorrerá no Reino Unido, em parceria com a força-tarefa de vacinas do governo. A expectativa é de imunizar 10 mil pessoas entre 18 e 84 anos, com ou sem comorbidades, nas próximas seis semanas. O estudo foi projetado para ter pelo menos 25 por cento dos participantes com mais de 65 anos, bem como priorizar os grupos mais afetados pela doença, incluindo minorias raciais e étnicas.
O primeiro debate entre DONALD TRUMP e JOE BIDEN foi marcado por interrupções e ataques pessoais, com o presidente republicano na defensiva sobre sua gestão do país durante a pandemia de coronavírus e as recentes revelações a respeito do seu imposto de renda. Já BIDEN criticou a política ambiental de TRUMP e citou o Brasil, dizendo que a "floresta tropical" no País está sendo destruída. Uma pesquisa conduzida pelo Politico, órgão de imprensa norte-americano, aponta que 86 por cento dos eleitores dos Estados Unidos já definiram em quem votarão na eleição presidencial deste ano.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira, sem vetos, a lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. A lei foi assinada em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de ministros e de animais de estimação. O texto segue para publicação no “Diário Oficial da União”. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais. A alteração será feita na Lei de Crimes Ambientais. Hoje, a legislação prevê pena menor, de três meses a um ano de detenção, para quem pratica os atos contra animais.
O governo federal informou nesta terça-feira que cerca de cinco milhões e 700 mil beneficiários do Auxílio Emergencial que não fazem parte do Bolsa Família - e que receberam parcelas de 600 reais - não devem receber nenhuma das quatro parcelas "residuais" de 300 reais que começam a ser depositadas nesta quarta. Segundo o Ministério da Cidadania, essa redução é motivada pelas regras mais restritas para a nova fase do benefício, além de melhorias que foram feitas no cruzamento dos dados dos cidadãos. Nesta terça, a Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamento, que varia com o nascimento do beneficiário e a data em que ele recebeu a primeira parcela.
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 13 vírgula oito por cento no trimestre encerrado em julho, atingindo 13 milhões e cem mil reais de pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Trata-se da maior taxa da série histórica, iniciada em 2012. O índice corresponde a um aumento de um vírgula dois por cento ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em fevereiro e de dois pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2019. Em termos de número de desempregados, o contingente registrado no trimestre encerrado em julho é o maior desde abril do ano passado.
Os deputados aprovaram em primeiro turno, na sessão desta terça-feira, a proposta de emenda à Constituição que pretende proibir a cobrança de pedágios urbanos em Santa Catarina. A matéria ainda precisa passar pela votação em segundo turno para ser transformada em emenda constitucional. A PEC, de autoria do deputado IVAN NAATZ, recebeu 28 votos favoráveis, três contrários e três abstenções. Ela altera o artigo 128 da Constituição Estadual, com o objetivo de proibir a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens, a exemplo da Taxa de Preservação Ambiental cobrada pelo município de Bombinhas, no Litoral Norte.
A comissão especial que analisa o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR recebeu no final da tarde de terça-feira a defesa de MOISÉS. A advogada ANA BLASI, que representa DANIELA, afirmou que a defesa da vice-governadora será entregue na tarde de hoje. O prazo final é amanhã. Este segundo pedido de impeachment se refere, principalmente, à compra de 200 respiradores para o combate da Covid-19 por 33 milhões com dispensa de licitação. A comissão especial é formada por nove deputados da Alesc. A defesa de MOISÉS nega que houve crime de responsabilidade.
A Polícia Federal e a Ministério Público Federal cumpriram na manhã desta quarta-feira mandado de busca e apreensão na Casa da Agronômica, onde mora o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, em Florianópolis. Ele é alvo de uma operação que investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões pagos antecipadamente pelo governo. O Governo do estado informou que por enquanto não vai se manifestar. Segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no estado e dois ex-integrantes do governo, que não tiveram os nomes divulgados, também são alvo da operação. O mandado foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça e é necessário, segundo o MPF, para apurar a relação de CARLOS MOISÉS com empresários que venderam aparelhos ao estado.
Veterinária alerta para aumento de casos de Parvovirose. Doença que atinge cães está causando grande preocupação. A médica veterinária, THAIS HECK explica que o vírus é transmitido em contato direto com animais e também por meio de diferentes objetos como a caminha do cachorro e coleira. Observa que a certeza do diagnóstico ocorro a partir de consulta e exames. Os sintomas característicos da Parvovirose são de diarreia com sangue e vômito e por isso é preciso ficar atento para buscar atendimento especializado. O tratamento inclui internação e antibiótico com os cuidados necessários de um médico veterinário. THAIS HECK relata casos frequentes que estão sendo registrados em cães na cidade e interior. Ela salienta que a medida adotada é de tratar os sintomas, comparado a uma virose humana.
Recuperação da Parvovirose depende de cada animal. A médica veterinária THAIS HECK destaca que algumas raças são mais suscetíveis a doença como Pitbull, Rottweiler e Labrador. è mais comum o contágio em filhotes, porém estão sendo constatados casos em animais de até dois anos e seis meses de vida. A veterinária aconselha evitar contato dos filhotes com outros cachorros devido o alto risco de contágio. THAIS HECK chama atenção para a importância de manter as vacinas atualizadas para proporcionar melhor qualidade de vida aos cães. A veterinária reforça que a Parvovirose canina, é uma doença altamente contagiosa e muito comum em cães. Uma infecção que pode causar a morte do animal.
Comércio de Iporã do Oeste lança campanha em prol de menina com paralisia cerebral, diabete e autismo. A pequena SOFIA BILDHAUER, de quase três anos, é filha de JAQUELINE e ANDRE BILDHAUER, moradores de Iporã do Oeste. Conforme o pai ANDRE, a partir dos sete meses SOFIA começou a chorar bastante, e até então nenhum profissional médico conseguia identificar as causas. A família procurou uma pediatra em SMOeste, que avaliou a menina e indicou acompanhamento de neuropediatra de Chapecó. Um exame confirmou que SOFIA, na época com pouco mais de um ano, possui paralisia cerebral. Este ano os pais descobriram quea menina também possui diabetes insipidus, que é uma diabete cerebral. Após o susto da descoberta das doenças, ANDRE diz que a família se conformou, e hoje a SOFIA, ea filha mais nova MELISSA, de um ano, são as razões de vida do casal.
Com duas filhas pequenas, a mãe JAQUELINE não está podendo trabalhar. A única renda é a do trabalho do pai ANDRE. Ela conta que se dispôs a cuidar das meninas em função dos custos e da falta de disponibilidade de encontrar alguém que cuide da SOFIA. A menina ficou mais de duas semanas internada na UTI em Chapecó, onde passou por vários exames para identificar as doenças, além de ter ficado uma semana entubada. Uma cirurgia também foi necessária para que a SOFIA pudesse receber alimentos e líquidos. A campanha do troco solidário foi lançada por voluntários para auxiliar no tratamento da menina.
Edição de 2020 do encontro estadual de Jovens Rurais e do MAR será online. Na região Oeste catarinense a ação é denominada de Jovem Rural, e no litoral as capacitações fazem alusão ao mar, e por isso, o nome do programa. Conforme a extensionista da Epagri de Descanso, e responsável pela ação Jovem Rural nas regionais de SMOeste e Palmitos, FLÁVIA DE OLIVEIRA, em vez de ser um encontro por região, este ano, devido a pandemia, a programação será online e com jovens de todo o estado. Ela comenta que no encontro do dia 16 de outubro estarão reunidas regionais da Epagri de todo o estado, a partir das 19 horas e 30 minutos, com duração de cerca de duas horas. FLÁVIA enfatiza que além dos jovens em si, a programação é aberta para familiares e parceiros de todo o estado que possam ouvir as demandas apresentadas, e também os de vivências que serão feitos.
Um dos relatos que serão feitos durante o encontro dos Jovens Rurais e MAR é da família PEDRETI, da linha Bonita, interior de Descanso, que se dedica a produção de frutas. A jovem CRISTIANE PEDRETI participou do curso do Cetresmo no ano passado, e seu pai fará o relato do que a formação agregou nas atividades da propriedade. Este ano, FLAVIA DE OLIVEITA comenta que havia 38 inscritos para o curso, mas que não foi possível devido à pandemia. A capacitação fica para 2021, e todos os inscritos garantem a sua vaga. A extensionista da Epagri de Descanso lembra que o encontro do dia 16 de outubro será transmitido pelo canal “capacitações Epagri online”. O evento faz parte do programa “capital humano e social” da Epagri, desenvolvido em todo o estado.
Associações comerciais e industriais levantam demandas para apresentação aos candidatos que disputam as eleições municipais. O projeto Voz Única está sendo realizado em todo o estado, com organização da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Em todo o estado são 148 associações, que contemplam 35 mil empresas de todos os portes e segmentos. O superintendente da Facisc, GILSON ZIMMERMANN, explica que o projeto está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo de eleições municipais, e o propósito é unificar as demandas de empresários de todo o estado. Nos municípios, o superintendente destaca que o projeto mobiliza candidatos a prefeito e vereadores na discussão de necessidades que vão ao encontro não apenas da classe empresarial, mas que trazem benefícios a toda comunidade, como melhorias na infraestrutura, a geração de empregos e a movimentação da economia local.
As demandas que são levantadas são entregues pessoalmente aos candidatos que disputam as vagas. O superintendente da Facisc, GILSON ZIMMERMANN, recorda que na última eleição os pleitos foram entregues aos candidatos aos cargos de governador, senador e deputados, e com freqüência, a equipe de relações governamentais acompanha e relembra os candidatos eleitos do cumprimento das reivindicações apresentadas. Ele cita que em 2018 as principais demandas eram relacionadas à infraestrutura. Dos 700 pleitos levantados, 48% eram relacionados a melhorias nas cidades, principalmente de locomoção. ZIMMERMANN lembra que diretores e vices-presidentes regionais da Facisc acompanham a entrega das demandas aos candidatos nos municípios, e a federação também orienta quanto à elaboração das propostas. /
Paróquia de Itapiranga retoma atividades comunitárias. Celebrações religiosas volta ao interior do município. Conforme o pároco da paróquia, São Pedro Canísio, padre LUIZ NEIS, em outubro todas as comunidades possuem missas agendadas. Ele cita como exemplo a comunidade de Dourado que, após seis meses, teve missa ontem e reuniu mais de 70 pessoas em celebração ao padroeiro. As celebrações dependem da decisão das coordenações comunitárias. Algumas lideranças optaram por não realizarem missas durante a pandemia. O padre explica que na cidade seguem as celebrações apenas nas quartas0-feiras a noite e domingos pela manha. Este ano não deve ser retomadas as missas nos sábados a noite. LUIZ NEIS
Sábados à noite destaca a preocupação com os cuidados que ainda exigem procedimentos com higienizações que são realizadas com limpeza dos bancos e outros espaços da igreja.
Igreja de Itapiranga registra grande procura por batizados. Protocolos limitam em cinco batizados por vez. O pároco LUIZ NEIS explica que todos os sábados, às 17 horas, ocorre batizados na igreja matriz. Sem possibilidade de realizar cursos, a preparação ocorre no momento do batizado com a presença dos pais e padrinhos. Salienta que no momento já é possível aumentar o número de batizados seguindo todas as regras de exigências sanitária para evitar o contágio da Covid-19. O padre da paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga destaca ainda que a solicitação por casamentos reduziu e quando ocorre é com restrições, limite de público e uso de máscara seguindo as exigências sanitárias. De acordo com LUIZ NEIS, o distanciamento limitava em 30 por cento a ocupação das igrejas e atualmente com a flexibilização permite maior número de fiéis.
Comarca de Descanso já soma 100 mil reais em valores perdidos com golpes aplicados pela internet. De acordo com o delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, o uso da internet foi potencializado nos últimos meses em função da pandemia, período que as pessoas permanecem mais em casa e acessam mais as redes sociais e aplicativos, seja por lazer ou trabalho. O delegado destaca que a maior exposição também deixou as pessoas mais vulneráveis aos perigos que a rede traz, apesar dos benefícios e facilidades que oferece. MULLER enfatiza que na comarca de Descanso, que abrange ainda Belmonte e Santa Helena, o prejuízo causado por golpes cometidos pela internet já soma 100 mil reais, considerando que muitos casos acabam nem sendo comunicados a polícia. Segundo o delegado, o valor dos golpes fomenta a estrutura criminosa, pois é destinado para compra de armas e drogas. Ele lembra que crimes cometidos pela internet são mais difíceis de serem solucionados, porque a ação dos golpistas é muito rápida.
As conversas dos golpistas nas redes sociais geralmente não iniciam com pedidos de depósito de dinheiro. Primeiro, o estelionatário busca ganhar a confiança da vítima. O delegado de Descanso, CLEVERSON MULLER, ressalta que os crimes cometidos pelos estelionatários evoluíram da conversa pessoal, em que visitavam a casa das famílias, para ligações por telefone e agora usando as facilidades disponibilizadas pela internet. Ele cita que o Brasil é o terceiro país no mundo em que as pessoas mais dedicam tempo ao uso da internet. Conforme o delegado, quando um produto ou serviço é oferecido pela internet as pessoas devem se comportar da mesma forma como fariam pessoalmente, questionando se é confiável, se tem procedência e se é uma empresa de credibilidade . MULLER comenta que uma pesquisa na internet sobre a empresa que oferece a mercadoria pode confirmar se é confiável ou se há registros de golpes.
Entidades se unem para realizar evento alusivo a Oktoberfest de Itapiranga. Programação para lembra a quadragésima segunda Oktoberfest será realizada em três dias. Será uma programação cultural para simbolizar o maior evento germânico da região. A festa foi cancelada em virtude da pandemia e pela primeira vez na história não haverá programação na cidade. No formato inicial, apenas em Presidente Becker, o evento já havia sido cancelado em uma oportunidade. Devido ao grande significado da Oktoberfest em Itapiranga, as comissões organizadoras da cidade e de linha Presidente Becker se uniram com a Associação Empresarial para desfiles sem aglomeração de pessoas. Conforme o presidente da ACETI, INÁCIO HAMMES, serão três momentos com programação cultural com intuito de levar um pouco de alegria aos munícipes e não deixar esquecido o período de Oktoberfest.
Neste sábado a comunidade de Presidente Becker fará desfile com as soberanas. Evento terá presença do Bierwagen com distribuição de chopp e música típica na cidade e no interior. A programação inicia às 10 horas, na Rua do Comércio, no centro de Itapiranga. Na parte da tarde o desfile será na comunidade, no interior para celebração com os moradores. INÁCIO HAMMES informa que no dia nove de outubro a Assemit promove evento das 16 horas às 18 horas com desfile do Bierwagen e música germânica pelas ruas da cidade. No sábado, dia 10, a ACETI coordena a programação com a presença também das soberanas da Oktoberfest. HAMMES também chama atenção para a importância do comércio fazer parte com o objetivo de levar alegria, diversão e aos Itapiranguenses. O apelo é para as lojas participarem com a decoração de vitrines alusivo a Oktoberfest.
Polícia Militar Ambiental realiza ações pré-piracema. A Polícia Militar Ambiental, por meio da unidade em São Miguel do Oeste, realizou nos últimos dias ações de conscientização e divulgação sobre as regras referente ao período da Piracema, que inicia amanhã e se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2021. Neste período, em razão da reprodução das espécies de peixes da região, a prática da pesca em toda a bacia hidrográfica do Rio Uruguai sofre diversas restrições com relação aos materiais, equipamentos e formas, o que é regulamentado pela Instrução Normativa do Ibama. Objetivo é orientar a sociedade e principalmente a população ribeirinha dos principais rios da região, a unidade da PMA em São Miguel do Oeste realizou inúmeras ações de orientação. A exemplo de matérias à imprensa regional, publicação de orientações nas redes sociais e visitações com entrega de cartilhas em locais de pesca.
Cinto se desprende e garrafas de cerveja caem de caminhão em Mondaí. O acidente envolvendo um caminhão de transporte de bebidas foi registrado por volta das 15 horas desta terça-feira no centro de Mondaí. O caminhão estava carregado com caixas de garrafas de cerveja vazias. Segundo o motorista, o cinto que segura as grades acabou se desprendendo do veículo e ocasionando a queda das caixas e garrafas no asfalto. Houve somente danos materiais, e ninguém se feriu. O caminhão tem placas de Maravilha, mas pertence a uma empresa de distribuição de bebidas de São Miguel do Oeste.
Motorista foge após colidir caminhão em dois veículos na BR 163. Os bombeiros de São José do Cedro foram acionados por volta das 19 horas e 40 minutos desta terça-feira, para atender um acidente na BR 163 próximo à linha Guataparema, em Guaraciaba. No local um caminhão bitrem invadiu parcialmente a pista contrária e colidiu contra dois veículos de passeio. No Palio de São José do Cedro, encontravam-se dois ocupantes, uma mulher de 51 anos e um homem de 65. As duas vítimas não apresentavam ferimentos, somente nervosismo pelo ocorrido. No outro veículo, uma L200 Triton havia apenas o motorista de 35 anos, residente em Princesa, também sem ferimentos. Os ocupantes do veículo relataram que após o acidente o caminhão continuou seu trajeto e não parou para prestar atendimento aos envolvidos.
Polícia Civil de Cunha Porã apreende pé de maconha e pássaros silvestres mantidos em cativeiro. Após receber uma denúncia anônima de que havia uma plantação de maconha em uma residência na cidade, a Polícia Civil de Cunha Porã localizou no pátio da casa, a poucos metros da via pública, um pé de maconha e alguns pássaros silvestres mantidos em cativeiro. Com a chegada do morador no local, também foram apreendidas objetos e algumas porções de droga para consumo pessoal. O investigado foi autuado por maus-tratos aos animais e posse de drogas para uso pessoal, sendo liberado após assinar o termo de comparecimento ao Juizado Especial Criminal. A Polícia Civil esclarece que apesar de ser uma prática comum, manter em cativeiro ou capturar pássaros silvestres é crime que além de prisão de três meses a um ano pode gerar multa de até cinco mil reais por animal apreendido.