O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Com o fechamento dos parques temáticos da Disney na Califórnia e a abertura limitada das demais unidades, a multinacional anunciou nesta terça-feira a demissão de 28 mil funcionários de diversos países. Em um comunicado enviado aos funcionários nesta terça, o chefe dos parques da Disney, afirmou que a empresa teve de tomar várias “decisões difíceis", incluindo o fim da licença de milhares de profissionais e a demissão de trabalhadores que atuavam nos segmentos de parques, experiências e produtos de consumo. 67 por cento dos profissionais que foram desligados trabalhavam meio período em um dos parques da companhia.
A empresa farmacêutica Novavax iniciou a fase três de sua vacina contra a Covid-19. O estudo ocorrerá no Reino Unido, em parceria com a força-tarefa de vacinas do governo. A expectativa é de imunizar 10 mil pessoas entre 18 e 84 anos, com ou sem comorbidades, nas próximas seis semanas. O estudo foi projetado para ter pelo menos 25 por cento dos participantes com mais de 65 anos, bem como priorizar os grupos mais afetados pela doença, incluindo minorias raciais e étnicas.
O primeiro debate entre DONALD TRUMP e JOE BIDEN foi marcado por interrupções e ataques pessoais, com o presidente republicano na defensiva sobre sua gestão do país durante a pandemia de coronavírus e as recentes revelações a respeito do seu imposto de renda. Já BIDEN criticou a política ambiental de TRUMP e citou o Brasil, dizendo que a "floresta tropical" no País está sendo destruída. Uma pesquisa conduzida pelo Político, órgão de imprensa norte-americano, aponta que 86 por cento dos eleitores dos Estados Unidos já definiram em quem votarão na eleição presidencial deste ano.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira, sem vetos, a lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. A lei foi assinada em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de ministros e de animais de estimação. O texto segue para publicação no “Diário Oficial da União”. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais. A alteração será feita na Lei de Crimes Ambientais. Hoje, a legislação prevê pena menor, de três meses a um ano de detenção, para quem pratica os atos contra animais.
O governo federal informou nesta terça-feira que cerca de cinco milhões e 700 mil beneficiários do Auxílio Emergencial que não fazem parte do Bolsa Família - e que receberam parcelas de 600 reais - não devem receber nenhuma das quatro parcelas "residuais" de 300 reais que começam a ser depositadas nesta quarta. Segundo o Ministério da Cidadania, essa redução é motivada pelas regras mais restritas para a nova fase do benefício, além de melhorias que foram feitas no cruzamento dos dados dos cidadãos. Nesta terça, a Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamento, que varia com o nascimento do beneficiário e a data em que ele recebeu a primeira parcela.
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 13 vírgula oito por cento no trimestre encerrado em julho, atingindo 13 milhões e cem mil reais de pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Trata-se da maior taxa da série histórica, iniciada em 2012. O índice corresponde a um aumento de um vírgula dois por cento ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em fevereiro e de dois pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2019. Em termos de número de desempregados, o contingente registrado no trimestre encerrado em julho é o maior desde abril do ano passado.
Os deputados aprovaram em primeiro turno, na sessão desta terça-feira, a proposta de emenda à Constituição que pretende proibir a cobrança de pedágios urbanos em Santa Catarina. A matéria ainda precisa passar pela votação em segundo turno para ser transformada em emenda constitucional. A PEC, de autoria do deputado IVAN NAATZ, recebeu 28 votos favoráveis, três contrários e três abstenções. Ela altera o artigo 128 da Constituição Estadual, com o objetivo de proibir a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens, a exemplo da Taxa de Preservação Ambiental cobrada pelo município de Bombinhas, no Litoral Norte.
A comissão especial que analisa o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR recebeu no final da tarde de terça-feira a defesa de MOISÉS. A advogada ANA BLASI, que representa DANIELA, afirmou que a defesa da vice-governadora será entregue na tarde de hoje. O prazo final é amanhã. Este segundo pedido de impeachment se refere, principalmente, à compra de 200 respiradores para o combate da Covid-19 por 33 milhões com dispensa de licitação. A comissão especial é formada por nove deputados da Alesc. A defesa de MOISÉS nega que houve crime de responsabilidade.
A Polícia Federal e a Ministério Público Federal cumpriram na manhã desta quarta-feira mandado de busca e apreensão na Casa da Agronômica, onde mora o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, em Florianópolis. Ele é alvo de uma operação que investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões pagos antecipadamente pelo governo. O Governo do estado informou que por enquanto não vai se manifestar. Segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no estado e dois ex-integrantes do governo, que não tiveram os nomes divulgados, também são alvo da operação. O mandado foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça e é necessário, segundo o MPF, para apurar a relação de CARLOS MOISÉS com empresários que venderam aparelhos ao estado.
Definitivo: Rede Municipal de Campo Erê não volta as aulas esse ano. Quem confirma é LEDI EHREBRINK – Secretária da Educação do município. Comenta que o assunto foi muito discutido por um colegiado de prefeitos, secretários de saúde e educação, União dos Estudantes Municipais e Federação Catarinense dos Municípios. No entanto, o ensino remoto continua. O que acontece agora é planejamento para 2021. A suspensão definitiva do retorno as escolas é para preservar a saúde das crianças, professores e funcionários, especialmente do grupo de risco.
Ensino on line vem desde primeiro de abril. De agora em diante, 50 por cento das atividades dos professores será realizada nas escolas e a outra metade, em casa mesmo. Serão criados os comitês municipal e de cada escola. A secretária da Educação é a presidente natural do comitê geral. Comitês escolares serão formados pelos diretores de cada estabelecimento, professores, pais, representante de serviços gerais, Ministério Público e Câmara de vereadores. As reuniões serão todas on line e servirão para tirar sugestões e decisões.
Secretária quer ter tudo preparado para o início do ano letivo, em fevereiro. LEDI EHREBRINK faz questão de dizer que tem muito apoio das famílias dos alunos. Garante que muitas estão entendendo a situação e se empenhando para diminuir ao máximo as dificuldades no aprendizado dos filhos. Toda quinta feira os motoristas entregam o kit pedagógico nas casas, tanto para rede municipal como estadual. A cada 15 dias os pais é que retiram o material impresso nas escolas onde os filhos estão matriculados.
Procura pela sala de vacinas de Campo Erê é alta, principalmente ao meio dia. A responsável pelo setor CASSIANE DE LIMA, informa que a sala fica disponível das sete da manhã a uma da tarde, inclusive ao meio dia. Ela chama a atenção dos adolescentes para a vacina da HPV, feita em meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14. Comenta que a procura pela vacina tem sido baixa, tanto da primeira quanto da segunda dose. Explica que, ao fazer a primeira dose, a segunda aplicação é marcada para seis meses depois. A enfermeira salienta que, após a primeira, muitos adolescentes esquecem de fazer a segunda aplicação. Por isso, pede que confiram em suas carteirinhas e voltem se imunizar.
Vacina da meningite entra no calendário nacional. De acordo com CASSIANE, a aplicação deve ser feita entre os 11 e 12 anos. Ela protege contra quatro tipos de meningite, sendo muito importante a procura pela imunização. Ela orienta que e as pessoas sempre levem a caderneta de vacinação e o cartão SUS quando forem se vacinar. Comenta sobre uma campanha que estava programada para acontecer em setembro, mas foi adiada para outubro devido à pandemia da Covid-19. Ela é multivacinal, destinada a colocar em dia vacinas em atraso de crianças. Junto com ela, será feita a campanha da gotinha para a paralisia infantil, que deve iniciar dia cindo de outubro, indo até dia 30, com Dia D agendado para um sábado, dia 17.
Cooper Itaipu desenvolve semana de prevenção a acidentes de trabalho. MARCOS SCHAFT – técnico de segurança, informa que foi montada uma equipe que, juntamente com a Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, se desloca fazendo a capacitação em todas as filiais da cooperativa. São avaliados índice de massa muscular, massa corporal, retenção de liquido, peso, altura, entre outros quesitos com todos os funcionários. Após os resultados os dados são passados ao trabalhador, que recebe de uma nutricionista indicação de como melhorar sua saúde.
Devido à proibição de aglomerações, trabalho é feito filial por filial. De acordo com MARCOS SHAFT, os exames são opcionais e em valorização do colaborador. O técnico informa que, como a empresa trabalha em vários seguimentos, diversos imprevistos podem ocorrer. Comemora o baixo índice de acidente que tem ocorrido esse ano, e comenta que a maioria deles foi de trajeto, quando o colaborador está indo ou voltando da empresa. Explica quanto aos acidentes durante o trabalho, que a cooperativa qualifica o trabalhador para agir em casos de problema, disponibilizado todo o treinamento e fornecendo equipamentos de segurança necessários.
Eleições 2020. Os gastos de campanha, previstos na Justiça Eleitoral. Gastos de impulsionamento são aqueles prestados, devendo eventuais créditos contratados e não utilizados até o final da campanha serem transferidos como sobras de campanha ao Tesouro Nacional, na hipótese de pagamento com recursos do FEFC, ou ao partido, na conta do Fundo Partidário ou Outros Recursos, a depender da origem dos recursos.
Está ocorrendo treinamento de mais de 500 técnicos de apoio ao voto informatizado de Santa Catarina. O curso EaD objetiva ambientar os novos colaboradores e explicar noções básicas sobre as mídias que serão utilizadas nas eleições, e apresentar o conjunto de atividades com urnas eletrônicas, inclusive as etapas críticas na sua utilização. Entre os conteúdos do curso estão: apresentação das mídias utilizadas na urna eletrônica, os aspectos das urnas, as audiências de preparação e conferência dos equipamentos e as contingências e resolução de problemas com as máquinas.
O curso dos técnicos é completamente online e autoinstrucional e está disponível na página EaD do TRE-SC. Os questionamentos que técnicos e supervisores tenham sobre os conteúdos abordados serão respondidos pelos próprios chefes de cartório da Zona Eleitoral. O TRE recomenda que todos os 553 técnicos contratados para as Eleições 2020 realizem o curso. O treinamento está disponível aos técnicos de apoio ao voto informatizado que são supervisores, e a partir da próxima semana estará acessível aos demais.
Curso aos técnicos das urnas eletrônicas está atualizado com revisão e inserção de novos vídeos. O treinamento, que já estava disponibilizado em 2018 como projeto piloto, e agora consta no catálogo de cursos regulares de eleições. Entre os trabalhos dos técnicos durante o período eleitoral estão: auxílio na preparação das urnas eletrônicas para o dia do pleito; suporte na preparação dos locais de votação, realizando vistorias, a inserção de informações das urnas e locais de votação em sistemas da Justiça Eleitoral; e o auxílio na revisão final das urnas eletrônicas.
Palma Sola tem três nomes disputando vaga no executivo. Concorrem o ex-prefeito DOMINGOS LOCATELLI do PP, que tem como vice
OSMAR PACHÃO do PDT. Vai buscar a reeleição o atual prefeito KIKO MANTELLI do MDB junto com MÁRCIO SANSIGOLO do PL. A terceira opção é JOÃO PORSCH e JAIR DE OLIVEIRA, ambos do PSOL. Para vereador, são 51 nomes: O PDT lançou 11 candidatos: ADÃO ANTUNES; CLAIR MUNARO; CORNÉLIO GOMES; NELSO DONDÉ; ÉLIO DOS SANTOS; JANDIRA ZANIN; ELIANE VIEIRA; CARLOS MUTINELLI; NEUSA BENETTI; PEDRO ANTUNES e NÁDIA PETRY.
PP de Palma Sola lança 11 candidatos. ADÃO DOS SANTOS; ADENIR BEVILAQUA; ANSELMO BINSFELD; CARLOS RODRIGUES; CLAUDINEI SCHEIN; ANDRIARA FERRAZ; JANETE REGNER; JOICE DALLE LASTE; RAFAEL BATISTI; VANESSA FEIX e VILDETE LEUZE. Já o PT – Partido dos Trabalhadores traz dez nomes: ADEMIR ZANELLA; CLAUDEMIR MAGALHÃES; DANIEL ELICKER; EDIVILSON FRIGO; ELISIANE GRITTI; IVANOR DE MOURA; MARIA BOROWICC; MATEUS DAL PONTE; ODAIR PAULETTI e TÂNIA FLORIANO.
MDB vem para as eleições 2020 com dez candidatos a vereador em Palma Sola. ANTÔNIO SCHAUREN; CESAR ZANDONÁ; CLEDIANE DA SILVA; ELBER DOS SANTOS; MARLI SBARAINI; PAULO MANTELLI; ADRIANE DE MELLO; RODRIGO CALEGARI; ROSALINO SIQUIERA e GENAIR BONAVIGO. Por sua vez, o PSOL, traz três candidatos: GIVANILDO PONTES; JULIANA LISBOA e VITÓRIO MÔNEGO. Já pelo PL, foram seis registros de candidatura. LUCIANA DE OLIVEIRA; MATEUZINHO DA SAÚDE; MOACIR SANSIGOLO; SAMARA GUBERT; SARGENTO VANDERLEI e ZÉ MECÂNICO.
Três nomes disputam pelo cargo de prefeito em Anchieta. Em busca da reeleição vem IVAN CANCI do PT que tem como vice-prefeito EDGAR BENETTI do PL. Com chapa pura entra FERNANDO DOS ANJOS e MAYKEL LEITE pelo PATRIOTA. E a terceira opção nas urnas é VALDEREZ IZOTTON do MDB e EDUARDO SCHNEIDER do PSD. A nominata de vereadores que registraram candidatura é de 42. O PT lançou nove: ALBERTO DEROSSI; CLAUDETE JUNGES; ELOE SCHVEIZER; EUZÉBIO DE ARAÚJO; IONE PRESOTTO; JOÃO DELAI; LEANDRO DA ROSA; IVETE FABONATTO e VALDECÍ CELLA.
PATRIOTAS de Anchieta tem três candidatos a vereador. ANDERSON PAOLAZZI; IVONE FOLGIARINI e ROSELI ARNO. O MDB vai para as urnas com dez. ARI DE OLIVEIRA; IVO SCHAEFFER; JANAINA DIAS; JOANIVAL CAMARGO; LUCENA NEGRI; MARIA TRENTIN; DELUCI MATIDA; NELSON DE MOURA; NILO PREVEDELLO e TIAGO MOSERLE. Já o PL, vem para essas eleições com dez candidatos. CARLA TREMARIM; DOUGLAS VIDORI; ENIO WOLFART; JUCELEI FARIAS; JOSIAS FERREIRA; JUSELAINE DOS SANTOS; MÁRIO SIGNOR; PEDRO BENATTI; SILVANO DE OLIVEIRA e VALDIR DE LIMA.
O PSDB de Anchieta vai para as urnas em 2020 com sete candidatos. GRACIELI DA SILVA; LUCIANE LANGHINI; MARCOS DO PRADO; NERI GASPAR; PAULO SARTORI; PAULO FUSIEGER e ROSELEI CARDOSO. Já o PSD tem três: MARIA DIAS; PAULINO DEROSSI e PEDRO PAVAN.
Moto taxista é arremessado em colisão. Uma batida envolvendo uma moto e um carro deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem. O acidente foi em Marmeleiro, próximo a saída para Francisco Beltrão. Com o impacto, o condutor da moto táxi foi arremessado para cima do carro. O piloto sofreu ferimentos e foi levado a UPA de Francisco Beltrão pelo Corpo de Bombeiros. A motorista do carro não se feriu.
Homem sofre ferimentos graves ao ser eletrocutado. O trabalhador de 34 anos estava fazendo manutenção na rede elétrica de alta tensão ontem, em São Domingos. Segundo testemunhas, ele foi arremessado a dez metros de altura. De acordo com o Sara, o homem foi socorrido pelo Samu e apresentava Traumatismo Craniano Encefálico. Ele tinha também ferimento de entrada e saída da carga elétrica na mão esquerda e no pé esquerdo. Ainda conforme o Sara, apesar da gravidade do acidente, a vítima estava estável. Ele foi levado ao Hospital Regional Oeste, em Chapecó.
Motociclista morre e caroneira fica gravemente ferida em colisão contra poste. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 20 minutos de ontem, em Barracão. No local houve uma saída de pista seguida de colisão em poste envolvendo uma motocicleta Honda CG 125, placa de Barracão, ocupada por um casal de jovens. As vítimas estavam inconscientes no momento do socorro. Eles foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Samu de Dionísio Cerqueira. Segundo os socorristas, o condutor da moto apresentava suspeita de traumatismo craniano, fratura na perna direita, e trauma torácico.
Motociclista chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no caminho do Hospital. Ele foi identificado como ALEXANDRE VILANT, de 21 anos. Já a caroneira, de 16 anos, apresentava ferimentos na face, com suspeita de fratura no nariz e de traumatismo craniano. Ela foi levada ao hospital de Dionísio Cerqueira, mas devido à gravidade foi transferida para o Hospital Regional.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.