ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 30 08 2025

-GOVERNO PREVÊ SALÁRIO-MÍNIMO DE MIL 631 REAIS EM 2026

- SC TEM 2° MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS E SUPERA 8 MILHÕES E 100 MIL HABITANTES

-DI BERTI REBATE DADOS DA FIESC E DIZ QUE OBRAS NA SC 305 ESTÃO AVANÇADAS

-NÚCLEO DE COOPERATIVAS DA ACISMO PROMOVE HOJE DIA C DE COOPERAR NA PRAÇA

-DESACELERAÇÃO DA GERAÇÃO DE EMPREGO PREOCUPA ENTIDADES INDUSTRIAIS

-CAMINHÃO TOMBA E MOTORISTA FICA PRESO AS FERRAGENS NA BR 282

-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE VEÍCULOS NA SC 305

A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.

O Exército israelense declarou nesta sexta-feira que a Cidade de Gaza, a mais populosa da Faixa de Gaza, agora é “uma zona de combate perigosa” e suspendeu um corredor humanitário que estabeleceu na cidade há cerca de um mês. O anúncio é mais um passo rumo à tomada da cidade, no que Israel diz compor esforços para a "vitória total" sobre o grupo terrorista Hamas. Israel disse já controlar os arredores da Cidade de Gaza, e que está atuando "com grande intensidade" nessas regiões. Cerca de um milhão de palestinos vivem na Cidade de Gaza, segundo a ONU, sendo que alguns deles chegaram ao local após serem forçados a fugir da guerra entre Israel e Hamas, que dura quase dois anos.

Diante de ameaças de uma intervenção dos Estados Unidos, o governo da Venezuela enviou uma carta à Organização das Nações Unidas pedindo ajuda diante do avanço da frota enviada pelo governo norte-americano ao Caribe. Em um carta assinada pelo presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, e endereçada ao secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, Caracas solicita que a ONU exija que o governo de DONALD TRUMP cancele a operação naval a caminho da costa da Venezuela. Além disso, o país chama a ofensiva de TRUMP de "ameaça gravíssima". No documento enviado à ONU, Maduro também acusa o governo norte-americano de "agressão" e de ameaça constante de invasão.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, criticou a decisão do tribunal de apelações do país desta sexta-feira, que considerou a maior parte das tarifas impostas por ele ilegal. O tribunal determinou que as tarifas continuem em vigor até 14 de outubro, concedendo ao governo TRUMP a chance de recorrer à Suprema Corte. O republicano ressaltou que o tarifaço segue em vigor e afirmou que o tribunal de apelações — que classificou como “altamente partidário” — errou ao dizer que as tarifas deveriam ser suspensas. Ele acrescentou que, “com a ajuda da Suprema Corte dos Estados Unidos”, pretende manter a taxação. O Tribunal de Apelações do Circuito Federal, em Washington, D.C., analisou a legalidade das chamadas tarifas recíprocas impostas por TRUMP em abril, no contexto da guerra comercial, além de outro conjunto de tarifas aplicadas em fevereiro contra China, Canadá e México.

As contas de energia elétrica permanecem com acréscimo de sete reais e 87 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta sexta-feira que será mantida a bandeira vermelha patamar 2 devido à necessidade de acionamento de usinas termelétricas. Segundo a Aneel, o uso maior de térmicas é necessário por causa da falta de chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Em junho e julho, a bandeira tarifária esteve vermelha e, em agosto, passou para vermelho patamar 2. Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Enviado ao Congresso Nacional na noite desta sexta-feira, o projeto do Orçamento do próximo ano teve alterações em relação às estimativas de crescimento econômico na comparação com os parâmetros da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tramita desde abril. A projeção de aumento do Produto Interno Bruto em 2026 foi reduzida de dois e meio na LDO, para dois vírgula 44 por cento no Projeto de Lei Orçamentária. O projeto do Orçamento de 2026 tem meta de superávit primário de 34 bilhões e 300 milhões de reais, equivalente a zero virgula 25 por cento do Produto Interno Bruto. No entanto, ao incluir gastos fora do arcabouço fiscal, a estimativa é de déficit de 23 bilhões para o próximo ano.

O salário-mínimo deve subir para mil 631 em 2026, conforme a proposta do governo para o Orçamento do ano que vem. O valor representa 113 reais a mais que os atuais mil 518, um aumento de sete virgula 44 por cento. Estes valores constam no Projeto de Lei Orçamentária Anual que o governo encaminha ao Congresso nesta sexta-feira, mas devem ser atualizados até o fim do ano. Caso confirmado, o reajuste será aplicado a partir de janeiro, no salário que o trabalhador receberá em fevereiro. O valor definitivo será conhecido somente em dezembro deste ano, quando será divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de novembro que serve de base para a correção. Seguindo o formato adotado, o reajuste corresponde à soma de dois índices: a inflação medida pelo INPC em 12 meses até novembro e o índice de crescimento real do PIB dos dois anos anteriores.

O maior polo moveleiro do Brasil, constituído por três cidades catarinenses, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho, trabalha para aliviar os impactos do tarifaço de DONALD TRUMP, que entrou em vigor em 6 de agosto. O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário firmou um contrato de lobby advocatício para representar os interesses do mercado durante a negociação do governo brasileiro junto à Câmara Americana do Comércio. Advogados que estão à frente do caso devem reunir informações do setor moveleiro, como números de empresas, funcionários e resultados, para abastecer o governo do Brasil com dados suficientes na intenção de realizar uma defesa fundamentada, contra a taxação, junto aos Estados Unidos.

Santa Catarina tem oito milhões 187 mil e 29 moradores, segundo os novos dados de 2025 divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O número representa aumento de um vírgula 60 por cento em relação ao dado do ano passado e coloca o estado como o segundo que mais teve crescimento na população em um ano, atrás apenas de Roraima. Em números gerais, Santa Catarina ganhou 128 mil 588 habitantes pela estimativa. O dado considera a contagem de pessoas até o dia primeiro de julho de 2025. De acordo com o IBGE, Santa Catarina representa três vírgula oito por cento na população brasileira. 14 municípios catarinenses têm mais de 100 mil habitantes e das 20 maiores taxas de crescimento, 18 são municípios litorâneos.

Santa Catarina saltou sete posições no pilar Potencial de Mercado do Ranking de Competitividade dos Estados divulgado pelo Centro de Liderança Pública. Com isso, o estado saiu da décima colocação no ranking do pilar em 2024 e chegou ao terceiro lugar neste ano de 2025, atrás apenas de Roraima e Tocantins. Conforme o Ranking de Competitividade, dois fatores foram fundamentais para o salto. Um deles é o crescimento do Produto Interno Bruto nos últimos quatro anos. De acordo com dados do IBGE e Banco Central, a economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional e, neste ano de 2025, o estado lidera com o maior crescimento do país em atividade econômica. Outro fator fundamental para o salto no pilar de Potencial de Mercado é a empregabilidade. Santa Catarina possui a menor taxa de desemprego do país, com apenas dois virgula dois por cento, e uma das menores do mundo.

O Projeto Nota Fiscal que Movimenta inicia na próxima semana em Guaraciaba. Entre primeiro de setembro e cinco de outubro, todas as compras feitas no comércio de Guaraciaba terão a oportunidade de concorrer a um veículo zero quilometro. A informação é da Secretária CINTHIA BORSATTO. Ela explicou que todas as compras feitas no Município de Guaraciaba através de emissão de nota fiscal ou cupom fiscal com CPF vão concorrer a um veículo Renault Kwid 2025. Para concorrer basta comprar no comércio local, pedir a nota ou cupom fiscal e trocar por cupom de sorteio nos Pontos de Troca da Campanha. A cada cem reais em compras equivale a um cupom de sorteio e que podem ser fracionados em cupons com valor mínimo de 50 reais. Outra informação e que consta no regulamento deste sorteio é de que o limite máximo é de 20 cupons por compra.

O objetivo principal da campanha Nota Fiscal que Movimenta é incentivar o comércio local e fortalecer a educação fiscal entre os moradores e também os comerciantes. A afirmação é da secretária de Industria e Comércio de Guaraciaba, CINTHIA BORSATTO. O sorteio dos prêmios acontecerá durante a primeira Edição da Feira Movimenta Guaraciaba que será no mês de outubro. Além disso, entre segunda e sábado da semana que vem será realizada uma Semana Especial de Descontos. A “Semana D” de descontos foi instituído por lei e é aberto a todos os empreendimentos de Guaraciaba. Nos próximos dias, a Prefeitura divulgará um edital para que as empresas possam se credenciar e participar da campanha.

O Peperi Debates deste sábado discutiu as mudanças previstas no novo código eleitoral que está para ser votado no Senado. O texto, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça traz temas como volta do voto impresso e a reserva de 20 por cento das vagas nos parlamentos para as mulheres. O debate deste sábado recebeu o presidente do PT, JUARES DA SILVA, o coordenador microrregional do PSD, ALESSANDRO TIESCA e o secretário do PL, VAMILSON SPINDOLA. As fotos e o áudio do programa deste sábado estão no portal da Peperi.

O Partido dos Trabalhadores pratica a questão da paridade entre homens e mulheres nas eleições internas e entende que essa visão também deve prevalecer no sistema eleitoral brasileiro. A afirmação é do presidente do PT, JUARES DA SILVA. Ele disse no Peperi Debates de hoje que a possível reserva de vagas para mulheres nos parlamentos é importante para o país. Além disso, é preciso buscar outras formas de emancipação feminina via política. JUARES comentou que outro ponto importante é o financiamento público das campanhas eleitorais para permitir a inclusão de públicos que não tem participação. Sobre o voto impresso, o presidente do PT disse que a volta desse modelo seria uma retrocesso, já que o sistema eletrônico é seguro e agilizar o processo de divulgação dos resultados. O que deve ser ampliado, de acordo com ele, é o sistema dde segurança do voto eletrônico.

O projeto de lei que altera o código eleitoral vem para corrigir anomalias das legislações. O comentário é do coordenador regional do PSD, ALESSANDRO TIESCA. Ele disse que atualmente, as eleições são regidas por resoluções do Tribunal Regional e do Tribunal Superior Eleitoral quando as regras deveriam estar postas na legislação. Para TIESCA, questões como Fake News, financiamento de campanha e outras regras devem estar na lei para garantir segurança jurídica ao processo. Ele disse ainda que o voto impresso é um avanço. TIESCA explicou que o voto impresso é para fins de auditoria posterior. Ele comentou que vai continuar o sistema eletrônico, mas com emissão do voto impresso para uma eventual recontagem dos votos físicos. TIESCA defende que essa é uma medida necessária para dar mais transparência ao eleitor.

O Brasil está discutindo o novo Código Eleitoral que pode trazer mudanças profundas no processo democrático. A observação é do secretário do PL, VAMILSON SPÍNDOLA. Ele disse que a normatização das regras eleitoras na lei vai dar mais segurança para os candidatos e para a população. Um ponto de preocupação, de acordo com VAMILSON, é a possibilidade de ampliação do emprego de recursos próprios dos candidatos. Ele disse que esse mecanismo, se aprovado, pode aumentar o desequilíbrio financeiros dos candidatos com impactos na eleição. VAMILSON também entende que o voto impresso, que pode estar previsto no novo código eleitoral, deve ser instituído como forma de aumentar a segurança e clareza das votações na eleições a partir do ano que vem.

O Núcleo de Cooperativas da Acismo vai realizar, hoje a tarde, mais uma edição do Dia C de Cooperar. As atividades começam por volta da uma e meia da tarde na rua coberta da praça Walnir Botaro Daniel. As cooperativas vão levar as ações que desenvolvem para a comunidade com o objetivo de fortalecer o cooperativismo para a comunidade. O evento vai contar com atividades para as crianças e para a comunidade de forma geral. A previsão do Núcleo de Cooperativas da Acismo é de um grande publico. O evento vai até as cinco horas da tarde e as atrações são gratuitas para a população.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na tarde de quinta-feira, um encontro especial em alusão ao Agosto Dourado – mês de incentivo ao aleitamento materno – e ao Dia da Gestante. A atividade ocorreu na Sala de Reuniões da Unidade Central, reunindo gestantes e puérperas em um espaço de aprendizado, troca de experiências e acolhimento. A programação contou com palestras e momentos práticos sobre aleitamento materno, primeiros socorros e cuidados com o bebê, saúde mental na gestação e no puerpério, tipos de parto e violência obstétrica. Também foram realizadas atividades de relaxamento massagem para bebês e roda de conversa conduzida por enfermeiras obstétricas e doula. Segundo a secretária municipal de Saúde, CAMILA LORENCETT, o objetivo da ação foi oferecer informação e apoio às gestantes.

A Semana da Pátria de 2025 começa nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. O acendimento do fogo da pátria será realizado as sete e 20 da manhã no quartel do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Em seguida, a chama será conduzida pelas ruas da cidade até a praça Walnir Botaro Daniel para a solenidade de hasteamento das bandeiras e acendimento do fogo simbólico. A cerimônia começa as oito da horas da manhã. Até domingo, serão realizadas horas cívicas de hasteamento e arriamento das bandeiras no começo da manhã e as seis da tarde. A semana da Pátria termina com o tradicional desfile cívico-militar no próximo domingo, dia sete de setembro.

O coordenador regional de infraestrutura para o Oeste de Santa Catarina, EVERALDO DI BERTI, rebateu os dados divulgados pela FIESC sobre o andamento das obras na SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê. O relatório da entidade industrial, divulgado nesta semana, aponta que apenas 42 por cento da obra está executada e que há risco de atraso na conclusão, prevista para novembro de 2025. DI BERTI afirma que os dados estão equivocados e que a obra de 28 quilômetros está em ritmo acelerado. Segundo o coordenador, os números do Governo do Estado são baseados em relatórios técnicos semanais e mostram avanço significativo nas obras da rodovia que liga São Lourenço do Oeste e Campo Erê.

O coordenador regional de infraestrutura para o Oeste de Santa Catarina, EVERALDO DI BERTI disse que os dados do governo do estado demonstram que as obras na SC 305 estão adiantadas e serão entregues dentro do prazo. De acordo com ele, a terraplenagem está concluída e a base está 95 por cento pronta. DI BERTI disse que a pavimentação já alcança 59 por cento da extensão da rodovia e a drenagem está em 47 por cento. Ele explicou que na prática, a SC-305 está bem mais adiantada do que mostra o relatório da FIESC. DI BERTI comentou que a expectativa da Secretaria de Infraestrutura é liberar o tráfego com toda a pavimentação concluída até dezembro deste ano. A entrega final da obra está prevista entre fevereiro e março de 2026.

A desaceleração do ritmo de geração de empregos formais em São Miguel do Oeste em 2025 era uma tendência que agora está se confirmando. A afirmação é do gerente de operações do Sesi-Senai, IVANOR FINATTO. Ele disse que existe uma preocupação com esse desaquecimento do setor, especialmente na indústria. Os dados do Caged divulgados nesta semana apontam que o município gerou 33 empregos com carteira assinada no mês de julho, menos da metade do resultado do mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o número de postos de trabalho criados no município foi de cerca de 450, 30 por cento a menos do que os primeiros sete meses de 2024. FINATTO disse que esse quadro foi verificado em Santa Catarina e no Brasil.

A alta da taxa de juros é uma das explicações para a redução do ritmo de geração de empregos formais no estado, na região e no municípios neste ano. A avaliação é do gerente de operações do Sesi-Senai, IVANOR FINATTO. De acordo com ele, os juros impactam nos investimentos e reduzem a contratação de trabalhadores. Além disso, o cenário econômico mundial, especialmente o tarifaço dos Estados Unidos, contribuem para a redução do ritmo da geração de emprego formal. FINATTO comentou que a tendência é de o saldo continue positivo, mas com algumas alterações nos setores que mais empregam.

A Polícia Militar apreendeu na manhã de sexta-feira, uma carga de cigarros contrabandeados no interior de Princesa. A ação ocorreu durante barreira policial na Estrada Geral da Linha Vista Alegre, por volta das oito horas da manha. Na abordagem a um automóvel, os policiais localizaram três caixas de papelão contendo 150 maços de cigarros de origem argentina. Também foi constatado que o condutor do veículo não possuía habilitação para dirigir. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Já o carro e a mercadoria foram entregues à Receita Federal para as devidas providências.

A Polícia Militar apreendeu um carregamento de vinhos de origem estrangeira nesta sexta-feira, no Bairro Peperiguaçú, às margens da BR 163, em Dionísio Cerqueira. O veículo que transportava a mercadoria foi flagrado ao ingressar no Brasil por uma passagem clandestina conhecida como “pista de skate”, frequentemente utilizada para contrabando e descaminho. No carro, onde estavam cinco ocupantes, os policiais encontraram 18 caixas de vinhos de diversas marcas, somando 80 garrafas, todas sem regularização aduaneira. A carga e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal para os procedimentos legais.

A Polícia Civil concluiu a investigação sobre uma tentativa de feminicídio ocorrida na manhã do dia 19 de agosto, em Guaraciaba. A vítima, uma mulher, foi brutalmente agredida por um homem que utilizou uma barra de ferro para golpeá-la na cabeça e, em seguida, tentou se apossar de uma faca para continuar o ataque. Mesmo ferida, a vítima conseguiu escapar e pedir ajuda a populares. Ela recebeu os primeiros atendimentos do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada ao hospital. Devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para uma unidade hospitalar de referência. As investigações, de acordo com a Polícia Civil, apontaram que a vítima vinha sendo alvo de perseguição e pressão para reatar o relacionamento por parte do agressor.

Um acidente de trânsito deixou um motorista preso às ferragens por volta das seis horas da manhã deste sábado, na BR 282, próximo à Ponte do Rio das Flores, em Paraíso. Segundo os bombeiros, o veículo saiu da pista e capotou. O condutor estava consciente e orientado, mas apresentava deformidade no braço esquerdo, suspeita de fraturas nas pernas e escoriações pelo corpo. A equipe realizou o desencarceramento e o motorista foi conduzido pelo SAMU ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Houve vazamento de combustível e de soro de leite, sendo necessário o uso de serragem para limpeza da pista.

Um homem morreu em um grave acidente de trânsito foi registrado na noite de sexta-feira na SC-305, comunidade de Três Voltas, em São Lourenço do Oeste. A colisão frontal aconteceu por volta das sete e 45 da noite e envolveu um Celta, com placas de São Lourenço do Oeste, e um Palio, de Araquari. No Celta estavam quatro ocupantes. O condutor, identificado como DARCI DA ROSA, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Outras três vítimas que estavam no Celta foram socorridas, entre elas duas crianças e uma mulher, que apresentava dificuldades respiratórias e chegou a ter uma crise convulsiva. No Palio havia três ocupantes. A condutora teve ferimentos leves e uma passageira sofreu fratura nas duas pernas. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atuou na ocorrência com apoio do SAMU e encaminhou os feridos para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.