-SENADO APROVA OBRIGAÇÃO DE COBERTURA DE TRATAMENTO FORA DA LISTA DA ANS
-SC FICA FORA DA LISTA DOS ESTADOS QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM JULHO
-MUNICÍPIO COMEÇAM AÇÕES PRÁTICAS DO PROGRAMA PLANTANDO ÁGUA
-FAISMO DEFINE DETALHES PARA VENDA DE ESPAÇOS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
-SINTE PROMOVE ENCONTROS COM PROFESSORES EM ESCOLAS DA REGIÃO
-GALPÃO É PARCIALMENTE DESTRUÍDO EM INCENDIO EM PROPRIEDADE RURAL
-DOIS HOMENS ACUSADOS DE HOMICIDIO VÃO A JURI POPULAR NESTA SEMANA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O apelo do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, pela proibição da entrada de cidadãos russos na União Europeia desencadeou um debate acalorado no continente. Finlândia, Polônia, República Tcheca e os países bálticos deixaram de emitir vistos de curto prazo para russos. Alemanha, Grécia, Chipre e a Comissão Europeia, por sua vez, rejeitam uma proibição radical de entrada para cidadãos da Rússia. A presidência tcheca do Conselho da União Europeia colocou a discussão sobre os vistos na agenda da reunião informal entre ministros das Relações Exteriores do bloco a ser realizada nesta terça-feira em Praga.
Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas visitam nesta semana uma usina nuclear na Ucrânia. Há temores de que os combates entre russos e ucranianos tenham danificado linhas de energia e causado incêndios na instalação. Uma catástrofe nuclear não está descartada. A equipe de inspetores verificará os sistemas de segurança e proteção e avaliará as condições dos funcionários. A inspeção terá início na quarta-feira e será concluída no sábado dia três de setembro.
O atual presidente da Angola, JOÃO LOURENÇO, foi declarado nesta segunda-feira vencedor das eleições no país. O resultado das eleições, realizadas na Angola há duas semanas, foi divulgado pela Comissão Eleitoral, que apontou também o melhor desempenho da oposição na história. Desde a independência da Angola de Portugal, em 1976, o país é governado pelo MPLA, partido de JOÃO LOURENÇO. Apesar de perder, o Unita, sigla da oposição, teve o melhor desempenho de sua história, com 43 vírgula 95 por cento dos votos. Já o partido do atual presidente conseguiu 51 vírgula 17 por cento. A margem é a mais apertada desde a independência de Angola.
Os economistas do mercado financeiro reduziram de seis vírgula 82 por cento para seis vírgula sete a estimativa de inflação para este ano. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada. Esta foi a nona queda seguida da estimativa do mercado financeiro para a inflação deste ano. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento.
As concessões médias de crédito apresentaram alta de quatro vírgula nove por cento em junho e chegaram a 24 bilhões de reais. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. Em 12 meses, a elevação acumulada foi de 24 vírgula três por cento. Segundo a instituição, esse aumento é reflexo do dinamismo do Produto Interno Bruto, mesmo em meio ao ciclo de alta dos juros no país. No recorte por tipo de tomador dos empréstimos, o saldo de crédito a pessoas físicas subiu um vírgula três por cento no mês, e 21 e meio por cento em 12 meses. Para as pessoas jurídicas, o crescimento foi de dois virgula um por cento em junho, e de 12 vírgula oito por cento em 12 meses.
O Senado aprovou nesta segunda-feira o projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrir tratamentos médicos que não estão previstos na lista de procedimentos básicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar, desde que sejam reconhecidos por outros órgãos da área e tenham comprovação científica. Na prática, o texto amplia os tratamentos que deverão ser cobertos pelos planos de saúde, indo além daqueles contidos no chamado "rol taxativo" da ANS, que é a lista de procedimentos e serviços que os planos são atualmente obrigados a realizar. O projeto havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no último dia três. Com a aprovação do texto no Senado sem alterações, a matéria agora segue para sanção ou veto do presidente JAIR BOLSONARO.
Um grupo de 36 pessoas refugiadas da Venezuela desembarcou em Santa Catarina neste mês para trabalhar na cidade de Caçador, no Meio-Oeste. O Estado é o que mais recebeu trabalhadores venezuelanos nos últimos três anos, por meio de um projeto da Associação Voluntários para o Serviço Internacional, AVSI Brasil. Em 36 meses de atuação, o projeto intermediou a contratação de 962 pessoas que estavam em Roraima e foram interiorizados para outros estados brasileiros. Deste número, 587 foram contratadas por empresas catarinenses. Os setores que mais contrataram venezuelanos no estado são o de processamento de carne, com 286 contratações; seguido do setor moveleiro com 83, a construção civil com 52 e o setor madeireiro com 36.
Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira 88 casos diagnosticados de varíola dos macacos, a Monkeypox. O dado foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica que mantém outros 296 casos em investigação. O número de casos mais do que dobrou em duas semanas, ampliando o alerta para cuidados em relação à doença. A situação fez, inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária iniciar a análise de uma vacina contra a varíola dos macacos, além de um medicamento para o tratamento de sintomas. A varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.
Pela primeira vez em 2022, Santa Catarina ficou de fora da lista dos estados que mais criaram empregos em julho. No mês passado, o saldo catarinense foi de quatro mil 551 vagas, o décimo terceiro do ranking, segundo dados do do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta segunda-feira. Em todos os meses anteriores o resultado catarinense ficou entre os cinco melhores, fechando o primeiro semestre de 2022 na quinta posição. Os setores da economia que mais se destacaram na criação de emprego em Santa Catarina em julho foram construção com saldo de mil 452 e Serviços com mil 438 empregos abertos.
O décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou, na semana passada, uma formatura em comemoração aos 180 anos de fundação da Organização Militar do Exército Brasileiro. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades e, na oportunidade, foram entregues medalhas aos militares do Regimento e Diplomas de Amigo a algumas personalidades com realizaram ações relevantes em prol do 14º RC Mec. Os Veteranos do Regimento realizaram um desfile em continência ao Comandante, relembrando e enaltecendo os valores e o patriotismo adquiridos nos tempos de caserna. Uma das tradições que marca a data é o plantio de uma árvore, um ipê, que fará parte do bosque do Regimento.
O Regimento foi criado em 1842, no estado de Goiás e passou pelos estados do Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul até ser transferido para a sua atual sede em São Miguel do Oeste no ano de 1988. Nos últimos 34 anos, o décimo quarto RCMEC esteve presente em acontecimentos significativos. Os militares sediados no município participara da missão de paz em Angola e no Haiti, da missão de Garantia da Lei e da Ordem e da missão de segurança da Copa do Mundo, na cidade do Rio de Janeiro, além de ações de ajuda humanitária nos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada que foram atingidos por um tornado. Recentemente, o regimento foi empregado em diversas ações de apoio durante a pandemia do coronavírus.
O Governo Municipal de Descanso inaugurou na sexta-feira a ampliação do Centro de Educação Infantil Judit Angela Balbinot Prigol. O investimento foi de 160 mil reais na construção de uma sala de professores. Após a obra de reforma e ampliação da escola, finalizada em abril de 2021, o município investiu no mesmo ano, aproximadamente 65 mil reais na construção de um muro em todo o contorno do espaço e na instalação de grades para fechamento da escola, com o objetivo de garantir mais segurança para os alunos. Também na sexta-feira ocorreu a inauguração das melhorias e ampliação da Escola Cachoeirinha. O município fez a troca de todo o telhado da escola e a construção de duas salas de aulas para abrigar o laboratório de artes, ciências e informática.
O grupo de Cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta já definiu a programação alusiva ao Acampamento Farrapo e também da cavalgada regional que será realizada nos próximos meses em São Miguel do Oeste. A informação é do patrão, RUDIMAR FRANCISCO. Em entrevista para o Rede Peperi Notícias Segunda Edição ele destacou que o acampamento será realizado no mês que vem, entre os dias 16 e 18 e vai ocorrer em parceria com o CTG e com os piquetes de laçadores. Segundo ele, a programação vai começar na sexta-feira e com término previsto para o domingo. Conforme ele, como de praxe, o local escolhido será a sede campeira, localizada na Linha Gramadinho, interior de São Miguel do Oeste.
As famílias e empresas que desejam participar da sexta edição do Acampamento Farrapo poderão montar seus alojamentos a partir da sexta-feira, dia 18. A afirmação é do patrão do grupo de cavalarianos do CTG Porteira Aberta de São Miguel do Oeste, RUDIMAR FRANCISCO. De acordo com ele, esse trabalho poderá ser realizado até o meio-dia de sábado e a noite haverá um jantar show baile com JOÃO CHAGAS LEITE. Ele salientou que a programação encerra no domingo com a realização de mais uma edição do tiro de laço com vaca mecânica, evento este, promovido pelo piquete de laçadores.
O grupo de cavalarianos espera reunir 250 pessoas no jantar que será realizado no sábado. A expectativa é do patrão, RUDIMAR FRANCISCO. Ele ressaltou que já foram vendidos 90 por cento dos ingressos e por isso acredita que nesta semana mesmo o limite será atingido. Ele pontuou que a sede campeira tem espaço para 800 pessoas, porém, o grande objetivo é servir bem os presentes, ou seja, o grupo quer qualidade e não quantidade no evento deste ano. Questionado sobre possíveis cobranças na instalação dos acampamentos, RUDIMAR declarou que será cobrado uma taxa de 50 reais que servirá para custear os gastos com água e luz, porém, todos poderão levar refeições e bebidas em geral para consumir nos seus espaços.
O grupo de cavalarianos do CTG Porteira Aberta também já definiu o roteiro para a realização de mais uma cavalgada regional. O lembrete é do patrão, RUDIMAR FRANCISCO. Ele frisou que a ideia inicial era uma programação para Carazinho há exemplo do que foi realizado em 2014 e 2017, porém, devido aos altos custos o grupo optou por uma cavalgada local. Ele disse que o objetivo é valorizar os municípios do Extremo Oeste, saindo de São Miguel do Oeste, passando por Guaraciaba, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Anchieta, Romelândia e retornando ao ponto de partida. RUDIMAR comentou que serão cinco dias com saída no dia 12 de outubro. Ele enfatizou que toda a demarcação foi feita e os pontos de descanso já foram definidos, sendo que serão percorridos no máximo 40 quilômetros por dia visando a integridade física dos animais e dos cavalarianos.
A secretaria de Cultura divulgou hoje o cronograma das atividades da semana da pátria de 2022. A programação começa as sete e 20 da manhã com solenidade Militar e condução do Fogo Simbólico. A saída será do décimo quarto RCMec com a participação do exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A chegada do Fogo Simbólico na Praça Walnir Bottaro Daniel está prevista para as oito horas da manhã quando vai ocorrer o acendimento da Pira pelo Prefeito Municipal. Em seguida, ocorre o hasteamento das bandeiras. A cerimônia de arriamento está programada para as seis horas da tarde. Essa programação vai se repetir todos os dias até terça da semana que vem. No dia sete, ocorre o desfile cívico militar.
A campanha de vacinação contra poliomielite vai até o dia nove de setembro. Os pais tem mais nove dias para imunizar os filhos menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Em São Miguel do Oeste, a vacinação pode ser feita entre sete da manhã e sete da noite na sala de vacinas no posto de saúde central. Nos sábados, o atendimento é entre oito da manhã e meio dia. De acordo com a regional da saúde de São Miguel do Oeste, cerca de 75 por cento do público alvo já recebeu a vacina contra a poliomielite. A campanha de verificação da caderneta vacinal de adolescente menores de 15 anos também vai até a sexta-feira da semana que vem.
No município de Belmonte, as profissionais da Sala de Vacina da Unidade Central de Saúde vão realizar um roteiro do programa “Saúde na escola” amanhã e quinta-feira. O objetivo é a verificação das carteirinhas dos alunos e a vacinação daqueles que não puderam ou não foram até os postos de vacina. A ação segue a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde, que orienta sobre a vacinação de alunos, até 18 anos de idade, da rede pública e privada de ensino e recomenda ações intersetoriais entre as Secretarias Municipais de Saúde e os estabelecimentos de educação. A meta é ampliar as ações de educação em saúde e melhorar as coberturas vacinais das crianças e adolescentes no município.
Faltam pouco mais de três meses para a edição 2022 da Faismo. Neste momento, um das principais preocupações da comissão central organizadora é com o evento de lançamento oficial da feira marcado para o dia 15 de setembro, no Clube Comercial. Nesse dia, a CCO pretende anunciar as atrações da feira, especialmente a programação artística e musical. Neste ano, a Faismo terá um palco para os shows nas proximidades da praça da alimentação. De acordo com uma das coordenadoras da subcomissão de eventos da Faismo, ALINE SCHAFER, a programação será bastante diversificada. A Faismo será realizada de 11 a 15 de novembro no parque de exposições Rineu Gransotto.
A comissão de comercialização da Faismo aguarda a conclusão das obras na praça de alimentação para definir o número exatos de expositores nesse setor. A informação é do coordenador da comissão, JUAREZ DOS SANTOS JÚNIOR. Ele disse que a exploração do restaurante principal do parque foi definida em licitação e a vencedora foi a Chaplin eventos. De acordo com JUAREZ, os demais espaços serão comercializados seguindo a mesma regra de todo a exposição, ou seja, preferência para associados da Acismo, empresas da cidade e por último da região. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e também anunciou que a feira terá um parque infantil com brinquedos infláveis que será instalado na pista de rodeios do parque Rineu Gransotto.
O programa Plantando Água da Ameosc está completando dois meses de atividades com avanços importantes. A avaliação é do presidente da associação dos municípios do extremo-oeste, IVAN CANCI. Ele explicou que todos os municípios estão planejando as primeiras ações. Aém disso, a entidade já promoveu alguns encontros para a captação de recursos e parceiros, como entidades e órgãos governamentais. O programa Plantando Água prevê uma série de ações para a preservação dos rios e outros cursos de água na região, como o plantio de um milhão de mudas para a recuperação da mata ciliar no extremo-oeste e a conscientização ambiental da população.
A Ameosc vai promover um encontro no mês de setembro para reunir os municípios e discutir como está o andamento das ações do programa. A informação é do presidente da associação dos municípios do extremo-oeste, IVAN CANCI. Ele explicou que o objetivo é trocar experiências e buscar um desenvolvimento uniforme das iniciativas do programa para que os municípios avancem nas mesma velocidade. De acordo com o prefeito, o programa Plantando Água da Ameosc é uma iniciativa que terá resultados a médio e longo prazo. Ele disse que as consequências mais expressivas da iniciativa devem começar a aparecer em cerca de cinco anos.
Os integrantes da nova coordenação do Sinte Regional de São Miguel do Oeste está promovendo visitas aos municípios da região e se reunindo com os professores das escolas da rede estadual de ensino. Os primeiros encontros foram realizados em unidades escolares nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte e parte de São Miguel do Oeste, além de reuniões com grupos de aposentados de São José do Cedro e Iporã do Oeste. No início do mês de agosto, os professores também participaram de um encontro de corais na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. Já na última semana, as visitas foram retomadas, abrangendo 15 escolas dos municípios de Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola e Anchieta. Ao todo, a Regional atende a 67 escolas do Estado em 17 municípios do Extremo-oeste.
Na pauta dos encontros do Sinte estão assuntos de interesse da categoria, como a questão das horas atividades, processos jurídicos em andamento e carteirinha do professor. A informação é da coordenadora regional do Sindicato, GICELE DOS SANTOS. Ainda, nestes encontros, estão sendo definidos os representantes de cada escola e município junto a Regional do Sinte. Outro objetivo dos encontros é explicar a importância do sindicato e buscar novos filiados, ampliando as atividades e o alcance da entidade na região. GICELE comentou que o número de professores filiados ao Sinte é bom, mas poderia ser maior.
Os encontros do Sinte nas escolas estaduais da região também servem para discutir os detalhes do evento alusivo ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. De acordo com é da coordenadora regional do Sindicato, GICELE DOS SANTOS, o objetivo é promover um almoço para os professores, mas a data e o local ainda não foi definidos. No mês de setembro, a coordenação do Sinte seguirá com o calendário de visitas, abrangendo os municípios de São José do Cedro, Princesa, Guaraciaba, Paraíso, Barra Bonita, Bandeirante, Descanso e São Miguel do Oeste. GICELE esteve no Peperi Entrevista de hoje e reforçou que esse trabalho é muito importante para estruturar o sindicato e organizar a equipe de trabalho da entidade em todos os municípios do extremo-oeste.
Um galpão de madeira foi atingido por um incêndio na Linha Pitangueira, interior de Tunápolis na madrugada de hoje. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das cinco horas e 15 minutos e deslocou equipes ao local da ocorrência. Foi constatado que apenas uma parte do galpão estava consumida pelo fogo. A energia elétrica foi desligada pelo proprietário e a guarnição iniciou os procedimentos de combate ao fogo. Em anexo ao galpão também havia uma baia para criação de suínos. A estrutura tem 134 metros quadrados e parte foi destruída pelas chamas. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.
Dois homens acusados de homicídio vão a júri popular nesta semana em São José do Cedro. ALEXANDRE FONTANA e GILBERTO DE ABREU JÚNIOR foram denunciados pelo Ministério Público pela morte de VILMAR SIQUEIRA. A vítima foi morta no dia 22 de agosto de 2021 em Guarujá do Sul. De acordo com a acusação, os dois homens, na companhia de uma terceira pessoa, e atacaram a vítima. FONTANA tinha desavença com a vítima por suposta tentativa de abuso sexual contra uma irmã dele. Os três envolvidos espancaram SIQUEIRA até que, em determinado momento, FONTANA pegou uma faca e desferiu diversos golpes no peito e no pescoço da vítima. O terceiro envolvido cometeu suicídio no mesmo dia do crime. Os dois acusados foram denunciados por homicídio qualificado por motivo fútil, por meio cruel e sem permitir a defesa da vítima. O júri será nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores de São José do Cedro.