ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-08-2022 Terça-Feira

-SENADO APROVA OBRIGAÇÃO DE COBERTURA DE TRATAMENTO FORA DA LISTA DA ANS

-SC FICA FORA DA LISTA DOS ESTADOS QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM JULHO

-ESCOLA DE IPORÃ DO OESTE MANTÉM AÇÕES DE COMBATE AO TABAGISMO

-MUNICÍPIO POSSUI MAIS DE SETE MIL ELEITORES APTOS A VOTAR EM OUTUBRO

-PROJETO SAÚDE NA COMUNIDADE SERÁ LANÇADO NESTA SEMANA EM TUNÁPOLIS

-PREFEITO DE BELMONTE VISTORIA OBRAS EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO

-MORADORES SÃO SURPREENDIDOS COM ÁGUA SUJA NAS TORNEIRAS

-CORPO DE BOMBEIROS COMBATE INCÊNDIO EM GALPÃO NO INTERIOR


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de predomínio do sol na região. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O apelo do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, pela proibição da entrada de cidadãos russos na União Europeia desencadeou um debate acalorado no continente. Finlândia, Polônia, República Tcheca e os países bálticos deixaram de emitir vistos de curto prazo para russos. Alemanha, Grécia, Chipre e a Comissão Europeia, por sua vez, rejeitam uma proibição radical de entrada para cidadãos da Rússia. A presidência tcheca do Conselho da União Europeia colocou a discussão sobre os vistos na agenda da reunião informal entre ministros das Relações Exteriores do bloco a ser realizada nesta terça-feira em Praga.

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas visitam nesta semana uma usina nuclear na Ucrânia. Há temores de que os combates entre russos e ucranianos tenham danificado linhas de energia e causado incêndios na instalação. Uma catástrofe nuclear não está descartada. A equipe de inspetores verificará os sistemas de segurança e proteção e avaliará as condições dos funcionários. A inspeção terá início na quarta-feira e será concluída no sábado dia três de setembro.

O atual presidente da Angola, JOÃO LOURENÇO, foi declarado nesta segunda-feira vencedor das eleições no país. O resultado das eleições, realizadas na Angola há duas semanas, foi divulgado pela Comissão Eleitoral, que apontou também o melhor desempenho da oposição na história. Desde a independência da Angola de Portugal, em 1976, o país é governado pelo MPLA, partido de JOÃO LOURENÇO. Apesar de perder, o Unita, sigla da oposição, teve o melhor desempenho de sua história, com 43 vírgula 95 por cento dos votos. Já o partido do atual presidente conseguiu 51 vírgula 17 por cento. A margem é a mais apertada desde a independência de Angola.

Os economistas do mercado financeiro reduziram de seis vírgula 82 por cento para seis vírgula sete a estimativa de inflação para este ano. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada. Esta foi a nona queda seguida da estimativa do mercado financeiro para a inflação deste ano. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento.

As concessões médias de crédito apresentaram alta de quatro vírgula nove por cento em junho e chegaram a 24 bilhões de reais. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. Em 12 meses, a elevação acumulada foi de 24 vírgula três por cento. Segundo a instituição, esse aumento é reflexo do dinamismo do Produto Interno Bruto, mesmo em meio ao ciclo de alta dos juros no país. No recorte por tipo de tomador dos empréstimos, o saldo de crédito a pessoas físicas subiu um vírgula três por cento no mês, e 21 e meio por cento em 12 meses. Para as pessoas jurídicas, o crescimento foi de dois virgula um por cento em junho, e de 12 vírgula oito por cento em 12 meses.

O Senado aprovou nesta segunda-feira o projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrir tratamentos médicos que não estão previstos na lista de procedimentos básicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar, desde que sejam reconhecidos por outros órgãos da área e tenham comprovação científica. Na prática, o texto amplia os tratamentos que deverão ser cobertos pelos planos de saúde, indo além daqueles contidos no chamado "rol taxativo" da ANS, que é a lista de procedimentos e serviços que os planos são atualmente obrigados a realizar. O projeto havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no último dia três. Com a aprovação do texto no Senado sem alterações, a matéria agora segue para sanção ou veto do presidente JAIR BOLSONARO.

Um grupo de 36 pessoas refugiadas da Venezuela desembarcou em Santa Catarina neste mês para trabalhar na cidade de Caçador, no Meio-Oeste. O Estado é o que mais recebeu trabalhadores venezuelanos nos últimos três anos, por meio de um projeto da Associação Voluntários para o Serviço Internacional, AVSI Brasil. Em 36 meses de atuação, o projeto intermediou a contratação de 962 pessoas que estavam em Roraima e foram interiorizados para outros estados brasileiros. Deste número, 587 foram contratadas por empresas catarinenses. Os setores que mais contrataram venezuelanos no estado são o de processamento de carne, com 286 contratações; seguido do setor moveleiro com 83, a construção civil com 52 e o setor madeireiro com 36.

Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira 88 casos diagnosticados de varíola dos macacos, a Monkeypox. O dado foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica que mantém outros 296 casos em investigação. O número de casos mais do que dobrou em duas semanas, ampliando o alerta para cuidados em relação à doença. A situação fez, inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária iniciar a análise de uma vacina contra a varíola dos macacos, além de um medicamento para o tratamento de sintomas. A varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Pela primeira vez em 2022, Santa Catarina ficou de fora da lista dos estados que mais criaram empregos em julho. No mês passado, o saldo catarinense foi de quatro mil 551 vagas, o décimo terceiro do ranking, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta segunda-feira. Em todos os meses anteriores o resultado catarinense ficou entre os cinco melhores, fechando o primeiro semestre de 2022 na quinta posição. Os setores da economia que mais se destacaram na criação de emprego em Santa Catarina em julho foram construção com saldo de mil 452 e Serviços com mil 438 empregos abertos.

Comissão Pró-ponte sobre o Rio Uruguai registra avanços. A empresa para a realização dos estudos já foi escolhida no processo licitatório e agora ela deve ser contratada até setembro. O contrato será feito pelo DNIT, pois se trata de uma ponte interestadual ligando Itapiranga a Barra do Guarita. A assinatura do contrato deve ser feita até final de setembro, porém, ainda não tem data marcada e nem o formato, em assinatura eletrônica ou presencial em Brasília, ou ainda na superintendência do DNIT em Florianópolis. Conforme o presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, LUCIR GUARESCHI, a mobilização continua visando a sensibilização das bancadas parlamentares para garantir recursos para o início da obra.

A liberação de verbas e o processo de licitação para o projeto já é considerada uma grande conquista. O presidente da Assemit afirma que é uma demanda já alcançada e comemora os avanços nas reivindicações. Segundo GUARESCHI, a mobilização de várias entidades tem sido decisiva neste projeto de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele cita o envolvimento de prefeitos, vereadores, deputados e senadores, juntamente com entidades de classes que fortalecem o Movimento Pró-ponte. LUCIR GUARESCHI lembra que o projeto esteve entre as prioridades do Voz Única, programa incentivado pela Facisc. Destaca ainda que as regiões Oeste catarinense e Noroeste gaúcho apontam grande desenvolvimento a partir da construção da ponte.

Prefeito visita obras em andamento em Belmonte. Na semana passada, JAIR GIUMBELLI acompanhou e vistoriou os trabalhos do Departamento de Transportes de Obras e as intervenções em uma Escola com concretagem da quadra coberta. Conforme o prefeito, a expectativa é de que as obras sejam concluídas nos próximos dias para que o espaço possa ser entregue para o uso dos alunos nas atividades físicas. GIUMBELLI ressalta que a obra da quadra coberta é de grande importância, pois atualmente os alunos são transportados de ônibus até o ginásio de outra escola para participarem das aulas de educação física. Segundo ele, após a conclusão, isso não será mais necessário. A nova quadra coberta também poderá ser usada por toda a comunidade fora do horário escolar.

JAIR GIUMBELLI enaltece ainda as visitas feitas nesta segunda-feira em algumas obras de calçamento na cidade, que estão em fase de conclusão. O prefeito de Belmonte comemora a confirmação de que novas ruas já licitadas terão o calçamento iniciado nos próximos dias, para melhorar a mobilidade da população. Ele observa que existem poucas empresas que prestam esse serviço e a maioria delas possui grande demanda em vários municípios, o que acaba tornando o processo lento. Cita que existe cobrança efetiva por parte do município para que a empresa licitada dê andamento nas obras. Posteriormente novas ruas devem receberem a pavimentação com pedras irregulares. O prefeito destaca que uma licitação foi aberta na semana passada, mas não houve empresas interessadas e por isso, a licitação deverá ser aberta novamente nos próximos dias.

Descanso assina três ordens de serviço para calçamentos no Distrito de Itajubá. A informação é do prefeito, SADI BONAMIGO. Conforme ele, a assinatura ocorreu na semana passada e visa atender uma demanda antiga dos moradores da localidade. O prefeito ressalta que somadas, as três obras terão investimentos superiores a 600 mil reais. A expectativa é de que a empresa licitada inicie os trabalhos nos próximos 30 dias. BONAMIGO destaca que as ruas que já possuem calçamento em breve serão asfaltadas e as demais receberão aos poucos a pavimentação com pedras irregulares. Ele acredita que a administração tem dado atenção para essa localidade e atendido os pedidos dos moradores e empresários do distrito. SADI BONAMIGO observa que o distrito de Itajubá vem de um crescimento constante e que é preciso valorizar e dar incentivo através da infraestrutura, para fomentar ainda mais esse crescimento.

São João do Oeste iniciou nesta segunda-feira, um roteiro de capacitações sobre a Nota Eletrônica de Produtor Rural. Serão várias etapas para facilitar o acesso e ter maior objetividade nas orientações. O sistema online será obrigatório a partir de janeiro de 2023. Conforme o Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, o encontro de ontem teve prioridade para os produtores de leite, no auditório da Feira Livre Municipal. RECH afirma que o sistema é simples e basta seguir os passos do formulário para ter a Nota Eletrônica. O Secretário relata vários benefícios com o fim das notas fiscais no papel. O arquivamento eletrônico vai permitir facilidade de acesso sempre que for necessário utilizar alguma nota e o produtor não terá mais necessidade de guardar as notas em papel. Além da capacitação para os produtores de leite, também terá momento para os suinocultores, avicultores e atividades diversas que fazem parte da produção agrícola.

A sexagésima quinta zona eleitoral terá pouca alteração de eleitores em comparação a eleição municipal de 2020. Os quatro municípios tiverem pequenos acréscimos de eleitores, totalizando mil 383 novos votantes, passando de 27 mil 422 para 28 mil 805. Conforme o Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, DANIEL COELHO o maior acréscimo ocorreu em São João do Oeste com 545 novos eleitores no município, atingindo cinco mil 127. Itapiranga tem o maior colégio eleitoral da comarca com 12 mil 358, seguido por Iporã do Oeste com sete mil 285. Tunápolis tem quatro mil e 35 eleitores aptos a votarem em outubro. COELHO lembra que no momento, não é possível fazer qualquer alteração de título.

A sexagésima quinta zona eleitoral teve dois mil 184 títulos cancelados e 325 suspensos. O Chefe do Cartório Eleitoral, DANIEL COELHO, explica que os títulos cancelados são de pessoas falecidas ou que não compareceram a mais de três eleições. Os suspensos são de eleitores que estão respondendo a processo ou com alguma outra pendência. O Chefe do Cartório Eleitoral destaca que no período de quatro de maio a oito de novembro, nenhuma alteração ou novos títulos são feitos. No momento é possível apenas esclarecimento de dúvidas e emissão de certidões. Segundo COELHO, é frequente a necessidade de emissão de certidão de regularidade com a justiça eleitoral.

Cartório Eleitoral teve dificuldade em fechar a equipe de trabalho em sessões localizadas no interior dos municípios de abrangência. A formação do grupo que vai atuar nas eleições de outubro foi possível graças à colaboração das pessoas de cada comunidade. O Chefe do Cartório Eleitoral informa que serão 412 mesários, além de assistentes e pessoal de apoio que totaliza uma equipe de 570 pessoas trabalhando nos quatro municípios de abrangência: Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. DANIEL COELHO destaca que foram criadas três novas sessões, porém, foi optado por agregar as urnas e desta forma não haverá nenhuma alteração em número de urnas e nem em locais de votação. Segue o mesmo formato das eleições municipais de 2020.

Região possui bom comportamento com legislação eleitoral. A observação é do Chefe do Cartório, DANIEL COELHO. Segundo ele foram retirados três outdoors, considerados de divulgação irregular. Ressalta que não ocorreu aplicação de multa, pois os responsáveis acataram a orientação da Justiça Eleitoral. Caso ocorra reincidência, a multa pode variar de cinco a 15 mil reais. COELHO informa ainda que nos próximos dias vai ocorrer a conferência das urnas, evento em forma de audiência pública. O Chefe do Cartório também chama atenção que foi estabelecido o uso de biometria em parceria com outros órgãos, como o Detran. Quem não tiver biometria do título de eleitor, também poderá votar normalmente.

Diretor destaca importância da Escola no combate ao fumo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado nesta segunda-feira, 29 de agosto. De acordo com o diretor da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, PEDRO VALDIR GAUER, há entendimentos conjuntos dos profissionais de que o fumo não combina com os ambientes escolares e educacionais. Ele destaca que não há registros de problemas com alunos fumantes, no entanto, a escola mantém orientações quanto aos prejuízos causados pelo cigarro para a saúde humana. GAUER acredita que a nova geração terá cada vez menos fumantes, apesar de que fora dos ambientes escolares a tendência é de crescimento. Ele atribui a boa expectativa ao trabalho de conscientização desenvolvido com êxito pela escola ao longo das últimas décadas.

PEDRO VALDIR GAUER observa que fora da escola, geralmente as más companhias facilitam o acesso e incentivam o consumo de cigarro. Conforme o diretor da Escola Padre Vendelino Seidel, trata-se de um produto viciante e difícil de largar depois que a pessoa já esteja dependente. Ele tem consciência tranquila de que o trabalho forte de conscientização feito pelo educandário contribui ativamente para que os jovens conheçam os danos e saibam recusar o produto quando lhe for ofertado. Além disso, a prevenção ao cigarro também está ligada à prevenção do consumo de drogas ilícitas, pois é considerada a porta de entrada para o consumo desses entorpecentes.

As principais ações de combate ao fumo envolvem as campanhas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O diretor da Escola Padre Vendelino Seidel avalia que as abordagens de prevenção ao tabagismo ecoam dentro das salas de aula, atingindo indiretamente as famílias através do conteúdo levado para casa pelos alunos. Outro programa importante citado pelo diretor é o PROERD, que trabalha a prevenção às drogas e a violência em parceria com a Polícia Militar. PEDRO VALDIR GAUER considera que todas as ações são importantes para evitar o primeiro contato com esses produtos e mostrar que existem outras formas de superar problemas emocionais ou outras situações do dia a dia, sem recorrer ao cigarro, álcool ou outras substâncias prejudiciais para a saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde de Tunápolis vai lançar nesta semana, o Projeto Saúde na Comunidade. A secretária, ROSELI BONAVIGO, explica que o Projeto consiste na descentralização de alguns serviços, levando as equipes até as comunidades para identificar as demandas da população. O principal objetivo é de retomar alguns trabalhos que ficaram suspensos por um longo período devido a pandemia do coronavírus. Através do projeto, a população também poderá conhecer melhor os funcionários e os serviços prestados na rede pública de saúde. ROSELI enfatiza que com as equipes indo de encontro à população, será possível realizar os levantamentos de forma mais rápida e conhecer as demandas com maior proximidade, para que sejam buscadas soluções para os problemas e necessidades apresentadas. A primeira comunidade a receber a visita dos profissionais será a Linha Fátima na próxima sexta-feira, dois de setembro, a partir das 13h40.

A equipe multidisciplinar da saúde estará no Clube Social da Linha Fátima. Serão feitas a apresentação do Projeto, conferência de receituários médicos e exames e aferição da pressão arterial. Fazem parte da equipe uma enfermeira, técnica de enfermagem e algum profissional de áreas como psicologia, nutrição ou o médico clínico geral, dependendo da disponibilidade do profissional na data agendada. No decorrer dos próximos meses, outras comunidades de Tunápolis também receberão o Projeto. As datas e locais de atendimento serão divulgados antecipadamente pela Secretaria Municipal de Saúde. ROSELI BONAVIGO enfatiza que já existe um cronograma definido para visitar uma comunidade por semana, com término do roteiro previsto para o início de dezembro. A secretária de saúde de Tunápolis avalia que será um Projeto valioso para prestar atendimento técnico e repassar informações e orientações para a população.

Moradores de Descanso foram surpreendidos com água turva e de cor escura nas torneiras na manhã desta terça-feira. O abastecimento está comprometido nas residências e estabelecimentos comerciais atendidos pela Casan no município. Conforme o gerente do escritório local, RICARDO LENZ, o problema é causado por rompimentos frequentes na adutora, devido as obras de melhorias na rua Humberto de Campos. Conforme ele, nesse local está havendo movimentação de material na vala que acompanha a rede, interrompendo o abastecimento de água da cidade. LENZ informa que a Casan está efetuando descargas na rede e montando vários cavaletes para amenizar a situação e normalizar o abastecimento.

Um galpão de madeira, de aproximadamente 134 metros quadrados, foi atingido por um incêndio na Linha Pitangueira, interior de Tunápolis. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das 05h15 desta terça-feira e deslocou equipes ao local. Foi constatado que apenas uma parte do galpão estava consumida pelo fogo, sendo que uma parte maior estava preservada. A energia elétrica foi desligada pelo proprietário e a guarnição iniciou os procedimentos. As chamas atingiram o local onde estava localizado um defumador e motor trifásico. O proprietário informou que quando percebeu, as chamas já estavam altas e que estava defumando carne. Foram soltas dez galinhas, dois suínos e retiradas algumas tábuas de madeira. Foram utilizados cinco mil litros de água e o tempo para controle e rescaldo foi de uma hora. No local encontravam-se populares e vizinhos. Serão feitas averiguações para levantar as possíveis causas do incêndio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.