-RELATÓRIO DO BANCO CENTRAL AUMENTA ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 7,27%
-SC TEM APENAS UMA REGIÃO EM BANDEIRA VERMELHA NO MAPA DA COVID
-PREÇO DA CARNE DE GADO DEVE MANTER TENDÊNCIA DE ALTA POR MAIS DE UM ANO
-REUNIÃO DISCUTE MOBILIZAÇÃO DE EMPRESÁRIOS PARA GARANTIR LINHA AÉREA
-MUNICÍPIO RETOMA VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA PESSOAS COM 18 ANOS DE IDADE
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE JOGAR DOIS QUILOS DE MACONHA PELA JANELA DO CARRO
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NO CENTRO DA CIDADE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira. A informação é da agência de notícias Reuters. O presidente norte-americano JOE BIDEN foi avisado sobre a tentativa de ataque, que não interrompeu as operações no aeroporto. Os Estados Unidos tentam concluir a operação de retirada de tropas e de aliados até o prazo limite, que é terça-feira. Até agora, 114 mil pessoas deixaram o país e ao menos quatro mil militares ainda estão no Afeganistão.
O primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON e a chanceler alemã ANGELA MERKEL discutiram a situação do Afeganistão neste sábado e concordaram que são necessárias ajuda internacional e uma abordagem comum do G7 ao futuro governo do Afeganistão. O objetivo dos sete países mais ricos do mundo é construir um roteiro para lidar com qualquer novo governo afegão. O primeiro-ministro britânico ressaltou que qualquer reconhecimento ou discussão com o Talibã precisam ser condicionados a uma passagem segura a quem deseja deixar o país e ao respeito aos direitos humanos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, declarou situação de desastre na Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida. Mais de um milhão de clientes na Louisiana está sem energia elétrica. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido. No domingo à noite, a primeira morte causada pelo furacão foi confirmada. Trata-se de um homem de 60 anos que morreu após ter a casa atingida por uma árvore. O furacão Ida atingiu o continente como uma violenta tempestade de categoria quatro na tarde de domingo, com ventos chegando a 240 quilômetros por hora.
Uma proposta que vem sendo formulada pelo Conselho Nacional de Justiça pode reduzir, dos atuais 89 bilhões para cerca de 39 bilhões e 900 milhões o valor total de precatórios que o governo federal terá de pagar no próximo ano. A ideia é estabelecer um limite anual de pagamento, corrigido pela inflação, para dar previsibilidade ao Orçamento do governo federal. Precatórios são dívidas da União reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. O CNJ estuda usar como parâmetro o valor dos precatórios pagos em 2016, ano em que foi implementado o teto de gastos. O valor seria reajustado em sete vírgula dois por cento para 2017 e, então, pela inflação dos anos seguintes para chegar à cifra que deve ser quitada nos próximos anos.
O Brasil atingiu, neste domingo, 80 por cento da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 128 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Até agora, cerca de 35 por cento completaram a imunização com duas doses de vacina ou vacina de dose única, o que equivale a 60 milhões de pessoas. A previsão é que até 15 de setembro cem por cento dos adultos acima de 18 anos tenham recebido uma dose de vacina. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, anunciou na terça-feira que a aplicação da terceira dose no país começará em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos a partir de 15 de setembro.
O mercado financeiro subiu sua estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, pela vigésima primeira semana seguida, e também passou a ver uma expansão menor da economia brasileira neste ano. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para o ano de 2021 subiu de sete vírgula 11 por cento para sete vírgula 27 por cento.
As obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú recém começaram, mas as previsões dos especialistas em investimentos, de que a empreitada provocaria valorização nos imóveis à beira-mar, já se confirma. Em três lançamentos, de diferentes construtoras, os apartamentos estão sendo oferecidos ao mercado por preços que variam de 37 mil a 42 mil o metro quadrado, um aumento de quase 10 por cento em relação aos preços cobrados até o segundo trimestre deste ano. O alargamento da faixa de areia começou no último retrasado e avança com rapidez. A expectativa é que as obras sejam finalizadas até o fim de outubro, antes da temporada de verão. O município investirá 66 milhões na ampliação da faixa de areia.
Das 295 cidades catarinenses, 105 tiveram redução no número de habitantes entre 2020 e 2021, segundo a nova estimativa de população divulgada pelo IBGE. As cidades que mais perderam moradores foram Correia Pinto e Lages, na Serra catarinense, e Imaruí, no Sul do Estado.
Proporcionalmente ao número total de habitantes, os municípios de Piratuba, Galvão e Marema, no Oeste de Santa Catarina, ficaram no topo da lista de redução percentual da população. As maiores cidades do Estado continuam sendo Joinville, que passou dos 600 mil habitantes e Florianópolis que ganhou cerca de oito mil moradores.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo na cor vermelha. A região Nordeste é a única no nível máximo de atenção para a Covid-19. Isso não ocorria desde o dia quatro de novembro de 2020. Outras nove regiões estão em risco grave na cor laranja e as outras seis em risco alto na cor amarela. As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste. O extremo-oeste voltou para o risco grave na cor laranja. A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.
O Crea está fazendo uma fiscalização concentrada em propriedades rurais da região extremo-oeste. O objetivo do trabalho é verificar se as obras de construção no interior contam com um engenheiro responsável técnico. A entidade vem verificando um aumento considerável de obras de construção civil em propriedade rurais e existe uma preocupação em relação ao aspecto legal dessas obras. A fiscalização realizada pelo CREA analisa se está havendo o exercício e a atividade legal dos profissionais da área de engenharia já que as obra precisam da chamada ART. Os detalhes dessa fiscalização serão divulgados em coletiva de imprensa marcada para daqui a pouco na sede do Crea regional.
O município de Bandeirante enfrentou algumas dificuldades para executar o programa troca-troca de calcário neste ano. De acordo com o técnico da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA, a cooperativa responsável pela entrega do produto enfrentou problemas para fazer o transporte das minas até o município. Das 200 toneladas da cota de Bandeirante, somente 70 haviam sido entregues. MOREIRA explicou que uma parceria entre a cooperativa, a Epagri e a prefeitura, o transporte será feito diretamente para as propriedades. As outras 130 cotas do troca-troca de calcário serão entregues a partir dessa semana. Ele disse que o programa é importante para a correção do solo para o plantio da próxima safra de milho.
A comunidade está organizando uma carreata cívica para o dia sete de setembro. A informação é do empresário VICTORIO BOLFE. Ele disse que além dos moradores da cidade, comitivas de outros municípios já confirmaram presença na atividade. BOLFE explicou que a concentração começa as duas horas da tarde com uma concentração na praça Walnir Botaro Daniel. A carreata começa as três horas da tarde. O trajeto vai até o trevo e retorno para a praça pela avenida Willy Barth. BOLFE comentou que a carreata do dia sete também tem alguns objetivos centrais como a defesa do voto impresso, contagem pública dos votos nas eleições e a defesa da liberdade das pessoas.
O mercado do boi gordo está passando por uns melhores momentos em termos de remuneração. O comentário é do vice-presidente da associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste, MOACIR PIROCA. Ele disse que o preço médio pago pelos frigoríficos fica em torno de 19 a 21 reais o quilo da carcaça. Já os valores praticados nos leilões de gado geral ficam acima dos 10 reais o quilo do animal vivo. PIROCA citou que houve uma redução da oferta de animais no campo e aumento da exportação de carne nos últimos anos. Esse quadro provocou o aumento dos preços da carne, principalmente para os consumidores. PIROCA ressaltou, no entanto, que o custo de produção também cresceu. Mesmo assim, o cenário é positivo para os criadores.
A normalização dos preços da carne de gado deve demorar mais de um ano para acontecer. O vice-presidente da associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste, MOACIR PIROCA explicou que ciclo para criar os animais e deixá-los prontos para o abate é de dois a três anos. Com isso, os preços devem manter a tendência de alta por mais um bom tempo. Na sexta-feira, a associação dos criadores de bovinos realizou mais um leilão de gado geral. O evento aconteceu no parque de exposições Rineu Gransotto. Cerca de 500 animais foram comercializados no remate.
O Município de São Miguel do Oeste pode ser parceiro do projeto de ressocialização de presos desenvolvido pelo estado de Santa Catarina. A iniciativa prevê a capacitação de mais de dois mil presos, inclusive da unidade prisional avançada de São Miguel, para a produção têxtil dentro das cadeias. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito, WILSON TREVISAN, recebeu a visita do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, LEANDRO LIMA, que explanou sobre a iniciativa e apresentou alguns modelos das peças que já estão sendo produzidas. A cadeia local é uma das que produzirão os uniformes contando com a mão de obra de apenados, em uma linha de produção instalada no próprio local, gerando benefícios econômicos e sociais. TREVISAN disse que a Administração Municipal irá avaliar, em conjunto com a Secretaria de Educação, a possibilidade de adquirir os conjuntos para os alunos de toda a rede pública do município.
As escolas da rede municipal de ensino vão retomar o atendimento de forma presencial em todas as turmas a partir de hoje. A informação é da secretária de educação, SISSI VELOSO. Ela explicou que os planos de contingência foram atualizados para receber todos os alunos. Hoje, as aulas cem por cento presenciais voltam para os alunos da pré escola e do ensino fundamental. A partir de amanhã, as creches voltam a atender em dois turnos. Até semana passada, as crianças ficavam apenas um turno na unidade. A secretaria de Educação fez uma pesquisa com os pais das crianças a respeito desse retorno e as turmas foram redefinidas a partir desse questionário. SISSE destacou que a volta das aulas cem por cento presenciais vai ocorrer de forma segura para professores e estudantes.
O conselho das entidades empresariais vai realizar, nesta quarta-feira, um encontro para discutir a instalação de voos regulares no aeroporto Helio Wassun. A café da manhã com os empresários está marcado para as sete e meia da manhã no auditório da Acismo. Recentemente, o secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA e o dono da empresa Aerosul estiveram no município e confirmaram a intenção de colocar uma linha aérea de São Miguel a Florianópolis. A reunião de quarta serve para discutir a estruturação do aeroporto e a mobilização da classe empresarial para garantir a demanda dos voos regulares na cidade.
O envolvimento da classe empresarial é fundamental para garantir a implantação de uma linha aérea regular no aeroporto Helio Wassun. A afirmação é do presidente do conselhos das entidades empresariais, DANIEL DE SOUZA. Ele explicou que os empresários precisam se organizar e confirmar o interesse em usar a linha aérea DANIEL comentou que a empresa Aerosul está disposta a colocar uma aeronave para fazer o trajeto aéreo entre São Miguel do Oeste e Florianópolis, mas é preciso garantir os passageiros. Ele comentou que o avião a ser usado na linha entre São Miguel do Oeste e Florianópolis tem nove lugares e a empresa precisa de pelo menos sete passageiros para viabilizar os voos. DANIEL disse que a região tem todas as condições para assegurar esse número para manter os voos na cidade.
As entidades empresarias ainda não tem informações sobre os valores das passagens da linha área entre São Miguel do Oeste e Florianópolis, mas a previsão é de que os preços sejam acessíveis. A afirmação é do presidente do Conselho das Entidades, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que a intenção inicial da empresa Aerosul é colocar dois voos semanais nas segundas e quartas, com a ida no começo da manhã e a volta à noite ou final da tarde. DANIEL disse que apesar da última tentativa de implantar voos regulares com a NHT ter sido frustrada, a expectativa agora é muito positiva.
Apenas um novo caso de Covid-19 foi confirmado neste final de semana em São Miguel do Oeste. Nove pessoas saíram do isolamento e entraram para a lista de recuperados. Com isso, o número total de casos ativos de Covid está em 33. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 44 por cento com 11 pacientes internados com a doença. No setor de enfermaria para os casos de coronavírus, são seis pessoas internadas e taxa de ocupação dos leitos em 37 por cento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste está concluindo a vacinação do público nesta semana. Hoje, foram aplicadas mais de 150 doses em pessoas com idade de 18 anos. Amanhã será aplicada a segunda dose da vacina CoronavacButantan para as pessoas que receberam a primeira dose deste laboratório no dia três de agosto. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. Até agora, foram aplicadas mais de 48 mil doses da vacina contra a Covid na população adulta. Desse total, 30 mil 720 foram de primeira dose, 16 mil e 40 de segunda dose e mil 320 de dose única. O percentual da população que tomou pelo menos uma dose chega a 76 vírgula oito por cento enquanto 43 vírgula quatro por cento já está com a imunização completa.
A campanha de vacinação contra a Covid tem resultados bastante satisfatórios. A avaliação é do médico da vigilância epidemiológica, ANTONIO DUARTE. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a resposta da comunidade foi bastante positiva, especialmente entre os jovens. O médico citou que a maior resistência à vacina foi entre as pessoas com idades entre 40 e 60 anos. ANTONIO DUARTE comentou que o número de faltantes ainda está sendo atualizado e as pessoas precisam ter a consciência de que a vacinação é a melhor forma de evitar a proliferação da doença.
A secretaria de saúde não registrou nenhuma intercorrência grave nas mais de 40 mil doses das vacinas aplicadas na população. De acordo com a enfermeira coordenadora da sala de vacinas do município, JAQUELINE TOMIELLO. Ela explicou que as reações adversas comunicadas pelas pessoas foram leves e dentro das previsões que constam na bula do medicamento. JAQUELINE comentou que a partir dessa semana o município começa um trabalho de levantamento de informações para identificar e fazer a busca ativa das pessoas que ainda não foram vacinadas. Outra preocupação agora é começar a vacinar os adolescentes e fazer a dose de reforço nos idosos. O município vai seguir o calendário do Ministério da Saúde.
A Polícia Militar atendeu quatro ocorrências de violência doméstica no final de semana. Uma delas foi por descumprimento de medida protetiva de urgência. O homem, que não poderia se aproximar da ex-mulher, foi até a casa dela e acabou preso pela PM. Os outros três registros foram de agressões contra mulheres. Nesses três casos, os agressores foram presos em flagrante e levados para a delegacia de polícia. Em nota, a PM reforçou a importância das mulheres usarem o aplicativo PMSC Cidadão que dispõe da função “Botão do Pânico”. Sempre que a vítima acionar o botão do pânico, a Central Regional de Emergência receberá a ocorrência, como prioridade, e conseguirá localizar a vítima através de dados de georeferenciamento. Ou seja, enquanto a vítima estiver com o aparelho celular em mãos a PM conseguirá
acompanhá-la em tempo real, facilitando, assim, a sua localização.
Um homem de 34 anos e uma mulher de 32 anos ficaram gravemente feridos em um incêndio em veículo neste final de semana em São Lourenço do Oeste. O casal estava dentro do carro quando o fogo começou. Eles conseguiram rodar com o carro até o pátio de uma mecânica que fica às margens da SC-157. O Corpo de Bombeiros auxiliou as vítimas e conduziu o casal para a UPA 24 horas. O IGP e a Polícia Civil também foram acionados. A Polícia Civil não descartou a possibilidade de que o incêndio foi intencional. As circunstâncias do caso serão investigadas em inquérito aberto pela delegacia de polícia.
Um casal ficou ferido em um acidente de trânsito na Willy Barth neste sábado. A colisão aconteceu por volta das quatro horas da tarde e envolveu uma camionete Chevrolet 3100 e uma motocicleta. Eles seguiam no mesmo sentido pela avenida quando a caminhonete colidiu na traseira da moto. Após a queda, o veículo arrastou a moto por alguns metros. O casal sofreu apenas escoriações. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu os dois até o Hospital Regional. A PRF também esteve no local e fez todos os levantamentos para identificar as causas e responsabilidades pelo acidente.
Um homem foi preso depois de jogar mais de dois quilos de maconha pela janela de um carro no município de Mondaí. Por volta das nove e meia da manhã de sábado, a Polícia Militar tentou abordar um homem suspeito de comercializar drogas na região. Ele não obedeceu a ordem de parada e durante a fuga jogou uma sacola pela janela do carro. Os policiais militares recolheram o material e constataram que se tratava de tijolos de maconha e duas porções de cocaína. Em seguida, com apoio das guarnições da PM de Mondaí e da Polícia Militar Rodoviária, o homem foi localizado e preso no final da manhã. Na operação, foram apreendidos dois quilos 290 gramas de maconha e duas buchas de cocaína de 145 gramas.
Um entregador de pizzas sofreu ferimentos graves ao se envolver em um acidente de trânsito neste domingo. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da noite e envolveu uma Honda Bross e um Gol conduzido por um idoso na avenida Getúlio Vargas. O condutor acessou a rua José Garrido Yanes e acabou a atingido moto que seguia pela Getúlio Vargas em direção a Willy Barth. O condutor da moto, um rapaz de 22 anos, sofreu fraturas na perna esquerda e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.