ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-08-2021 Segunda-Feira

-RELATÓRIO DO BANCO CENTRAL AUMENTA ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 7,27%

-SC TEM APENAS UMA REGIÃO EM BANDEIRA VERMELHA NO MAPA DA COVID

-PRAZO PARA ALISTAMENTO MILITAR VAI ATÉ AMANHÃ

-DESCANSO INVESTE EM MELHORIAS NA ESTRUTURA DA CRECHE DE ITAJUBÁ

-PREFEITO APRESENTA NOVIDADES OBTIDAS EM AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR

-UNIÃO DOS VEREADORES VOLTA A PROMOVER SEMINÁRIOS

-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS APÓS TENTAR FUGIR DA POLÍCIA

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO FIM DE SEMANA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira. A informação é da agência de notícias Reuters. O presidente norte-americano JOE BIDEN foi avisado sobre a tentativa de ataque, que não interrompeu as operações no aeroporto. Os Estados Unidos tentam concluir a operação de retirada de tropas e de aliados até o prazo limite, que é terça-feira. Até agora, 114 mil pessoas deixaram o país e ao menos quatro mil militares ainda estão no Afeganistão.


O primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON e a chanceler alemã ANGELA MERKEL discutiram a situação do Afeganistão neste sábado e concordaram que são necessárias ajuda internacional e uma abordagem comum do G7 ao futuro governo do Afeganistão. O objetivo dos sete países mais ricos do mundo é construir um roteiro para lidar com qualquer novo governo afegão. O primeiro-ministro britânico ressaltou que qualquer reconhecimento ou discussão com o Talibã precisam ser condicionados a uma passagem segura a quem deseja deixar o país e ao respeito aos direitos humanos.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, declarou situação de desastre na Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida. Mais de um milhão de clientes na Louisiana está sem energia elétrica. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido. No domingo à noite, a primeira morte causada pelo furacão foi confirmada. Trata-se de um homem de 60 anos que morreu após ter a casa atingida por uma árvore. O furacão Ida atingiu o continente como uma violenta tempestade de categoria quatro na tarde de domingo, com ventos chegando a 240 quilômetros por hora.



Uma proposta que vem sendo formulada pelo Conselho Nacional de Justiça pode reduzir, dos atuais 89 bilhões para cerca de 39 bilhões e 900 milhões o valor total de precatórios que o governo federal terá de pagar no próximo ano. A ideia é estabelecer um limite anual de pagamento, corrigido pela inflação, para dar previsibilidade ao Orçamento do governo federal. Precatórios são dívidas da União reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. O CNJ estuda usar como parâmetro o valor dos precatórios pagos em 2016, ano em que foi implementado o teto de gastos. O valor seria reajustado em sete vírgula dois por cento para 2017 e, então, pela inflação dos anos seguintes para chegar à cifra que deve ser quitada nos próximos anos.


O Brasil atingiu, neste domingo, 80 por cento da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 128 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Até agora, cerca de 35 por cento completaram a imunização com duas doses de vacina ou vacina de dose única, o que equivale a 60 milhões de pessoas. A previsão é que até 15 de setembro cem por cento dos adultos acima de 18 anos tenham recebido uma dose de vacina.O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, anunciou na terça-feira que a aplicação da terceira dose no país começará em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos a partir de 15 de setembro.


O mercado financeiro subiu sua estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, pela vigésima primeira semana seguida, e também passou a ver uma expansão menor da economia brasileira neste ano. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para o ano de 2021 subiu de sete vírgula 11 por cento para sete vírgula 27 por cento.



As obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú recém começaram, mas as previsões dos especialistas em investimentos, de que a empreitada provocaria valorização nos imóveis à beira-mar, já se confirma. Em três lançamentos, de diferentes construtoras, os apartamentos estão sendo oferecidos ao mercado por preços que variam de 37 mil a 42 mil o metro quadrado, um aumento de quase 10 por cento em relação aos preços cobrados até o segundo trimestre deste ano. O alargamento da faixa de areia começou no último retrasado e avança com rapidez. A expectativa é que as obras sejam finalizadas até o fim de outubro, antes da temporada de verão. O município investirá 66 milhões na ampliação da faixa de areia.


Das 295 cidades catarinenses, 105 tiveram redução no número de habitantes entre 2020 e 2021, segundo a nova estimativa de população divulgada pelo IBGE. As cidades que mais perderam moradores foram Correia Pinto e Lages, na Serra catarinense, e Imaruí, no Sul do Estado.


Proporcionalmente ao número total de habitantes, os municípios de Piratuba, Galvão e Marema, no Oeste de Santa Catarina, ficaram no topo da lista de redução percentual da população. As maiores cidades do Estado continuam sendo Joinville, que passou dos 600 mil habitantes e Florianópolis que ganhou cerca de oito mil moradores.


A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo na cor vermelha. A região Nordeste é a única no nível máximo de atenção para a Covid-19. Isso não ocorria desde o dia quatro de novembro de 2020. Outras nove regiões estão em risco grave na cor laranja e as outras seis em risco alto na cor amarela. As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste. O extremo-oeste voltou para o risco grave na cor laranja. A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.


-PRAZO PARA ALISTAMENTO MILITAR VAI ATÉ AMANHÃ

-DESCANSO INVESTE EM MELHORIAS NA ESTRUTURA DA CRECHE DE ITAJUBÁ

-PREFEITO APRESENTA NOVIDADES OBTIDAS EM AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR

-UNIÃO DOS VEREADORES VOLTA A PROMOVER SEMINÁRIOS


O prazo para Alistamento Militar encerra nesta terça-feira. De acordo com a responsável da Junta Militar de Descanso, JOSMARI WANDSCHER, o prazo inicial era até 30 de junho, porém foi extendido devido à pandemia. Os jovens que se alistaram até o final de junho participaram da seleção geral nodia 16 de agosto. Demais que não se alistaram deverão fazer o procedimento até amanhã e serão convocados para participar da seleção somente no ano que vem, com data a ser definida ainda pelo Exército. JOSMARI pontua que metade dos jovens previstos se alistaram até o prazo inicial, em Descanso, e os demais vieram depois, ou ainda deverão vir à Junta até esta terça. Ao todo, 30 jovens estão com idade para fazer alistamento neste ano em Descanso. Destes, sete já foram dispensados e os demais participarão da próxima seleção. A responsável da Junta Militar lembra que quem não fizer alistamento no prazo hábil será considerado refratário e terá que pagar multa. O alistamento pode ser feito de maneira online. Caso o jovem não consiga, pode vir à Junta Militar na prefeitura, onde será auxiliado.


Secretário da Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH mostra aflição com o plantio da safra 2021/2022. Ele aponta que o momento é de incertezas em um cenário de alto investimento. Cita que sementes e fertilizantes apresentam preços extremamente altos exigindo o máximo de cuidados para evitar perdas de insumos. Lembra ainda que estamos no período de principal movimentação para o plantio, sendo que a escolha das sementes e fertilizante exige orientação técnica e muito planejamento. Para o secretário, é fundamental o monitoramento constante logo após o nascimento do milho para constatar possíveis ataques de pragas e ter medidas mais eficientes no controle. Segundo RECH os efeitos podem ser devastadores e por isso as orientações com agrônomos de confiança podem evitar problema, além de ter maior eficiência nas ações de controle de pragas.



O secretário da Agricultura de São João do Oeste avalia que nas últimas três safras, foram registrados problemas sendo que no último período agrícola passou de 50 por cento de perdas. Segundo ROGÉRIO RECH a baixa qualidade da safra de milho ainda possui consequências afetando de maneira significativa a eficiência da silagem. Para o secretário, os efeitos da estiagem e ataque de pragas tem consequências no ano seguinte e impacto no lucro do produtor rural. RECH observa que é preciso manter o foco na produtividade e neste momento a orientação técnica e cuidados nos investimentos são medidas fundamentais.

Secretário demonstra preocupação com as questões ambientais. Segundo ROGÉRIO RECH, o drama do produtor rural está entre o combate da Cigarrinha e os danos que pode causar para abelhas que são fundamentais nas lavouras. O secretário recomenda o apoio de agrônomos com orientações sobre horários e quantidade de veneno aplicado nas lavouras. Cita que é preciso agir com profissionalismo para medidas corretas. RECH lembra que nem mesmo o intenso frio eliminou as Cigarrinhas e isso causa aflição devido ao grande risco que a praga oferece. A preocupação está na contaminação de bactérias que afetam o desenvolvimento das plantas e exigem maior número de aplicação de defensivos agrícolas.


O secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, destaca as melhorias realizadas na creche do distrito de Itajubá, na qual houve investimentos em caixas de areia, entre outros. ROSIN salienta que após o recebimento da obra da creche de Itajubá, o próximo passo foi fazer o lançamento do edital e começar a execução do muro, cercando toda creche, tanto a parte física, como o espaço da areia. Este muro está sendo edificado com recursos próprios do município, no valor de 65 mil reais. Também foi construído piso, conforme reivindicação dos professores da educação infantil. Segundo o secretário, a cada ano a administração comprava areia em espaço solto, que acabava sumindo, por isso agora optou por fazer caixas diferentes para a areia ficar no local e os alunos aproveitarem.


Outra licitação ainda está em andamento para a creche de Itajubá: trata-se de uma nova sala para utilização dos professores, um local onde possam fazer planejamento. MAICON ROSIN reitera que nesse momento não existe espaço adequado na creche para os professores, que acabam utilizando inclusive o espaço do refeitório para organizar suas atividades. O secretário de Educação de Descanso cita ainda que o setor recebeu novo veículo, Fiat Cronos. A aquisição foi possível a partir de emenda parlamentar e o veículo será utilizado nas atividades da Secretaria, na parte administrativa, em reuniões e idas às escolas.


ADÉLIO MARX, prefeito de Iporã do Oeste, teve audiência com o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA na última semana, na capital do estado. O encontro foi na residência oficial do governador, com participação também de outros prefeitos, a maioria do Oeste. Segundo MARX, a principal novidade é em relação à SC 163, que inclui também o trajeto da Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste.


O prefeito de Iporã do Oeste também cumpriu agenda na Secretaria de Estado da Agricultura, onde obteve liberação de recursos para aquisição de equipamentos agrícolas, que serão fornecidos para grupos de agricultores no município. O principal objetivo é auxiliar os produtores na distribuição de calcário, adubo seco e cama de aviário. ADÉLIO MARX salienta que já houve licitação e os implementos estão para serem entregues, embora o recurso ainda não esteja na conta do município. O prefeito ainda esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, LUCIANO BULIGON, onde protocolou pedido de instalação de usina de energia solar no município, para diminuir os custos de consumo de luz. Segundo MARX, a economia seria tanto para o prédio da prefeitura, posto de saúde, escolas e ginásios, como também em toda iluminação pública no perímetro urbano. O projeto ainda sob análise da Celesc.


A UVESC, União dos Vereadores do Estado de SC realizou recentemente o Seminário Estadual dos Vereadores, evento que ficou paralisado por muito tempo em virtude da pandemia. De acordo com o presidente da entidade, ANDERSON BUSATTO, que é vereador em Concórdia, o seminário ocorreu em Florianópolis, na sede da Assembleia Legislativa. Além do seminário, os vereadores ainda tiveram oportunidade de visitar deputados, para buscar recursos aos seus municípios e resolver outras situações que são possíveis apenas na capital do estado. BUSATTO avalia que o evento obteve sucesso e observa que houve grande renovação de vereadores no estado. Eles tiveram oportunidade de adquirir conhecimento em várias áreas do poder legislativo, que vem a beneficiar sua cidade e os munícipes.


Houve palestras em várias áreas, no setor jurídico, político, além de práticas de inovação, marketing político e transparência do mandato. Conforme ANDERSON BUSATTO, mesmo se o vereador for jovem, ele precisa ter maturidade. Ressalta que a UVESC está sendo repaginada, com várias parcerias. A entidade hoje dispõe de nova sede e busca ofertar aos vereadores uma estrutura de trabalho para o dia a dia. Ainda segundo BUSATTO, a população precisa entender que o papel do Legislativo é muito importante ao município.


-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS APÓS TENTAR FUGIR DA POLÍCIA

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO FIM DE SEMANA


A Polícia Militar de Descanso, durante rondas por volta das 15h45 de sábado, abordou um veículo conduzido por um homem que possui restrição de circulação, devido a uma condenação judicial. A guarnição abordou o condutor e os policiais notaram que ele apresentava olhos vermelhos, momento em que foi indagado se ingeriu bebida alcoólica. O motorista então confirmou que havia bebido, mas se negou a realizar o teste do bafômetro. Diante da recusa, o condutor foi autuado, sendo confeccionado o Boletim de Ocorrência, mencionado a quebra da restrição. O veículo foi liberado para condutor habilitado e em condições de dirigir.


Um entregador de pizzas de 22 anos sofreu ferimentos graves ao se envolver em acidente de trânsito com a motocicleta conduzida por ele. O jovem colidiu com uma Honda Bros em um VW/Gol conduzido por um idoso, por volta das 19h30 deste domingo, no centro de São Miguel do Oeste. O condutor do Gol tentou adentrar na Rua Dr. Jose Garrido Yanes, quando bateu no motociclista que transitava pela Avenida Getúlio Vargas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o jovem com fraturas na perna esquerda. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Câmera de monitoramento registrou o acidente.


Após perseguição, um homem foi preso pela PM por tráfico de drogas no interior de Mondaí. Por volta das 09h40 de sábado, o condutor de um veículo suspeito de estar comercializando drogas na região recebeu ordem de parada, mas iniciou a fuga e jogou uma sacola pela janela do carro. Os policiais militares recolheram o material e constataram que se tratava de tijolos de maconha e duas porções de cocaína. Em seguida, com apoio das guarnições da PM de Mondaí e da Polícia Militar Rodoviária, iniciaram-se as buscas pelo automóvel, que fugiu pelas estradas de chão. Por volta das 11h30, a guarnição de Mondaí encontrou o carro em fuga, na Linha Antas. Novamente o condutor desobedeceu às ordens de parada, vindo em seguida a perder o controle do automóvel. Ele então tentou fugir a pé, mas foi capturado e preso em flagrante. Foram apreendidos ao todo dois tijolos de maconha, totalizando 2,290kg, duas buchas de cocaína, totalizando 145g e o automóvel utilizado na prática do crime.


A Polícia Militar atendeu no fim de semana três ocorrências de violência doméstica, que resultaram em prisão. Todas elas ocorreram em SMO. Às 22h30 de sábado, uma mulher que estava na parte externa da casa relatou aos policiais militares que seu companheiro a agrediu com socos na cabeça, além de ter lhe apertado o pescoço e braços. O autor das agressões encontrava-se no interior da casa e ao ser chamado pelos PMs, prontamente saiu, relatando que apenas discutiu com a esposa, mas que não a agrediu. Ele ainda alegou que apenas se defendeu, quando ela o mordeu no braço. O casal ainda relatou que as brigas e discussões são frequentes e que já registraram outras ocorrências envolvendo violência doméstica. Dados os fatos, o autor recebeu voz e prisão e as partes foram conduzidas para a Delegacia de Polícia, para os procedimentos cabíveis.


Em outra ocorrênciaque se enquadra como violência doméstica, ainda houve dano e ameaça numa residência, por volta das 2h da madrugada de sábado para domingo. A Guarnição Policial Militar de SMO foi informada que um homem chegou em casa embriagado e sob efeito de drogas, e estaria quebrando toda a mobília, inclusive, ameaçando colocar fogo na residência. Ao se aproximar do local, vizinhos indicaram aos policiais a casa onde os fatos estavam ocorrendo. Ao estacionar a viatura, já era possível ouvir os móveis sendo danificados, inclusive o choro da mãe do autor, que naquele momento estava abrigada na casa de uma vizinha. Dentro da residência, o autor, de posse de um facão e bastante alterado, quebrava a mobília e os objetos da casa, sendo que não atendeu às ordens dos policiais militares, vindo a arremessar móveis pela janela, porta e até mesmo na direção da guarnição. Para conter o autor, os policiais militares usaram a força. Desta forma, foi possível dominar o homem, que recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia, uma vez que sua mãe demonstrou o desejo de representar contra ele.


A Polícia Militar de SMO atendeu ainda ocorrência na qual a solicitante informava que uma mulher veio até a casa dela pedindo ajuda, pois estaria sendo agredida pelo companheiro. O fato foi registrado por volta das 2h15 de hoje. No local, os policiais militares conversaram com a vítima, a qual relatou estar casada há cinco anos e que sempre foi agredida, mas nunca registrou os fatos. Relatou que desde sábado seu esposo estaria lhe agredindo e que momentos antes de pedir ajuda, por volta das 02horas, ele chegou em casa bastante alterado e passou a lhe xingar e desferir socos em sua cabeça, pegando-a pelos cabelos, arrastando-a escadaria abaixo, para tirar a vítima de dentro da casa. Neste momento, a vítima conseguiu se desvencilhar das mãos do agressor e correr, sendo perseguida por ele. Entretanto, ela se abrigou na residência vizinha e solicitou ajuda.


A guarnição policial, de posse das informações se deslocou até a residência do casal e localizou o autor, que relatou que ao chegar em casa a sua esposa passou a lhe agredir, tendo inclusive rasgado as suas calças (a lateral direita da calça do homem estava rasgada), e que ela ainda lhe tirou a carteira e as chaves do carro, antes de sair correndo. Alegou ainda que a única coisa que fez foi puxar a esposa, para conseguir pegar as chaves do carro de volta. Diante do relato, e das marcas que a vítima apresentava na região da orelha (vermelhidão), o autor recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.