-RELATÓRIO DO BANCO CENTRAL AUMENTA ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 7,27%
-SC TEM APENAS UMA REGIÃO EM BANDEIRA VERMELHA NO MAPA DA COVID
-ITAPIRANGA TEM NOVO CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID
-MUNICÍPIO GANHAM MAIS AUTONOMIA SOBRE LEI AMBIENTAL
-SECRETÁRIO DESTACA IMPORTÃNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PLANTIO DO MILHO
-FALTA DE ESTAGIÁRIOS LIMITA ATENDIMENTO EM CRECHES DE ITAPIRANGA
-HOMEM É PRESO PELA PM POR TRÁFICO DE DROGAS EM MONDAÍ
-PAI E FILHA DE SÃO JOSÉ DO CEDRO MORREM EM COLISÃO FRONTAL
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira. A informação é da agência de notícias Reuters. O presidente norte-americano JOE BIDEN foi avisado sobre a tentativa de ataque, que não interrompeu as operações no aeroporto. Os Estados Unidos tentam concluir a operação de retirada de tropas e de aliados até o prazo limite, que é terça-feira. Até agora, 114 mil pessoas deixaram o país e ao menos quatro mil militares ainda estão no Afeganistão.
O primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON e a chanceler alemã ANGELA MERKEL discutiram a situação do Afeganistão neste sábado e concordaram que são necessárias ajuda internacional e uma abordagem comum do G7 ao futuro governo do Afeganistão. O objetivo dos sete países mais ricos do mundo é construir um roteiro para lidar com qualquer novo governo afegão. O primeiro-ministro britânico ressaltou que qualquer reconhecimento ou discussão com o Talibã precisam ser condicionados a uma passagem segura a quem deseja deixar o país e ao respeito aos direitos humanos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, declarou situação de desastre na Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida. Mais de um milhão de clientes na Louisiana está sem energia elétrica. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido. No domingo à noite, a primeira morte causada pelo furacão foi confirmada. Trata-se de um homem de 60 anos que morreu após ter a casa atingida por uma árvore. O furacão Ida atingiu o continente como uma violenta tempestade de categoria quatro na tarde de domingo, com ventos chegando a 240 quilômetros por hora.
Uma proposta que vem sendo formulada pelo Conselho Nacional de Justiça pode reduzir, dos atuais 89 bilhões para cerca de 39 bilhões e 900 milhões o valor total de precatórios que o governo federal terá de pagar no próximo ano. A ideia é estabelecer um limite anual de pagamento, corrigido pela inflação, para dar previsibilidade ao Orçamento do governo federal. Precatórios são dívidas da União reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. O CNJ estuda usar como parâmetro o valor dos precatórios pagos em 2016, ano em que foi implementado o teto de gastos. O valor seria reajustado em sete vírgula dois por cento para 2017 e, então, pela inflação dos anos seguintes para chegar à cifra que deve ser quitada nos próximos anos.
O Brasil atingiu, neste domingo, 80 por cento da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 128 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Até agora, cerca de 35 por cento completaram a imunização com duas doses de vacina ou vacina de dose única, o que equivale a 60 milhões de pessoas. A previsão é que até 15 de setembro cem por cento dos adultos acima de 18 anos tenham recebido uma dose de vacina. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, anunciou na terça-feira que a aplicação da terceira dose no país começará em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos a partir de 15 de setembro.
O mercado financeiro subiu sua estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, pela vigésima primeira semana seguida, e também passou a ver uma expansão menor da economia brasileira neste ano. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para o ano de 2021 subiu de sete vírgula 11 por cento para sete vírgula 27 por cento.
As obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú recém começaram, mas as previsões dos especialistas em investimentos, de que a empreitada provocaria valorização nos imóveis à beira-mar, já se confirma. Em três lançamentos, de diferentes construtoras, os apartamentos estão sendo oferecidos ao mercado por preços que variam de 37 mil a 42 mil o metro quadrado, um aumento de quase 10 por cento em relação aos preços cobrados até o segundo trimestre deste ano. O alargamento da faixa de areia começou no último retrasado e avança com rapidez. A expectativa é que as obras sejam finalizadas até o fim de outubro, antes da temporada de verão. O município investirá 66 milhões na ampliação da faixa de areia.
Das 295 cidades catarinenses, 105 tiveram redução no número de habitantes entre 2020 e 2021, segundo a nova estimativa de população divulgada pelo IBGE. As cidades que mais perderam moradores foram Correia Pinto e Lages, na Serra catarinense, e Imaruí, no Sul do Estado. Proporcionalmente ao número total de habitantes, os municípios de Piratuba, Galvão e Marema, no Oeste de Santa Catarina, ficaram no topo da lista de redução percentual da população. As maiores cidades do Estado continuam sendo Joinville, que passou dos 600 mil habitantes e Florianópolis que ganhou cerca de oito mil moradores.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo na cor vermelha. A região Nordeste é a única no nível máximo de atenção para a Covid-19. Isso não ocorria desde o dia quatro de novembro de 2020. Outras nove regiões estão em risco grave na cor laranja e as outras seis em risco alto na cor amarela. As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste. O extremo-oeste voltou para o risco grave na cor laranja. A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.
Secretaria da Saúde de Itapiranga tem novo cronograma de imunização contra a covid-19. A equipe dará continuidade à imunização contra a Covid-19 com aplicação da primeira e segunda dose. Hoje serão atendidas as pessoas que receberam doses da Fio Cruz e tinham retorno programado até três de setembro. Amanhã serão vacinados todos que tiverem agendamento até nove de setembro. A antecipação está ocorrendo em todo Brasil e a secretária da Saúde de Itapiranga estabeleceu cronograma para contemplar os munícipes. Sexta-feira terá mais uma oportunidade para a primeira dose a pessoas acima de 18 anos. A secretaria de Saúde alerta que a segunda dose é fundamental para reforçar a imunização e garantir proteção máxima. Completar o esquema vacinal é imprescindível para conter a pandemia.
O prazo para Alistamento Militar encerra nesta terça-feira. A informação é do responsável da Junta Militar de Itapiranga, PAULO BECKENKAMP. De acordo com ele os jovens da região costumam honrar com seu compromisso e possuem cuidado com alistamento militar e comparecimento na inspeção de saúde. Destaca ainda que o prazo inicial era até 30 de junho, porém foi estendido devido à pandemia. Os jovens que se alistaram até o final de junho participaram da seleção geral. Demais que não se alistaram deverão fazer o procedimento até amanhã e serão convocados para participar da seleção somente no ano que vem, com data a ser definida ainda pelo Exército. BECKENKAMP salienta que quem não fizer alistamento no prazo hábil será considerado em débito com o exército e terá que pagar multa.
Alistamento pode ser feito de maneira online. Caso o jovem não consiga, pode comparecer na Junta Militar na prefeitura, onde será auxiliado. PAULO BECKENKAMP informa que a inspeção de saúde em Itapiranga será no dia 14 de setembro, no Centro Universitário Uceff. Destaca ainda que os jovens estão sendo comunicados pelo exército de sua obrigação com o serviço militar brasileiro. A comissão de seleção do quartel de São Miguel do Oeste vai fazer avaliação em dois turnos na Uceff.
A UVESC, União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina realizou Seminário Estadual dos Vereadores, evento que ficou paralisado em virtude da pandemia. De acordo com o presidente da entidade, ANDERSON BUSATTO, que é vereador em Concórdia, o seminário ocorreu em Florianópolis, na sede da Assembleia Legislativa. Além do seminário, os vereadores ainda tiveram oportunidade de visitar deputados, para buscar recursos aos seus municípios e resolver outras situações que são possíveis apenas na capital do estado. BUSATTO avalia que o evento obteve sucesso e observa que houve grande renovação de vereadores no estado. Eles tiveram oportunidade de adquirir conhecimento em várias áreas do poder legislativo, que vem a beneficiar sua cidade e os munícipes.
Houve palestras em várias áreas, no setor jurídico, político, além de práticas de inovação, marketing político e transparência do mandato. O presidente da UVESC salienta que nos dias 7, 8, 9 e 10, em Florianópolis, haverá o congresso estadual para encerrar o ano, e para tanto a entidade vai promover mais um evento grandioso, que promete agregar muito ao mandato dos vereadores. Conforme ANDERSON BUSATTO, mesmo se o vereador for jovem, ele precisa ter maturidade. Ressalta que a UVESC está sendo repaginada, com várias parcerias. A entidade hoje dispõe de nova sede e busca ofertar aos vereadores uma estrutura de trabalho para o dia a dia. Ainda segundo BUSATTO, a população precisa entender que o papel do Legislativo é muito importante ao município.
Município ganham mais autonomia sobre lei ambiental. A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que regulamenta a ocupação do entorno de rios em áreas urbanas consolidadas, remetendo sua definição a uma lei municipal. Atualmente, o Código Florestal fixa faixas marginais que variam de 30 a 500 metros conforme a largura dos rios, considerando-as áreas de preservação permanente. O presidente da Federação das Indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, destaca que uma importante etapa foi vencida na discussão da legislação ambiental que deve valer nas cidades. Ele ressalta o empenho e os votos dos deputados federais catarinenses, que foram fundamentais na aprovação da matéria.
Presidente da FIESC lembra que recentemente começou a prevalecer no Superior Tribunal de Justiça a interpretação de que na área urbana deveria ser aplicado o Código Florestal. Esta medida poderia inviabilizar áreas de 30 a 500 metros em beiras de rios, inclusive as chamadas áreas consolidadas. Segundo MARIO CEZAR DE AGUIAR, a FIESC atuou fortemente nessa questão. Foi aprovada na Câmara dos Deputados uma legislação que transfere aos municípios a definição dessas distâncias, considerando as peculiaridades locais. A matéria aprovada na Câmara segue agora ao Senado.
Itapiranga não terá atendimento em tempo integral em creches por falta de estagiários. Número de profissionais não é suficiente para garantir serviço de qualidade em dois turnos para todas as crianças. A informação é da secretária da Educação de Itapiranga, ELAINE MUELLER. Ela destaca que em 23 de agosto a secretaria da Educação retomou o atendimento 100 presencial no pré e jardim com resultado positivo. Em seis de setembro terá o retorno com o maternal seguindo os ajustes necessários. Já nas creches não haverá atendimento em tempo integral. ELAINE MUELLER, cita a falta de estagiários para o trabalho em dois turnos. As creches possuem atendimento diário, porém em apenas um período. O tempo integral não será possível neste ano por falta de profissionais para o atendimento das crianças. A secretária reconhece a necessidade de muitos pais manterem as crianças o dia todo nas creches, porém por falta de estagiários o município não presta atendimento.
A secretaria da Educação segue buscando mais profissionais para reduzir fila de espera de crianças no atendimento em creches. ELAINE MUELLER avalia que é preciso ter responsabilidade no atendimento as crianças e por isso não será feito nenhum trabalho sem amplo planejamento. A secretária da Educação lamenta alguns entrave que impedem a contratação de estudantes que já atuaram por dois anos na função de estagiários. ELAINE lembra que foram feitas campanhas em busca de estagiários para atuar nas creches, porém sem preencher todas as vagas necessárias. A secretária salienta que a partir de 2022 serão feitas alterações para garantir flexibilidade na contratação de profissionais para a educação infantil.
Secretária chama atenção para as constantes mudanças na educação. Segundo ELAINE MUELLER, é grande o empenho para garantir o retorno das aulas 100 por cento presencial. Ela reconhece que este é um ano de adequações e avanços após prejuízos no processo ensino aprendizagem devido o distanciamento dos alunos da sala de aula . A secretária afirma que os sistemas de ensino que foram adotados afetaram os profissionais da educação e estudantes. O desafio da retomada exige maior empenho por ser um momento especial de mudança de rotina que exige mais dos profissionais e alunos.
Secretário da Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH mostra aflição com o plantio da safra 2021/2022. Ele aponta que o momento é de incertezas em um cenário de alto investimento. Cita que sementes e fertilizantes apresentam preços extremamente altos exigindo o máximo de cuidados para evitar perdas de insumos. Lembra ainda que estamos no período de principal movimentação para o plantio, sendo que a escolha das sementes e fertilizante exige orientação técnica e muito planejamento. Para o secretário, é fundamental o monitoramento constante logo após o nascimento do milho para constatar possíveis ataques de pragas e ter medidas mais eficientes no controle. Segundo RECH os efeitos podem ser devastadores e por isso as orientações com agrônomos de confiança podem evitar problema, além de ter maior eficiência nas ações de controle de pragas.
O secretário da Agricultura de São João do Oeste avalia que nas últimas três safras, foram registrados problemas sendo que no último período agrícola passou de 50 por cento de perdas. Segundo ROGÉRIO RECH a baixa qualidade da safra de milho ainda possui consequências afetando de maneira significativa a eficiência da silagem. Para o secretário, os efeitos da estiagem e ataque de pragas tem consequências no ano seguinte e impacto no lucro do produtor rural. RECH observa que é preciso manter o foco na produtividade e neste momento a orientação técnica e cuidados nos investimentos são medidas fundamentais.
Secretário demonstra preocupação com as questões ambientais. Segundo ROGÉRIO RECH, o drama do produtor rural está entre o combate da Cigarrinha e os danos que pode causar para abelhas que são fundamentais nas lavouras. O secretário recomenda o apoio de agrônomos com orientações sobre horários e quantidade de veneno aplicado nas lavouras. Cita que é preciso agir com profissionalismo para medidas corretas. RECH lembra que nem mesmo o intenso frio eliminou as Cigarrinhas e isso causa aflição devido ao grande risco que a praga oferece. A preocupação está na contaminação de bactérias que afetam o desenvolvimento das plantas e exigem maior número de aplicação de defensivos agrícolas.
Casal fica ferido em acidente na Willy Barth em São Miguel do Oeste. Um casal que estava em uma moto ficou ferido em um acidente de trânsito na Willy Barth, por volta das 16 horas de sábado, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado com o condutor da Camionete Chevrolet e também da motocicleta, eles seguiam o mesmo sentido quando o motorista da camionete colidiu na traseira da moto, fazendo com que eles caíssem na rodovia. Após a queda, o veículo arrastou a moto e o casal por alguns metros. Apesar do susto e da gravidade, restaram apenas escoriações nas vítimas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o casal até o Hospital Regional. A PRF também esteve no local.
Após perseguição, homem é preso pela PM por tráfico de drogas em Mondaí. Sábado, a PM efetuou a abordagem de um veículo suspeito de ser usado no tráfico de drogas na região. Ao receber ordem de parada, o condutor iniciou a fuga e jogou uma sacola pela janela do carro. Os policiais recolheram o material e constataram que se tratava de tijolos de maconha e duas porções de cocaína. Em seguida, as guarnições PM de Mondaí, e da Polícia Rodoviária, foram realizadas buscas pelo automóvel, que fugiu pelas estradas de chão. A guarnição de Mondaí encontrou o carro em fuga, na linha Antas. Novamente o condutor desobedeceu às ordens de parada, porém perdeu o controle do automóvel. Ele deu continuidade a fuga, a pé, mas foi capturado e preso em flagrante. Foram apreendidos dois tijolos de maconha, totalizando dois quilos 290 gramas, duas buchas de cocaína, totalizando 145 gramas e o automóvel, utilizado na prática do crime.
Entregador de pizza fica gravemente ferido em colisão entre carro e moto. Um entregador de pizzas de 22 anos sofreu ferimentos graves em um acidente de trânsito envolvendo a motocicleta conduzida por ele uma Honda Bros e um Gol conduzido por um idoso, por volta das 19 horas e 30 minutos deste domingo, no centro de São Miguel do Oeste. O condutor do Gol tentou acessar a Avenida Getúlio Vargas quando bateu no motociclista. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o jovem com fraturas na perna esquerda. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Pai e filha, natural de São José do Cedro morrem em colisão frontal no Paraná. Um grave acidente resultou na morte de quatro pessoas, incluindo pai e filha, e um pintor, natural do Distrito de Mariflor em São José do Cedro, no começo da noite deste domingo. A colisão frontal envolvendo dois veículos ocorreu entre Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso, no Paraná. Os dois carros, um Verona, com placas de Apucarana, e um Kadett, com placas de Bela Vista do Paraíso. No Verona, estava o motorista, o pedreiro SILVIO CHELEPA, de 46 anos; a sua filha, LORENA CHELEPA, de 20 anos, e ANTÔNIO SILVA DA ROCHA. No Kadett, estava a condutora, uma mulher, de 35 anos, que também não resistiu aos ferimentos. Todos morreram no momento da colisão.