-RELATÓRIO DO BANCO CENTRAL AUMENTA ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 7,27%
-SC TEM APENAS UMA REGIÃO EM BANDEIRA VERMELHA NO MAPA DA COVID
-ESCOLA PROMOVE COQUETEL PARA REENCONTRO DE ALUNOS ESPECIAIS
-QUEDA ANTECIPADA DO CONSUMO DE LEITE PREOCUPA COOPERATIVAS
-ASSITÊNCIA SOCIAL RETOMA AULAS DE VIOLÃO PARA CRIANÇAS EM SETEMBRO
-EPAGRI REALIZA PALESTRA PARA DEBATER PRODUÇÃO LEITEIRA
-EXECUTIVO ENTREGA GERADOR DE ENERGIA PARA HOSPITAL
-MUNICÍPIO RECEBE VEÍCULOS APREENDIDOS PELA RECEITA FEDERAL
-PAI E FILHA CEDRENSES MORREM EM GRAVE ACIDENTE NO PARANÁ
-HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR MULHER E BATER EM BEBÊ DE TRÊS MESES
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira. A informação é da agência de notícias Reuters. O presidente norte-americano JOE BIDEN foi avisado sobre a tentativa de ataque, que não interrompeu as operações no aeroporto. Os Estados Unidos tentam concluir a operação de retirada de tropas e de aliados até o prazo limite, que é terça-feira. Até agora, 114 mil pessoas deixaram o país e ao menos quatro mil militares ainda estão no Afeganistão.
O primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON e a chanceler alemã ANGELA MERKEL discutiram a situação do Afeganistão neste sábado e concordaram que são necessárias ajuda internacional e uma abordagem comum do G7 ao futuro governo do Afeganistão. O objetivo dos sete países mais ricos do mundo é construir um roteiro para lidar com qualquer novo governo afegão. O primeiro-ministro britânico ressaltou que qualquer reconhecimento ou discussão com o Talibã precisam ser condicionados a uma passagem segura a quem deseja deixar o país e ao respeito aos direitos humanos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, declarou situação de desastre na Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida. Mais de um milhão de clientes na Louisiana está sem energia elétrica. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido. No domingo à noite, a primeira morte causada pelo furacão foi confirmada. Trata-se de um homem de 60 anos que morreu após ter a casa atingida por uma árvore. O furacão Ida atingiu o continente como uma violenta tempestade de categoria quatro na tarde de domingo, com ventos chegando a 240 quilômetros por hora.
Uma proposta que vem sendo formulada pelo Conselho Nacional de Justiça pode reduzir, dos atuais 89 bilhões para cerca de 39 bilhões e 900 milhões o valor total de precatórios que o governo federal terá de pagar no próximo ano. A ideia é estabelecer um limite anual de pagamento, corrigido pela inflação, para dar previsibilidade ao Orçamento do governo federal. Precatórios são dívidas da União reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. O CNJ estuda usar como parâmetro o valor dos precatórios pagos em 2016, ano em que foi implementado o teto de gastos. O valor seria reajustado em sete vírgula dois por cento para 2017 e, então, pela inflação dos anos seguintes para chegar à cifra que deve ser quitada nos próximos anos.
O Brasil atingiu, neste domingo, 80 por cento da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 128 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Até agora, cerca de 35 por cento completaram a imunização com duas doses de vacina ou vacina de dose única, o que equivale a 60 milhões de pessoas. A previsão é que até 15 de setembro cem por cento dos adultos acima de 18 anos tenham recebido uma dose de vacina. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, anunciou na terça-feira que a aplicação da terceira dose no país começará em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos a partir de 15 de setembro.
O mercado financeiro subiu sua estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, pela vigésima primeira semana seguida, e também passou a ver uma expansão menor da economia brasileira neste ano. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para o ano de 2021 subiu de sete vírgula 11 por cento para sete vírgula 27 por cento.
As obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú recém começaram, mas as previsões dos especialistas em investimentos, de que a empreitada provocaria valorização nos imóveis à beira-mar, já se confirma. Em três lançamentos, de diferentes construtoras, os apartamentos estão sendo oferecidos ao mercado por preços que variam de 37 mil a 42 mil o metro quadrado, um aumento de quase 10 por cento em relação aos preços cobrados até o segundo trimestre deste ano. O alargamento da faixa de areia começou no último retrasado e avança com rapidez. A expectativa é que as obras sejam finalizadas até o fim de outubro, antes da temporada de verão. O município investirá 66 milhões na ampliação da faixa de areia.
Das 295 cidades catarinenses, 105 tiveram redução no número de habitantes entre 2020 e 2021, segundo a nova estimativa de população divulgada pelo IBGE. As cidades que mais perderam moradores foram Correia Pinto e Lages, na Serra catarinense, e Imaruí, no Sul do Estado. Proporcionalmente ao número total de habitantes, os municípios de Piratuba, Galvão e Marema, no Oeste de Santa Catarina, ficaram no topo da lista de redução percentual da população. As maiores cidades do Estado continuam sendo Joinville, que passou dos 600 mil habitantes e Florianópolis que ganhou cerca de oito mil moradores.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo na cor vermelha. A região Nordeste é a única no nível máximo de atenção para a Covid-19. Isso não ocorria desde o dia quatro de novembro de 2020. Outras nove regiões estão em risco grave na cor laranja e as outras seis em risco alto na cor amarela. As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste. O extremo-oeste voltou para o risco grave na cor laranja. A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.
Município realiza chamada pública para regularização de sepulturas em ruína e abandono. A informação é do secretário de Desenvolvimento de Anchieta, VILMAR PIOVEZANI. Ele disse que essa medida se fez necessária, porque foram constatadas inúmeras sepulturas em situação de abandono no Cemitério Municipal de Anchieta, sem identificação, em aparente abandono e sem conservação por familiares ou terceiros. PIOVEZANI lembrou que com esse chamamento, ficam convocados familiares, parentes ou interessados que tenham pessoas sepultadas. O secretário solicitou para que as famílias compareçam ao setor de Tributação, no prazo máximo de 90 dias, a contar do dia 17 de agosto, para regularizarem os locais. Caso eles não compareçam o município está autorizado a retirar os restos mortais e colocar no ossário. O prazo encerra em 15 de novembro.
Guarujá do Sul recebe doação de veículos apreendidos pela Receita Federal do Brasil. Na última semana, o município foi contemplado com três veículos da Receita Federal. Segundo a gestora de convênios da prefeitura, VERIDIANA BARTH, o pedido foi protocolado junto à Receita Federal de Dionísio Cerqueira ainda no primeiro semestre. Já no mês de Julho, o prefeito CLAÚDIO JUNIOR WESCHENFELDER e o vice-prefeito, NOÉ BENETTI, em audiência com o delegado reforçaram a importância da doação. Segundo ela, os veículos recebidos pelo município totalizam um montante de aproximadamente 190 mil reais. O município recebeu um Siena 2012 avaliado pela Receita Federal em 23 mil e 500 reais. Uma Saveiro 2011 avaliada em torno de 30 mil reais. Um cavalo-mecânico 1998 avaliado em 76 mil e 600 reais. Além de uma carreta semi-reboque 2013 avaliada 60 mil. O prefeito comemorou a conquista e informou que os veículos de passeio serão incorporados ao patrimônio para uso nas frotas da municipalidade e o cavalo acompanhado da carreta será objeto de leilão.
Ato marca a inauguração de gerador de energia e de adequação da subestação do Hospital São Lucas, em Guaraciaba. O ato simbólico foi realizado no final da tarde da última sexta-feira com a inauguração de novos equipamentos junto à Associação Beneficente Hospital São Lucas. Conforme o prefeito, VANDECIR DORIGON, a administração havia assinado em dezembro de 2020, um convênio de repasse para a associação no valor de mais de 200 mil reais. Os valores eram recursos livres, oriundos de recursos próprios. Ele destacou que esse repasse tinha como finalidade a realização por parte do Hospital São Lucas do projeto de instalação de grupo de gerador de energia. Como também para a execução do projeto de adequação da subestação da entrada de energia, que foram então, inaugurados na última semana. DORIGON comentou que com este novo gerador, a capacidade de tempo de trabalho, quando ocorrer quedas na energia elétrica, será maior, garantindo mais segurança aos pacientes.
A aplicação da segunda dose contra a Covid será realizada nas terças e sextas pelo período da tarde em Guaraciaba. Conforme a secretária Saúde, DAIANE DORIGON a aplicação passará a ser realizada a partir desta semana nas terças e sextas-feiras, pelo período da tarde. A vacinação acontece junto ao Centro de Convivência dos Idosos, das 13 e 30 às 16 horas. Essa mudança se deve em virtude de que a equipe inicia a partir do dia primeiro a vacinação para os adolescentes de 12 a 17 anos e também o reforço da terceira dose aos idosos com 70 anos ou mais e que a data da segunda dose já completou seis meses. DAIANE ressaltou que o trabalho para a equipe redobra agora, em virtude de que há muitos idosos que são vacinados em suas casas, precisando, portanto, o deslocamento da equipe. Segundo ela, a secretaria de Saúde está conseguindo adiantar a realização de algumas vacinas da segunda dose. DAIANE destacou que quem está agendado para realizar a segunda dose até o dia nove de setembro, do Laboratório Fiocruz, já pode comparecer amanhã para a imunização.
Cooperativas registram queda antecipada no consumo de leite e preocupa associações. Devido a chegada de dias mais quentes, o líquido sofre baixa na procura nos supermercados. A informação é do presidente da Coopacep em SJCedro, MÁRCIO TSCHIEDEL. Em anos anteriores, a queda no consumo era registrada a partir de novembro, contudo, neste ano essa baixa já está acontecendo. Segundo ele, esta queda antecipada se deve ao alto custo da cesta básica no país. Conforme o Dieese, uma cesta básica está custando cerca de 52 por cento do salário mínimo. O presidente comentou que por isso muitas pessoas têm tirado o leite da lista de compras do supermercado. TSCHIEDEL também destacou outros motivos para esta queda, como o alto custo dos insumos e dólar em alta. Ele citou que os produtores de leite que possuem gado em confinamento têm registrado prejuízo na produção. MÁRCIO disse que o preço pago por litro de leite pago ao produtor varia entre dois reais e 20 centavos a dois e 70.
Apesar da queda no mercado interno no consumo do leite, o externo segue segurando a viabilidade da produção do líquido em certas regiões de Santa Catarina. Conforme o presidente da Coopacep, MÁRCIO TSCHIEDEL, Paraná tem sido comprador do produto catarinense. Porém, isso não vale para todas regiões, como por exemplo para municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. O presidente explicou que o estado paranaense paga um preço acima do normal de mercado em Santa Catarina. Assim, desta maneira auxiliando alguns produtores catarinenses. TSCHIEDEL disse ainda que o preço por litro de leite em Santa Catarina varia constantemente de uma cooperativa a outra. Sendo que as empresas levam em consideração a litragem na hora da compra, além da contagem bacteriana presente no líquido.
A Epagri de Guarujá do Sul iniciará em setembro encontros para debater assuntos referente à produção de leite no município. Os detalhes são da Zootecnista, CARINA SEGALIN. O órgão realizou alguns encontros durante este mês de agosto e pretende seguir com isso durante o próximo mês devido aos resultados positivos com os debates. A profissional destacou ainda que estes trabalhos devem se estender durante o mês de outubro. As ações serão divididas em duas etapas e de primeiro momento deverão ser abordadas as leis que estão vigor no país referente ao setor leiteiro. Na segunda etapa, um veterinário da Epagri estará abordando sobre as maneiras mais eficazes para aumentar a qualidade do leite na propriedade. A Zootecnista destacou que uma das principais dificuldades dos produtores é exatamente no campo de maneiras eficazes para melhor qualidade do líquido.
É necessário mostrar que a atual legislação não exclui o produtor e sim está disponível para auxiliar os mesmos no trabalho de produção. O comentário é da Zootecnista, CARINA SEGALIN. Conforme ela, estes encontros servem para mostrar ao produtor que com pequenas alterações de manejo acabam impactando em resultados positivos. Ela comentou que Guarujá do Sul possui produtores com quatro gado leiteiros até grandes propriedades. Por isso, é preciso trabalhar para que os produtores acessem as informações visando a alteração de manejo. CARINA destacou a importância na participação deste encontro. A data e local devem ser definidos pela Epagri de Guarujá do Sul. Como haverá público limitado, será possível a realização de perguntas e sanação das dúvidas.
A secretaria de Assistência Social de Palma Sola deve retomar atividades com crianças na segunda quinzena de setembro. Os detalhes são do secretário da pasta, IVANOR DE MOURA. Atualmente cerca de 40 por cento das atividades retornaram neste ano no município. Conforme ele, depois conversas com a equipe as atividades com violão podem voltar em Palma Sola. Segundo secretário, a pasta adquiriu cerca de seis novos violões para iniciar os trabalhos. DE MOURA lembrou que a equipe também decidiu que neste ano não serão retomadas todas as atividades. Para este trabalho, ele comentou que a secretaria pretende iniciar as atividades no dia 15 de setembro, numa quarta-feira.
Em anos anteriores, a secretaria de Assistência Social de Palma Sola envolvia cerca de 300 crianças. Porém, com o cenário atual a pasta irá trabalhar com limite de 70 crianças. Segundo o secretário da pasta, IVANOR DE MOURA, é importante envolver as crianças em trabalhos. Ele citou que a secretaria pretende disponibilizar ações de violão e kung-fu. O secretário também lembrou que a pasta trabalhava com seis oficinais antes da pandemia, o que envolvia centenas de crianças. DE MOURA destacou ainda que neste ano, a Assistência Social retomou com o grupo de mulheres as primeiras atividades desenvolvidas em Palma Sola. Além disso, IVANOR comentou que as ações com os idosos da cidade também já foram retomadas.
A Escola São José promove hoje um encontro entre os alunos com deficiência intelectual e múltipla. O encontro envolverá aproximadamente 16 alunos, e tem como objetivo promover um dia de reencontros entre eles. O comentário é da orientadora educacional do colégio, VIVIANE SMANIOTTO. Ela explicou que muitos dos alunos se conhecem há alguns anos, sendo que no período anterior a pandemia as atividades eram realizadas entre os mesmos. A orientadora comentou que atualmente os horários de estudo entre eles são distintos, não sendo possível o encontro diário. VIVIANE lembrou ainda que na última semana foram realizadas atividades devido a semana nacional de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A profissional citou que na última quarta-feira três profissionais e uma aluna com dificuldade de audição. O objetivo desta palestra foi para relatar o dia a dia de uma pessoa surda, além de relatar quais são as dificuldades enfrentadas por estes nas atividades.
Alunos com dificuldade intelectual e múltipla sanaram algumas dúvidas sobre o modo de vida de um surdo. Na palestra da última semana, os estudantes questionaram a aluna como ela realiza as atividades com a tecnologia. Segundo a orientadora do colégio São José, VIVIANE SMANIOTTO, a palestra ministrada pelos profissionais do APAS foi relevante para os alunos. Ela destacou que um dos principais ensinamentos foi tentar compreender como a vida de outra pessoa com limitação. Desta forma foi possível estabelecer uma boa comunicação entre os alunos e palestrantes. VIVIANE disse que devido ao atual cenário não foi possível a realização de demais atividades com os alunos. Além disso, como alguns profissionais da área de São Miguel não puderam estar presente, a palestra foi realizada pela parte da tarde.
Processos de readequação do antigo quartel do Corpo de Bombeiros em SJCedro devem iniciar nos próximos dias. O espaço deve abrigar diversos setores públicos, inclusive a Casa do Agricultor. Conforme o prefeito, JOÃO DE ANDRADE, muito se falou devido ao atendimento da secretaria de Agricultura e seu funcionamento. Ele explicou que o atendimento continua o mesmo, só que agora junto da secretaria de Transportes e Obras. Nela será instalado a Epagri, Cidasc, secretaria de Agricultura, Procon, Setor de Blocos, ou seja, tudo no mesmo espaço. O prefeito disse que o recurso já está assegurado, mas o processo é moroso. Hoje 52 por cento de todo o movimento econômico é proveniente da agricultura, por isso é importante todo esse investimento. O chefe do executivo disse que muita coisa não é possível executar esse ano, pois trabalha com orçamento do governo passado, mas no próximo ano o plano de governo começa ser executado, com a implantação do Bônus Rural.
Prefeito visita região atendida por consórcio de eletrificação urbana. Segundo o prefeito de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE, na sua viagem a Brasília conheceu alguns prefeitos da região do Alto Vale do Jacuí, no Rio Grande do Sul. Ele disse que no Extremo-Oeste as prefeituras consertam as lâmpadas e no outro dia está queimado novamente. Toda a rede deve ser substituída e esse consórcio do Rio Grande do Sul já fez isso. ANDRADE destacou que municípios do tamanho de SJCedro, antes gastavam dois mil quilowatts e hoje gastam metade. Além da economia, também muda a iluminação que ganha em qualidade em LED com cinco anos de garantia. O prefeito explicou que também foram visitados distritos atendidos pelo sistema de LED e a mudança é muito significativa. JOÃO comentou que está fazendo tudo pela sociedade cedrense, e em apenas sete meses é impossível fazer tudo. O prefeito disse que a população pode cobrar no final do mandato, que tudo o que foi prometido vai ser feito.
Um entregador de pizzas de 22 anos sofreu ferimentos graves ao se envolver em um acidente de trânsito envolvendo a motocicleta conduzida por ele uma Honda Bros e um Gol conduzido por um idoso, por volta das 19 e 30 de ontem no centro de São Miguel. De acordo com informações obtidas pela Rede Peperi, o condutor do Gol tentou adentrar na Rua Doutor José Garrido Yanes quando bateu no motociclista que transitava pela Avenida Getúlio Vargas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o homem com fraturas na perna esquerda. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Por volta das 10 horas da manhã de sábado, em patrulhamento pelo bairro Alvorada em Barracão, a Polícia Militar avistou um veículo em atitude suspeita. Segundo a PM, um veículo Gol foi abordado na avenida Brasil e realizada a revista veicular onde foi encontrado, de forma irregular e ilegal, quatro galões de gasolina com 50 litros cada galão. A guarnição também encontrou outros quatros galões de diesel com 50 litros cada, totalizando 400 litros de combustível vindo da Argentina. Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram conduzidos até a delegacia para confecção da documentação. A mercadoria e veículo também foram encaminhados para a Receita Federal.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de ameaça e lesão corporal leve por volta das 11 horas de sexta-feira, em Guaraciaba. Em contato com a solicitante, ela relatou que seu companheiro passou a fazer exigências para que ela “desse jeito” de arrumar o valor 150 reais para que ele pudesse comprar crack. O homem estava nervoso e passou a ameaça-la de morte, estendendo as ameaças ao filho de três meses de idade. Em ato contínuo, desferiu tapa em sua face, e enrolou uma toalha em seu pescoço, no intuito de estrangulá-la. Se não bastasse às agressões contra ela, o autor ainda deu um soco na cabeça do bebê. A vítima relatou ainda, que o companheiro escondeu uma faca embaixo do colchão. Após os fatos, ela procurou abrigo na casa ao lado e acionou a PM. A guarnição encontrou o autor na residência do casal. Depois de vistoriar a casa, localizaram a faca de cozinha que ele havia escondido. Diante da narrativa da vítima e das evidências, o autor recebeu voz de prisão pelas ameaças e agressões.
Um gravíssimo acidente resultou na morte de quatro pessoas, incluindo pai e filha e um pintor, natural do Distrito de Mariflor interior de SJCedro, no começo da noite de ontem. A colisão frontal envolvendo dois veículos ocorreu entre Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso, na PR 090, no Paraná. Os dois carros, um Verona, com placas de Apucarana, e um Kadett, com placas de Bela Vista do Paraíso. No Verona, estava o motorista, o pedreiro SILVIO CHELEPA, de 46 anos; a sua filha, LORENA ARRUDA CHELEPA, de 20 anos, e um amigo de Silvio, um pintor, de 64 anos, identificado como ANTÔNIO SILVA DA ROCHA. No Kadett, estava a condutora, uma mulher, de 35 anos, que também não resistiu aos ferimentos causados pela batida e morreu. Não há informação oficial sobre a dinâmica do acidente. SILVIO precisou viajar até Alvorada a trabalho, e acabou levando a filha e o pintor para ajudá-lo.