ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 30 07 2025

-COPOM DECIDE HOJE SE INTERROMPE PROCESSO DE ALTA DA TAXA BÁSICA DE JUROS

-PIB DE SC DEVE SER O 2° DO PAÍS MAIS AFETADO PELO TARIFAÇO DOS ESTADOS UNIDOS

-COMANDO REGIONAL DA PM DIVULGA BALANÇO DAS ATIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE

-COLETA DE MARTERIAIS RECICLÁVEIS NO INTERIOR COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA

-CDL ANUNCIA NOMES DE EMPREENDEDORES LOCAIS QUE ESTARÃO NO SUMMIT EMPRESARIAL

-POLÍCIA REGISTRA OCORRÊNCIA DE FURTO DE FIOS DE COBRA NA REGIÃO

-SUSPEITO DE FURTAR PICANHA EM SUPERMERCADO É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de quatro graus. A máxima deve chegar a 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

Um terremoto de magnitude oito virgula oito provocou um tsunami em uma península no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira pelo horário local, noite de terça-feira, no Brasil. Segundo Serviço Geofísico da Academia de Ciências da Rússia, o terremoto foi o mais forte registrado na região desde 1952. O fenômeno também foi registrado no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos. Autoridades emitiram alertas para risco de ondas destrutivas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico. No Havaí, as ondas atingiram a costa na madrugada. Voos foram cancelados em Maui e toda a atividade comercial foi suspensa.

Os Estados Unidos e o Japão emitiram alertas de tsunami após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia nesta terça-feira. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, se pronunciou sobre o tremor nas redes sociais. Ele disse que um alerta de tsunami está em vigor nas regiões do Havaí, Alasca, Costa dos Estados Unidos e Japão. Uma cidade no sul da Califórnia fechou todas as praias, portos e seu píer após o alerta. São esperadas onda de até três metros na região costeira. O Havaí emitiu alertas para um possível tsunami solicitou a retirada da população de regiões em risco. Filipinas e a Indonésia também emitiram alertas de tsunami após o abalo sísmico.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deu um prazo de 10 dias para a Rússia encerrar a guerra na Ucrânia. Caso contrário, ele afirmou que vai aplicar “tarifas severas” de 100 por cento. Há duas semanas, Trump já havia ameaçado aplicar tarifas de 100 por cento à Rússia e parceiros comerciais caso um cessar-fogo não fosse firmado em até 50 dias. À época, a um assessor de PUTIN classificou a medida como “ultimato teatral”. Na segunda-feira, TRUMP demonstrou impaciência com a Rússia. Ao lado do primeiro-ministro britânico, KEIR STARMER, antes de uma reunião na Escócia, ele afirmou que estava decepcionado com PUTIN.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil se reúne nesta quarta-feira e deve optar por interromper o processo de alta da taxa básica de juros da economia, a Selic. Até agora foram sete aumentos seguidos. A taxa básica de juros da economia é o principal instrumento do BC para tentar conter as pressões inflacionárias. Com base em indicações do próprio Banco Central, o mercado financeiro acredita que a taxa será mantida no atual nível de 15 por cento ao ano, o maior em quase 20 anos. A decisão do Copom será anunciada após as seis da tarde. A expectativa dos economistas do mercado financeiro é de que a taxa seja mantida no atual patamar, ao menos, até 2026. Para definir os juros, a instituição atua com base no sistema de metas. Se as projeções estão em linha com as metas, é possível baixar os juros. Se estão acima, o Copom tende a manter ou subir a Selic.

A deputada federal CARLA ZAMBELLI do PL, condenada a dez anos de prisão pelo STF, enfrenta processo de extradição após ser presa em Roma na terça-feira. Segundo a Polícia Federal, o pedido brasileiro já foi encaminhado à chancelaria italiana por via diplomática e aguarda decisão judicial no país europeu. A parlamentar deixou o Brasil no início de junho, semanas após o trânsito em julgado da condenação por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. O processo segue os termos do tratado bilateral firmado entre Brasil e Itália em 1993, mas a tramitação pode ser prolongada. ZAMBELLI disse que não vai cumprir pena no Brasil e que espera um julgamento mais justo da Justiça italiana.

O Índice Geral de Preços no Mercado, IGP-M, também conhecido como inflação do aluguel, fechou julho em menos zero vírgula 77 por cento marcando o terceiro mês seguido de deflação - quando os preços ficam, em média, mais baratos. Dos sete meses de 2025, esse foi o quarto com resultado negativo. Em junho, a queda foi um vírgula 67 por cento. A última vez que o IGP-M apresentou sequência de mais de dois esses seguidos de deflação foi de abril a agosto de 2023. No acumulado de 12 meses, o IGP-M soma dois virgula 96 por cento, menor patamar desde junho de 2024. Em março de 2025, o indicador chegou a oito virgula 58 por cento, apontando, desde então, trajetória de queda. Em julho do ano passado, o índice tinha marcado zero virgula 61 por cento.

Em junho deste ano, o estado apresentou a maior taxa de inadimplência de aluguel dos últimos 20 meses, com três vírgula três por cento dos contratos em atraso. Os dados são do Índice de Inadimplência Locatícia elaborado pela Superlógica, empresa de tecnologia focada no mercado condominial e imobiliário. O levantamento considera boletos com mais de 60 dias de atraso ou pagos fora do prazo no mesmo período. Desde que o índice foi criado, em 2023, a menor taxa de inadimplência de aluguel em Santa Catarina foi em novembro de 2024, com um virgula 88 por cento. No entanto, apesar da alta, o estado está abaixo da média nacional que é três vírgula 59 por cento.

Santa Catarina registrou um aumento de 21 por cento nos casos de stalking em 2024 em comparação com o ano anterior. O crime se caracteriza pela perseguição e ameaça, fisicamente ou online, e tem como vítimas, na maior parte dos casos, as mulheres. Foram contabilizados cinco mil 249 casos no estado no último ano, acima das quatro mil 267 ocorrências de 2023. A taxa registrada foi de 128 casos a cada 100 mil mulheres em Santa Catarina. Ao nível nacional, foram 95 mil e 26 casos de stalking, um aumento de 18 virgula dois por cento. Stalking é um termo em inglês que designa uma forma de violência na qual o sujeito invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima.

O Produto Interno Bruto de Santa Catarina deve ser o segundo mais afetado entre os estados brasileiros pelo tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. A avaliação, acompanhada de preocupação, é da Federação das Indústrias do Estado. Se nada for alterado, a medida do republicano, que impõe uma sobretaxa de 50 por cento às importações brasileiras, passará a valer na próxima sexta-feira. O levantamento foi divulgado na segunda-feira em reunião do Comitê de Crise sobre o Tarifaço, criado pela Fiesc, e apresentou uma estimativa do impacto da aplicação das tarifas: zero vírgula 31 por cento no PIB catarinense. Conhecido pela forte produção da indústria madeireira, o Planalto Norte deve ser a área mais afetada no estado: 42 e meio por cento das exportações da região são para os Estados Unidos.

Pela primeira vez, São Miguel do Oeste será palco do Torneio de Robótica Grande Oeste. O evento será realizado no dia 4 de outubro, nas dependências do SESI SENAI. A edição 2025 reunirá 50 equipes de estudantes entre 9 e 17 anos, oriundos do Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina, para competir nas modalidades Cabo de Guerra, Corrida Maluca e SUMÔ Cliff Hanger LEGO. De acordo com a supervisora de Educação Continuada do SESI, CÍNTIA VIER, sediar o evento representa um marco para a visibilidade da Escola SESI e para o fortalecimento das parcerias regionais. Em razão das limitações de espaço serão 50 equipes, uma redução em relação aos anos anteriores, quando o torneio recebia até 100 equipes.

Os alunos que vão participar do Torneio de Robótica Grande Oeste são responsáveis pela montagem, programação e testes dos robôs, com apoio dos professores, mas sem intervenção direta. A explicação é da supervisora de Educação Continuada do SESI, CÍNTIA VIER. Ela disse que, além de aplicar conhecimentos técnicos, eles desenvolvem habilidades socioemocionais como respeito, cooperação e convivência. De acordo com a supervisora, a robótica é uma poderosa ferramenta de aprendizagem na prática. O Sesi-Senai está trabalhando na estruturação do evento que contará com alimentação, além de logística, segurança e atrativos paralelos.

A secretaria de saúde de Romelândia divulgou, nesta semana, um balanço dos serviços e exames realizados nos meses de junho e julho. De acordo com a pasta, foram prestados cerca de mil e 200 exames e consultas especializadas para a população nesse período de dois meses. O maior volume de serviços foi na área de ultrassom com 219 exames. Em seguida, aparecem a tomografia com 169 exames e a Ressonância Magnética com 160. Além disso, os moradores da cidade também foram encaminhados para consultas especializadas com otorrino, ortopedia, neuropediatria, endocrinologia, pneumologista e Oftalmologia.

Cerca de 40 por cento dos produtores rurais de Guaraciaba já retiraram as cartas de crédito do Programa Mais Leite. Do total de 500 beneficiados, aproximadamente 200 já passaram na prefeitura e acessaram o benefício. De acordo com o secretário de Agricultura, CARLOS MARTINOTTO, a entrega das cartas finaliza no dia 15 de agosto. O prazo para gastar o crédito no comércio vai até o dia 31 de agosto. MARTINOTTO explicou que caso não seja retirado no período o produtor pode perder esse incentivo. As cartas de crédito deverão ser utilizadas para pagamento de aquisição de bens, produtos e serviços do ramo de produção de leite, como por exemplo, produtos agropecuários, prestadores de serviços de horas máquinas relacionadas a atividade, prestadores de serviços de equipamentos agrícolas e combustíveis, que estejam cadastrados no Programa.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação está trabalhando na organização da assembleia Geral do magistério marcada para o mês que vem. O encontro será realizado no dia 14 de agosto em Florianópolis para discutir diversos assuntos relacionados ao magistério catarinense. De acordo com o Presidente do Sinte, ELIVANI SECHI, nas duas primeiras semanas do mês, a entidade vai promover caravanas nas diferentes regiões do estado para discutir a pauta e mobilizar a categoria para a assembleia do dia 14. Em São Miguel do Oeste, a mobilização vai ocorrer na primeira semana de agosto nas principais escolas públicas. A caravana também vai passar por outras cidades da região.

A pauta da assembleia Geral do magistério no mês que vem tem, entre outros temas, o reajuste salarial da categoria. A informação é da presidente do Sinte, ELIVANI SECHI. De acordo com ela, mesmo com a assembleia tendo aprovado o projeto de reajuste de 11 por cento, o sindicato entende que ainda é possível continuar o diálogo com o Estado para melhorar este percentual. Outro ponto da pauta é a descompactação da tabela salarial. A professora ELIVANE disse que este é um tema que pode ser colocado em prática pelo governo de Santa Catarina.

As Secretarias Municipais de Agricultura, Obras e Saúde, em parceria com a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, promover, na semana que vem, mais uma etapa da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis nas comunidades do interior do município. A ação vai acontecer entre os dias quatro e oito de agosto. A iniciativa tem como objetivo proporcionar o descarte ambientalmente correto de materiais recicláveis, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento das ações de coleta seletiva no meio rural. De acordo com a pasta, os moradores devem organizar os materiais com antecedência e depositá-los nos pontos indicados. Os objetos serão coletados e encaminhados para a Acomar.

A Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis vai passar por todas as comunidades do interior do município. Na segunda-feira, primeiro dia do programa, o recolhimento dos materiais vai acontecer nas comunidades de Parda, Jacutinga do Guamerim, Waldemar, Barra do Guamerim, Santa Catarina, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Podem ser descartados plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos diversos, sacos de ração e adubo. Não serão coletados na campanha lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas, pneus, roupas, calçados e rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira, 30 de julho, a reunião plenária regional do Extremo Oeste, na sede da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. O encontro reunirá lideranças empresariais e autoridades locais para debater um dos principais desafios da região: o déficit habitacional. A reunião será conduzida pela vice-presidente regional da Facisc, VANESSA BACK BERTOL. O tema central da plenária será a busca de soluções viáveis e a construção de parcerias estratégicas para enfrentar a carência habitacional. Durante o encontro, o diretor do Programa Voz Única da Facisc, MILVO ZANCANARO, e o Centro de Inteligência e Estratégia apresentarão dados e análises sobre a situação habitacional da região.

A plenária regional da Facisc está marcada para as sete horas da noite no espaço Cowrking da Acismo. O evento reúne, além associações empresariais lideranças regionais. Na parte da tarde, a entidade realiza outro evento chamado de Conexão Facisc. Uma das pautas do encontro da tarde é a apresentação da campanha “Aí me representa”, uma iniciativa para valorizar as associações empresariais, mostrar seu impacto no desenvolvimento local e conectar o empresário ao propósito do sistema associativista. Além disso, durante o Conexão Facisc, serão apresentadas as novidades para fortalecer o sistema associativista catarinense.

Os jovens parlamentares de São Miguel do Oeste participaram, nesta terça-feira, de uma tarde de formação no auditório da Câmara de Vereadores. O encontro contou com a presença do professor EVANDRO DE OLIVEIRA, da JCI São Miguel, e da psicóloga GABRIELA MARIN, da Secretaria Municipal de Educação. EVANDRO apresentou orientações e dicas de oratória, abordando temas como respiração, postura, estrutura do discurso, boa apresentação e preparação para falar em público. Já a psicóloga GABRIELA falou sobre as emoções, suas causas e consequências, além do impacto das formas de pensar e agir na sociedade.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste realizou, nesta terça-feira, o lançamento oficial dos cases de sucesso regional que integrarão a programação do Summit Empresarial CDL 2025. Além das atrações nacionais, o evento dará visibilidade a histórias empreendedoras locais por meio da apresentação de três cases regionais. Estarão no Summit os empreendedores ALINE SCHROEDER do Grupo Schroeder de Tunapolis; EVAIR PORSCH da Cooperoeste e PAULO STURMER da Macodesc. O Summit será realizado no dia três de outubro, no Centro Cultural da Unoesc, reunindo nomes de destaque nacional e empresários locais. Os ingressos estão à venda no terceiro lote, no formato all inclusive, com acesso total ao conteúdo e estrutura completa de alimentação e bebidas.

Na terceira edição, o Summit se consolidou como um dos principais eventos voltados ao empreendedorismo da região. A afirmação é do coordenador do evento, IVANDRO SPENGLER. Ele destacou que o Summit terá oito horas de conteúdo, com foco em inspiração, conexões e capacitação. A edição deste ano contará com palestrantes como DANILO GENTILI, NATALIA BEAUTY, MARQUINHOS XAVIER, ARTHUR IGREJA e participação especial de CHICO RAIZ. SPENGLER destacou que a presença de cases regionais destaca a importância de histórias inspiradoras de empreendedores da região. Ele reforçou que trazer nomes nacionais é importante, mas dar visibilidade as histórias locais é fundamental para fortalecer a identidade empreendedora regional.

O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, responsável pelo policiamento em 35 municípios da região de fronteira de Santa Catarina, divulgou os resultados operacionais referentes ao primeiro semestre de 2025. Os dados incluem ações realizadas de janeiro a junho. De acordo com o balanço, foram registradas mais de 13 mil ocorrências, com destaque para a apreensão de mil e 500 quilos de drogas e 230 veículos. Ainda no período, a Polícia Militar atuou em 66 ocorrências envolvendo armas de fogo e realizou 633 prisões. Além disso, foram registrados 46 casos de contrabando e descaminho e 12 mil autos de infração de trânsito.

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão na manhã desta terça-feira, no bairro Palmares, em Palma Sola. De acordo com a PM, a ação ocorreu após levantamento de informações sobre um homem que possuía ordem judicial em aberto. A guarnição foi até uma residência na Rua Faustino Crestani, onde localizou o suspeito. Ele foi abordado no local e recebeu voz de prisão com base no mandado vigente. Após a detenção, o homem foi conduzido à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro, onde permanece à disposição da Justiça.

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina, a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Federal resultou na apreensão de um caminhão com carga ilegal e na prisão de um homem de 27 anos na BR 163. O acompanhamento teve início por volta das duas e meia da madrugada na localidade de Linha Separação, em Dionísio Cerqueira, quando a guarnição da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras visualizou um caminhão emplacado em Anchieta, transitando em alta velocidade pela BR-163. O veículo estava coberto por uma lona preta e trazia um adesivo do DNIT na porta, o que chamou atenção da guarnição pelo horário e pelas características suspeitas. O condutor furou o bloqueio policial e foi abordado em Barracão. O motorista abandonou o caminhão e tentou fugir a pé, mas foi contido e preso pelas guarnições. No interior do veículo foram localizadas aproximadamente sete toneladas de camarão e 50 mil carteiras de cigarro de origem estrangeira, caracterizando contrabando.

Na tarde desta terça-feira, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto de fios de cobre em Guarujá do Sul. O crime ocorreu em uma rua paralela à BR-163, nas proximidades do antigo moinho. De acordo com a PM, a denúncia partiu do responsável por uma empresa de reciclagem, que constatou a subtração dos componentes internos de um transformador instalado em um poste da rede elétrica. Segundo o relato, o equipamento havia sido violado, restando no local apenas a carcaça metálica. Uma testemunha relatou ter visto, em momento anterior, um veículo branco, modelo antigo, circulando nas proximidades. Um homem de cabelos grisalhos teria descido do automóvel e se aproximado da área onde o furto ocorreu. Apesar disso, não foram obtidas informações mais detalhadas sobre os suspeitos.

Um homem foi detido depois de furtar um pedaço de picanha em um supermercado no centro de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta das três horas da tarde. A equipe de vigilância da empresa entrou em contato com a Polícia Militar e apresentou as imagens do sistema de videomonitoramento onde o suspeito aparece furtando a peça de carne e cerca de um quilo. As guarnições realizaram buscas pelo autor do furto e encontraram o homem na praça Belarmino Anoni. O suspeito, de 26 anos, estava com a picanha escondida dentro da calça. Ele foi preso e levado para a delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.