ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 30 07 2024

-GATOS ENCARACEM CONTA DE LUZ DOS BRASILEIROS EM ATÉ 13,4% EM 2023

-CIDADES DE SC RECEBEM 989 MILHÕES PARA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS DO PAC

-CLUBES DE SERVIÇOS PREPARAM EVENTOS PARA ARRECADAR RECURSOS

-CRECI DIZ QUE 80% DOS IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO NA CIDADE ESTÃO VENDIDOS

-PRESIDENTE DA EPAGRI GARANTE REPOSIÇÃO PARA DEMISSÕES INCENTIVADAS

-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICIDIO NA REGIÃO

-IDOSO MORRE EM COLISÃO ENVOLVENDO PÁLIO E CARRETA NA BR 163

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de parcialmente encoberto. A mínima nas últimas horas foi de oito graus. A máxima pode chegar a 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.

Vários deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais no sul da Índia mataram 49 pessoas nesta terça-feira. O número de mortes nas avalanches, porém, não é definitivo e pode aumentar, pois, segundo as autoridades indianas, há pessoas soterradas e muita dificuldade nas operações de resgate devido ao mau tempo. Os deslizamentos atingiram aldeias montanhosas no estado de Kerala na manhã de terça e destruíram muitas casas e uma ponte. Equipes de resgate estavam trabalhando para retirar pessoas presas na lama e sob escombros, mas os esforços foram prejudicados por causa das estradas bloqueadas e de terrenos instáveis.

O governo de NICOLÁS MADURO expulsou todo o corpo diplomático de sete países na tarde desta segunda-feira. A expulsão ocorre após o Conselho Nacional Eleitoral, o órgão máximo eleitoral do país, ter proclamado Maduro como presidente da Venezuela. Os países que tiveram o corpo diplomático expulso são: Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai. Também nesta segunda, milhares de manifestantes saíram nas ruas de Caracas nesta segunda-feira em protesto contra MADURO e o resultado das eleições. Houve confronto com a polícia.

MARÍA CORINA MACHADO, líder da oposição na Venezuela, afirmou nesta segunda-feira que o grupo já pode garantir a vitória do seu candidato, EDMUNDO GONZÁLEZ, sobre o presidente NICOLÁS MADURO na eleição realizada no domingo. Ela explicou que a oposição teve acesso a 73 por cento das atas e, com base nesses dados, GONZÁLEZ teve seis milhões 270 mil votos, contra dois milhões 750 mil de Maduro. MARÍA CORINA explicou que com as atas que faltam, mesmo que o Conselho Nacional Eleitoral tenha dado 100 por cento dos votos a Maduro, eles não são suficientes para mudar o resultado.

Os consumidores de energia pagaram até 13 vírgula quatro por cento a mais em suas tarifas por causa dos furtos na rede elétrica — conhecidos como "gatos". Os dados constam em relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica. Aqueles que mais pagam pelos furtos são os clientes da Amazonas Energia, seguidos pelos clientes da Light, no Rio de Janeiro e pelos consumidores do Amapá, que compram energia da Equatorial. O custo total dos furtos em 2023 foi de nove bilhões e 900 milhões de reais. Desse montante, a Aneel reconheceu o repasse de seis bilhões e 900 milhões de reais aos consumidores nos processos tarifários das distribuidoras.

O Supremo Tribunal Federal retoma as sessões de julgamento nesta quinta-feira, após o recesso judiciário. A primeira ação da pauta analisa a emenda constitucional criada a partir da chamada “PEC dos Combustíveis”, que estabeleceu estado de emergência e ampliou benefícios sociais a poucos meses das eleições de 2022. Também nesta quinta-feira, vence o prazo dado pelo ministro KÁSSIO NUNES MARQUES para a Advocacia-Geral da União e a Eletrobras chegarem a um acordo sobre o poder de voto da União na companhia. A AGU realizará uma reunião interna na tarde de hoje para decidir se pede uma nova prorrogação.

O ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI, disse, nesta segunda-feira, que já foram realizadas 30 mil verificações de beneficiários temporários do INSS. Ele citou ainda que até o fim do ano, o número chegará a 800 mil verificações presenciais. Indagado sobre o impacto das verificações, LUPI disse que as verificações devem trazer economia, porque há “muitos pagamentos indevidos”. O ministro reforçou que o grande desafio atualmente é evitar as fraude. Ele disse ainda que tem muita gente que frauda a Previdência Social e é preciso combater esse tipo de problema.

Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, principal indicador de inadimplência do Brasil, apontam que, de maio para junho, três mil pessoas saíram da lista de devedores em Santa Catarina. O levantamento de junho revela, no entanto, que mais de dois milhões de pessoas estão inadimplentes no Estado, que tem o terceiro menor índice de devedores do Brasil. A tendência de queda é nacional: em um mês, 918 mil brasileiros saíram do cadastro de negativação, contabilizando uma redução de um virgula 25 por cento entre maio e junho deste ano, conforme os dados divulgados pela Serasa. O país tinha 72 milhões de inadimplentes em junho, e o país contabiliza 273 milhões de dívidas, que, somadas, alcançam a marca de 397 bilhões de reais.

Santa Catarina deve receber 989 milhões em recursos para obras de drenagem urbana sustentável para prevenção de desastres naturais. A seleção é feita pelo Ministério das Cidades, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Seleções. O valor faz parte dos dois bilhões e cem milhões do PAC destinado ao Estado para obras de transporte, drenagem, esgotamento, abastecimento e centro comunitário. Segundo o governo federal, 16 cidades devem receber recursos para prevenção de desastres: Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Içara, Ilhota, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Pouso Redondo, Rio do Sul e Tijucas. São 54 obras em 36 municípios catarinenses, que vão alcançar 44 por cento da população do Estado.

Em Santa Catarina, o Benefício de Prestação Continuada tem 101 mil 818 beneficiários, segundo o dado mais recente, de maio, do Ministério de Desenvolvimento Social. Nos últimos dois anos, o total de beneficiários do BPC em Santa Catarina apresentou uma escalada no Estado, crescendo 28 por cento. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 14 por cento no número de pessoas contempladas. Os crescimentos ficam acima do que vem sendo registrado no Brasil. Em maio de 2023, os benefícios para esse grupo no Estado custavam 117 milhões e em maio deste ano, o valor necessário para honrar os pagamentos era 143 milhões, 22 por cento a mais. Na semana passada, o governo federal anunciou um pente-fino no BPC em todo o país.

O Mundo SENAI 2024 vai acontecer na semana que vem. O evento é gratuito e será realizado na quarta e quinta-feira de agosto de forma presencial, e na sexta de forma remotaEAD, nas unidades do SENAI em Santa Catarina.

A atividade é uma iniciativa do Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, realizada nas dependências do SENAI e aberta à comunidade. A programação inclui palestras, oficinas, minicursos e exposições de projetos, proporcionando uma visão abrangente das diversas possibilidades profissionais oferecidas pelo SENAI. Durante os três dias de evento, os alunos irão expor projetos desenvolvidos em sala de aula, demonstrando a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos em soluções práticas. Além disso, os visitantes terão acesso a laboratórios e tecnologias utilizadas nos cursos de ensino médio, aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes reforçou a orientação de alerta aos usuários por conta dos pontos de Pare e Siga na BR 163. Em nota, o órgão explicou que as intervenções de trânsito são necessárias para avançar com as obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. De acordo com o Dnit, para que os serviços sejam executados de forma adequada e segura para todos os envolvidos, o trânsito nos locais estará fluindo em uma pista com sentidos alternados. Nos últimos dias, foram registradas longas filas de veículos e transito lento por conta dos bloqueios parciais.

A BR 163 tem três pontos de Pare e Siga com paradas que chegam a uma hora. Dois bloqueios estão em Guaraciaba. O primeiro fica nas proximidades da comunidade da Linha São Cristóvão com bloqueio 24 horas e tempo de espera de aproximadamente uma hora. O outro fica em apoio à entrada e saída de caminhões na Pedreira Britador Oeste, com tempo de espera de aproximadamente 10 minutos apenas durante o dia. O terceiro bloqueio ocorre em Dionísio Cerqueira, no trevo de acesso ao trecho paranaense da BR-163 com tempo de espera de aproximadamente uma hora. Os locais estão sinalizados com cone e orientação dos servidores da empresa responsável pelas obras.

A Comissão de Seleção dos jovens alistados para o serviço militar em São Miguel do Oeste será realizada na semana que vem no décimo quarto RCMEC. De acordo com a Junta de Serviço Militar, a seleção vai ocorrer entre segunda e sexta-feira. O dia foi informado para os jovens por e-mail ou Whatsapp. A Junta de Serviço Militar informou que os alistados não devem vestir bermuda, regata ou chinelo no dia da apresentação. Outras informações podem ser obtidas na Junta de Serviço Militar localizada nos fundos do Museu Municipal ou pelo site alistamento.eb.mil.br.

O Conselho Regional do Corretores de Imóveis vai promover, nesta quarta-feira, uma palestra destinada aos professionais setor. De acordo com o delegado regional do CRECI, DANIEL DE SOUZA, o evento não tem custo e terá como tema “inovar nas vendas não é para quem quer, mas sim para quem sabe fazer”. O assunto será abordado pela palestrante NEUSA BALESTRIN. O evento começa as nove horas da manhã desta quarta no espaço Cowoking da Acismo e as inscrições podem ser feitas pelo site da Simpla. A palestra é organizada pelo Creci em parceria com o Sebrae e a Associação Empresarial.


Mercado imobiliário está aquecido e em constante evolução. A avaliação é do delegado do extremo-oeste do Conselho Regional do Corretores de Imóveis, DANIEL DE SOUZA. De acordo com ele, São Miguel do Oeste é uma cidade polo com muita movimentação econômica e uma grande procura por imóveis. Ele citou que esse crescimento resulta na necessidade de novas casas e apartamentos para atender a demanda da população. SOUZA disse que cerca de 80 por cento dos imóveis em construção na cidade já estão comercializados. Ele ressaltou que a tendência é de que esse crescimento continue, mantendo o mercado de imóveis aquecido.

A Acismo está promovendo uma série de cursos de capacitação, com o objetivo de fortalecer a gestão dos negócios dos empreendedores e das empresas associadas. Em julho, a Acismo ofereceu o curso de Precificação, subsidiado pela ACISMO e pelo Sebrae e facilitado pela Selom Consultoria, que foi um sucesso entre os participantes. O curso abordou técnicas essenciais para a formação de preços justos e competitivos, ajudando os empresários a otimizar seus lucros e a compreender melhor a estrutura de custos de seus produtos e serviços. Ainda neste mês de Julho a Acismo, em parceria com o Senac, ofereceu um curso de Desenvolvimento de Liderança, elaborado estrategicamente para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de liderança e alavancar seus resultados.

O Rotary Clube de São Miguel do Oeste vai realizar, no próximo sábado, o tradicional Festival do Frango e do Vinho. O evento está programado para as sete e meia da noite no parque de exposições Rineu Grando. De acordo com o presidente do Rotary, ADEMIR DITBERNER, o jantar é realizado há mais de 20 anos e tem uma boa aceitação pela comunidade. Neste ano, cerca de mil ingressos já foram vendidos. Ele comentou que ainda restam alguns convites que podem ser adquiridos com os integrantes do Rotary Clube ou da Casa da Amizade. O Festival do Frango e do Vinho terá pratos especiais a base de frango e massas.

O Festival do Frango e do Vinho é o principal evento comunitário promovido pelo Rotary Clube para a arrecadação de recursos. A observação é do presidente do clube, ADEMIR DITBERNER. De acordo com ele, o valor arrecadado pelo evento é destinado para os projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary. Entre as ações que o clube realiza está o fraldário, projeto que consiste na produção e distribuição de fraldas geriátricas para a comunidade. O Rotary também promove ações para atender as diferentes necessidades da comunidade, especialmente as populações de baixa renda ou em condição de vulnerabilidade social.

O Lions Clube São Miguel do Oeste Universidade também está preparando um evento comunitário na cidade. A terceira edição do Café Colonial Beneficente está programa para o sábado da semana que vem, dia 10 de agosto. O evento vai ocorrer no CTG Porteira Aberta a partir das cinco horas da tarde. De acordo com o presidente do clube, MIGUEL RODRIGUES, a procura pelos ingressos é grande. Neste ano, serão vendidos cerca de 600 convites. Ele explicou que os recursos obtidos com o Café serão revertidos integralmente nas ações e projetos sociais desenvolvidos pelo clube de serviço na cidade.

O Hemosc está com o estoque de sangue baixo e um grupo de doadores de São Miguel do Oeste está organizando uma nova doação de sangue para o hemocentro de Chapecó. A informação é de GRACIELE DALMAGRO. Ela está mobilizando os doadores da cidade para fazer a doação ainda nesta semana. GRACIELE alertou que o Hemosc tem a necessidade principal de sangue “O NEGATIVO” e “O POSITIVO”. Ela disse que os interessados em fazer doação deve entra em contato com o grupo para organizar o deslocamento até o Hemosc de Chapecó.

O presidente da Epagri explicou, agora à pouco, no Peperi Entrevista os resultados obtidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina no ano de 2023. De acordo com o Balanço Social, para cada real investido na empresa, nove reais e 62 retornaram para a população catarinense. O número é efeito do impacto econômico de 122 tecnologias produzidas e difundidas pela empresa. De acordo com LEITE, somadas, as iniciativas representaram um retorno global de 10 bilhões e 900 milhões de reais em 2023. A Epagri desenvolve tecnologias para fortalecer a produção de alimentos de qualidade, conservando recursos naturais. Ele disse que somente no ano passado mais de 130 mil agricultores foram afetados pelo trabalho da Epagri.

Ao longo de 2023, a Epagri realizou 415 projetos de pesquisa com o lançamento de 27 tecnologias. A informação é do presidente da Epagri, DIRCEU LEITE. Ao todo, foram realizadas 218 mil ações de assistência técnica e extensão rural. Ele explicou que a Epagri tem um grupo de pesquisadores que faz os estudos aplicados e os extensionistas se encarregam de levar esses novos conhecimentos para os agricultores. LEITE disse que as pesquisas da Epagri ajudam os produtores a melhorar a produtividade e aumentar a renda no campo. Ele reforçou que essa atuação tem um impacto importante, não só para a agricultura, mas para a economia de Santa Catarina.

O presidente da Epagri, DIRCEU LEITE, também se manifestou agora a pouco sobre o programa de demissão incentivada que está em curso na empresa. De acordo com ele, a Epagri tem cerca de mil e 600 servidores e cerca de 400 tem mais de 35 anos de empresa. O programa de Demissão Incentivada prevê, até 2026, a saída desses profissionais da Epagri. LEITE garantiu que haverá reposição desses trabalhadores sem o risco de uma lacuna ou de um espaço entre demissões e contratações.

Um homem de 75 anos foi preso, nesta segunda-feira, por descumprir, diversas vezes, medidas protetivas de urgência concedidas pela Justiça para uma vítima de violência doméstica. A prisão foi feita pela Policia Civil na manhã de ontem em Palma Sola. De acordo com a polícia, as medidas foram judicialmente deferidas após solicitação da vítima, mas o homem continuou ameaçando-a e danificando pertences. Diante dessas ações, a polícia abriu um inquérito para investigar ameaças, violação de domicílio, danos e o descumprimento das medidas protetivas. O pedido de prisão preventiva foi aceito e o idoso foi encaminhado à Unidade Prisional de São José do Cedro.

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Grupo de Operações com Cães resultou na apreensão de 100 mil espoletas de origem estrangeira em Maravilha nesta segunda-feira. O material foi encontrado no bagageiro de um ônibus que partiu de São Félix do Xingu, no Pará, com destino a Carazinho no Rio Grande do Sul. Os agentes localizaram 100 caixas de espoletas, cada uma pesando mais de 20 quilos, que estavam disfarçadas como "lentilhas de limpeza" na declaração de conteúdo. No mercado ilegal, a carga tem valor estimado em 100 mil e seria suficiente para fabricar uma grande quantidade de munições para armas de fogo.

Um homem foi preso nesta segunda-feira, em Descanso, por tentativa de homicídio. A ocorrência foi na Rua Santo Stanislau, saída para a linha Pratinha. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída na rua com várias perfurações na coxa, um corte na orelha esquerda e dois nas costas. Segundo a PM, a vítima contou que se envolveu em uma discussão com o agressor durante a madrugada e, pela manhã, foi atacada em casa. A guarnição do Tático foi acionada e encontrou o suspeito, que estava com uma faca ensanguentada e um martelo. O suspeito confirmou a briga. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Um idoso morreu em um acidente no final da manhã desta segunda-feira na BR 163. A colisão aconteceu nas proximidades do Porto Seco, em Dionísio Cerqueira e envolveu um Palio, de São José do Cedro e uma carreta de Iporã do Oeste. O condutor do Pálio ficou nas ferragens e morreu na hora. O condutor da carreta saiu ileso. O idoso que morreu no acidente foi identificado como AIRES LUIZ DE SOUZA, de 69 anos, morador de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.