-GATOS ENCARACEM CONTA DE LUZ DOS BRASILEIROS EM ATÉ 13,4% EM 2023
-CIDADES DE SC RECEBEM 989 MILHÕES PARA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS DO PAC
-SÃO JOÃO DO OESTE REALIZA CAPACITAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL
-AMEOSC REGISTRA REDUÇÃO NO NÚMERO DE CONCURSOS PÚBLICOS
-PSICÓLOGO DESTACA IMPORTÂNCIA DOS DEBATES NA CONFERÊNCIA DA SAÚDE
-SINDICATO REGISTRA AVANÇOS EM NEGOCIAÇÃO COM INDÚSTRIAS DE CARNES
-IDENTIFICADO IDOSO VÍTIMA DE COLISÃO NA BR-163
-HOMEM É ENCONTRADO COM FERIMENTOS CAUSADOS POR FACA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de parcialmente encoberto. A mínima nas últimas horas foi de oito graus. A máxima pode chegar a 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.
Vários deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais no sul da Índia mataram 49 pessoas nesta terça-feira. O número de mortes nas avalanches, porém, não é definitivo e pode aumentar, pois, segundo as autoridades indianas, há pessoas soterradas e muita dificuldade nas operações de resgate devido ao mau tempo. Os deslizamentos atingiram aldeias montanhosas no estado de Kerala na manhã de terça e destruíram muitas casas e uma ponte. Equipes de resgate estavam trabalhando para retirar pessoas presas na lama e sob escombros, mas os esforços foram prejudicados por causa das estradas bloqueadas e de terrenos instáveis.
O governo de NICOLÁS MADURO expulsou todo o corpo diplomático de sete países na tarde desta segunda-feira. A expulsão ocorre após o Conselho Nacional Eleitoral, o órgão máximo eleitoral do país, ter proclamado Maduro como presidente da Venezuela. Os países que tiveram o corpo diplomático expulso são: Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai. Também nesta segunda, milhares de manifestantes saíram nas ruas de Caracas nesta segunda-feira em protesto contra MADURO e o resultado das eleições. Houve confronto com a polícia.
MARÍA CORINA MACHADO, líder da oposição na Venezuela, afirmou nesta segunda-feira que o grupo já pode garantir a vitória do seu candidato, EDMUNDO GONZÁLEZ, sobre o presidente NICOLÁS MADURO na eleição realizada no domingo. Ela explicou que a oposição teve acesso a 73 por cento das atas e, com base nesses dados, GONZÁLEZ teve seis milhões 270 milvotos, contra dois milhões 750 mil de Maduro. MARÍA CORINA explicou que com as atas que faltam, mesmo que o Conselho Nacional Eleitoral tenha dado 100 por cento dos votos a Maduro, eles não são suficientes para mudar o resultado.
Os consumidores de energia pagaram até 13 vírgula quatro por cento a mais em suas tarifas por causa dos furtos na rede elétrica conhecidos como "gatos". Os dados constam em relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica. Aqueles que mais pagam pelos furtos são os clientes da Amazonas Energia, seguidos pelos clientes da Light, no Rio de Janeiro e pelos consumidores do Amapá, que compram energia da Equatorial. O custo total dos furtos em 2023 foi de nove bilhões e 900 milhões de reais. Desse montante, a Aneel reconheceu o repasse de seis bilhões e 900 milhões de reais aos consumidores nos processos tarifários das distribuidoras.
O Supremo Tribunal Federal retoma as sessões de julgamento nesta quinta-feira, após o recesso judiciário. A primeira ação da pauta analisa a emenda constitucional criada a partir da chamada “PEC dos Combustíveis”, que estabeleceu estado de emergência e ampliou benefícios sociais a poucos meses das eleições de 2022. Também nesta quinta-feira, vence o prazo dado pelo ministro KÁSSIO NUNES MARQUES para a Advocacia-Geral da União e a Eletrobras chegarem a um acordo sobre o poder de voto da União na companhia. A AGU realizará uma reunião interna na tarde de hoje para decidir se pede uma nova prorrogação.
O ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI, disse, nesta segunda-feira, que já foram realizadas 30 mil verificações de beneficiários temporários do INSS. Ele citou ainda que até o fim do ano, o número chegará a 800 mil verificações presenciais. Indagado sobre o impacto das verificações, LUPI disse que as verificações devem trazer economia, porque há “muitos pagamentos indevidos”. O ministro reforçou que o grande desafio atualmente é evitar as fraude. Ele disse ainda que tem muita gente que frauda a Previdência Social e é preciso combater esse tipo de problema.
Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, principal indicador de inadimplência do Brasil, apontam que, de maio para junho, três mil pessoas saíram da lista de devedores em Santa Catarina. O levantamento de junho revela, no entanto, que mais de dois milhões de pessoas estão inadimplentes no Estado, que tem o terceiro menor índice de devedores do Brasil. A tendência de queda é nacional: em um mês, 918 mil brasileiros saíram do cadastro de negativação, contabilizando uma redução de um virgula 25 por cento entre maio e junho deste ano, conforme os dados divulgados pela Serasa. O país tinha 72 milhões de inadimplentes em junho, e o país contabiliza 273 milhões de dívidas, que, somadas, alcançam a marca de 397 bilhões de reais.
Santa Catarina deve receber 989 milhões em recursos para obras de drenagem urbana sustentável para prevenção de desastres naturais. A seleção é feita pelo Ministério das Cidades, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Seleções. O valor faz parte dos dois bilhões e cem milhões do PAC destinado ao Estado para obras de transporte, drenagem, esgotamento, abastecimento e centro comunitário. Segundo o governo federal, 16 cidades devem receber recursos para prevenção de desastres: Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Içara, Ilhota, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Pouso Redondo, Rio do Sul e Tijucas. São 54 obras em 36 municípios catarinenses, que vão alcançar 44 por cento da população do Estado.
Em Santa Catarina, o Benefício de Prestação Continuada tem 101 mil 818 beneficiários, segundo o dado mais recente, de maio, do Ministério de Desenvolvimento Social. Nos últimos dois anos, o total de beneficiários do BPC em Santa Catarina apresentou uma escalada no Estado, crescendo 28 por cento. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 14 por cento no número de pessoas contempladas. Os crescimentos ficam acima do que vem sendo registrado no Brasil. Em maio de 2023, os benefícios para esse grupo no Estado custavam 117 milhões e em maio deste ano, o valor necessário para honrar os pagamentos era 143 milhões, 22 por cento a mais. Na semana passada, o governo federal anunciou um pente-fino no BPC em todo o país.
AMEOSC registra redução no número de concursos públicos devido ao ano eleitoral. A informação é do secretário executivo, AIRTON FONTANA. Segundo ele, mesmo durante o período eleitoral, o setor de concurso mantém suas atividades, porém, não na mesma intensidade dos anos anteriores. O secretário informa que em 2023 foram prestados 75 certames durante todo o ano, uma média maior de um por semana. Porém por 2024 ser ano de eleições, a frequência desses concursos foram reduzidas significativamente, principalmente nos últimos dois meses. FONTANA revela que nesse ano, foram realizados 18 concursos e seletivo e ainda possuem em torno de 20 pré-agendados. Ele informa que o próximo processo seletivo acontecerá no dia 12 de agosto em Iporã do Oeste.
Editais para concursos públicos serão lançados com maior frequência no segundo semestre deste ano. A informação é do secretário executivo, AIRTON FONTANA. Ele explica que dentro do ano eleitoral, principalmente durante a etapa de pré-campanha existe um período em que os concursos podem ser realizados, entretanto, mesmo homologados não podem ser contratados. Por isso desde essa época até o final do ano tem previsto vários processos seletivos. FONTANA informa que possuem em andamento 17 editais, sendo a maioria processos seletivos para a contratação de professores e alguns concursos para mais cargos. Ele explica que todo ano é feita essa seleção de provas para contratações temporárias de ACTs, para que no início do ano letivo, especificamente janeiro ou fevereiro, já terem a lista dos classificados a serem chamados. O secretário reforça que outros processos estão chegando e estão sendo organizados conforme as datas disponíveis.
DNIT alerta para operações de PARE e SIGA na BR-163. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informa que até o dia 15 de agosto estão em andamento três operações de PARE e SIGA na BR-163. As intervenções de trânsito são necessárias para avançar com as obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Em Guaraciaba, próximo à Comunidade Linha São Cristóvão com tempo de espera de aproximadamente uma hora. Também tem lentidão no trânsito em apoio à entrada e saída de caminhões na Pedreira Britador Oeste, com tempo de espera de aproximadamente 10 minutos. Em Dionísio Cerqueira, no trevo de acesso à BR-163, o tempo de espera de aproximadamente uma hora.
Encontro de corais em linha Soledade irá reunir grupos de quatro municípios da região. O evento será no próximo sábado, dia três de agosto, com início às 17 horas e 30 minutos, envolvendo oito corais de Itapiranga, Iporã do Oeste, São João do Oeste, e Tunápolis. Conforme o Presidente do Coral de Soledade, EVANDRO HOFFMANN, o tradicional encontro busca a integração entre as comunidades. Ele menciona que serão dois cantos para cada coral, sendo um rodízio de músicas. De acordo com o Presidente, o coral de linha Soledade conta com 19 integrantes. HOFFMANN destaca que o grupo participa de diversos eventos fora do município. Ele cita que parte do lucro será doado para a comunidade, devido à reforma realizada nos banheiros da sede. Segundo EVANDRO HOFFMAAN, a adesão dos jovens na renovação é baixa. Ele ressalta que os corais não obtém a valorização necessária. Para o Presidente, o grande motivo da baixa renovação é a falta de interesse dos jovens.
São João do Oeste realiza capacitações sobre saúde mental. Foi registrado um aumento na demanda nas unidades básicas de saúde, gerando preocupação e buscando melhores formas de atendimento. Conforme o Secretário da Saúde, PAULO RECH, os profissionais nem sempre estão preparados para a grande demanda nos postos de saúde. Ele destaca que o objetivo é capacitar para melhorar a intervenção nos atendimentos e acompanhamentos dos pacientes. De acordo com RECH, as formações proporcionam aos profissionais maior identificação e preparo na abordagem aos pacientes. PAULO RECH comenta que a demanda preocupa a secretaria, fazendo com que alternativas sejam oferecidas. Segundo o Secretário, as avaliações são realizadas constantemente, visando evoluir ainda mais as ações. Ele menciona que as capacitações se dão também para evitar a demora nos atendimentos. PAULO RECH salienta que as capacitações serão realizadas por uma empresa terceirizada.
Produtores terão disponibilizados mais de 65 bilhões de reais para o Plano Safra. Os agricultores contam com diversas linhas de crédito para fomentar a agricultura nesta safra. Conforme a Gestora do Sicredi Raízes, IVONETE NICKNIG, a cooperativa estará disponibilizando mais de 570 milhões de reais em custeios. Ela menciona que isso representa um aumento de mais de 17 por cento em relação à safra do ano passado. De acordo com IVONETE, o principal objetivo da instituição é impulsar o agronegócio e atender as principais demandas dos agricultores, destinando recursos para produção e investimentos. IVONETE NICKNIG comenta que o agro é responsável por grande parte da economia do país, sendo essencial o fomento no setor. Segundo ela, o Sicredi irá disponibilizar mais de 200 milhões para investimentos tecnológicos nas propriedades, representando um aumento de 36 por cento ao ano passado.
Valores vão permitir aos produtores aumento de produção e investimentos nas propriedades. Conforme a Gestora do Sicredi Raízes, IVONETE NICKNIG, o alto custo de produção inviabiliza a produção para os agricultores pequenos. O plano safra irá custear novas construções e inovações. Além de oferecer os valores com os juros subsidiados pelo governo federal. Ela destaca que isso gera grande segurança aos produtores. De acordo com IVONETE, os recursos permitem ao produtor planejar e organizar os ciclos produtivos, aumentando a qualidade da safra e a rentabilidade. Segundo IVONETE NICKNIG, será possível planejar a safra como um todo, com as culturas de inverno e de verão. Ela menciona ainda que os valores estarão disponíveis para o ano todo. A Gestora cita que os investimentos em tecnologia são fundamentais para o crescimento das propriedades em toda a região.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne de Itapiranga relata avanços no acordo com as empresas. A data base para o acordo sindical é o mês de junho para renegociação do reajuste salarial. Em 2023 o acordo foi concluindo somente no mês de novembro. Neste ano a assembleia foi antecipada e o acerto ocorreu no mês de julho. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Carne de Itapiranga, ÂNGELO ENCARNAÇÃO, reconhece a dificuldade em obter ganho real aos trabalhadores, devido a rigidez das empresas nas negociações. Neste ano ocorreu apenas a reposição com base no INPC, sem ganho real. Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o reajuste foi de 3,34 por cento, segundo a variação nos últimos 12 meses.
ANGÊLO ENCARNAÇÃO considera positivo os avanços nas negociações para a participação nos lucros, pois o valor anual passou para mil e 500 reais. Já a cesta básica mensal terá valor de 200 reais, sendo que o trabalhador tem opção de escolher o cartão de vale compra. O Presidente do Sindicato salienta que o Acordo envolve negociações de aproximadamente 50 cláusulas sociais e econômicas que são amplamente discutidas. Segundo ENCARNAÇÃO, mais de 50 por cento dos funcionários da JBS Aves e Suínos fazem parte do sindicato, totalizando mais de dois mil associados. O Presidente relata vários benefícios aos associados do sindicato, principalmente em questões de assistência.
O Psicóloga da Secretaria da Saúde de São João do Oeste, MIGUEL RODRIGUEZ, destaca a importância dos debates relevantes em diferentes etapas da Conferência em Santa Catarina. Os temas começaram a ser analisados nos municípios, passaram pela fase macro regional e neste mês ocorreu a etapa estadual em Florianópolis com representante de São João do Oeste como delegado regional no evento. O Psicólogo menciona que há 16 anos não ocorre uma Conferência Nacional de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde. Segundo RODRIGUES, o objetivo é proporcionar ideias que futuramente podem se transformar em leis para auxiliar os profissionais em saúde e melhorar o atendimento para a população.
Entre as reivindicações está a redução da jornada de trabalho, aperfeiçoamento nas funções que exercem e melhores condições de trabalho. O Psicólogo considera que os profissionais da área de saúde trabalham em condições de grande pressão e também enfrentam problemas nas questões emocionais. Para MIGUEL RODRIGUES, é fundamental que os gestores municipais proporcionem oportunidades para capacitações de debates para evolução do atendimento ao público. O Psicólogo considera relevante a participação de profissionais da Saúde de São João do Oeste nas etapas Macro e Estadual. MIGUEL RODRIGUES vai ser delegado estadual na Conferência Nacional de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.
Diversos setores da saúde necessitam de maior atenção dos gestores para melhorar condições de trabalho e maior eficiência no atendimento. O psicólogo, MIGUEL RODRIGUES, menciona inclusive as cuidadoras, que exercem papel importante na qualidade de vida de idosos e acamados./Ele afirma que estes assuntos precisam estar em discussão para evoluir o trabalho da saúde pública. Segundo RODRIGUES, a Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde, foi um espaço democrático de discussão, planejamento e escolha de propostas, que seguirão para a conferência nacional. O psicólogo da Secretaria da saúde de São João do Oeste defende que o SUS deve ser motivo de orgulho.
PRF apreende carga de espoletas avaliada em 100 mil reais em Maravilha. Nesta segunda-feira, uma operação da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Grupo de Operações com Cães resultou na apreensão de 100 mil espoletas de origem estrangeira em Maravilha. O material foi encontrado no bagageiro de um ônibus que partiu de São Félix do Xingu, no Pará, com destino a Carazinho, no Rio Grande do Sul. Os agentes localizaram 100 caixas de espoletas, cada uma pesando mais de 20 quilos, que estavam disfarçadas como "lentilhas de limpeza" na declaração de conteúdo. No mercado ilegal, a carga tem valor estimado em 100 mil reais e seria suficiente para fabricar uma grande quantidade de munições para armas de fogo. A Polícia Federal assumiu a investigação do caso.
Identificado idoso vítima de colisão na BR-163. AIRES LUIZ DE SOUZA, de 69 anos, morador de São José do Cedro, morreu em um grave acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira, na BR-163, nas proximidades do Novo Porto Seco, em Dionísio Cerqueira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a colisão frontal envolveu um Fiat Palio, de São José do Cedro, e uma carreta. As equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionadas e, ao chegarem ao local, constataram que AIRES LUIZ DE SOUZA já estava em óbito. A Polícia Científica compareceu ao local para levantar os dados e encaminhar o corpo para necropsia.
Homem é encontrado caído na rua, com ferimentos causados por faca em Descanso. Um homem foi preso nesta segunda-feira, em Descanso, por tentativa de homicídio. A ocorrência foi na Rua Santo Stanislau, saída para a linha Pratinha. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída na rua com várias perfurações na coxa, um corte na orelha esquerda e dois nas costas. Segundo a PM, a vítima contou que se envolveu em uma discussão com o agressor durante a madrugada e, pela manhã, foi atacada em casa. A guarnição do Tático foi acionada e encontrou o suspeito, que estava com uma faca ensanguentada e um martelo. O suspeito confirmou a briga. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde a Polícia Civil e o IGP também estiveram presentes.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira a Operação Proteção para combater crimes relacionados à divulgação de material de abuso sexual infanto-juvenil pela internet. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Estadual de Santa Catarina, na cidade de Maravilha, resultando na prisão em flagrante de um homem. A investigação teve início após a identificação de contas vinculadas a provedores de serviços utilizadas para acessar e armazenar o conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Os policiais apreenderam um computador e dispositivos eletrônicos de armazenamento que foram encontrados na residência do suspeito. Todo o material apreendido será submetido à análise e perícia. O suspeito responderá pelo crime de armazenamento de imagens contendo cenas de abuso sexual infanto-juvenil que tem pena de até quatro anos de reclusão e multa.