ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 30 07 2022

-GOVERNO AMPLIA CORTE NO ORÇAMENTO PARA 14 BILHÕES E 800 MILHÕES DE REAIS

-FINAL DE SEMANA TERÁ MAIS SETE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS EM SC

-JUSTIÇA DETERMINA QUE ESTADO COMECE A IMPLANTAR UTI NEONATAL NO REGIONAL

-MUNICÍPIO VAI VACINAR CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS CONTRA COVID SEMANA QUE VEM

-FALTA DE ACORDO IMPEDE REAJUSTE DAS DIÁRIAS DA CÂMARA DE VEREADORES

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CARRO NO AGOSTINI

-HOMEM MORRE CARBONIZADO EM INCÊNDIO DE RESIDÊNCIA NO SÃO SEBASTIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Chuvas no Irã provocaram deslizamentos e cheias que deixaram pelo menos 53 pessoas mortas nesta sexta-feira. O líder das operações de emergência da Sociedade do Crescente Vermelho, disse à TV estatal que ainda há 16 pessoas desaparecidas. Muitas estradas foram fechadas por causa dos estragos. As chuvas já duram dois dias, e afetaram 400 cidades e vilas em 18 províncias do país. A área mais atingida é a de Firouz Kooh, que fica na base de uma cadeia de montanhas. Pelo menos 10 pessoas morreram nessa região e há 6 desaparecidos. No sábado passado, as enchentes deixaram 22 mortos na província de Fars.

Um tribunal de apelações em Kiev reduziu nesta sexta-feira para 15 anos a sentença de prisão perpétua de um soldado russo condenado no primeiro julgamento por crimes de guerra desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro. O julgamento foi observado de perto como um teste inicial de se é possível realizar julgamentos justos durante o conflito em curso e de quão bem o sistema judiciário sitiado da Ucrânia enfrentará a enorme tarefa de processar milhares de casos complexos de crimes de guerra. Críticos disseram que a sentença de VADIM SHISHIMARIN, um soldado contratado de 21 anos que se declarou culpado de matar um civil e foi condenado em maio, foi indevidamente dura, já que ele confessou o crime.

O número de mortos no leste de Kentucky subiu para pelo menos 16, segundo o último balanço divulgado nesta sexta-feira. Inundações desencadeadas por chuvas torrenciais "épicas" varreram casas, lavaram estradas e empurraram rios sobre suas margens, disseram autoridades estaduais, alertando que mais mortes são esperadas. A polícia e as tropas da Guarda Nacional, incluindo funcionários de estados vizinhos, usaram helicópteros e barcos para resgatar dezenas de pessoas de casas e veículos na região de mineração de carvão dos Apalaches, no Kentucky.

O Ministério da Saúde afirmou nesta sexta-feira que encomendou 50 mil doses de vacina contra varíola dos macacos. A expectativa é de que cerca de 20 mil doses cheguem em setembro e o restante em outubro. O ministério convocou a imprensa para anunciar a medida horas após a confirmação da primeira morte causada pela doença no país. O óbito registrado no Brasil é também o primeiro fora do continente africano no surto atual. A pasta afirma que o objetivo é vacinar os profissionais de saúde que lidam diretamente com amostras biológicas, como aqueles que trabalham em laboratórios, e pessoas que tiveram contato com os infectados.

O governo federal elevou o bloqueio do Orçamento de 2022 a 14 bilhões e 800 milhões de reais. Nesta sexta-feira, um decreto de programação orçamentária e financeira, publicado no Diário Oficial da União, trouxe um novo contingenciamento de despesas, para adequar o Orçamento deste ano ao teto de gastos, regra que limita o crescimento dos dispêndios à inflação do ano anterior. A equipe econômica divulgou que será necessário um corte adicional de seis bilhões 739 milhões. Na prática, porém, o corte nos ministérios será maior. Isso porque não foi aprovado no Congresso Nacional um projeto de lei que permitia manter bloqueados dois bilhões e meio do Fundo de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. O governo terá que desbloquear esses recursos e cortar em outros lugares.

O preço médio do litro da gasolina voltou a cair dois e meio por cento pela quinta semana consecutiva nos postos de combustíveis do Brasil e chegou a cinco reais e 74 centavos. Este é o menor valor desde fevereiro do ano passado. A queda se deve aos cortes de impostos no fim de junho e as duas reduções no preço de refinaria feitas pela Petrobras neste mês. Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis aponta que a redução acumulada no preço da gasolina atingiu 22 vírgula três por cento, o que representa um real e 65 centavos por litro. O preço mais em conta, na pesquisa da ANP, foi encontrado em Mogi Mirim, em São Paulo, a quatro reais e 92 centavos por litro.

A dengue está em processo de desaceleração em Santa Catarina depois de quebrar recordes em 2022. O novo boletim epidemiológico, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira, aponta a diminuição do número de novos casos da doença nos últimos sete dias.De acordo com análise da bióloga THARINE DAL-CIM, da Dive, a tendência natural é que a quantidade de novas notificações, de casos e focos do mosquito continuem em retração até o fim do inverno. No total, 78 mil 267 pessoas foram diagnosticadas com dengue neste ano e 91 casos foram considerados graves pelas equipes de saúde.

Santa Catarina foi o quinto estado do Brasil que mais criou empregos no primeiro semestre de 2022, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. A cidade que mais contratou entre janeiro e junho foi Blumenau, com saldo positivo de seis mil 570 vagas, e a que mais demitiu foi Bombinhas, que registrou saldo negativo de 913. Dos 295 municípios catarinenses, 147 registraram mais admissões do que demissões, o que representa 60 por cento do total. Depois de Blumenau, os maiores saldos foram de Joinville com seis mil 254 e Florianópolis com cinco mil 768.

Mais sete partidos definem seu rumo nas eleições de 2022 em Santa Catarina neste fim de semana: PDT, Avante, DC, Psol, Rede e PCO e Cidadania agendaram suas decisões partidárias para este que é o último final de semana antes do prazo limite para as convenções, que encerra em 5 de agosto. Até lá, outros três partidos, PSDB, PL e PSB, também definem como e com quem disputarão as eleições de outubro no território catarinense. A menos de uma semana do limite para as convenções, o cenário político catarinense está cada vez mais desenhado. A maioria dos partidos já definiu como se colocar nas eleições gerais de outubro.

A reportagem da Peperi foi procurada nesta semana por uma moradora de São Miguel do Oeste que relatou ter recebido a visita de um advogado alegando que um familiar já falecido possuía valores a receber de uma instituição financeira da cidade. Conforme ela, o profissional fez contato e até levou uma procuração pronta para a família assinar, alegando que os valores seriam revertidos. Ela estranhou a ação e na dúvida procurou o Portal Peperi para obter mais informações e também para alertar outras pessoas que por ventura estejam passando pela mesma situação. De acordo com a moradora, o objetivo é esclarecer os fatos para que nenhuma família caía em um possível golpe e possa sofrer prejuízos.

A prática de captação de clientes por parte de advogados, bem como o tipo de abordagem relatado pela moradora ao Portal Peperi é ilegal. A declaração é da comissão de fiscalização da Subseção de São Miguel do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo o presidente da comissão, LAERTON BUENO, as pessoas que por ventura recebam o contato de qualquer pessoa se passando por advogado seja por qualquer meio devem ficar atentas. Ele destacou que a prática não é comum na região e salientou que esses profissionais se apropriam de informações baseadas em listas e reforçou que esse tipo de contato visa apenas a captação de clientes.

A Ordem dos Advogados do Brasil veda essa prática por parte dos profissionais. O lembrete é do presidente da comissão de fiscalização da Subseção de São Miguel do Oeste da OAB, LAERTON BUENO. Ele salientou que o trabalho da advocacia é diferente e por isso as pessoas que recebem esse tipo de abordagem não devem assinar qualquer tipo de documento e nem repassar informações. Ele disse que é preciso ter muito cuidado ao receber qualquer tipo de contrato, papel ou procuração que exija a assinatura da pessoa. LAERTON reforçou que as pessoas, em caso de dúvida, podem procurar a OAB para obter outras informações e orientações sobre como agir nesses casos.

Os advogados que abordam pessoas aleatórias e oferecem serviços estão cometendo infrações e podem ser penalizados pela prática. A afirmação é da integrante da Comissão de Fiscalização da Subseção da OAB de São Miguel do Oeste, MICHELE BEAL. Ela salientou que esse tipo de atuação não é recomendável e totalmente duvidosa e por isso as pessoas devem procurar um escritório ou profissional de confiança. Já o advogado PAULO ROBERTO BORSATTO lembrou que em caso de dúvidas os moradores podem procurar a OAB de São Miguel do Oeste. Ele garantiu que todas as providências serão tomadas visando encontrar os responsáveis. BORSATTO disse que caso comprovado o ato ilegal, o profissional vai responder um processo disciplinar, podendo ainda, chegar na esfera criminal.

A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina inaugurou nesta sexta-feira a nova sede da entidade, localizada na rua Segundo Aníbal Balbinot, no bairro Agostini. A estrutura tem 746 metros quadrados e foi construída em um terreno cedido pela prefeitura de São Miguel do Oeste. O valor investido no prédio foi de cerca de dois milhões de reais. As tratativas para a nova sede iniciaram em 2018, com diversas conversas e ações entre os municípios associados e a venda da sede antiga que ficava no centro da cidade. O novo prédio tem 12 escritórios, uma cozinha, uma sala de reunião, banheiros com acessibilidade e um auditório com espaço para acomodar aproximadamente 100 pessoas. As fotos da cerimônia de inauguração estão no portal da Peperi na internet.

A nova sede da Ameosc representa muito mais do que um espaço físico. A afirmação é do presidente da associação e prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. Ele disse que o espaço será uma nova casa para abrigar ideias de lideranças engajadas e comprometidas com a região. CANCI destacou que a nova sede é uma conquista desse trabalho coletivo, que sempre tem continuidade, independente de quem está a frente da AMEOSC no momento. O prefeito disse que é uma conquista do municipalismo da região. Ele reforçou que a nova sede também vai abrigar o Conder e o Cisameosc que são estruturas criadas pela Ameosc para melhorar o atendimento aos municípios e potencializar o desenvolvimento da região.

O Município de São Miguel do Oeste vai iniciar, na próxima quarta-feira, a vacinação contra COVID para crianças de 3 e 4 anos. Pessoas com mais de 30 anos, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses, já podem receber a quarta dose. O cronograma completo de vacinação para a próxima semana foi divulgado nesta sexta-feira e está disponível no portal da Peperi na internet. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite sem fechar ao meio-dia, e também aos sábados, das oito ao meio-dia, na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Para crianças de 5 a 11 anos, a vacinação é feita somente mediante agendamento, que pode ser feito presencialmente na Sala de Vacinas, ou pelo telefonewhats 9 9168-1133.

O novo cronograma de vacinação contra a Covid começa na segunda-feira com a imunização de adolescentes e adultos retardatários. Na segunda, também ocorre a aplicação da quarta dose para pessoas com mais de 30 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina Janssen. Na quarta-feira, o município começa a imunização de crianças de 3 e 4 anos, vai aplicar a segundo dose para quem tem entre 5 e 11 anos com agendamento e a segunda dose para adultos retardatários da vacina Coronavac. Na quinta-feira, haverá uma nova oferta de doses para crianças de três e quatro anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste vai ampliar os locais de vacinação em pontos estratégicos da cidade a partir do mês de agosto. O objetivo da medida é descentralizar a vacinação no município, estimulando a população a completar os esquemas vacinais do Calendário Nacional de Vacinação. A partir do dia primeiro de agosto, a Sala de Vacinas do Posto de Saúde do Agostini será reativada, atendendo à população de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento dos postos de saúde: entre sete e meia e 11 e meia e à tarde, entre uma e cinco horas. Outros pontos estratégicos terão vacinas disponíveis a partir de oito de agosto, um dia da semana: nas segundas-feiras no posto de saúde do São Gotardo, nas terças-feiras no Santa Rita, nas quartas-feiras no São Luiz, nas quintas no Salete e nas sextas noo Jardim Peperi.

A ampliação dos locais de vacinação na rede municipal de saúde é ofertar as vacinas à população, considerando a facilidade de acesso das famílias e aumentar os índices de vacinação, tanto infantil quanto adulta. Atualmente o Calendário Nacional de Vacinação contempla mais de 15 tipos de vacinas para todas as idades. As vacinas protegem a população contra uma série de doenças transmissíveis e controláveis. Nesta reorganização do serviço, as vacinas ao nascer como BCG e Hepatite B e o Teste do Pezinho continuam sendo na Sala de Vacinas Central. Já as vacinas de dois meses em diante, podem ser feitas nos postos de saúde. A vacinação contra Covid-19, atualmente disponível para maiores de três anos de idade, permanece sendo realizada somente na unidade central.

A Justiça determinou que o Estado de Santa Catarina crie, instale e coloque em funcionamento sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, mesmo que ainda pretenda recorrer da decisão. O Estado foi intimado nesta semana e tem até março de 2023 para comprovar o cumprimento total da condenação. A cobrança da Justiça atende o pedido do Ministério Público de Santa Catarina em ação de execução provisória de sentença. Na decisão, o Juízo da primeira Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste adverte ao Estado que, se deixar de cumprir a sentença, estará incidindo "nas penas de litigância de má-fé no caso de deixar injustificadamente de obedecer à ordem judicial, sem prejuízo da responsabilização por crime de desobediência. Ou seja, o estado terá que começar a implantar os leitos de UTI mesmo que apresente recurso contra a decisão.

Não ter nenhum leito de UTI Neonatal em todo o Extremo Oeste é um descaso muito sério, um abandono que causou mortes e destruiu famílias. A afirmação é do promotor de justiça ALEXANDRE VOLPATTO. De acordo com ele, todo cidadão catarinense tem o mesmo direito à saúde e merece o mesmo acesso a ela, na proporcionalidade de sua população. Ele disse ainda que a ausência total deste serviço representa um atraso de décadas em igualdade de atendimento com outras regiões. Em 2019, o MP ajuizou Ação Civil Pública pedindo leitos de UTI neonatal no Hospital Regional. No mesmo ano, o estado foi condenado, mas interpôs recurso e conseguiu suspender os efeitos da sentença. No início de julho deste ano, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou o mérito da apelação interposta pelo Estado e negou provimento, mantendo a condenação emitida pelo Juízo da Comarca de São Miguel do Oeste.

Os vereadores de são Miguel do oeste discutiram, recentemente, a possibilidade de reajustar os valores das diárias pagas em viagens de vereadores e dos servidores do legislativo. O assunto foi debatido em reunião que contou com a presença de 10 vereadores. De acordo com o vice-presidente da câmara, RAVIER CENTENARO, o objetivo era fazer um projeto reajustando os valores e regulamentando algumas questões como prestação de contas, pagamento de passagens que, por alguma razão, são compradas e não usadas. Ele disse que o objetivo era acertar todos os detalhes nessa reunião, conseguir um consenso e levar a proposta previamente acertada para o plenário. Como não houve acordo entre os vereadores, o projeto não foi protocolado e o assunto não avançou.

A reunião entre os vereadores para discutir um possível reajuste das diárias não teve o objetivo de esconder o assunto da população. A afirmação é do vice-presidente do legislativo, RAVIER CENTENARO. Ele explicou que a intenção de fazer um encontro prévio para levar o projeto pronto e pré acertado para o plenário era ouvir a opinião de todos os vereadores e evitar um possível aproveitando político do tema. RAVIER reforçou que, em nenhum momento, os vereadores tentaram esconder o assunto e aprovar os reajustes das diárias na “surdina”.

As diárias da câmara de vereadores estão defasadas há mais de 20 anos. A afirmação é do presidente da câmara, VANIRTO CONRADT. Ele explicou que o valor da diária para Brasília, por exemplo, é de 750 reais. Para Florianópolis, são 400 reais e para Chapecó, o valor é de 175 reais. VANIRTO disse que é preciso corrigir essa tabela porque os números não estão de acordo com a realidade. Pela proposta inicial dos vereadores, as diárias seriam reajustadas pelo IPCA e o valor pago em viagens a Brasilia, por exemplo, passaria para mil e cem reais e para Florianópolis, seriam cerca de 900 reais. No ano passado, a câmara gastou 35 mil reais em diárias de viagens de vereadores e servidores. Neste ano, já foram pagos 28 mil reais.

Mesmo sem entendimento entre os vereadores, a mesa diretora da casa deve voltar a discutir o tema do reajuste das diárias do legislativo. De acordo com o vice-presidente da casa, RAVIER CENTENARO, o projeto de correção não foi protocolado neste momento, mas o assunto precisa ser discutido. Ele comentou que é preciso rever as questões que envolvem esse tema e acertar situações que não estão bem claras, como por exemplo, a prestação de contas e o pagamento mediante a apresentação de notas fiscais. RAVIER destacou que a câmara vai promover novos estudos porque esse assunto não pode ser engavetado.

A Polícia Militar Rodoviária intensificou os trabalhos de fiscalização de ultrapassagens em locais proibidos na SC-161, em Romelândia. As ações foram flagradas pela PRE em ações de fiscalização realizadas na quinta e na sexta-feira na conhecida curva da morte da rodovia estadual que fica nas proximidades de Romelândia. Nos dois dias de fiscalização foi utilizado um drone onde foram flagrados 16 condutores ultrapassando em locais proibidos em declive, situações que aumentam o risco de acidentes no local.

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro de São José no bairro Agostini. A colisão aconteceu por volta das quatro horas da tarde. De acordo com a PM, a condutora do Fiat Uno transitava pela Rua Oiapoc quando o motociclista atravessou a rua causando a colisão. Com a batida o homem e a motocicleta foram arremessados e pararam dentro de uma construção. Uma enfermeira que atua em Curitiba e que passava pelo local realizou os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros. O condutor da moto apresentava suspeita de fratura em uma das pernas, cortes na cabeça além de várias escoriações. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Um homem foi encontrado morto em uma residência incendiada na madrugada de hoje em São Miguel do Oeste. O incêndio atingiu um casa de madeira por volta das cinco horas da madrugada no bairro São Sebastião. Vizinhos relataram que ouviram um forte estouro e, ao sair na rua, verificaram a residência em chamas. O Corpo de Bombeiros foi chamado e combateu o incêndio. Ao entrar na residência, os bombeiros encontraram um homem sem vida no banheiro. Ainda não se sabe a causa da morte, porém, vizinhos relataram que o homem estava desaparecido há pelo menos, três dias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.