-DESEMPREGO FICA ESTÁVEL EM MAIO E AINDA ATINGE 14,8 MILHÕES NO BRASIL
-SC TEM MAIS VACINADOS DO QUE A SOMA DE INFECTADOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA
-SÃO MIGUEL TEM SALDO DE 95 POSTOS DE TRABALHO COM CARTEIRA ASSINADA EM JUNHO
-SAÚDE VAI VACINAR PESSOAS DE 34 E 35 ANOS CONTRA COVID NESTE SÁBADO NA PRAÇA
-MUNICÍPIO PROJETA PROGRAMA DE BÔNUS AGRÍCOLA A PARTIR DO ANO QUE VEM
-INCÊNDIO DESTRÓI AVIÁRIO EM PROPRIEDADE RURAL DA REGIÃO
-COLISÃO ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus negativos.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Portugal anunciou nesta quinta-feira um plano de três etapas para suspender as restrições da Covid-19, incluindo o fim do toque de recolher noturno, à medida que a vacinação no país avança, ajudando a controlar um recente surto de infecções. A partir de domingo, o toque de recolher não estará mais em vigor e as restrições ao horário de funcionamento de restaurantes e lojas também serão suspensas. Os torcedores poderão retornar aos eventos esportivos sob determinadas condições, que ainda não foram anunciadas, e embora o trabalho remoto ainda seja recomendado, não será mais obrigatório.
O presidente do México, ANDRES MANUEL LOPEZ OBRADOR, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto milhares de prisioneiros federais detidos em circunstâncias especiais, por exemplo, os que foram torturado. O decreto prevê a liberdade dos presos federais nas seguintes condições: detentos vítimas de tortura, pessoas com mais de 75 anos que não cometeram crimes graves, presos com mais de 65 anos com doenças crônicas e que não cometeram crimes graves e detentos que estão presos há mais de 10 anos sem sentença e que não são acusados de crimes graves. A soltura deve ser decretada nos próximos dias.
O presidente americano, JOE BIDEN, adotou uma série de medidas para impulsionar a vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos, entre elas exigir a milhões de funcionários federais que se vacinem ou cumpram uma série de restrições. Um comunicado da Casa Branca, divulgado nesta quinta-feira, aponta que aqueles que não "demonstrarem estar totalmente vacinados" terão que usar máscara no trabalho, independentemente de sua localização, manter distanciamento físico dos outros funcionários e "cumprir um requisito de exames de detecção semanais ou duas vezes por semana". A medida deve ser aplicada aos quatro milhões de funcionários federais e terceirizados.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quarta-feira que, assim que acabar o recesso parlamentar, pautará o projeto de lei que trata sobre a reforma tributária no plenário da Casa e acredita que há “tranquilidade” para com a votação. Além da reforma tributária, LIRA contou que a Casa analisará também a privatização dos Correios e as reformas política e administrativa. “A proposta de reforma tributária entregue pelo governo ao Congresso Nacional propõe isentar do pagamento do Imposto de Renda todos trabalhadores que recebem até dois mil e 500 reais por mês. Para passar a valer, o texto ainda depende da aprovação de deputados e senadores.
As contas do setor público consolidado registraram déficit primário de 65 bilhões e 500 milhões em junho, informou o Banco Central nesta sexta-feira. O déficit significa que, no período, as despesas superaram a arrecadação com impostos do setor público consolidado, que engloba o resultado do governo federal, estados, municípios e estatais. O cálculo não considera os juros da dívida pública, por isso é chamado de resultado primário. O resultado de junho representa uma melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um déficit fiscal de 188 bilhões e 700 milhões, resultado influenciado diretamente pela primeira onda da Covid-19.
O desemprego no Brasil interrompeu a sequência de duas altas seguidas e fechou o trimestre encerado em maio em 14 vírgula seis por cento. O valor é zero vírgula dois ponto percentual inferior ao registrados nos três meses anteriores e equivale a 14 milhões e 800 mil pessoas fora do mercado de trabalho. Os dados divulgados nesta sexta-feira, pelo IBGE correspondem à segunda maior taxa de desocupados da série histórica, iniciada em 2012, atrás apenas do recorde de 14 vírgula sete por cento registrado nos dois trimestres imediatamente anteriores, fechados em março e abril. A população na força de trabalho, que inclui as pessoas ocupadas e desocupadas, cresceu um milhão e 200 mil nesse período.
O primeiro evento-teste de Santa Catarina na pandemia foi realizado na noite desta quinta-feira. Em Florianópolis, 548 pessoas assistiram ao concerto da Camerata da cidade, que começou às oito horas da noite. Somente quem recebeu as duas doses contra a Covid-19 pôde participar. O público, a produção e os músicos serão monitorados por 14 dias. No início da semana, todos eles precisaram fazer o teste PCR. Na entrada, foram abertos diversos acessos, para evitar aglomerações. Todos precisaram usar máscaras durante a apresentação, inclusive os músicos. Os protocolos devem ser aplicados em outros eventos a serem realizados no estado.
Santa Catarina tem mais moradores totalmente imunizados contra a Covid-19 do que a soma de infectados desde o início da pandemia. Até esta quinta-feira, o Estado havia confirmado um milhão 110 mil 742 casos confirmados, o que representa 15 por cento da população. Em contrapartida, são um milhão 420 mil 714 catarinenses com a segunda dose ou vacina de dose única, o que equivale a 19 vírgula 59 por cento. Entre os Estados, porém, Santa Catarina continua sendo o segundo com maior taxa de contaminação por Covid-19, atrás apenas de Roraima, onde 18 por cento já se infectaram com o vírus. Além disso, o número também está acima da média nacional, que, atualmente, é denove vírgula 37 por cento.
O mercado de trabalho está aquecido em Santa Catarina. Nos seis primeiros meses do ano, foram geradas 126 mil 111 vagas de empregos formais no estado. Trata-se do terceiro melhor resultado do país no período. Somente em junho, o saldo ficou positivo em quase 15 mil. Em 12 meses, foram criados 234 mil 146 empregos formais em Santa Catarina.. Os dados são do Ministério da Economia e constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado na manhã desta quinta-feira. Joinville teve o melhor desempenho com saldo de 10 mil 838 vagas de emprego abertas no período. Na divisão por setores, o de serviços teve o melhor desempenho em junho, sendo responsável por seis mil 860 novos postos de trabalho.
O Peperi Debates deste sábado vai olhar para um crime bastante comum e que desafia toda a sociedade: o tráfico de drogas. O programa de amanhã vai debater por que é tão difícil enfrentar e reduzir a comercialização de entorpecentes, já que, apesar das inúmeras apreensões e prisões feitas pelas polícias, o crime continua ocorrendo. O debate vai contar com a participação do delegado da Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL, doSub Comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, ALCIONES PULGA e do advogado vice-presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB de São Miguel do Oeste, JEAN CARLOS CARLESSO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai receber o coordenador regional do Sebrae, UDO TRENEPOHL. Ele vai falar sobre os programas e ações voltadas ao fortalecimento dos micro e pequenos empresários da região nesse contexto de pandemia do coronavírus. Ele também vai falar sobre como o setor está buscando alternativas para superar as dificuldades da pandemia. O programa começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista do Peperi Rádio Repórter com o UDO do Sebrae está agendada para as 11 e meia.
A campanha Liquida São Miguel organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste vai finalizar amanhã aqui no município. A informação é do diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. De acordo com ele, ao todo, os consumidores de toda a região tiveram pouco mais de 15 dias para aproveitar as promoções do comércio local. Conforme ele, mais de 70 empresas de 20 segmentos diferentes estão participando da campanha neste ano. Segundo ZACCHI, o Liquida São Miguel oportunizou aos clientes descontos que chegaram até 50 por cento.
O balanço oficial do Liquida São Miguel será divulgado apenas na semana que vem, porém, a projeção é que os objetivos tenham sido alcançados. A afirmação é do diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. Ele destacou que a entidade tem recebido com frequência feedbacks positivos dos empresários em relação a campanha deste ano. Ele ressaltou que os consumidores ainda podem aproveitar até amanhã as promoções. ZACCHI lembrou que o dia dos Pais está chegando e por isso a expectativa é que as vendas aumentem ainda mais nessa reta final de promoção.
A campanha Liquida São Miguel organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste não deve ser prorrogada. A declaração é do diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. Ele ressaltou que até o momento a entidade não recebeu nenhum pedido dos empresários para que a ação seja estendida no município. Ele frisou porém, que cada empresa tem autonomia para continuar com as promoções por mais alguns dias caso achar viável. CLEOMAR ZACCHI comentou ainda que a relação completa das lojas e segmentos participantes da campanha pode ser consultada no site da CDL. O endereço eletrônico é o www.cdlsaomiguel.com.br.
O município de São Miguel do Oeste vai vacinar, neste sábado, pessoas com idades de 34 e 35 anos. A primeira dose do imunizante contra a Covid será aplicada na praça Walnir Botaro Daniel. O atendimento será das oito da manhã as quatro horas da tarde. Cerca de 900 doses estarão disponíveis para a vacinação neste sábado. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e Carteira de Vacinação. Quem estiver com sintomas gripais ou tiver positivado para covid nos últimos 30 dias deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade. Também é necessário observar o intervalo mínimo de 14 dias da vacina contra a gripe.
Hoje pela manhã, a secretaria de saúde finalizou a vacinação das pessoas com idade de 36 anos. Hoje, foram imunizados os moradores com essa idade que nasceram entre julho e dezembro. Agora à pouco, o município começou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid para quem tinha marcada a data de 12 de agosto. A secretaria de saúde antecipou a vacina para esses moradores. Para receber a segunda dose, as pessoas devem apresentar um documento pessoal e a carteira de vacinação onde consta a data de 12 de agosto para a segunda dose. A vacinação hoje vai até as oito horas da noite na praça Walnir Botaro Daniel.
Dez pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Outras 13 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, seis mil 341 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais seis mil e 200 já se recuperaram. 71 ainda estão com o vírus ativo. A taxa de recuperação é de cerca de 98 por cento. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a ocupação da UTI Covid está em 92 por cento com 23 pacientes confirmados e dois leitos disponíveis. Na enfermaria são 11 confirmados, cinco leitos livres e taxa de ocupação em 68 por cento.
O município de São Miguel do Oeste encerrou o mês de junho com um saldo positivo no mercado de trabalho com carteira assinada. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregos do Ministério da Economia, o saldo foi de 95 postos de trabalho que é a diferença entre as 687 admissões e os 592 desligamentos registrados no mês passado. Esse foi o melhor desempenho do mercado formal de trabalho na cidade dos últimos três meses. O número de junho também é o dobro do mesmo mês do ano passado. Em junho de 2020, o saldo foi de 45 postos de trabalho com carteira assinada abertos.
A surpresa negativa do mês de junho no mercado de trabalho formal foi a contrução civil. O setor teve 20 demissões a mais do que o total de admissões. Outro setor com desempenho negativo foi a agropecuária que fechou quatro postos de trabalho em junho. A indústria obteve o melhor resultado e fechou o mês com 91 contratações a mais do que os desligamentos. O segmento voltou a liderar a geração de emprego mensal no município depois dos números maiores do segmento de serviços no mês de maio. Em junho, o saldo do setor de serviços foi de 19 postos abertos e o comércio finalizou o mês de junho com nove vagas de saldo.
O volume de postos de trabalho abertos no primeiro semestre deste ano foi quase dez vezes maior do que o resultado da primeira parte de 2020. De acordo com os dados do Caged, São Miguel do Oeste teve um saldo de 636 vagas de trabalho entre janeiro e junho. No mesmo período, no ano passado, foram 60 vagas de saldo. No primeiro semestre deste ano, a indústria foi responsável por quase a metade dos postos abertos com 299 admissões a mais do que demissões. O setor de serviços teve saldo de 174 postos abertos no semestre e a construção teve resultado de 115. O comércio contratou 55 trabalhadores a mais do que o total de demitidos. A agropecuária fechou o semestre com saldo negativo de sete vagas.
O secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, se manifestou nesta quinta-feira a respeito das críticas do vereador do PT, MARCIO SANTIN. Na última semana, o petista disse que o trabalho da prefeitura no setor está aquém da necessidade e que os agricultores precisam mais do que água para as atividades no campo. ORSO ressaltou que água é primordial para as atividades agrícolas e por isso o município desenvolveu vários programas no setor. Ele comentou que apesar da pandemia do coronavirus, a secretaria está comprometida com o atendimento dos agricultores. Além dos projetos de perfuração de poços e instalações de redes de água, ORSO disse que o município atendeu 116 agricultores com o Juro Zero, ampliou o programa de Hortas Comunitárias, distribuiu mais de mil e 600 sacas de sementes no programa de sementes para adubação verde e pastagens, além de melhorar a situação das estradas e aumentar as horas máquinas para novos empreendimentos rurais.
O secretário de Agricultura também anunciou, no Peperi Entrevista, que o município deve implantar o programa de bônus agrícola. Segundo ANTONIO ORSO, o projeto está sendo elaborado e prevê a concessão de um crédito para ser gasto no comércio local, a exemplo do que acontece em outros municípios da região. O secretário disse que a intenção da prefeitura é valorizar o agricultor de acordo com o movimento econômico das propriedades.
O município vai investir cerca de 600 mil reais na revitalização da feira livre municipal. O secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, disse que o projeto está sendo finalizado e prevê a melhoria do prédio usado pelos agricultores para a venda de produtos diretamente ao consumidor. O valor, segundo o secretário, é de uma emenda parlamentar. O secretário comentou que o município está trabalhando dentro do possível para atender as diferentes demandas dos agricultores. Na visão de ORSO, a pasta tem vários programas e ações que não existiam no passado. Para ele, os agricultores também precisam andar com as próprias pernas e não podem ficar esperando tudo do município.
A Ameosc vai realizar hoje a tarde mais uma assembleia geral dos prefeitos. O encontro está marcado para as duas horas da tarde. Além da assembleia para discutir os assuntos de interesse dos municípios do extremo-oeste, a associação vai realizar uma solenidade para marcar os 50 anos de fundação da entidade. O ato está marcado para as três e 20 da tarde, na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, EDISON WOLKWEIS disse que a Ameosc tem muita história e contribui diretamente para o desenvolvimento regional. Ele comentou que a associação dos municípios assume, cada vez mais, um papel importante na defesa das grandes pautas do extremo-oeste.
Um incêndio destruiu um aviário na madrugada de hoje em Itapiranga. O fato aconteceu por volta das três horas em uma propriedade rural na Linha Rickia, interior do município. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para combater o fogo que atingiu um aviário. Aproximadamente 140 metros quadrados da edificação agrícola foram destruídos. Cerca de 24 mil e 400 pintainhos estavam alojados no local, mas os animais não foram atingidos diretamente pelas chamas. Os bombeiros usaram cerca de três mil e 500 litros de água para extinguir as chamas. As causas do incêndio não foram confirmadas.
Um homem ficou ferido em um acidente no final da manhã de ontem na BR 163. A colisão aconteceu por volta das 11 e meia na Linha Liso Baixo, Guaraciaba. O acidente envolveu um Celta e um Fox ambos com placas Guaraciaba. A caroneira do Celta, uma mulher de 50 anos, sofreu escoriações na face e nas mãos. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Guaraciaba e encaminhada para o Hospital São Lucas, também de Guaraciaba.
Um novo acidente na BR 163 deixou um motociclista ferido no começo da tarde desta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma moto CG 150, emplacada em São Miguel do Oeste, perdeu o controle da direção e sofreu uma queda. O acidente aconteceu por volta da uma hora da tarde nas proximidades do trevo de acesso à Barra Bonita. A vítima de 26 anos, condutor da motocicleta, foi atendido com escoriações nos braços, pernas e abdômen. Segundo os bombeiros, ele foi socorrido com suspeita de fratura na perna esquerda e conduzido ao Hospital São Lucas.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente no final da tarde de ontem no bairro Sagrado Coração de Jesus. A colisão aconteceu por volta das seis e meia na rua Itaberaba e envolveu um Ettios, um Fox e uma motocicleta de cem cilindradas. O condutor da moto, um homem de 30 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura nas pernas, costela e clavícula. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A carona da moto, uma mulher de 26 anos, foi atendida com suspeita de fraturas e suspeita de hemorragia interna. Ela também se queixava de dores nas colunas e falta de motricidade nas pernas. A mulher foi encaminhada para o Hospital Regional.